ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 16/03/2020

GLOBO EM FOCO – 16/03/20

-BOLSONARO DESCUMPRE ORIENTAÇÃO MÉDICA E PARTICIPA DE MANIFESTAÇÕES

-ESTADO CONFIRMA SEXTO CASO DE CORONAVÍRUS E IFSC SUSPENDE AULAS

-EM POUCO MAIS DE DOIS MESES CONDER RECEBE 240 PEDIDOS DE LICENÇAS AMBIENTAIS

-ASSEMIT DEFINE HOJE A CAMPANHA SHOW DA SORTE

-ITAPÍRANGA REGISTRA AVANÇOS NO DESENVOLVIMNETO DO TURISMO

-SÃO JOÃO DO OESTE DEFINE AÇÕES DE PREVENTIVA AO CORONAVÍRUS

-MOTORISTA SOFRE FERIMENTOS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULOS EM ITAPIRANGA

-IDOSO MORRE EM ACIDENTE COM MÁQUINAS AGRÍCOLA EM SÃO JOÃO DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Em alerta máximo diante do avanço do coronavírus, países da Europa anunciam neste fim de semana uma série de medidas restritivas para tentar conter a pandemia no continente, onde mais de 100 milhões de residentes já estão em quarentena em suas casas. O número de pessoas infectadas superou 156 mil neste domingo em todo o mundo, com mais de cinco mil e 800 mortes, incluindo mais de 400 mortes somente nas últimas 24 horas. A Itália, epicentro da doença na Europa, registrou 368 novas mortes relacionadas com o novo coronavírus em 24 horas, o que eleva o número de vítimas fatais a mil 809 no país. O número de infectados é de quase 25 mil.

Com um recorde de abstenção de 53 e meio por cento a 56 por cento no primeiro turno das eleições municipais, de acordo com o instituto de sondagem, a França registrou neste domingo a menor taxa de participação na história do pleito. A epidemia de coronavírus e as recomendações sanitárias afugentaram os eleitores das urnas. A polêmica agora é sobre um eventual adiamento do segundo turno, previsto para o dia 22 de março. Candidatos e partidos reduziram os encontros públicos para acompanhar a apuração. O número de pessoas infectadas no país subiu para cinco mil 400 casos e 120 mortos, de acordo com o balanço mais recente do ministério da Saúde.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, determinou uma “quarentena coletiva” em seis estados e na capital Caracas a partir de hoje para tentar conter os casos de coronavírus no país. No total, serão afetadas mais de nove milhões e 400 mil pessoas, quase um terço da população do país. Segundo MADURO, o número de casos subiu de 10 para 17 neste domingo. Em um pronunciamento na TV, ele pediu que cidadãos permaneçam em suas casas e que as empresas que não fornecem serviços essenciais fiquem fechadas. As exceções serão abertas aos que trabalham com transporte, incluindo entregas de alimentos e medicamentos, e aos profissionais e estabelecimentos da área de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo um novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus Brasil: agora são 200 casos confirmados. Até sábado eram 121. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: mil 913 casos suspeitos ainda em investigação e mil 486 descartados. No relatório, São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68 por cento de todos os casos no país. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24 registros da doença. Em relação ao relatório divulgado no sábado, Amazonas e Sergipe tiveram os primeiros casos confirmados pelo Ministério da Saúde, já com transmissão comunitária do vírus.

O presidente JAIR BOLSONARO descumpriu, neste domingo, a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo coronavírus. BOLSONARO deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde e participou de uma manifestação a favor do governo. Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto. Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens. Na semana passada, o presidente teve o exame negativo para coronavírus e ele orientou a população a cancelar as manifestações deste domingo.

