ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 16/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Em alerta máximo diante do avanço do coronavírus, países da Europa anunciam neste fim de semana uma série de medidas restritivas para tentar conter a pandemia no continente, onde mais de 100 milhões de residentes já estão em quarentena em suas casas. O número de pessoas infectadas superou 156 mil neste domingo em todo o mundo, com mais de cinco mil e 800 mortes, incluindo mais de 400 mortes somente nas últimas 24 horas. A Itália, epicentro da doença na Europa, registrou 368 novas mortes relacionadas com o novo coronavírus em 24 horas, o que eleva o número de vítimas fatais a mil 809 no país. O número de infectados é de quase 25 mil.

Com um recorde de abstenção de 53 e meio por cento a 56 por cento no primeiro turno das eleições municipais, de acordo com o instituto de sondagem, a França registrou neste domingo a menor taxa de participação na história do pleito. A epidemia de coronavírus e as recomendações sanitárias afugentaram os eleitores das urnas. A polêmica agora é sobre um eventual adiamento do segundo turno, previsto para o dia 22 de março. Candidatos e partidos reduziram os encontros públicos para acompanhar a apuração. O número de pessoas infectadas no país subiu para cinco mil 400 casos e 120 mortos, de acordo com o balanço mais recente do ministério da Saúde.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, determinou uma “quarentena coletiva” em seis estados e na capital Caracas a partir de hoje para tentar conter os casos de coronavírus no país. No total, serão afetadas mais de nove milhões e 400 mil pessoas, quase um terço da população do país. Segundo MADURO, o número de casos subiu de 10 para 17 neste domingo. Em um pronunciamento na TV, ele pediu que cidadãos permaneçam em suas casas e que as empresas que não fornecem serviços essenciais fiquem fechadas. As exceções serão abertas aos que trabalham com transporte, incluindo entregas de alimentos e medicamentos, e aos profissionais e estabelecimentos da área de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo um novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus Brasil: agora são 200 casos confirmados. Até sábado eram 121. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: mil 913 casos suspeitos ainda em investigação e mil 486 descartados. No relatório, São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68 por cento de todos os casos no país. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24 registros da doença. Em relação ao relatório divulgado no sábado, Amazonas e Sergipe tiveram os primeiros casos confirmados pelo Ministério da Saúde, já com transmissão comunitária do vírus.

O presidente JAIR BOLSONARO descumpriu, neste domingo, a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo coronavírus. BOLSONARO deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde e participou de uma manifestação a favor do governo. Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto. Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens. Na semana passada, o presidente teve o exame negativo para coronavírus e ele orientou a população a cancelar as manifestações deste domingo.

Chegou a 11, neste domingo, o número de membros da comitiva do presidente JAIR BOLSONARO na viagem aos Estados Unidos, na última semana, com teste positivo para o novo coronavírus. A lista inclui quatro membros da "equipe de apoio" à viagem oficial. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, toda essa equipe – seguranças, assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo – já tinha "optado por um regime de auto-isolamento" desde a chegada ao Brasil. Como todos estão com um quadro de saúde ainda assintomático, vão cumprir em suas residências o isolamento recomendado de 14 dias.

O gabinete aguarda a contraprova de um quinto membro da equipe, que recebeu "resultado inconclusivo" do primeiro teste. O teste de JAIR BOLSONARO deu negativo, mas o Ministério da Saúde recomendou que o exame seja refeito na próxima semana. Enquanto isso, a recomendação é para que BOLSONARO siga em "monitoramento".

As reitorias do Instituto Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal da Fronteira Sul decidiram suspender as aulas em seus campi em função da pandemia do novo coronavírus. Tanto IFSC quanto UFFS comunicaram a decisão da noite deste domingo. Mais cedo, a Universidade Federal de Santa Catarina também já havia decidido suspender as aulas presenciais no Estado como medida preventiva contra a propagação da doença. No IFSC, a suspensão das aulas ocorre em todos os 22 campi e é válida por até 15 dias. Já na Universidade da Fronteira Sul, as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.

Com mais um caso de coronavírus confirmado neste domingo, chega a seis o número de pacientes infectados com COVID-19 em Santa Catarina. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde e apontam um homem internado no hospital em Braço do Norte como o novo caso confirmado da doença. Segundo a secretaria, o paciente de Braço do Norte tem histórico de viagem ao exterior. Além dele, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville. No total, segundo os dados lançados pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, outros 102 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina.

Santa Catarina começa a receber nesta semana do Ministério da Saúde as primeiras remessas da vacina contra a gripe. O Estado espera um total de dois milhões e meio de doses durante o período de imunização. No ano passado, foram recebidas dois milhões e cem mil doses da vacina. O envio pelo Ministério da Saúde será feito de forma gradual. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a primeira remessa está prevista para chegar a Santa Catarina entre hoje e amanhã quando devem ser recebidas aproximadamente 305 mil doses. A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para a próxima segunda-feira devido à pandemia do novo coronavírus.

