ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-10-2018 Terça-Feira

-GOVERNO VOLTA ATRÁS E MANTÉM INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO NO DIA QUATRO

-ESTADO VAI CHAMAR MIL PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO EM 2019

-SECRETARIA DE SAÚDE ORGANIZA PALESTRA COM A CELINA POLETTO

-COMBATE A CORRUPÇÃO É TEMA DE CONCURSO DE ORATÓRIA EM SÃO JOÃO DO OESTE

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS INCENTIVA MAIOR ADESÃO AS CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE

-ARTISTA PLÁSTICO DE DESCANSO SE DESTACA POR OBRAS EXECUTADAS NA REGIÃO E ATÉ FORA DO PAÍS

-PREFEITURA AGUARDA FINAL DO PERÍODO ELEITORAL PARA EFETUAR NOVAS AQUISIÇÕES

-DOIS HOMENS SÃO PRESOS NA REGIÃO POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

-OPERAÇÃO DA PRF NO FERIADO REGISTRA MENOS ACIDENTES, MAS AUMENTO NO NÚMERO DE MORTES


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


As duas Coreias e o Comando das Nações Unidas, que é liderado pelos Estados Unidos, iniciaram conversações nesta terça-feira sobre a desmilitarização de parte da fronteira que divide a península, em um contexto de aproximação entre os dois países. As duas Coreias, que seguem tecnicamente em guerra, já que até hoje não foi assinado um tratado de paz oficial, concordaram em adotar medidas para reduzir a tensão militar na fronteira durante a reunião de cúpula desta terça-feira.


Sessenta pessoas morreram após incêndio em um oleoduto no sudeste da Nigéria. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, três dias depois das autoridades divulgarem que o número inicial de mortos estaria em 16. A companhia estatal de petróleo disse que o bombeamento no sistema 2E da rede de oleodutos estava suspenso. O porta-voz da Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo disse que o fogo foi controlado e que a empresa está bombeando água no oleoduto para detectar outros possíveis vazamentos.


O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, chegou nesta terça-feira a Riad, na Arábia Saudita, para uma reunião com o rei SALMAN. Eles devem conversar sobre o desaparecimento, há duas semanas, do jornalista dissidente saudita JAMAL KHASHOGGI. A Arábia Saudita está preparando um relatório que deve admitir que o jornalista foi morto como resultado de um interrogatório que deu errado.



Pela terceira vez, o governo federal alterou a data de início do horário de verão. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, o dia certo para adiantar o relógio em uma hora é quatro de novembro. O horário de verão estava originalmente previsto para outubro. Para não atrapalhar as eleições, foi transferido para o dia quatro de novembro, mesmo dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Para não confundir os estudantes, o Ministério da Educação pediu que a data fosse trocada novamente, e o Planalto adiou para o dia 18. Agora, o governo voltou atrás e manteve o dia quatro.


O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta segunda-feira a redução da maioridade penal e o fim das “saidinhas das prisões”. BOLSONARO visitou o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o Bope. Ele não falou com a imprensa, mas publicou nas redes sociais um vídeo do encontro dele com os policiais. Em um discurso de cerca de cinco minutos, BOLSONARO listou as prioridades para a segurança pública e voltou a defender proteção judicial para policiais que matam em serviço.


O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta segunda-feira um governo de coalizão e disse que vai propor uma reforma da Previdência sem privilégios. No primeiro compromisso do dia, ele criticou o ensino à distância para crianças e disse que pretende aumentar ao tempo na escola para sete horas por dia. Nas redes sociais, o candidato disse que quer fazer um ministério com os melhores e escreveu que MARIO SERGIO CORTELLA deveria pensar em ocupar o Ministério da Educação.


O Ministério Público de Santa Catarina denunciou, nesta segunda-feira, RENATO OPENKOSKI e ALINE SOUZA, os pais do bebê JONATAS, que tem dois anos e sofre de uma doença degenerativa. Eles vão responder por estelionato e por se apropriarem de parte do dinheiro arrecadado na campanha AME Jonatas, feita para obter recursos para o tratamento do menino. A promotoria diz que os pais se apropriaram de mais de 200 mil reais da campanha. A família mora em Joinville, no Norte catarinense. JONATAS foi diagnosticado com AME em março de 2017 e o tratamento indicado para ele são doses de uma vacina importada dos Estados Unidos, no valor total de três milhões de reais.


