ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 16.12.23

-CÂMARA APROVA A REFORMA TRIBUTÁRIA E TEXTO VAI À PROMULGAÇÃO

-DADOS DO IBGE APONTAM JOINVILLE COM O MAIOR PIB DE SANTA CATARINA

-PREFEITURA DE GUARACIABA DECRETA DE TURNO ÚNICO

-IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA FOI DISCUTIDA ENTRE OS PREFEITOS DA AMEOSC

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO INDICA DOIS PROFISSIONAIS PARA PREENCHER CARGOS DA DIREÇÃO

-SECRETARIA REALIZA RECUPERAÇÃO NOS ACESSOS DE PROPRIEDADES E EMPRESAS

-PRINCESA CONTRATA NOVO MÉDICO PARA ATENDER NA UNIDADE DE SAÚDE

-MOVIMENTO MAIS CEDRO PARTICIPA DE REUNIAO COM VICE-REITOR DA UNOESC

-COLISÃO DEIXA MULHER E DUAS CRIANÇAS FERIDAS

-HOMEM É PRESO DURANTE OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS

O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 39 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

A Coreia do Sul, o país com a taxa de natalidade mais baixa do mundo, espera que o índice caia ainda mais nos próximos dois anos, enquanto sua população total deverá despencar para os menores níveis desde a década de 1970. Os novos dados reforçam a “bomba-relógio demográfica” que a Coreia do Sul e outras nações do leste asiático, como o Japão e Singapura, enfrentam à medida que suas sociedades envelhecem rapidamente, apenas algumas décadas após uma dramática industrialização. A taxa de fertilidade total da Coreia do Sul, o número de partos por mulher durante a sua vida, deverá agora cair de 0,78, em 2022, para 0,65, em 2025, de acordo com as estatísticas do governo sul-coreano.

As crianças na Faixa Gaza têm sofrido condições infernais. A afirmação é do porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância, JAMES ELDER, em um comunicado na sexta-feira, alertando que a situação pode piorar. ELDER destacou que os pais com quem tem conversado em Gaza perceberam que os hospitais não são mais uma opção para os seus filhos devido aos ataques contínuos que tornaram os centros de saúde mais difíceis de alcançar. De acordo com a última declaração do Ministério da Saúde palestino em Ramallah, que baseia seus números em fontes na Faixa de Gaza, que é controlada pelo Hamas, os ataques israelenses mataram ao menos 18 mil e 700 palestinos em Gaza desde 7 de outubro, 70 por cento dos quais eram crianças e mulheres.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, falou de sua “profunda tristeza” pelo que chamou de “tragédia insuportável” as mortes de três reféns israelenses em Gaza, que foram baleados por engano por soldados israelenses. Nesta sexta, dezenas de pessoas protestaram em frente ao quartel-general militar israelense em Tel Aviv, exigindo ação imediata para garantir a libertação do restante dos reféns israelenses detidos em Gaza. O protesto foi convocado pelas famílias após a notícia de que três israelenses que estavam mantidos como reféns foram acidentalmente baleados e mortos pelas Forças de Defesa de Israel no norte de Gaza.

-CÂMARA APROVA A REFORMA TRIBUTÁRIA E TEXTO VAI À PROMULGAÇÃO

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta sexta-feira que vai divulgar na próxima segunda-feira as medidas propostas pelas companhias aéreas para reduzir o preço das passagens. O pacote será detalhado em coletiva de imprensa às 11 horas. Segundo o Ministério, as medidas são resultado de amplo diálogo com os representantes das principais empresas aéreas brasileiras. As sinalizações do ministério e das empresas são de que o plano vai passar por maior volume de promoções e por medida para reduzir valor do querosene de aviação, que deve funcionar como moeda de troca para viabilizar implementação de medidas pelas empresas. Há ainda expectativa de que o plano possa incluir medidas para encarar altos preços de passagens compradas em cima da hora.

