ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 16/10/2020

GLOBO EM FOCO – 16/10/20

-STF DETERMINA AFASTAMENTO DE SENADOR PEGO COM DINHEIRO NA CUECA

-SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT SERÁ VOTADO TERÇA NO PLENÁRIO DA ALESC

-EPAGRI PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL DE JOVENS HOJE

-FALTA DE PROFISSIONAIS ATRASA TRABALHO DO IGP NA REGIÃO

-ALEMANHA REABRE ESTÁGIO AGROPECUÁRIO PARA JOVENS DA REGIÃO

-PROMOTOR MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM FALTA DE PREVENÇÃO A COVID-19

-POLÍCIA ALERTA PARA GOLPE QUE USA NOME DA PRF

-CAMINHONEIRO DE TUNÁPOLIS É HOMENAGEADO EM SEPULTAMENTO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O conselho de ministros da Espanha aprovou na terça-feira dois que decretos que têm como objetivo promover a igualdade de gênero nas empresas do país: o primeiro proíbe oficialmente a diferença salarial entre homens e mulheres no país, enquanto o segundo pretende garantir que as companhias auditem seus projetos de diversidade. Segundo o governo, as empresas terão seis meses para se adaptar às regras. Elas terão de manter registros de salários e funções dos funcionários e divulgar os documentos explicando o motivo de, eventualmente, pagar valores diferentes para pessoas que exercerem a mesma função. A multa pode chegar a 187 mil euros, o equivalente a um milhão e 200 mil reais.


O republicano DONALD TRUMP e o democrata JOE BIDEN, candidatos à presidência dos Estados Unidos, participaram na noite desta quinta-feira de debates com eleitores em diferentes emissoras de TV, no mesmo horário. Eles deveriam ter se enfrentado em um debate em Miami, na Flórida, cancelado depois que o presidente TRUMP contraiu Covid-19 e se recusou a participar de um evento em formato virtual. TRUMP respondeu a perguntas de eleitores por 60 minutos em um estúdio da NBC News enquanto BIDEN falou com o público na Filadélfia durante 90 minutos na ABC.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira o início antecipado das comemorações de Natal no país. Esta não é a primeira vez que ele antecipa as festas, mas a surpresa ficou por conta do prazo, mais de dois meses antes da data oficial, em 25 de dezembro. Em 2013, MADURO tinha decretado que as comemorações acontecessem a partir de primeiro de novembro, afirmando na época que desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura". Este ano, ele apenas anunciou que as celebrações seriam iniciadas já nesta quinta, além de dizer que liberou recursos para a compra de 10 milhões de brinquedos, que serão distribuídos a crianças venezuelanas.

O STF confirmou na tarde desta quinta-feira, por nove a um, a ordem de prisão ao traficante ANDRÉ DO RAP. O plenário debateu a decisão do ministro MARCO AURÉLIO MELLO, que libertou o traficante no sábado e a consequente decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX, que derrubou o habeas corpus e determinou nova ordem de prisão, quando o traficante, porém, já havia sido libertado. ANDRÉ DO RAP, considerado um dos chefes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, está foragido e já foi incluído em lista de procurados da Interpol. Ele possui condenações em segunda instância a 25 anos de prisão.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO determinou, nesta quinta-feira, que o senador CHICO RODRIGUES do DEM de Roraima seja afastado do cargo por 90 dias. O político foi alvo de busca e apreensão autorizada pelo ministro na quarta. A determinação de BARROSO será enviada ao Senado, ao qual cabe a palavra final sobre o afastamento do parlamentar. O senador foi alvo de operação da Polícia Federal autorizada pelo STF e deflagrada na quarta-feira em Roraima. Durante as buscas, o político foi flagrado com 30 mil reais em dinheiro na cueca.


Senadores criticaram a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal LUIZ ROBERTO BARROSO de afastar o senador CHICO RODRIGUES. Eles consideram interferência indevida do Judiciário no Legislativo, que é um Poder independente. Segundo membros do Senado, a decisão do supremo de afastar CHICO RODRIGUES por 90 dias foi precipitada. O senador ÂNGELO CORONEL do PSD da Bahia afirmou que a decisão do STF foi afoita e não respeitou o direito ao contraditório. No começo da tarde de ontem, o presidente JAIR BOLSONARO solicitou a dispensa do senador CHICO RODRIGUES da função de vice-líder do governo no Senado. O presidente afirmou ainda que não tem nada a ver com os atos praticados pelo senador.


