ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/05/2022

-TSE ENCERRA TESTES E DIZ QUE NINGUÉM CONSEGUIU FRAUDAR VOTOS

-SANTA CATARINA JÁ INVESTIU 170 MILHÕES EM QUATRO RODOVIAS FEDERAIS

-DETONAÇÕES DE ROCHAS VÃO INTERDITAR A BR-163 NESTA SEMANA

-OUTRO TRECHO DE ESTRADA RURAL SERÁ LICITADO PARA PAVIMENTAÇÃO

-URBANISMO EFETUA PINTURA DE FAIXAS DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO

-MAIS DE 400 MIL REAIS ESTÃO SENDO INVESTIDOS NO COLÉGIO ESTADUAL

-SAÚDE VOLTA REGISTRAR CONFIRMAÇÕES DE CASOS DE COVID-19

-SEMAE RECEBE VISITA DA COMITIVA DE SÃO JOÃO DO OESTE

-MULHER FICA FERIDA AO SOFRER GOLPES DE FACAS DO SOBRINHO

-HOMEM É PRESO COM 200 MUNIÇÕES ILEGAIS NO BAIRRO SANTA RITA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Otan e os Estados Unidos disseram neste domingo estarem confiantes de que a Turquia não irá impedir o ingresso de Finlândia e Suécia na aliança militar ocidental, depois que os dois países nórdicos deram passos importantes para se juntarem ao bloco em resposta à invasão russa na Ucrânia. O presidente finlandês SAULI NIINISTO confirmou neste domingo que seu país irá ingressar na Otan, enquanto o partido sueco governista anunciou uma mudança de política oficial que abre caminho para que o país formalize o pedido de adesão dentro de alguns dias. A primeira-ministra sueca, MAGDALENA ANDERSSON, disse que irá ao parlamento na segunda-feira para garantir apoio à solicitação de entrada, que aliados da Otan esperam que seja feita em conjunto com a Finlândia.

As candidaturas de Suécia e Finlândia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, em resposta à ofensiva russa contra a Ucrânia, são um "grave erro". A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGUEI RIABKOV. Ele disse que "o nível de tensão" entre seu país e o Ocidente aumentará caso as novas adesões aconteçam. RIABKOV disse que a resposta da Rússia "dependerá das consequências práticas da adesão" dos dois países nórdicos à aliança militar ocidental.

Um atirador matou 10 pessoas e deixou três feridas em um supermercado em Buffalo, cidade americana no estado de Nova York. Segundo o FBI, o tiroteio está sendo investigado como um "crime de ódio" e um "ato de extremismo violento racialmente motivado". O assassino, um homem branco de 18 anos que estaria trajando roupas de estilo militar, foi preso. Segundo o prefeito de Buffalo, BYRON BROWN, o atirador não era da comunidade e "viajou por horas" até o local do crime, um bairro predominantemente negro. Segundo a agência Reuters, onze das 13 pessoas atingidas eram negras e duas eram brancas.

O Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal, vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, ANDRÉ MENDONÇA, sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A decisão de recorrer foi tomada em reunião extraordinária do comitê, realizada virtualmente neste sábado. Na véspera, o ministro ANDRÉ MENDONÇA atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União e suspendeu a forma como os Estados aplicaram a alíquota única do ICMS que incide sobre o óleo diesel. Na decisão, o ministro Mendonça abriu prazo de cinco dias para que a Câmara, o Senado e o Conselho Nacional de Política Fazendária se manifestem sobre o tema.

Para as eleições deste ano, os 32 partidos registrados no TSE terão um valor recorde de recursos públicos para financiar as campanhas dos seus candidatos. O fundo eleitoral, popularmente chamado de fundão, será de pouco mais de quatro bilhões e 900 milhões, e vai beneficiar principalmente os partidos que tiveram bom desempenho no pleito para a Câmara dos Deputados em 2018. União Brasil, PT e MDB receberão os valores mais altos. Os recursos do fundão são públicos e repassados ao TSE pelo Tesouro Nacional. Para distribuir esse dinheiro aos partidos neste ano, o tribunal seguirá quatro critérios, sendo que três deles levam em conta a performance das legendas nas eleições de 2018.

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu nesta sexta-feira os testes públicos de segurança nas urnas eletrônicas para as eleições deste ano. De acordo com a Corte, especialistas da área de tecnologia de todo o país fizeram 29 ataques e nenhum deles conseguiu alterar votos ou afetar a totalização dos votos. Nesta última fase, investigadores que encontraram vulnerabilidades nos testes de novembro do ano passado voltaram ao TSE para verificar se as medidas de segurança adotadas foram suficientes para resolver os problemas. Os chamados testes de confirmação começaram na quarta-feira. Em 2021, dos 29 ataques, cinco conseguiram explorar alguma falha de segurança. Nos meses seguintes, o TSE fez alterações e implementou barreiras, que, de acordo com a Corte, foram consideradas suficientes nos testes realizados na última semana.

