-GOVERNO PROPÕE META DE SUPERÁVIT PARA 2026, MAS ESTIMA CONTAS NO VERMELHO
-DIFERENÇA DE SALÁRIOS ENTRE HOMENS E MULHERES SEGUE ACIMA DE 27% EM SC
-FEIRA DO PEIXE É ABERTA COM PREVISÃO DE AUMENTO DE VENDAS NESTE ANO
-MUNICÍPIO PREPARA ETAPA LOCAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES
-CÂMARA APROVA PAGAMENTO DO PISO NACIONAL NO VENCIMENTO DOS PROFESSORES
-PM FLAGRA HOMEM COM MAIS DE CEM GARRAFAS DE VINHO NA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
-POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA CONTRABANDO DE MUNIÇÕES NA REGIÃO
A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 90 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0049 centavos.
A economia da China cresceu cinco virgula quatro por cento no primeiro trimestre em relação ao ano anterior. Analistas consultados pela Reuters esperavam que o Produto Interno Bruto do primeiro trimestre crescesse cinco virgula um por cento. Eles afirmaram que a economia chinesa ganhou algum impulso em março devido ao apoio fiscal do governo. O destaque ficou por conta da Produção industrial em março que cresceu sete virgula sete por cento e as vendas no varejo que aumentaram cinco virgula nove por cento também no mês passado.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, concedeu salvo-conduto para permitir que a ex-primeira-dama NADINE HEREDIA deixe a embaixada brasileira em Lima e viaje para o Brasil. A informação foi confirmada pela defesa do ex-presidente OLLANTA HUMALA, marido de NADINE. Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou que o Brasil concedeu asilo diplomático a NADINE. HUMALA e NADINE foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht, atualmente Novonor, e o governo do ex-presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ.
O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, deu a entender que o Brasil deveria agradecer à Argentina por ter sido taxado em 10 por cento pelos Estados Unidos no início do mês. A declaração foi feita a um podcast na segunda-feira. No dia 2 de abril, o presidente americano, DONALD TRUMP, anunciou uma tarifa de 10 por cento para produtos importados do Brasil — a menor alíquota do tarifaço imposto por Washington a diversos países no mundo. Segundo MILEI, não fosse sua relação com a Casa Branca, a Argentina deveria ter recebido uma tarifa de 35 por cento "mais as penalidades" pelo déficit comercial americano com Buenos Aires. De acordo com ele, essa boa relação também beneficiou o Brasil.
O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aprovou, nesta terça-feira, a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida para a classe média. O governo vai criar a "Faixa 4" do programa, com um novo teto de renda familiar, de 12 mil. A expectativa é que a nova cobertura esteja disponível em maio. O Conselho vai disponibilizar 15 bilhões do FGTS em 2025 e outros 15 bilhões captados pelas próprias instituições. Com a criação da Faixa 4, estão previstos benefícios como financiamento de até 420 meses, taxa de juros de 10 por cento ao ano e aquisição de imóveis de até 500 mil reais.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, um projeto que aumenta a pena para o crime de injúria racial se praticado contra mulheres e idosos. O texto segue agora para análise pelo Senado. Atualmente, a Lei do Racismo fixa pena de 2 a 5 anos e multa. A proposta acrescenta um dispositivo à lei para prever que essa pena aumenta de um terço a dois terços se o crime for praticado contra mulher ou pessoa idosa.
Segundo a norma, a pena é aplicada por “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. Não há previsão de quando a matéria será votada no Senado.
A equipe econômica encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026 com uma meta de superávit para as contas do governo. Para 2026, a meta proposta é de um saldo positivo de zero virgula 25 por cento do PIB – cerca de 34 bilhões e 300 milhões de reais. De acordo com o arcabouço fiscal, aprovado em 2023, há um intervalo de tolerância em relação à meta central. Ou seja: a meta será considerada formalmente cumprida se o governo tiver saldo zero, ou se chegar a um superávit de 68 bilhões e 600 milhões de reais. O texto, no entanto, permite que o governo retire desse cálculo 55 bilhões em despesas e use esses recursos para pagar, por exemplo, precatórios que são os gastos com sentenças judiciais. Na prática, portanto, a previsão é de que o governo tenha um rombo de 16 bilhões e 900 milhões de reais nos cofres em 2026.
