ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 16/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

As duas Coreias e o Comando das Nações Unidas, que é liderado pelos Estados Unidos, iniciaram conversações nesta terça-feira sobre a desmilitarização de parte da fronteira que divide a península, em um contexto de aproximação entre os dois países. As duas Coreias, que seguem tecnicamente em guerra, já que até hoje não foi assinado um tratado de paz oficial, concordaram em adotar medidas para reduzir a tensão militar na fronteira durante a reunião de cúpula desta terça-feira.

Sessenta pessoas morreram após incêndio em um oleoduto no sudeste da Nigéria. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, três dias depois das autoridades divulgarem que o número inicial de mortos estaria em 16. A companhia estatal de petróleo disse que o bombeamento no sistema 2E da rede de oleodutos estava suspenso. O porta-voz da Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo disse que o fogo foi controlado e que a empresa está bombeando água no oleoduto para detectar outros possíveis vazamentos.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, chegou nesta terça-feira a Riad, na Arábia Saudita, para uma reunião com o rei SALMAN. Eles devem conversar sobre o desaparecimento, há duas semanas, do jornalista dissidente saudita JAMAL KHASHOGGI. A Arábia Saudita está preparando um relatório que deve admitir que o jornalista foi morto como resultado de um interrogatório que deu errado.

Pela terceira vez, o governo federal alterou a data de início do horário de verão. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, o dia certo para adiantar o relógio em uma hora é quatro de novembro. O horário de verão estava originalmente previsto para outubro. Para não atrapalhar as eleições, foi transferido para o dia quatro de novembro, mesmo dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Para não confundir os estudantes, o Ministério da Educação pediu que a data fosse trocada novamente, e o Planalto adiou para o dia 18. Agora, o governo voltou atrás e manteve o dia quatro.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta segunda-feira a redução da maioridade penal e o fim das “saidinhas das prisões”. BOLSONARO visitou o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o Bope. Ele não falou com a imprensa, mas publicou nas redes sociais um vídeo do encontro dele com os policiais. Em um discurso de cerca de cinco minutos, BOLSONARO listou as prioridades para a segurança pública e voltou a defender proteção judicial para policiais que matam em serviço.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta segunda-feira um governo de coalizão e disse que vai propor uma reforma da Previdência sem privilégios. No primeiro compromisso do dia, ele criticou o ensino à distância para crianças e disse que pretende aumentar ao tempo na escola para sete horas por dia. Nas redes sociais, o candidato disse que quer fazer um ministério com os melhores e escreveu que MARIO SERGIO CORTELLA deveria pensar em ocupar o Ministério da Educação.

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou, nesta segunda-feira, RENATO OPENKOSKI e ALINE SOUZA, os pais do bebê JONATAS, que tem dois anos e sofre de uma doença degenerativa. Eles vão responder por estelionato e por se apropriarem de parte do dinheiro arrecadado na campanha AME Jonatas, feita para obter recursos para o tratamento do menino. A promotoria diz que os pais se apropriaram de mais de 200 mil reais da campanha. A família mora em Joinville, no Norte catarinense.JONATAS foi diagnosticado com AME em março de 2017 e o tratamento indicado para ele são doses de uma vacina importada dos Estados Unidos, no valor total de três milhões de reais.

O governo de Santa Catarina anunciou a chamada de mil professores efetivos que irão atuar no ensino médio da rede estadual a partir de fevereiro de 2019. Essa é a segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que já efetivou mil profissionais em dezembro de 2017. Segundo a Secretaria de Educação, o edital de convocação será divulgado provavelmente no início de dezembro, após período de rematrícula, quando será feito levantamento de demanda de cada escola. A posse dos profissionais deve ocorrer no dia primeiro de fevereiro.

O número de denúncias eleitorais feitas pelo aplicativo Pardal subiu 612 por cento em Santa Catarina em menos de um mês. O programa para dispositivos móveis recebe queixas feitas por eleitores contra candidatos, partidos ou coligações que seguem disputando ou que participaram apenas do primeiro turno das eleições deste ano. Conforme os dados do aplicativo, até ontem a tarde, já tinham sido encaminhadas mil 751 denúncias à Justiça Eleitoral. As cidades com mais denúncias são Florianópolis, Itajaí, Joinville, Blumenau e Chapecó.

Outubro Rosa foca na prevenção do câncer de mama e cólo de útero. Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI, para intensificar as ações, será feito o Dia “D” da prevenção no próximo sábado, na Unidade do Bairro São Francisco. Serão feitos coletas de preventivo, autoexame das mamas e solicitação de mamografias. Além disso, também serão feitos testes rápidos, avaliação odontológica e oficina da beleza. Será das 8 ao meio dia e das 13 até às 16 horas.