Chegou a 11, neste domingo, o número de membros da comitiva do presidente JAIR BOLSONARO na viagem aos Estados Unidos, na última semana, com teste positivo para o novo coronavírus. A lista inclui quatro membros da "equipe de apoio" à viagem oficial. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, toda essa equipe – seguranças, assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo – já tinha "optado por um regime de auto-isolamento" desde a chegada ao Brasil. Como todos estão com um quadro de saúde ainda assintomático, vão cumprir em suas residências o isolamento recomendado de 14 dias. O gabinete aguarda a contraprova de um quinto membro da equipe, que recebeu "resultado inconclusivo" do primeiro teste. O teste de JAIR BOLSONARO deu negativo, mas o Ministério da Saúde recomendou que o exame seja refeito na próxima semana. Enquanto isso, a recomendação é para que BOLSONARO siga em "monitoramento".

As reitorias do Instituto Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal da Fronteira Sul decidiram suspender as aulas em seus campi em função da pandemia do novo coronavírus. Tanto IFSC quanto UFFS comunicaram a decisão da noite deste domingo. Mais cedo, a Universidade Federal de Santa Catarina também já havia decidido suspender as aulas presenciais no Estado como medida preventiva contra a propagação da doença. No IFSC, a suspensão das aulas ocorre em todos os 22 campi e é válida por até 15 dias. Já na Universidade da Fronteira Sul, as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.

Com mais um caso de coronavírus confirmado neste domingo, chega a seis o número de pacientes infectados com COVID-19 em Santa Catarina. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde e apontam um homem internado no hospital em Braço do Norte como o novo caso confirmado da doença. Segundo a secretaria, o paciente de Braço do Norte tem histórico de viagem ao exterior. Além dele, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville. No total, segundo os dados lançados pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, outros 102 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina.

Santa Catarina começa a receber nesta semana do Ministério da Saúde as primeiras remessas da vacina contra a gripe. O Estado espera um total de dois milhões e meio de doses durante o período de imunização. No ano passado, foram recebidas dois milhões e cem mil doses da vacina. O envio pelo Ministério da Saúde será feito de forma gradual. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a primeira remessa está prevista para chegar a Santa Catarina entre hoje e amanhã quando devem ser recebidas aproximadamente 305 mil doses. A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para a próxima segunda-feira devido à pandemia do novo coronavírus.

A primeira fase da campanha, a partir de 23 de março, será destinada aos idosos e profissionais da saúde. Depois, na segunda fase, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Assemit realiza hoje Assembleia Geral Mensal. Reunião ocorreu no auditório da Associação Empresarial com inicio às 19 horas e 30 minutos. Entre os assuntos em pauta esta a aprovação da Campanha Show da Sorte. O presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI defende o sorteio de prêmios atraentes sem elevar os custos para os associados. O presidente destaca a importância dos empresários comparecerem na assembleia desta segunda-feira para participarem das decisões da entidade. A Assemit também terá Campanha de Vacinação contra a Gripe. Reservas de vacinas devem ser feitas até quarta-feira.

Em pouco mais de dois meses de atuação na liberação de licenças ambientais, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional mais conhecido por Conder já recebeu cerca de 240 pedidos. A informação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que desde a sua implantação no começo deste ano já foram protocolados 239 processos de licenciamentos ambientais. Conforme ele, desse total, 105 procedimentos já receberam a emissão do parecer e estão liberados. De acordo com MORA, atualmente, a equipe está trabalhando na análise de 86 pedidos. Já outros 48 projetos estão na fase de emissão de taxas para pagamentos e outras questões burocráticas.

O trabalho realizado no Conder Ambiental foi bastante intenso nesses primeiros meses de funcionamento. A afirmação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele destacou que a grande maioria dos projetos já analisados estavam parados no Instituto do Meio Ambiente e isso ocasionou uma demanda grande de trabalho. Ele ressaltou que a tendência é que esse montante de pedidos diminua nas próximas semanas visto que a grande maioria dos projetos que estavam no IMA já foram solucionados. MORA acredita que a partir de agora os pedidos sejam totalmente novos e não oriundos do Instituto do Meio Ambiente.