Mais de 50 mil ações foram julgadas este ano pela Justiça do Trabalho de primeiro grau em Santa Catarina. Foram protocolados 52 mil 424 processos e decididos 52 mil 840, com julgamento acima de 100 cem por cento. Mesmo durante a pandemia, entre 17 de março e 7 de outubro, segundo o TRT-SC, foram pagos aos autores 611 milhões de reais, o que representa dez por cento superior a 2019. Já o Tribunal Regional recebeu 24 mil e 400 recursos e julgou 20 mil e 400. O número representa um crescimento de oito vírgula 49 por cento sobre o mesmo período do ano passado.


Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica. O volume das receitas do segmento no Estado cresceu três vírgula quatro por cento em agosto, em comparação a julho, na série com ajuste sazonal. Dentre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina ficou atrás apenas de Minas Gerais. Na comparação com agosto de 2020 e 2019, mesmo com queda de quatro por cento o estado catarinense apresentou o sexto melhor resultado do país. Analisando as cinco atividades de divulgação da pesquisa, a de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou um crescimento de 20 por cento no mês.


A Assembleia Legislativa transferiu para a próxima terça-feira, as duas da tarde, a sessão extraordinária marcada para ontem em que seria votado o segundo pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS. O anúncio ocorreu porque o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou a suspensão dessa sessão. A decisão liminar com a suspensão foi tomada após a defesa de MOISÉS entrar com mandado de segurança alegando que os prazos necessários para que a votação ocorra não foram cumpridos. Por volta das cinco da tarde o presidente da Alesc, JÚLIO GARCIA convocou nova sessão para a terça. Logo depois do anúncio, a Justiça aceitou o recurso da Alesc, cassou a decisão que suspendia a sessão extraordinária e autorizou o prosseguimento da votação.

Rádio Itapiranga realiza amanhã primeiro debate com candidatos a prefeito. A partir das 13 horas estarão nos estúdios da Rádio Itapiranga os candidatos, JORGE WELTER do MDB e ALEXANDRE RIBAS do PP. Durante duas horas, os candidatos vão debates ideias e propostas para os próximos quatro anos na administração pública de Itapiranga. O programa será transmitido pela Rádio Itapiranga e também estará disponível nas redes sociais da Rede Peperi e da Rádio Itapiranga.

Epagri promove encontro estadual de jovens hoje. De acordo com a extensionista social da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, um encontro on-line da Epagri com jovens do campo e do mar catarinenses deve reunir mais de 600 pessoas, a partir das 19 horas e 30 minutos de hoje. Ela explica que a data foi escolhida para marcar o dia estadual da juventude rural. O evento vai contar com a participação dos pais dos jovens e também de técnicos e representantes de outras instituições de extensão rural que desenvolvem trabalhos com esse público. O objetivo é abrir um espaço de interação e socialização de experiências de vida pessoais e profissionais com momento cultural e narrativas protagonizadas pelas famílias rurais. /O encontro é gratuito e aberto à todos os interessados. Segundo ALÉSIA, as dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 3472 5065 e 3472 5064. O evento será transmitido no Youtube, com o nome Encontro Estadual de Jovens-Epagri.

Epagri de Tunápolis tem alteração no atendimento até final deste mês. Segundo o extensionista, CÉLIO MIKULSKI, quando profissionais de escritórios da Epagri entram em férias a regional disponibiliza de equipe para que os municípios não fiquem sem atendimento. Exemplo é o município de Tunápolis, em que o extensionista TIAGO CARVALHO está de férias até dia 28 de outubro. CÉLIO explica que o atendimento no escritório da Epagri de Tunápolis está sendo feito duas vezes por semana. Na próxima semana o atendimento será prestado na terça e quinta-feira, o dia todo. O extensionista comenta que a Epagri está no momento encerrando as cotas pelos programas de calcário e troca-troca de sementes de milho. Ele lembra que a Epagri também disponibiliza o kit forrageira e auxilia no acesso as linhas de crédito pelo Pronaf. CÉLIO MIKULSKI já trabalhou no escritório de Tunápolis como extensionista de 2010 a 2015.