O governo de Santa Catarina anunciou a chamada de mil professores efetivos que irão atuar no ensino médio da rede estadual a partir de fevereiro de 2019. Essa é a segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que já efetivou mil profissionais em dezembro de 2017. Segundo a Secretaria de Educação, o edital de convocação será divulgado provavelmente no início de dezembro, após período de rematrícula, quando será feito levantamento de demanda de cada escola. A posse dos profissionais deve ocorrer no dia primeiro de fevereiro.


O número de denúncias eleitorais feitas pelo aplicativo Pardal subiu 612 por cento em Santa Catarina em menos de um mês. O programa para dispositivos móveis recebe queixas feitas por eleitores contra candidatos, partidos ou coligações que seguem disputando ou que participaram apenas do primeiro turno das eleições deste ano. Conforme os dados do aplicativo, até ontem a tarde, já tinham sido encaminhadas mil 751 denúncias à Justiça Eleitoral. As cidades com mais denúncias são Florianópolis, Itajaí, Joinville, Blumenau e Chapecó.


-SECRETARIA DE SAÚDE ORGANIZA PALESTRA COM A CELINA POLETTO

-COMBATE A CORRUPÇÃO É TEMA DE CONCURSO DE ORATÓRIA EM SÃO JOÃO DO OESTE

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS INCENTIVA MAIOR ADESÃO AS CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE

-ARTISTA PLÁSTICO DE DESCANSO SE DESTACA POR OBRAS EXECUTADAS NA REGIÃO E ATÉ FORA DO PAÍS

-PREFEITURA AGUARDA FINAL DO PERÍODO ELEITORAL PARA EFETUAR NOVAS AQUISIÇÕES


Comissão define esta semana os preços para a quarta Expo São João. Equipe terá reunião nesta terça-feira. O presidente da Comissão Central Organizadora, JONATHAN GRASEL comenta que serão definidos detalhes com as entidades parceiras e vários encaminhamentos para a Exposição Feira, Agropecuária, Industrial e Comercial de São João do Oeste. GRASEL chama atenção que outra reunião está marcada para quinta-feira para definição dos preços de ingressos para os shows da Expo São João que ocorre nos dias sete, oito e nove de dezembro. O show principal será no dia oito com a dupla sertaneja Chrystian e Ralf. As demais atrações terão ingresso livre.


Usuários do Sistema Único de Saúde de Mondaí podem ter acesso às informações sobre a lista de pacientes. é possível acompanhar a posição e previsão de atendimento nas listas de espera pelos serviços do SUS, como consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Conforme o secretário da saúde, GINTHER DREHER, as pesquisas poderão ser realizadas no site do município, através do link com o nome "SISREG", localizado do lado esquerdo da tela, onde o usuário irá acessar preenchendo as informações necessárias, tendo em mãos o CPF ou Cartão Nacional do SUS. As informações inseridas nas listas de espera e nas listas de pacientes agendados e atendidos serão atualizadas semanalmente todas segundas-feiras. A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é definida a partir de critério cronológico ou avaliação da situação clínica do paciente.


São João do Oeste adquire nova ambulância. Esta foi à segunda ambulância nova adquirida este ano. A primeira, comprada em janeiro, foi adquirida com recursos próprios. A segunda ambulância, entregue na manhã de ontem, teve investimento de 189 mil e 400 reais. Parte do recurso é oriundo de emenda do deputado federal MARCO TEBALDI, com complemento de recursos do município. Conforme o secretário, VITUS RITTER, a ambulância está totalmente equipada, inclusive com uma ‘semi UTI’. Em função de uma ambulância ter sofrido perda total em um acidente, o secretário lembra São João do Oeste havia firmado convênios com Iporã do Oeste e Tunápolis para o empréstimo de veículos para o transporte de pacientes. RITTER cita também a licitação para terceirização do transporte de pacientes a cidades mais distantes, e mais uma licitação que está aberta para contratar empresa que faça o transporte de pacientes na região extremo oeste.


Secretaria de saúde organiza palestra com a ginecologista e mastologista CELINA POLETTO. A palestra será no dia 24, às 18 horas, no pavilhão evangélico. O tema será “cancer de mama, supere todas as barreiras”. Conforme a médica, o cancer de mama atinge uma parcela significativa de mulheres em todas as faixas etárias, principalmente a partir dos 50 anos. Na região Sul, para cada 100 mil mulheres, cerca de 60 são diagnosticadas com cancer. CELINA lembra que quando aparece em pacientes mais jovens, geralmente não há sintomas da doença e a mulher precisa aprender a se auto-conhecer para descobrir as irregularidades do corpo. Ela afirma que a única forma de reduzir o número de mortes por cancer de mama, e de prolongar a vida da mulher é o diagnóstico e o tratamento precoce. A médica avalia que a oferta de conhecimento as mulheres é importante para esclarecer dúvidas e contribuir para a auto proteção. No dia 27 haverá dia D de atendimento na unidade de saúde das oito às 16 horas para exames de preventivo.


