ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 16 07 2020

-GUEDES COGITA TAXAÇÃO PARA TRANSAÇÕES NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

-SANTA CATARINA TEM SEGUNDA MENOR TAXA DE ANALFABETISMO DO BRASIL

-ACISMO AMPLIA SERVIÇOS PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

-COMITÊ FIXA IDADE MINIMA PARA ATIVIDADES COLETIVAS DE ESPORTE E CULTURA

-CÂMARA VOTA HOJE VETO À EMENDA QUE TRATA DO CONTORNO VIÁRIO OESTE

-ACIDENTE NO RIO GRANDE DO SUL MATA MORADOR DA REGIÃO

-HOMEM MORRE EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO NA LINHA OITO DE MARÇO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A economia da China cresceu três vírgula dois por cento no segundo trimestre em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, recuperando-se de uma contração de quase sete por cento no primeiro trimestre induzida pela crise sanitária do coronavírus. A recuperação do Produto Interno Bruto do gigante asiático foi mais forte do que o previsto por analistas, que esperavam crescimento de dois e meio por cento. Apesar do crescimento, a economia caiu um vírgula seis por cento nos primeiros seis meses em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatística.

Uma ampla rede de falsificação de dinheiro ligada à organização da máfia italiana Camorra foi desmantelada na quarta-feira, com a prisão de 44 pessoas na Europa. Quarenta pessoas foram presas na Itália, três na França e uma na Bélgica durante esta operação coordenada pela Agência Europeia de Polícia, a Europol, que permitiu a apreensão de oito milhões de euros em dinheiro e oito milhões em euros em bens. A investigação realizada pelos italianos começou em janeiro de 2018 e dizia respeito a uma rede de dinheiro falso vinculada à Camorra napolitana.

O número de crianças vacinadas em todo o mundo, que havia se estabilizado nos últimos 10 anos, diminuiu de forma alarmante devido à pandemia de Covid-19, alertaram duas agências da ONU nesta quarta-feira. Antes do surgimento do coronavírus, no final de 2019, a taxa de vacinação contra difteria, tétano, coqueluche e sarampo já havia estagnado em 85 por cento, com 14 milhões de crianças não vacinadas a cada ano. A pandemia afetou as campanhas de vacinação em três quartos dos 82 países, de acordo com um estudo online realizado em junho por agências ligadas a ONU.

O Senado aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, cujo objetivo é oferecer crédito a empresas que registraram no ano passado receita bruta de até 10 milhões. A medida foi editada pelo governo federal em abril e entrou em vigor imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para virar lei em definitivo. O programa visa conceder empréstimos para o pagamento de salários ou verbas trabalhistas. No fim de junho, a Câmara aprovou o texto. Nesta quarta, porém, o Senado modificou a proposta e, com isso, o texto terá de ser reexaminado pelos deputados.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um imposto de zero vírgula dois por cento sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico. Segundo GUEDES, a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de locais onde os impostos incidem. Com isso, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança que recai sobre outras bases, como a folha de pagamentos. Ele disse que, além de desonerar as folhas das empresas, essa criação poderia levar a uma redução nos impostos sobre o consumo ou no imposto de renda. GUEDES afirmou ainda que a reforma tributária está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional e que ele está aguardando “entendimento político”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, BRUNO DANTAS afirmou nesta quarta-feira que a dificuldade no acesso de micro e pequenas empresas ao crédito, em meio à pandemia de Covid-19, é "o ponto mais preocupante do ponto de vista social" entre as ações do governo. Uma auditoria apresentada nesta terça, com dados de 16 de março a 12 de junho, aponta que as micro e pequenas empresas acessaram menos de 10 por cento de todo o crédito bancário liberado no período. Segundo o TCU, o segmento acessou apenas 47 bilhões do total de 533 anunciado pelo governo. Os dados apresentados pelo ministro não consideram ainda as concessões de empréstimo pelo Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O Pronampe só foi liberado no final de junho.

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com duas mil 916 oportunidades de emprego abertas em todas as regiões do estado. Além disso, uma empresa de recursos humanos também está com 700 vagas abertas. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, são 57 municípios com vagas cadastradas no Sine para diferentes níveis de escolaridades e funções. Os interessados nas vagas podem acessar aplicativo do Sine Fácil e agendar atendimento na sede do Sine da sua região. É necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho para inscrição na vaga.

