ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 16.06.18

-PARTIDOS RECEBERÃO 1,7 BILHÕES PARA CAMPANHA ELEITORAL
-MAIS DE 152 MIL DEVEM SER VACINADOS CONTRA FEBRE AMARELA EM SC
-INSCRIÇÕES DO FESTIVAL ENCERRAM NA PRÓXIMA SEMANA PARA CRIANÇAS
-ENTIDADES DE PALMA SOLA REALIZAM CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA A IDOSOS
-COMÉRCIO CONFIRMA PREVISÃO DE AUMENTO NAS VENDAS DO DIA DOS NAMORADOS
-FEDERAÇÃO CONTABILIZA PREJUÍZO DOS AGRICULTORES COM GREVE
-AMPLIAÇÃO DE REDE DE ÁGUA ATENDE MAIS 20 FAMÍLIAS A PARTIR DE JULHO
-UNIÃO DE VEREADOR DO MDB COM OPOSIÇÃO CRIOU IMPASSE COM A COLIGAÇÃO
-HOMEM É FORÇADO A VENDER JUNTA DE BOIS PARA SALDAR DÍVIDA

-CASAL É PRESO POR TRÁFICO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

O tempo é de sol na região Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em baixa. O dólar fechou a semana da mesma forma e está sendo cotado em três reais e 77 centavos. O euro vale quatro reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a 15 para venda e 13 e meio centavos para a compra.

O governo da Nicarágua aceitou nesta sexta-feira a presença de observadores internacionais dos direitos humanos para investigar as violentas mortes ocorridas durante protestos contra o presidente do país, DANIEL ORTEGA. Segundo o cardeal que preside a Conferência Episcopal da Nicarágua, LEOPOLDO BRENES, foi acertada a presença da Comissão Interamericana de Direitos Humanos "para apoiar a investigação de todas as mortes e atos de violência" ocorridos nos últimos dois meses de protestos. A entidade tenta atuar como mediadora no conflito. Governo e oposição retomaram o diálogo nesta sexta na tentativa de superar uma crise que já deixou 165 mortos em dois meses de protestos. A onda de protestos começou em 18 de abril, quando o governo Ortega reprimiu com extrema violência manifestações contra uma reforma da previdência social, que acabou sendo revogada pelo presidente.

Um tribunal federal determinou nesta sexta-feira a prisão do ex-chefe de campanha de DONALD TRUMP, PAUL MANAFORT, após ser acusado de manipulação de testemunhas enquanto aguarda o julgamento pelas acusações de conspiração federal e lavagem de dinheiro apresentadas pelo promotor especial ROBERT MUELLER. A ordem de prisão veio numa audiência num tribunal federal em Washington depois que MANAFORT pediu para pagar uma fiança de dez milhões de dólares para encerrar sete meses de prisão domiciliar.

Um terremoto de magnitude seis ponto um atingiu neste sábado a ilha de Tonga, no Oceano Pacífico. A informação foi divulgada pelo Centro Geológico dos Estados Unidos. Não há relatos imediatos de danos ou vítimas do tremor. O terremoto ocorreu a dez quilômetros de profundidade e a cerca de 470 quilômetros da cidade de Neiafu.

O concurso 2.050 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de trinta milhões de reais para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre hoje às vinte horas em Pelotas no Rio Grande do Sul. De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor integral do prêmio, o ganhador poderá comprar um iate, dois apartamentos e dez carros de luxo. Se quiser investir na poupança, receberá mensalmente cento e onze mil reais em rendimentos. As apostas podem ser feitas até às dezenove horas de hoje em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa três reais e cinquenta centavos.

