ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/11/2017

-TEMER VAI POUPAR MINISTROS NA MIRA DA LAVA JATO
-SC REGISTRA 67 CASOS POR DIA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-PLANOS DE EDUCAÇÃO PASSAM POR AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
-TRÊS ESCOLAS REPRESENTAM A REGIÃO EM FEIRA DE CIÊNCIAS NA CAPITAL
-VOLUNTÁRIOS USAM CTG PARA CONFECCIONAR A ORNAMENTAÇÃO DE NATAL
-JOGOS DA 3ª IDADE SÃO REMARCADOS PARA SEGUNDA-FEIRA
-SHOW QUE ACONTECERIA ONTEM NA FAISMO FOI CANCELADO
-GREVE DE AUDITORES GERA FILA DE MAIS DE 200 CAMINHÕES NA ADUANA
-LADRÕES ARMADOS ROUBAM DINHEIRO DURANTE ASSALTO NA BR-163
-POLÍCIA APREENDE MEIA TONELADA DE MACONHA
-QUEDA DE MOTO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS EM SJCEDRO

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começo a quinta-feira em alta. O dólar abriu o dia em queda, cotado em três reais e 30 centavos. O euro vale três reais e 85. Já o peso argentino está cotado a 18,9 centavos para venda e 16,9 para a compra.

As metas para conter o avanço do aquecimento global acordadas em Paris em 2015 foram apenas o começo e são necessárias mais medidas. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pela chanceler alemã ANGELA MERKEL durante a COP-23, a conferência do clima da ONU que vai até esta quinta-feira. O acordo de 2015 foi assinado por 195 países e tem uma meta estipulada para que a temperatura do planeta não aumentasse em mais de dois graus em 2030, com esforços para que o incremento seja menor que um grau e meio.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, advertiu nesta quarta-feira a Coreia do Norte de que a comunidade internacional não está disposta a aceitar uma "chantagem nuclear" e comprometeu-se a exercer "pressão máxima" sobre este país, inclusive com a ajuda da China. Ele afirmou que não vai aceitar que essa “ditadura perversa tome o mundo como refém”. TRUMP disse ter feito um chamado a cada nação, inclusive à China e à Rússia, para isolar o regime norte-coreano.

A Venezuela, declarada em moratória parcial de sua dívida, ganhou nesta quarta-feira um ligeiro impulso financeiro da Rússia, mas ainda deve renegociar a dívida pesada com seus credores se quiser evitar agravar a crise econômica e humanitária que atinge o país. Uma delegação liderada pelo ministro das Finanças da Venezuela, SIMON ZERPA, assinou na manhã de hoje em Moscou um acordo que reestrutura um crédito russo de quase três bilhões concedido em 2011 para comprar armamento do país.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, denunciou ao Supremo Tribunal Federal o ministro do Tribunal Superior Eleitoral ADMAR GONZAGA NETO. A denúncia foi oferecida no processo em que ADMAR foi acusado pela mulher, ÉLIDA SOUZA MATOS, de xingá-la e agredi-la. Caberá ao ministro CELSO DE MELLO analisar a denúncia. O conteúdo não está disponível no andamento processual, portanto, não é possível saber por qual crime o ministro do TSE foi denunciado. A defesa de ADMAR disse que tudo é um grande mal entendido.

Depois de alerta de aliados, o presidente MICHEL TEMER decidiu poupar em definitivo ministros na mira da Lava Jato da mudança no primeiro escalão. A iniciativa vai preservar diretamente os ministros MARCOS PEREIRA da Indústria e Comércio, e GILBERTO KASSAB da Ciência, Tecnologia e Comunicações. Houve forte mobilização na base aliada sobre a delicada situação de KASSAB e PEREIRA, que, sem foro especial, passariam a ter seus casos analisados pela primeira instância da Justiça Federal. Os dois foram citados nas delações da Odebrecht e da JBS.

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, ANDRÉ PUCCINELLI e o filho ANDRÉ PUCCINELLI JÚNIOR deixaram na tarde desta quarta-feira o Centro de Triagem, no complexo do Presídio do Segurança Máxima de Campo Grande, onde estavam presos desde a noite de terça-feira.q Eles foram presos durante a quinta fase da Operação Lama Asfáltica. PUCCINELLI é apontado pela investigação como chefe de um esquema de propina existente há mais de 10 anos em Mato Grosso do Sul. O montante de desvio comprovado, até o momento, é de 235 milhões de reais.