Santa Catarina registrou o terceiro caso suspeito de hepatite de origem desconhecida. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. O paciente é um menino de três anos morador de São José, na Grande Florianópolis. Os outros dois são um adolescente de 16 anos e uma menina de sete. Os três pacientes são monitorados pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Dive. O caso do menino de três anos foi registrado na quinta-feira. Ele começou a ter sintomas em abril e, até a sexta, estava internado em um hospital de Florianópolis. A criança teve o resultado negativo para os testes de hepatite A, B e C.

Os casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina voltaram a crescer. Em apenas 15 dias, o Estado teve aumento de 53 por cento no número de pacientes infectados com a doença. Conforme o Painel, que é alimentado com informações da Secretaria de Estado da Saúde, em primeiro de maio, Santa Catarina acumulava cinco mil e 68 casos, número que saltou para sete mil 796 neste domingo. Este também é o maior número de casos ativos registrado no Estado desde março de 2022. Ao todo, 245 cidades têm casos ativos da doença. A capital, Florianópolis, lidera a lista com mil 384, seguida de Joinville, com 626, e Blumenau com 585.

Santa Catarina já pagou mais de 170 milhões de reais pelas obras na BR-470, BR-280, BR-163 e BR-285 até esta semana. O valor corresponde a 36 e meio por cento dos 465 milhões destinados a acelerar as obras destas estradas, cuja responsabilidade é federal. Os pagamentos ocorrem somente após a medição, ou seja, quando as empreiteiras comprovam a realização da obra. À duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, já foram pagos 107. Outra obra de duplicação, a da BR-280, entre Araquari e São Francisco do Sul, recebeu 26 milhões. Para a recuperação da BR-163, no Extremo Oeste, o governo do Estado já aportou 23 milhões de um total que chegará a 100 milhões. Para a conclusão da BR-285, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, em Timbé do Sul, o Estado desembolsou 13 milhões.

Começou nesta manhã a campanha de coleta de vidros promovida pela secretaria de Obras com a prefeitura de Anchieta. A campanha seguirá até o dia 21 com o ponto de coleta será na garagem da prefeitura. Os moradores podem fazer a entrega destes materiais dentro do período divulgado. Os materiais devem estar devidamente embalados de maneira que evite acidentes, como cortes, tanto para quem irá transportar quanto para quem irá receber. Não poderão ser entregues pratos e similares em porcelana. Já as lâmpadas e frascos de remédio poderão ser entregues desde que em embalagens separadas dos demais vidros. No dia 21 de maio, estes materiais estarão sendo recebidos na praça de Anchieta durante o dia.

O IMA e o CONDER realizaram na última semana a capacitação dos coordenadores dos municípios que assinaram o termo de cooperação do Programa “Penso, Logo Destino”. O programa foi elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e executado em parceria com outras secretarias de Estado com a finalidade de realizar a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos. O objetivo principal é de promover uma mudança de comportamento em relação ao consumo e ao destino correto dos resíduos sólidos. As ações do Programa são organizadas conforme o tipo de resíduos e tamanho da população dos municípios atendidos. O diretor do Gestão Ambiental do JOSÉ MORA, lembrou que, somente na região, mais de 40 mil lâmpadas inservíveis tiveram a destinação correta após a implementação do programa. Como encaminhamento da reunião, ficou definido que será feita uma campanha de recolha de lâmpadas e eletroeletrônicos nos próximos meses e a recolha acontecerá na segunda quinzena de setembro.

Os secretários e servidores da prefeitura de Palma Sola participaram de uma consultoria sobre Termo de Referência para compras e serviços, de acordo com o regime atual e a nova Lei de Licitações. O encontro ocorreu nesta manhã. A consultora de compras governamentais do Sebrae ministrou a capacitação. Entre os assuntos abordados, estava o próprio Termo de Referência, documento este que une as principais informações da fase interna da licitação. Por isso, deve ser construído com cuidado e atenção, já que seus dados servem de espelho para elaboração do edital e contrato administrativo. Também planejamento de compras, plano anual de contratações e abordagem geral sobre a nova lei de licitações. A nova Lei de Licitações já está em vigor, mas a revogação das normas anteriores ocorrerá no prazo de dois anos. Neste período, as regras novas e antigas vão conviver e a administração pública poderá optar por qual aplicar. A exceção é para a parte dos crimes licitatórios, que substituiu, de imediato, as regras anteriores.