A Procuradoria Geral da República pediu nesta sexta-feira que o Supremo Tribunal Federal inclua a delação do operador financeiro LÚCIO FUNARO no inquérito que apura se um decreto do presidente MICHEL TEMER foi editado para beneficiar empresas portuárias em troca de propina. O pedido será analisado pelo relator do inquérito, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. A inclusão da delação no inquérito permitiria verificar se as declarações de FUNARO, delator da Operação Lava Jato, comprovam ou não as suspeitas dos investigadores. A Polícia Federal tem até o começo de julho para elaborar um relatório final ou pedir de novo mais prazo.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta sexta-feira que o montante total do Fundo Especial de Financiamento de Campanha será de um vírgula 716 bilhão de reais. Criado no ano passado para regulamentar o repasse de recursos públicos entre as legendas, o fundo será repartido entre os diretórios nacionais dos trinta e cinco partidos com registro no TSE. Pelas regras, noventa e oito por cento do montante será dividido de forma proporcional entre os partidos, levando em conta o número de representantes no Congresso Nacional. Os partidos MDB, PT e PSDB vão contar com as maiores cotas.

A Executiva Estadual e a Bancada do PSB na Assembleia Legislativa divulgaram nota com posição contra qualquer aliança com o Partido dos Trabalhadores. No comunicado o PSB de Santa Catarina diz que considera uma indignidade e um desrespeito à Lei da Ficha Limpa coligar com um partido que tem como pré-candidato à Presidência da República um preso condenado em segunda instância. Na opinião das lideranças pessebistas catarinenses uma aliança desse tipo passa à sociedade uma ideia errada de conivência com a corrupção que veio à tona nas investigações da Operação Lava-jato que fustigaram os governos petistas.

O plano estadual de recursos hídricos mostrou que nos próximos dez anos a demanda por água vai superar a capacidade de oferta do recurso outorgado em Santa Catarina. A informação foi dada pelo diretor do Centro de Economia Verde da Fundação Certi, MARCOS DARÉ, durante a Rodada de Inovação para a Água, encontro realizado pela Fiesc, governo de Santa Catarina, Fapesc e Fundação Certi. A outorga de direito de uso dos recursos hídricos é um componente da Política Nacional de Recursos Hídricos por meio do qual o poder público autoriza, concede ou permite fazer o uso deste bem público.

A vacinação da febre amarela aos poucos, começa a ser ampliada em Santa Catarina. A partir deste sábado começa uma ação para intensificar a imunização no Norte do Estado. Será vacinada a população rural de onze municípios. Até outubro, estão previstas três etapas para vacinar 152,4 mil catarinenses em quarenta e uma cidades. A medida faz parte da ampliação para todos os municípios brasileiros, que foi anunciada em março pelo Ministério da Saúde. Essa amplificação gradativa inicia neste mês no estado catarinense e pode ser concluída até abril de 2019. Até o momento, não há registro de circulação do vírus da febre amarela em Santa Catarina.

Prazo de inscrição para festival da canção de SJCedro chega à reta final. Segundo a secretária da educação, CELIA TOIGO, quem tem interesse em participar do Festival da Música e do Canto Livre na categoria infanto-juvenil ainda pode fazer a inscrição junto à Secretaria. A inscrição custa 30 reais e podem se inscrever cantores de toda a região, que têm entre 8 e 14 anos. Lembra que serão premiados os cinco melhor classificados pela banca de jurados. Os prêmios vão de 100 até 500 reais. Ela destaca que o regulamento pode ser consultado no site da prefeitura. CELIA sugere que as famílias incentivem os pequenos talentos. As apresentações dos calouros infanto-juvenis serão feitas no domingo, dia 24, à tarde, durante o Arraial Cedrense. Já as 20 vagas para o festival do Canto Livre na categoria adulta já foram preenchidas e as apresentações estão programadas para o sábado à noite, dia 23. Nos dois dias de Arraial Cedrense e para acompanhamento dos calouros nos ensaios e apresentações, atuarão as bandas Balanço de Baile, APK e Movimentos.

