-GOVERNO PROPÕE META DE SUPERÁVIT PARA 2026, MAS ESTIMA CONTAS NO VERMELHO
-DIFERENÇA DE SALÁRIOS ENTRE HOMENS E MULHERES SEGUE ACIMA DE 27% EM SC
-ITAPIRANGA SEDIA EVENTO REGIONAL DE CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
-EPAGRI AMPLIA ATUAÇÃO PARA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO RURAL
-CARTÓRIO REGISTRA BAIXA PROCURA POR REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO
-ASSEMIT PROPÕE AUMENTO DE ATÉ 100 VAGAS DE ESTACIONAMENTO TEMPORÁRIO
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE PARTICIPAR DA MORTE DE TENENTE DA PM
-MENOR INFRINGE LEIS COM BICICLETA MOTORIZADA E FOGE DA POLÍCIA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 90 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0049 centavos.
A economia da China cresceu cinco virgula quatro por cento no primeiro trimestre em relação ao ano anterior. Analistas consultados pela Reuters esperavam que o Produto Interno Bruto do primeiro trimestre crescesse cinco virgula um por cento. Eles afirmaram que a economia chinesa ganhou algum impulso em março devido ao apoio fiscal do governo. O destaque ficou por conta da Produção industrial em março que cresceu sete virgula sete por cento e as vendas no varejo que aumentaram cinco virgula nove por cento também no mês passado.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, concedeu salvo-conduto para permitir que a ex-primeira-dama NADINE HEREDIA deixe a embaixada brasileira em Lima e viaje para o Brasil. A informação foi confirmada pela defesa do ex-presidente OLLANTA HUMALA, marido de NADINE. Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou que o Brasil concedeu asilo diplomático a NADINE. HUMALA e NADINE foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht, atualmente Novonor, e o governo do ex-presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ.
O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, deu a entender que o Brasil deveria agradecer à Argentina por ter sido taxado em 10 por cento pelos Estados Unidos no início do mês. A declaração foi feita a um podcast na segunda-feira. No dia 2 de abril, o presidente americano, DONALD TRUMP, anunciou uma tarifa de 10 por cento para produtos importados do Brasil — a menor alíquota do tarifaço imposto por Washington a diversos países no mundo. Segundo MILEI, não fosse sua relação com a Casa Branca, a Argentina deveria ter recebido uma tarifa de 35 por cento "mais as penalidades" pelo déficit comercial americano com Buenos Aires. De acordo com ele, essa boa relação também beneficiou o Brasil.
O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aprovou, nesta terça-feira, a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida para a classe média. O governo vai criar a "Faixa 4" do programa, com um novo teto de renda familiar, de 12 mil. A expectativa é que a nova cobertura esteja disponível em maio. O Conselho vai disponibilizar 15 bilhões do FGTS em 2025 e outros 15 bilhões captados pelas próprias instituições. Com a criação da Faixa 4, estão previstos benefícios como financiamento de até 420 meses, taxa de juros de 10 por cento ao ano e aquisição de imóveis de até 500 mil reais.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, um projeto que aumenta a pena para o crime de injúria racial se praticado contra mulheres e idosos. O texto segue agora para análise pelo Senado. Atualmente, a Lei do Racismo fixa pena de 2 a 5 anos e multa. A proposta acrescenta um dispositivo à lei para prever que essa pena aumenta de um terço a dois terços se o crime for praticado contra mulher ou pessoa idosa. Segundo a norma, a pena é aplicada por “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. Não há previsão de quando a matéria será votada no Senado.
A equipe econômica encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026 com uma meta de superávit para as contas do governo. Para 2026, a meta proposta é de um saldo positivo de zero virgula 25 por cento do PIB – cerca de 34 bilhões e 300 milhões de reais. De acordo com o arcabouço fiscal, aprovado em 2023, há um intervalo de tolerância em relação à meta central. Ou seja: a meta será considerada formalmente cumprida se o governo tiver saldo zero, ou se chegar a um superávit de 68 bilhões e 600 milhões de reais. O texto, no entanto, permite que o governo retire desse cálculo 55 bilhões em despesas e use esses recursos para pagar, por exemplo, precatórios que são os gastos com sentenças judiciais. Na prática, portanto, a previsão é de que o governo tenha um rombo de 16 bilhões e 900 milhões de reais nos cofres em 2026.
O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa nesta terça-feira, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. A proposta, que agora deve ser analisada e aprovada pelos deputados estaduais, prevê 57 bilhões e 900 milhões de reais em receitas e despesas para o próximo ano. O valor corresponde a um crescimento orçamentário de 10 por cento, o que equivale a cerca de cinco bilhões a mais do que o projetado para 2025. A LDO define as metas e prioridades da administração pública estadual para os próximos três anos e será usada como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2026. A LDO 2026 será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação antes de ser levada à votação no plenário da Assembleia Legislativa.