Em nova rodada de votação, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira, em segundo turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que atualiza o sistema tributário brasileiro, a chamada reforma tributária. O texto foi aprovado em dois turnos. No primeiro, o placar foi de 371 votos a favor e 121contra. O mínimo para aprovação eram 308 votos. No segundo turno, foi de 365 a 118. Agora, concluída a votação, a reforma vai para promulgação, ato que tornará o texto parte da Constituição. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara em julho deste ano. O Senado, no entanto, promoveu mudanças no conteúdo, o que obrigou uma nova análise da reforma pelos deputados.

A reforma tributária aprovada nesta sexta simplifica tributos federais, estaduais e municipais. A reforma estabelece a possibilidade de tratamentos diferenciados, e setores com alíquotas reduzidas como, por exemplo, serviços de educação, medicamentos, transporte coletivo de passageiros e produtos agropecuários. A proposta prevê também um Imposto Seletivo para desestimular o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, e assegura isenção tributária a produtos da cesta básica. Pela PEC, cinco tributos serão substituídos por dois Impostos sobre Valor Agregado, um gerenciado pela União, e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios. Um deles é a contribuição sobre Bens e Serviços, CBS: com gestão federal, vai unificar IPI, PIS e Cofins. O outro é o Imposto sobre Bens e Serviços, IBS: com gestão compartilhada estados e municípios, unificará ICMS que é estadual e o ISS que é municipal.

-DADOS DO IBGE APONTAM JOINVILLE COM O MAIOR PIB DE SANTA CATARINA

A Secretaria de Estado da Saúde, anunciou, nesta sexta-feira, o repasse de 10 milhões de reais aos municípios para ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Os primeiros cinco milhões já foram disponibilizados e são destinados para contratação de pessoal, ações locais, mutirões de limpezas e outras ações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Nest ano, foram registrados 119 mil 166 casos confirmados e 98 óbitos. A transmissão ocorreu em 130 municípios, sendo que 38 atingiram o nível de epidemia. Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 69 mil 194 focos em 237 municípios, sendo que 154 destes foram considerados infestados pelo mosquito.

Sindicatos do funcionalismo público estadual se manifestaram contra a divisão dos servidores em dois fundos previdenciários distintos, durante audiência pública realizada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, na tarde de quinta-feira. O encontro foi promovido para discutir o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata de vários pontos relacionados à previdência pública estadual. As entidades também reforçaram o pedido pela revogação imediata da cobrança da alíquota previdenciária de 14 por cento dos aposentados e pensionistas que recebem entre um salário mínimo nacional e o teto do INSS que é de sete mil e 500. No projeto, o governo propõe uma redução escalonada da cobrança, que não beneficiaria a totalidade dos inativos e pensionistas situados nessa faixa salarial.

A divulgação do resultado do Produto Interno Bruto por municípios nesta sexta-feira mostrou que Santa Catarina passou a ter duas cidades entre as 25 mais ricas do país. Itajaí ultrapassou Joinville, tornou-se a cidade com a maior geração de riquezas no Estado ao alcançar a cifra de 47 bilhões e, de quebra, chegou à seleta lista dos maiores PIBs do Brasil. Os números são referentes a 2021 e foram divulgados pelo IBGE. Os dados também permitem leituras internas no Estado. O Vale do Itajaí, por exemplo, permaneceu como a região mais rica, com a maior fatia do PIB, ampliando a diferença em relação ao Norte de Santa Catarina, segunda área com mais produção de riquezas no Estado. Na ponta oposta, coube a Santiago do Sul, menor cidade catarinense, também a posição de menor PIB.