Palma Sola une setores públicos e polícia no combate à violência contra pessoa idosa. Na tarde de ontem, foi realizada uma caminhada com alguns idosos do município e participação dos Bombeiros e Polícia Militar. O secretário do setor social, IVANOR DE MOURA revelou que o objetivo desta ação foi chamar a atenção da sociedade como um todo para o combate à violência contra a pessoa idosa que ocorre muitas vezes por familiares. O evento foi promovido pela Administração, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, e contou com a participação de secretários, Polícia Militar, Bombeiros, Idosos do município e funcionários da Saúde. MOURA acredita que é importante salientar que existem diversos tipos de violência, não apenas a violência física, mas a violência psicológica e a financeira, que é quando se apropria do dinheiro ou benefícios.

Conselho de Cultura do município realiza reunião para definição de eventos de Guaraciaba. Segundo o vice-prefeito, VANDECIR DORIGON, estiveram presentes os representantes do Grupo Folclórico Lichtenschein, Grupo Folclórico Italiano Madona de Caravággio e Centro de Tradições Gaúchas Fronteira do Oeste. As demais inscrições de interessados foram indeferidas por falta de documentos. Ele lembrou que o município abriu inscrições durante o mês de maio, para que as entidades ou associações pudessem se cadastrar e receber projetos ou recursos. Ainda na ocasião, os integrantes do Conselho Municipal de Cultura formaram uma comissão para a elaboração do Plano Municipal do setor que será utilizado pelo prazo de 10 anos.Ao final da reunião, os presentes puderam dar sugestões quanto a novos programas para serem inseridos no PPA e LDO 2019.

Saúde de Princesa alerta para importância de manter a vacinação em dia. Depois da notícia de um surto de Sarampo no Amazonas e em Roraima, a secretária de Saúde, ANDREIA EPPING, reforçou o alerta sobre a importância da imunização da tríplice e tetra viral. A secretária de Saúde enfatiza que a situação é alarmante naqueles estados. Foram confirmados pelo menos 226 casos em Roraima e no Amazonas. Outros 946 estão sendo investigados naqueles estados. Segundo ela, ações de combate à doença estão envolvendo a atenção básica da saúde com o objetivo de realizar uma busca ativa de pessoas sem a vacina tríplice viral e tetra viral. A secretária cita que estes trabalhos envolvem todos os municípios catarinenses. Ela revela que Princesa mantém o esquema de vacinação de uma dose da tríplice viral aos 12 meses e aos 15 meses da tetra viral. ANDREIA alerta ainda que os indivíduos de até 29 anos deverão ter em dia as duas doses de tríplice viral e quem tem entre 30 e 49 anos, se ainda não foi vacinado deverá receber uma dose.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina registrou um aumento de um vírgula 56 por cento nas vendas do Dia dos Namorados. A informação é do presidente da entidade, IVAN TAUFFER. Ele disse que apesar de baixo, o resultado é positivo e bastante otimista para a classe empresarial. TAUFFER lembrou que a data foi a primeira após a greve dos caminhoneiros e que os comerciantes estavam bastante preocupados em não fechar a data no vermelho. Conforme TAUFFER, o percentual veio em boa hora e certamente vai amenizar um pouco do grande estrago causado pela paralisação do mês passado. De acordo com o presidente, a nível nacional o percentual de vendas ficou em um vírgula 63 por cento.

O produto mais procurado para presentes neste ano foi o vestuário. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que quarenta por cento optaram por comprar roupas, trinta e quatro por cento compraram perfumes e cosméticos e dezoito por cento decidiram investir em jantares. TAUFFER trouxe ainda a informação que o preço médio gasto por pessoa variou de cem a cento e trinta reais, sendo que a nível nacional a média foi de cento e 67 reais. Ele frisou que apesar do momento crítico, o comércio catarinense só tem a comemorar. Além disso, o crediário foi a opção mais procurada para pagamento em Santa Catarina. Ele disse que a segunda opção foi pelo cartão de crédito e por último o pagamento em dinheiro. TAUFFER citou que a região Oeste do estado foi a que mais optou pelo pagamento a vista. O presidente disse que Santa Catarina encerrou bem as vendas relativas a terceira data do ano e agora objetivo da federação é busca melhorar os números de vendas ao longo do ano.

