ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 16 03 2020

-BOLSONARO DESCUMPRE ORIENTAÇÃO MÉDICA E PARTICIPA DE MANIFESTAÇÕES

-ESTADO CONFIRMA SEXTO CASO DE CORONAVÍRUS E IFSC SUSPENDE AULAS

-VEREADOR DEIXA O PDT E INGRESSA NO MDB DE BANDEIRANTE

-CARREATA MARCA MOBILIZAÇÃO A FAVOR DE BOLSONARO E CONTRA O CONGRESSO

-MÉDICA REFORÇA ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVIRUS

-CARRO SAI DA PISTA, CAPOTA E PEGA FOGO NA SC 163

-AGRICULTOR MORRE ATROPELADO POR MÁQUINA AGRÍCOLA NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Em alerta máximo diante do avanço do coronavírus, países da Europa anunciam neste fim de semana uma série de medidas restritivas para tentar conter a pandemia no continente, onde mais de 100 milhões de residentes já estão em quarentena em suas casas. O número de pessoas infectadas superou 156 mil neste domingo em todo o mundo, com mais de cinco mil e 800 mortes, incluindo mais de 400 mortes somente nas últimas 24 horas. A Itália, epicentro da doença na Europa, registrou 368 novas mortes relacionadas com o novo coronavírus em 24 horas, o que eleva o número de vítimas fatais a mil 809 no país. O número de infectados é de quase 25 mil.

Com um recorde de abstenção de 53 e meio por cento a 56 por cento no primeiro turno das eleições municipais, de acordo com o instituto de sondagem, a França registrou neste domingo a menor taxa de participação na história do pleito. A epidemia de coronavírus e as recomendações sanitárias afugentaram os eleitores das urnas. A polêmica agora é sobre um eventual adiamento do segundo turno, previsto para o dia 22 de março. Candidatos e partidos reduziram os encontros públicos para acompanhar a apuração. O número de pessoas infectadas no país subiu para cinco mil 400 casos e 120 mortos, de acordo com o balanço mais recente do ministério da Saúde.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, determinou uma “quarentena coletiva” em seis estados e na capital Caracas a partir de hoje para tentar conter os casos de coronavírus no país. No total, serão afetadas mais de nove milhões e 400 mil pessoas, quase um terço da população do país. Segundo MADURO, o número de casos subiu de 10 para 17 neste domingo. Em um pronunciamento na TV, ele pediu que cidadãos permaneçam em suas casas e que as empresas que não fornecem serviços essenciais fiquem fechadas. As exceções serão abertas aos que trabalham com transporte, incluindo entregas de alimentos e medicamentos, e aos profissionais e estabelecimentos da área de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo um novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus Brasil: agora são 200 casos confirmados. Até sábado eram 121. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: mil 913 casos suspeitos ainda em investigação e mil 486 descartados. No relatório, São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68 por cento de todos os casos no país. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24 registros da doença. Em relação ao relatório divulgado no sábado, Amazonas e Sergipe tiveram os primeiros casos confirmados pelo Ministério da Saúde, já com transmissão comunitária do vírus.

O presidente JAIR BOLSONARO descumpriu, neste domingo, a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo coronavírus. BOLSONARO deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde e participou de uma manifestação a favor do governo. Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto. Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens. Na semana passada, o presidente teve o exame negativo para coronavírus e ele orientou a população a cancelar as manifestações deste domingo.

Chegou a 11, neste domingo, o número de membros da comitiva do presidente JAIR BOLSONARO na viagem aos Estados Unidos, na última semana, com teste positivo para o novo coronavírus. A lista inclui quatro membros da "equipe de apoio" à viagem oficial. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, toda essa equipe – seguranças, assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo – já tinha "optado por um regime de auto-isolamento" desde a chegada ao Brasil. Como todos estão com um quadro de saúde ainda assintomático, vão cumprir em suas residências o isolamento recomendado de 14 dias. O gabinete aguarda a contraprova de um quinto membro da equipe, que recebeu "resultado inconclusivo" do primeiro teste. O teste de JAIR BOLSONARO deu negativo, mas o Ministério da Saúde recomendou que o exame seja refeito na próxima semana. Enquanto isso, a recomendação é para que BOLSONARO siga em "monitoramento".

