ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 16 11 2018

-CMN DIZ QUE SAÍDA DE CUBA DO MAIS MÉDICOS VAI AFETAR 28 MILHÕES DE PESSOAS

-MOISÉS DIZ QUE ESTATAIS CATARINENSES PODEM SER PRIVATIZADAS

-SENAR REGISTRA AUMENTO DA PROCURA POR CURSOS DE QUALIFICAÇÃO RURAL

-DECISÃO DE CUBA VAI RETIRAR MÉDICOS DE SETE CIDADES DA REGIÃO

-DIRETOR DA PREFEITURA DIZ QUE RESPONSABILIDADE POR CALÇADA É DO MORADOR

-VEÍCULO É FURTADO DURANTE A MADRUGADA NO BAIRRO AGOSTINI

-RAPAZ SUSPEITO DE MATAR AVÔ VAI AGUARDAR JULGAMENTO EM LIBERDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.


Uma semana depois do início de dois gigantescos incêndios que atingem a Califórnia, o número de pessoas desaparecidas por causa do Camp Fire, que devasta o norte do estado americano, subiu para 631 nesta sexta-feira. O número de mortos no incêndio florestal mais letal da história do estado na costa oeste dos Estados Unidos, subiu para 63, depois que as autoridades encontraram mais sete corpos nesta quinta-feira. Mais de 50 mil pessoas permanecem deslocadas e não poderão voltar para casa por várias semanas.

A economia da Colômbia cresceu menos do que o esperado no terceiro trimestre. A agência de estatísticas do governo indicou nesta quinta-feira que meses de cortes na taxa de juros realizados pelo Banco Central podem ter um efeito mais demorado do que o esperado. O Produto Interno Bruto cresceu dois vírgula sete por cento no terceiro trimestre, inferior aos três por cento previstos pelo mercado.

A Cúpula Iberoamericana reúne 22 países nesta sexta-feira na Guatemala. Desde 2014, o encontro é promovido a cada dois anos. Em 2016, a cúpula foi organizada em Cartagena, na Colômbia. Em 2014, em Veracruz, no México. O tema da reunião deste ano, é “Uma Ibero-América próspera, inclusiva e sustentável”. O presidente MICHEL TEMER embarcou na manhã desta quinta-feira para a Guatemala. Ontem, ele se reuniu com o rei da Espanha, FELIPE SEXTO, e o presidente de Andorra, ANTONI MARTÍ PETIT. Hoje, TEMER participa de duas sessões de chefes de Estado e governo.

O presidente MICHEL TEMER fez pronunciamento em rede de TV e de rádio, na noite desta quinta-feira , feriado de Proclamação da República. No programa, o chefe do Executivo afirmou que a transição entre sua equipe e a do presidente eleito JAIR BOLSONARO é "das mais civilizadas e cordiais". TEMER disse que o próximo governo vai encontrar "as finanças em ordem, a inflação sob controle, as contas públicas organizadas, as exportações crescendo, obras sendo concluídas, gestão aprimorada e agricultura batendo recorde". Segundo TEMER, agora, "a missão é manter o país unido e pacificado".

O economista ROBERTO CAMPOS NETO foi indicado para presidente do Banco Central no governo de JAIR BOLSONARO. Atualmente ele é executivo do banco Santander. CAMPOS contava com a simpatia do futuro ministro da Economia, PAULO GUEDES. Nas últimas semanas, ele passou a frequentar o local onde está reunida a equipe de transição em Brasília. Para assumir o posto, CAMPOS terá que responder a sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e ter seu nome referendado pelo plenário da Casa.

A Confederação Nacional dos Municípios divulgou uma nota nesta quinta-feira na qual informou que a saída de cubanos do programa Mais Médicos afetará 28 milhões de pessoas. Segundo a CMN, entre os mil 575 municípios que possuem somente médico cubano do programa, 80 por cento possuem menos de 20 mil habitantes. Nesta quarta, o presidente eleito JAIR BOLSONARO informou que o governo cubano decidiu deixar o programa por não concordar com testes de capacidade. O Ministério de Saúde Pública de Cuba, contudo, informou ter tomado a decisão em razão de "declarações ameaçadoras e depreciativas" de BOLSONARO. Em agosto, ainda em campanha, ele declarou que "expulsaria" os médicos cubanos do Brasil.

