-BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA CELA ESPECIAL DA PAPUDINHA EM BRASÍLIA
-APREENSÕES DA RECEITA FEDERAL EM SC CRESCEM 47% E SOMAM 300 MILHÕES EM 2025
-SENAR CONFIRMA AMPLIAÇAO DO PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO PARA O EXTREMO-OESTE
-ANÁLISE DE VETO DO PREFEITO A PROJETO QUE DÁ NOME À PRAÇA FICA PARA FEVEREIRO
-VEREADORES APROVAM REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
-HOMEM ATACA POLICIAIS DURANTE CUMPRIMENTO DE MANDADO E É BALEADO
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM RESIDÊNCIA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
A previsão para as próximas horas é sol com aumento de nuvens e possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que foi presenteado com a medalha do Prêmio Nobel da Paz pela líder da oposição venezuelana MARÍA CORINA MACHADO. Os dois se encontraram na Casa Branca nesta quinta-feira. Mais cedo, MACHADO afirmou que havia oferecido a Trump a medalha recebida no fim de 2025, em Oslo. Dias antes, ela disse em entrevista que entregar o prêmio ao presidente norte-americano seria um gesto de gratidão do povo venezuelano pela prisão de NICOLÁS MADURO. TRUMP disse que foi um gesto maravilhoso de respeito mútuo.
A presidente interina da Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, afirmou nesta quinta-feira que vai apresentar uma proposta para reformar a lei de hidrocarbonetos do país. A medida vem em um momento em que investidores dos Estados Unidos pressionam por um acesso mais fácil à indústria petrolífera venezuelana. Em um pronunciamento à nação, RODRIGUEZ afirmou que a reforma "permitiria que esses fluxos de investimento fossem incorporados a novos setores. Ela disse que os fundos provenientes do petróleo seriam destinados aos trabalhadores e aos serviços públicos.
Os chefes de Estado do Mercosul vão assinar, neste sábado em Assunção, no Paraguai, o acordo de livre comércio com a União Europeia. Apenas o presidente do Brasil, LUIS INACIO LULA DA SILVA não estará no ato. O Brasil estará representado pelo seu ministro de Relações Exteriores, MAURO VIEIRA. Após 26 anos de negociações, o acordo comercial vai criar uma zona de livre comércio de 720 milhões de habitantes e somará um Produto Interno Bruto de 22 trilhões de dólares. O Mercosul-União Europeia será o maior tratado do mundo desta natureza.
A venda de motocicletas no país em 2025 foi a maior registrada desde 2003. Foram comercializadas dois milhões 197 mil 851 unidades no ano passado, uma alta de 17 por cento em relação a 2024. Os dados, divulgados nesta quinta-feira são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Abraciclo. No ano passado, um milhão 980 mil 538 motocicletas foram produzidas nas linhas de montagem das fabricantes instaladas em Manaus, volume 13 por cento superior ao registrado em 2024. Esse foi o melhor desempenho do setor desde 2011 e o terceiro maior da história da indústria motociclística nacional, desde 2003.
O novo ministro da Justiça, WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA, disse nesta quinta-feira, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o combate ao crime organizado será elevado a uma "ação de Estado". Segundo ele, na prática, a iniciativa visa envolver outros segmentos no combate, como é o caso do Ministério Público e do Judiciário. Esse foi o primeiro pronunciamento de LIMA E SILVA depois de ser anunciado como novo ministro. A posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública ocorreu na tarde de ontem.
O Supremo Tribunal Federal informou que o ex-presidente JAIR BOLSONARO foi transferido nesta quinta-feira da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o décimo nono Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha. A transferência foi autorizada pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, que cuida da execução da pena do ex-presidente. Segundo o STF, a cela ocupada por BOLSONARO comporta quatro pessoas, mas será usada exclusivamente para o ex-presidente. MORAES também determinou que BOLSONARO tenha "assistência integral de médicos particulares. O ministro também autorizou que o deslocamento imediato de BOLSONARO para os hospitais em caso de urgência.
No estado, 13 mil 230 condutores tiveram a CNH renovada automaticamente, sem enfrentar filas, exames ou pagamento de taxas. A medida beneficia quem não cometeu infrações nos últimos 12 meses e está inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores. Em todo o Brasil, 323 mil 459 motoristas já tiveram o documento renovado dessa forma, o que resultou em uma economia total de 226 milhões de reais, dinheiro que antes era gasto com taxas administrativas, exames médicos e outros procedimentos. Santa Catarina aparece como o terceiro estado com mais renovações automáticas na região Sul, atrás do Paraná e do Rio Grande do Sul. Somados, os três estados do Sul ultrapassam 53 mil CNHs renovadas.
