ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 16/06/2020

GLOBO EM FOCO – 16/06/20

-STJ REJEITA PEDIDO PARA AFASTAR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PALMARES

-GOVERNO DO ESTADO RECEBE MAIS 120 RESPIRADORES PULMONARES DA WEG

-EPAGRI CIRAM PREVÊ POUCA CHUVA PARA OS PRÓXIMOS MESES

-PORTARIA TORNA MAIS RÍGIDA FISCALIZAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DO LEITE

-ITAPIRANGA MONITORA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE E INTERIOR

-GRUPO TERAPEUTICO ATENDE AGENTES DE SAÚDE DE ITAPIRANGA

-NÚMERO DE OCORRÊNCIAS REDUZ NA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI DESTE ANO

-MOTO COLIDE EM FIAÇÃO SOBRE A PISTA E DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Três militares indianos, incluindo um oficial do exército, foram mortos em um confronto com tropas chinesas na fronteira no alto do Himalaia. Esse é o primeiro confronto entre os dois gigantes asiáticos que resulta na morte de soldados desde 1975, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Milhares de soldados dos dois países se concentram no local há mais de um mês, mas o confronto ocorre em um momento em que acontecia um esforço para se reduzir a tensão na região. Autoridades indianas e chinesas voltaram a se encontrar após o incidente.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que continuará enviando hidroxicloroquina ao Brasil mesmo após a principal autoridade de vigilância sanitária norte-americana revogar a autorização emergencial para o uso do medicamento contra a Covid-19. No fim de maio, os Estados Unidos anunciaram o envio de dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil. A FDA, agência que atua como a Anvisa nos Estados Unidos, revogou a permissão de emergência para o tratamento com a cloroquina e a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os responsáveis pelo órgão regulador declararam nesta segunda-feira que "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes".

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que homossexuais e transgêneros têm o direito de não sofrer discriminação no ambiente de trabalho por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A decisão foi recebida por grupos de defesa dos direitos LGBT como a mais importante desde a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país em 2015. A vitória também é significativa porque a maioria dos juízes da Suprema Corte foi indicada por presidentes republicanos, de orientação mais conservadora. Seis dos nove magistrados se posicionaram a favor da população LGBT nesse caso. Em suma, a Corte entendeu que gays, lésbicas e transgêneros estão protegidos de discriminação no ambiente de trabalho pela chamada Lei dos Direitos Civis de 1964.


O ex-senadores ROMERO JUCÁ e VALDIR RAUPP, ambos do MDB se tornaram réus em processo da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A denúncia foi aceita em 18 de maio e divulgada nesta segunda-feira pela força-tarefa do Ministério Público Federal. Outras quatro pessoas, entre elas o ex-presidente da Transpetro SÉRGIO MACHADO, também se tornaram rés no processo. Conforme a força-tarefa da Lava Jato, os crimes envolvem contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e as empreiteiras NM Engenharia e Odebrecht Ambiental. A denúncia aponta que as empresas pagavam propina aos integrantes do MDB responsáveis pela nomeação e manutenção de SÉRGIO MACHADO na presidência da estatal. Em troca, ele garantia às empreiteiras a continuidade de contratos e futuros convites para licitações, segundo a denúncia. JUCÁ afirmou que não existe motivo para a denúncia, "tecnicamente falando, o que existe é a palavra de um delator desmoralizado". A defesa de RAUPP negou as acusações e disse que a inocência do político será provada durante a instrução do processo.


A militante SARA FERNANDA GIROMINI, conhecida por SARA WINTER, prestou depoimento para a Polícia Federal na tarde desta segunda-feira após ter sido presa nesta manhã em função de inquérito que investiga ataques e fake news contra o STF. Em seu depoimento a ativista negou que o grupo que lidera, o 300 do Brasil, receba dinheiro do governo em troca de apoio e chegou a admitir que trabalhou em um cargo de comissão do Ministério dos Direitos Humanos. SARA também decidiu permanecer em silêncio quando foi questionada sobre quais os objetivos do grupo que lidera e sobre os ataques que fez em vídeo contra o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF. A prisão preventiva da militante foi solicitada pela Procuradoria Geral da República e ocorreu em decorrência do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga fake news e ataques contra a corte.