A equipe do Conder por enquanto é a mesma, porém existe a possibilidade de aumentar o número de profissionais com o passar dos meses. O comentário é do diretor do órgão na região Extremo Oeste catarinense, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que existe um estudo em andamento e a expectativa é que novos funcionários sejam contratados ao longo do tempo. Ele lembrou que essa questão já foi debatida e aprovada pelos prefeitos dos 19 municípios da Ameosc. MORA salientou que atualmente o Conder está atuando junto a associação dos municípios, porém já existem conversas com o objetivo do órgão ter a sua sede própria visando prestar um trabalho mais adequado aos municípios da região.

O Conder Ambiental pretende manter o prazo de liberação das licenças ambientais que é atualmente de 19 dias. A declaração é diretor do órgão na região, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele lembrou que os processos são 100% digitais o que na visão dele eliminam e agilizam todo o processo. MORA declarou que muitas das licenças ambientais já liberadas pelo Conder terão um impacto significativo na economia regional. Ele acredita que através desse trabalho a região Extremo Oeste vai ter grandes avanços em todos os setores.

Itapiranga é destaque na liberação de licenças ambientais. A maior quantidade de licenças ambientais emitidas pelo Conder são relacionadas as granjas de suínos da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele citou que essa atividade corresponde a 10 por cento de todo o trabalho realizado até o momento. O profissional comentou que logo após aparecem as licenças voltadas as construções de prédios e por fim a abertura de novos loteamentos. MORA ressaltou ainda que São Miguel do Oeste lidera o ranking de pedidos voltados as licenças ambientais seguido pelo município de Itapiranga. Ele lembrou ainda que o Conder já realizou mais de 100 fiscalizações nos 19 municípios da Ameosc.

Tunápolis terá um ponto regional do censo do IBGE. Em reunião realizada na semana passada entre administração municipal, comissão municipal do censo demográfico de 2020 e a coordenação regional do IBGE, CLAUDIO HELIO RADKE JUNIOR, foram definidas ações para a organização do processo no município. De acordo com o coordenador regional do IBGE CLAUDIO JUNIOR, Tunapolis terá um ponto regional de informações do IBGE no período do censo, para tanto o instituto necessitará de uma sala com mesas para dois funcionários e conexão de internet. O IBGE está com inscrições abertas para processo seletivo para contratar agentes censitários e recenseadores a nível nacional.//

IBGE oferece cinco vagas para Tunapolis. Conforme o coordenador para Tunápolis há duas vagas para agente censitário e três para recenseador do IBGE. De acordo com CLAUDIO, as inscrições para o processo seletivo estão abertas de cinco a 24 de março e as informações estão no edital no site do IBGE www.cebraspe.org.br e também na agencia do instituto em SMOeste. Para a seleção haverá duas provas nos dias 17 e 24 de maio. Segundo CLAUDIO JUNIOR, o agente censitário será contratado em junho e terá salário fixo e vale alimentação com uma jornada de trabalho de oito horas diárias. Osrecenseadores serão contratados em julho e terão horário de trabalho flexível e salário conforme produção.

Projetos turísticos em Itapiranga ganham destaque. O planejamento iniciado em 2017 prevê ações até 2030 para o desenvolvimento do turismo como um grande negócio no município. Parcerias e capacitações estão entre as medidas adotadas em Itapiranga para fomentar o setor expandindo também para outros municípios da região. Os resultados aparecem no desenvolvimento das empresas e dos empreendimentos na área rural de Itapiranga. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, dados que apontam evolução do setor e mostram o caminho certo na empregabilidade e geração de renda com o turismo. CARLISE é otimista com a disponibilidade de mais qualidade nos produtos e visibilidade no turismo de aventura e de contemplação da natureza.

, Além das iniciativas de empreendedores rurais, a secretária aponta áreas públicas como fatores positivos os mirantes e áreas de lazer no interior em condição de receber turistas e a população local . CARLISE WERLANG aguara o levantamento econômico até o final de março para avaliar o desenvolvimento em 2019. A secretária chama atenção que nos últimos dois anos 176 microempreendedores superaram o limite de receitas de 81 mil reais e passaram para a condição de empresas. Segundo CARLISE, o empreendedorismo resulta em aumento na prestação de serviços e vendas nas cidade e interior. A secretária cita como bons exemplos, Turismo Rural Stoffel, Recanto Goergen, Casa das Pedras em Popi, Viveiro de Pássaros Reis e Vivenda Verde.