A prefeitura de Florianópolis começou nesta terça-feira o trabalho de recuperação das praias atingidas pela ressaca em Florianópolis. O Ministério da Integração autorizou a liberação de 926 mil reais para os trabalhos. No entanto, não está prevista verba para ampliação da faixa de areia. A prefeitura disse que o dinheiro liberado pelo Ministério da Integração representa 25 por cento do prejuízo estimado pelo Poder Executivo municipal e que também investirá em melhorias, mas o valor não foi informado.

Os nove primeiros meses do ano terminaram com um dado alarmante de violência contra a mulher em Santa Catarina: foram 18 mil 292 casos de agressões de janeiro a setembro. Na média, são 67 casos por dia, entre estupros, tentativas de estupro, lesões corporais dolosas, tentativa de homicídio e feminicídios. Com relação à violência doméstica, ou seja, quando a agressão acontece em casa, o índice é de 35 registros por dia. Os casos mais numerosos são os de lesão corporal com média de 57 ocorrências por dia. Os estupros ocorrem em uma média de oito ao dia, conforme a Secretaria de Segurança Pública.

A suspeita do Ministério Público Federal em Santa Catarina de que a negociação do fretamento da aeronave da LaMia para a Chapecoense teve a participação de uma venezuelana pode apontar uma nova responsabilização sobre o acidente aéreo que deixou 71 mortos há quase um ano. Os procuradores do MPF encontraram indícios de que a LaMia, a companhia responsável pelo voo, não pertença de fato aos donos que constam do papel, e que dificilmente poderiam arcar com os pagamentos. Documentos apontam que a negociação do fretamento da aeronave com a Chapecoense teve a participação da venezuelana LOREDANA ALBACETE, que pode ser a dona de fato da empresa.

Audiência pública na próxima semana servirá para avaliação das metas do Plano Municipal de Educação de SJCedro. Conforme o coordenador pedagógico, MAURO WEBER, o encontro será na quarta-feira, as sete e meia da noite, no auditório do Cemeg. O objetivo será reunir pais, professores, vereadores, secretários e demais interessados para análise do plano aprovado em junho de 2015. No documento foram elencadas as metas e vários projetos para o setor que precisam ser desenvolvidos a cada período. A audiência tem com intuito o monitoramento e avaliação do andamento do plano que tem vigência até o ano de 2024. MAURO comenta que será feito um relatório com as ações que saíram do papel as que faltaram, e também uma atualização onde houver necessidade. Ele revela em o ano passado já foi atendida 51 por cento dessa previsão. O coordenador explica que nos próximos anos, a tendência é que o percentual atendidos na educação infantil seja ainda maior. Para ele, é necessário que a população conheça os indicadores do setor.

Secretaria da Educação de Guaraciaba também realiza consulta pública para avaliação do Plano Municipal de Educação. As respostas poderão ser enviadas através do e-mail: [email protected], até o próximo dia 19, com as sugestões. Conforme a responsável pelo setor, ROSELI COMIN, este é o principal instrumento norteador da política educacional do Município, com vistas ao alcance de patamares adequados de qualidade e igualdade na Educação. Ela lembra que o plano está estruturado em diagnóstico, metas, estratégias e indicadores, os quais refletem a realidade do município e seu planejamento estratégico. A secretária destaca que as contribuições são de suma importância ao desenvolvimento adequado das ações em busca do alcance das metas. Após o prazo previsto, a comissão se reunirá para analisar as contribuições da comunidade e decidirá a respeito da inclusão.

Escolas representam a Regional de Dionísio Cerqueira na Feira Estadual de Ciência e Tecnologias. O evento acontece hoje e amanhã em Florianópolis. A feira é uma atividade realizada anualmente com o objetivo de incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade, além de incentivar o uso de pesquisas na escola. A gerente da educação, TANIA DOS SANTOS, lembra que a feira é dividida em quatro etapas: escolar, regional, estadual e nacional. As escolas classificadas que estão representando a ADR na fase estadual são a Claudino Crestani de Palma Sola, com o projeto gerador de energia; O Pops de Anchieta com experimento sobre energias renováveis; e o Projeto Robô Guia dos alunos da Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul. Os classificados a nível de estado competem com trabalhos de todo país no evento nacional.