A primeira fase da campanha, a partir de 23 de março, será destinada aos idosos e profissionais da saúde. Depois, na segunda fase, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Escola estadual distribui kits de materiais aos alunos. Cerca de seiscentas e sete unidades foram entregues aos estudantes. 38 aos anos iniciais, quatrocentas e cinquenta e duas para o fundamental e 117 destinados ao ensino médio. A diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompeia de Campo Erê, MÁRCIA BUFFON, informa que esses kits vieram da secretaria de estado da educação através do Ministério da educação, adquiridos em um pregão eletrônico.

No caso do Ensino Médio, o número de kits não é suficiente para atender aos 280 matriculados. Por isso, a escola recebeu a orientação de priorizar os primeiros anos do médio, enquanto não há previsão de recebimento de mais unidades. Os kits, segundo a diretora, são completos contendo cadernos, borracha, lápis preto e colorido, transferidor, esquadro e cola. A diretora salienta que o material é de qualidade e será entregue sem custo aos estudantes.

Reunião marcada para dia 18 é adiada devido ao corona vírus. Quem informa é o secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso, JANIR BACH. Ele conta que devido a orientação recebida do estado, é necessário evitar aglomerações, por isso a reunião que deveria acontecer na Comunidade do Campo Grande será remarcada para uma nova data, ainda não decidida.

Saúde do município conta com somente um médico. O secretário informa que, após a saída de um profissional na semana passada, a empresa responsável ainda não encontrou alguém para substituir. Não apresentado um substituto, o contrato é encerrado e a prefeitura vai atrás da empresa que ficou em segundo lugar no certame, e em última opção, é feito um contrato emergencial buscando um novo profissional médico.

Secretário pede que população Teresinhana busque a saúde pública somente em casos maiores. JANIR frisa que isso é tanto por conta da presença de somente um médico na unidade, quanto para evitar aglomerações, diminuindo a chance de contaminação pelo corona. Atendimentos com psicólogo, nutricionista, e pilates, por enquanto continuam em funcionamento, podendo ser cancelados se a contaminação pela doença aumentar.

Estiagem prejudica o interior. ANTÔNIO TEIXEIRA – Secretário de Agricultura de Campo Erê, informa que tem comunidades que já começam a ser abastecidas com água novamente. Esse é o caso de Camargo, Dezesseis de Maio e Olívio Albani. A falta de umidade começa a prejudicar também as estradas. TEIXEIRA observa que em regiões de serra, há dificuldades de cascalhar, porque fica difícil utilizar o rolo compactador. Quando a chuva voltar, frisa ele, haverá condição de fazer um trabalho melhor.

IFSC suspende aulas em todo o Estado. A reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina decidiu na noite de ontem, pela suspensão das aulas em todos os seus 22 câmpus, incluindo o de São Lourenço do Oeste. A suspensão é válida por até 15 dias e faz parte das medidas de enfrentamento da proliferação do novo coronavírus, causador da COVID-19. Hoje, o Comitê de Gestão de Crise estará reunido para acompanhar a situação nas demais cidades e também as recomendações do Comitê de Emergência do Ministério da Educação.

Violência sexual infantil cresce na região. Em 2019 foram atendidos 219 casos no IML de Francisco Beltrão. A informação é do diretor do Instituto Médico Legal do Paraná, IRNO AZZOLINI. Explica que a violência sexual infantil é todo envolvimento de uma criança numa atividade sexual na qual não compreende completamente, já que não está preparada. Seu desenvolvimento não permite que ela saiba o que é e confirme seu consentimento para o ato.

Em 2017 foram realizados no IML de Francisco Beltrão que abrange 27 municípios, 177 exames de violência sexual, sendo nestes 134 menores de 13 anos e um de 1 ano. Em 2019 subiu para 219 exames, sendo 106 na faixa de 2 a 10 anos, 84 de 11 a 14 anos e 29 mais de 14 anos. Segundo a estatística 67,7 por cento das vítimas de abuso sexual são meninas e 16,5 por cento são meninos. 40 por cento dos casos foram crianças de 0 a 11 anos, 30,3 nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 20 por cento na faixa de 15 a 17 anos.

Dados de 2011 estima que no mínimo 52 mil e 700 pessoas são estupradas por ano no Brasil e que, destes casos, apenas 10 por cento chegam ao conhecimento da polícia. Existe um estudo de que 70 por cento das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Entre 2012 e 2016 o Brasil somou pelo menos 175 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes o que representa “quatro casos por hora”. O estudo apresenta também que 10 por cento das vítimas apresenta deficiência física ou mental.

Segundo a estatística, a violência acontece 80 por cento na casa da vítima, e de pessoas próximas e a minoria são estranhos ou pedófilos. Um dado que chama a atenção é de que de 10 a 15 por cento dos casos de abuso sexual são cometidos por mulher (mãe ou algum familiar). O perfil do agressor aponta homens 62,5 por cento e adultos de 18 a 40 anos 42 por cento com principais autores dos casos denunciados. No Brasil 95 por cento dos casos desse tipo de violência contra menores são praticados por pessoas conhecidas das crianças, e em 65 por cento deles a participação de pessoas do próprio grupo familiar.