Mulheres podem ficar atentas a sinais do câncer de mama. Quem explica é a enfermeira SAMARA. Segundo ela, essa é uma doença silenciosa, mas que tem sinais que podem ser percebidos com o toque. Alguns deles são: alteração na pele da mama; enrugamento da mama com aspecto de casca de laranja; retração do mamilo e nódulos no seio. O autoexame que é o toque das mamas, é recomendado a ser feito por todas as mulheres habitualmente.

Exames devem ser feitos por todas as mulheres. SAMARA RONCHI, enfermeira da Secretaria de Saúde do município, explica que o recomendado pelo Ministério da Saúde para mamografias é para mulheres de 50 a 69 anos, ou para quem tem histórico familiar de câncer de mama, ela pode ser feita antes, já nos 25 anos. O preventivo, a orientação do Ministério é que seja feito por mulheres de 25 anos até 54 anos. Porém, como a vida sexual das mulheres começa antes disso, é fundamental que façam o exame mais cedo, a partir da primeira relação. O ideal é que ele seja feito uma vez por ano.

Ações voltadas para saúde das mulheres são intensificadas neste mês. Afirmação é do secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso –JANIR BACH. Conforme ele, neste mês o atendimento é livre, não é preciso agendar exames de preventivo e demais testes rápidos. Basta ir até a unidade. BACH, conta que desde o início do ano, a unidade tem feito um amplo trabalho com relação as mamografias. Porém, sempre que há necessidade a pasta atende à demanda.

Palestra é uma das ações do outubro rosa. JANIR BACH, conta que foi feita uma parceria com os funcionários da Epagri sobre Plantas Medicinais voltadas as mulheres. Um profissional da área estará presente, explicando a forma correta de uso das plantas, orientações e como melhor usar os chás. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer no início do próximo mês.

Outubro Rosa é um mês especial para saúde das mulheres. MARLA FACHIN – secretária da pasta em Saltinho destaca que cuidar da saúde é um ato de amor. por isso, a Secretaria, procura abordar com o público, questões de autoconhecimento, toque e coleta de exames. Conta que desde ontem, até o final do mês, todos os dias estão acontecendo coleta de preventivo. É importante que todas as mulheres façam. Neste sábado, será o Dia “D” da saúde da mulher. Neste dia, haverá atendimento na unidade das 8 até às 17 horas. Uma médica estará à disposição para esclarecimento de dúvidas. No dia 24, horário também será diferenciado, a unidade ficará aberta até às 21 horas.

Município tem índices baixos de câncer de mama e cólo de útero. A declaração é da secretária MARLA FACHIN. De acordo com ela, o maior número é de câncer de próstata, que atinge os homens. Observa que é preciso reverter esse quadro, conscientizando os homens mais sobre os cuidados. As mulheres aderem mais as campanhas de prevenção, já os homens tem mais receio. Por isso, no próximo mês será feita uma ação em conjunto, que vai abordar tanto a saúde do homem no Novembro Azul, como a da mulher no Outubro Rosa.

Saúde tem ações diferenciadas para Outubro Rosa neste ano. A informação é da enfermeira em São Bernardino DANIELA LUDWIG. De acordo com ela, a tradicional Caminhada do Baton segue acontecendo, e neste ano será a quinta edição. A novidade, é que pela primeira vez vai acontecer junto, a Caminhada do Bigode. A ideia é juntar as duas ações, Outubro Rosa e Novembro Azul, até porque, explica DANI, o câncer de mama também pode acontecer para os homens. Esta ação está marcada para o dia 25, agora de outubro.

Tarde dançante depois da Caminhada do Baton e do Bigode. DANIELA, conta que nos anos anteriores eram feitas palestras, mas nesse, optaram por algo mais divertido. Após a caminhada haverá o estande de orientações, o momento para esclarecimento de dúvidas e depois um matinê. Além disso, estão acontecendo na unidade de saúde, exames de mamografia, preventivos e demais cuidados com a saúde da mulher. Essas atividades ocorrem em horários diferenciados, para que todas as mulheres possam participar.

Diversas ações e palestra abordam a prevenção para saúde da mulher. ROGÉRIO ACÁCIO – secretário de saúde de Novo Horizonte, relata que como de costume todos os anos a sua pasta promove ações para conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da sua saúde. Como são datas próximas, a secretaria, vai juntar temas relacionados ao setembro amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, outubro rosa que é a saúde da mulher e o novembro azul que visa cuidados com a saúde do homem. Será neste sábado, às 14 horas no pavilhão comunitário.

Mulheres tem participado mais das ações do outubro rosa. A observação é do secretário de saúde de Novo Horizonte. Conforme ele, são desenvolvidas diversas ações em parceria as equipes da secretaria, que envolvem mulheres, homens, crianças e idosos. A população sempre tem atendido ao chamado da pasta. ACÁCIO comenta que a secretaria tem pacientes com câncer de mama, que são atendidos pela equipe na unidade, bem como encaminhadas para fora sempre que há necessidade.