As reitorias do Instituto Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal da Fronteira Sul decidiram suspender as aulas em seus campi em função da pandemia do novo coronavírus. Tanto IFSC quanto UFFS comunicaram a decisão da noite deste domingo. Mais cedo, a Universidade Federal de Santa Catarina também já havia decidido suspender as aulas presenciais no Estado como medida preventiva contra a propagação da doença. No IFSC, a suspensão das aulas ocorre em todos os 22 campi e é válida por até 15 dias. Já na Universidade da Fronteira Sul, as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.

Com mais um caso de coronavírus confirmado neste domingo, chega a seis o número de pacientes infectados com COVID-19 em Santa Catarina. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde e apontam um homem internado no hospital em Braço do Norte como o novo caso confirmado da doença. Segundo a secretaria, o paciente de Braço do Norte tem histórico de viagem ao exterior. Além dele, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville. No total, segundo os dados lançados pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, outros 102 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina.

Santa Catarina começa a receber nesta semana do Ministério da Saúde as primeiras remessas da vacina contra a gripe. O Estado espera um total de dois milhões e meio de doses durante o período de imunização. No ano passado, foram recebidas dois milhões e cem mil doses da vacina. O envio pelo Ministério da Saúde será feito de forma gradual. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a primeira remessa está prevista para chegar a Santa Catarina entre hoje e amanhã quando devem ser recebidas aproximadamente 305 mil doses. A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para a próxima segunda-feira devido à pandemia do novo coronavírus.

A primeira fase da campanha, a partir de 23 de março, será destinada aos idosos e profissionais da saúde. Depois, na segunda fase, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai realizar nesta segunda-feira, novas detonações de rochas na BR 282. A informação está no site do órgão. Conforme o comunicado, a primeira detonação do dia ocorreu na manhã de hoje, entre 10 e 11 horas, nas proximidades da Fazenda Volta Grande, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. A segunda detonação está prevista para as duas horas da tarde. De acordo com o Dnit, trata-se da execução integrada das obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramento e eliminação de pontos críticos das rodovias BR-282. O órgão informou que o tráfego de veículos no local será interrompido pelo tempo mínimo necessário.

O remate de gado geral previsto para o próximo sábado, dia 21, foi cancelado. A informação é do presidente da associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste, MOACIR PIROCA. Ele disse que o evento foi adiado em razão da proximidade com o primeiro leilão realizado em fevereiro e com a distância para o remate de junho. Por isso, o leilão que aconteceria no próximo final de semana ficou para o dia 18 de abril no parque de exposições Rineu Gransotto. PIROCA também confirmou em entrevista para a Peperi que o remate de gado direcionado para os produtores que participam do programa de melhoramento genético está confirmado para o dia 16 de maio. O objetivo é apresentar os resultados dessa iniciativa que já tem dois anos e que envolve Sindicatos, Faesc e Senar.

Um grupo de moradores e empresários de São Miguel do Oeste organizou uma carreta a favor do presidente BOLSONARO no final da tarde de ontem. De acordo com a coordenação do movimento, entre 70 e cem veículos participaram do ato. A carreatsaiu da Praça Walnir Bottaro Daniel e seguiu pelas ruas centrais do município. Depois, os veículos voltaram para a praça e o movimento se dispersou. De acordo com um dos coordenadores da mobilização, VITÓRIO BOLFE, o movimento tinha por objetivo defender o presidente JAIR BOLSONARO, a democracia, a soberania do país e as reformas tributária, administrativa e política. O ato também foi um protesto contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

O vereador de Bandeirante SÉRGIO COZER deixou o PDT e ingressou no MDB. A troca ocorreu na semana passada. O ato de filiação de COZER no MDB aconteceu no dia 11 de março. De acordo com o presidente do MDB, PEDRO ZOCOLOTTO, trata-se de um reforço importante para o partido. Ele disse que COZER é uma liderança que vai fortalecer a sigla. O presidente também afirmou que o vereador chega ao MDB com potencial para disputar a reeleição no legislativo ou até mesmo a eleição para vice ou prefeito.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou nesta semana o Decreto de Desapropriação de um terreno de 705 metros quadrados para ampliação da escola Juscelino Kubitscheck de Oliveira no bairro Estrela. A área fica ao lado da escola. TREVISAN ressalta que o projeto da prefeitura prevê a construção de um novo espaço com quatro pavimentos que abrigará auditório, sala de convivência e seis salas de aula, inclusive, com vagas para creche. O secretário de Educação, PAULO DRUMM, salientou que a unidade é uma das maiores do município e atende 475 alunos, do pré-escolar ao nono ano. A ampliação é reivindicada pela comunidade há mais de dez anos.

