ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 16/07/2020

GLOBO EM FOCO – 16/07/20

-GUEDES COGITA TAXAÇÃO PARA TRANSAÇÕES NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

-SANTA CATARINA TEM SEGUNDA MENOR TAXA DE ANALFABETISMO DO BRASIL

-EPAGRI REALIZA ATENDIMENTO PRESENCIAL A CAMPO E CAPACITAÇÕES ONLINE

-PESQUISA APONTA INDECISÃO PARA RETORNO DAS CRIANÇAS À ESCOLA

-DIRETOR RELATA PROJETO BEM SUCEDIDO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

-PROGRAMA CNA JOVEM ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVA CAPACITAÇÃO

-FUNCIONÁRIO PÚBLICO MORRE CARBONIZADO APÓS COLISÃO NA BR 282

-MOTORISTA MORRE APÓS TOMBAR CAMINHÃO CARREGADO COM MÁQUINA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A economia da China cresceu três vírgula dois por cento no segundo trimestre em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, recuperando-se de uma contração de quase sete por cento no primeiro trimestre induzida pela crise sanitária do coronavírus. A recuperação do Produto Interno Bruto do gigante asiático foi mais forte do que o previsto por analistas, que esperavam crescimento de dois e meio por cento. Apesar do crescimento, a economia caiu um vírgula seis por cento nos primeiros seis meses em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatística.

Uma ampla rede de falsificação de dinheiro ligada à organização da máfia italiana Camorra foi desmantelada na quarta-feira, com a prisão de 44 pessoas na Europa. Quarenta pessoas foram presas na Itália, três na França e uma na Bélgica durante esta operação coordenada pela Agência Europeia de Polícia, a Europol, que permitiu a apreensão de oito milhões de euros em dinheiro e oito milhões em euros em bens. A investigação realizada pelos italianos começou em janeiro de 2018 e dizia respeito a uma rede de dinheiro falso vinculada à Camorra napolitana.


O número de crianças vacinadas em todo o mundo, que havia se estabilizado nos últimos 10 anos, diminuiu de forma alarmante devido à pandemia de Covid-19, alertaram duas agências da ONU nesta quarta-feira. Antes do surgimento do coronavírus, no final de 2019, a taxa de vacinação contra difteria, tétano, coqueluche e sarampo já havia estagnado em 85 por cento, com 14 milhões de crianças não vacinadas a cada ano. A pandemia afetou as campanhas de vacinação em três quartos dos 82 países, de acordo com um estudo online realizado em junho por agências ligadas a ONU.

O Senado aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, cujo objetivo é oferecer crédito a empresas que registraram no ano passado receita bruta de até 10 milhões. A medida foi editada pelo governo federal em abril e entrou em vigor imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para virar lei em definitivo. O programa visa conceder empréstimos para o pagamento de salários ou verbas trabalhistas. No fim de junho, a Câmara aprovou o texto. Nesta quarta, porém, o Senado modificou a proposta e, com isso, o texto terá de ser reexaminado pelos deputados.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um imposto de zero vírgula dois por cento sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico. Segundo GUEDES, a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de locais onde os impostos incidem. Com isso, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança que recai sobre outras bases, como a folha de pagamentos. Ele disse que, além de desonerar as folhas das empresas, essa criação poderia levar a uma redução nos impostos sobre o consumo ou no imposto de renda. GUEDES afirmou ainda que a reforma tributária está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional e que ele está aguardando “entendimento político”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, BRUNO DANTAS afirmou nesta quarta-feira que a dificuldade no acesso de micro e pequenas empresas ao crédito, em meio à pandemia de Covid-19, é "o ponto mais preocupante do ponto de vista social" entre as ações do governo. Uma auditoria apresentada nesta terça, com dados de 16 de março a 12 de junho, aponta que as micro e pequenas empresas acessaram menos de 10 por cento de todo o crédito bancário liberado no período. Segundo o TCU, o segmento acessou apenas 47 bilhões do total de 533 anunciado pelo governo. Os dados apresentados pelo ministro não consideram ainda as concessões de empréstimo pelo Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O Pronampe só foi liberado no final de junho.

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com duas mil 916 oportunidades de emprego abertas em todas as regiões do estado. Além disso, uma empresa de recursos humanos também está com 700 vagas abertas. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, são 57 municípios com vagas cadastradas no Sine para diferentes níveis de escolaridades e funções. Os interessados nas vagas podem acessar aplicativo do Sine Fácil e agendar atendimento na sede do Sine da sua região. É necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho para inscrição na vaga.

