ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 16/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 2... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

A conservadora alemã URSULA VON DER LEYEN, candidata à presidência da Comissão Europeia, prometeu apresentar a proposta de um Pacto Verde nos primeiros cem dias de seu mandato. A afirmação ocorreu durante o debate na Eurocâmara antes da votação que deve confirmar seu nome. A luta contra a mudança climática se tornou um dos principais temas na campanha das eleições europeias de maio, após os protestos de estudantes para chamar a atenção sobre a emergência climática.

O governo de DONALD TRUMP impôs nesta segunda-feira uma regra interina, sem aprovação do Parlamento, para tornar mais difícil o processo de asilo nos Estados Unidos. Pela regra, os estrangeiros que tentam entrar na nação pela fronteira sul do país precisam ter tentado asilo em um outro país, no caminho, que não os Estados Unidos. No texto da regra, há a justificativa de que houve um aumento dramático do número de imigrantes ilegais encontrados perto da fronteira com o México.

O número de pessoas atingidas pela fome na América Latina e no Caribe cresceu em 2018 pelo terceiro ano consecutivo e já afeta 42 milhões e 500 mil pessoas. De acordo com relatório divulgado pela ONU nesta segunda-feira, o aumento se deve em parte pela desaceleração econômica e pela situação na Venezuela. A porcentagem de pessoas que passam fome na região aumentou de seis vírgula dois por cento da população em 2015 para seis e meio por cento em 2017, nível que se manteve em 2018.

O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, anunciou nesta segunda-feira, em uma entrevista coletiva concedida em Brasília, que o governo federal e o Ministério Público Federal fecharam acordo que prevê a instalação de mil radares de controle de velocidade em rodovias não concedidas à iniciativa privada. FREITAS não deu detalhes sobre o teor do acordo, mas informou que o acerto firmado com o MPF deve gerar uma economia correspondente a cerca de 600 milhões ao Dnit. A instalação dos novos aparelhos, suspensa em abril pelo governo federal, ocorreria nas rodovias administradas pelo Dnit e cobriria oito mil pontos nos próximos cinco anos.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, disse nesta segunda-feira que, se a possibilidade de indicar o seu filho EDUARDO para assumir a embaixada do Brasil em Washington está sendo criticada, "é sinal de que é a pessoa adequada". A possível nomeação de EDUARDO para o posto foi levantada por BOLSONARO na quinta-feira. Desde então, a iniciativa tem gerado críticas de setores ligados às relações exteriores, no meio jurídico e entre políticos. O presidente ainda não bateu o martelo sobre a decisão. Para assumir a embaixada EDUARDO terá de ser sabatinado pelo Senado.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, SIMONE TEBET do MDB, afirmou nesta segunda-feira que é "muito otimismo" considerar que a Casa vai aprovar a proposta de reforma da Previdência em 45 dias. Na semana passada, o ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, disse que o governo prevê a votação, no Senado, até o dia 15 de setembro. SIMONE TEBER avaliou que 60 dias é um tempo confortável para os senadores votarem a PEC da Previdência. Ela destacou que é importante deixar a oposição respirar e que é importante ouvir. SIMONE defendeu a aprovação de uma proposta que facilite aos estados e municípios realizarem suas reformas previdenciárias.

Santa Catarina registrou 232 casos de gripe A e B em 2019. Os dados estão no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda-feira. O estado também teve 25 mortes relacionadas à doença. Há pacientes em todas as regiões do estado. Em relação às mortes, 20 dos 25 pacientes tinham algum fator de risco associado, como mais de 60 anos, obesidade, diabetes, asma e outras doenças crônicas. Todas as mortes foram por gripe A. Joinville e Jaraguá do Sul, com três casos cada, são as cidades com maior número de óbitos por gripe A.

