ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/02/2018

-RIO DE JANEIRO SOFRE INTERVENÇÃO FEDERAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
-COLOMBO ENTREGA CARGO A PINHO MOREIRA NESTA SEXTA-FEIRA
-SJCEDRO TERÁ GRUPO DE ESCOTEIROS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
-CASA FAMILIAR RURAL É CONTEMPLADA NOVAMENTE COM PROGRAMA NOVOS RURAIS
-COOPERATIVA REGISTRA ESTABILIDADE NO PREÇO DO LEITE
-EVENTO DE LANÇAMENTO DE PRODUTOS ORGÂNICOS É TRANSFERIDO
-ENTIDADES PREPARAM MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-ATENDIMENTO NO CARTÓRIO ELEITORAL RETORNA EM MARÇO
-VEREADOR COBRA SOLUÇÕES PARA ESTRADAS DE ASSENTAMENTO
-HOMEM ATEIA FOGO EM CASA APÓS DISCUSSÃO COM A ESPOSA
-TRABALHADOR CEDRENSE VOLTA PARA CASA APÓS 34 DIAS INTERNADO NO RS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em alta. O dólar abriu o dia em queda, cotado em três reais e 22 centavos. O euro vale quatro reais e dois centavo. Já o peso argentino está cotado a 17 centavos para venda e 15 centavos para a compra.

O parlamento da África do Sul elegeu, nesta quinta-feira, CYRIL RAMAPHOSA como o novo presidente do país. Ele foi o único nomeado pelo congresso para ocupar o cargo, depois que os dois partidos da oposição anunciaram que não iriam participar do processo. Os opositores solicitaram sem sucesso a dissolução da Assembleia Nacional e eleições antecipadas. No entanto, RAMAPHOSA foi eleito sem oposição como o sucessor permanente de JACOB ZUMA depois que o presidente, suspeito de corrupção, renunciou.

O presidente americano, DONALD TRUMP, pediu cura e paz nesta quinta-feira, um dia após um tiroteio deixar 17 mortos e 14 feridos em uma escola na Flórida. TRUMP afirmou que sua administração vai dar prioridade à segurança nas escolas e está comprometida em lidar com o tema da saúde mental. na quarta-feira, um ex-aluno da Stoneman Douglas High School invadiu a escola armado com um rifle AR-15 e disparou contra alunos e professores.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta quinta-feira que líderes de direita da América Latina mostraram intolerância ao tentarem excluí-lo de uma cúpula em Lima. O governo de centro-direita do Peru informou nesta semana que MADURO não é bem-vindo na Cúpula das Américas, em 13 e 14 de abril, reforçando seu crescente isolamento diplomático em um momento de forte repressão sobre dissidentes e uma crise econômica brutal na Venezuela. MADURO disse que vai participar do evento de qualquer maneira.

O apresentador LUCIANO HUCK manteve a decisão de não se candidatar à Presidência da República na eleição deste ano. Ele optou pela carreira na televisão à aventura de uma disputa presidencial. Ele vinha sendo cobrado pela TV Globo a se definir, o que fez nesta quinta-feira. O apresentador chegou a anunciar que não seria candidato em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, em novembro do ano passado, mas voltou a se movimentar em janeiro, se reunindo com líderes políticos, entre eles o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e representantes do setor econômico.

O desembargador NÉVITON GUEDES, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, atendeu a um pedido da defesa e suspendeu o depoimento do ex-presidente LULA previsto para o próximo dia 20 em Brasília. A defesa quer que todas as cerca de 80 testemunhas arroladas no processo sejam ouvidas antes de o ex-presidente prestar depoimento. Não há nova data marcada para o interrogatório. LULA seria ouvido no processo em que é réu por suposto tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças suecos pelo governo DILMA ROUSSEFF.

O presidente MICHEL TEMER decidiu decretar intervenção na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. O decreto será publicado ainda hoje, segundo o presidente do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA. Com essa medida, as Forças Armadas assumem a responsabilidade do comando das Polícias Civil e Militar no estado do Rio. A decisão ainda terá que passar pelo Congresso Nacional. A intervenção também suspende qualquer alteração na Constituição, como, por exemplo, a PEC da Previdência que tinha votação marcada para a semana que vem.

Santa Catarina nunca teve tantos focos de Aedes aegypti como nos últimos meses. Só em janeiro, foram registrados mais de dois mil, o maior número acumulado em um mês no Estado Em janeiro, Santa Catarina teve praticamente o dobro de focos do que o registrado no mesmo mês do ano passado, com aumento de 89 por cento. Se comparado a 2016, quando SC teve o maior número de pessoas com dengue da história , o cenário é ainda pior, com salto de 121 por cento. Na primeira metade de fevereiro deste ano já foram contabilizados 558 focos.