A chegada de um novo tipo de vírus da dengue a Santa Catarina, o Den-2, identificado pela primeira vez em pacientes em Itapema neste ano, acende o alerta para o risco de contaminação com a doença. Com o novo tipo, mesmo pessoas que já contraíram dengue podem ser infectadas novamente. A situação preocupa porque Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú concentram todos os 33 casos autóctones de dengue em Santa Catarina em 2018. Em todo o Estado, a quantidade de focos aumentou 40 por cento este ano e 75 municípios são considerados infestados.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina divulgou um balanço em que afirma ter fechado o terceiro trimestre de 2018 com lucro líquido de 42 e 100 mil reais. No acumulado deste ano, o saldo também é positivo e já alcança 182 milhões, uma alta de 196 por cento ao que tinha sido registrado nos primeiros nove meses de 2017. A Celesc atribui os bons resultados a dois fatores: o aumento do consumo de energia elétrica e a redução dos gastos operacionais neste ano. Em 2018, houve dois vírgula sete por cento mais consumo que nos primeiros nove meses do ano passado.

O governador eleito Santa Catarina CARLOS MOISÉS disse nesta semana, durante encontro com JAIR BOLSONARO em Brasília, que estatais catarinenses deverão ser privatizadas, mas não especificou quais. Ele citou que é possível entregar ao privado aquilo que o Estado não tem feito muito bem, de forma a agilizar o processo de captação de recursos, diminuir o endividamento público dos estados e tornar a gestão mais célere. Ele evitou citar os nomes de empresas estatais que deverão ser privatizadas, mas ressaltou que “todas elas estão em análise pelo grupo de transição de governo".

O Peperi Debates deste sábado vai discutir uma das principais preocupações reveladas pelos eleitores durante a eleição deste ano: a segurança pública. Diversas pesquisas apontaram que a segurança preocupa tanto quanto saúde e educação. O programa de amanhã discutir o que pode ser feito para aumentar a segurança e reduzir o crimes. Será que o endurecimento das leis e o combate mais ostensivo é o caminho? Ou segurança se revolve com ações afirmativas e sociais? O debate deste sábado vai reunir o deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, o advogado JOÃO CARLOS DALMAGRO e o comandante da Polícia Militar, MARCELO DE WALLAU. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

Novembro azul e as ações para promover a saúde do homem são os temas do Peperi Rádio Repórter deste sábado. O programa vai receber a equipe da secretaria de Saúde envolvida com a programação especial deste mês. O Peperi Rádio Repórter vai abordar a dificuldade em promover a prevenção entre os homens, as doenças mais comuns e as vantagens da conscientização do publico masculino na área da saúde. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã.

Amanhã é o dia D da campanha Novembro Azul em São Miguel do Oeste. A principal atividade prevista para este sábado é a coleta de sangue realizada do exame de próstata. Todos os homens com idade acima dos 40 anos podem participar da ação na secretaria de saúde. Além disso, a programação do Dia D prevê a realização de outros exames, como teste de glicemia e verificação da pressão arterial. Durante a manhã de sábado, também haverá a divulgação de orientações sobre prevenção na área da saúde. Os resultados dos exames serão entregues no sábado da semana que vem, dia 24, durante uma palestra com o médico urologista ALEXANDRE COSTA LIMA.

A nova ponte de acesso à Linha Gaspar em Bandeirante está em fase de construção. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, a nova estrutura de concreto sobre o rio das Flores vai resolver um problema antigo do município. Ele explicou que toda vez que chovia mais forte, a ponte antiga de madeira ficava debaixo da água, causando muitos transtornos para os moradores. O investimento é de cerca de 530 mil reais. A nova ponte será ficará quatro metros acima do patamar atual e terá 40 metros de comprimento.