Os índices da educação em Santa Catarina melhoraram no último ano e o Estado mantém a segunda menor taxa de analfabetismo do país. Os dados constam na nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, com foco em educação, divulgada nesta quarta-feira. Conforme a pesquisa, a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos de idade ou mais em Santa Catarina é de dois vírgula três por cento. Em nível nacional, a taxa brasileira é de seis vírgula seis por cento. No ensino fundamental as taxas de SC também estão entre as melhores do Brasil: 99 vírgula sete por cento das crianças entre 6 e 14 anos estão na escola e 93 vírgula sete por cento dos adolescentes entre 15 e 17 estão matriculados. /

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira que recebeu um lote com insumos para realização dos testes tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a presença do novo coronavírus no organismo. A expectativa é que possam ser agilizados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Atualmente, são cerca de três mil aguardando liberação. Conforme o estado, foram entregues ao Lacen 100 kits de extração viral na terça, quantidade suficiente para a realização de 25 mil testes. O estado tem 46 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo 534 mortes, segundo o último boletim do governo.

Com eventos cancelados, Epagri concentra trabalhos no atendimento presencial e a campo e capacitações online. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, destaca que os extensionistas em cada município se dedicam no momento a demandas voltadas a próxima safra, como custeios e investimentos, e programas governamentais do Terra Boa, conhecido como troca-troca de sementes de milho. Ele comenta que todos os escritórios da Epagri da região estão com atendimento, e nenhum dos funcionários teve diagnóstico para Covid-19 até o momento. Conforme o gerente, o agricultor que necessitar de algum atendimento pode procurar o escritório do seu município, ou ligar para os extensionistas caso necessite de visita em sua propriedade. Devido a pandemia, SIMON ressalta que não estão sendo feitas as visitas voluntárias dos extensionistas, somente quando o profissional é acionado pelo produtor.

Por ser uma empresa que trabalha com educação no campo, o gerente diz que o ano está sendo difícil também para a Epagri, pela dificuldade de realizar a assistência técnica e atividades práticas. SIDNEI SIMON diz que para este ano a Epagri tinha previsto na região 388 eventos, como dias de campo, palestras e seminários, e praticamente todos tiveram que ser cancelados devido à pandemia. O gerente regional da Epagri ressalta que em função disso os trabalhos tem se concentrado nos atendimentos presenciais e a campo, e as capacitações remotas realizadas de forma online. Ele comenta que o trabalho a distância é a opção no momento, mas as aulas práticas têm feito falta nesse processo. Como exemplo de trabalhos realizados, SIMON cita a orientação para os piqueteamentos, o terraceamento, bem como, a elaboração das Declarações de Aptidão ao Pronaf, a DAP, emissão de autorização do troca-troca e encaminhamento dos custeios.

A Epagri está na expectativa do lançamento no novo programa Menos Juro do governo do estado. No último ano safra o montante de investimentos pelo programa em todo o estado foi de 10 bilhões de reais. O regional da Epagri, SIDNEI SIMON, explica que através do Menos Juro o agricultor pode financiar até 100 mil reais, valor que varia em cada município conforme a cota, em que o governo paga até 2,5% dos juros. Com taxas do Pronaf em torno de 3%, SIMON comenta que praticamente todo o juro é custeado pelo governo. Segundo o gerente, no último ano safra a cota para financiamentos na região foi de seis milhões, e houve um suplemento de mais de quatro milhões. Ele afirma que o programa representa uma grande importância para a economia regional, pois além do valor financiado o agricultor acaba aplicando mais um valor em recursos próprios.