-PREFEITURA DE GUARACIABA DECRETA DE TURNO ÚNICO

-SECRETARIA REALIZA RECUPERAÇÃO NOS ACESSOS DE PROPRIEDADES E EMPRESAS

Últimas semanas das turmas de educação infantil são bem corridas para os educandários. A afirmação é da Diretora VERA SCHOLL. Segundo ela, no final de ano há bastante detalhes para se preocupar em questão de organização. A exemplo da questão do cerimonial das formaturas, dos ensaios dos alunos e dos presentes das crianças. Destaca que o encerramento dos trabalhos na escola CEMEG acontecerá no dia 20 de dezembro e que até lá os servidores estarão trabalhando externamente na limpeza da estrutura e também na organização interna para o próximo ano letivo.

Escolas estaduais elegeram novos diretores para 2024. A informação é da Supervisora Regional, SILVANE DE OLIVEIRA. Segundo ela, no início de dezembro aconteceram as eleições para os novos planos de gestão escolar em 17 das 18 escolas estaduais da Regional. Destaca que cada escola teve um único candidato concorrendo ao cargo, com exceção da E.E.B Claudino Crestani de Palma Sola e a E.E.B Professor Osni Paulino da Silva de Anchieta, onde houveram dois candidatos concorrendo. Informa que após o fechamento das urnas foi realizado o período para interposição de recurso, mas que não houve nenhuma oposição quanto a votação. SILVANE menciona que a partir daí foi realizado o encaminhamento das planilhas com o nome dos eleitos de cada educandário para a sede, para que os nomes fossem publicados no Diário Oficial da União.

Dois educandários da regional tiveram a indicação de nomes para assumir a direção. A informação é da Supervisora Regional de Educação, SILVANE DE OLIVEIRA. Segundo ela, a única escola que não teve nenhum interessado em participar da eleição para nova direção foi a Escola de Ensino Fundamental João Café Filho de Anchieta. Destaca que nesses casos é a coordenadoria regional que indica o nome para a sede e que para esse educandário foi indicada a assistente de educação que já trabalha no local. A outra escola que teve indicação de nome para o cargo foi a EEB Dr Theodureto De Faria Souto de Dionísio Cerqueira, onde a candidata ao cargo não conseguiu atingir o quórum eleitoral de 50 por cento mais um. Nesse caso, a coordenadoria realizou a indicação da própria candidata, por entender que ela está apta a exercer a função que o cargo propõe. SILVANE destacou que uma das escolas da regional não segue o mesmo padrão para eleição da direção, que é a Casa Familiar Rural de São José do Cedro, uma vez que a escolha do cargo é realizada pela administração do município, já que a gestão é compartilhada.

Secretaria de Agricultura de Anchieta tem programação definida para efetuar as duas últimas coleta de material reciclável na semana que vem. A informação é do Secretário, RAFAEL FERREIRA. Segundo ele, na segunda e terça-feira da semana que vem será realizado a última coleta de resíduos recicláveis no interior. A equipe passará por todos as comunidades do meio rural, priorizando alguns pontos estratégicos e encruzilhadas no estradão geral. Quem tiver material para destinar à reciclagem, deve levar os mesmos até os pontos de coleta. Caso alguém tenha alguma dúvida e não saiba onde se localizam os pontos, pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura. Além disso, no site do município há o roteiro completo. Destaca-se que vidro e eletrônicos não serão recolhidos, uma vez que há um local específico na garagem municipal para o depósito. Já em relação aos vidros, a cada três meses a equipe realiza uma campanha, onde a população leva até a garagem os resíduos, evitando possíveis acidentes.

Chuvas danificaram as estradas que já estavam recuperadas em Guaraciaba. A informação é do Prefeito, VANDECIR DORIGON. Segundo ele, nos últimos meses houve uma grande quantidade de chuva recorrente, o que dificultou a recuperação das estradas. Algumas estradas já estavam recuperadas e cascalhadas, mas com a intensidade da chuva dos últimos dias, boa parte do serviço já executado foi destruído. Em virtude disso, foi efetuado um decreto de emergência para buscar recursos federais e estaduais, além dos 350 mil reais que o governo destinou ao município para aplicar em recuperação e investimentos para que o ocorrido não aconteça novamente. Conforme DORIGON, a prefeitura está tentando aumentar o número de maquinários e máquinas terceirizadas, a fim de agilizar os trabalhos de recuperação das estradas, uma vez que os caminhões de leite precisam de acesso aos produtores.