A diferença salarial entre homens e mulheres caiu do ano passado para cá em Santa Catarina, mas ainda segue expressiva. Em setembro de 2024, os homens recebiam salários 28 virgula 25 por cento maiores do que as mulheres no Estado. Dados de abril do Governo Federal mostram que essa defasagem é atualmente de 27 vírgula 96 por cento. Os dados foram divulgados no 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios divulgados pelo Governo Federal. O documento aponta ainda que a média salarial de mulheres em Santa Catarina é de três mil 177 contra quatro mil 411 reais dos homens. O Estado ainda tem uma das maiores diferenças salariais entre homens e mulheres do país, atrás somente do Paraná.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, anunciou nesta terça-feira um novo plano para o sistema prisional catarinense, com a criação de nove mil 593 vagas por meio da construção e ampliação de unidades até o final de 2028. Para isso, será feito um investimento considerado histórico pela administração de um bilhão e 400 milhões de reais que, segundo o Governo do Estado, é o maior investimento estadual do Brasil na área. As vagas estarão divididas entre Xanxerê, Chapecó, Joinville, Blumenau, Araranguá, Lages, Biguaçu e São Cristóvão do Sul. A expectativa é que, ainda neste ano, sejam criadas 624 novas vagas.
A Secretaria de Estado da Assistência Social realiza nesta semana capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Itapiranga. Ontem e hoje, conselheiros tutelares do Extremo Oeste de Santa Catarina participam de atividades. O encontro ocorre na Uceff tendo como público-alvo os conselheiros tutelares dos municípios da região. Participam representantes da Ameosc, Amerios e Amnoroeste. Durante a capacitação são tratados assuntos como as atribuições e conceitos básicos do Conselho Tutelar, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência.
O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, o Sipia CT busca nova abordagem sobre o tema. Segundo a coordenadora estadual do Sipia CT, JOICE GOMES, capacitar os conselheiros tutelares é fundamental para garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, já que é no Sipia CT que são registradas e tratadas as informações sobre esse público. O novo sistema Sipia CT foi pensado para melhorar a utilização da plataforma, dando mais agilidade e efetividade ao trabalho dos conselheiros. Ele registra e trata informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.
Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte conta com três modalidades de acolhimento. Conforme a Coordenadora Estadual, ADRIANA KINSCHESKI, ocorre inclusão de famílias, com os adolescentes e seus familiares sendo enviados a locais onde a ameaça não os encontre. A principal modalidade é de apenas os jovens, sendo retirados de seus núcleos familiares. Também ocorre atendimento com jovens adultos, que completam 18 anos e são retirados do sistema socioeducativo. Sem poderem voltar a comunidade, são encaminhados para outra localidade para recuperar a vida. ADRIANA KINCHESKI avalia que as parcerias com outros estados são fundamentais para o bom andamento do programa. Secretarias de Saúde e Educação estaduais auxiliam no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens catarinenses, que não podem permanecer no local de nascimento.
Urbanismo de Itapiranga inicia serviço de podas das árvores. Objetivo é de concluir o trabalho antes do início do inverno. Cronograma é iniciado no Santa Teresa Alto e seguindo até o centro e outros bairros da cidade. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, MAURÍCIO PAULI, a população pode ficar atenta para realizar as podas nos quintais, utilizando o período para largar na rua para recolha. Ele menciona que a quantidade de galhos na cidade será maior agora, mas que devem tentar realizar a recolha o mais rápido possível. PAULI alerta que podem ocorrer situações em que os entulhos fiquem as calçadas durante a semana, devido à grande demanda de trabalho do setor. O Diretor destaca ainda que o serviço é prestado por uma empresa terceirizada, devido a mão de obra reduzida do departamento.
Itapiranga deve comprar máquina para tornar galhos em adubo para canteiros. A Administração de Itapiranga observa e realiza contatos com uma empresa que comercializa os trituradores. O chamado “picador de galhos” irá facilitar a destinação dos itens pela prefeitura. Atualmente, o município conta com um aterro licenciado para receber as podas de árvores. Conforme o Diretor de Urbanismo, MAURÍCIO PAULI, ocorre estudo da viabilidade e questão técnica do equipamento, visando licitar e adquirir o item. O Diretor explica que servirá como triturador de galhos, tornando a madeira em pequenos pedaços, podendo ser utilizada para adubação. A máquina poderá auxiliar na limpeza e embelezamento da cidade.
