ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Terça-Feira - 16-04-19

-GOVERNO PROPÕE SALÁRIO MINIMO SEM GANHO REAL PARA 2020

-MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO AUMENTAM 52 POR CENTO NO ESTADO

-RÁDIO CIDADE VAI OPERAR EM FM NA FREQUÊNCIA 95,7

-VENDA DE PEIXE COMEÇA AMANHÃ NA FEIRA LIVRE

-DEPUTADO DIZ QUE GOVERNO TEM 39 MILHÕES PARA OBRAS NA BR 282

-ACIDENTE DEIXA DUAS CRIANÇAS FERIDAS NO CENTRO DA CIDADE

-PM PRENDE DUPLA SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO JORGE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse que o país está caminhando para a criação de um Exército profissional. Ele afirmou que o serviço militar se tornará gradualmente coisa do passado. PUTIN destacou, porém, que mudança requer tempo e financiamento. Ele acrescentou que como a máquina militar está cada vez mais sofisticada, o Exército profissional terá demanda. O líder russo lembrou ainda que o período de serviço militar atual – de um ano, como no Brasil – já foi reduzido ao “mínimo, ao contrário da época soviética”.

Um grande incêndio atingiu nesta segunda-feira a catedral de Notre-Dame, em Paris, um importante símbolo da cidade. A "flecha", torre mais alta da catedral, desmoronou, mas a estrutura do prédio foi salva, segundo os bombeiros. O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas ele pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado.

O Grupo de Lima, reunido em Santiago nesta segunda-feira, exortou as Nações Unidas a "tomar atitudes" para evitar o progressivo avanço da crise na Venezuela e garantir a ajuda humanitária. O documento foi firmado por representantes de Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru, e por um representante do líder opositor JUAN GUAIDÓ, reconhecido por 50 países como presidente interino da Venezuela. A chamada declaração de Santiago também pede à Rússia, China, Cuba e Turquia que "favoreçam o processo de transição e restabelecimento da democracia", advertindo sobre o "impacto negativo que esse apoio ao regime ilegítimo de MADURO causa à nossa região".

O líder do governo na Câmara, deputado MAJOR VITOR HUGO, informou nesta segunda-feira que a votação da proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça ficou para a próxima semana. Ele deu a declaração após participar de uma reunião com os líderes partidários. Inicialmente, a votação estava marcada para esta quarta, mas, segundo o líder do governo, ficou para segunda ou para terça da semana que vem. A análise na CCJ é o primeiro passo de tramitação da PEC da reforma da Previdência na Câmara. O colegiado somente verifica se a proposta está de acordo com a Constituição e com as leis.

O governo federal propôs um salário mínimo de mil e 40 reais para 2020, de acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem, divulgado nesta segunda-feira pela equipe econômica. Atualmente, o salário mínimo é de 998. Para os anos seguintes, o

Governo propôs um salário mínimo de mil e 82 em 2021 e de mil 123 reais em 2022. O valor do salário mínimo proposto pelo governo para o ano que vem, e para os anos de 2021 e 2022, tem correção somente pela inflação. Com isso, o governo indicou que desistiu, pelo menos em um primeiro momento, da política de aumentos reais que vinha sendo implementada nos últimos anos, proposta pela presidente DILMA ROUSSEFF e aprovada pelo Congresso.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu nesta segunda-feira à Justiça Federal de Brasília que aceite a denúncia contra o ex-presidente MICHEL TEMER e o transforme em réu no inquérito que investiga o decreto dos portos. TEMER foi denunciado pela procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, em 19 de dezembro do ano passado. Em janeiro, o caso foi enviado para a primeira instância da Justiça porque o ex-presidente perdeu o direito ao chamado foro privilegiado. TEMER é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição do decreto dos portos.

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram que venda de carros novos no primeiro trimestre do ano teve alta de dois vírgula 83 por cento em Santa Catarina. Ao todo, foram 43 mil 918 emplacamentos entre janeiro e março. Hoje, a frota circulante no estado é de cinco milhões de veículos, dois milhões e 800 são carros. Apesar do saldo positivo no acumulado, em março a venda de veículos novos registrou queda de zero vírgula 25 por cento em comparação ao desempenho observado em fevereiro. No total, foram emplacados 14 mil e 600 unidades ao longo do último mês.