Depois de 14 dias sem confirmar casos da Covid-19, a secretaria de Saúde voltou a diagnosticar dois novos casos do coronavírus. O diagnóstico foi realizado em Palma Sola em um homem e uma mulher. Conforme a enfermeira EDITE CIRINO, durante a semana uma mulher de 42 anos buscou o posto de saúde após sentir sintomas similares ao vírus. Já pela parte da tarde, um homem de 50 anos também buscou atendimento médico por problemas respiratórios. Ambos confirmaram o vírus. Isso levou a secretaria de Saúde de Palma Sola emitir um alerta para a população orientando sobre procurar a UBS para fazer os testes em casos de sintomas. A enfermeira salientou que durante as duas semanas sem confirmações, a equipe continuava realizando o teste de detecção do coronavírus. EDITE afirmou que a unidade de saúde possui os testes precisos. A orientação é buscar atendimento entre o terceiro e sexto dia de sintomas.

Os dois pacientes possuem a vacinação contra a Covid-19 em dia e estão com sintomas leves, mas seguem em isolamento social. A enfermeira EDITE CIRINO, afirmou que Palma Sola está em alerta devido à baixa adesão da terceira e quarta dose. Ela comentou que a saúde está preocupada com as pessoas que não possuem a vacinação em dia ou nem mesmo se vacinaram. Desta forma, caso contaminadas, podem evoluir para sintomas graves do vírus. A enfermeira afirmou que o município possui um alto número de pessoas que não se vacinaram. Já em relação ao número de casos de Dengue, EDITE informou que sete pessoas confirmaram a doença. Todos os casos importados. O município possui 29 casos suspeitos em investigação.

Nesta quarta-feira, dia 18 de Maio, data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá passeata promovida pela secretaria de Assistência Social de Princesa. A informação é da psicóloga MARISTELA BARP. Ela explicou que a passeata iniciará às oito horas e 30 minutos em frente à agência Sicoob com término no Centro Administrativo, nas proximidades da Cresol de Princesa. A campanha é uma realização dos órgãos públicos de Princesa. MARISTELA estendeu o convite a comunidade para se juntar à passeata e ressaltou que o objetivo da mobilização é convocar toda sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

O Baile da Senhorita Cedrense elegeu as novas soberanas de São José do Cedro em um evento tradicional que correu no Clube Cedrense na noite de sábado. Foram eleitas as três jovens que representarão o município em eventos locais e regionais. As candidatas demonstraram beleza e simpatia durante o desfile. Logo após, as cinco melhores colocadas tiveram a nota zerada para que os jurados avaliassem a habilidade na comunicação. Elas responderam cinco perguntas sorteadas na hora. O corpo de jurados elegeu PRISCILA BAITENCACH como primeira senhorita cedrense. SUYANNE ZANCHETT conquistou o segundo lugar. MARIA FERNANDA MALDANER ficou em terceiro lugar com os votos do público. A administração de São José do Cedro parabenizou todas as candidatas, o clube e organizadores que estiveram à frente do baile.

Mais de 400 mil reais estão sendo investido no colégio estadual Claudino Crestani em Palma Sola. Estes investimentos são de pedidos feitos pela direção escolar à coordenadoria regional de Educação. O comentário é da diretora FRANCIELI ZAMBONI. As melhorias são efetuadas desde o ano passado. Entre os investimentos, ela citou o ginásio de Esportes com a revitalização da quadra, troca da iluminação convencional para Led. Também será efetuada a pintura interna e externa do ginásio. A diretora ainda citou a quadra poliesportiva que recebeu a melhoria no piso e pintura. O espaço estava em péssimas condições de uso, gerando perigo para os alunos. Na quadra também será instalada a iluminação em Led. Todo o colégio recebeu a pintura padronizada. Já a pintura interna foi desenvolvida um trabalho com a população denominada de ‘Pinte uma Sala’. Cada espaço deste foi colorido conforme decidido com os participantes. FRANCIELI afirmou que as obras na unidade escolar são visíveis aos moradores e alunos que são os beneficiados com as melhorias.

