ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 16 01 2020

-PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL COMEÇA HOJE EM TODO O PAÍS

-DETRAN DEVE AGILIZAR SUSPENSÃO DE 750 MIL MOTORISTAS EM SANTA CATARINA

-HOSPITAL REGIONAL REALIZOU CERCA DE 280 MIL ATENDIMENTOS EM 2019

-CORPO DE BOMBEIROS TRABALHA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO GOLFINHO

-EMPRESA TEM ATÉ FEVEREIRO PARA FINALIZAR PROJETO DA BR-163 NA REGIÃO

-PARQUE TERÁ QUE INDENIZAR MODELO QUE SE MACHUCOU EM TOBOGÃ

-HOMEM É INDICIADO POR DIFAMAR E ENVIAR FOTOS ÍNTIMAS DE EX-COMPANHEIRA

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas isoladas de chuvas a qualquer hora do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ficar próxima dos 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Uma menina de 12 anos foi encontrada viva após passar 18 horas soterrada por uma avalanche na Caxemira que destruiu a casa da família. SAMINA BIBI disse ter gritado muito por socorro enquanto estava deitada sob a neve, após a avalanche ocorrida na região da Caxemira controlada pelo Paquistão. Segundo autoridades paquistanesas, o número de mortos pelas avalanches da última segunda-feira no Vale do Neelum, no Paquistão, na região do Himalaia disputada pelo Paquistão e a Índia, subiu para 74. As equipes de resgate continuam recuperando corpos. Além disso, também há vítimas em avalanches no Afeganistão.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou na noite de ontem que a contribuição previdenciária por trabalhador vai aumentar dos atuais 10 por cento para 16 por cento. Os recursos virão de um aporte inédito dos empregadores. A medida foi tomada em meio aos protestos sociais que abalam o país desde outubro. A medida busca melhorar as aposentadorias dos chilenos, que em média recebem entre 30 e 40 por cento do seu último salário na ativa, algo em torno de 400 dólares, abaixo do salário mínimo.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos enviou nesta quarta-feira o processo de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP ao Senado. A presidente da Câmara, NANCY PELOSI, assinou o documento que contém as duas acusações contra TRUMP, que são, abuso de poder por pedir investigação ao presidente da Ucrânia e por obstrução ao Congresso. Após a assinatura de PELOSI, as acusações foram levadas ao Senado. Lá, o líder da maioria, o senador MITCH MCCONNELL, afirmou que a casa está "pronta para receber" os deputados designados como promotores. O recebimento oficial do documento só deve ocorrer hoje em outra cerimônia.

O preço médio dos novos contratos de aluguéis residenciais anunciados em 25 cidades brasileiras subiu quatro vírgula 93 por cento em 2019, acima da inflação do período, que acumulou alta de quatro vírgula 31 por cento. Os dados são do Índice FipeZap divulgados hoje. Os valores das locações não subiam acima do IPCA desde 2013. Ao descontar a inflação, o preço médio dos contratos registrou alta real de zero virgula 60 por cento.

O comércio entre Brasil e Venezuela voltou a encolher em 2019 e registrou o pior resultado em pelo menos 20 anos, de acordo com números do Ministério da Economia. No ano passado, tanto as exportações brasileiras quanto as importações de produtos venezuelanos foram as menores, em valor, desde pelo menos o ano 2000. As exportações brasileiras para a Venezuela em 2019 somaram pouco mais de 418 milhões de dólares, uma queda de 27 vírgula 36 por cento em relação ao registrado em 2018. Já as importações de produtos venezuelanos pelo Brasil somaram 80 vírgula oito milhões de dólares, uma queda de 52 vírgula 71 por cento na mesma comparação.

Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição cinco. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre zero e quatro recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre cinco e nove receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 87 a mil e 39 reais dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

A Prefeitura de Brusque no Vale do Itajaí decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. A informação foi publicada na noite de ontem apenas no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. Com as chuvas, houve deslizamentos de terra, alagamentos, a queda de uma ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas, conforme o decreto. A publicação, na prática, permite a contratação direta e emergencial de empresas e serviços que possam atender às demandas de reparos, reconstruções e limpeza nas áreas atingidas. De acordo com o decreto, choveu 106 milímetros em apenas 12 horas.