O total de famílias com contas atrasadas caiu de 16 vírgula seis por cento para 15 vírgula sete por cento entre março e abril em Santa Catarina. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores catarinenses, feita mensalmente pela Fecomércio. Ao todo, cerca de 55 por cento das famílias catarinenses possuem contas a pagar. Em março, esse total estava em 52 e meio por cento. De acordo com o relatório, os atuais níveis de inadimplência estão estáveis e condizentes com a situação econômica dos consumidores.

O câncer de pulmão foi causa da morte de mil 376 pessoas em Santa Catarina em 2016. O número é 52 vírgula sete por cento maior do que nos 10 anos anteriores, quando foram registrados 901 casos, enquanto o aumento populacional no período foi de 17 vírgula oito por cento. Os dados estão no relatório mais recente disponível no DataSUS, do Ministério da Saúde. O tumor localizado no pulmão, na traqueia e nos brônquios foi a sétima causa mais comum de óbitos no Estado em 2016. Em números absolutos, Santa Catarina é o sexto com mais óbitos. Entretanto, tem a segunda maior taxa no cálculo de mortes por 100 mil habitantes, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

A rádio Cidade, emissora filiada à Rede Peperi de Comunicação, está prestes a migrar para o canal de FM. Segundo o Diretor e Jornalista da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, os novos transmissores das emissoras estão sendo instalados por engenheiros e técnicos. Ele reforçou que os novos equipamentos são das Rádios Cidade, Rádio Peperi e TOP 104 FM. Além dos transmissores, as antenas também estão sendo trocadas. BALDISSERA explicou que a primeira emissora a migrar de AM para FM será a Rádio Cidade na frequência 95 vírgula sete.

O município de Romelândia vai promover neste ano a primeira edição do festival da canção gospel. A informação é do vereador do PSDB, DANILO DA FONSECA. De acordo com ele, uma reunião para discutir o assunto foi realizada na última semana com a participação de lideranças de todas as igrejas do município. O vereador explicou que a proposta foi aceita por todos os presentes. Ele destacou que o governo municipal também apoiou a iniciativa e por isso o evento deve sair do papel neste ano. Uma comissão formada por dois representantes de cada igreja deve se reunir nos próximos dias para começar a definir os detalhes do primeiro festival da canção gospel.

A realização do festival da Canção Gospel era uma reinvindicação antiga da comunidade de Romelândia. A afirmação é do vereador, DANILO DA FONSECA. De acordo com ele, no ano passado o evento só não foi realizado em vista do curto prazo de tempo para organizar o festival. Ele comentou que agora a ideia foi apresentada logo nos primeiros meses do ano para que o evento possa ocorrer no segundo semestre. FONSECA destacou que o festival deve ser realizado nos dias 21 e 22 de setembro, datas que antecedem ao aniversário do município. O vereador disse que é preciso acreditar no potencial de Romelândia e por isso a primeira edição do evento deve ser um sucesso.

A comissão organizadora da Efrait já começou a montagem das estruturas para a feira deste ano. A exposição vai acontecer no Complexo Oktober entre os dias três e cinco de maio. De acordo com a coordenadora do setor de Negócios, RAQUEL LAÍS, estão confirmados 156 estandes na exposição, totalizando 100 empresas participantes. Destas, 58 são do município de Itapiranga e demais da região do Rio Grande do Sul e do Paraná. A visitação será gratuita, assim como as atrações do Palco Cultural. Somente haverá cobrança de ingressos para as noites de shows. A atração do dia três é a dupla MARCOS E BELUTTI. O show do dia quatro será PAPAS DA LINGUA e no dia cinco a apresentação será de TEODORO e SAMPAIO.