Famílias envolvidas com violência sexual tendem a ser quietas, de poucos relacionamentos. O agressor crê que o abuso é uma forma de amor. Segundo o diretor, o agressor tende a acusar a criança ou adolescente de sedutor e acreditar que tem relações sexuais fora de casa. É frequente que o autor de abuso também tenha sofrido violência sexual na infância. Os pais são autoritários e as mães submissas; excesso de proteção ou zelo pela criança ou adolescente negando-lhes contatos sociais normais. Além disso são notados também, demora em prestar socorro e postura contraditória na prestação de informações para dificultar que o exame possa demonstrar a agressão sexual, demonstração de agressividade contra a criança para intimida-la.

Criança vítima de violência sexual passa a apresentar mudança de comportamento, medo repentino ou choro quando em contato com alguém em particular. Não quer ficar sozinha, ou chega cedo na escola e não quer voltar para casa, apresenta mudanças repentinas e drásticas de personalidade extrovertida. Por exemplo, fica submissa e passiva, pode até gaguejar, tem regressão volta a chupar a chupeta, faz xixi na cama, tem dificuldade de se relacionar com outras crianças entre outros.

Incêndio florestal mobiliza bombeiros por mais de uma hora. Por volta das 21 horas e 45 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi chamado para apagar a um incêndio em um reflorestamento de eucaliptos, na Linha Nova Videira, interior de Saltinho. O combate às chamas e rescaldo duraram cerca de uma hora e quinze minutos. Foram gastos cerca de três mil litros de água, com o auxílio de abafadores, soprador e bombas costais. O fogo consumiu seis mil metros quadrados de reflorestamento, de uma área total de sete alqueires.

Colisão deixa feridos em São Lourenço do Oeste. Dois carros bateram de frente no cruzamento entre as ruas Atílio Galeazzi e Frei Barnabé, no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste, na noite de ontem. Se envolveram no acidente um Palio e um Gol. Os bombeiros informaram que no local foi encontrado somente uma vítima, o motorista do Gol, um homem de 24 anos. Ele apresentava ferimento no tórax devido ao cinto de segurança, e no nariz.

Testemunhas contaram que haviam mais pessoas feridas, mas foram retiradas por populares e lavadas para hospital. A rua foi sinalizada e os bombeiros usaram cimento na pista para neutralizar o combustível derramado. Os bombeiros orientam que as pessoas não removam ou transportem vítimas por meios próprios. O correto é esperar as equipes de atendimento de emergência para que o atendimento seja de acordo com os protocolos de segurança, evitando agravamento de lesões nas vítimas e também a exposição a riscos da cena.

Três pessoas ficam feridas em capotamento. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê, atendeu por volta das 16 horas de ontem, um acidente de trânsito do tipo capotamento, na Linha Guaraci, interior de MarmeleiroPR. Ao chegar no local a guarnição se deparou com um veículo Golf e três vítimas que estavam as margens da via. A primeira estava consciente e confusa, apresentava corte lacerante no pé. Foi imobilizado, feito os procedimentos e depois com colar cervical e em maca rígida, foi realizado limpeza, curativo compressivo, e imobilização de membro bem como aferido sinais vitais. A segunda vítima estava consciente e confusa, apresentando ferimento lacerante na mão e o terceiro envolvido foi encontrado consciente e confuso, sentado ás margens da rodovia, com escoriações. Após procedimentos, foram conduzidos ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Criança fica presa em máquina eletrônica que pega bichinhos de pelúcia. Por volta das 19 horas e 10 minutos de sábado, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado na rua Tiradentes, no Bairro São Francisco, para atender uma criança de quatro anos presa dentro de uma máquina eletrônica que pega bichinhos de pelúcia. A equipe abriu a máquina para retirar o menino, que não sofreu nenhum ferimento sendo entregue a mãe. Segundo informações, o menor teria entrado pelo local onde saem os bichinhos de pelúcia.

Jovem natural de São Lourenço do Oeste morre após sofrer queda em piscina. JOZIANE SANTOS, 24 anos morreu na tarde de ontem, no Hospital Regional em Francisco Beltrão. A jovem foi encontrada desacordada na piscina de uma residência no bairro Jardim Seminário. Câmeras registraram o momento em que ela entrou sozinha na piscina, acabou caindo e perdeu os movimentos e a consciência. JOZIANE foi socorrida em estado grave ao hospital pelas equipes do Samu e Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e faleceu logo depois.

O corpo de JOZIANE foi encaminhado ao Instituto Médico Legal onde será apurada a causa da morte. Não foram repassados mais detalhes sobre o caso. Atualmente a jovem estava residindo em Pato Branco, mas família reside em São Lourenço do Oeste onde acontece o sepultamento.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.