Secretaria de Infraestrutura de Anchieta realiza serviços de recuperação dos acessos às propriedades e empresas. A informação é do Secretário, CLAUDECIR VIEIRA. Segundo ele, durante esta semana a equipe esteve trabalhando na comunidade da Linha Cordilheira e Linha Saúde, onde foram recuperados três acessos de propriedades rurais. Além disso, a equipe esteve trabalhando na área industrial, onde foi efetuado cascalhamento e arrumando os acessos às empresas. Destaca que o principal objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho, uma vez que as empresas estão gerando vários empregos a população. Conforme VIEIRA, a estrada que liga Anchieta à Romelândia foi concluída, bem como a que liga a cidade a comunidade de São Pedro. Para a próxima semana, a equipe estará trabalhando na Comunidade da Linha Unida e que o município receberá do Governo do Estado 350 mil reais, que serão destinados na recuperação das estradas afetadas pelas chuvas. Sendo assim, após receber o recurso, o município irá terceirizar algumas máquinas, para que os serviços fiquem prontos o quanto antes.

UBS de Princesa contratou novo médico para trabalhar durante as férias da médica responsável. A informação é da Secretária, MÔNICA DALSOGLIO. Segundo ela, nesta sexta-feira o Médico Clínico Geral GABRIEL CAMBRAIA assumiu por meio de um processo seletivo a vaga da médica MARIA BEATRIZ, a qual entrou em período de férias. Destaca-se que quem precisar de atendimento não ficará desassistido, uma vez que há atendimentos no Posto de Saúde por parte do novo médico e que o município possui convênio com a Unidade Hospitalar de Cedro. Conforme MÔNICA, durante esta semana, de segunda até quinta-feira, quanto a UBS não possuía profissional para atender as demandas, a população que necessitava de atendimentos foram encaminhados para o Hospital Cedro. O qual recebe uma quantia razoável todo mês para atender os munícipes de Princesa. Ressalta-se que todos os funcionários da UBS estão trabalhando normalmente, prestando seus serviços da melhor forma possível.

Posto de Saúde de Princesa ficará fechado no dia do Natal e do Ano Novo. A informação é da Secretária, MÔNICA DALSOGLIO. Segundo ela, por se tratar de feriado, a UBS ficará fechada nessas duas segundas-feiras. O munícipe que precisar de atendimento será encaminhado para o Hospital de Cedro. Destaca-se que haverá um motorista de plantão que transportará o paciente até a unidade hospitalar. Contudo, ele não atenderá a população que mora no interior, tendo que se dirigir até a cidade para pegar o transporte. Conforme MÔNICA, no período de dezembro e janeiro a UBS ficará com a equip reduzida, uma vez que terá alguns profissionais de férias. Nesse sentido, ela pede que a população tenha paciência, pois devido o revezamento dos profissionais, a unidade poderá ter tumulto de pessoas não atendidas imediatamente. O horário de atendimento continuará o mesmo, das sete e 30 até as 11 e 30 da manhã e das 12 e 30 até as 16 e 30 da tarde.

Movimento Mais Cedro entrega ofício ao Vice-reitor da UNOESC. A informação é do integrante do movimento, EDIMILSON DALMAGRO. Segundo ele, o ofício manifesta o interesse de termos em São José do Cedro a implantação do curso superior de medicina. Destaca que a participação da UNOESC é importante nessa busca para a implantação do curso de ensino superior na região. Informa que na oportunidade, foi explicado verbalmente o motivo de o movimento acreditar que o município deve ser a sede para colocação do curso que atenderá a região. DALMAGRO menciona que o vice-reitor VITOR D'AGOSTINI, explicou para os presentes no encontro como funciona o processo de solicitação junto ao MEC para que o projeto possa acontecer. Conforme ele é necessário realizar um processo licitatório junto ao governo federal, onde as instituições de ensino com interesse se candidatam, sendo que a UNOESC irá disputar essa licitação no próximo ano.