Maior produtor nacional de suínos e segundo maior produtor de aves do Brasil, Santa Catarina fecha o primeiro semestre com crescimento de 56 por cento nas exportações de carnes. No acumulado do ano, o Estado embarcou mais de 929 mil toneladas de carne suína e de frango 331 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2018. A carne de frango segue como o principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina, com 727 mil toneladas embarcadas este ano, 58 por cento a mais do que no primeiro semestre de 2018. A alta se repete também no faturamento que chegou a um bilhão 250 milhões de reais, 60 por cento a mais do que no primeiro semestre de 2018.

Os dois projetos mais recentes do governo do Estado que tratam de isenções fiscais para diferentes setores da economia de Santa Catarina foram aprovados na Comissão de Finanças e Tributação e serão votados em plenário na manhã de quarta-feira na Assembleia Legislativa. Os parlamentares decidiram manter o texto original do governo do Estado. Um dos projetos, o PL 174, estabelece uma relação de 61 benefícios a diferentes setores da economia, muitos já existentes por meio de decretos e que agora serão consolidados em lei. O presidente da comissão e relator dos projetos, deputado MARCOS VIEIRA, definiu o dia 30 de setembro como prazo máximo para o governo do Estado fazer alterações e apresentar outros setores que possam ser incluídos entre os beneficiados com os incentivos.

Festa do Colono e Motorista é sucesso em mais uma edição.Avaliação é de MARISE KERKHOVEN- Uma das organizadoras do evento. De acordo com ela, a festa que ocorreu domingo em Campo Erê superou todas as expectativas. Salienta que o balanço ainda não foi finalizado, pois como o evento é grande, o acerto demora um pouco mais.

Lucro será destinado para a finalização da construção da igreja da comunidade. Segundo MARISE KERKHOVEN, a igreja que fica localizada no bairro São Cristóvão, já está sendo finalizada e o dinheiro auxiliará na continuação da construção. Salienta que nas próximas semanas já deve estar concluído e pronto para uso da comunidade. Ela agradece pelo empenho e dedicação de todos para que o evento fosse mais uma vez sucesso.

Festerê 2019 envolve secretarias do município. ADEMAR ALBERTON – responsável pelo setor social de Campo Erê, relata que a sua pasta vai cuidar da portaria nos três dias do evento. Frisa que a entrega será um quilo de alimento não perecível, a exemplo dos anos anteriores. Depois das três noites, a Secretaria Social faz a contabilidade dos donativos e entrega para as famílias carentes do município.

Participação da população em campanhas de arrecadação de donativos é muito boa. A constatação é do secretário de assistência social de Campo Erê. De acordo com ele, já nas outras edições do Festerê muitos quilos de alimento foram arrecadados, e nessa acredita que não será diferente. Segundo ADEMAR, a população não só de Campo Erê, mas de vários municípios da região que participam do Festerê colaboram com o apelo e levam o alimento.

Acislo lança projeto na escola. A informação é do presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste MÁRCIO NIERÓTKA. Com objetivo de disseminar a cultura empreendedora e compartilhar experiências do dia a dia, Acislo, em parceria com a Escola de Educação Básica Sóror Angélica, iniciou, as ações do projeto “Acislo na Escola”. Abertura do programa foi marcada com realização do painel “Empreendedorismo e Associativismo” com os empresários convidados, ALDO PAN, ERNESTO JOÃO RECK, JANDIR BORTOLUZZI e CARLOS MANFROI.

Lançamento do Programa Acislo na Escola, faz parte das ações da Semana dos Núcleos Empresariais. Segundo MARCIO, associação entende que o desenvolvimento de uma cidade passa pela educação na base. O programa concilia a grade curricular da escola com uma preparação mais prática, que traz a experiência do dia a dia do setor empresarial. A ideia, explica o presidente é mostrar para os jovens como funciona uma empresa, quais são as dificuldades que vão ter pela frente e como o associativismo pode contribuir com quem quer empreender.

