ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 16/01/2020

O tempo na região é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas isoladas de chuvas a qualquer hora do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ficar próxima dos 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Uma menina de 12 anos foi encontrada viva após passar 18 horas soterrada por uma avalanche na Caxemira que destruiu a casa da família. SAMINA BIBI disse ter gritado muito por socorro enquanto estava deitada sob a neve, após a avalanche ocorrida na região da Caxemira controlada pelo Paquistão. Segundo autoridades paquistanesas, o número de mortos pelas avalanches da última segunda-feira no Vale do Neelum, no Paquistão, na região do Himalaia disputada pelo Paquistão e a Índia, subiu para 74. As equipes de resgate continuam recuperando corpos. Além disso, também há vítimas em avalanches no Afeganistão.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou na noite de ontem que a contribuição previdenciária por trabalhador vai aumentar dos atuais 10 por cento para 16 por cento. Os recursos virão de um aporte inédito dos empregadores. A medida foi tomada em meio aos protestos sociais que abalam o país desde outubro. A medida busca melhorar as aposentadorias dos chilenos, que em média recebem entre 30 e 40 por cento do seu último salário na ativa, algo em torno de 400 dólares, abaixo do salário mínimo.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos enviou nesta quarta-feira o processo de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP ao Senado. A presidente da Câmara, NANCY PELOSI, assinou o documento que contém as duas acusações contra TRUMP, que são, abuso de poder por pedir investigação ao presidente da Ucrânia e por obstrução ao Congresso. Após a assinatura de PELOSI, as acusações foram levadas ao Senado. Lá, o líder da maioria, o senador MITCH MCCONNELL, afirmou que a casa está "pronta para receber" os deputados designados como promotores. O recebimento oficial do documento só deve ocorrer hoje em outra cerimônia.

O preço médio dos novos contratos de aluguéis residenciais anunciados em 25 cidades brasileiras subiu quatro vírgula 93 por cento em 2019, acima da inflação do período, que acumulou alta de quatro vírgula 31 por cento.Os dados são do Índice FipeZap divulgados hoje. Os valores das locações não subiam acima do IPCA desde 2013. Ao descontar a inflação, o preço médio dos contratos registrou alta real de zero virgula 60 por cento.

O comércio entre Brasil e Venezuela voltou a encolher em 2019 e registrou o pior resultado em pelo menos 20 anos, de acordo com números do Ministério da Economia. No ano passado, tanto as exportações brasileiras quanto as importações de produtos venezuelanos foram as menores, em valor, desde pelo menos o ano 2000. As exportações brasileiras para a Venezuela em 2019 somaram pouco mais de 418 milhões de dólares, uma queda de 27 vírgula 36 por cento em relação ao registrado em 2018. Já as importações de produtos venezuelanos pelo Brasil somaram 80 vírgula oito milhões de dólares, uma queda de 52 vírgula 71 por cento na mesma comparação.

Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição cinco. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre zero e quatro recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre cinco e nove receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 87 a mil e 39 reais dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

A Prefeitura de Brusque no Vale do Itajaí decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. A informação foi publicada na noite de ontem apenas no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. Com as chuvas, houve deslizamentos de terra, alagamentos, a queda de uma ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas, conforme o decreto. A publicação, na prática, permite a contratação direta e emergencial de empresas e serviços que possam atender às demandas de reparos, reconstruções e limpeza nas áreas atingidas. De acordo com o decreto, choveu 106 milímetros em apenas 12 horas.

Morreu nesta quarta-feira o homem apontado como o autor dos dois tiros que mataram o prefeito de Imbuia, no Vale do Itajaí, JOÃO SCHWAMBACH do MDB de 59 anos. JOSÉ CARDOSO de 76 anos, estava internado desde o dia oito de janeiro, data em que cometeu o crime. Segundo as investigações, ele tentou cometer suicídio após o assassinato. Com a morte de CARDOSO, a Polícia Civil informou que as investigações estão encerradas. SCHWAMBACH foi assassinado nas proximidades da prefeitura municipal, quando saía do prédio e ia para o próprio carro, no estacionamento. O criminoso estava num veículo ao lado e chamou o prefeito para perto do automóvel, atirando em seguida. Câmeras de segurança registraram o crime. Na casa de CARDOSO foi apreendida ainda a arma, sem registro, que teria sido usada no crime.