A ministra REGINA HELENA COSTA, do Superior Tribunal de Justiça rejeitou pedido do partido Rede Sustentabilidade para afastar do cargo o presidente da Fundação Palmares, SÉRGIO CAMARGO. O pedido do partido foi apresentado no último dia quatro, em razão das declarações de CAMARGO em uma reunião na fundação. No encontro, ele chamou o movimento negro de "escória maldita", disse ZUMBI “escravizava pretos", criticou o Dia da Consciência Negra, falou em demitir "esquerdista" e usou o termo "macumbeira" para se referir a uma mãe de santo. A ministra não chegou a analisar o mérito do pedido. Ela rejeitou a ação apresentada pela Rede por questões processuais: considerou que faltava um pressuposto para apresentação de um mandado de segurança – a ausência de um ato que tenha violado um "direito líquido e certo", requisito previsto na Constituição.


O vestibular da Udesc terá um novo edital e inscrições gratuiras. De acordo com a Universidade do Estado, já que não será possível fazer provas presenciais, nesta edição o vestibular será um processo seletivo especial. Os candidatos vão poder optar entre três formas de avaliação para se candidatar a mil e 40 vagas de 37 cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2020. Para esse processo, não será cobrada a taxa de inscrição. Para participar do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc, o candidato terá que optar por um dos seguintes critérios: nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio apenas quem prestou a prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018, média final do Vestibular da Udesc para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e foram classificados ou aprovados em lista de espera, mas não conseguiram vagas em convocações posteriores ou então a média final geral de conclusão do ensino médio.

O Estado de Santa Catarina recebeu na tarde desta segunda-feira, um novo lote com mais 120 respiradores pulmonares adquiridos junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul. Os novos equipamentos serão destinados a leitos de Unidades de Terapia Intensiva já ativos. O secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou que o objetivo é utilizar os ventiladores em UTIs para Covid-19. Essa é a terceira remessa de respiradores recebidos da WEG. Com o lote entregue nesta segunda-feira, o Estado de Santa Catarina já dispõe de 270 dos 500 ventiladores adquiridos junto à empresa de Jaraguá do Sul. De acordo com o secretário de Saúde, a distribuição dos equipamentos será definida junto com os municípios e de acordo com o grau de necessidade.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense ouvirá, na reunião desta terça-feira, mais duas testemunhas: o coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, e DÉBORA BRUM, servidora da Secretaria de Estado da Saúde. Os depoimentos começarão a partir das cinco horas da tarde. As duas testemunhas foram citadas pelo ex-secretário de Estado da Saúde HELTON ZEFERINO e pela servidora MARCIA PAULI durante a acareação realizada pela comissão da Alesc na semana passada. ROCHA e DEBORA também estariam envolvidos no processo de pagamento antecipado pelos 200 respiradores com dispensa de licitação. Parte dos 33 milhões pagos pelos equipamentos que não foram entregues saíram do Fundo Estadual da Saúde, coordenado por ROCHA.

Epagri Ciram prevê pouca precipitação de chuva para os próximos meses. De acordo com o metereologista da Epagri Ciram de Florianópolis, MARCELO MARTINS, apesar do grande volume de chuva que ocorreu em pouco tempo, grande parte dessa quantidade de água evapora rapidamente com os dias prolongados de sol, levando em conta o solo seco e quente devido à estiagem. Outra parte acaba se infiltrando nos lençóis freáticos e as camadas mais profundas. Em função disso, o metereologista diz que para a agricultura essa quantia maior de água não faz muita diferença, e o maior resultado é percebido nos níveis de reservatórios. Ele explica que a água é sempre melhor aproveitada quando a precipitação ocorre em mais dias e em baixa quantidade, e não concentrada em grande quantidade em apenas um dia.