Saúde terá dois sábados de mobilização para atender as mulheres nas ações do Outubro Rosa. Quem comenta é JAQUELINE PECIN – enfermeira da secretaria de saúde de Marmeleiro. Conforme ela, o primeiro sábado de ações aconteceu no dia seis e o segundo será agora neste sábado. Serão feitos exames de preventivo, mamografia, testes rápidos e atualização do calendário vacinal das mulheres.

Crescimento na incidência de doenças que afetam mulheres é grande. A constatação é da enfermeira JAQUELINE PECIN. De acordo com ela, diante desses dados é importante promover ações que conscientizem cada vez mais as mulheres. Para isso, que a secretaria de saúde de Marmeleiro, está proporcionando momentos diferenciados para que o público alvo seja alcançado e que o diagnóstico seja precoce, para um tratamento mais eficaz.

Uso de carretas agrícolas gera problema na cidade. A informação é de DERLI FURTADO Prefeito de Santa Terezinha do Progresso. Afirma que nos últimos dias muitos agricultores foram multados pela Polícia Militar, que cumpre a lei. De acordo com o prefeito, a PM está pedindo que não circulem com as carretinhas na cidade e na rodovia que liga a Maravilha. DERLI comenta que algumas pessoas dizem que a administração que mandou multar, mas salienta que, não existem querem culpar a administração pelas multas, mas salienta que não existem culpados

Reunião discutirá o transporte com carretas agrícolas. DERLI FURTADO salienta que devido à polêmica sobre o assunto, amanhã será realizado um encontro entre administração, Polícia Militar e os usuários desse meio de transporte. A reunião ocorre às 19 horas e 30 minutos no Clube de Idosos. O prefeito ressalta que passa de cem carretinhas agrícolas no município, onde os agricultores usam para ir até a cidade. Ele convida a todas as pessoas que querem tirar dúvidas sobre esse assunto e também para discutir formas de fazer o uso delas corretamente.

Legislação prevê a proibição da circulação de caretinhas agrícolas na cidade. Segundo o Subtenente TITO LEONIR SCHULLER, em Santa Terezinha do Progresso, a utilização desse meio de transporte é bastante utilizada pelos agricultores. Porém, os policiais de lá, estão cumprindo com o que determina a lei do Código Nacional de Trânsito. Ela diz que os veículos de fabricação artesanal somente poderão transitar em vias públicas, após passar por vistorias do Inmetro e condutores habilitados. Afirma que é isso apenas que a polícia está cobrando.

Caretinhas agrícolas só podem circular dentro da propriedade. Segundo o subtenente, como esse é o meio de transporte da maioria dos moradores do interior do município, será feita uma reunião para encontrar um meio termo de circulação desses veículos artesanais. No entanto, eles não podem circular em rodovias, em ruas que ofereçam perigo aos usuários. O encontro deve reunir poder legislativo e executivo de Santa Terezinha para debater ao assunto. Alega que a Polícia Miliar não quer criar problemas com a comunidade, mas também não pode ser conveniente com a situações, pois já houve acidentes com vítimas

Polícia Civil prende homem por posse irregular e adulteração de arma de fogo. Ontem o setor de investigação criminal da delegacia de Maravilha fez diligências no interior do município, na linha Araça, quando localizaram um homem de 46 anos, natural de Modelo. Ele se identificou como armeiro. Com ele, a polícia encontrou uma arma de fogo, tipo espingarda calibre 36, modificada para calibre 22, com um silenciador caseiro. Acoplada a arma, tinha mais vinte e duas munições calibre 22 intactas.

Homem que se identificou como armeiro é preso pela PM. Após ter sido dada voz de prisão ao autor, os policiais localizaram mais uma arma de pressão, adulterada para calibre 22, também com silenciador caseiro. O homem informou aos policiais que ele mesmo realizava a adulteração das armas e foi autuado em flagrante delito por posse irregular de arma de fogo e adulteração.

Acidente com vítima na SC 157 mobiliza equipes do SaerSara. Na tarde de ontem houve um acidente na rodovia entre Formosa do Sul e Novo Horizonte, nas proximidades do km 33. Os veículos envolvidos são um Pólo e uma Montana. A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste e a guarnição do Corpo de Bombeiros estiveram no local. As equipes do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico e Serviço Aeropolicial da Polícia Civil foram acionadas para transporte de um menor de 16 anos que ficou gravemente ferido.

Menor estava preso às ferragens da Montana. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço e Quilombo auxiliaram no resgate. Segundo o médico do SaerSara, ROGÉRIO BARCALA, a vítima apresentava politraumatismo com fratura exposta de fêmur e suspeita de lesão abdominal. O menor foi levado de helicóptero para o Hospital Regional de Chapecó. As outras vítimas receberam atendimento da equipe de Saúde de Formosa do Sul.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.