A Polícia Militar está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar mil 465 policiais militares temporários em todo o estado. As inscrições começaram no dia 23 de dezembro e seguem até 26 de janeiro. Os aprovados ingressam como Alunos-Soldados Temporários e iniciarão o Curso Básico de Formação ainda em 2026. O contrato inicial é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação anual por até oito anos. A remuneração inicial é de oito mil e 500 reais, além de vale-alimentação, podendo ultrapassar os nove mil reais. Os candidatos passarão por avaliações físicas, intelectuais e psicológicas, seguindo critérios semelhantes aos do ingresso regular na corporação.
Santa Catarina teve um aumento de 47 virgula quatro por cento no número de mercadoria apreendidas pela Receita Federal no Estado em 2025 em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 302 milhões de reais em apreensões em 12 meses, segundo dados divulgados pelo próprio órgão fiscalizador. O destaque foi para os veículos, itens com mais valor de apreensão, que chegou a 38 milhões. Os eletroeletrônicos, como celulares, também estiveram em grande parte das apreensões, com 28 milhões 840 mil reais apreendidos pela Receita Federal. O órgão também apreendeu 16 milhões 370 mil reais em cigarros e similares.
O Sistema Nacional de Emprego está com 366 vagas de trabalho abertas em São Miguel do Oeste. Destas, quatro são destinadas a pessoas com deficiência. As oportunidades fazem parte de um total de seis mil 352 vagas disponíveis em todo o estado de Santa Catarina, distribuídas entre diversas áreas e níveis de escolaridade. Segundo o governo estadual, o bom momento da economia tem impulsionado o mercado de trabalho no estado. Para se candidatar, é possível acessar o Portal Emprega Brasil ou procurar a unidade do Sine com um documento com foto. Em São Miguel, o Sine fica no subsolo da prefeitura.
O Consórcio Ambiental vai promover capacitações para melhorar a eficiências dos conselhos municipais ao longo de 2026. A informação é da diretora da entidade, KATALINA CHIESA. De acordo com ela, a capacitação dos conselhos municiais do meio ambiente é uma das prioridades do Conder neste ano. KATALINA explicou que será um projeto piloto em parceria com o Ministério Público, em especial com a promotoria de São Miguel do Oeste. Serão proporcionadas orientações sobre a legislação e a forma correta de atuação dos conselhos. Ela salientou que o Conselho Municipal do Meio Ambiente tem atuação decisiva, podendo reduzir ou suspender multas aplicadas pelo órgão ambiental.
Em muitas cidades, as pessoas que integram o Conselho do Meio Ambiente não possuem conhecimento técnico nos temas ambientais. O comentário é da Diretora do Conder Ambiental, KATALINE CHIESA. Ela destacou que as capacitações previstas para este ano objetivam preparar os conselheiros para o trabalho. De acordo com ela, serão quatro encontros durante o ano com palestras envolvendo diferentes profissionais. KATALINA ressaltou ainda que o Conder Ambiental está ampliando a abrangência na região. Para este ano, o Consórcio passa a contar com a participação dos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Riqueza e Serra Alta.
A Justiça Eleitoral de São Miguel do Oeste faz um apelo aos eleitores para regularizar o título e fazer a biometria até o dia 6 de maio O prazo é o mesmo em todo o país e, após essa data, não será mais possível fazer alistamento, transferências ou atualizações cadastrais. Segundo o chefe da quadragésima quinta Zona Eleitoral, ÂNGELO PASQUALI, São Miguel do Oeste e Descanso são os únicos municípios da região que ainda não passaram pela revisão biométrica obrigatória. Isso deixa muitos eleitores fora da base nacional de dados, o que pode gerar dificuldades no acesso a serviços públicos, como aposentadoria, empréstimos ou prova de vida digital. Sem a biometria da Justiça Eleitoral não dá pra acessar o MeuGov com conta ouro, que exige reconhecimento facial.