Cerca de 80 pessoas participaram na noite desta quarta-feira da audiência pública sobre saneamento básico no município de Descanso. Durante o evento forame esclarecidas as dúvidas da população sobre regularização das fossas, tratamento do esgoto e o funcionamento da unidade de tratamento de dejetos humanos. A audiência contou com a participação dos promotores de justiça das comarcas de Descanso e São Miguel do Oeste. O promotor responsável pela questão ambiental nos 34 municípios da região, MAYCON HAMMES, explanou a respeito da mata ciliar que serve para proteger os rios e abordou a importância da preservação da água.

O custo dos serviços da unidade de tratamento de dejetos humanos deve ficar em torno de 15 reais por residência atendida. A projeção é do promotor de justiça, MAICON HAMMES. Durante a audiência pública desta semana, o secretário de Administração de Descanso, PAULO LAUXEN, expôs a problemática das fossas e destinos atuais dos dejetos. Ele disse que a unidade de tratamento de dejetos humanos será uma alternativa vantajosa para os oito municípios envolvidos com o projeto. O prefeito SADI BONAMIGO disse que a audiência foi importante para discutir soluções para o esgotamento sanitário.

Sete municípios da região da Ameosc tem médicos cubanos do programa Mais Médicos atuando nos postos municipais de saúde. São seis profissionais nas cidades de São José do Cedro, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Tunapolis, Iporã do Oeste e São João do Oeste. Com a decisão do governo cubano de encerrar a parceria com o país, os médicos deverão voltar para Cuba até o final deste ano. A saída dos profissionais vai criar dificuldades para os municípios que vão precisar contratar outros médicos para garantir o atendimento da população.

A saída do médico cubano vai criar dificuldades para o município de Bandeirante. A avaliação é do secretário de saúde, NEURI BIASI. Ele explicou que o município tem um médico do Estratégia Saúde da Família e um cubano do programa Mais Médicos. BIASI citou que o profissional de Cuba pode deixar a cidade a qualquer momento e isso pode afetar o atendimento da população. A prefeitura está analisando o que será feito para resolver essa situação. BIASI comentou que a saída dos cubanos também vai impactar nas finanças, já que a contrapartida da prefeitura para o Mais Médicos é de dois mil e 500 reais por mês. Se for contratar um novo médico, o custo passa dos 20 mil reais.

A Epagri de Bandeirante vai promover na semana que vem um dia de campo sobre bovinocultura de leite. O evento está confirmado para terça-feira, dia 20, no salão comunitário da Linha Prata. A atividade começa as nove horas da manhã com a recepção dos produtores. Pela parte da manhã serão duas palestras, uma sobre fertilidade do solo e os efeitos na produção do pasto e a outra sobre sanidade preventiva de bovinos. Para a parte da tarde está prevista uma atividade prática em uma unidade de referência técnica em produção de leite do município. Para participar é preciso confirmar presença na Epagri de Bandeirante.

Cerca de 50 agricultores devem participar do dia de campo sobre bovinocultura de leite na próxima terça-feira em Bandeirante. A informação é do técnico da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele disse que o evento não tem nenhum custo e é voltado para todos os produtores do município. MOREIRA ressaltou que este será um último grande evento técnico da Epagri em Bandeirante neste ano. Ele comentou que o evento será bastante produtivo com informações que podem ser usadas pelos produtores nas propriedades. MOREIRA disse que o dia de campo terá uma parte teórica e outra prática sobre questões que podem melhorar o resultado da produção de leite a base de pasto.

O Senar, em parceria com os Sindicatos do Produtores Rurais, vai promover mais de 40 cursos de qualificação para os produtores rurais do extremo-oeste em novembro. A informação é do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina, GILMAR ZANLUCHI. Ele explicou que os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas a partir da demanda dos agricultores. Ele disse que os produtores apontam a demanda e os cursos são promovidos nas comunidades rurais. Neste mês, cerca de 700 produtores vão participar dos treinamentos oferecidos pelo Senar na região. As capacitações estão disponíveis no site senar.com.br com especificação de carga horária, local e data de realização.