A construção de um novo bloco na escola Juscelino Kubitscheck de Oliveira no bairro Estrela vai permitir a ampliação do número de matrícula e o atendimento dos alunos que mais perto da unidade. O comentário é do secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM. Ele explicou que um dos objetivos da educação pública é garantir que as crianças e adolescente frequentem escolas o mais perto possível de casa. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o projeto de ampliação da escola do bairro Estrela já está sendo elaborado. A licitação para as obras deve ser lançada no próximo mês, logo após a realização de todos os trâmites legais que envolvem esse tipo de investimento público.

O ex-morador da região, LUCAS REOLAO, encaminhou neste sábado, ao Portal Peperi um vídeo sobre os casos de Coronavírus na Europa. Ele é catarinense, natural de São José do Cedro, e reside em Cremona, na região da Lombardia, Norte da Itália, onde estão concentrados os casos de doença. O empresário mostra as ruas desertas e explica as medidas do governo italiano para combater a doença no país. O vídeo pode ser conferido no portal ou nas redes sociais da Peperi.

O Congresso Internacional da Igreja “Só o Senhor é Deus Universal” que estava programado para a semana da Páscoa em São Miguel do Oeste foi cancelado. A informação é do missionário da Igreja, JOSÉ CASTILHOS. Ele disse que o evento foi adiado em razão do avanço do coronavírus. CASTILHOS afirmou que a Igreja entende que existe uma preocupação mundial com o vírus e a decisão foi pelo cancelamento do encontro que reuniria missionários e fiéis de vários lugares. Ele disse que 28 caravanas estavam confirmadas para o evento de abril. Uma nova data deve ser marcada pela Igreja. Os cultos locais estão mantidos.

A Diocese de Chapecó também emitiu orientações as paróquias da região em relação ao coronavírus. De acordo com o padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA, o objetivo é evitarpropagação do vírus no oeste e extremo-oeste. Ao todo, são cinco recomendações, entre elas, a entrega na hóstia na mão e não diretamente na boca dos católicos, deixar de dar as mãos na hora da oração do Pai Nosso e cancelar o abraço da Paz durante as missas. Além disso, as paróquias também devem desativar os equipamentos ou dispositivos com a água benta nas Igrejas. As orientações devem ser seguidas pelas 40 paróquias da diocese de Chapecó.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso restringiu, desde o final de semana, as visitas aos pacientes internados na unidade. Desde sábado, as visitas aos internados nos quartos simples estão suspensas. Na UTI, a restrição é de apenas uma pessoa por paciente. A Unidade Hospitalar também orienta que sejam evitadas as trocas de acompanhantes. A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos pacientes e profissionais com pessoas externas. De acordo com a médica infectologista do Hospital, PRISCILA GARRIDO BRATKOWSKI, a intenção é dar mais segurança aos grupos de risco e dos colaboradores que são essenciais nesse momento para o atendimento. Ela também reforçou que as pessoas devem manter a chamada “etiqueta da tosse” lavando as mãos com frequência, evitando aglomerações e contatos desnecessários e saindo de casa quando essencial.

A médica infectologista PRISCILA GARRIDO BRATKOWSKI participou do Peperi Rádio Repórter do último sábado e falou sobre o avanço do coronavírus no país e em Santa Catarina. Ela explicou que trata-se de uma infecção nova de um vírus de transmissão respiratória. A médica comentou que a doença, de forma geral, é leve e que a taxa de mortalidade é mais alta entre pessoas com idade acima de 80 anos ou que tenham doenças paralelas, como asma e diabetes. PRISCILA disse que a repercussão mundial do coronavírus pode parecer um exagero, mas é muito importante que as pessoas tenham alguns cuidados e sigam as recomendações repassadas por médicos e pelas autoridades de saúde.