Descanso fará inauguração de melhorias na casa do agricultor. O ato de inauguração do espaço, que serve de sede para a secretaria de agricultura e da feira livre da agricultura familiar, está marcado para a tarde desta sexta-feira. Conforme a secretária, MARLISE LOVATEL, a casa do agricultor, um prédio do município, contempla uma estrutura já antiga, mas este ano a administração realizou a reestruturação interna do espaço, com reorganização das divisórias para melhor organização da feira e da secretaria, que contempla o setor de blocos, o departamento técnico e o ICASA. MARLISE comenta que a casa do agricultor leva o nome de EDUARDO VRONSKI, um líder na organização da classe dos agricultores que será homenageado nesta sexta-feira. O evento também terá degustação de alimentos da agricultura familiar produzidos e comercializados pelos produtores da feira, que é realizada toda sexta-feira a tarde.


Combate a corrupção é tema de concurso de oratória com estudantes do ensino médio de São João do Oeste. O concurso de oratória é realizado a cada dois anos, e como este ano não houve a olimpíada de língua Portuguesa a secretaria de educação optou por manter o evento por dois anos consecutivos. As escolas participantes são a escola de educação básica Cristo Rei e Madre Bemvenuta da sede. Cada escola realiza inicialmente uma etapa interna de seleção, para participar posteriormente da fase municipal. Na escola Madre Bemvenuta e na escola de Cristo Rei a etapa escolar será realizada nesta quinta-feira, a partir das oito horas, quando quatro alunos de cada escola serão selecionados para a etapa municipal, no dia 26 de outubro. A premiação na etapa municipal será troféu e poupanças, patrocinadas pelo Sicoob.


O concurso, promovido pela secretaria de educação em parceria com o Sicoob, tem como tema este ano, “como eu combato a corrupção”. Conforme a diretora da escola de Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, o tema, com o qual todos se deparam no dia a dia, está sendo trabalhado na disciplina de português com os alunos do ensino médio inovador. ANDREA comenta que a elaboração dos textos contou também com a parceria da UCEFF, por meio de palestra com o professor KURLAN, sobre ética. Além de um bom texto, a diretora lembra que o trabalho com os alunos foi para que desenvolvessem uma boa oratória. A diretora da escola enfatiza que a corrupção não é associada apenas a política, mas nas atitudes de cada pessoa na sociedade. Ela comenta que além de desenvolver um bom texto e uma boa oratória, os alunos são desafiados a pensar no seu comportamento, e nas suas ações no dia a dia.


Secretaria de saúde incentiva maior adesão as campanhas de doação de sangue. A enfermeira da unidade de saúde de Tunápolis, PAOLA PRESSI, ressalta que a doação de sangue é um processo seguro e confiável, porque o material usado é individual e descartado, e tudo acontece em um ambiente adequado e por profissionais capacitados. Ela afirma que além de não ter nenhum risco de contaminação do paciente, o volume do sangue coletado, cerca de 450 ML, é rapidamente reposto pelo organismo. A enfermeira reforça que todo o processo de doação leva cerca de 55 minutos, não dói e não prejudica a saúde. A enfermeira destaca que em Tunápolis, a próxima doação de sangue, agendada no Hemosc de Chapecó, será nesta quarta-feira, com saída as nove horas e doação agendada para as 13 horas. A secretaria de saúde disponibiliza o transporte, e o único custo do paciente será com o almoço.


Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento oficial com foto. Além disso, o peso deve ser superior a 50 quilos. A doação não pode ser feita em jejum, portanto a pessoa deve estar bem alimentada e deve evitar o consumo de alimentos gordurosos e bebida alcoólica ao menos 12 horas antes da doação. A enfermeira também alerta para os casos em que a doação de sangue não pode ser realizada. PAOLA PRESSI explica que não podem doar sangue as pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, além daquelas pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatites, sífilis, e doença de chagas ou infecções e alergias.