O sistema eletrônico do Detran deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2020. Isso significa que a partir do início da operação, serão agilizados os processos de notificação para suspensão e cassação de 750 mil motoristas de Santa Catarina com mais de 20 pontos na carteira de habilitação. Hoje o sistema é manual e segundo o professor de legislação de trânsito, SIDNEI SCHMIDT, que atua também na Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito em 2018, o Detran conseguiu suspender a CNH de sete mil motoristas. Em 2019, foram apenas três mil e 500 suspensões.

Acislo organiza a sexta edição do Torra Tudo. A informação é da consultora do Empreender da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste e coordenadora do evento, ANA PAULA TAVARES. Ela conta que nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro Acislo promove mais uma edição. Segundo ela, embora já consolidado como uma espécie de feira dos setores de confecções e calçados, algumas mudanças e novidades serão implementadas. Entre elas, destaque para o aumento no número de dias de exposição, que nessa edição passa de dois para três. Outra mudança é o local. Neste ano o evento retorna para o centro paroquial, próximo a Igreja Matriz.

Sexta edição do Torra Tudo será aberta com uma amostra de moda. De acordo com, ANA PAULA TAVARES, o Torra Tudo, é uma oportunidade para os lojistas apresentarem o que vai estar disponível para venda. Adianta que no mesmo dia haverá música ao vivo e “pastelada”. ANA frisa que a comissão pensou em criar uma programação atrativa, para toda a família. Para a coordenadora, o Torra Tudo é uma oportunidade ímpar tanto para o empresário, quanto para a sociedade. No caso do empresário, é o momento de liquidar o estoque e movimentar o caixa. Já para o consumidor, é o momento de fazer compras com economia. É uma estratégia para fomentar as compras, pois fevereiro é um período em que o consumo desacelera.

Apesar das mudanças e novidades, o formato interno dos espaços segue o mesmo de edições anteriores. ANA conta que neste ano serão 14 estandes e a venda é exclusiva para lojistas associados à Acislo. Cita ainda que num primeiro momento a prioridade de venda é para quem participou nas edições anteriores. Porém, na sequência, as vendas serão abertas para demais associados. O evento é organizado pela Acislo e tem a finalidade de promover o comércio local e privilegiar a população com descontos.

Reestruturação educacional em Santa Catarina chama atenção em 2020. Quem comenta é o secretário de formação do Sinte Estadual, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação ALDROIR KRAAEMER. Conforme ele, umas das questões é a implantação das escolas militares, e sua visão sobre o assunto é muito crítica. Ele cita que o país não tem uma sequência de uma política educacional, apenas meios sem estruturação, condições de trabalho e formação dos professores. Dar atenção ao processo pedagógico não significa querer a todo momento reinventar coisas. A questão do militarismo é algo que não tem cabimento aos olhos do Sinte, pois são trazidos profissionais de outra área para atuar em educação.

Para trabalhar com educação é preciso passar por um longo processo. KRAEMER destaca que, é preciso estar preparado para saber lidar com as situações do dia a dia da escola. E isso, somente profissionais capacitados na área de educação podem fazer. Não está duvidando da capacidade dos demais profissionais, mas defende que a educação precisa ser tocada por pessoas que treinaram pra isso.

Enfermeira chama atenção para campanha Janeiro Branco. Ela surgiu em Minas Gerais em 2014, com objetivo valorizar o bem-estar psíquico e incentivar mudanças de comportamento com posturas positivas em suas vidas. Segundo JULIANA ANSILIERO – enfermeira do Caps, o início do ano, é um período em que as pessoas inspiram novos planos e novas realizações, é ainda uma época propícia pra reflexões sobre as próprias emoções, pensamentos e propósito de vida. A campanha chama atenção para que as pessoas pensem na vida que estão tendo, na qualidade dos relacionamentos sejam pessoais, familiares ou profissionais.

Organização Mundial de Saúde não relaciona saúde mental apenas ausência de saúde física. JULIANA explica que a saúde mental é um estado de bem estar que faz com que as pessoas percebam os seus valores, consigam enfrentar as situações diárias sem estresse e consigam ter uma vida ocupacional produtiva. Observa que muitas pessoas só procuram ajuda depois de muito sofrimento, pois as doenças que afetam a mente ainda são cercadas de muito preconceito. Culturalmente se cria e mantem a ideia de que é preciso ser forte e dar conta de tudo sozinhos, o que não é verdade nem saudável.