O objetivo dos cursos e treinamentos do Senar é promover a educação profissional para o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. A declaração é do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina, GILMAR ZANLUCHI. Ele disse a entidade promove mais de 600 cursos diferentes todos os meses em Santa Catarina. Para participar, os produtores devem procurar o Sindicato Rural e informar o curso de interesse. As capacitações não tem nenhum custo para os agricultores e são realizadas de forma descentralizada com foco na parte prática dos assuntos. ZANLUCHI lembrou que o orçamento para o ano que vem está concluído e o valor destinado aos treinamentos será maior do que o deste ano.

Os cursos do Senar mais procurados pelos produtores estão nas áreas da fumicultura, gestão das propriedades rurais, saúde e segurança no trabalho e inclusão digital no campo. Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina, GILMAR ZANLUCHI, os agricultores estão cada vez mais preocupados com a qualificação profissional. Ele disse que os produtores que se capacitam conseguem melhores resultados com a atividade rural.

A responsabilidade pela construção dos passeios públicos em São Miguel do Oeste é dos moradores e está prevista em lei municipal. A afirmação é do diretor do setor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA. Nesta semana, o vereador do PSD, EVERALDON DI BERTI, disse que nenhuma lei obriga os moradores a fazerem as calçadas padrão e que essa é uma obrigação única e exclusiva do poder público municipal. DAL ORSOLETTA afirmou que o artigo 37 do Código de Postura trata do tema e não deixa nenhuma dúvida. Ele disse que a lei cita que a “as calçadas são de responsabilidade exclusiva dos proprietários do imóvei no tocante a sua construção, restauração, conservação e limpeza.” DAL ORSOLETTA reforçou que os moradores tem a obrigação de adequar as calçadas a lei da acessibilidade.

O índice de calçadas dentro das normas de acessibilidade praticamente dobrou nos últimos 60 dias. De acordo com o diretor do setor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA, cerca de 60 por cento dos imóveis da região central da cidade já contam com a calçada padrão. Ele citou que o setor de engenharia recebe entre 20 e 30 pessoas por dia que buscam informações sobre o assunto. DAL ORSOLETTA disse que as pessoas estão percebendo que o prazo está chegando e que a saída é resolver a situação e fazer a adequação. Ele ressaltou que a cobrança sobre a acessibilidade dos passeios é do Ministério Público é não da prefeitura.

Se os prazos não forem prorrogados, a prefeitura terá que notificar e multar os proprietários de imóveis que não estiverem com as calçadas dentro das normas de acessibilidade. A informação é do diretor do setor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA. No Peperi Entrevista de ontem, ele explicou as consequências para quem não construir o passeio padrão no centro da cidade.

A Polícia Civil de Mondaí prendeu nesta semana um homem condenado por lesão corporal grave. O mandado de prisão judicial contra o homem de 38 anos foi cumprido na casa dele. Os fatos ocorreram em agosto de 2016. O autor desferiu golpes de faca na vítima durante uma briga ocorrida na área de lazer no município de Mondaí. Nesta semana, o homem foi preso e encaminhado à unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste para cumprimento da pena.

O rapaz acusado de matar o avô em Guarujá do Sul saiu nesta semana da cadeia e deve ajudar o julgamento pelo crime em liberdade. ALEX DE MACEDO, 19 anos, estava preso na Unidade Prisional de São José do Cedro. PEDRO DE MACEDO, 67 anos, foi morto em janeiro deste ano. O suspeito deixou a Unidade Prisional no início da noite desta quarta-feira. Os advogados ISMAEL GREGORY e JULIANE PEREIRA afirmaram que uma perícia solicitada pela defesa não foi capaz de identificar e apontar a existência de impressões digitais do acusado na arma do crime. Além disso, moradores da comunidade onde aconteceu o crime declararam em juízo que o rapaz não oferece risco à sociedade. Ele é réu primário e conseguiu a liberdade. Ainda não há data marcada para o julgamento do caso.

Um Volkswagen Jetta foi furtado na madrugada de hoje no bairro Agostini. O proprietário disse que deixou o carro estacionado na frente de casa no loteamento La Salle durante a noite. Ele só percebeu o furto por volta das cinco e meia. O veículo furtado é um Jetta, de cor branca e placas BAQ 4169. O boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Militar e qualquer informação sobre o caso deve ser repassada para o telefone 190.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.