As obras e adequações no colégio Claudino Crestani seguem sendo efetuadas pela coordenadoria regional de Educação. A diretora FRANCIELY ZAMBONI, comentou que atualmente está sendo adequado o telhado e calhas da escola, além de outros investimentos previstos pela direção já aprovados pela coordenadoria. Ela destacou que as propostas apresentadas para a comunidade escolar estão sendo executadas, assim cumprindo com o plano de gestão. FRANCIELI ainda lembrou sobre as melhorias na acessibilidade em frente a escola. Este investimento foi solicitado à prefeitura de Palma Sola que prontamente levou a Câmara um projeto solicitando o investimento. Todo o passeio em frente ao colégio foi substituído por pavers. Foram aplicados cerca de 15 mil reais. Os investimentos ultrapassam os limites estruturais chegando no pedagógico. A diretora comentou que os professores estão fazendo frequentemente cursos de capacitação para trazer novas atividades aos estudantes e incentivando a aprendizagem.

O departamento de Urbanismo de São José do Cedro está efetuando nova pintura de faixas de estacionamento. O trabalho deu início na rua em frente à prefeitura. O diretor EVANDRO DE VARGAS, comentou que estes serviços foram retomados com a chegada de materiais para fazer a pintura. Foram comprados mais 50 galões de tinta. Ele disse que as faixas foram ampliadas para que a sinalização pontilhada fique atrás do veículo estacionado. Assim deixando as faixas mais nítidas para contribuir na hora de estacionar e também no fluxo de veículos. O diretor afirmou que este serviço vai continuar em locais onde as faixas não aparecem mais. VARGAS salientou que o objetivo do departamento é seguir efetuando esta melhoria ao longo do ano deixando a cidade com aspecto de organização. Como também atendendo as necessidades da população.

O diretor do Samae e o secretário de Indústria e Comércio de São João do Oeste estiveram visitando as instalações da estação de tratamento de água de São José do Cedro. A visita ocorreu na última semana e foi acompanhada pela equipe do Semae. Segundo a diretora de Operações CLEITIANE TOIGO, os visitantes estiveram sanando as dúvidas sobre o funcionamento do sistema de água do município. Em São João do Oeste o sistema de água e esgoto é autônomo e passa por municipalização. Eles visitaram a ETA e o sistema de captação de água, além do sistema de esgoto. A visita teve como finalidade saber do volume de água tratada pelo Semae e implantar uma técnica similar em São João do Oeste. A diretora comentou que o município tem enfrentado com o baixo fornecimento de água devido a instalação de indústrias nos parques. Além do turismo que tem demandado de grande volume de água, principalmente, por causa do parque aquático em São João. CLEITIANE explicou que foi relatado aos visitantes a forma que é trabalhado pelo Semae.

O sistema de reaproveitamento de 200 mil litros de água por dia também foi visitado pela comitiva de São João do Oeste. A diretora de Operações do Semae CLEITIANE TOIGO, comentou que foi avaliado o modelo implantado em São José do Cedro visando à futura instalação em São João. Ela destacou sobre a relevância desta visita que tem demonstrado aos municípios da região que o sistema de água municipalizado funciona. Além de confirmar o exemplo que São José do Cedro se tornou para demais administrações. A diretora também disse que houve troca de experiências e ambas as administrações puderam aprender com os serviços desenvolvidos em cada município. O Semae foi convidado para conhecer as instalações do sistema de água de São João do Oeste. CLEITIANE destacou que Samae de São João vai instalar um sistema de captação similar ao do Semae devido aos recursos que receberam do Estado de Santa Catarina.

Mais um trecho para pavimentação rural vai ser licitado neste final de mês pela prefeitura de São José do Cedro. Serão investidos mais de 435 mil reais num total de um quilômetro e meio aproximadamente. Este pavimento sairá da Linha São Vendelino sentido a área urbana. A informação é do prefeito JOÃO DE ANDRADE. Outra pavimentação com pedras irregulares está sendo executada no sentido a mesma comunidade. O prefeito informou que esta primeira execução segue até nas proximidades da Linha Santo Inácio e o pagamento ocorre conforme as obras são efetuadas. O chefe do executivo explicou que os mais de 400 mil são frutos de emenda parlamentar. Com estes recursos, a prefeitura não pôde optar em dar sequência a obra em andamento sentido a São Vendelino. Mas para garantir os valores, ele explicou que foi elaborado um outro projeto partindo da comunidade São Vendelino para a cidade, desta maneira garantindo o montante. Assim, segundo ANDRADE, a administração consegue realizar os pedidos dos moradores das comunidades rurais.