O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa nesta terça-feira, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. A proposta, que agora deve ser analisada e aprovada pelos deputados estaduais, prevê 57 bilhões e 900 milhões de reais em receitas e despesas para o próximo ano. O valor corresponde a um crescimento orçamentário de 10 por cento, o que equivale a cerca de cinco bilhões a mais do que o projetado para 2025. A LDO define as metas e prioridades da administração pública estadual para os próximos três anos e será usada como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2026. A LDO 2026 será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação antes de ser levada à votação no plenário da Assembleia Legislativa.
A diferença salarial entre homens e mulheres caiu do ano passado para cá em Santa Catarina, mas ainda segue expressiva. Em setembro de 2024, os homens recebiam salários 28 virgula 25 por cento maiores do que as mulheres no Estado. Dados de abril do Governo Federal mostram que essa defasagem é atualmente de 27 vírgula 96 por cento. Os dados foram divulgados no 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios divulgados pelo Governo Federal. O documento aponta ainda que a média salarial de mulheres em Santa Catarina é de três mil 177 contra quatro mil 411 reais dos homens. O Estado ainda tem uma das maiores diferenças salariais entre homens e mulheres do país, atrás somente do Paraná.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, anunciou nesta terça-feira um novo plano para o sistema prisional catarinense, com a criação de nove mil 593 vagas por meio da construção e ampliação de unidades até o final de 2028. Para isso, será feito um investimento considerado histórico pela administração de um bilhão e 400 milhões de reais que, segundo o Governo do Estado, é o maior investimento estadual do Brasil na área. As vagas estarão divididas entre Xanxerê, Chapecó, Joinville, Blumenau, Araranguá, Lages, Biguaçu e São Cristóvão do Sul. A expectativa é que, ainda neste ano, sejam criadas 624 novas vagas.
Os profissionais da Secretaria da Assistência Social de Descanso realizaram, na última semana, as primeiras palestras pelo projeto institucional Protetores do Lar. A ação foi idealizada pela Polícia Militar em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil e o Centro de Referência de Assistência Social, Cras. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, a respeito dos direitos das mulheres, bem como, sobre a proteção e a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com o Secretário da Assistência Social, MIGUEL RODRIGUES, o programa tem foco em adolescentes do segundo ano do ensino médio das escolas de Descanso.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família conclui nesta quarta-feira, a capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência para os conselheiros tutelares do Extremo Oeste de Santa Catarina. O encontro ocorre na sede da Unidade Central de Educação Uceff de Itapiranga. O público-alvo são conselheiros tutelares dos municípios da região Extremo Oeste e os que integram as associações dos Municípios Ameosc, Amerios e Amnoroeste. Durante a capacitação foram tratados assuntos como as atribuições e conceitos básicos do Conselho Tutelar, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência.
A Secretaria de Agricultura de Guaraciaba, em parceria com a Epagri, vai realizar na quinta-feira da semana que vem uma capacitação sobre Sistema de Produção de Leite, voltada a produtores e demais interessados na área. A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura, CARLOS MARTINOTTO. O evento acontece no Clube do Esporte Clube Fluminense, na comunidade de Linha Liso, com início as nove da manhã e encerramento previsto para as quatro da tarde com almoço gratuito aos participantes. MARTINOTTO explicou que a capacitação vai abordar temas como sistemas de produção de leite, custos, transição entre sistemas, infraestrutura necessária e manejo animal. A condução será do técnico agrícola e engenheiro agrônomo JONAS RAMON, especialista em bovinocultura.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai realizar, no sábado da semana que vem, a Tarde da Torta com Chá e Bingo no CTG Porteira Aberta. O evento tem como objetivo arrecadar recursos para manter os serviços prestados pela entidade. Segundo a presidente da Rede, TEREZINHA BAROSI, a renda será destinada ao custeio de atendimentos oferecidos gratuitamente para a população. Além dos atendimentos de saúde, a Rede organiza bazares e brechós com doações da comunidade. O ingresso da Tarde da Torta com Chá e Bingo custa 50 reais e dá direito a uma cartela de bingo e ao consumo de tortas e chá. A previsão de público é de cerca de 400 pessoas.