Comissão do Natal Luz se reúne com associação comercial para tratar sobre a programação de final de ano. A diretora de cultura em SJCedro, LUCIA MALDANER afirma que foram detalhadas as datas e as programações previstas para começarem no dia quatro de dezembro. Neste dia haverá o acendimento das luzes. Na mesma semana haverá apresentações na praça com grupos culturais, cantores, escolas e academias. A praça terá uma ornamentação ampla já que os eventos serão concentrados no ginásio e arredores. O município não promoveu a tradicional noite cultural, que era feita neste mês, justamente para oportunizar a programação inédita. A diretora comenta que a AciscCDL é parceira na promoção realizada no dia 23 de dezembro, mas também terá a missão de incentivar os associados na decoração das empresas. Ela lembra que para abrilhantar a decoração, é importante motivar os lojistas e moradores a colocarem enfeites neste período.

Voluntários usam CTG para confeccionar a ornamentação de natal de SJCedro. Parte dos servidores públicos que atuam nas comissões e também algumas pessoas da comunidade que trabalham ajudando nesta época, estão ocupando o espaço para confeccionar e consertar os adereços usados em edições anteriores. São vários trabalhos manuais com madeira, ferro, pintura e materiais recicláveis que são cortados, soldados, costurados e também colados. Os universitários que recebem bolsa para o transporte também estão ajudando. A diretora de cultura, LUCIA MALDANER comenta que o trabalho é intenso para que no final do mês tudo esteja pronto para colocação que também prevê ajuda dos funcionários da secretaria de Obras e Urbanismo. Ela afirma que a prefeitura vai ter decoração nova, composta por 17 corações, além de um trenó que ficará em cima do prédio. Na praça ao lado e no portal também estão previstas inovações. A ideia é ainda ampliar a decoração desde ano na praça da igreja e na do bairro São Luís.

Jogos da Terceira Idade são remarcados para dia 20 de Novembro. A informação é do diretor de esportes de Princesa, VITOR CHRISTANI. Ele explica que as competições aconteceriam na segunda-feira, porém, foram cancelados diante do falecimento de um membro dos grupos de idosos. Segundo o diretor, ficou acordado entre os participantes, que a programação esportiva acontecerá na próxima segunda-feira, a partir das 8 horas, no clube da sede. Ao meio dia haverá galinhada no tacho, servida de forma gratuita aos participantes. Em disputa bocha, canastra e dominó. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 atletas estejam envolvidos nas modalidades citadas. CHRISTANI lembrou que a organização é da Secretaria de Esportes, em parceria com o Serviço de Convivência dos Idosos, com finalidade de confraternizar os participantes, promovendo entretenimento, lazer e saúde.

Encontro reúne famílias de pessoas com deficiência em Guaraciaba. O evento aconteceu no Centro de Múltiplouso Professor Alfredo Ames e contou com cerca de 50 famílias nesta oitava edição. Conforme a psicóloga do Cras, SÉRIS LAGO, na ocasião aconteceu uma palestra sobre “Envelhecimento da Pessoa com deficiência: aspectos familiares” ministrada pelas profissionais da Apae de Anchieta, e de Guaraciaba. Ela destaca que foram esclarecidas dúvidas sobre o beneficio de prestação continuada e as atividades oferecidas pelos Sus para terapia dos pacientes. A psicóloga destaca que os pais e outros parentes puderam relatar a expediência como cuidadores das pessoas com as mais diversas deficiências. SÉRIS percebe que alguns assuntos ainda são tabus para famílias com essas condições, principalmente em relação a morte dos pais. Ela afirma que os responsáveis ficam angustiados com a pergunta “e quando eu morrer, quem é que vai cuidar?”. Após a palestra aconteceu uma peça teatral com o Grupo Ciranda Cultural de Campo Erê.

Show que aconteceria ontem na Faismo com Integração Gaudéria é cancelado. O cancelamento aconteceu porque apenas dois ingressos foram vendidos para atração principal prevista para a noite do feriado. Segundo CARLINHOS ROSA, responsável pelo site Ingresso Nacional, não foi possível manter o show e depois de uma conversa com a Comissão Central Organizadora foi definido o cancelamento. Ele esclareceu que foi esperado até as 20 horas porque havia expectativa que o público fosse comprar mesmo que de última hora, o que não ocorreu. A Banda Integração Gaudéria esteve no local e informou que não foi avisada com antecedência sobre a questão dos ingressos. O show desta noite está mantido com a banda de rock Acústicos e Valvulados, já que a procura por ingressos tem sido grande desde o começo das vendas.

