ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 16 09 19

-EX-PRESIDENTE DA OAS RELATOU INTERVENÇÃO DE LULA POR OBRA NA BOLÍVIA

-MEMBROS DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PEDEM RENÚNCIA DE NOVO REITOR DA UFFS

-CAMPANHA RECOLHE 350 QUILOS DE LIXO ELETRONICO EM BAIRRO DA CIDADE

-EPAGRI E MUNICÍPIO PROMOVEM EVENTO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL

-OBRAS DO NOVO PÓRTICO DA PARQUE DA FAISMO DEVEM COMEÇAR NOS PRÓXIMOS DIAS

-FUSCA CAI EM BARRANCO NO INTERIOR E DEIXA CASAL FERIDO

-DUAS PESSOAS SOFREM FERIMENTOS EM ACIDENTE COM MOTO NA SC 473

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio centavos para a compra e oito centavos para venda.

Ativistas bloquearam neste domingo entradas, incluindo a principal, do Salão do Automóvel de Frankfurt em um protesto contra o que chamaram de "destruidores do clima e do meio ambiente" produzidos pela indústria automobilística. Esse é o terceiro dia que o evento é alvo de manifestações. Os manifestantes defendiam ainda a proibição de carros em cidades, o transporte público gratuito e criação de ciclovias. De acordo com a polícia, os protestos foram pacíficos.

A produção de petróleo da Arábia Saudita foi cortada pela metade, após duas grandes instalações da petroleira Aramco terem sido atacadas por drones neste sábado, segundo os sites de notícias Bloomberg e Wall Street Journal. Imagens mostraram um grande incêndio em Abqaiq, onde fica a maior fábrica de processamento de petróleo da Aramco, enquanto um segundo ataque de drones iniciou incêndios no campo de petróleo de Khurais. A Aramco decidiu cortar a produção de petróleo para cinco milhões de barris por dia, quase metade da produção diária do país– como precaução após o ataque.

O preço do petróleo disparou nesta segunda-feira em Londres após os ataques do fim semana contra instalações da petroleira Aramco, na Arábia Saudita. O episódio provocou a redução à metade da produção do maior exportador mundial. Na abertura do mercado, a cotação do barril disparou quase 20 por cento em Londres, a maior alta em uma sessão desde a guerra do Golfo em 1991, segundo a agência France Presse. Os Estados Unidos acusaram o Irã pelo ataque, dizendo que não há evidências de que eles partiram do Iêmen. O Irã rebateu as acusações e acusou os Estados Unidos de buscarem um pretexto para retaliar o país.

O Senado deve votar nesta semana um projeto de lei, já aprovado pela Câmara, que pode reduzir a transparência e dificultar a fiscalização de eventuais irregularidades em campanhas eleitorais. A proposta, que muda a legislação eleitoral, a lei dos partidos e outras regras, é o primeiro item da pauta de votações da Casa desta terça-feira. Parlamentares favoráveis ao texto têm pressa na análise do projeto, para possibilitar que as novas regras valham já para as eleições de 2020. Na semana passada, senadores tentaram colocar a proposta em votação com urgência, mas houve resistência e a análise foi adiada para esta semana.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, ROGÉRIO MARINHO, disse em entrevista à GloboNews que o governo vai anunciar, em outubro, medidas para geração de empregos. Ele afirmou que as medidas tem como objetivos a geração de emprego, a qualificação da mão de obra, redução dos efeitos da rotatividade de emprego e geração de crédito para população de baixa renda. Segundo MARINHO, a desoneração da folha de pagamento faz parte desse conjunto de medidas. O secretário citou que a equipe também está trabalhando em mais uma reforma da legislação trabalhista. Segundo MARINHO, há quatro grupos de trabalho na sua secretaria cuidando do tema.

O ex-presidente da empreiteira OAS, LÉO PINHEIRO, afirmou, ao negociar acordo de delação, que a construtora assumiu uma obra na Bolívia para agradar o ex-presidente LULA. O relato está na proposta de delação do empresário que foi compartilhada por procuradores da Lava Jato no aplicativo Telegram, obtida pelo site "The Intercept Brasil" e analisada em conjunto com a Folha de São Paulo. LÉO PINHEIRO também mencionou o ex-presidente como intermediador de negócios da empresa com governos na Costa Rica e no Chile. Segundo o delator, LULA queria evitar um estremecimento nas relações do Brasil com o governo de EVO MORALES. O ex-presidente nega e alega que sofre perseguição política dos procuradores da Lava jato.