Bairro com problemas de abastecimento recebe ampliação na rede de água. De acordo com a vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, BIANCA BERTAMONI, há poucos dias a administração entregou um poço de água na Linha Jacob Maran e cerca de 48 famílias passaram a receberam água de qualidade em suas casas. Mediante esta obra, a Secretaria de Obras irá realizar a ampliação da rede de distribuição de água deste poço, da localidade, até o Bairro Aeroporto.Para viabilizar está obra, a prefeitura irá realizar a mão de obra para instalar mais de 500 metros de encanamento da rede geral de abastecimento. Já os moradores da comunidade serão responsáveis pela aquisição da ligação até suas residências. De acordo com a vice, mais 20 famílias serão beneficiadas com a ampliação.

Os agricultores do Extremo Oeste ainda contabilizam prejuízos que terão neste mês devido à greve dos caminhoneiros. Conforme o representante da Fetaesc no Extremo Oeste, JOEL DE MOURA, na ocasião, muitos produtores tiveram que jogar o leite fora e isso gerou um impacto incalculável nas propriedades. Ele disse que mesmo após várias semanas do fim da greve, cada dia surge um fato novo que preocupa o sindicato. JOEL disse que viajou para o centro do estado na última semana e encontrou a situação ainda pior na região. De acordo com o sindicalista, muitos ainda não conseguiram nem repor o estoque de ração nas propriedades. Outro grave problema foi com relação os produtores que tiveram que parar de realizar a ordenha das vacas antes do prazo médio. DE MOURA explicou que o normal é os produtores parar a ordenha cerca de quarenta e cinco antes do animal ter o parto e não noventa dias como ocorreu agora. Ele destaca que isso vai gerar um reflexo muito ruim e poderá acarretar inclusive na falta de leite para consumo humano.

O tamanho dos prejuízos é incalculável e vai demorar a retornar ao mesmo patamar que estava. A declaração é do representante da Fetaesc na região, JOEL DE MOURA. Ele disse que alguns produtores vão demorar quase um ano para se recompor nas propriedades. Percebe que alguns sequer vão conseguir recuperar os prejuízos causados pela paralização. Ele afirmou que as pessoas que questionaram e criticaram os produtores por ter jogado o leite fora e não ter doado para entidades e famílias carentes da região desconhecem a realidade e as leis brasileiras.. MOURA esclareceu que a própria Vigilância Sanitária emitiu uma nota alertando os produtores a não efetuarem doações ou mesmo vender o produto na cidade sob pena de multa. Ele comentou que as pessoas precisam ter conhecimento do que estão falando para não cometerem injustiça com quem tanto perdeu nos últimos dias.

Secretaria de Obras de Princesa aproveitou os dias de sol para intensificar as atividades no interior. O titular da pasta, CLAUDIO NOS revela que na região de Vista Alta e Vila Rica, na ligação com Santa Terezinha, recebeu cascalho. Ele explica que a via é movimentada e estava lisa, necessitando do material para dar segurança e evitar acidentes. Também houve cascalhamento em propriedades e terraplenagens para galpões. Em seguida haverá melhorias já solicitadas. O secretário afirma que para semana que vem o maquinário deve atender a região da Linha Progresso e São Francisco, também com foco nas estradas. Haverá recolha de galhos e entulhos também no período urbano, devido ao período de podas.