A Epagri amplia sua área de atuação para contribuir com o desenvolvimento rural. São diversas ações desenvolvidas em prol do produtor rural. Segundo o extensionista rural e agente de pesquisa agropecuária da Epagri-Cepa, VALMIR KRETSCHMER, as diversas plataformas disponibilizam informações relevantes. Ele cita o monitoramento diário de preços agrícolas e parte de pecuária, especialmente bovinocultura de corte. Técnicos realizam o levantamento de preços de vários produtos com pesquisa semanal que servem de base para várias publicações. De acordo com o agente de pesquisa agropecuária da Epagri-Cepa, o monitoramento das lavouras, milho grão e milho silagem, soja, feijão e trigo, agora aveia que é usada para cobertura de solo e para produção de sementes. VALMIR KRETSCHMER, a Epagri também monitora a ocorrência de chuva e mudanças de temperatura.
Regional da Epagri realiza avaliação das terras em 40 municípios. Os técnicos apresentam o preço médio que serve de base para os bancos visando financiamento. De acordo com o extensionista rural e agente de pesquisa agropecuária da Epagri-Cepa, VALMIR KRETSCHMER, os monitoramentos viabilizam projetos de industrialização de produtos agrícolas, pois a instalação de agroindústrias necessitam de informações sobre matéria primeira e mercado consumidor. Segundo KRETSCHMER, na industrialização de produtos lácteos é levado em consideração vários dados, incluindo a alta produtividade. Ele informa que dos 10 maiores produtores de leite de Santa Catarina, sete são do Extremo Oeste. O Extensionista da Epagri lembra ainda que a produção de morango no Extremo Oeste não atende demanda e possui espaço para maior produção.
Agricultura e ACISJO buscam alternativas para agronegócio de São João do Oeste. Em viagem realizada a Treze Tílias na tarde de ontem, o Secretário de Agricultura e Vice-prefeito, ORLANDO ROYER e representantes da Associação Empresarial, visitaram propriedades de alto padrão. Produtores que investiram consideravelmente em automação e melhoramento genético. O foco da viagem é analisar a viabilidade e rentabilidade para trazer os projetos ao município. A visita está integrada ao programa DEL, da FACISC, que busca fortalecer a capacidade de transformação das cidades a partir de uma estratégia sustentável, favorecendo a economia local e a qualidade de vida dos moradores. Conforme o Secretário de Agricultura, ORLANDO ROYER, foram visitas a propriedades referências em melhoramento genético, sustentabilidade, sanidade animal e produção embrionária. Para o Vice-prefeito, o melhoramento genético em São João do Oeste é de outro patamar, mesmo assim, tem espaço para evoluir.
Estratégias visam aumento na lucratividade dos produtores de São João do Oeste. Lideranças buscam tecnologias e parcerias para aumentar a produção. Conforme o Vice-prefeito, ORLANDO ROYER, o foco está tornar os produtores do município mais fortes no mercado, com evolução na qualidade dos produtos e na rentabilidade. Ele reconhece que o que interessa é o lucro. Para o Vice-prefeito, não adianta investir em sustentabilidade e melhoramento genético se não existir retorno financeiro do que foi aplicado. ROYER destaca que o objetivo é esse, encontrar maneiras de fazer com que o agronegócio de São João do Oeste renda mais dinheiro. Segundo ORLANDO ROYER, o próximo passo agora é apresentar as estratégias para os produtores, analisando as maneiras de implementar melhorias e viabilidade de investimentos.
São João do Oeste conclui primeira obra do programa de terraplenagem gratuita. Secretaria de Transportes e Obras finalizou nesta terça-feira a primeira terraplenagem do programa, iniciado no mês passado. Serviço foi executado em Medianeira, atendendo um produtor que pretende construir um Free Stall. Para os próximos dias, estão agendados novos serviços para a construção de mais locais de trabalho aos agricultores de São João do Oeste. Conforme o vice-prefeito e secretário de agricultura, ORLANDO ROYER, esse novo programa é um investimento alto por parte do município, mas que vai dar um empurrão para novos investimentos. Após a concessão da terraplanagem o produtor terá um ano para fazer a obra, sob pena de ter que ressarcir as horas trabalhadas. ROYER informa que a intenção é executar os serviços com máquinas da prefeitura.
A sexagésima quinta zona eleitoral de Itapiranga possui 400 eleitores em situação irregular. São os casos de quem não votou nos dois turnos de 2022 e também na eleição municipal de 2024, totalizando três eleições sem comparecer nas urnas. Conforme o Analista Judiciário do Cartório Eleitoral de Itapiranga, ROBERTO MARCON DE BONA, os eleitores que possuem pendencias com a justiça eleitoral precisam fazer a regularização até dia 19 de maio. Será necessário pagar eventuais débitos para evitar que o título seja cancelado e com isso a pessoa enfrentará transtornos no futuro. O Analista Judiciário do Cartório Eleitoral de Itapiranga, destaca que o número de eleitor em situação irregular não é elevado, porém o problema está na baixa procura pela regularização.