Epagri promove semana estadual da alimentação saudável com uma série de cursos online abertos à comunidade. A extensionista social da Epagri GRAZIELE SCHNOR explica que a partir de segunda-feira acontecem palestras sobre cultivo de alimentos com foco na saúde e também na tradição das famílias agricultoras. Na segunda-feira o tema é alimentos e cultura falando sobre pratos e costumes mais tradicionais de cada região do estado. Haverá um trabalho com indígenas e os itens produzidos nas aldeias do Oeste. Na terça-feira o assunto será Biodiversidade e Segurança Alimentar com palestras e experiências. Na quarta-feira, dia 21, o tema é alimentação escolar que também conta com vários produtos de agricultura familiar. Ela revela que haverá também estudo sobre as PANS – Plantas Alimentícias não convencionais como ora-pro-nobis, açafrão, erva baleeira, entre outros. Na quinta-feira o evento encerra falando sobre a importância da produção para o auto abastecimento para o campo e a cidade visando a economia financeira e qualidade nutricional.

Voluntários realizam bazar beneficente em prol da SOFIA HELENA em Descanso. O evento será realizado neste sábado e domingo, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o tratamento milionário da menina de Saudades, de um ano de idade, portadora da AME, Atrofia Muscular Espinhal. Conforme uma das dindas voluntárias da SOFIA HELENA, RUDINEIA STURMER, no sábado e no domingo o atendimento inicia ás oito horas, e se estende até as 18 horas, sem fechar ao meio dia. O local do bazar será no clube SAD, no centro de Descanso. RUDINEIA comenta que o bazar terá valores de um a no máximo 50 reais. Além de roupas e calçados, há também doces, brinquedos, utensílios de cozinha e até cadeirinhas de carro. A voluntária cita que outras ações beneficentes em prol da SOFIA já foram realizadas em Descanso, como o pedágio, em que foram arrecadados mais de 13 mil reais. Além disso, é feita também a venda de rifa, e objetos como enfeites de cuia e vira mate.

Falta de profissionais atrasa trabalho do IGP na regional de SMOeste. Conforme o gerente regional do IGP, LUIZ MARAN, o Instituto Geral de Perícias atende 27 municípios na regional de SMOeste. Ele explica que o atendimento presencial no local dos fatos é feito em caso de mortes violentas, como homicídios, suicídios, e mortes acidentais. Segundo MARAN, na prática, o IGP, por meio do perito e do auxiliar criminalista, faz o levantamento das informações no local para apurar a dinâmica do fato. O corpo é recolhido pelo Instituto Médico Legal, e na sede do IML é realizada a necropsia e liberado o atestado de óbito. O gerente regional reconhece que ultimamente está ocorrendo a demora no recolhimento do cadáver, em função da falta de profissionais que atuam como auxiliares médicos legistas. Para os 27 municípios, cita que são apenas dois auxiliares, e desde setembro uma das profissionais está afastada por tempo indeterminado devido a problemas de saúde.

Como cada auxiliar médico legista pode fazer somente 15 dias de sobre aviso por mês, LUIZ MARAN justifica que é solicitado o auxilio de outros profissionais da sede do IGP em Chapecó para cobrir o plantão na outra metade do mês. Em função disso, afirma que ocorrem casos em que há demora no recolhimento do corpo. Enquanto a auxiliar não retorna aos trabalhos, MARAN comenta que outros profissionais da região auxiliam no atendimento ao plantão. Ele diz que a falta de auxiliares é uma dificuldade que está sendo enfrentada em todo o estado. Comenta que esta é a maior demanda no momento, mas também há necessidades internas como melhorias em equipamentos e distribuição das funções devido ao acumulo de trabalho. Ele lembra que o trabalho é mais minucioso quando não há identificação do corpo, o que é feito a partir da análise de vestígios no próprio cadáver e questões genéticas.