A Feira do Peixe foi aberta na manhã desta terça-feira em São Miguel do Oeste. Neste ano, três piscicultores estão habilitados para comercializar o pescado. Serão oferecidos peixes eviscerados, congelados e em filé. De acordo com a secretaria de Agricultura, os preços dos pescados variam de acordo com a espécie e os custos de produção. A projeção é de que sejam vendidos cerca de cinco mil quilos de peixe entre hoje e amanhã. Além da venda de pescados frescos, o evento contará este ano com a presença da Feira Livre, da Feira do Artesanato e o Projeto Palco Aberto, reunindo diversas entidades do município. A iniciativa busca fortalecer a feira e ampliar as opções para os visitantes. APAS, APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Pastoral da Saúde e da Criança, Secretaria de Saúde e Associação dos Artesãos de São Miguel do Oeste participarão do evento, oferecendo seus produtos, serviços e artesanatos.
A secretaria de saúde de Guaraciaba confirmou os primeiros de casos de febre Chikungunya neste ano no município. Dois moradores tiveram os exames positivos para a doença que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypit. Outras quatro pessoas com os sintomas ainda aguardam os resultados dos exames de laboratório. Em relação dengue, a cidade teve 44 casos suspeitos e nove confirmados, além dos seis que ainda aguardam o resultados. Por conta desse quadro, a secretaria de saúde está realizando uma série de ações, entre elas, a aplicação de fumacê nos bairros e no centro.
Em São Miguel do Oeste, a secretaria de saúde emitiu um novo boletim atualizando os números da dengue na cidade. De acordo com o informativo, o total de casos notificados neste ano é de 775. Desse número, 342 foram descartados e 427 foram confirmados. Além disso, seis moradores com os sintomas da doença ainda aguardam o resultado dos exames de laboratório. Na semana passada, a secretaria de saúde confirmou a primeira morte por dengue neste ano. O caso foi de uma idosa de 89 anos que tinha outras comorbidades.
A Secretaria de Urbanismo confirmou, nesta terça-feira, que, em virtude do feriado da Semana Santa, o cronograma da coleta de materiais recicláveis sofrerá alterações nesta semana. O roteiro da sexta-feira nos bairros Santa Rita, Progresso, São Jorge e parte do Centro será antecipado para quinta-feira. A coleta da segunda-feira na região central da cidade será realizada na terça-feira. A secretaria destacou ainda que a coleta de lixo orgânico seguirá normalmente, sem alterações no cronograma. A pasta orientou os moradores a observar as mudanças, colocando os materiais recicláveis na rua somente nos dias programados para a coleta.
São Miguel do Oeste vai realizar no final do mês de abril a conferência Nacional da cidade etapa Municipal. O evento está confirmado para o dia 25 de abril, sexta-feira da semana que vem na Unoesc. De acordo com o secretário de Planejamento, CÁSSIO DA SILVA, o tema deste ano é "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Este tema orienta os debates e proposições, que devem necessariamente atender os objetivos estabelecidos e os eixos temáticos”. O evento vai reunir entidades, órgãos públicos, universidades, associações e a população de forma geral.
Um dos principais objetivos da Conferência das Cidades da semana que vem é ouvir a comunidade sobre as demandas e necessidades a respeito do desenvolvimento urbano de São Miguel do Oeste. Além das propostas para os temas de reflexão, serão escolhidos os delegados que vão representar São Miguel do Oeste na etapa estadual da Conferência. Entre os assuntos que estão em debates estão: Moradia: Enfrentar a falta de habitação adequada; Transporte: Melhorar a mobilidade urbana; Espaços públicos: Torná-los acessíveis e inclusivos; Segurança: Reduzir a violência e garantir ruas seguras e Desigualdades sociais: Reduzir disparidades que afetam mulheres, negros, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis.
De acordo com o secretário de Planejamento, CASSIO DA SILVA, o objetivo final da Conferência da Cidade é desenvolver nossas cidades para que todos vivam com dignidade, acesso a serviços essenciais e em um ambiente saudável, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os cidadãos. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que pelos menos dois grandes temas ligados a cidade têm preocupação especial da administração: o tratamento de água e esgoto e a mobilidade urbana.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, o Projeto de Lei, de autoria de MARLI DA ROSA, que institui como patrimônio histórico e cultural o programa de rádio “Saudades da Querência”, do CTG Porteira Aberta. O projeto foi aprovado em segundo turno por unanimidade e segue ao prefeito para sanção. O projeto também prevê que o status de Patrimônio Histórico Cultural permite ao Município valorizar a cultura gaúcha como forma de salvaguardar um patrimônio do povo e dos artistas que participam desses costumes tradicionalistas. A vereadora disse que a cultura regional gaúcha, através do programa de rádio “Saudades da Querência”, ganha uma proteção e valorização que asseguram sua continuidade e desenvolvimento.