Com o lançamento, o projeto passa a seguir um cronograma de ações, todas em sala de aula, com os alunos. Pelo menos uma vez por mês empresários e alunos devem sentar no mesmo ambiente para, troca de experiência, discutir modelos de comunicação, processos de recrutamento, oratória, gestão de finanças e planejamento. Como o projeto foi construído em parceria, os professores aderiram muito bem à proposta, observa o presidente, frisando que esse conteúdo será usado como complemento da grade curricular da escola.

Acislo na Escola, é um projeto piloto. Inicialmente, explica MARCIO NIERÓTKA – presidente da Acislo, envolve apenas as turmas do primeiro ano do Ensino médio da Sóror Angélica. Diz que a intenção é aperfeiçoar o programa para contemplar todas as escolas num futuro próximo. Comenta que essa ação, nasceu de uma necessidade da Acislo.A entidade entende que os professores formam com excelência os alunos nas matérias da grade curricular. Porém, no dia a dia, esses jovens não tem a experiência que muitas empresas precisam. A ideia é fazer um trabalho conjunto para preparar esse público para o mercado de trabalho.

Município comemora 24 anos de emancipação político-administrativa. VANDERLEI ECKLER da prefeitura de São Bernardino relata que nesta sexta-feira, o município completa 24 anos de emancipação, e para celebrar a data neste dia acontece uma programação especial. Ação começa às 9 horas com uma corrida rustica, ás 10 horas acontece abertura oficial das festividades e em seguida abertura da feira agrícola e artesanal do município.

Administração oferece almoço para toda população no dia do aniversário do município. VANDERLEI comenta que é necessário apenas que as famílias levem talheres. O almoço será gratuito a todos os presentes. Na sexta-feira acontece também, mateada, as pessoas precisam levar cuia e bomba, a erva e a água serão disponibilizados no local. A tarde haverá diversas apresentações e pronunciamentos de autoridades. Para as crianças haverá brinquedos infláveis. O corte do bolo também está programado para a sexta-feira a tarde.

Hospital da Fundação recebe mais de setecentos quilos de alimento. Quem comenta é SILVANE SANAJOTTO – gerente administrativa da Fundação Hospitalar São Lourenço. Conforme ela, o hospital recebeu em doação, setecentos e cinquenta quilos de alimentos. A doação foi feita pela Cooper Alfa, filial de Novo Horizonte. Dizendo que o hospital é da comunidade, a gerente administrativa confessa que é uma satisfação ver que a entidade está sendo lembrada pela comunidade e entidades. Frisa que tudo o que foi doação vai ser repassado aos pacientes.

Com a economia em alimentação a entidade pode investir em outros setores prioritários. Como são quatro refeições por dia, SILVANE explica que hoje a entidade gasta em torno de sete mil por mês em alimentação. Por três a quatro meses a Fundação estará bem servida de alguns produtos. Lembra que toda a dieta dos pacientes é acompanhada pela nutricionista da entidade. A gerente acrescenta que caso a comunidade queira fazer doações, serão bem vindas e podem ser feitas diretamente na entidade.

Nos últimos dias, por intermédio da Rotary Club de São Lourenço do Oeste, a Fundação Hospitalar também recebeu uma quantia de leite. A doação é resultado da venda das tampas de garrafas pets arrecadadas na campanha Reciclagem Solidária, coordenada pela Classe Hospitalar. SILVANE explica que o principal objetivo da campanha é sensibilizar as crianças e a sociedade quanto a necessidade da preservação.

Cooperalfa faz doação de alimento para Hospital da Fundação. Quem comenta é DOUGLAS CARAMORI – gerente da Cooperalfa de Novo Horizonte. Ele diz que isso é resultado de uma ação organizada junto aos associados, clientes e entidades parceiras em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no início do mês. O gerente agradece os associados, clientes e a comunidade que aceitaram o desafio e contribuíram com as doações. Esse volume de alimento doado mostra que é preciso ser mais solidário e agir de forma cooperada.