Morreu nesta quarta-feira o homem apontado como o autor dos dois tiros que mataram o prefeito de Imbuia, no Vale do Itajaí, JOÃO SCHWAMBACH do MDB de 59 anos. JOSÉ CARDOSO de 76 anos, estava internado desde o dia oito de janeiro, data em que cometeu o crime. Segundo as investigações, ele tentou cometer suicídio após o assassinato. Com a morte de CARDOSO, a Polícia Civil informou que as investigações estão encerradas. SCHWAMBACH foi assassinado nas proximidades da prefeitura municipal, quando saía do prédio e ia para o próprio carro, no estacionamento. O criminoso estava num veículo ao lado e chamou o prefeito para perto do automóvel, atirando em seguida. Câmeras de segurança registraram o crime. Na casa de CARDOSO foi apreendida ainda a arma, sem registro, que teria sido usada no crime.

O sistema eletrônico do Detran deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2020. Isso significa que a partir do início da operação, serão agilizados os processos de notificação para suspensão e cassação de 750 mil motoristas de Santa Catarina com mais de 20 pontos na carteira de habilitação. Hoje o sistema é manual e segundo o professor de legislação de trânsito, SIDNEI SCHMIDT, que atua também na Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito em 2018, o Detran conseguiu suspender a CNH de sete mil motoristas. Em 2019, foram apenas três mil e 500 suspensões.

Mais de 200 pessoas, entre empresários, técnicos e agentes públicos ligados aos processos de licenciamento ambiental, participaram na última terça-feira de um treinamento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, através do Programa Conder Ambiental. A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e abordou a Municipalização das Licenças Ambientais, além do novo trâmite para processos ambientais e Plataforma UmDoc.

O Conder Ambiental foi uma conquista coletiva que vai agilizar e dar serenidade aos processos na região. O comentário é do presidente da entidade e prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI. De acordo com ele, essa aproximação entre a Ameosc e o Conder vai dar mais estabilidade às ações desenvolvidas, além de trabalhar com o foco nos prazos de cada pedido, evitando dessa forma a morosidade que já se arrastava há anos. Já o presidente da Ameosc e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO lembrou que o principal fator de entrave da região estava atrelado aos licenciamentos ambientais. Ele disse que agora com a união de todos os prefeitos da região o Conder deve dar mais agilidade aos processos. PLINIO destacou que agora a responsabilidade é ainda maior e por isso os trabalhos devem ser executados da melhor forma possível na região.

A partir desse ano os novos aparelhos de rádios fabricados no Brasil já devem ter a faixa estendida no canal de FM. A informação é do jornalista, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, atualmente a faixa que é de 88 a 108 no FM deverá passar para 76 a 108. Segundo BALDISSERA, o objetivo é abrigar todas as emissoras de rádio AMs que vão migrar para o FM e que neste momento não conseguiram espaço na faixa atual. Ele lembrou que as emissoras afiliadas de São Miguel do Oeste já conseguiram a migração na faixa atual ainda em 2019, restando apenas as emissoras Itapiranga e Atalaia para a migração nos novos canais.

As emissoras que conseguiram migrar na faixa atual poderão transmitir simultaneamente no canal de AM e FM pelo período máximo de seis meses. A afirmação é do jornalista, ADILSON BALDISSERA. Ele citou o caso da Rádio Cidade que migrou em 2019 e operou simultaneamente na faixa de AM 1560 e em 95 vírgula sete por seis meses. Atualmente a emissora pode ser sintonizada apenas no canal de FM. Já no caso da Rádio Peperi, BALDISSERA explicou que a migração ocorreu no final do ano passado e por esse motivo a emissora ainda transmite na frequência de AM 1370 e FM 99 vírgula 9.

Com a faixa estendida, as emissoras que migrarem para uma frequência inferior a 88 megahertz poderão operar na faixa de AM e FM por cinco anos. O comentário é do jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele disse que o prazo maior ocorre por conta da fabricação de novos aparelhos. Ele citou como exemplo os carros fabricados a partir desse ano, os quais já devem ter a faixa estendida. A reportagem da Peperi contatou as concessionárias de São Miguel do Oeste para saber se os novos veículos já estavam sendo comercializados com a nova frequência. Das quatro existentes no município, apenas a Ford conta com veículos novos fabricados com o novo modelo. Fiat e Santa Pedra ainda não receberam novos veículos nesse ano. Já a Bregomar não retornou nosso contato até o fechamento desta edição.