Representantes do setor turístico, prefeitos e vereadores da serra catarinense apresentaram, na sexta-feira em Lages, uma carta de demandas de obras de infraestrutura para o desenvolvimento do setor na região. O documento foi apresentado durante o seminário As Perspectivas do Turismo 20192020 na Serra Catarinense, uma iniciativa da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A carta será encaminhada ao governo estadual, fórum parlamentar catarinense, Santur eMinistério do Turismo. Entre os pedidos estão a conclusão do aeroporto regional em Correia Pinto, a implantação da Plataforma de observação no Mirante da Serra do Rio do Rastro, a criação de Rotas Cênicas e a sinalização turística da serra catarinense.

Mais de seis meses após a autorização para o início da licitação nas obras da Serra do Rio do Rastro, o edital para os trabalhos ainda não foi lançado. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, responsável pelo processo licitatório, afirma que o documento deve sair até o fim de setembro. Deslizamentos de pedras já causaram acidentes e interdições na estrada. Em outubro do ano passado, o governo federal liberou pouco mais de 19 milhões para fazer as obras de contenção na Serra do Rio do Rastro.

Um grupo de integrantes do Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul apresentou na tarde deste domingo uma carta que pede a renúncia do novo reitor da instituição, MARCELO RECKTENVALD. Ele foi nomeado para o cargo no dia 29 de agosto pelo presidente JAIR BOLSONARO, mesmo tendo sido apenas o terceiro colocado na consulta feita à comunidade acadêmica da UFFS. Na nota dos conselheiros da UFFS, o grupo considera a nomeação de RECKTENVALD “clara violação à autonomia da universidade e desrespeito para com a comunidade universitária”. Na sexta-feira, foi criada uma comissão que vai negociar com os estudantes condições para encerrar o protesto e ocupação da reitoria que iniciou no final de agosto.

A JCI vai realizar um atividade especial no dia mundial da limpeza no próximo sábado. De acordo com o coordenador do projeto, JUAREZ PEDAN, mais de 700 cidades no país vão participar da iniciativa. Ele explicou que os pontos de recolhimento dos entulhos já foram mapeados. Cerca de 150 voluntários devem participar do dia mundial da limpeza neste ano. Além da JCI, entidades e pessoas da comunidade vão se envolver com a coleta. PEDAN pediu a colaboração de empresas e moradores para a doação de luvas, sacos lixo e bolsas de ráfia. O dia da limpeza será no próximo sábado, entre oito da manhã e meio-dia.

São Miguel do Oeste recolheu cerca de 12 toneladas do lixo no mundial da limpeza de 2018. A informação é do coordenador do projeto desenvolvido pela JCI, JUAREZ PEDAN. De acordo com ele, o número é negativo já que mostra que a população está descartando muitos entulhos no meio ambiente. PEDAN disse que o volume de lixo deve ser menor neste ano, já que a campanha do ano passado também serviu para conscientizar a população a respeito do destino correto dos resíduos. Ele também reforçou que qualquer pessoa pode se envolver e participar como voluntário para recolher lixo e ajudar a deixar a cidade mais limpa no próximo sábado.

A campanha de recolhimento de pneus velhos, móveis em desuso e lixo eletrônico, realizada neste final de semana no bairro Salete, teve um resultado expressivo. O comentário é do secretário de saúde, LEONIR CARON. De acordo com ele, foram recolhidas quatro cargas de móveis velhos, 90 pneus e 350 quilos de lixo eletrônico. O material foi levado pelos moradores para o ponto de coleta no bairro e encaminhado para os destinos corretos pelas equipes da prefeitura. CARON disse que alguns moradores do centro também aproveitaram para levar materiais até o local. Ele comentou que o volume de lixo retirado da comunidade deixa a cidade mais limpa e pode evitar novos focos do mosquito da dengue.

Um morador do centro da cidade entrou em contato com a Peperi para reclamar de alguns problemas no cemitério São Miguel e Almas. De acordo com a denúncia, além da falta de vagas para sepultamentos, o local sofre com a falta de manutenção básica. O morador, que pediu para não ser identificado, disse que encontrou muito lixo no cemitério e os gaveteiros estão mal cuidados e com muita sujeira. Ele citou que a situação é deplorável. O morador cobrou um trabalho maior por parte do município na manutenção e conservação do cemitério São Miguel e Almas.