Faismo conta com um esquema misto de segurança para a feira deste ano. A segurança dos visitantes é feita pela Polícia Militar com uma equipe permanente circulando pelo parque de exposições. Já a proteção patrimonial dos expositores é feita por uma empresa privada contratada pela Faismo. Os agentes também fazem o monitoramento e controle da entrada dos visitantes e veículos nos espaços oficiais. De acordo com o coordenador da comissão de segurança, CARLINHO BURATTTO, o esquema repete o modelo dos anos e cerca de 90 policiais militares vão trabalhar na Faismo até o próximo domingo. O comandante do batalhão, tenente coronel ALEXANDRE CABRAL disse que o número de policiais será reforçado durante o horário dos shows. A equipe de vigilantes privados para a Faismo deste ano terá 12 pessoas trabalhando durante o horário de funcionamento do parque de exposições. o parque for fechado, seis vigias farão a segurança das mercadorias expostas pelas empresas. Além disso, a feira terá 12 câmeras de videomonitoramento.

Produtores da região expõem animais durante a Faismo. Conforme o veterinário, inspetor núcleo regional da ACCB localizado em SJCedro, MARCOS OZACHUKI, são três associados com animais da raça Holandesa, e outro com a raça Jersey. Ele afirma que o objetivo é divulgar o potencial genético do gado leiteiro que vem se tornando referência. O veterinário explica que haverá competições ao longo da fei. Ele comenta que muitos animais que estiveram na Efapi, e na Expo Cedro, e que foram premiados, também estarão na pista novamente, na tentativa de nova premiação. São 80 animais da raça Holandesa e outros 70 Jersey do núcleo Fronteira Oeste presentes na exposição. OZACHUKI destaca que o evento serve como reconhecimento aos produtores que vem por anos investindo em melhorias nas propriedades, aumentando a produtividade leiteira.

Projeto prevê alteração no loteamento Santa Rita Dois. O vice-presidente da associação Cedrense de Habitação e vereador, INACIR GONÇALVES esclareceu a mudança durante a sessão de SJCedro nesta semana. Ele explica que no ano passado a câmara aprovou esse projeto, porém devido a uma retificação na matrícula, devido a divergência de divisas, foi necessário um novo estudo e demarcação. Ele explica que essa área está com praticamente toda infraestrutura pronta para iniciar as construções, porém, o atraso na instalação da rede de energia também vai adiar os prazos previstos inicialmente. O vereador afirma que em maio a Celesc havia se comprometido em executar os serviços até o final do ano, porém, neste mês alegou que não há mais recursos para compra dos postes e demais materiais que serão necessários para instalação das ligações, devido ao orçamento do ano. A previsão é que essa etapa seja feita nos primeiros meses do ano que vem.

Famílias do Loteamento Santa Rita Dois temem dificuldades em acessar linhas de financiamento no próximo ano. O vice-presidente da associação Cedrense de Habitação, INACIR GONÇALVES afirma que os programas que existem, nos moldes do Minha CasaMinha Vida, estão sendo alterados a cada ano. Conforme ele, não há garantia dos recursos e nem os valores. Cerca de 80 por cento dos mutuários deve optar pelos financiamentos. Ele explica que são 45 terrenos nesta área. 30 famílias receberão lotes individuais para construção de casas. Já os outros lotes maiores serão usados para construção de três prédios, para 16 famílias cada um. O poder público tem parceria em parte das obras de infraestrutura por ser um loteamento de moradia popular. O valor total das obras é dividido entre os associados beneficiados com o projeto.

Greve de auditores gera fila de mais de 200 caminhões na aduana da Dionisio Cerqueira. A mobilização nacional dos auditores fiscais está alterando a rotina na fronteira, onde mais de 200 caminhões estão na vila para entrar ou sair do país vizinho. Os cinco auditores federais que trabalham no local entraram em greve desde o início do mês. O auditor fiscal, FERNANDO CORRÊA, destaca que o grupo está mantendo o atendimento mínimo, conforme prevê a lei, que é de 30 por cento. Ele argumentou que a medida foi tomada porque o acordo salarial de março do ano passado não foi cumprido até o momento. Ele explica que o trabalho está acontecendo, mas de forma mais lenta. A prioridade é liberar as cargas perecíveis.