A Associação de moradores do centro de São Miguel do oeste vai ser fundada oficialmente no dia quatro de maio. A informação é do advogado FRANCISCO METZ. De acordo com ele, a cidade conta com 15 associações de bairros, mas nenhuma entidade que representa os moradores do centro. O evento de formação do grupo está marcado para as três horas da tarde no sindicato dos bancários. METZ disse que todos os moradores do centro estão convidados e podem participar. Ele explicou que a associação será fundada, independentemente do número de participantes. O advogado explicou que a entidade vai atuar na defesa dos interesses coletivos dos moradores.

A secretaria de Saúde retomou no último final de semana o programa "Saúde e Yoga na Praça". De acordo com o secretário LEONIR CARON, um bom público participou das atividades realizadas na manhã de domingo na praça Belarmino Annoni. O espaço será palco das aulas gratuitas que serão promovidas ao longo do ano. De acordo com a coordenadora do programa, ADRIANA TONINI, o principal objetivo é levar a yoga e a meditação para a comunidade. O secretário CARON explicou que o município vai dar sequência ao projeto e oportunizar às pessoas a vivência da yoga, trabalhando a prevenção e promoção da saúde.

Começaram nesta segunda-feira as atividades alusivas ao dia do Exército em São Miguel do Oeste. Desde ontem, o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado promove uma série de ações na praça Walnir Botaro Daniel. A programação prevê exposição de material militar, pista de cordas para as crianças e outras atividades. Hoje à noite será realizada uma formatura com o efetivo do exército. A atividade está marcada para as sete horas da noite. O evento é aberto ao público.

Como parte das atividades alusivas ao Dia do Exército, a Junta se Serviço Militar de São Miguel do Oeste, juntamente com o Posto de Recrutamento Militar, instalou um posto de atendimento na Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com o responsável pelo escritório da Junta de Serviço Militar, SIDENEI CAUREO, os jovens residentes em São Miguel do Oeste, que completam 18 anos no corrente ano, podem fazer o alistamento militar na praça. O espaço conta com computadores com acesso à internet, possibilitando o alistamento online e outros documentos de situação militar. O posto vai funcionar até o final da tare de hoje.

Começa amanhã a feira do peixe na área da feira livre municipal. A venda do pescado vai acontecer entre oito da manhã e seis da tarde. A feira prossegue na quinta no mesmo horário. De acordo com o diretor de Agricultura do município, NEDIO JEZIORSKI, a novidade deste ano é a extensão da feira para a área coberta da praça Walnir Botaro Daniel na quinta-feira. Na praça, a comercialização de peixe está prevista para ocorrer entre nove da manhã e cinco da tarde. JEZIORKI estima que a venda de peixes na feiras do centro da cidade chegue a oito toneladas. Em Romelândia, a feira do peixe também vai acontecer amanhã e quinta-feira na praça municipal.

As escolas podem ter um papel importante na prevenção dos casos de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. A posição é do secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM. Na última semana, representantes do município, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Polícia Civil discutiram as linhas gerais de um projeto-piloto que será desenvolvido no em São Miguel do Oeste. DRUMM disse que a intenção é envolver professores, diretores e servidores da escola no trabalho de enfrentamento desse problema. Na visão do secretário, as escolas podem ter uma atuação maior para identificar e, principalmente, evitar os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O secretário explicou que os professores serão preparados para perceber e intervir em situação de violência sexual contra os alunos.

Depois de preparar os professores para identificar casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, a secretaria de Educação vai realizar um trabalho específico com os alunos. De acordo com o secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM, a capacitação dos professores será feita em parceria com os profissionais da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça. Na segunda etapa do projeto, o tema será abordado com os alunos para que eles possam perceber situações e comportamentos de risco a fim de evitar que a violência ou o abusos se efetivem. O secretário disse que outra preocupação da educação será com a violência que acontece ou começa na internet.

O projeto entre Tribunal de Justiça, prefeitura de São Miguel do Oeste e Polícia Civil para evitar os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes será pioneiro em Santa Catarina. A informação é do secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM. De acordo com ele, o projeto piloto que será realizado neste ano vai servir de base para outras ações desse tipo no estado. O secretário entende que a união de esforços entre as instituições é muito importante para enfrentar um problema que é bastante grave. As primeiras ações devem ser desenvolvidas nas próximas semanas.

O ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS, vai receber os deputados e senadores catarinenses na próxima terça-feira em Brasília. A audiência, solicitada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, foi agendada para o dia 23. De acordo com o coordenador do fórum, deputado ROGÉRIO “PENINHA” MENDONÇA do MDB, o objetivo do encontro é discutir a falta de recursos para a continuidade das obras de recuperação da BR 282, trecho de São Miguel à Chapecó. Ontem, o Dnit confirmou o contingenciamento dos recursos e a suspensão das obras. Até agora, apenas 10 por cento do projeto foi executado. De acordo com o órgão, não há previsão de liberação dos recursos e por isso a empresa suspendeu os trabalhos na rodovia.

O projeto de revitalização da BR 282 prevê a construção de faixas adicionais, trevos, ruas laterais e a restauração de todo o pavimento. O custo total está orçado em 158 milhões de reais. O edital para licitar a obra foi lançado no final de 2016, mas uma série de discussões judiciais permitiu que os trabalhos só começassem em novembro do ano passado. O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos era novembro de 2020. Para terminar dentro do prazo, o governo precisaria liberar cerca de 80 milhões neste ano. A maior parte da rodovia segue com ondulações e remendos na pista. Para que as máquinas continuem trabalhando, são necessários recursos que foram contingenciados pelo Ministério da Infraestrutura. O superintendente Regional do Dnit, DIEGO FERNANDES DA SILVA disse que é preciso definir os próximos passos em relação à liberação de recursos para definir o melhor cronograma para as obras.

O orçamento do governo federal para as obras da BR 282 para este ano é de 39 milhões de reais. A informação é do deputado federal do MDB, CELSO MALDANER. Ele disse no Peperi Entrevista de hoje os recursos estão garantidos, mas ainda falta o empenho do dinheiro. MALDANER comentou que a audiência com o ministro da Infraestrutura marcada para a semana que vem vai servir para mostrar ao governo federal a importância da obra para a região. O objetivo, de acordo com ele, é garantir o empenho o mais rápido possível para evitar que a paralisação da obra se estenda por mais dias.

O fórum parlamentar catarinenses deve se reunir ainda em abril com o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Fazenda, PAULO GUEDES. De acordo com o deputado do MDB, CELSO MALDANER, os parlamentares catarinenses vão apresentar as demandas do estado, entre elas, a obra da BR 163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A empresa que vai executar os trabalhos já foi escolhida e a vencedora da licitação é a Torc de Minas Gerais. O deputado MALDANER disse que só existem recursos para as obras de manutenção do trecho e que há nenhum centavo no orçamento para começar a obra de revitalização neste ano. O deputado explicou que o objetivo do fórum é garantir os valores para o início da obra neste encontro com o presidente BOLSONARO.

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira um homem com mandado de prisão em aberto no município de Mondaí. A informação é do delegado regional, ADRIANO BINI. De acordo com ele, o suspeito foi preso no centro da cidade. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi condenado pelo crime de roubo. Ele foi encaminhado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas no bairro São Jorge nesta segunda-feira. Em rondas pelo bairro, a guarnição desconfiou de um homem que desceu de uma motocicleta e correu para dentro de uma residência. A PM abordou o homem que ficou na moto e o outro que estava dentro da casa. Um deles estava com uma bucha de cocaína dentro da boca. Ele tentou esconder a droga mas foi descoberto pelos policiais. Dentro da casa, foram encontradas 20 gramas de maconha e invólucros que seriam usados para embalar a droga. Os envolvidos foram presos em flagrante o material encontrado foi apreendido pela PM.

Duas crianças ficaram feridas em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem na avenida Salgado Filho. O acidente envolveu um Pálio e uma bicicleta. As duas crianças, uma delas de nove anos, sofreram ferimentos. Uma das vítimas foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e a outra pela equipe do SAMU. As duas crianças receberam os primeiros atendimentos no local e depois foram encaminhadas para o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.