ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/10/2018


-GOVERNO VOLTA ATRÁS E MANTÉM INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO NO DIA 4
-ESTADO VAI CHAMAR MIL PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO EM 2019
-CRAS ORGANIZA ENCONTRO COM FAMÍLIAS DO PAIF PARA AMANHÃ
-SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA E DO COLO DE ÚTERO
-COMPANHIA DA PM RECEBERÁ 12 NOVOS POLICIAIS NESTE MÊS
-PREFEITURA DE PALMA SOLA CONCEDE VALE ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES
-LOTEAMENTO ALTA COLINA DE SJCEDRO É LIBERADO NA TOTALIDADE
-DEMANDA DE ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS GERAM PREOCUPAÇÃO EM PRINCESA
-BRIGA ENTRE TRÊS HOMENS ACABA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-ACUSADO ATROPELAMENTO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL VAI A JÚRI POPULAR

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

As duas Coreias e o Comando das Nações Unidas, que é liderado pelos Estados Unidos, iniciaram conversações nesta terça-feira sobre a desmilitarização de parte da fronteira que divide a península, em um contexto de aproximação entre os dois países. As duas Coreias, que seguem tecnicamente em guerra, já que até hoje não foi assinado um tratado de paz oficial, concordaram em adotar medidas para reduzir a tensão militar na fronteira durante a reunião de cúpula desta terça-feira.

Sessenta pessoas morreram após incêndio em um oleoduto no sudeste da Nigéria. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, três dias depois das autoridades divulgarem que o número inicial de mortos estaria em 16. A companhia estatal de petróleo disse que o bombeamento no sistema 2E da rede de oleodutos estava suspenso. O porta-voz da Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo disse que o fogo foi controlado e que a empresa está bombeando água no oleoduto para detectar outros possíveis vazamentos.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, chegou nesta terça-feira a Riad, na Arábia Saudita, para uma reunião com o rei SALMAN. Eles devem conversar sobre o desaparecimento, há duas semanas, do jornalista dissidente saudita JAMAL KHASHOGGI. A Arábia Saudita está preparando um relatório que deve admitir que o jornalista foi morto como resultado de um interrogatório que deu errado.

Pela terceira vez, o governo federal alterou a data de início do horário de verão. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, o dia certo para adiantar o relógio em uma hora é quatro de novembro. O horário de verão estava originalmente previsto para outubro. Para não atrapalhar as eleições, foi transferido para o dia quatro de novembro, mesmo dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Para não confundir os estudantes, o Ministério da Educação pediu que a data fosse trocada novamente, e o Planalto adiou para o dia 18. Agora, o governo voltou atrás e manteve o dia quatro.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta segunda-feira a redução da maioridade penal e o fim das “saidinhas das prisões”. BOLSONARO visitou o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o Bope. Ele não falou com a imprensa, mas publicou nas redes sociais um vídeo do encontro dele com os policiais. Em um discurso de cerca de cinco minutos, BOLSONARO listou as prioridades para a segurança pública e voltou a defender proteção judicial para policiais que matam em serviço.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta segunda-feira um governo de coalizão e disse que vai propor uma reforma da Previdência sem privilégios. No primeiro compromisso do dia, ele criticou o ensino à distância para crianças e disse que pretende aumentar ao tempo na escola para sete horas por dia. Nas redes sociais, o candidato disse que quer fazer um ministério com os melhores e escreveu que MARIO SERGIO CORTELLA deveria pensar em ocupar o Ministério da Educação.

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou, nesta segunda-feira, RENATO OPENKOSKI e ALINE SOUZA, os pais do bebê JONATAS, que tem dois anos e sofre de uma doença degenerativa. Eles vão responder por estelionato e por se apropriarem de parte do dinheiro arrecadado na campanha AME Jonatas, feita para obter recursos para o tratamento do menino. A promotoria diz que os pais se apropriaram de mais de 200 mil reais da campanha. A família mora em Joinville, no Norte catarinense.JONATAS foi diagnosticado com AME em março de 2017 e o tratamento indicado para ele são doses de uma vacina importada dos Estados Unidos, no valor total de três milhões de reais.