O município está promovendo algumas ações para melhorar a situação do cemitério São Miguel e Almas. A afirmação é da secretária de Urbanismo e responsável pelo local, MARLI DA ROSA. Ela admitiu que o espaço não está como a prefeitura gostaria e por isso houve a troca de servidores no local. MARLI admitiu que o cemitério precisa de mais atenção. A secretaria disse que além da falta de espaço para novos sepultamentos é preciso manter os gaveteiros em melhores condições. Ela afirmou que entende a reclamação do morador e desde a semana passada a prefeitura vai intensificar o trabalho de manutenção e limpeza do cemitério.

A Epagri e a secretaria estadual de Agricultura vão realizar nesta terça-feira um evento sobre trabalho e saúde no campo. O encontro está marcado para amanhã, as duas da tarde, no clube Sad. De acordo com a extensionista FLAVIA DE OLIVEIRA, o debate vai girar em torno das questões que estão atingido a saúde do trabalhador, especialmente a saúde mental. Um dos principais assuntos do encontro será a relação entre o uso de agrotóxicos e os casos de depressão e suicídios. O tema será abordado pelo psicólogo ABEL PETTER. O professor ADINOR CAPELESSO vai falar sobre sistemas produtivos orgânicos. O encontro vai até o final da tarde e será aberto a participação dos moradores, principalmente os agricultores do município.

O número de casos de agricultores com problemas mentais é preocupante. A observação é da extensionista da Epagri de Descanso, FLAVIA DE OLIVEIRA. Ela disse que os técnicos da empresa que trabalham no contato direto dos agricultores tem percebido um número considerável de casos de transtornos mentais entre os produtores. FLAVIA comentou que as famílias estão investindo mais na infraestrutura produtiva, conseguindo resultados melhores no campo, mas muitos estão adoecendo em razão do trabalho.

A depressão é a quarta principal causa de morte do mundo e o meio rural não é diferente. A observação é da extensionista da Epagri de Descanso, FLAVIA DE OLIVEIRA. De acordo com ela, situações e problemas econômicos, acumulo de trabalho, falta de mão de obra e outras questões podem contribuir para o adoecimento dos agricultores. FLAVIA disse que toda a conjuntura de trabalho no campo é estressante e afeta emocionalmente as famílias. A extensionista da Epagri explicou que os temas envolvendo a saúde mental do homem do campo, como a depressão, ainda são tratados de forma velada. O objetivo do evento de amanhã é ampliar o debate para estimular a prevenção dessas doenças.

A abertura oficial da Faismo está confirmada para o dia 14 de novembro, as sete horas da noite. A informação foi divulgada neste sábado no Peperi Rádio Repórter pelo coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. O protocolo de abertura, mais uma vez, vai acontecer em frente ao pavilhão principal. Os estandes dos expositores ficarão abertos até as dez da noite, mesmo horário previsto para o primeiro show nacional da Faismo com WESLEY SAFADÃO. Os detalhes da programação da feira deste ano foram apresentados na última sexta-feira durante evento realizado no Latitude.

O segundo dia da Faismo, na sexta-feira dia 15 de novembro, vai começar antes do sol nascer. As cinco horas da manhã inicia o torneio leiteiro da Mercoleite 2019. Os pavilhões serão abertos ao público a partir das 10 horas da manhã. A programação do dia ainda terá apresentações de artistas locais no palco Dois que será instalado na praça de alimentação e dois shows nacionais no palco principal a partir das seis da tarde. As atrações do dia são THOMAS MACHADO e GURI DE URUGUAIANA. Nesse dia, não haverá cobrança de ingressos para os shows do palco principal. Durante todo o dia também acontecerá exposição de animais e dos produtos da Mercoindustrial e das feiras de artesanato, agricultura familiar e pequenos animais.

O torneio leiteiro da Faismo vai terminar no sábado, dia 16 de novembro, com a entrega da premiação aos vencedores por volta das 10 horas da manhã. Nesse mesmo horário, ocorre a abertura dos pavilhões para a visitação do público. O show principal será as 11 da noite com MAIARA e MARAÍSA. No domingo, último dia da feira, os pavilhões serão abertos as dez horas. A programação prevê desfile de cães as duas da tarde e show infantil gratuitocom personagens infantis. O encerramento oficial da Faismo 2019 está marcado para as sete horas de domingo. O coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI confirmou que não haverá cobrando de ingressos para o parque e que o valor do estacionamento será de 15 reais.