UNOESC está inscrita para participar da licitação do Governo Federal para possível inclusão do curso de medicina na grade curricular. A informação é do integrante do movimento Somos Mais Cedro, EDIMILSON DALMAGRO. Segundo ele, em reunião com o vice-reitor da universidade, foi realizada a indicação da estrutura física utilizada pela UNOESC em São José do Cedro para a instalação do curso de medicina. Destaca que o terreno é amplo e o prédio já é sede do curso de agronomia da universidade. EDIMILSON informa que a indicação foi proposta a fim de que a reitoria pense, caso a universidade ganhe a licitação, na possibilidade de trazer a instalação dessas turmas de medicina para o campus de São José do Cedro. Tendo como objetivo desenvolver o polo educacional e consequentemente o município, que poderá ser beneficiado de muitas formas se isso acontecer.

Prefeitos de primeiro mandato não participam da última chapa da AMEOSC. A informação é do Prefeito JOÃO DE ANDRADE. Segundo ele, a maioria dos prefeitos que vão concorrer à reeleição não participa da composição da chapa majoritária da AMEOSC, devido aos impedimentos eleitorais. Destaca que os trabalhos desenvolvidos pela associação são sempre harmoniosos, porque a demanda de um município não é diferente da demanda do outro. Informa que o atual plano dos municípios é investir em saúde e infraestrutura e que devido à criação do CONDER os projetos estão conseguindo ser executados. ANDRADE menciona que o restante das demandas, como cursos e investimentos, estão sendo solicitadas por meio de consórcios e parcerias com outras regiões. Destaca que foi conversado entre os prefeitos sobre a implantação do curso de medicina e a conclusão final foi de que o polo mais próximo na região que poderia implementar o curso seria São Miguel do Oeste, que inclusive já está inscrito no Ministério da Educação para isso.

Cursos dessas magnitudes geralmente são instalados em centros maiores, devido à necessidade de infraestrutura hospitalar e laboratorial. A informação é do Prefeito JOÃO DE ANDRADE. Segundo ele, geralmente as cidades menores não possuem cursos dessa complexidade, sendo que os alunos procuram as cidades vizinhas maiores para ingressar nos estudos. Destaca que aqui seria para nós um sonho muito bom, mas a realidade do município não comporta essa implementação. Informa que esse tipo de curso mexe com a vida das pessoas e por esse motivo necessita uma infraestrutura de qualidade e que disponibilize dos mais diversos instrumentos de aprendizagem para os que estiverem ingressando na profissão. ANDRADE mencionou que ele sempre age com a verdade e que nesse momento, nossa região não tem condições de fazer isso, por não ter nem clientela e nem recursos, tornando inviável o projeto.

Secretaria de Saúde de Palma Sola realiza campanha em alusão ao Dezembro Vermelho. A informação é da enfermeira da secretaria, EDITE CIRINO. Segundo ela, no mês de dezembro é trabalhada a questão das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV. Destaca que durante todo o ano foram realizadas coletas nas empresas do município que foram parceiras da campanha, onde as enfermeiras coletaram o sangue dos funcionários para realizar os exames de HIV, Hepatite B e a Sífilis. Informa que essas programações são realizadas com o intuito de quebrar a cadeia de transmissão de algumas doenças e que a população aderiu de maneira satisfatória a campanha, sendo que somente neste ano já foram realizados mais de mil testes. EDITE menciona que nesta semana a unidade básica de saúde conseguiu concluir 240 exames, realizados a partir da coleta de sangue na empresa Palma Sola.