Outro problema, conforme MARCELO MARTINS, é quando o volume de chuvas é muito em poucos dias, mas após toda essa precipitação, ocorre novamente um período longo sem chuvas, o que acaba novamente agravando a situação. O metereologista da Epagri Ciramantecipa que este será um inverno seco, com chuvas abaixo da média. A precipitação deve se normalizar somente a partir de agosto. MARCELO MARTINS diz que as chuvas serão esporádicas, e com baixa freqüência. A próxima chuva não deve ocorrer antes de uma semana. A Epagri Ciram realiza o levantamento da previsão climática sempre de três em três meses. O metereologista diz que em função disso, não é possível prever ou ter informações mais claras sobre como o clima se comporta depois, quando o inverno terminar.

Psicóloga do CRAS de Tunápolis chama atenção para tipos de violência mais frequentes contra idosos. Nesta segunda-feira, 15 de junho, foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa. A psicóloga do CRAS de Tunápolis, KELI VALDUGA, ressalta que todo o ser humano tem o direito de ter dignidade em suas diferentes fases da vida. Ela afirma que isso não é diferente com as pessoas idosas. A psicóloga considera que respeitar o idoso é tratar o próprio futuro com respeito. Ela explica que o estatuto do idoso considera a violência contra idoso qualquer ação ou omissão que cause morte, dano, prejuízo, ou sofrimento físico ou psicológico. A psicóloga chama atenção que geralmente a violência ocorre em mais de uma forma ao mesmo tempo, e quando ela está identificada fica mais fácil denunciar.

A psicóloga do CRAS cita que a violência mais fácil de ser constatada é a física, em função de ser visível fisicamente. A mais difícil de ser identificada é a violência psicológica, em função de deixar marcas internas, devido a agressões verbais, humilhação ou isolamento. Outras formas de violência são a sexual com ameaças e o abandono, quando o familiar não presta a proteção e a assistência necessárias. KELI VALDUGA comenta que outra violência é a financeira e econômica, bastante comum, que é a exploração dos bens e recursos da pessoa idosa. Ela cita que a maior parte das denúncias em relação a esta violência envolve a aposentadoria, em que o familiar fica com o cartão de saque do idoso, sem o seu consentimento, e faz o uso indevido do dinheiro.

A psicóloga do CRAS de Tunápolis destaca também a negligência como forma de violência a pessoa idosa, que ocorre quando o responsável se omite quanto aos cuidados que a pessoa da terceira idade necessita. KELI VALDUGA lembra que uma violência acaba levando a outra, pois o idoso que é agredido fisicamente, também fica com abalo emocional. A psicóloga enfatiza que por serem parte do grupo de risco do coronavírus, os idosos acabam ficando mais isolados. Por isso, chama atenção que é importante os familiares manterem a atenção e o diálogo, mesmo que seja à distância, para evitar adoecimento mental. KELI enfatiza ainda que é preciso respeitar a bagagem e o conhecimento que os idosos adquiriram ao longo dos anos. /

Obras de pavimentação apresentam longa espera. Empresas agilizam trabalhos para compensar atrasos causados pelo período de chuva. Itapiranga possui obras em vários estágios. Segundo o diretor de projetos, engenharia e convênios, DOUGLAS THIEL, a reforma total do Ginásio do Bairro Santa Tereza Alto já foi concluída. A reinauguração aguarda fim das restrições devido a pandemia. A Estação de Tratamento de Esgoto também está em testes finais para entrar em operação. THIEL cita ainda a Academia de Saúde e clinica de fisioterapia na Praça da Prefeitura que será entregue nos próximos dias. A maior preocupação é com pavimentações asfálticas que registram grande atraso e necessitam de condições climáticas favoráveis. O diretor de engenharia chama atenção para construção dos asfalto no acesso ao bairro Portal do Sol e no bairro São Cristóvão, em linha Santa Fé Alta.

Município vai agilizar investimento em ponte no interior. A chuva forte da semana passada causou danos na ponte sobre o Rio Macaco Branco, em linha Maria Goretti, que teve a parte de rodagem levada pela força da água. Município já possui convênio para a troca de toda a estrutura e deve lançar licitação ainda neste mês em sistema de urgência. No momento é preciso buscar caminho alternativo para a travessia. DOUGLAS THIEL destaca obra de maior impacto na Avenida Uruguai. Conforme o diretor de projetos, engenharia e convênios de Itapiranga, o momento é de expectativa por importantes obras que precisam cumprir prazos conforme estabelece a legislação em ano eleitoral.