O doador também não pode ter lesão de pele, ou ter feito algum processo de micro pigmentação nos últimos seis meses, além de cirurgia recente. A enfermeira lembra que a restrição para doar sangue também ocorre caso o paciente tenha usado drogas e tenha problemas de pulmão ou cardíaco. PAOLA PRESSI lembra que no Hemosc o doador passa por uma entrevista individual e sigilosa, e que também não é divulgada. Caso a coleta de sangue aponte para algum problema, o próprio Hemosc entra em contato com a pessoa para comunicar o doador. A transfusão de sangue é feita para vítimas de acidentes, queimaduras violentas, além de atender pessoas com leucemia, anemia e hemofilia ou que passaram por cirurgia. Em Tunápolis 180 pessoas estão cadastradas para as doações mensais de sangue. O tipo de sangue mais procurado no Hemosc é o Ó negativo.


Artista plástico de Descanso se destaca por obras executadas na região e outros países. NEURI REOLON, é natural de São José do Cedro, e atualmente reside em Descanso, onde possui um ateliê para os seus trabalhos de desenho, pintura, escultura, caricatura, além de teatro. O artista plástico também ministra uma oficina em Guarujá do Sul sobre escultura em madeira, modelagem, laboratório de circo, desenho e pintura. O gosto pela arte iniciou quando NEURI ainda era criança. Já na infância ele gostava de desenhar e aos 12 anos passou esse dom para a madeira por meio da escultura. A madeira que servia para a arte eram tocos encontrados na lavoura, e as ferramentas usadas eram facas de inox da cozinha de sua mãe. NEURI começou a vender suas obras e participar de exposições também muito cedo. Além da madeira, passou a usar para as esculturas também pedras, metais, concreto, resina, pedra sabão, renisca e cerâmica.


As obras do artista plástico podem ser vistas em Descanso, no painel da Coluna Prestes do trevo de acesso a cidade e a restauração da pintura no Moro do Cristo. NEURI REOLON já realizou diversas restaurações e obras sacras, altares de igreja e adornos de madeira. Ele comenta que o seu trabalho é conhecido também em outras cidades, como o monumento em homenagem as vítimas do duplo acidente na BR 282 em outubro de 2007, que foi inaugurado na última semana em SMOeste. O artista atende também projetos em outros estados e inclusive fora do país. Além de gostar do que faz, NEURI REOLON atribuiu a boa aceitação que suas obras vem tendo pelo fato dele sempre se manter atualizado tanto para as técnicas da arte, como dos fatos históricos que as próprias obras contam.


Prefeitura de Iporã do Oeste aguarda final do período eleitoral para efetuar novas aquisições. Segundo o secretário de administração, JONAS KAISER, durante a última semana ocorreu à licitação da escavadeira hidráulica para os setores de urbanismo e transportes e obras, no valor de 480 mil reais. Houve também a licitação de uma retroescavadeira, no valor de 300 mil reais. O secretário lembra que o município precisa esperar encerrar o período eleitoral para emitir a ordem de compra das máquinas. Ele cita que foi definido para dia 20 de novembro a licitação pelo projeto Avançar Cidades, pelo qual o município financiou cerca de cinco milhões de reais para pavimentação de ruas da cidade. Pelo avançar cidades, uma empresa está fazendo a avaliação dos imóveis para estipular a taxa de melhoria, e será feita ainda uma reunião com os moradores. As obras devem iniciar ainda este ano, e a conclusão prevista até abril.


Em relação a obras no interior, o secretário de administração cita a licitação para construção de nova ponte na divisa de Iporã do Oeste com Santa Helena. Sobre o trabalho de modernização das estradas na linha Letras, JONAS KAISER comenta que os serviços estão atrasados em função das condições do tempo, e de uma parada nas melhorias que foi necessária para a detonação de rochas que permitem a ampliação para chegar à largura de oito metros da estrada. Apesar das obras, o tráfego está liberado. Na cidade, o secretário cita os trabalhos do setor de urbanismo, com novo paisagismo ao longo da avenida, além da pintura dos postes de iluminação e em breve das faixas e estacionamentos públicos na avenida. KAISER cita ainda a previsão de licitação para compra de novas lixeiras, que serão fixas para facilitar a recolha. Ele lembra que o prefeito LÚCIO MALLMANN está em Brasília, em busca de mais recursos para o município.