Os índices da educação em Santa Catarina melhoraram no último ano e o Estado mantém a segunda menor taxa de analfabetismo do país. Os dados constam na nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, com foco em educação, divulgada nesta quarta-feira. Conforme a pesquisa, a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos de idade ou mais em Santa Catarina é de dois vírgula três por cento. Em nível nacional, a taxa brasileira é de seis vírgula seis por cento. No ensino fundamental as taxas de SC também estão entre as melhores do Brasil: 99 vírgula sete por cento das crianças entre 6 e 14 anos estão na escola e 93 vírgula sete por cento dos adolescentes entre 15 e 17 estão matriculados.

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira que recebeu um lote com insumos para realização dos testes tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a presença do novo coronavírus no organismo. A expectativa é que possam ser agilizados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Atualmente, são cerca de três mil aguardando liberação. Conforme o estado, foram entregues ao Lacen 100 kits de extração viral na terça, quantidade suficiente para a realização de 25 mil testes. O estado tem 46 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo 534 mortes, segundo o último boletim do governo.

O Município de São Miguel do Oeste retificou, nesta quinta-feira, o Edital que trata do Processo Seletivo Simplificado para contratação de estagiários. Duas alterações foram efetuadas: para nível superior, em todos os cursos listados, os interessados devem estar cursando a partir do segundo semestre e para nível médio, passam a ser aceitas inscrições somente de estudantes que estejam cursando o segundo ou terceiro ano. A nova data final para as inscrições, que já estão abertas, passa a ser o dia 30 de julho, com a divulgação do resultado provisório em seis de agosto e, do resultado final, em 13 de agosto. As inscrições devem ser realizadas no departamento de Desenvolvimento de Pessoas da prefeitura. As fichas de inscrição e demais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, link Concursos e Editais.

A CDL de São Miguel do Oeste iniciou nesta quarta-feira a primeira edição do Liquida Inverno Vestuário. A iniciativa envolve empresas de vestuário e calçados associadas à Câmara dos Dirigentes Lojistas. A liquidação vai até o dia 31 de julho. Ao todo, 39 empresas do setor estão participando do Liquida Inverno com descontos de até 50 por cento nos produtos de inverno. Os consumidores podem procurar as empresas identificadas com os cartazes da campanha ou acessar o site da CDL para conferir a relação completa. A campanha faz parte das novas ações da entidade para movimentar o setor e aumentar as vendas do comércio.

O objetivo do Liquida Inverno Vestuário valoriza o setor que tem o maior número de empresas associadas à CDL. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, o segmento de calçados e vestuário foi um dos mais atingidos pela pandemia do coronavírus. SPENGLER citou que as vendas estão retraídas e a CDL precisava fazer alguma ação mais específica para esse setor. Recentemente, a entidade promoveu o Liquida São Miguel que envolveu todos os segmentos do comércio. Nesta semana, foi confirmada a participação de mais de 400 empresas na campanha “Raspou, achou, ganhou. SPENGLER destacou que a CDL está buscando alternativas para superar a crise do coronavírus.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste lançou um programa de vantagens direcionado aos Micro Empreendedores Individuais. Somente em São Miguel do Oeste, segundo dados da prefeitura, são pelo menos 305 CNPJs nesta categoria. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, esse segmento empresarial estava praticamente esquecido e sem a possibilidade e ingressar em programas, ações e vantagens ofertadas pelo associativismo. A partir de agora, quem é MEI pode se associar na Acismo e usufruir de uma série de vantagens e soluções, disponibilziadas aos pequenos, médios e grandes empresários. Os microempreendedores individuais podem encontrar outras informações e encaminhar o processo de associação à Acismo na sede da entidade que fica no edifício Andromeda, no centro da cidade.

O associativismo é um importante instrumento social, político e econômica e tem um papel fundamental no dia-a-dia do empresário associado à Acismo. A afirmação é do presidente da Associação Empresarial, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que a entidade também oferece soluções para as empresas e isso também estará à disposição do Micro Empreendedor. De acordo com ele, a Acismo oferece serviços como emissão de guias de impostos, mensalidade diferenciada, emissão de certificado digital, de Guias de INSS, informações sobre a declaração de Imposto de Renda e emissão de alvarás. Os Meis também poderão participar dos Núcleos Setoriais e ter acesso a network para negócios e aconselhamento profissional.