Congresso Nacional colocou o juízo em primeiro lugar durante a votação e derrubou vetos do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A informação é do Presidente da ALESC MAURO DE NADAL. Segundo ele, o veto fazia menção ao trecho de uma proposta que estabelece a data da promulgação da Constituição como marco temporal para a demarcação de terras indígenas e que passa a valer a tese que estabelece que os povos indígenas somente terão direito à demarcação das terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal em cinco de outubro de 1988. Informa que o Congresso também derrubou, o veto integral do presidente ao texto que renova, até 2027, a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, sendo que passará a valer a regra que permite às empresas desses setores substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de um a quatro e meio por cento. DE NADAL menciona que os dois textos seguem agora para sanção da Presidência da República.

Prefeitura de Guaraciaba passará a ter turno único a partir de segunda-feira, dia 18. A informação é do Prefeito, VANDECIR DORIGON. Segundo ele, o atendimento na Prefeitura será realizado somente na parte da manhã, das seis horas e 30 minutos até as 12 horas e 30 minutos. Destaca-se que a Secretaria de Saúde trabalhará normalmente no horário convencional, estando fora do decreto de turno único. O objetivo do decreto é diminuir a velocidade dos gastos do município na reta final do ano, uma vez que trabalhado somente em um turno, não há a necessidade de contratar funcionários extras. Conforme DORIGON, é prudente que a velocidade dos trabalhos sejam diminuídos no encerramento do exercício, a fim de que a contabilidade e tesouraria consigam pagar todas as notas pendentes e os fornecedores que o município possui.

Três pessoas ficam feridas após colisão entre carro e caminhão na SC-163. A ocorrência foi registrada no começo da tarde desta sexta-feira, por volta das 14 horas nas proximidades do parque de exposições Rineu Gransotto em São Miguel do Oeste. Segundo os bombeiros, os três ocupantes do veículo FIATPÁLIO, uma mulher e duas crianças tiveram ferimentos generalizados e foram encaminhados para o Hospital Regional para atendimento médico. De acordo com a equipe de resgate, as crianças estavam sentadas nas cadeirinhas, acessório obrigatório para o transporte de crianças de até 10 anos de idade ou que ainda não atingiram um metro e 45 de altura. A reportagem da Rede Peperi conversou com o motorista do caminhão, que relatou que seguia sentido Descanso e o carro vinha na direção oposta, quando a condutora do veículo tentou entrar sentido a JBS, invadiu a preferencial e ocasionou a colisão. A Polícia Militar Rodoviária esteve presente e além de controlar o trânsito, que ficou lento no local, realizou todos os levantamentos necessários da ocorrência.

Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas. A operação aconteceu nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste e Paraíso. Segundo o Delegado Sandro Zancanaro, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas duas cidades, sendo que em São Miguel do Oeste, foi apreendida uma pequena quantidade de cocaína em uma das residências revistadas. Já em Paraíso, a polícia apreendeu munições e uma arma de fogo, bem como prendeu uma pessoa por posse ilegal de arma. O delegado explicou que a investigação começou com prisões realizadas no primeiro semestre deste ano e que o inquérito ainda está em andamento, para que os usuários e traficantes que atuam em São Miguel do Oeste e Paraíso possam ser identificados.

Bombeiros realizam atendimento em residência com princípio de incêndio. A guarnição acionada para incêndio em residência na Rua Hélio Wassum, no bairro estrela em São Miguel do Oeste. Ao chegar no local, os bombeiros verificaram se tratar de um princípio de incêndio na parte elétrica da casa, especificamente no disjuntor de energia. Destaca que os populares já haviam iniciado o combate do fogo com uma mangueira de jardim, extinguindo as chamas. Diante disso, a guarnição realizou a abertura das portas e janelas para ventilação e orientou os moradores a não ligar a energia da residência, devendo chamar um profissional para verificação da rede. No momento da ocorrência havia uma mulher adulta no local e três crianças que estavam na calçada em frente a residência, sendo que não tiveram ferimentos. A casa não possuía seguro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.