O governo de Santa Catarina anunciou a chamada de mil professores efetivos que irão atuar no ensino médio da rede estadual a partir de fevereiro de 2019. Essa é a segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que já efetivou mil profissionais em dezembro de 2017. Segundo a Secretaria de Educação, o edital de convocação será divulgado provavelmente no início de dezembro, após período de rematrícula, quando será feito levantamento de demanda de cada escola. A posse dos profissionais deve ocorrer no dia primeiro de fevereiro.

O número de denúncias eleitorais feitas pelo aplicativo Pardal subiu 612 por cento em Santa Catarina em menos de um mês. O programa para dispositivos móveis recebe queixas feitas por eleitores contra candidatos, partidos ou coligações que seguem disputando ou que participaram apenas do primeiro turno das eleições deste ano. Conforme os dados do aplicativo, até ontem a tarde, já tinham sido encaminhadas mil 751 denúncias à Justiça Eleitoral. As cidades com mais denúncias são Florianópolis, Itajaí, Joinville, Blumenau e Chapecó.

Edital de chamamento abre vagas para cadastro e implantação do serviço de Famílias Acolhedoras em SJCedro. Conforme a psicóloga do setor social, ANA PAULA BIANCHINI, o edital está publicado no site da prefeitura. O objetivo é selecionar famílias interessadas em participar do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes de ambos os sexos, afastadas do convívio familiar por decisão judicial em decorrência de situação de risco pessoal ou social. Se trata de um acolhimento provisório voltado aos casais ou pessoas solteiras sem intenção em adotar os menores. Para os interessados é necessário comparecer junto à Secretaria de Assistência Social até dia primeiro de novembro, portando os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, rendimentos e certidão negativa de antecedentes criminais. As famílias que irão acolher crianças ou adolescentes receberão subsídio financeiro. A inscrição pode ser feita junto à Secretaria de Assistência Social de Cedro, nas proximidades da rádio Cedro, Cemas e do conselho tutelar.

Cras de Princesa organiza encontro com famílias do Paif para amanhã. A assistente social, ANNE CASAGRANDE explica que o encontro será na quarta-feira, a partir das 13 e 30, na sede do Cras, reunindo participantes do interior e da cidade. Ela lembra que existe um organograma que prevê atividades em cada encontro que tem duração de uma hora e meia. Nesta semana serão orientações para donas de casa. ANNE revela que o serviço é essencial dentro do Cras com participação e integração das famílias.

Palestra em alusão ao Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira. A Secretaria de Saúde de Guaraciaba está promovendo durante todo este mês ações relacionadas à conscientização sobre prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. Amanhã, quarta-feira a Secretaria promoverá uma palestra “Mulheres Brilhantes” com a escritora e palestrante, LENICE REINEHR. O evento acontecerá às 14 horas, no Centro de Múltiplouso, ao lado da Prefeitura. Segundo a secretária, DAIANE DORIGON o evento trará dinâmicas entre as mulheres, além de proporcionar uma tarde de aprendizado para as participantes. Ela explica que a palestra abordará as causas do câncer de mama e o que muda na vida das pessoas depois que elas descobrem a doença. Durante este mês ocorrem feirinhas de saúde com oferta de consultas, atendimentos variados, avaliação nutricional e testas rápidos.

Apesar de não registrar danos nas estradas, tempo instável prejudica cronograma da equipe de Obras de Guarujá do Sul. O secretário da pasta, JAIR MALMANN percorreu as vias rurais neste início de semana para verificar possíveis avarias registradas com as precipitações do final de semana. Ele observa que não houve estragos, no entanto, a chuva deixou o solo bastante úmido, o que dificulta a entrada das máquinas conforme o programado. Na semana passada a equipe executou melhorias amplas na estrada geral de Pessegueiro até a serra da Linha Maidana. No local havia buracos e foi feito cascalhamento que estava sendo reivindicado. MALMANN afirma que o objetivo nesta terça-feira com tempo de sol é seguir para região de Barro Preto. Para os próximos dias serão atendidas ainda duas estradas transversais em Pessegueiro, acesso em Maidana e patrolamento na Linha Coronel. A expectativa é encerrar todas as localidades até final de novembro. Em dezembro a equipe percorrerá novamente a malha viária para verificar as condições daquelas que precisem de um segundo reparo.