-DOIS HOMENS SÃO PRESOS NA REGIÃO POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

-OPERAÇÃO DA PRF NO FERIADO REGISTRA MENOS ACIDENTES, MAS AUMENTO NO NÚMERO DE MORTES


PRF aprende mercadorias argentinas na BR 163. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã de domingo, uma carga de mercadorias argentinas na BR-163, em Dionísio Cerqueira. A carga contendo desodorantes, bebidas e camarões estava em um Gol de Erechim, Rio Grande do Sul. Conforme os policiais, no interior do veículo havia 510 unidades de desodorante, 78 litros de cervejas e 18 quilos de camarões. O condutor, de 35 anos, disse que os produtos tinham sido comprados na Argentina e seriam revendidos no estado gaúcho. Ele foi encaminhado, junto com o veículo e a carga, para a Receita Federal de Dionísio, onde responderá por contrabando e descaminho.


Polícia de Descanso cumpre mandado de prisão preventiva. Na tarde desta segunda-feira, Policiais Civis e Militares cumpriram um mandado de prisão preventiva, em desfavor um de homem de 30 anos, morador de Descanso. O preso está sendo investigado pela Polícia Civil de Descanso, pela prática de crimes na comarca e estava interferindo nas diligências, razão pela qual, o delegado representou pela prisão, que foi deferida pela Justiça, após manifestação favorável do Ministério Público. O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Para não prejudicar a investigação, a polícia civil informou que não pode revelar quais os crimes cometidos pelo preso na tarde de ontem.


Dois motoristas são presos por embriaguez ao volante. A primeira ocorrência foi atendida ainda na sexta-feira, por volta das 18 horas. A Polícia Militar abordou uma moto de trilha em via pública, na Rua Presidente Venceslau Brás em Belmonte. O condutor estava com visíveis sinais de embriaguez. Ele foi preso em flagrante por dirigir com a capacidade psicomotora alterada. Na noite de domingo, por volta das 21 horas, a PM atendeu um acidente de trânsito com danos materiais, na Rua Carlos Dalmagro, bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. Segundo a PM, um GOL colidiu na traseira de um CORSA que estava estacionado. No local foi constatado pela polícia que o condutor que causou o acidente estava com dificuldade de equilíbrio, falante e com odor etílico. O motorista foi preso por conduzir veículo sob influência de álcool.


Operação Nossa Senhora Aparecida registra menos acidentes mas número de mortes aumenta. A Polícia Rodoviária Federal encerrou na noite de domingo, a Operação Nossa Senhora Aparecida, iniciada na véspera do feriado. Segundo os dados da PRF, nos quatro dias de trabalho foram registrados 108 acidentes, sendo que 140 pessoas ficaram feridas e cinco acabaram morrendo. Comparado com a mesma data do ano passado, houve queda no número de acidentes e feridos, porém, neste ano, dois óbitos a mais foram registrados. Os acidentes fatais ocorreram nas BRs 101 e 282, nos municípios de Pinhalzinho, Palhoça, Sombrio e Maravilha. Ainda de acordo com a PRF, dois 262 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida, 87 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 260 por ultrapassarem em local proibido.


Polícia civil de Maravilha prende homem por posse irregular e adulteração de armas de fogo. Na tarde de ontem, Policiais Civis do Setor de Investigação Criminal de Maravilha estavam realizando diligências na linha Araça, quando localizaram um homem de 46 anos, natural de Modelo, o qual se identificou como armeiro e foi surpreendido com uma arma de fogo, tipo espingarda calibre 36, modificada para calibre 22, com um silenciador caseiro, acoplada à mesma, e mais vinte e duas munições calibre 22 intactas. Após ter sido dada voz de prisão ao autor, os agentes localizaram mais uma arma de pressão, adulterada para calibre 22, também com silenciador caseiro acoplado. O homem confessou que realizava a adulteração das armas e foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e adulteração. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.


Homem é preso por posse irregular de arma de fogo em Descanso. Na tarde desta segunda-feira, Policiais Civis e Militares de Descanso, com apoio do Canil de SMOeste, cumpriram dois mandados de busca e apreensão no interior do município. Após receber informações de que os suspeitos estariam na posse de armas de fogo em desacordo com a legislação, a Polícia Civil representou pela expedição da Ordem Judicial, deferida pelo Ministério Público. Em uma das residências foi encontrada uma espingarda, calibre 32, sem numeração aparente, petrechos de munição e um pássaro da fauna silvestre em cativeiro sem a autorização das autoridades competentes. O responsável pelas residências, homem de 58 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo e possuir em cativeiro espécie da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente. O preso não pagou a fiança arbitrada e foi encaminhado ao Sistema Prisional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.