O aumento rápido de casos de coronavírus já reflete em ações na região. Objetivo é a prevenção e ainda o preparo dos profissionais da saúde para atender possíveis pacientes. Governos estaduais e prefeituras estão tomando medidas para evitar surto de coronavírus no Brasil e se adaptar às recomendações do Ministério da Saúde. O governo federal diz que cada estado e município tem a responsabilidade de lidar com o cenário local de prevenção e combate à doença. Equipe da Secretaria da Saúde de São João do Oeste realizou treinamento na semana passada sobre o coronavírus. Conforme a médica do município GABRIELE TONELLO, a doença não é motivo de pânico, mas serve de alerta para prevenção e por isso ocorreu o treinamento da equipe de como agir caso ocorra caso da doença.

Informa ainda que foi definido espaço físico no centro municipal de saúde para isolamento de suspeitos de terem contraído a doença e o tratamento que será adotado sem o paciente ter contato com outras pessoas. A médica GABRIELE TONELLO observa que é um vírus novo, sem conhecimento das pessoas e por isso o Ministério da Saúde está divulgando informações uteis para os profissionais da área e também para as pessoas terem atitudes de prevenção. Os principais sintomas são de uma gripe, com febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, dor no corpo, congestão nasal e nos casos mais graves dificuldade para respirar. Mais de 80 por cento dos casos são leves e podem ser resolvido na unidade básica de saúde sem necessidade de hospitalização. GABRIELE TONELLO lembra que São João do Oeste é um município turístico com visitantes de várias regiões de Santa Catarina, de outros estados e até da Argentina, Uruguai e Paraguai.

O treinamento da equipe da unidade é uma medida preventiva e não significa risco imediato de registrar a doença. A média da secretaria da Saúde de São João do Oeste, GABRIELE TONELLO, diz que a maior preocupação é com os idosos e outras condições de saúde como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares que possuem risco maior de desenvolver quadro mais grave da doença. Salienta que a maior parte é leve e não necessita de pânico. A média alerta para não confiar em todas as informações que aparecem nas redes sociais, pois informações alarmantes causam preocupação exagerada na população. Segundo GABRIELE, o contagio viral é rápido e pode ocorrer de maneiras simples do cotidiano. A medida recomenda hábitos simples como usar álcool gel, lavar as mãos com frequência e procurar atendimento médico se apresentar sintomas da doença.

Polícia Civil orienta população a fazer Boletim de Ocorrência online. A Polícia Civil de Santa Catarina orienta a população para que, quando necessitar dos serviços da instituição, faça os registros de Boletins de Ocorrências de forma online pela Delegacia Virtual e evite buscar atendimento presencial em Delegacias de Polícia. Conforme o agente de polícia, FÁBIO SILVA, responsável pela delegacia de Tunápolis, com exceção dos crimes de homicídio, sequestro e estupro, os delitos podem ser registrados via online no site da Delegacia Virtual da Polícia Civil, no endereço www.pc.sc.gov.br. Como nem todas as modalidades de delitos constam na Delegacia Virtual, o caminho orientado ao cidadão é clicar sobre a modalidade de ameaça ou de furto e registrar o BO para o registro de crime que deseja fazer, independentemente de ser outra tipificação.

13 modalidades de crime estão especificadas e disponíveis ao público via online. Depois do registro o operador da Delegacia Virtual fará a alteração correta da tipificação, dando o devido encaminhamento interno na Polícia Civil. Conforme decisão tomada em conjunto entre o governador CARLOS MOISÉS e os chefes de todas as pastas do Executivo estadual, a partir desta segunda-feira, uma série de serviços e atendimentos do governo terão alterações. As mudanças fazem parte do conjunto de ações para evitar a propagação do coronavírus em Santa Catarina. A Secretaria de Administração Prisional instalou uma Sala de Situação composta por servidores de áreas estratégicas e decidiu inicialmente adotar medidas para mitigar os riscos. Suspender temporariamente as visitas íntimas em todas as unidades prisionais, suspender temporariamente a visita de idosos e de crianças e interromper temporariamente a realização de escoltas interestaduais.