Desde o início do ano até o dia 14 de fevereiro, Santa Catarina contabilizou 19 casos suspeitos de febre amarela. Desses, 16 foram descartados, dois permanecem em investigação, aguardando resultado laboratorial, e um foi confirmado, que foi a morte da moradora de Gaspar em janeiro. No ano passado inteiro, foram 17 casos suspeitos em Santa Catarina, todos descartados. Os dois casos que continuam em investigação são de pessoas que viajaram para Minas Gerais e Espírito Santo, áreas de risco da doença.

O governador RAIMUNDO COLOMBO transmite o cargo para o vice EDUARDO PINHO MOREIRA as três horas da tarde desta sexta-feira. O pessedista sai em licença para fazer um curso na Espanha e depois renuncia oficialmente em abril para disputar uma vaga no Senado Federal por Santa Catarina. São esperadas mil e 500 pessoas para a solenidade no Centro Sul, em Florianópolis. Em entrevista ao Diário Catarinense no dia cinco de fevereiro, COLOMBO falou sobre a saída do governo, fez uma avaliação dos sete anos no cargo e disse que deixa uma marca de responsabilidade ao conduzir o Estado, principalmente durante a crise econômica vivida pelo país.

SJCedro passará a contar com grupo de escoteiros para crianças e adolescentes. Segundo o chefe de expansão, ELIR ENGEL, a meta são abrir novos grupos em municípios da região, pois a maioria das cidades já conta com iniciativas. Somente em SMOeste são três grupos formados e ativos há mais de 15 anos. Há também equipes em Dionisio Cerqueira, Iporã do Oeste, Maravilha, e Guarujá do Sul, em fase de formação. Ele afirma que o Estado já conta com dez mil participantes. O chefe de expansão destaca que inicialmente serão captados voluntários para o projeto educativo, voltados para crianças e jovens de seis anos e meio aos 21 anos. Ele lembra que o escotismo é muito difundido também em outros países pelo trabalho feito visando o desenvolvimento infantil, com foco no trabalho em equipe, com o contato com a natureza, com rotina, educação, valores morais, respeito e organização. Os encontros ocorrem nos sábados, com atividades diversas, geralmente, ao ar livre. Os interessados em mais informações poderão falar com KELLY FIGUEIRÓ,responsável pela organização do grupo em SJCedro. Para março está prevista uma reunião com os pais para esclarecimentos.

Interessados podem retirar mudas de árvores nativas no Viveiro de Guaraciaba na próxima semana. Conforme o responsável pelo local, ADRIANO CANZI, são mais de mil mudas de árvores nativas para serem distribuídas para trabalhos didáticos nas escolas e também para a preservação de áreas degradadas. Os interessados em retirar as mudas, poderão se deslocar até o Viveiro localizado no Bairro Santa Terezinha. Ele destaca que para retirar é necessário que o munícipe preencha um termo se comprometendo que irá realizar o plantio. São mais de 40 espécies de árvores sendo Angico, Cedro, Canjerana, Guavirova, Camabará, Timbaúva, Cerejeira, Louro, Pitanga, Jabuticaba e diversas outras. ADRIANO explica que a coleta das sementes é feita o ano todo. Ele pede ajuda dos agricultores e comunidades, no caso de espécies exóticas, para testagem. CANZI afirma que a preferencia são para as nativas que tem clima propício. A cada mês a produção se concentra em uma das espécies.

Aulas na Casa Familiar Rural de São José do Cedro iniciam na segunda-feira de forma gradativa entre as turmas. De acordo com o responsável pela unidade de ensino, DOUGLAS PATEL, na próxima semana serão recebidos os alunos das turmas do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio. Já na semana do dia 26 de fevereiro iniciarão as aulas do primeiro ano do Ensino Médio, que a partir deste ano passa a contar com qualificação técnica em Agropecuária. O diretor informou que no dia 26 será feita uma reunião com os pais dos alunos, matriculados no curso técnico, às 14 horas, a fim de explicar sobre as normas internas sobre a instituição, e o internato. Segundo ele, tanto os alunos do curso técnico quanto os do ensino regular frequentarão as aulas em regime de alternância, ou seja, uma semana na unidade e a outra em casa para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Confirmada nova edição do programa Novos Rurais na Casa Familiar Rural de Cedro. Conforme o diretor da unidade de SJCedro, DOUGLAS PATEL, o programa Novos Rurais é aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Ele afirma que devido ao sucesso e adesão dos alunos nas edições passada, a instituição local foi contemplada mais um ano com este programa que beneficiará com recursos financeiros projetos selecionados de alunos do terceiro ano. Eles fazem projetos visando implantar atividade agrícolas, diferentes das já desenvolvidas pelos pais, para que possam permanecer no campo com novas opções de renda. Já foram beneficiadas iniciativas de fruticultura, apicultura, melhoramento genético, novas culturas em pomares, floricultura e várias outras. O “Novos Rurais” é gerido pelo Instituto Souza Cruz, responsável pela formatação da metodologia, elaboração dos materiais de formação, sistematização de informações e estabelecimento de indicadores de avaliação.