Governo sinaliza volta as aulas presenciais em agosto. Para ALDOIR KREMMER – da direção do Sindicato dos Professores do Estado, essa questão tem que ser muito bem avaliada. Ele entende que seria ótimo professores e alunos retornarem à sala de aula, todos juntos, em dois de agosto, mas isso não pode colocar em risco a vida de ninguém com o coronavírus. Toda essa situação foi discutida com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, inclusive, a burocracia com as aulas online que está sobrecarregando os professores. Orientação aos professores é cumprir somente com a carga horária estabelecida. As aulas online são contabilizadas para o cumprimento do ano letivo.

Conforme ALDOIR KREMMER, outra preocupação é com relação a qualidade no aprendizado. Como se não bastasse, comenta ele, há preocupação no retorno as aulas presenciais especialmente com aqueles alunos que não tem computador em casa ou internet e por isso não podem acompanhar as aulas online durante a pandemia. Sindicato dos Professores da Rede Estadual estava em discussão com o governo para reajustar os salários da categoria. KREMMER salienta que as tratativas foram suspensas por causa da pandemia do coronavírus. Agora não tem nem previsão para a retomada das negociações, até pelas dificuldades que o Estado passa por causa da Covid-19.

São João do Oeste disponibiliza oficinas de música à distância para os alunos. Conforme o integrante da Associação Cultural Alemã, ANDRE KLUNK, foram necessárias algumas adaptações nos termos de fomento firmado com as entidades culturais, para manter ao menos algumas atividades. Ele explica que através da associação são realizadas as oficinas de musicalização, teatro, danças folclóricas, orquestra e banda municipal, corais e grupos de canto. ANDRE KLUNK comenta que as danças e ensaios dos corais foram suspensos devido a pandemia, além das aulas presenciais de música. Ele cita que as aulas de música estão sendo feitas por canal digital, por meio da criação de uma plataforma de ensino online, pela qual são disponibilizados os conteúdos. Dessa forma, é possível que os alunos façam as atividades em casa, além das tarefas para avaliação do professor. O pagamento aos instrutores está sendo feito proporcional ao trabalho realizado.

Setor de urbanismo de Tunápolis auxilia na recuperação de danos causados pela chuva. O secretário de Indústria e Comércio, responsável pelo setor de Urbanismo, VOLMIR LAWISCH, destaca que em função das fortes chuvas da última semana, que causaram vários estragos, principalmente no interior, o setor tem auxiliado a secretaria de Transportes e Obras na reforma de pontilhões. Ele comenta que foram três as pontes mais danificadas, e durante o dia de hoje será concluída a reforma da última. VOLMIR LAWISCH comenta que na última semana o setor de Urbanismo também trabalhou no preparo das mudas de flores, de espécies de inverno, que serão plantadas nos próximos dias em espaços públicos da cidade. Ele cita também a recolha de galhos, com auxílio da máquina bob cat, que tem agilizado estes serviços.

Cidasc esclarece portaria que torna mais rígida fiscalização sobre a qualidade do leite. Conforme o gestor técnico da Cidasc regional de SMOeste, ODY GONÇALVES, a portaria vem complementar as normas já em vigor desde o ano passado pela instrução normativa 77 do Ministério da Agricultura. Ele explica que tanto a portaria como a normativa dizem respeito a normas para melhoria da qualidade do leite, principalmente voltadas aos laticínios. ODY GONÇALVES explica que o objetivo é melhorar a qualidade sanitária, no controle de doenças infectocontagiosas, e estabelecer novos parâmetros de rastreabilidade. Ele esclarece que isso será feito por meio do cadastro dos produtores, que são os fornecedores do leite para os laticínios, como também os transportadores. O gestor chama atenção para o controle da brucelose e tuberculose, que é um dos pontos fortes da nova legislação.