Análise dos pedidos de impeachment contra o governador são as principais pautas da Alesc. O deputado estadual FABIANO DA LUZ lembra que um dos pedidos foi aceito e se refere ao aumento no salário dos procuradores. O ato assinado pelo governador CARLOS MOISÉS foi considerado ilegal. A vice, DANIELA REINHER foi incluída porque além de não ter agido contra o aumento, foi durante o período em que ela esteve no executivo que foi realizado o pagamento da primeira parcela. No caso do segundo pedido, o deputado revela que o tema gira em torno de uma possível fraude com a compra dos respiradores. Neste caso DANIELA teria alertando sobre risco de irregularidades. FABIANO DA LUZ afirma que o primeiro pedido de impedimento será votado na semana que vem, no dia 23. Se houver maioria simples a favor do afastamento, o governador e a vice deixarão seus cargos até a votação final que pode levar seis meses. O presidente da Alesc assume neste período. Este processo está mais adiantado. Ele falou ontem no Cedro Entrevista sobre o processo que seria votado ontem sobre os respiradores, mas a justiça suspendeu a sessão.

Aumento do salário dos procuradores teve reviravoltas. O deputado FABIANO DA LUZ esclareceu que a questão ainda gera diferentes interpretações. Conforme ele, foram os próprios desembargadores que fizeram um parecer pelo aumento que foi concedido. Mas, em seguida, o estado foi notificado sobre a irregularidade que precisaria ser corrigida. O parlamentar afirma que no primeiro momento CARLOS MOISÉS fez uma alteração encaminhada para assembleia votar junto com a reforma administrativa. O item faria correção desta irregularidade e foi aprovado pela Alesc demonstrando que o estado iria corrigir o erro. No entanto os aumentos continuarem a ser pagos. O problema é que não houve anulação deste reajuste. O deputado entende que houve atrapalhadas e também arrogância. Conforme ele, se houvesse um contato e entendimento mais próximo entre os poderes isso poderia ser evitado. FABIANO percebe que o grande percentual de aprovação do governo nas urnas, com 70 por cento dos votos, gerou esse sentimento.

Alemanha reabre estágio agropecuário para jovens da região. A pandemia mundial afetou diretamente a viagem de jovens do Extremo Oeste para estudar e trabalhar na Alemanha. Processo de seleção previsto para março foi suspenso com o agravamento da situação provocada pela Covid-19. Segundo o coordenador de Programas e Estágios na Alemanha e Suíça, RICARDO SCHMITZ, a viagem para a Suíça ainda foi possível garantindo o estágio para os jovens que haviam sido selecionados. Já o programa que possui maior demanda, que ocorre para a Alemanha, foi suspenso. Nesta semana ocorreu a liberação e os encaminhamentos já iniciaram. O coordenador relata aumento de interessados que deve acirrar a concorrência pelas 12 vagas disponíveis. Algumas propriedades não aceitaram receber estagiários neste momento.

RICARDO SCHMITZ enfatiza que a seleção será neste sábado, a partir das nove horas no Centro Universitário Uceff. O programa é destinado para jovens entre 18 e 25 anos, com possibilidade de algumas vagas para candidatos de até 30 anos. É exigido ter afinidade com a atividade agropecuária e conhecimento mínimo do idioma alemão. O Programa de Estágios não é o envio de mão de obra para a Europa e sim objetivo de qualificar os jovens para atuar na agropecuária na região. RICARDO SCHMITZ diz que é preciso qualificar os gestores de propriedades. Destaca uma oportunidade única com possibilidade de estágio de três anos, com formação técnica e prática na Alemanha. Mais de 500 jovens foram encaminhados para estágio em 25 anos. Na próxima semana deve iniciar processo para estágio na Suíça, com viagem a partir de abril do próximo ano.

Promotor manifesta preocupação com falta de prevenção a Covid-19. População reduziu cuidados essências para evitar contágio do novo Coronavírus. O promotor de justiça da comarca de Itapiranga, JULIANO BITENCOURT PINTER, revela que dados sobre a pandemia chamaram a atenção. O Extremo Oeste tem o pior índice no estado de ocupação de UTI para Covid-19 e para outras doenças. A região possui 79 por cento dos leitos de UTI ocupados. Do percentual reservado para uso exclusivo de pacientes com Covid-19, 63 por cento estão ocupados. O promotor diz que percebe pelas ruas que as pessoas não estão usando máscaras com a regularidade que deveriam. Outra preocupação é com aglomerações em locais públicos e eventos. PINTER lembra que existem situações que o público está lotando praias, mas que não devemos utilizar maus exemplos para nossas ações. É preciso se pautar no que é bom, nas situações que seguem as portarias de prevenção.