Outra pavimentação rural em São José do Cedro será executada entre a ponte da Linha Santo Isidoro e a comunidade da Esquina Mariflor. A ordem de serviço já foi emitida e serão mais de seis milhões e meio de reais em investimentos. Este trecho mede cerca de três quilômetros e será pavimentado com camada asfáltica. Segundo o prefeito JOÃO DE ANDRADE, a empresa está realizando o levantamento topográfico para começar a pavimentar. O prefeito lembrou que este serviço vai contemplar parte dos sete quilômetros da estrada geral. Num segundo momento, ele comentou que a prefeitura voltará a debater o assunto com o governo do Estado no próximo ano visando licitar o trecho faltante. A intenção é ligar as comunidades e a área urbana de São José do Cedro com asfalto. ANDRADE também relatou sobre a destinação de um caminhão para o município proveniente de indicação parlamentar. Além de meio milhão de reais para aquisição de outro caminhão prancha para a secretaria de Obras.

Nesta semana, o Dnit vai promover duas detonações de rochas na BR-163 em Guaraciaba e São José do Cedro. A operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. A primeira está marcada para ocorrer nesta quarta-feira às 12 horas, no quilômetro 88 vírgula cinco, no município de Guaraciaba. Já na quinta, também ao meio-dia, a detonação acontecerá no quilômetro 95 vírgula cinco, no município de São José do Cedro. A rodovia será interditada nos dois sentidos. Em ambos os casos, o tempo estimado de duração é de duas horas, podendo ser realizado em menor tempo. Em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis, a operação poderá ser adiada. No local, as equipes do Dnit darão as orientações necessárias aos motoristas. Além destas operações, a rodovia federal segue com o sistema ‘pare e siga’ 24 horas devido ao início da concretagem da pista principal da 163. Esse trabalho acontece no quilômetro 97, próximo a pedreira, em São José do Cedro.

Um motociclista ficou ferido ao se envolver em uma colisão lateral em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das dez horas de, na Willy Barth, proximidades da Cerâmica Wünsch. Segundo obtido no local, se envolveram uma Ecosport e uma CB 300, ambos com placas de São Miguel. O motociclista, 23 anos, teve ferimentos generalizados e foi atendido pelos bombeiros, já no carro ninguém se feriu. Feito o atendimento prévio, a vítima foi levada ao Hospital Regional. A PM controlou o trânsito até a chegada da PRF que fez todos os levantamentos necessários.

A Polícia Militar foi acionada, por volta das 23 horas de ontem, para atender uma ocorrência de vandalismo ao patrimônio público na Waldemar Rangrab, em São Miguel do Oeste. Segunda PM, dois jovens, um maior de idade e outro menor, ao longo da Waldemar e de posse de uma madeira, danificaram mais de 50 árvores que foram plantadas pela prefeitura, setor de Urbanismo. Já detidos pela polícia, um deles relatou que a atitude de danificar as plantas foi para comemorar o aniversário do amigo, que havia completado recentemente 18 anos. O Conselho Tutelar foi acionado, porque um dos envolvidos é menor de idade, sendo a família chamada e todos se deslocaram até a delegacia, onde os procedimentos foram feitos.

Uma mulher ficou ferida ao ser atacada pelo sobrinho com golpes de faca em São Miguel do Oeste. O motivo que fez o suspeito desferir um golpe de faca na mulher ainda é desconhecido. O fato foi registrado na noite de ontem no Bairro Salete por volta das 22 horas e 40 minutos. Segundo a Polícia Militar, o homem desferiu um golpe de faca em sua tia e logo após fugiu. A PM foi acionada e buscas foram feitas, sendo o homem localizado em preso pelos policiais da Rádio Patrulha. A vítima foi levada ao hospital em estado estável.

No sábado, por volta das 13hs, a Polícia Militar flagrou Posse irregular de munição ou acessório no Trevo de acesso à cidade, Bairro Santa Rita, São Miguel do Oeste. A guarnição do Canil no âmbito da Operação Hórus realizava barreira de trânsito quando abordou o veículo Corolla tendo como condutor um homem e mais três mulheres. Durante averiguação veicular foi encontrado, entre os bancos dianteiro e traseiro, uma sacola com três embalagens envolvidas com papel, tendo dentro delas duas caixas de munição calibre ponto 22 com 50 unidades cada e mais uma sacolinha contendo 105 munições soltas do mesmo calibre. Em continuidade às buscas foi localizada no porta-luvas do veículo outra embalagem envolvida em papel contendo um pote com 145 munições. O homem apresentou nota fiscal da compra, porém a nota era de somente 200 munições, sendo que havia mais 200 de posse irregular, no total 400 unidades. Diante dos fatos foi confeccionado o presente boletim de ocorrência e o homem preso e conduzido à delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/EmmEU9mv48CA8RUc0RCaDXTAlnQrzRL6Usswinlv): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185