Caminhões se acumulam nos dois lados da aduana. Segundo o inspetor chefe da Receita Federal, VALTER DURIGON, pátio da Aduana, que tem espaço para 137 caminhões, está lotado. No lado brasileiro são mais 50 caminhões fora do pátio e, no lado argentino, cerca de 90. Ele revela que o problema é maior devido ao feriado de ontem no Brasil, e também os feriados argentinos previsto para amanhã e segunda-feira. Com isso os caminhões demoram cerca de uma semana para serem liberados. DURIGON, afirma que o movimento de caminhões, que é de mil e 400 ao mês, teve queda de cerca de 15 por cento desde o começo de novembro. Ele admite que a mobilização está interferindo diretamente no movimento da aduana, pois há demora no desembaraço das cargas. Ele percebe que as filas de caminhão estão causando um transtorno. O inspetor afirma que os caminhões ficando mais tempo na fila também atrasa o retorno dos motoristas para casa, geram mais custos para as empresas, além de atraso nas entregas das encomendas.

Bombeiros combatem fogo em propriedade no interior. Os bombeiros de Guaraciaba foram chamados por volta das 17 horas e 40 minutos de ontem para atender um incêndio em uma vegetação rasteira de aproximadamente 50 mil metros quadrados, na linha Auto Caçador, em Barra Bonita. A guarnição esteve na propriedade de IRLEI MITTMANN e ao chegar no local havia muito fogo em uma área aproximadamente 30 mil metros quadrados. Não houve feridos. Foram gastos cerca de 500 litros de água para o combate. Foram salvos cerca de 20 mil metros quadrados da propriedade e da mata ao redor.

Veículo furtado no parque da Faismo é recuperado pela PM. Conforme a Polícia Militar, o proprietário informou que durante o show da cantora Naiara Azevedo acabou perdendo as chaves do automóvel e também seu telefone celular. O homem disse ainda que ao retornar ao estacionamento no parque Rineu Granzotto não encontrou mais o veículo, momento em que acionou os policiais. Conforme a PM, por volta das 9 horas da manhã de ontem, encontrou o automóvel há cerca de 150 metros do local onde o proprietário havia deixado. O carro estava aberto, com as chaves na ignição, o celular e uma garrafa de vodca no porta objetos da porta do lado do motorista. De acordo com os policiais, o veículo foi recolhido e todos os procedimentos realizados.

Ladrões armados roubam cerca de 800 reais durante assalto. Um homem foi vítima de assalto por volta das 23 horas, na margem da BR-163, próximo ao Auto Posto Barracão. Segundo a PM, a vítima relatou que transitava na rodovia quando foi surpreendido por quatro homens armados que estavam em um carro escuro e anunciaram o assalto. Ele contou que os bandidos roubaram todo o dinheiro que estava em sua carteira, cerca de 800 a 900 reais. O homem não soube dizer sobre o rumo do veículo, nem sobre outras características do carro e dos ocupantes. Os policiais realizaram rondas nas proximidades, mas devido a falta de informações, ninguém foi encontrado. Foram solicitadas imagens das câmeras do posto e locais próximos para identificar os autores do crime.

Polícia apreende meia tonelada de maconha em São Lourenço do Oeste. A Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste juntamente com Policiais Rodoviários Federais, interceptaram na madrugada desta quinta-feira um carregamento de maconha no contorno viário na SC-157.. A carga estava sendo transportada em um Megane, placas de Arroio dos Ratos. No momento da abordagem, o motorista do automóvel, após colidir contra uma das viaturas policiais empregadas na ocorrência, empreendeu fuga na mata situada na margem da rodovia. Foram feitas buscas ao fugitivo com apoio da Policia Militar e Rodoviária, mas, ele não foi localizado. No carro foram contabilizados cerca de 590 quilos da droga.

Queda de motocicleta deixa duas pessoas feridas em SJCedro. O acidente aconteceu por volta das 19 horas de ontem, na rua Cruz e Souza, no acesso ao parque Industrial. Os bombeiros foram chamados para atendimento das duas vítimas que haviam caído de uma CG 150, emplacada em SJCedro. No local foi atendida uma mulher de 48 anos, que era caroneira da moto. Ela recebeu os primeiros socorros de populares. Os bombeiros imobilizaram a vítima que apresentava ferimentos na panturrilha e no braço esquerdo. A outra vítima, uma jovem de 18 anos, que pilotava a motocicleta, também recebeu socorro de vizinhos até a chegada da guarnição. Ela apresentava suspeita de luxação no pé direito, escoriações nos dois braços e nas mãos. As duas foram encaminhadas para o hospital do município para avaliação e atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.