Secretaria de Agricultura realiza trabalhos de terraplanagens nas Linhas São Roque e Daltro Filho. Conforme o Secretário da Pasta IZADIR ARCONTI, esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido também através da Patrulha Agrícola que foram intensificados esta semana. Segundo ele, foram acompanhados os trabalhos de terraplanagem para a construção de uma granja suínos nas Linhas São Roque e Daltro Filho. Conforme o secretário, posterior ao término deste serviço, a equipe realizará os trabalhos para novas terraplanagens na Linhas Indiozinho e Liso Baixo. Ele esclareceu que esses incentivos realizados pela municipalidade para o setor da produção agropecuária, como é o caso das terraplenagens, incrementaram os números do movimento econômico dos últimos anos.

Preço do leite vem decaindo para associados de cooperativas. A situação é ainda pior para os produtores independentes do Extremo Oeste que não conseguem negociar com os laticínios devido a pouca quantidade e o custo do transporte. O presidente da Coopacep de SJCedro e Princesa, MARCIO TSCHIEDEL, afirma que a venda coletiva é feita para três empresas, e uma delas, já anunciou a queda de três centavos no preço pago neste mês. Ele percebe que o cenário regional é o mesmo, variando de um até quatro centavos o litro. O presidente afirma que a expectativa não era de aumento devido ao verão, mas ao menos era esperada estabilidade. Ele estima que os custos de produção dos sócios esteja na faixa dos 90 centavos até um real. MÁRCIO também observou que as propriedades que conseguem reduzir custos com a alimentação do gado, à base das pastagens, tem uma vantagem, enquanto aqueles que trabalham com free-stall estão registrando queda nos lucro.

A Cooperflor de Guarujá do Sul tem conseguido manter o preço pago pelo leite aos produtores. A situação se estabilizou há dois meses com base nos depósitos de janeiro e fevereiro que ocorrem no dia 15. De acordo com o administrador da Cooperflor, ANTÔNIO BORTOLINI, a projeção dos estudos era de baixa, mas com negociação e devido fidelização junto as empresas esse valor pode ser mantido, dando um ânimo as famílias que vinham de baixas recorrentes no pagamento e alta no custo de produção. Além das empresas, o leite dos associados são vendidos para merenda escolar de seis municípios da região. Ele afirma que essa garantia de comercialização também mantém as perspectivas otimistas. ANTÔNIO comenta que o quadro de sócios se manteve estável, com várias baixas, mas, para surpresa dos dirigentes, também houve registro de pessoas entrando na cooperativa e iniciado na atividade leiteira.

Lançamento do selo de certificação de produtos orgânicos é adiado em Anchieta. Segundo a presidente do Grupo Raízes Orgânicas, ROSELEI WILLE, estava previsto para esse sábado, um evento, marcado por jantar no salão comunitário da Linha Prateleira. Ela explica que como está programada outra festividade no município, poderia haver choque, e dividir os participantes. A orientação é que as pessoas que compraram ingressos procurem os organizadores, da Cooper Anchieta, para devolução do dinheiro, ou para troca da ficha para nova data, que ainda não foi marcada. ROSELEI afirma que o objetivo do lançamento é comemorar o trabalho feito pelas famílias durante dois anos, e demonstrar os alimentos. Segundo ela, como há mitos sobre o cultivo de produtos sem agrotóxicos, de forma agroecológica, e a intenção é apresentar vários deles nesse jantar. A presidente do grupo percebe que existe mais famílias que estão querendo ingressar no mercado, já que, o preço do leite está baixo, e produzir comida se torna uma alternativa para agricultura familiar.

O relatório síntese do plano de gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do rio das Antas será entregue oficialmente no mês de março. A informação é do coordenador do estudo, ANDERSON RODHEN. De acordo com ele, o relatório traz os principais dados sobre a situação dos rios e fontes de agua na região. O material será entregue para prefeituras e entidades, a exemplo do Semae. A data ainda não foi definida, mas o objetivo é fazer um grande evento regional para marcar a conclusão do levantamento.