O programa de rádio ‘Saudades da Querência’, desenvolvido pelo CTG Porteira Aberta, é o programa de rádio mais antigo do Brasil, na modalidade de transmissão ao vivo. Inicialmente era transmitido pela então Rádio Colmeia e hoje continua a ser transmitido pela Rede Peperi na FM 99.9. Os participantes são gaiteiros, violeiros, instrumentistas diversos e vocalistas. De acordo com a vereadora MARLI DA ROSA, todos os integrantes participam do programa pelo amor à tradição gaúcha e pelo zelo com o CTG Porteira Aberta. Em 2025, o programa completa 66 anos, sem nunca ter sido interrompido. Durante a segunda votação do projeto, nesta terça, integrantes do programa Saudades da Querência e do CTG Porteira Aberta participaram da sessão e apresentaram músicas gauchescas.
A Câmara de vereadores aprovou, em votação única nesta terça-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o pagamento do piso salarial nacional no vencimento do magistério municipal. O projeto tramitou em regime de urgência. A proposta autoriza a prefeitura a pagar o piso, reajustando o atual valor aos servidores que possuam a remuneração fixada com base nele, caso o vencimento básico não atinja ou não supere os valores correspondentes ao piso salarial. O texto também prevê que o piso será pago retroativamente ao magistério municipal a partir de primeiro de janeiro de 2025. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de CRIS ZANATTA, e agora segue para sanção do prefeito.
O projeto que prevê o pagamento do piso nacional do magistério no vencimento dos professores da rede municipal de ensino teve uma emenda aprovada pelo plenário da câmara. A medida, proposta pelos vereadores do PT, ADILSON PANDOLFO e ANA FLAVIA MOREIRA, acrescentou um parágrafo ao artigo primeiro do projeto. O novo parágrafo prevê que “fica vedada a utilização de vantagens, benefícios ou gratificações para complementar ou suplementar o valor do piso salarial”. A emenda foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Um homem de 36 anos foi preso preventivamente nesta segunda-feira suspeito de cometer os crimes de incêndio e desacato em São Miguel do Oeste. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Xaxim, com apoio da Delegacia de Polícia de Marema. De acordo com a Polícia Civil, os crimes teriam ocorrido na comarca de São Miguel do Oeste. Os detalhes do caso ainda não foram divulgados para não comprometer o andamento das investigações, que seguem sob responsabilidade da equipe local. O suspeito foi levado à Delegacia de Xaxim, onde foram realizados os procedimentos legais. Depois disso, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, a Operação Projétil, que tem como alvo o tráfico internacional e a comercialização ilegal de munições, pólvoras e acessórios de origem estrangeira. A ação teve mandados cumpridos em diversas cidades, incluindo São Miguel do Oeste e Guaraciaba. As investigações começaram em julho de 2024, quando a PF identificou que projéteis de fuzil estavam sendo introduzidos clandestinamente no Brasil pela fronteira com a Argentina, nos municípios de Dionísio Cerqueira e Barracão. O material era, depois, enviado para outros estados por meio dos Correios, transportadoras e até por caminhoneiros. Durante a operação de hoje, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Xanxerê, Riqueza, São Miguel do Oeste e Guaraciaba, além de Porto Alegre, Xangri-lá e Campos Novos Paulista. Um dos investigados foi preso em flagrante e os agentes apreenderam 300 munições de fuzil, 447 projéteis, além de celulares e computadores usados na logística do crime.
Um homem foi abordado na noite de terça-feira, nas dependências da rodoviária de São Miguel do Oeste, transportando uma grande quantidade de garrafas de vinho. A ação aconteceu durante a “Operação 190 anos”, realizada pela Polícia Militar. Segundo a PM, o homem chamou atenção por estar com várias malas. Ao ser questionado sobre o conteúdo, ele confessou que carregava mais de 100 garrafas de vinho de origem argentina. O produto seria levado até o Rio Grande do Sul e o homem receberia um valor pelo transporte. No total, foram encontradas 104 garrafas de diferentes marcas. A mercadoria foi avaliada em aproximadamente 23 mil reais no mercado brasileiro.