Prefeitura de Tunápolis recolhe mais 150 litros de óleo de cozinha usado para destinação correta. A secretaria da Indústria e Comércio, realiza desde 2017 o programa “De óleo no Futuro”. Com apoio da empresa Iguaçu Ambiental, de Seara, o programa consiste na coleta de óleo de cozinha usado e a destinação correta. No dia nove de julho foi realizada nova recolha do óleo, sendo coletados aproximadamente 150 litros, por meio dos pontos de coleta. Munícipes e empresas que tenham óleo para descarte poderão colocá-lo em garrafas pet e descartá-los nos tambores dispostos nos pontos de coleta. Estes pontos de coleta são a prefeitura, escolas e postos de combustíveis. Conforme o secretário, VOLMIR LAWISCH o descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Já quando acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo pode ter diversos fins, como a produção de sabão, detergente, produção de resina para tintas, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

Arraia Solidário em Mondaí arrecada mais de 13 mil para tratamento da Sofia Helena. O evento foi realizado no último sábado em Mondaí, com a venda de comidas típicas de São João no colégio Artur Deiss. Conforme uma das organizadoras do Arraiá Solidário, DANI FLACH, foram vendidas diversas comidas como pipoca, rapadura, puxa-puxa, maça do amor, pinhão, cachorro quente, mini-pizza e tortas. Ela cita que no total foram arrecadados 13 mil 127 reais, valor destinado para o tratamento da Sofia Helena. A menina, de apenas um ano de idade, foi diagnosticada aos oito meses de vida com Atrofia Muscular Espinhal Tipo UM, a forma mais grave da doença conhecida como AME. A família é de Saudades, e ações em toda região estão sendo feitas para arrecadar recursos para o tratamento com a aplicação de uma vacina importada, estimada em cerca de 12 milhões de reais.

Produção de melado gera renda e qualidade de vida a família do interior. O casal ISOLDE e ELÓI BOHNENBERGER, e suas filhas são moradores da comunidade de Taipa Alta, Iporã do Oeste. Conforme o produtor, a produção de melado foi uma atividade herdada dos seus pais. Ele cita que são várias etapas até a produção do melado em si, como o plantio da cana, o corte, a limpeza, a moagem e o cozimento da garapa por cerca de três horas e ainda e após o resfriamento. A parte verde da cana serve de pasto para o gado e o bagaço após a moagem é usado como adubo na roça. ELÓI destaca que com o tempo e a prática o produtor acaba identificando o ponto certo de cada etapa da produção, a exemplo do momento de tirar a garapa do cozimento para esfriamento do melado. A família conta com um motor elétrico para a etapa do resfriamento, o que anteriormente era feito de forma manual. O melado é produzido principalmente no inverno, e para sua melhor conservação, a orientação é manter o produto resfriado.

A produção de melado é vendida para vizinhos e familiares. A esposa ISOLDE BOHNENBERGER conta que o melado é consumido no pão, e também na confecção de panificados diversos, como bolacha. A agricultora cita que o produto, feito de forma orgânica, traz vários benefícios para a saúde. Rico em ferro, o melado previne anemia e é bom para o coração. Contém cobre, que contribui para a absorção e uso adequado de ferro no corpo, além de auxiliar na saúde da pele e do cabelo. Também é rico em cálcio e magnésio, que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos, sendo uma boa opção de consumo para quem sofre com a osteoporose e outras doenças ósseas. Outros nutrientes do derivado da cana são o potássio, que ajuda no funcionamento dos sistemas neurológico, cardiovascular, digestivo e nervoso e ainda é um antioxidante eficiente na prevenção de doenças cancerosas.

Pesquisa aponta que maior parte dos pais de Tunápolis está indecisa quanto ao retorno das crianças à escola. A pesquisa, concluída na terça-feira, foi respondida entre os dias nove e 14 de julho por meio de formulário do Google ou no momento da entrega do material impresso. De acordo com a secretária de educação, MARCIANE TOILLIER, a pesquisa está sendo aplicada em todos os municípios da Ameosc, com o objetivo de identificar a porcentagem de pais que tem interesse em destinar os filhos para creche ou pré-escola se as aulas presenciais forem retomadas em agosto. Em Tunápolis responderam o formulário pais de alunos das três escolas municipais que atendem na educação infantil crianças de zero a três anos. No total, 205 famílias responderam ao questionário, o que representa 87,6% dos alunos da educação infantil. Na creche foram 103 famílias que responderam, ou seja, 98%. Na pré-escola foram 102 formulários preenchidos, ou seja, 79,6%.

A secretária de Educação de Tunápolis cita que o resultado da pesquisa foi que 29% dos pais iriam destinar novamente os filhos para a creche caso as aulas presenciais forem retomadas em agosto. 28% decidiu que este ano não vai mandar as crianças para a creche se as aulas forem retomadas, já outros 42% dos pais que responderam a pesquisa disseram que ainda não tomaram a decisão. Na pré-escola, MARCIANE TOILLIER destaca que a opção pelo retorno dos filhos as aulas presenciais foi de 36,5% dos pais. Outros 28,1% não querem mais o retorno dos filhos a escola este ano, e 35,4% dos pais estão indecisos se deixam as crianças em casa ou mandam para a escola.