O plano de gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do rio das Antas levou cerca de dois anos para ficar pronto. De acordo com o coordenador do estudo, ANDERSON RODHEN, o trabalho foi feito em etapas e reúne informações sobre a oferta e demanda de agua por parte da população e das principais atividades econômicas. RODHEN esteve no RPN e explicou que o material vai servir de base para a elaboração de políticas e ações voltadas ao uso sustentável dos recursos hídricos da região. O estudo da bacia do rio das Antas apontou a necessidade de investir em sistema de tratamento de esgoto na região. Além de apontar a quantidade de água a disposição da população, o plano também apurou a qualidade do produto. ANDERSON disse que a contaminação de alguns rios é bastante alta e a situação é muito preocupante.

Secretaria da Agricultura auxilia alunos na preparação da Conferência das Águas. O diretor de meio ambiente de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO destaca que o projeto será executado em março em parceria entre o setor e as escolas estaduais. Ele explica que o desafio, proposto pelo Mec, prevê que as alunos do quinto ano nono ano façam a conferência municipal da água, avaliando propostas que serão levadas para conferência estadual com o mesmo tema. Durante o estudo eles vão aprender sobre os recursos hídricos de Palma Sola e região, com mapeamento dos rios, sangas e riachos, recebendo orientações sobre o tema, sobre a conservação dos mananciais. Também estão previstas análises da potabilidade do produto. O diretor destaca que é preciso analisar políticas públicas abrangentes para garantir qualidade e quantidade de água para o consumo. DOUGLAS analisa que as pessoas têm discutido sobre os recursos hídricos em situações pontais, quando há estiagem, ou chuvas em excesso, mas os reflexos da falta e acumulo são verificados a longo prazo.

Entidades convocam nova mobilização nacional para a próxima segunda-feira pedindo a NÃO aprovação da reforma da previdência. Segundo o presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIN, está programada uma mobilização nacional para a próxima segunda-feira, em São Miguel do Oeste. Segundo ele, as lideranças que representam os pequenos agricultores como sindicados e movimento das mulheres camponesas não querem que a reforma do jeito que está em debate na Câmara Federal, seja aprovada. Ele admite que é necessária uma reforma, mas, que seja justa para todas as classes, sem penalizar pessoas que já recebem pouco. Haverá um ônibus levando os interessados em participar da mobilização na segunda-feira, em frente ao Sindicato, a partir das nove horas da manhã. ARNÉLIO fez questão de ressaltar que o ato não tem nada a ver com política, mas sim garantir que o governo não retire o direito dos trabalhadores, não apenas os rurais, mas também da cidade.

Cartório eleitoral retoma atendimentos somente no dia dois de março. A informação é da responsável pelo posto de atendimento de São José do Cedro, DEANA FANTON. Segundo ela, devido ao ponto facultativo de Carnaval e às férias da servidora, não haverá expediente no posto da Justiça Eleitoral de São José do Cedro até dia 2 de março. Ela revela que o atendimento ao público retornará no dia 5 de março. Ela ainda lembra que nesse período o cadastramento biométrico poderá ser realizado no cartório da Quinquagésima Zona Eleitoral de Dionísio Cerqueira. As certidões de quitação e crimes eleitorais poderão ser obtidas diretamente no site do TSE na internet: www.tse.gov.br, clicando em Serviços ao eleitor/certidões.

Vereador cobra soluções para estradas de assentamento. Segundo o vereador pelo MDB de Anchieta, IVO SCHAEFFER, o moradores do assentamento 25 de maio fizeram reclamações por meio de vídeos que estão circulando na internet onde as crianças não tem como sair de casa devido às condições das estradas. O vereador comenta que o mato tomou conta e valetas estão trancadas. Ele menciona que além dos problemas que os alunos enfrentam com o início do ano letivo, também os agricultores encontram problemas no escoamento da produção, principalmente da leiteira que é diária. Lembra que ainda não foi levado ao conhecimento da prefeitura, pois na última sessão foi dispensada a palavra livre. Cita que os agricultores mais prejudicados são ARISTEU FAGUNDES, VILMAR MACHADO e CELESTE PAULETTE. O vereador explica que um dos moradores chegou a comentar que reside há 28 anos na comunidade e que nunca presenciou um período em que as vias rurais estivessem tão ruins como as de agora.