O promotor alerta que o agravamento da situação pode causar novamente o fechamento do comércio. Ele destaca que o agravamento da pandemia pode resultar em consequências graves para vários setores. O Ministério Público de Itapiranga acionou a vigilância sanitária para aumentar a fiscalização e cobrar o cumprimento das medidas de prevenção. JULIANO BITENCOURT PINTER, observa que a nova matriz de risco do estado estabelece novos parâmetros. Destaca que o fato de nenhuma região estar no grau gravíssimo, não significa que atingimos um patamar desejado. Conforme o promotor existe uma falsa sensação de que é possível viver normalmente sem os cuidados de prevenção e isso pode ter consequências desagradáveis.

PM prende foragidos e notifica mais de 30 veículos por irregularidades. No dia 15 de Outubro a Polícia Militar de Santa Catarina realizou uma série de ações voltadas ao enfrentamento aos crimes transnacionais na área da fronteira e nas divisas com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Na área da 9ª Região os policiais militares vistoriaram 359 veículos, dos quais 32 foram notificados por irregularidades de trânsito diversas e cinco veículos foram retidos por irregularidades de trânsito, sendo também apreendidas cinco Carteiras de Habilitação. Foram abordadas e identificadas 365 pessoas, onde nestas abordagens foram apreendidas 33 gramas de maconha. Os policiais militares participaram do cumprimento de três mandados de prisão. Em SMOeste dois homens foram presos acusados de assalto, sendo apreendida uma faca. Estas ações estão inseridas no contexto da Operação Hórus.

Polícia Rodoviária Federal alerta para golpe que usa nome da PRF para pedir contribuição de empresas. Segundo o comando da Polícia Rodoviária Federal, nesta quinta-feira uma empresa de São Miguel do Oeste entrou em contato com a guarnição da delegacia de Chapecó, solicitando se o comandante da PRF usa o nome semelhante a Cipriano. O suposto comandante teria ligado para a empresa solicitando uma contribuição financeira para projetos de acidentes, e também oferecendo a venda de adesivos. O empresário suspeitou da atitude e ligou para a PRF para confirmar, mas foi orientado pela policial que atendeu o telefone que se tratava de um golpe. O comando alerta que a PRF não realiza esse tipo de campanha solicitando dinheiro e nem a venda de nenhum material. A orientação é acionar a polícia e registrar boletim de ocorrência do fato, além de não entregar ou depositar nenhum valor solicitado.

Mulher é presa ao furtar carne e ração em Supermercado de SMOeste. A Polícia Militar atendeu por volta das 13 horas desta quinta-feira, uma ocorrência de furto na Rua Duque de Caxias, Centro, São Miguel do Oeste. Uma cliente foi flagrada furtando em um supermercado. Uma mulher trocou as embalagens de pacotes de carnes e no total cinco quilos do produto não foi pago pela mesma no caixa. Que após a passagem pelo caixa, a abordaram e constaram a mulher possuía dentro das vestes um pacote de ração para cães. A Mulher não quis se manifestar sobre o caso e foi presa pela Polícia Militar.

Caminhoneiro de Tunápolis é homenageado por familiares e amigos. Na tarde desta quinta-feira, familiares e um grande círculo de amigos, prestaram as últimas homenagens ao caminhoneiro de Tunápolis ALOÍSIO TOILLIER, 51 anos vítima de acidente de trânsito que ocorreu em São José das Missões, RS, na manhã desta quarta-feira. O caminhoneiro não resistiu aos ferimentos após uma colisão entre dois caminhões. Devido a sua profissão, seu caixão foi levado até o cemitério por um caminhão. Veículos acompanharam o cortejo fúnebre até o cemitério de Tunápolis, onde foi sepultado. O comércio do município fechou as portas por alguns instantes em sinal de luto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.