Segundo ROBERTO MARCON DE BONA, os problemas incluem impedimento de retirar passaporte, ocupar cargos públicos e ter benefícios do INSS. Ele lembra que a regularização somente é necessária para quem o voto é obrigatório, pois eleitores acima de 70 anos já não possuem mais esta condição de obrigatoriedade. ROBERTO DE BONA salienta que o Cartório Eleitoral possui atendimento presencial do meio até às 19 horas. O atendimento será retomado somente na próxima terça-feira, dia 22. Hoje inicia o recesso de Páscoa, que se estende até segunda-feira.
Assemit aponta necessidade de até 100 novas vagas de estacionamento temporário no centro de Itapiranga. Proposta é discutida com a prefeitura no aguardo do Plano de Mobilidade Urbana. A falta de vagas de estacionamento no centro de Itapiranga, gera debates há vários anos e o problema está se agravando. A Assemit busca uma solução em diálogo com o governo municipal. Segundo o Presidente da Associação Empresarial, FRANCELINO RIBEIRO, desde 2023 ocorrem conversas, porém os projetos seguem na estaca zero. Ele considera que o diálogo com o município está evoluindo, pois o Plano de Mobilidade Urbana está sendo desenvolvido de forma antecipada, pois não é obrigatório para cidades com menos de 20 mil habitantes.
De acordo com FRANCELINO RIBEIRO, a Assemit criou o departamento com comissão de trânsito para debater ações que facilitam melhores condições no trânsito na cidade de Itapiranga. Conforme RIBEIRO, a proposta é para criação de vagas de cor azul com duração de 45 minutos. Atualmente são vagas de 15 minutos com resultado positivo e rotatividade no uso das vagas de estacionamento. Conforme o Presidente da Assemit, é preciso medidas em paralelo ao Plano de Mobilidade Urbana, pois existe uma cobrança constante do comércio e a Assemit faz a mediação com um diálogo constante com o governo municipal para solucionar este problema. A necessidade de novas vagas temporárias de estacionamento foi identificado, na Rua do Comércio, ruas transversais no centro da cidade e na Rua São Jacó, até as proximidades da Cooper A1.
O Presidente da Assemit destaca ainda a importância do associativismo na busca de grandes reivindicações. Conforme FRANCELINO RIBEIRO, a Associação Empresarial de Itapiranga, participa do projeto apoiado pela Facisc para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. Ele considera que o encontro realizado na semana passada na Barra do Guarita foi fundamental para unir forças entre entidades e lideranças dos dois estados. Conforme RIBEIRO, a ponte é fundamental para importantes regiões produtivas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Presidente da Assemit destaca que é preciso unir forças para cobrar o investimento superior a 300 milhões de reais para a construção da ponte, acessos e contornos viários.
Um homem suspeito de envolvimento no assassinato de ROBERTO DA SILVA, tenente-coronel da reserva remunerada da Polícia Militar encontrado morto com as mãos amarradas em casa, em Mafra, foi preso nesta terça-feira. Segundo a Polícia Civil, homem estava com dois relógios da vítima. O crime ocorreu na segunda-feira e é investigado como latrocínio, roubo seguido de morte. O delegado EDUARDO BORGES, disse que o preso é suspeito de atuar como receptador. Segundo o investigador, os relógios são simples, mas os valores não foram informados. A PM confirmou que também foram levados da casa dele um revólver calibre .38 e uma televisão. ROBERTO DA SILVA tinha 71 anos e trabalhou em São Miguel do Oeste, antes de se aposentar em 1997.
Menor de idade infringe leis de trânsito com bicicleta motorizada e foge da polícia em Maravilha. Na noite desta terça-feira, um episódio de condução perigosa protagonizado por um adolescente de 15 anos mobilizou a Polícia Militar no centro de Maravilha. Durante patrulhamento, a guarnição avistou o jovem conduzindo uma bicicleta motorizada na contramão da via. Ao receber sinal sonoro e luminoso da viatura para encostar, o adolescente desobedeceu à ordem e iniciou uma fuga em alta velocidade pelas ruas da cidade. O menor trafegou por diversas vias na contramão e até mesmo sobre calçadas. A perseguição terminou na Avenida Euclides da Cunha, nas proximidades da praça da prefeitura, quando o condutor perdeu o controle da bicicleta motorizada e caiu.
Mesmo após a queda, ele tentou continuar a fuga a pé, sendo alcançado e detido pela Polícia Militar logo em seguida. A bicicleta motorizada foi apreendida. O adolescente sofreu escoriações leves e foi atendido pelos bombeiros militares. Posteriormente, foi encaminhado à delegacia, acompanhado pelo Conselho Tutelar. O menor responderá pelos crimes de desobediência e dirigir sem habilitação. A Polícia Militar esclarece que, a bicicleta com motor a combustão é considerada ciclomotor e para conduzir tem que ser maior de idade e possuir habilitação, além de ter todo equipamento de sinalização obrigatório.