Estradas do assentamento terão os devidos reparos conforme cronograma da secretaria de Obras de Anchieta. A garantia é do secretário ITAMAR CAVASIN. Ele afirma que teve com surpresa a reclamação do vereador IVO SCHAEFFER porque para secretaria, tais reivindicações não foram repassadas. Ele destaca que por varias vezes já foram feitas medidas emergenciais no Loteamento 25 de Maio devido às chuvas. CAVASIN conta que em conversas com os moradores dessa localidade deixou claro que quaisquer problemas que ocorram, eles têm liberdade para procurar a pasta e cobrar uma solução. Ele conta que a secretaria de Obras está dividida em duas frentes de trabalhos. Uma segue as Linhas 25 de Maio e União da Vitória que são os dois assentamentos. Também estão sendo realizados serviços na Linha Salete e Linha Aparecida. Após finalizar os consertos em ambas as comunidades, serão analisadas quais precisam de intervenções emergenciais. CAVASIN lembra que os agricultores que precisarem de serviços devem procurar a secretária de Obras para agendamento e otimização dos equipamentos em cada área.

Casa pega fogo quando morador tentava eliminar vespas. Os bombeiros foram chamados por volta das 9 horas de ontem, para combate a incêndio, na rua Colúmbia, no bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. Após a chegada da guarnição, foi verificado que na residência havia apenas fumaça, sem presença de chamas. Segundo relato do proprietário da residência, o incidente ocorreu quando ele fazia a eliminação de vespas com auxílio de fogo. A casa é construída com paredes duplas e com um porão usado como oficina mecânica. Apenas um cômodo teve danos, mas o próprio dono conseguiu extinguir o principio de incêndio no local. Após avaliação foi aberta ventilação no forro do porão e na parede externa da cozinha na parte superior. Foi usada água para o rescaldo apenas.

Homem ateia fogo em residência após discussão com a esposa. Uma briga de casal pode ter sido o estopim para um incêndio em uma residência que ficou totalmente destruída na madrugada no Novo Bairro, em Maravilha. De acordo com a Polícia Militar, o imóvel ficava aos fundos de outra residência localizada na Rua Eduardo Gruhber. Guarnições da PM e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, por volta das 4 e meia, para o atendimento da ocorrência. A PM fez o isolamento do local e conversou com a proprietária do imóvel que informou que por volta das duas e meia discutiu com o seu marido e, para acabar com a briga, pegou seu filho e saiu de casa. Quando retornou, pouco depois, o homem já não estava mais em casa e ela percebeu que a cama estava pegando fogo. Em seguida, as chamas se alastraram e consumiram toda a estrutura. Segundo a polícia, a moradora foi questionada se ela acredita que seu marido colocou fogo propositadamente na residência. O suposto autor não foi localizado.

Trabalhador de SJCedro que se recuperava de acidente no Rio Grande do Sul volta para casa. CLAIR TRIACA, de 55 anos ficou 34 dias internado em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Ele trabalhava no estado vizinho para uma empresa de construção civil de SJCedro. O caminhão em que CLAIR era ocupante sofreu um acidente no dia 11 de janeiro. O veículo estava carregado de areia quando saiu da pista na BR-158, entre as cidades gaúchas de Júlio de Castilhos e Cruz Alta, no território de Tupanciretã. TRIACA ficou mais de um mês internado no hospital da Universidade de Santa Maria, onde passou por cirurgias, devido a complicações no fígado e no baço. Ele também teve ferimentos nas pernas.

Professor do Instituto Federal de Barracão morre com a família em grave acidente. Foi por volta das 15 horas de ontem, na BR-373, entre os trevos de Chopinzinho e Mangueirinha, no Paraná, envolvendo um caminhão de Francisco Beltrão, carregado de combustível e um Citroën Picasso, emplacado em Santo Antônio do Sudoeste e deixou quatro pessoas da mesma família mortas. Equipes Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida e da Polícia Rodoviária Federal de Pato Branco estiveram auxiliando no local e informaram que o caminhão tanque tombou às margens da rodovia e está vazando combustível, havendo o risco de explosão.Os mortos são o professor do Instituto Federal de Barracão, JONAS SOMMER, de 43 anos, CLARICE KOLEMBERG SOMMER, e seus filhos MARCOS e PAULA. A família é bastante conhecida na região pelo trabalho dos docentes, com familiares em Dionísio Cerqueira. Eles seguiam para Curitiba, onde a menina passaria por uma cirurgia. A rodovia paranaense segue interditada. O velório coletivo ocorre no pavilhão da Igreja Congregacional em Santo Antonio do Sudoeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.