A partir dos resultados da pesquisa, a secretária de Educação de Tunápolis destaca que será trabalhado com a possibilidade do retorno as aulas, com organização de um planejamento caso isso se confirme. MARCIANE TOILLIER enfatiza que a secretaria precisa preparar as escolas para novamente receber os alunos, bem como, definir a organização das turmas e a separação dos espaços na creche para manter o distanciamento entre as crianças. A secretária de Educação enfatiza que mesmo com a previsão, não há garantia de que as aulas presenciais serão retomadas em agosto, pois em toda região os casos de Covid continuam aumentando muito. Tunápolis por exemplo está com 50 casos confirmados. MARCIANE lembra que enquanto isso, continuam as atividades a distância, com envio do conteúdo pelos canais online, e a entrega de material impresso nas escolas, ou conforme o caso, na residência das famílias.

Diretor faz avaliação positivo da alfabetização no ensino a distância. Com encerramento do primeiro semestre os estudantes passam por um sistema de avaliação diferente do tradicional. Sem as aulas presenciais, realização de provas, avaliações de comportamento e participação em sala de aula fica comprometido o sistema de notas. Com aulas a distância os professores também precisaram se reinventar com novos métodos. Conforme o diretor da escola municipal Funei de Itapiranga, LUIS SCHAEFER, a secretaria municipal de Educação optou pela alfabetização por meio de apostila. O diretor revela que sentiu angustia como pedagogo sobre a eficiência deste método na alfabetização com alunos do primeiro e segundo ano. SCHAEFER se diz surpreso com o resultado além do esperado com retorno altamente positivo no desafio lançado para os professores e crianças.

Segundo o diretor da escola municipal Funei, este sistema tem alcançado as metas graças também ao empenho das famílias. LUIS SCHAEFER destaca a participação dos pais no processo ensino aprendizado tem sido determinante para compensar as lacunas do ensino a distância. O diretor LUIS SCHAEFER também chama atenção para a forma encontrada para demonstrar o carinho entre professores e alunos. Esta afetividade está presente de forma bem clara em vídeos compartilhados por redes sociais. O diretor garante que a escola também está tendo proximidade maior com os estudantes e familiares.

CNA Jovem abre inscrição para nova etapa de capacitação. Programa tem foco no desenvolvimento de jovens líderes do agro. É voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior e relação direta com o setor rural. O Programa CNA Jovem está com inscrições abertas pelo site cnajovem.org.br. Conforme a produtora rural de Itapiranga, engenheira agrônoma CARINE BABICK a capacitação desenvolve aspectos pessoais e profissionais. Ela foi vencedora das etapas estadual e nacional do ano passado e relata grandes benefícios em participar do CNA Jovem, onde teve acesso de forma gratuita à profissionais e conteúdos variados e importantes para a vida. A rede de contatos aumentou exponencialmente e hoje as ações feitas em Itapiranga refletem em pessoas do Brasil inteiro, dentro e fora da Rede CNA Jovem.

CARINE BABICK destaca apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Itapiranga e à FAESC durante e depois do Programa CNA Jovem. Destaca que foi a primeira vez que Santa Catarina conquistou o prêmio máximo do programa CNA Jovem Nacional, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. A engenheira agrônoma CARINE BABICK, representou o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga e o Sistema Faesc/Senar no evento. O programa oferece quatro meses de atividades intensas com encontros presenciais. CARINE foi três vezes campeã: como líder de grupo, melhor projeto em equipe e individualcom o projeto conectando experiências. As inscrições devem ser feitas durante o mês de julho. O CNA Jovem tem como objetivo formar e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

Empreendimento turístico Sabores da Roça teve impacto positivo pela capacitação do CNA Jovem. A família BABICK, possui propriedade agrícola na comunidade de linha Rickia, em Itapiranga. A engenheira agrônoma ressalta que o aprendizado obtido no programa teve reflexo nas inovações e aproveitamento das belezas naturais. Ela relata que os visitantes possui oportunidade de uma tarde ou dia para reviver, reaprender ou então aprender sobre a rotina da roça. São disponibilizadas trilha próximo a um riacho, passeios com carreta agrícola e convívio com rotina agrícola, com aves, peixes, produção de leite e a belezas do interior. CARINE BABICK ressalta que faz parte do projeto turístico Caminhos da Fronteira que visa fortalecer o turismo rural e o agro turismo. Ela também salienta que o produtor rural preserva o meio ambiente e produz alimentos.