Municipalização no abastecimento de água tem funcionado com tranquilidade em Princesa. A avaliação é do vereador SILMAR FRANCO, o Chicão. Ele admite que após o anúncio da prefeitura, viu com certa restrição a iniciativa de não renovar o convênio que o município tinha com a Casan. Ele entende que o serviço prestado pela empresa era bom. No entanto, o vereador considera que neste período, de aproximadamente meio ano, em que uma empresa terceirizada gerencia o sistema, o trabalho também tem sido de qualidade. SILMAR que o contrato firmado com a empresa terceirizada está chegando ao fim e a expectativa é de que em breve o próprio município possa ser responsável pelo sistema, a exemplo de SJCedro. Ele salienta que o município terá total autonomia sobre despesas e receitas do sistema de tratamento e distribuição e água, possibilitando novos investimentos. CHICÃO afirma que a decisão foi ousada e acertada.

O ex-presidente do MDB de Guaraciaba, JORGE BIANCHI disse que a expulsão do vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores do município, IRINEU ARNDT, ocorreu por infidelidade partidária. BIANCHI explicou que o processo se iniciou em 2016 e somente nesta semana chegou próximo do desfecho final. Ele disse que a coligação vencedora das eleições no município possuía um acordo de cavalheiros, sendo dessa forma definido que o vereador mais votado seria o presidente do legislativo. De acordo com BIANCHI, pela definição existente o presidente seria o vereador CLODOALDO FONTANA, pois acabou sendo o mais votado na época. Ele disse que tudo estava nos conformes até ARNDT não aceitar o acordo. O argumento na época, é que FONTANA é do PSDB, e IRINEU queria que um emedemista estivesse na presidência, por ter eleito três vereadores. Mas, o então dirigente revela que houve sugestão de colocar no primeiro ano PAULO MENEGHINI, também do MDB, e ainda assim ocorreu a traição.

O vereador do MDB criou um impasse na coligação vencedora do município de Guaraciaba em 2016. A afirmação é ex-presidente do partido, JORGE BIANCHI. Ele conversou com a rádio Cedro, e explicou ainda que logo após o processo eleitoral houve uma reunião da executiva municipal juntamente com todos os candidatos eleitos e suplentes do partido para reforçar o acordo estabelecido ainda em campanha. BIANCHI disse que desde o primeiro momento ARNDT deixou claro que não respeitaria o acordo e nem votaria em outros nomes. Ele acredita que as intenções já eram estas. Conforme BIANCHI, diante dos fatos não restou outra opção para o partido devido a situação constrangedora de alguém que se dizia liderança. Além disso, a bancada “perdeu’ um membro, pois tinha eleito cinco pessoas, das quais quatros permaneceram fieis em apoio a administração.

A decisão de expulsar IRINEU ARNDT do MDB de Guaraciaba foi unânime no município. A afirmação é do ex-presidente do partido, JORGE BIANCHI. Ele lembrou que o processo foi montado e ouvido ambas as partes, sendo definido por todos que a melhor opção era a expulsão. De acordo com BIANCHI, ARNDT tem trinta dias para se defender em outras esferas e tentar reverter a situação. Ele disse também que o partido também tem trinta dias para buscar o mandato de ARNDT e tentar por outra pessoa, um suplente neste caso. Conforme JORGE, as pessoas que depositaram o voto no vereador também se sentiram traídas pela palavra e hoje em dia estão contra ele, principalmente os cabos eleitorais. Para BIANCHI o fato é lamentável para todos. Ele disse que todos tem direito de trocar de sigla e apoiar quem lhes convir, mas, sem trair um grupo. Ainda rebateu a declaração do vereador expulso e disse que não são os partidos que são ruins, mas sim algumas pessoas que neles estão.