O gestor técnico da Cidasc regional de SMOeste explica que o controle das duas doenças será feito com base em três questões principais. ODY GONÇALVES cita que a primeira delas será o controle mais efetivo do ingresso de animais em propriedades leiteiras. Ele explica que os animais só poderão entrar na propriedade com a finalidade reprodutiva, e com exame negativo para brucelose e tuberculose. Outro item é que as propriedades leiteiras terão que apresentar ao laticínios um exame negativo das duas doenças, a cada três anos. A indústria só poderá receber leite das propriedades enquadradas neste item da legislação. O gestor técnico destaca também uma atuação mais rigorosa nas propriedades infestadas.

Produtores que não cumprirem a realização dos testes no intervalo orientado, não irão receber a indenização caso tenham direito, e não vão mais poder entregar o leite as indústrias. O gestor técnico da Cidasc regional de SMOeste enfatiza que a portaria também prevê que em um período inicialmente anual, e depois semestral, será feita a coleta de leite nos resfriadores das propriedades, com o objetivo de identificar se há foco de brucelose. A partir disso será feito o levantamento em todo o rebanho para diagnosticar outros possíveis casos da doença. GONÇALVES diz que com a parceria das prefeituras, o reforço na equipe de veterinários da Cidasc, a parceria com o ICASA e o interesse e a adesão dos produtores o número de propriedades certificadas aumenta a cada ano. Ele lembra que o veterinário cedido pela Cidasc para Iporã do Oeste ainda está em fase de treinamento. O atendimento será feito em uma sala cedida pela prefeitura.

Grupo Terapêutico mantém capacitação online. As Agentes Comunitárias de Saúde de Itapiranga tiveram que se adaptar a nova realidade de trabalho. A visita de rotina nas casas e o contato diários com as pessoas mudou. A capacitação que recebem também passou por ajustes. O Grupo Terapêutico está mantido, porém com novos cuidados em virtude da pandemia. De acordo com a psicóloga da Secretaria da Saúde de Itapiranga, SAMIRA BOLSI, diversos profissionais fazem parte das orientações que são passadas. Ela cita atuação da fonoaudióloga, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista. A psicóloga afirma que são dois objetivos principais no trabalho feito com as Agentes Comunitárias de Saúde, proporcionando melhor qualidade de vida para elas e também maior conhecimento para repassar informações as famílias que acompanham na cidade e interior.

SAMIRA BOLSI salienta que o grupo é online e de livre adesão. São abordadas questões técnicas e pessoais como ansiedade e medos. O próximo encontro vai abordar sobre alimentação saudável. A psicóloga, SAMIRA BOLSI também chama atenção para a preocupação com outros trabalhos em grupos e destaca novas ações com os idosos. Ela informa que está sendo elaborada uma cartilha que será entrega pelas agentes de saúde. A meta é proporcionar dicas para atividades físicas, alimentação adequada e ocupação saudável com exercícios mentais. O encarte vai abordar questões de linguagem, raciocínio lógico e criatividade visando manter os idosos ocupados de maneira correta. A psicóloga avalia que o isolamento social afeta de maneira direta as pessoas da terceira idade.

Grupo de tabagismo possui vagas disponíveis em Itapiranga. Desafio da secretaria da Saúde é atrair fumantes que desejam largar o vício do cigarro. Trabalho será feito com grupo online. A psicóloga SAMIRA BOLSI chama atenção para a importância da ajuda que é proporcionada no grupo de tabagismo. Ela considera que o isolamento social impacta na troca de experiencias presenciais, porém garante que possível passar orientações no grupo online e orientar os fumantes sobre os riscos a saúde e formas que contribuem para abandonar o vício. SAMIRA BOLSI alerta que o tabagismo afeta a qualidade de vida de várias formas. Salienta inclusive que os fumantes estão mais vulneráveis ao novo Coronavírus por já terem muitas vezes problema pulmonares. A psicóloga lembra que o atendimento em período de pandemia ocorre somente por orientação médica.