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou oficialmente, na tarde de ontem, a filiação partidária do vereador de São Miguel do Oeste, VAGNER PASSOS no Partido Social Liberal, o PSL. O ato de filiação de VAGNER ocorreu no dia 12 de março e foi abonado pelo governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA. No entanto, quando o PSL foi oficializar o registro no TRE, constatou uma dupla filiação do vereador. Havia, na época, outra filiação em outro partido que não era de vontade de VAGNER PASSOS. A questão foi parar na justiça que se manifestou pela legalidade do registro de filiação no PSL.

O presidente do PSL, JOSE DRESCH, disse nesta quarta-feira, que sempre confiou na verdade e que recebeu a notícia da confirmação da filiação de VAGNER PASSOS pelo TRE com alegria. DRESCH reforçou, em nota, que sempre confiou na lei pautada na verdade e honestidade. Ele afirmou que a decisão da justiça e a confirmação pelo Tribunal Regional Federal já era esperada pelo partido. O vereador VAGNER PASSOS trocou o PSD pelo PSL durante a janela de transferências. Recentemente, VAGNER foi anunciado como um dos pré candidatos do partido para a disputa da eleição para prefeito neste ano.

A câmara de vereadores vai promulgar, hoje à tarde, as leis do Parcelamento do solo e do Plano Diretor. O ato de assinatura e promulgação dos projetos de lei está marcado para as duas horas da tarde no gabinete do presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. As matérias que alteram o plano diretor e o parcelamento do solo foram aprovadas em votações no fim de maio e início de junho. Os projetos sofreram alterações por cinco emendas, mas o prefeito vetou algumas das disposições incluídas pelos vereadores alegando que elas são inconstitucionais e vão contra o interesse públicos. Os vetos foram derrubados pelos vereadores neste mês e as lei serão promulgadas na tarde de hoje.

Os vereadores vão se reunir para uma nova sessão ordinária na noite de hoje. A sessão virtual está marcada para as sete horas da noite e o principal assunto da pauta é a apreciação do veto do prefeito WILSON TREVISAN a emenda que retira o contorno viário oeste do sistema viário municipal. De acordo com o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, os vereadores tiveram tempo suficiente para apreciar as razões do veto e tomar uma posição. Nesta semana, os vereadores se reuniram com as entidades empresariais para discutir o assunto. As entidades pediram aos vereadores que mantenham o veto que garante a presença do contorno viário oeste no sistema viário do município.

A Unidade do SENAI em São Miguel do Oeste retomou, na última semana, as atividades práticas nos cursos técnicos. As aulas seguem todas as normas editadas pela Secretaria de Estado da Saúde ainda no mês de junho, inclusive com aferição da temperatura de todos os alunos durante uma triagem realizada antes de cada aula. Além das recomendações das autoridades em saúde, o SENAI segue um protocolo próprio, rigoroso, onde predomina o controle para saúde e segurança de alunos e profissionais. As aulas presenciais para alunos dos ensinos médio, da educação de jovens e adultos e da aprendizagem industrial, seguem suspensas, pelo menos, até o dia dois de agosto. Os protocolos para o retorno das aulas presenciais está sendo discutido por um grupo técnico coordenado pela secretaria estadual de Educação. Na região, a discussão ocorre no colegiado dos secretários municipais de educação.

O Comitê de Crise da covid-19 em São Miguel do Oeste se reuniu na manhã de ontem para discutir a situação do município e algumas medidas para enfrentar a pandemia do coronavírus. O grupo decidiu fixar uma idade mínima para a participação em atividades coletivas esportivas ou artísticas, como aulas de dança, patinação ou outras áreas afins. Somente adolescente maiores de 12 anos poderão participar das atividades coletivas.Menores de 12 anos poderão ser atendidos somente de forma individualizada. A decisão deve vigorar neste momento de retomada até que o cenário da pandemia possibilite maior abertura no âmbito regional. A decisão, segundo o comitê, leva em conta a preocupação em preservar a saúde destas crianças, tendo em vista a dificuldade de garantir o correto distanciamento e utilização de equipamentos de proteção individual neste público.