Patrulha Agrícola realiza trabalhos em Linha Caravággio. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico juntamente com a Secretaria de Transportes, está realizando nesta semana trabalhos da Patrulha Agrícola, com melhoramento de acessos principais e secundários da comunidade. Conforme o Secretário de Agricultura IZADIR ARCONTI, os trabalhos seguem conforme o cronograma e também conforme as condições do tempo, uma vez que as chuvas prejudicam os trabalhos da equipe. Ainda conforme o Secretário nesta semana as equipes trabalharam também em duas terraplanagens, uma em Linha São Luís para implantação de um sistema free stall e outra em Linha São Vicente para construção de uma granja de suínos.

Companhia da Polícia Militar receberá aumento do efetivo. O comandante da PM em Dionísio Cerqueira, DEIBER HAEFLIGER lembra que desde o ano passado as lideranças tentavam a elevação da companhia para batalhão, o que traria novos serviços e mais agentes para a região. Ele explica que devido à troca de governador e todo processo eleitoral essa mudança sofreu entraves. Porém, a houve a confirmação da implantação de um canil setorial em parceria com a sociedade civil. O capitão destaca que para operacionalizar o canil houve destinação de doze novos policiais. Eles começam a ser apresentar nesta semana. HAEFLIGER comenta que a intenção é este reforço em ações descentralizadas com operações específicas. O comandante explica que o canil terá trabalhos voltados para a localização de entorpecentes em residências e veículos, busca e resgate de desaparecidos ou foragidos, proteção e Cinoterapia com atividades sociais junto a APAE, órgãos públicos e associações sem fins lucrativos.

Polícia Militar realiza jantar em prol da compra de equipamentos para o Canil Setorial. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizará no próximo sábado um jantar em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, que auxiliará na construção da estrutura. O cardápio será risoto no tacho, vendido no valor de 20 reais e será servido a partir das oito da noite no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Dionísio Cerqueira. Desde a construção da estrutura física até a compra de equipamentos serão por intermédio de doações. Os ingressos poderão ser adquiridos por intermédio do policial ALAN BUGANÇA pelo contato (49) 9100-0922, diretamente na Companhia de Polícia pelo (49)3644-3370 ou junto a Ascoagrin.

35 mil 184 votos foi a somatória do deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA. O deputado com reduto de votos no Extremo Oeste conseguiu novamente uma vaga para Alesc. Foi a sua segunda melhor votação e na avaliação dele, ficou dentro da sua expectativa. Só em SJCedro ele foi o quarto mais votado e computou 644 votos. Em Guarujá do Sul ele foi o campeã para o cargo de deputado estadual com 416 votos.Em Anchieta foram 361 votos. Em primeiro de janeiro este parlamentar vai assumir a sua quinta legislatura na Assembleia. PADRE PEDRO iniciou a vida pública em 97, quando foi a primeira vez prefeito de Guaraciaba. Quatro anos mais tarde ele se reelegeu e quando deixou a prefeitura seguiu carreira de deputado.

Vitórias nas urnas ocorrem pela maneira como se trabalha. A manifestação é do deputado reeleito PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele salienta que gosta muito de ouvir as lideranças, o que lhe dá muita credibilidade. Considera fundamental no seu sucesso eleitoral os debates que promove em torno da água. Recursos hídricos receberam atenção de BALDISSERA nos últimos 12 anos. Outro assunto que ele gosta de trabalhar é com alimentos naturais. Ele afirma que a fitoterapia como modelo de saúde é um de seus assuntos preferidos. Para ele, usar as plantas como meio de viver bem é fundamental. O fim da aposentadoria dos ex-governadores foi uma busca insistente do parlamentar. Ele lembra que Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a acabar com esse privilégio. Quando um governador entregava o cargo, passava a receber mais que o dobro de quando estava no exercício do cargo, sem contribuir nada. PADRE PEDRO considera este, um dos pontos altos de sua reeleição.