PRF apreende 110 garrafas de vinho importados com entrada irregular no Brasil. Por volta de 13 horas desta quarta-feira policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime na BR 163, em Guaraciaba, e abordaram uma caminhonete Toyota Hilux de Porto Alegre com dois ocupantes. Durante a fiscalização os policiais encontraram 110 garrafas de vinho argentino sem desembaraço aduaneiro, ou seja, com entrada irregular no Brasil. Os dois ocupantes do veículo foram qualificados e a mercadoria foi retida e entregue na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Casal investigado por tráfico de drogas é preso em São Lourenço do Oeste. No início da tarde desta quarta-feira, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, em conjunto com a Polícia Militar prendeu em flagrante um casal, um homem de 24 e uma mulher de 30 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Com o casal, que já vinha sendo investigado há cerca de quinze dias, foi encontrada certa quantidade da droga mais conhecida como “crack” que, fracionada, renderia aproximadamente 50 porções para a venda. Após lavrado o procedimento respectivo, o homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê e a mulher para o Presídio Feminino de Chapecó.

Polícia Civil indicia estudante do curso de farmácia que fez uso de certificados falsos. A polícia da comarca de Chapecó, concluiu inquérito policial que apurava a prática dos crimes de falsificação de documentos públicos e uso destes documentos. O inquérito teve início após recebimento de denúncia, por meio da qual se identificou que uma estudante universitária de Chapecó, do curso de farmácia, havia apresentado certificados aparentemente falsos. A aluna apresentou os documentos com objetivo de acumular horas extracurriculares e, assim, concluir o curso superior. Durante as diligências foram constatadas falsificações em documentos com identificação da prefeitura de Caibi. Ao ser questionado, representante do município de Caibi confirmou não ter emitido os certificados. A estudante foi indiciada pelo uso de documento público falso, com pena de 2 a 6 anos de reclusão.

Carro é destruído por incêndio na cidade em Mondaí. A ocorrência foi registrada por volta das 21h30 desta quarta-feira na rua do Engenho em Mondaí. Segundo bombeiros de Iporã do Oeste,um veículo Passat Village foi encontrado pela guarnição tomado pelas chamas. Os socorristas utilizaram aproximadamente mil litros de água para o combate as chamas e rescaldo. Conforme o proprietário e motorista do veículo, um homem de 40 anos, as chamas começaram no interior do carro, bem próximo ao banco na qual estava sentado. A Polícia Militar de Mondaí prestou auxílio na ocorrência.

Funcionário público morre carbonizado após colisão na BR 282. CLEDER JOHANN, 40 anos, de Saltinho, se envolveu em um acidente por volta das 10 horas e 40 minutos desta quarta-feira em Florianópolis. O carro que ele dirigia, um Clio emplacado em Saltinho bateu contra outro veículo, um Spin de Curitiba, depois saiu da pista, desceu uma ribanceira e acabou pegando fogo. O servidor estava indo para a capital levar amostras de água para testes no Lacen. O prefeito de Saltinho, DEONIR FERRONATTO emitiu uma nota de pesar no início da tarde, comunicando o falecimento do funcionário e decretando luto oficial de três dias.

Motorista morre após tombar caminhão carregado com máquina. O acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, na linha 8 de Março, interior de São Miguel do Oeste. Conforme apurado pela reportagem do Portal Peperi no local do acidente, o motorista se deslocava para a comunidade com o caminhão carregado com uma retroescavadeira, quando em uma curva perdeu o controle e tombou. A máquina acabou despencando o barranco e o caminhão ficou tombado ao lado da estrada. Com o impacto, a cabine do caminhão ficou amassada. O Corpo de Bombeiros removeu a vítima. Segundo apurado, o homem estava em parada cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos. A vítima foi identificada como CEZAR DE QUADROS. Ele conduzia o caminhão de uma empresa que prestava serviço terceirizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.