A Faismo de 2019 terá apenas dois eventos técnicos durante os quatro dias da feira. A informação é do coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a comissão organizadora enfrentou dificuldades para montar uma agenda com atrações desse tipo para atrair públicos diferentes para a feira. Durante a Faismo, serão realizados duas oficinas da Epagri e Secretaria de Agricultura. A primeira será no sábado, dia 16, as três horas da tarde sobre cultivo, processamento e uso de açafrão e baleeira. A outra oficina será domingo, as três da tarde, sobre cultivo, processamento e uso de ora-pro-nobis. ZANARDI disse que o lançamento oficial da Feira na sexta-feira passada foi um passo a mais para realizar um grande evento no parque de exposições Rineu Gransotto.

A infraestrutura do parque de exposições terá novidades importantes para a Faismo deste ano. De acordo com o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a Faismo contará com dois novos pavilhões no parque, um para o setor agrícola e outro para a Mercoindustrial. Também nessa semana deve ser entregue a ordem de serviço para o início da construção do novo pórtico de entrada do parque. ZANARDI disse que o investimento na infraestrutura é muito importante para o sucesso da feira.

Uma Operação da Polícia Rodoviária Federal na noite de sexta-feira apreendeu armas e veículos, autuou 30 motoristas por dirigir sob efeito de álcool e prendeu sete pessoas. A fiscalização ocorreu em São José do Cedro e em São Miguel do Oeste, na BR-163. Ao todo, 117 veículos e 128 pessoas foram abordados e identificados. 150 testes de bafômetro foram realizados. Os policiais expediram 51 Autos de Infração Diversos e 30 Autos de infrações por embriaguez. Dos sete detidos, seis foram presos por crimes de trânsito e um por porte de arma de fogo. O homem carregava uma pistola nove milímetros e um revólver 38.

Os bombeiros de Campo Erê levaram 14 horas para controlar um incêndio em vegetação neste final de semana. O fato aconteceu neste domingo na Linha São Roque, interior do município. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 11 hectares. Foram afetadas áreas de reflorestamento de eucalipto e de vegetação nativa. Os bombeiros não conseguiram identificar como o fogo iniciou, mas em função da vegetação seca as chamas se alastraram rapidamente. Os Bombeiros reforçaram o pedido para que a população evite as queimadas nesse período de seca.

Uma residência foi parcialmente destruída por um incêndio neste domingo. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta do meio-dia na rua Cruz e Souza. Conforme os bombeiros, o fogo iniciou em um barrote de madeira, que aqueceu com o fogo da churrasqueira. As chamas se alastraram para a área e pelo forro, atingindo um dos quartos. O incêndio foi contido e o restante da residência foi preservado. Ninguém fico ferido.

A Polícia Militar de Bandeirante atendeu uma ocorrência de furto de veículo na madrugada deste domingo. O crime aconteceu na rua Primeiro de Maio, no centro da cidade. Mais tarde, a guarnição foi acionada pela Central Regional de Emergência para verificar uma possível saída de pista. Ao chegar no local, os policiais confirmam que o veículo acidentado era o que foi furtado durante a madrugada. O autor do furto estava dormindo dentro do carro. Ele não teve ferimentos e foi preso em flagrante. O veículo teve danos de grande monta.

Duas pessoas tiveram ferimentos graves após uma queda de moto em Guaraciaba na manhã deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi chamado às dez horas para atendimento de um acidente na SC 473, linha Guatapará Baixo. O condutor da moto, um rapaz de 20 anos, foi atendido com suspeita de fratura na perna direita e de hemorragia interna. A caroneira, também de 20 anos, foi socorrida com suspeita de traumatismo craniano e de lesão na coluna, além de escoriações pelo corpo. As duas vítimas foram levadas ao Hospital São Lucas e transferidas para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um casal ficou ferido em um acidente neste sábado no interior de Bandeirante. Segundo o Corpo de Bombeiros, um Fusca ficou sem os freios e caiu em um barranco. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na comunidade da Linha Prata. O casal de idosos que estava no carro sofreu ferimentos, a mulher com maior gravidade. Os dois foram socorridos pelos Bombeiros e conduzidos ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. As fotos do acidente estão no Portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.