Prefeito assina abertura de conta da prefeitura de Palma Sola na Cooperativa Sicredi. A reunião que marcou a parceria reuniu o secretário de Administração, TIAGO BIANQUETO; diretor presidente do Sicredi, JOSÉ CESAR WUNCH; gerente da Agência de Palma Sola, DIÓJENES ALGAYER e demais membros da instituição. O prefeito explica que foi aprovada no início deste ano a Lei Complementar que autoriza as cooperativas de crédito a captarem recursos dos municípios. A matéria tem origem no projeto do deputado DOMINGOS SÁVIO, e foi aprovada na Câmara em 28 de novembro de 2017. O prefeito destaca que através da aprovação da Lei as cooperativas poderão captar recursos de municípios e de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controlados. De acordo com MANTELLI, esta nova conta com a cooperativa Sicredi será uma opção a mais na movimentação financeira do município. O objetivo na sequência é realizar o pagamento dos funcionários da prefeitura via Sicredi para gerar economia para os cofres públicos que pagam taxas em bancos tradicionais.

Prefeitura de Palma Sola concede vale alimentação aos servidores. O prefeito, CLEOMAR MANTELLI explica que o vale alimentação é um reflexo dos esforços da equipe na valorização do funcionalismo público aprovada pelos nossos vereadores. O pedido foi feito pelo sindicato que iniciou negociações visando o reajuste e a concessão do beneficio. Serão 50 reais depositados até o dia 10 de cada mês no cartão vale alimentação que será utilizado no comércio local em Palma Sola. O prefeito explica que os comerciantes interessados podem procurar a administração para fazer o cadastro e passar a aceitar o vale em seus estabelecimentos. Ele entende que este é um incentivo importante para o comércio porque condiciona o uso em Palma Sola, visando o giro na economia. CLEOMAR revela que o cartão foi possível através da contribuição da Facisc e Acepa de Palma Sola. Não existe cobrança de anuidade nem mensalidade.

Loteamento Alta Colina é liberado na totalidade. A área que possui mais de 300 terrenos em SJCedro enfrentava entraves há oito anos devido a questões ambientais e exigências. O empresário e responsável pelo empreendimento, ALDO RIGO destaca que na semana passada o Instituto do Meio Ambiente forneceu a Licença Ambiental de Operação para o loteamento e para o sistema de coleta de esgoto sanitário. Ele explica que foram muitas dificuldades devido as exigências que foram amplas no decorrer das adequações. Os custos de infraestrutura também aumentaram devido ao período longo de melhorias. Ele explica que a partir desta semana, os proprietários dos lotes poderão buscar o alvará de construção junto a prefeitura. Para aqueles que já tem a residência construída, também já é possível encaminhar o habite-se para regularizar as moradias. A ligação das redes de esgoto também devem começar nesta semana.

Sistema sanitário implantado no loteamento de SJCedro está entre os mais modernos. O empresário ALDO RIGO explica que os novos moradores deste loteamento são orientados a procurar informações no Semae, já que para aprovar a instalação dos equipamentos a residência precisa de alguns requisitos. A rede de esgoto fica no passeio e cada residência terá uma ligação para coleta dos resíduos. Há elevatórias que vão bombear o esgoto para a Estação.Ele destaca que este sistema é o mesmo que os grandes centros estão aderindo e possui um custo viável. Ele explica que o projeto é moderno, com estrutura da estação em fibra, com o controle automatizado, dependendo apenas de um operador para acionar o funcionamento. Foram implantados poços que contém a rede coletora, já instaladas nos passeios. Em seguida os resíduos passam por bombas de recalque para então serem destinados á Estação de Tratamento de Esgoto. A água tratada volta aos rios e córregos e o lodo vai cair em containers, destinados a aterros sanitários. RIGO lembra que a gestão será feita pelo Semae.