Número de ocorrências reduz na Operação Corpus Christi deste ano. Em 2019 foram 81 acidentes, 42 com vítimas, envolvendo 133 veículos, com 56 pessoas feridas e quatro mortes. Na Operação deste ano, realizada de 10 a 15 de junho, foram 63 acidentes, 25 com vítimas, envolvendo 108 veículos e causando ferimentos em 38 pessoas e duas mortes. No total, foram quatro mil 238 veículos abordados em 280 barreiras de trânsito. Com as restrições de convívio social, o fluxo nas rodovias permanece menor. Na área da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária, que abrange os postos de Iporã do Oeste, Bom Jesus do Oeste e São Lourenço do Oeste, responsável por mais de 900 km de rodovias na região Oeste, foram registrados 12 acidentes, com 14 vítimas e uma morte. No período da Operação, mais de 500 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro. Destes, cinco foram autuados por se recusar ao teste e dois foram presos por embriaguez.

Polícia Rodoviária apreende mercadoria contrabandeada na SC 157. Por volta das 13 horas desta segunda-feira, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, ao realizar uma operação em frente ao Posto Rodoviário, abordou uma Spacefox, placas de Gaspar, conduzida por uma mulher de 42 anos residente no município de Foz de Iguaçu, PR. Em revista foi verificado o transporte de mercadorias contrabandeadas no valor aproximado de 71 mil reais. Diante das irregularidades constatadas, o veículo e as mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal de Joaçaba.

Motorista sai ileso após tombar carro em córrego. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada por volta das 20 horas e 15 minutos desta segunda-feira, para atender a um acidente de trânsito na Linha Gaucha, em Guarujá do Sul. No local ocorreu uma saída de pista onde o veículo ficou lateralizado depois de tombar em um córrego. O condutor e único ocupante já havia saído com ajuda de populares. Em atendimento o homem relatou que não se feriu e dispensou atendimento. A Polícia Militar também foi acionada.

PM apreende drogas e flagra três motos com irregularidades no interior de Tunápolis. Por volta das 20 horas desta segunda-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas na Linha Baumgratz, interior de Tunápolis. A PM suspeitou de três motocicletas e em abordagem flagrou uma com o licenciamento vencido. Outra motocicleta foi abordada, sendo que o condutor jogou uma embalagem com cocaína em meio a uma pastagem, a qual foi localizada. A embalagem continha cocaína e mais três porções embaladas. Uma terceira motocicleta foi abordada e estava com a descarga livre, causando fortes barulhos, sendo removida ao pátio. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida à droga e as motocicletas.

Por volta das 07H10 horas a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada pelo Cobom para auxiliar a guarnição de Iporã do Oeste em atendimento a acidente de motocicleta na SC 163, Linha Beato Roque – SJO. Ao chegar no local, o caroneiro da motocicleta XTZde Itapiranga, 17 anos, já havia sido atendido e imobilizado pela guarnição de Iporã, sendo realizado o transporte da vítima ao Hospital Santa Casa Rural de SJO. Apresentava suspeita de fratura do MSD (braço) e escoriações abrasivas nos membros superiores e inferiores. O condutor da motocicleta já havia sido atendido e conduzido pela guarnição de Iporã do Oeste. A PRE encontrava-se no local.

Moto colide em fiação sobre a pista e duas pessoas ficam feridas em acidente na SC 163. O acidente ocorreu por volta das sete horas, na linha Beato Roque, próximo ao trevo de acesso a São João do Oeste. Um poste de energia elétrica de uma propriedade, com estrutura de madeira, acabou quebrando e os fios caíram sobre o asfalto. Um veículo Cronos, placa de São João do Oeste, que seguia no sentido Iporã do Oeste a Itapiranga, teve o teto atingido pelos fios. No sentido contrário, uma moto XTZ 250 Lander, com placa de Itapiranga, colidiu contra a fiação e os dois ocupantes caíram sobre a pista. Bombeiros de Iporã do Oeste e Itapiranga foram acionados para atender as vítimas. O condutor da moto, um homem de 30 anos, morador de Itapiranga, teve hemorragia nasal, escoriações no pescoço e se queixava de dores no peito. O caroneiro, de 17 anos, apresentava suspeita de fratura no braço direito e escoriações nos braços e pernas. Os dois foram conduzidos ao hospital de São João do Oeste. A Celesc foi acionada e removeu a fiação. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste também atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.