A Unidade de Terapia Intensiva que conta com 10 leitos adultos, apresentou cerca de 93 por cento de ocupação nos últimos 12 meses. Já a Unidade de Internação somou quase sete mil internações, fechando com a média de 585 internamentos por mês e praticamente 27 mil no ano. A média mensal de procedimentos cirúrgicos ficou em quase 350, sendo que as intervenções foram necessárias em 70 por cento dos casos em caráter de urgência e emergência, representando dessa forma mais de quatro mil atendimentos.

O setor de oncologia, que completou um ano em 2019, superou as expectativas e metas. Conforme dados da assessoria de imprensa, foram quase 600 cirurgias e cerca de seis mil e 500 consultas. Ao todo, mais de 221 pacientes passaram pelo tratamento de quimioterapia no ano passado. Já o número de nascimentos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi de pelo menos dois ao dia, resultando em 819 bebês, sendo 60 por cento por meio do parto normal e a maioria do sexo feminino.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso atende a uma região de 30 municípios e cerca de 230 mil habitantes. O atendimento é 100 por cento pelo Sistema Único de Saúde. O valor para a realização dos serviços vem da secretaria de Estado da Saúde, onde é repassado uma quantia de três vírgula nove milhões de reais por mês para a unidade, que por sua vez utiliza o montante para a folha de pagamento, além de serviços médicos, aquisição de materiais e medicamentos e manutenção do Hospital Regional. Também no ano passado a unidade recebeu três emendas parlamentares superiores a meio milhão de reais. O dinheiro conforme o hospital, foi utilizado em melhorias no ambiente. Ao todo, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste movimentou, em 2019 quase 48 milhões de reais.

O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste está trabalhando nos detalhes para a realização de mais uma edição do projeto Golfinho na região Extremo Oeste catarinense. A informação é do comandante do órgão, JORGE CAMEU. De acordo com ele, no litoral o projeto já está em andamento, porém, a região trabalha de forma diferente, atuando de forma mais intensa no final de cada ano e não no início como ocorre no litoral do Estado.

O trabalho voltado ao projeto Golfinho no Extremo Oeste é realizado por meio de parcerias com as escolas, as quais recebem as aulas ministradas pelos profissionais do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, com sede em São Miguel do Oeste. A afirmação é do comandante, JORGE CAMEU. Conforme ele, o objetivo é preparar as pessoas para esse período de férias do começo do ano. Segundo ele, nesse projeto as pessoas recebem orientações que servem para quem vai para os rios da região e também para quem frequentar as praias do litoral.

O projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros existe há mais de 20 anos em Santa Catarina e há dois anos foi implantado em São Miguel do Oeste. O comentário é do comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, com sede em São Miguel do Oeste, JORGE CAMEU. Ele disse que o modelo foi adaptado e vem sendo trabalhado e sofrendo ajustes desde então. Ele destacou que em 2019 cerca de 200 crianças foram atendidas pelo batalhão e neste ano a expectativa é que mil crianças sejam formadas no programa Golfinho do Corpo de Bombeiros.

O projeto Golfinho é trabalhado na região entre os meses de setembro a novembro e são dois dias de curso. Já no litoral, o trabalho ocorre nos primeiros meses do ano e são quatro dias consecutivos. JORGE CAMEU revelou que o batalhão de São Miguel do Oeste está ajustando ainda o formato para essa edição e o trabalho burocrático deve ser concluído até o final desse primeiro semestre. O comandante disse que o trabalho de prevenção é de extrema importância na região, visto que os casos de afogamento ocorrem com maior frequência justamente nas áreas de água doce.

Os motoristas que transitam pela BR-282 no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha devem ficar atentos, pois a via está em obras. O alerta é do superintendente do Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Conforme ele, após um período com problemas relacionados a recursos, o projeto recebeu no final do ano passado um aporte financeiro de 19 milhões de reais para dar seguimento a obra. De acordo com ele, o Dnit está nesse momento em contato com a outra empresa para que o trajeto entre Maravilha e Chapecó também seja retomado o quanto antes.