Demanda de atendimentos psicológicos geram preocupação em Princesa. Conforme o vereador, VALDIR MARKUS, o problema repercutiu nos últimos dias na câmara de vereadores. Ele explica que houve alguns questionamentos sobre a demanda de atendimentos e na oportunidade a psicóloga, MARISTELA BARP, usou a palavra. Ela detalhou como funcionam os encaminhamentos e atuação da equipa. São mais de 30 pessoas que estão na fila para acompanhamentos com a profissional. O vereador entende que o problema é grave já que a depressão é um problema frequente e que precisa de tratamento. Ele cita a necessidade de saúde oferecer este tipo de suporto. O problema teria se agravado devido a mudança no expediente da psicóloga. MARKUS revela que o objetivo era debater com o prefeito, EDILSON VOLKWEIS sobre o tema já durante a sessão, mas, durante o pronunciamento, ele teria se ausentado. Agora os vereadores devem solicitar uma reunião com a administração para solucionar a questão.

PRF apreende mercadorias contrabandeadas da Argentina na BR 163 em Dionísio Cerqueira. Policiais rodoviários federais apreenderam desodorantes, bebidas e camarões contrabandeados da Argentina. A mercadoria foi encontrada em um Gol de Erechim/RS. Havia 510 unidades de desodorantes, 78 litros de cervejas e 18 quilos de camarões. O motorista, de 35 anos, informou que os produtos tinham sido comprados na Argentina e seriam revendidos no Rio Grande do Sul. Ele foi encaminhado, junto com o veículo e a carga, para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira, onde responderá por contrabando e descaminho.

Homem tem cavalo furtado em Dionísio Cerqueira. A guarnição foi acionada para atendimento de ocorrência na rua principal do Bairro Agrícola na tarde de ontem, por volta das 15 horas. Um homem relatava que seu cavalo, um animal com a pelagem preta, havia sido furtado durante a madrugada. Ainda segundo a vítima, ele teria deixado seu cavalo em um potreiro próximo à antiga pedreira e quando foi buscar o animal, percebeu que o mesmo não estava mais no local. Diante do fato a guarnição realizou rondas nas proximidades no intuito de localizar o autor ou autores do fato, porém sem sucesso. No local foi confeccionado o boletim de ocorrência e orientada o comunicante sobre os procedimentos que seguem.

Caso de abigeato é registrado no interior de Dionísio Cerqueira. Um caso de furto de gado foi registrado na manhã de domingo, em uma propriedade da Linha Jacob Maran. No local a PM conversou com o responsável pela propriedade que informou que durante a madrugada teve um bovino de sua propriedade abatido, sendo que algumas partes do animal foram levadas pelos autores. Ainda de acordo com a vítima, os autores seriam pelo menos quatro pessoas, tendo em vista que o animal abatido estava solto na mangueira e não era um animal manso, o que dificultaria a ação de uma só pessoa, sendo que no local onde foram encontrados os restos do animal haviam marcas de diferentes pegadas. Diante dos fatos a equipe policial realizou rondas nas proximidades no intuito de localizar os possíveis autores, porém sem sucesso. A vítima foi orientada.

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 21 horas, na Rua Guerino Pércio no bairro Três Fronteiras. No local estaria ocorrendo uma briga envolvendo três homens. Ao chegar ao local os PMs se depararam com a vítima, um homem de 42 anos, o qual apresentava lesões no rosto e um corte profundo nas costas. A guarnição dos bombeiros foi acionada para prestar atendimento a vítima, que foi conduzida até o hospital, onde permanece hospitalizada. Nas proximidades foram localizados os autores do fato, sendo dois homens um de 25 e outro de 43 anos, que receberam voz de prisão e foram conduzidos até a central de flagrantes em São José do Cedro.

Acusado de quatro tentativas de homicídio vai a júri popular. A sessão iniciou às 9 horas na câmara de vereadores, quando GIOVANI MAIA será julgado pelos crimes. Ele estava aguardando o julgamento preso na Unidade Prisional. O crime ocorreu em posto de combustível localizado na Linha São Domingos, em março deste ano. No local ocorreu uma briga. MAIA dirigia um automóvel que retornou ao local e tentou atropelar algumas das pessoas presentes no pátio do posto. As imagens divulgadas pela Rádio Cedro foram amplamente repercutidas em todo estado, devido a violência do impacto. Ele foi indiciado por três tentativas de homicídio quando as vítimas não foram atingidas pelo automóvel e outra onde um rapaz chegou a ser atingido e ficou ferido no atropelamento. A sessão é presidida pelo juiz RAFAEL RESENDE BRITO.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.