Ao menos cinco residências foram furtadas em São Miguel do Oeste nas últimas horas. Os fatos foram registrados no final da tarde de ontem por volta das dezoito horas. De acordo com a Polícia Militar, elas foram reviradas pelos criminosos. Em uma das casas foi furtado cerca de duzentos reais. Um veículo foi avistado com quatro homens nas proximidades dos locais. Ninguém foi preso até o momento. Ainda no dia de ontem, um adolescente de dezesseis anos foi flagrado forçando as portas de vários veículos que estavam estacionados na Rua Itaberaba, no centro da cidade. O adolescente já possui várias passagens por furto, e informou que estava em companhia de outro homem.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou 80 ocorrências de furto em residência desde o começo do ano. Entre primeiro de janeiro e cinco de maio, a média é de mais de quatro arrombamentos por semana. De sexta-feira até ontem, foram mais cinco casos. O tenente da PM, JUNIOR TASTCH, disse que houve um crescimento desse tipo de crime nos últimos dias, o que causa uma certa preocupação para os moradores e também para a Polícia Militar. Ele comentou que o quadro ainda é de tranquilidade e está dentro dos padrões para uma cidade como São Miguel do Oeste.

Os criminosos costumam observar a movimentação dos moradores antes de cometer os arrombamentos. De acordo com o tenente da PM, JUNIOR TASTCH, as pessoas devem ficar atentas com pequenos cuidados que podem evitar os furtos. Ele citou que os moradores devem trancar portas e janelas e avisar um vizinho quando for sair de casa. O tenente comentou que há motivos para alarde ou preocupação excessiva. Na opinião de TATCH, os últimos arrombamentos foram cometidos por um pequeno grupo que tem aproveitado a ausência dos moradores para a prática dos crimes. O aumento das ocorrências de furto em residência levou a PM a mudar o sistema de trabalho das guarnições. A informação é do tenente JUNIOR TASTCH. Ele disse que a polícia está mapeando os casos e reforçando a presença nas áreas de maior incidência.

Homem é forçado a vender junta de bois para saldar dívida em SMOeste. Conforme a Polícia Militar, o homem relatou que estava em casa trabalhando na Linha Vista Alta,quando foi surpreendido por três pessoas. Elas estavam em posse de dois facões nas mãos e exigiram que o mesmo efetuasse o pagamento de uma dívida sob pena de ser morto por eles. A vítima relatou que foi forçada a pegar uma junta de bois, entrar no veículo dos homens e ir vender. Ele disse que conseguiu o valor de dois mil, 680 reais em cheque. A Polícia Militar ouviu todos os envolvidos no fato, bem como o comprador da junta de bois. O cheque, uma faca e dois facões foram apreendidos pelos policiais. Já a junta de bois ficou aos cuidados do proprietário.

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em Guaraciaba. Nessa sexta-feira, por volta das 15 horas, a Polícia Militar em abordagem prendeu 2 homens por tráfico de drogas. Segundo a PM foram abordados de dois homens e uma mulher na praça central do município e localizado em uma mochila de posse de um deles 29 gramas de maconha, a qual encontrava-se parcialmente fracionada, acessórios para embalar, pequenos sacos plásticos, tesoura, um recipiente de plástico e papel de seda. Além disso, eles portavam aquantia de 821 reais e 35 unidades de substânciaque não foi identificada. Nos bolsos do outro foi encontrada mais 9 gramas de maconha. Os homens foram presos e encaminhados a Delegacia.

Homem e mulher são presos suspeitos de tráfico e exploração sexual. As Polícias Civil e Militar de São Miguel do Oeste prendem um homem de 36 anos e uma mulher de 35 anos, por suposto envolvimento em crimes de tráfico de drogas e exploração sexual de adolescente. De acordo com o delegado regional, ADRIANO BINI, a operação policial desta sexta-feira, 16, é resultado de investigação da DIC, que vinha apurando o envolvimento de suspeitos no comércio de entorpecentes. Neste período, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão, oportunidades em que foi apreendida certa quantidade de maconha e cocaína. Por ocasião da operação de ontem, a agente de Polícia Civil, responsável pelo setor de Jogos e Diversões, se fez presente no estabelecimento e notificou o suspeito preso, devido também as irregularidades constatadas no local. As investigações continham com a finalidade de ouvir testemunhas e identificar outros suspeitos. Eles foram encaminhados para a unidade prisional local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.