O Dnit está realizando nesse momento um trabalho de estudos técnicos para a instalação dos controladores de velocidade no trecho da BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. A informação é do superintendente do órgão na região, DIEGO DA SILVA. Segundo ele, essa ação já está em fase de conclusão e por isso o profissional acredita que em breve devem começar as instalações dos dispositivos ao longo da via. DIEGO destacou que no momento não existe um número exato de aparelhos que serão instalados, porém ele disse que os mesmos serão colocados nos pontos mais críticos da rodovia, bem como, nas áreas urbanas ao longo do trecho da BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha.

A empresa responsável pelas obras na BR-163 no trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira está neste momento trabalhando na elaboração do projeto para a rodovia. O comentário é do superintendente do Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Ele disse que o prazo para a conclusão desse trabalho termina no mês que vem e após isso começa o processo de analise, aprovação e consequente autorização para a retomada dos serviços na região. DIEGO declarou que se tudo der certo as obras deverão ser retomadas ainda no primeiro semestre desse ano.

Uma cobra jararaca atacou um cão da raça Pitbull em uma propriedade rural em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na comunidade de Sete de Setembro e ocorreu no começo desta semana. De acordo com o proprietário, logo após o jantar foi notado que um dos seus cães não respondia pelo chamado. Ao ir verificar, o animal apareceu correndo e com parte da boca sangrando. A cobra possuía mais de um metro de cumprimento. Nas últimas semanas houve um aumento expressivo no número de casos de serpente em diversos municípios da região. As temperaturas altas são o principal fator do surgimento desse animal nas residências.

Modelo que teve dedo lesionado ao descer tobogã será indenizada por parque aquático. Uma jovem moradora de São José do Cedro deverá ser indenizada em 21 mil reais a título de danos morais, materiais e estéticos, devido a um acidente sofrido quando descia o tobogã de um parque aquático em São João do Oeste, em 2013. Na oportunidade a vítima engatou um anel na parte externa lateral do tobogã e teve parte de um dedo dilacerado. Por causa dos ferimentos, sofreu 24 pontos e teve a movimentação do dedo comprometida. Ela atuava como modelo e atleta de alto rendimento antes do acidente, mas teve de deixar a prática do handebol e do vôlei porque não teve mais o mesmo desempenho. A sentença, prolatada pelo juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, condena a empresa responsável pelo parque e uma seguradora ao pagamento das indenizações. Também deverão ser pagos eventuais procedimentos cirúrgicos e sessões de fisioterapia necessários ao tratamento da lesão.

Ferimento em dedo de jovem ocorrereu porque o anel ficou preso a um parafuso exposto na estrutura do tobogã. A informação também consta no processo que tramitou em São José do Cedro. Em contestação, a administração do parque aquático sustentou que a culpa pelo acidente foi da autora, sob o argumento de que a peça estava no lado de fora do tobogã. Também alegou existir orientação contrária ao uso de relógios e anéis na descida. Na avaliação do juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, a versão de que houve aviso e que o parafuso estava na parte externa do brinquedo é isolada nos autos. Conforme manifestou o juiz, as provas indicam atitude negligente do réu. Os danos materiais, fixados em mil reais, foram definidos com base em despesas com medicamentos, hospital e deslocamento. O dano estético, arbitrado em 10 mil reais considerou a deformidade provocada no dedo. No dano moral, também fixado em 10 mil, o juiz considerou as consequências de dor e de sofrimento com as lesões, tratamento e cirurgia.

Um homem foi indiciado por difamar e enviar fotos íntimas da ex-companheira em São Miguel do Oeste. A Polícia Civil indiciou um homem de 37 anos pela prática dos crimes de difamação, de exposição de imagens de nudez e por descumprimento de medidas protetivas de urgência contra sua ex-companheira. A vítima acionou a DPCAMI noticiando que após romper relacionamento com o suspeito, alguns amigos e seu atual companheiro passaram a receber mensagens através dos aplicativos “whatsapp” e do “Facebook” com informações difamatórias e divulgação de imagens íntimas da vítima. O suspeito utilizava perfis falsos. A partir do rastreio de dados foi possível identificar que o autor dos crimes era o ex-companheiro da vítima. No momento do registro dos fatos, a mulher pediu medidas protetivas de urgência contra o suspeito que mesmo com a decisão da justiça continuou mandando mensagens. Somadas, as penas dos crimes atribuídos ao investigado podem alcançar até oito anos de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.