O coronavírus vai chegar ao município e a comunidade precisa estar preparada para este momento. A afirmação é da médica infectologista, PRISCILA GARRIDO BRATKOWSKI. Ela disse que não há motivos para pânico e que, em algum momento, os casos vão aparecer. Por isso, PRISCILA reforçou que a prevenção é a melhor forma de enfrentar esse problema.

O recém criado comitê do coronavírus convocou uma coletiva de imprensa para a tarde de hoje. A coletiva está marcada para as três horas da tarde no salão nobre da prefeitura. O comitê é responsável pela orientação e por medidas de contenção do coronavírus. Na última sexta-feira, o Pronto Socorro do Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas atenderam dois casos que ainda estão sendo avaliados. De acordo com a assessoria do Hospital Regional, os casos NÃO se caracterizam como suspeitos do ponto de vista epidemiológico, mas os dois pacientes estão mantidos em isolamento domiciliar como precaução, devido viagens pelo Brasil e sintomas apresentados. A coletiva desta tarde será transmitida ao vivo pela Rádio Peperi e pelas redes social da Peperi.

A câmara de vereadores emitiu uma portaria que regulamenta e estabelece medidas temporárias de prevenção do coronavírus. O documento, assinado pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, estabelece, por exemplo, o regime de tele trabalho para servidores com idade acima de 65 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. Também foi suspensa a realização de eventos na sede da câmara que não tenham relação com o poder legislativo. As sessões solenes e os cursos de capacitação para os vereadores e servidores também foram suspensas. Apesar da preocupação com o tema, as sessões ordinárias, por enquanto, estão confirmadas.

A guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em vegetação na Linha Lajeado Direito, interior do município neste final de semana. O fogo atingiu uma área de vegetação rasteira na parte mais baixa do morro por volta das três e meia da tarde de ontem. As chamas avançaram e chegaram em uma plantação de milho e em uma plantação de eucalipto. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba auxiliou nos trabalhos e o incêndio só foi controlado por volta das oito e meia da noite. As causas do fogo não foram confirmadas oficialmente pelo Corpo de Bombeiros.

Um homem ficou ferido em um acidente de transito neste domingo na SC 163, interior do município de Descanso. Foi uma saída de pista seguida de capotamento e incêndio em um veículo Astra de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e 15 da tarde na Linha Campinas. Quando os bombeiros chegaram no local, o carro estava completamente destruído pelas chamas. O motorista, de 23 anos de idade, conseguiu sair do veículo e foi atendido com suspeita de fratura no braço braço. O homem foi conduzido ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso para atendimento médico.

Dois homens foram presos neste final de semana por porte ilegal de arma de fogo no bairro São Gotardo. O crime aconteceu por volta das 11 e 50 da noite de sábado na rua Clóvis Bevilaqua. A Guarnição foi acionada por um morador que relatou um disparo de arma de fogo em via pública. Os policiais foram até o local e abordaram dois homens. Um deles sacou um revólver e saiu correndo. O outro suspeito correu para dentro de uma residência. Os dois foram detidos e levados para a delegacia de polícia. Durante a abordagem, foi localizado um revólver calibre 32, com cinco munições na arma e uma de deflagrada. Também foi localizado um recipiente com maconha e cocaína fracionada, além de objetos utilizados para fracionamento e embalagem do entorpecente.

Um foragido da Justiça foi preso na noite deste domingo em São Miguel do Oeste. O homem era um fugitivo do sistema prisional do Paraná. Segundo informações obtidas pela reportagem da Peperi, o Ministério Público confirmou que o suspeito cometeu um homicídio em 2009. Ele foi detido pela Polícia Militar ontem depois de se envolver em uma ocorrência de violência doméstica. Ele é suspeito de agredir a companheira com socos e puxões de cabelo no município. Ontem, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia. O homem deve ser transferido para o Paraná nesta semana.

Um homem morreu atropelado por uma máquina agrícola neste domingo em São João do Oeste. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde de ontem no interior do município. Ele foi atropelado por um distribuidor de adubo animal, tracionado por um trator. O equipamento carregava água para a propriedade. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado, mas quando a guarnição chegou no local o homem já estava morto. Ele foi identificado como ARNÉLIO GELLER de 65 anos. De acordo com informações preliminares, o homem estaria em pé entre o trator e o carretão enquanto o o filho dirigia a máquina. Ele caiu e o carretão passou por cima do homem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.