Dupla é presa por porte ilegal de arma de fogo em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na noite do último sábado, uma ocorrência de disparo de arma de fogo. O fato foi registrado próximo da meia-noite na Rua Clóvis Bevilaqua, no bairro São Gotardo. No local, os PMs encontraram dois homens, os quais não acataram a ordem de parada e fugiram correndo da viatura. Conforme os policiais, um deles acabou sacando a arma durante a fuga. Já o outro envolvido tentou esconder o objeto entrando em uma residência.

Mesmo tentando a fuga, os policiais conseguiram realizar a abordagem dos mesmos e encontraram um revólver calibre 32 com cinco munições no tambor sendo uma deflagrada. Também foi localizado um recipiente com maconha e cocaína fracionada, além de objetos utilizados para fracionamento e embalagem do entorpecente. A dupla foi presa e os objetos apreendidos.

Foragido por homicídio é preso após agredir companheira em SMOeste. Um foragido da Justiça foi preso na noite deste domingo, suspeito de agredir a companheira dele com socos e puxões de cabelo em São Miguel do Oeste. O homem estava foragido do sistema prisional do Paraná. Segundo informações obtidas pela reportagem, o Ministério Público confirmou que o suspeito cometeu um homicídio em 2009. Ele foi detido pela Polícia Militar e encaminhado á Delegacia de Polícia Civil, ficando a disposição da autoridade policial.

Veículo pega fogo e motorista sofre ferimentos graves em acidente na SC-163. Um carro ficou destruído pelas chamas depois de um grave acidente na SC-163, em Descanso. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros e Polícia Militar Rodoviária Estadual por volta das 18 horas e 15 minutos deste domingo. Segundo a PMRv, foi uma saída de pista envolvendo um Astra, placas de São Miguel do Oeste. O carro era conduzido por um homem, de 23 anos, que sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O veículo incendiou após o acidente e o Corpo de Bombeiros apagou o fogo e realizou o rescaldo das chamas.

Motorista sofre ferimentos em capotamento de veículos. Por volta de uma hora e 30 minutos da madrugada de domingo a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima acidente de trânsito com capotamento de veículo. Foi no prolongamento da Rua do Comércio, bairro Santa Tereza Baixo, em Itapiranga. O motorista, um homem de 30 anos, estava em pé, confuso ao lado do veículo capotado. A vítima apresentava escoriações na perna direita. Foi realizada avaliação e conduzido o motorista ao Hospital Sagrada Família. O veículo Celta, placa de Itapiranga estava estabilizado sobre uma escadaria. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local.

Idoso morre em acidente com máquinas agrícola em São João do Oeste. Foi por volta das 16 horas de ontem. A guarnição dos Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima acidente de trânsito em linha Antena, interior de São João do Oeste. ARNÉLIO GELLER, 65 anos, morreu atropelado pelo tanque que era puxado por um trator agrícola. O idoso sofreu escoriações nos braços e pernas, ferimento lacerativo no antebraço esquerdo e traumatismo crânio encefálico, com perda de grande quantidade de sangue. ARNÉLIO GELLER já estava em óbito quando os bombeiros chegaram ao local do acidente. O filho da vítima relatou que dirigia o trator e seu pai estava em pé, entre o trator e o tanque. Em determinado momento ele se desequilibrou e caiu sendo atropelado pelo tanque que era utilizado para o transporte de água para a propriedade. O corpo está sendo velado no Pavilhão Católico de São João do Oeste. O sepultamento ocorre às 15 horas e 30 minutos de hoje, no cemitério de São João do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.