A JCI de São Miguel do Oeste realiza amanhã, às sete horas da noite, no Clube Comercial, a cerimônia de posse da diretoria para o ano de 2026. O novo presidente será BERNARDO CEREZER. Eleito com dois anos de antecedência, BERNARDO passou por um processo intenso de preparação, acompanhando de perto a gestão do atual presidente, CHARLES DALL ORSOLETTA. A gestão de 2026 terá como destaque a continuidade da Escola de Líderes e o início da organização para um evento de grande porte, a visita da Comissão Nacional da JCI Brasil, prevista para 2027. Outro objetivo ambicioso é a possível ampliação da sede da entidade.
O novo presidente da JCI Câmara Junior, BERNARDO CEREZER, estará no Peperi Rádio Repórter deste sábado. Ele vai falar os detalhes da posse marcada para a noite deste sábado e sobre as metas e objetivos do novo conselho diretor da entidade para o ano de 2026. O Peperi Rádio Repórter de amanhã, ao vivo, começa as 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o novo presidente da JCI Câmara Júnior, BERNARDO CEREZER, está programada para as 11 e meia na rádio Peperi.
O Senar vai promover, neste mês, 26 cursos de qualificação para produtos rurais do extremo-oeste em parceria com o Sindicato dos Produtores. O número foi atualizado nesta quinta-feira, durante o programa Peperi Entrevista, pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina, GILMAR ZANLUCHI. Até o final de janeiro, serão realizados mais de 280 cursos gratuitos em todas as regiões do estado. Os cursos ntegram as ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Os treinamentos abrangem áreas estratégicas para o desenvolvimento das propriedades e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Todos os cursos são gratuitos e organizados a partir dos pedidos apresentados pelos agricultores atendidos pelo Sindicato Rural.
De acordo com o superintendente do Senar no estado, GILMAR ZANLUCHI, os cursos são fundamentais para manter o produtor atualizado e competitivo. Ele esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e citou que a capacitação contínua é um dos pilares para o desenvolvimento do meio rural e os treinamentos do Senar com os sindicatos levam conhecimento prático, tecnologia e gestão até o produtor. A Formação Profissional Rural contempla cursos voltados à agricultura, agroindústria e atividades no campo. Já os cursos de Promoção Social oferece treinamentos em educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição. ZANLUCHI destacou que os produtores de todas as idades estão buscando, cada vez mais, os cursos do Senar.
O superintendente do Senar no estado anunciou uma novidade para este ano. GILMAR ZANLUCHI disse que a entidade vai ampliar o Programa Saúde no Campo, uma iniciativa que leva atendimento médico, prevenção e bem-estar para produtores rurais. O Programa Saúde no Campo tem como missão central promover a saúde dos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial. ZANLUCHI disse que, em 2025, o Saúde no campo ocorreu na região do meio oeste. Neste ano, a ação vai atender as demais regiões, inclusive o extremo-oeste do estado.
A apreciação do veto do prefeito EDENILSON ZANARDI ao projeto que denomina de “Praça Edvino João Luft” o espaço localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro foi adiada para a primeira sessão ordinária do legislativo no início de fevereiro. O veto estava na pauta da sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira. O vereador do PT, ADILSON PANDOLFO alegou que o veto não fazia parte da pauta da convocação e, por isso, não poderia ser apreciado hoje. Os vereadores concordaram e o veto não foi apreciado hoje. A votação será na sessão ordinária de abertura do ano legislativo no mês que vem. O projeto vetado pelo prefeito é de autoria da vereadora CRIS ZANATTA do PSDB.
O projeto que denomina de “Praça Edvino João Luft” o espaço localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro foi vetado “por contrariedade ao interesse público”. Nas razões do veto, o prefeito EDENILSON ZANARDI ressaltou que, embora reconheça “o mérito inquestionável da biografia do homenageado e a nobreza da intenção parlamentar”, há “óbices de natureza administrativa e de planejamento urbano” que impedem a sanção do projeto.. O primeiro fundamento do veto é a destinação já definida para o imóvel com o objetivo explícito e vinculado de implantação do Projeto Marco Zero. Como segundo fundamento, o prefeito aponta que já existe homenagem oficial a EDVINO JOÃO LUFT em uma rua do bairro Santa Rita.
A vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA, lamentou o veto do prefeito ao projeto que denomina de “Praça Edvino João Luft” o espaço localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro. Em entrevista para a Peperi, ela disse que as razão apresentadas pelo prefeito para vetar o projeto são frágeis, insensíveis equivocadas com uma imaturidade política que chega a ser “feio” para São Miguel do Oeste. CRIS disse o legislativo deve honrar a família LUFT e derrubar o veto do prefeito. CRIS citou que faltou respeito da administração com a família ao decidir colocar o nome da praça como “Marco Zero”. Para a vereadora, o município poderia adotar as duas ideias e deixar o nome da praça como “Marco Zero – Praça EDVINO LUFT”.
Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão extraordinária desta sexta-feira, o projeto de lei de reajuste dos servidores públicos municipais. A revisão anual também abrange servidores do legislativo, inativos, pensionistas, complementação de aposentadorias, servidores vinculados a programas municipais e membros do Conselho Tutelar. A reposição é de cinco por cento a contar do mês de janeiro. O índice corresponde ao IPCA de janeiro a dezembro de 2025, na ordem de quatro virgula 26 por cento, acrescido de zero virgula 74 por cento de ganho real. O projeto prevê também a reposição inflacionária correspondente ao IPCA para os agentes políticos do Município. Prefeito, vice e secretários não terão ganho real.
A câmara também aprovou, por unanimidade nesta sexta, o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional especial 84 mil 870 reais no orçamento de 2026. O projeto prevê alterações no PPA, na LDO e na LOA para viabilizar novas dotações. A proposta garante dois mil 370 reais para o rateio do Consórcio Público - CIS-Amesoc e 82 mil e 500 reais para pagamento do rateio de implantação do Programa Lixo Zero. O projeto prevê que, para cobrir o crédito, o Executivo fica autorizado a promover redução parcial de dotações já existentes no orçamento. Os recursos virão dos orçamentos da Saúde e do Urbanismo.
Um homem de 72 anos foi flagrado dirigindo sem habilitação na tarde desta quinta-feira, por volta das quatro horas da tarde, no bairro Morada do Sol, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o idoso conduzia um Gol quando foi abordado. Ao verificar os documentos, os policiais constataram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Cerca de uma hora depois, ainda no mesmo bairro, uma motocicleta CG foi flagrada empinando em via pública. De acordo com a Polícia Militar, o condutor fugiu em alta velocidade ao perceber a aproximação da viatura, colocando em risco pedestres e outros motoristas. Mesmo sem a abordagem no momento, o motociclista foi identificado e autuado pelas infrações cometidas. Ele também responderá por direção perigosa.
A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta quinta-feira, um mandado de busca domiciliar em Descanso. A ação faz parte de uma investigação de violência doméstica e familiar contra uma mulher, após denúncias de ameaças e perseguição feitas pelo ex-companheiro da vítima. Segundo a Polícia Civil, o homem teria enviado áudios com ofensas, ameaças de morte e promessas de destruir o salão de beleza da ex, local onde ela trabalha. A vítima relatou ainda que o agressor tentava forçá-la a deixar a cidade, o que levou à concessão de medidas protetivas urgentes. De acordo com a Polícia Civil, havia também a suspeita de que o homem estivesse em posse de armas de fogo, supostamente usadas para intensificar as ameaças. Durante o cumprimento do mandado, armas foram apreendidas e encaminhadas para perícia.
Um homem de 34 anos foi baleado após atacar policiais civis durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, na tarde desta quinta-feira, em Maravilha. A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso no contexto de uma investigação de violência doméstica contra a mulher. Segundo a Polícia Civil, o homem tinha contra si medidas protetivas de urgência e já havia sido preso anteriormente pelo mesmo tipo de crime, em agosto de 2025. Durante a abordagem de ontem, ele resistiu à prisão e partiu para cima dos agentes, que sofreram lesões e reagir com um disparo de arma de fogo para conter o agressor. O homem foi socorrido e encaminhado ao hospital. Os policiais envolvidos também precisaram de atendimento médico.
Um homem de 48 anos e uma mulher de 47 foram presos por suspeita de tráfico e associação ao tráfico de drogas na noite desta quinta-feira, na Linha Emboaba, interior de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a guarnição recebeu denúncias de moradores da comunidade sobre movimentações suspeitas em uma residência. Ao se deslocar até o local, os policiais abordaram um carro que saía da casa. Com um dos passageiros, um homem de 28 anos, foi encontrada uma bucha de cocaína. Na casa, os os policiais apreenderam 950 reais em dinheiro, além dos celulares do casal. Eles foram presos em flagrante e levados à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, onde o caso segue em investigação.