O município vai adquirir novos testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. A informação foi confirmada durante a reunião do comitê de crise do coronavírus realizada na manhã desta quarta-feira no Salão Nobre da Prefeitura. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI disse que o objetivo é ampliar a oferta de testes para a população. Serão dois tipos de exames: os atuais, que detectam a presença de anticorpos do coronavírus no organismo após cerca de dez dias de contaminação e um novo material, que identifica a presença do antígeno do vírus desde os primeiros dias de infecção, o que possibilitará a antecipação do diagnóstico. GENI disse que também continuarão sendo utilizados os testes tradicionais, por meio do Lacen. Para cada caso, será avaliada a melhor opção.

Embora os números de São Miguel do Oeste no enfrentamento à covid-19 estejam equilibrados, com um alto número de pacientes recuperados da doença, existe uma preocupação quanto aos resultados de um possível afrouxamento das medidas restritivas. A observação é do médico coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse que a proporção de isolamento entre a população está baixa ealgumas pessoas têm reduzido os cuidados referentes às aglomerações e uso de máscara. O médico citou que ainda é cedo para deixar de tomar as preocupações necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. PIACENTINI comentou que os moradores devem manter o distanciamento social, usar máscaras e álcool em gel, além de evitar espaços com aglomeração de pessoas.

Mais três mulheres testaram positivo para covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Até o momento, o município testou mil 489 pessoas, com mil 331 resultados negativos e 158 positivos. Desse total, 136 pessoas confirmadas com a doença já estão recuperadas e 22 ainda estão com o vírus ativo, todas em isolamento domiciliar. O único paciente que estava em internação hospitalar, recebeu alta. No Hospital Regional, permanecem internados quatro pacientes confirmados e um suspeito. Dos nove leitos de UTI, cinco estão ocupados. Na Enfermaria, o número de pacientes internados com Covid-19 caiu para três pessoas. São dois casos suspeitos e um confirmado.

O município de São Miguel do Oeste realizou nesta semana mais uma operação Tapa-buracos na avenida Willy Barth. A informação é do secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS. O objetivo da ação é o fechamento dos buracos na pista. A situação, de acordo com DIAS, foi agravada por dois motivos: o volume de chuvas e o excesso de veículo, inclusive pesados, que passam pelo local. A ação, segundo o secretário, vai dar mais segurança para os usuários da Willy Barth. Ele explicou que a prefeitura realiza duas ou três operações emergenciais desse tipo por ano. DIAS antecipou que uma nova operação tapa buracos será realizada nos próximos dias no centro da cidade.

Um veículo foi destruído em um incêndio na noite de ontem no centro de Mondaí. A ocorrência foi registrada por volta das nove e meia da noite. Segundo o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, um veículo Passat Village foi consumido pelas chamas. Os socorristas utilizaram aproximadamente mil litros de água para o combate das chamas e rescaldo. O proprietário do veículo, um homem de 40 anos, disse que o fogo começou interior do carro, ao lado do banco do motorista.

A Polícia Rodoviária Federal fez uma nova apreensão de vinhos importados ilegalmente da Argentina na tarde de ontem. Por volta da uma hora, os policiais abordaram uma caminhonete Toyota Hilux, placa de Porto Alegre, que passou pelo posto de fiscalização em Guaraciaba. Durante a revista, os policiais encontraram 110 garrafas de vinho argentino sem desembaraço aduaneiro, ou seja, com entrada irregular no Brasil. Os dois ocupantes do veículo foram qualificados e a mercadoria foi retida e entregue na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Um morador da região morreu em um acidente de transito nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. WELLINTO CARVALHO, de 18 anos, retornava para Campo Erê quando sofreu um acidente em Nonai. Ele estava em um carro que bateu de frente contra um caminhão, placas de Passo Fundo. WELLITON dirigia uma Parati, placas de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros de Nonoai atendeu a ocorrência. O rapaz morreu na hora. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

Um homem de 39 anos morreu em um acidente de transito na tarde de ontem no interior de São Miguel do Oeste. CEZAR DE QUADROS estava dirigindo um caminhão carregando com uma máquina retroescavadeira que saiu da estrada e tombou. O acidente aconteceu na Linha Oito de Março. A máquina acabou despencando pelo barranco e o caminhão ficou tombado ao lado da estrada. Com o impacto, a cabine do caminhão ficou amassada. CEZAR ficou preso entre as ferragens e sobre múltiplas fraturas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.