Fundação Hospitalar foi escolhida para receber a doação, pois é uma entidade que abrange toda a região. CARAMIRIdiz que a ação é o exercício na prática dos princípios do cooperativismo, especialmente o sétimo que trata do interesse pela comunidade.

Seguem os trabalhos para eleição dos conselheiros tutelares em Saltinho. Quem comenta é MATEUS KHUN – secretário de assistência social. Ele revela que agora acontece a segunda etapa para escola dos conselheiros. A próxima fase é avaliação psicológica e aplicação das provas objetivas e praticas de informática. Nesta quinta-feira acontece avaliação psicológica dos candidatos. Essa questão ocorre de forma individual por uma empresa especializada.

Provas teóricas e práticas do Conselho Tutelar ocorrem na próxima semana. A informação é de MATEUS KHUN. Ele diz que no dia 25, os candidatos precisam responder perguntas especificas da área de criança e adolescente e depois passam também por uma prova prática de informática. Depois de todo esse procedimento, os candidatos considerados aptos passarão por um período de capacitação voltada para os direitos das crianças e adolescentes e apresentação dos candidatos ao público.

Campanha eleitoral para Conselho Tutelar ocorre apenas um mês antes da eleição. Conforme MATEUS KHUN – secretário de assistência social de Saltinho, as eleições serão unificadas, e em todo país elas ocorrem no dia seis de outubro. Então a campanha só poderá iniciar em setembro. Toda população apta a votar pode participar da eleição do conselho tutelar.

Posto da PRF em Maravilha enfrenta problemas com falta de efetivo. A falta de efetivo no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Maravilha tem preocupado moradores e, principalmente, motoristas que trafegam pela região. Em diversas oportunidades, a unidade, que patrulha uma área de aproximadamente 117 quilômetros pertencentes às BR’s 282 e 158 no Extremo-Oeste, está impossibilitada de atender ocorrências, bem como atuar no trabalho informativo e preventivo. Muitas pessoas relatam que procuraram atendimento na Unidade Operacional da PRF em Maravilha e encontraram o local com as portas fechadas.

O motivo seria a baixa no efetivo policial. Ficou ainda mais prejudicado com a realização da Copa América, já que muitos servidores em todo o estado foram remanejados para atuarem em rodovias federais de cidades sede e arredores de onde ocorreram os jogos. A PRF, por meio do Setor de Comunicação Social em Santa Catarina, confirmou a fragilidade nos atendimentos em Maravilha. Além disso, informou que a situação afeta diversos postos catarinenses. Um Concurso Público está em andamento, no entanto, a expectativa é de que o número de novos policiais seja insuficiente para atender a demanda no estado.

O cronograma de serviços em Maravilha segue escala pré-estabelecida. Em dias em que não há atendimento na unidade, outros postos policiais, como o de Guaraciaba, por exemplo, ficam responsáveis pelo patrulhamento e atendimento da demanda em todo o trecho, acumulando área de circunscrição, prejudicando a qualidade dos serviços devido à extensa área territorial, que inicia em Dionísio Cerqueira. Desde o início de julho, em pelo menos duas oportunidades, a Unidade Operacional da PRF em Maravilha teve os serviços interrompidos pela falta de efetivo.

Jovem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Dionísio Cerqueira.Um rapaz de 19 anos foi preso em Dionísio Cerqueira. A prisão ocorreu após o jovem ser flagrado de posse de várias porções de maconha, no Bairro Três Fronteiras. Segundo as informações a Polícia Militar realizava operação no referido bairro, momento em que foi realizada a abordagem do suspeito que estava em um bar. Após identificação durante revista pessoal os policiais encontraram com ele, seis porções de maconha e certa quantia em dinheiro. Diante dos fatos o rapaz foi detido e encaminhado à Delegacia onde o delegado fez o flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos o jovem foi encaminhado à UPA de São José do Cedro.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.