Não dar importância para saúde mental causa aumento no número de dependentes químicos. A enfermeira do Caps – Centro de Atenção Psicossocial Microrregional com sede em Campo Erê – JULIANA ANSILIERO, destaca que a principal regra para ter uma boa saúde mental é estar de bem consigo mesmo. Cita ainda, estar próximo de pessoas queridas, evitar uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, conversar mais com as pessoas pessoalmente não só por rede social, cuidar do corpo com exercício físico ou uma simples caminhada. Ainda para se ter uma boa saúde mental, a profissional destaca ter boas noites de sono, praticar pensamentos positivos e não pensar em problemas o tempo todo.

Caps trabalho saúde mental o ano todo. JULIANA ANSILIERO, conta que devido ao período de férias de alguns funcionários, bem como a paralisação das oficinas no mês de janeiro, não é feita nenhuma ação voltada ao janeiro branco. No entanto, o assunto é amplamente tratado nos demais meses do ano com todos os pacientes atendidos. Para tratar saúde mental, é preciso de muito diálogo, escuta e compreensão para conseguir fazer o paciente entender que está com a saúde mental debilitada. É um assunto delicado, pois muitas vezes as pessoas tem dificuldade de transmitir que está precisando de ajuda. Por isso, defende que falar de saúde mental para o máximo de pessoas é fundamental para prevenir e ter qualidade de vida.

Espaço de ovinos e caprinos da Itaipu Rural Show está completo. A informação é de MAICON MALDANER – responsável pelo setor na vigésima segunda edição da feira que acontecerá em Pinhalzinho dos dias 29 de janeiro a primeiro de fevereiro. Ele conta que ao todo vão ser 18 expositores trazendo genética de ponta aos interessados, dando oportunidade a quem deseja adquirir algum animal para incrementar ou dar início atividade.

Setor contará com espaço de degustação de produtos fabricados com leite de cabra e de ovelha. MAICON convida a todos que estiverem na feira, para visitar e experimentar o queijo e doce feitos com leite dos animais de seu setor, além de adquirir informações sobre as raças mais indicadas para a produção dos derivados. Ele comenta que a exposição contará também com venda desses produtos para quem interessar.

Mais de dez raças entre ovinos e caprinos serão expostas na décima segunda edição do Itaipu Rural Show. MALDANER cita que o setor será completo, com várias raças famosas para quem deseja adquirir ou observar genética de qualidade. Ele informa que o espaço dos ovinos estará aberto e em funcionamento durante os quatro dias da feira, a disposição de quem desejar conversar com os expositores, e tirar suas dúvidas sobre manejo, genética e alimentação dos animais. MAICON ainda adianta que para o próximo ano vão buscar trazer algo no sentido de julgamento desses animais.

Vereador de Palma Sola renuncia ao cargo no legislativo. LAURI LUDWIG do Partido Progressista esclarece que a desistência ocorreu porque a partir deste ano ele assume a direção da escola estadual Catarina Segher do distrito de Cerro Azul. Ele afirma que estava no segundo mandado na câmara de vereadores e a decisão em deixar o cargo foi bastante avaliada pessoalmente, junto a familiares e comunidade que depositou os votos de confiança. O professor destaca que seu objetivo, mesmo longe da política, será buscar recursos para o município como tem feito junto a base aliada.

Duas emendas liberadas recentemente pelo partido que está na bancada de oposição, mas, segue ajudando a prefeitura em várias ações. Uma delas, cita o vereador é no valor de 190 mil reais para compra de uma nova ambulância da saúde através de emenda impositiva do deputado JOÃO AMIN. A deputada ANGELA AMIN repassou cem mil reais para custeio de saúde. LAURI não descarta voltar a política na disputa de outras cargas, mas, no futuro.

Carro é furtado em Francisco Beltrão. Um homem acionou a equipe policial, ao perceber que sua saveiro de cor verde havia sido furtada durante a noite. O fato ocorreu ontem em Francisco Beltrão. A vítima relatou aos policias que o carro estava estacionado em via pública e foi levado sem as chaves. A PM realizou buscas, porém o veículo não foi localizado.

Motorista perde controle do veículo e sai da pista na SC-157. A Polícia Militar registrou ontem, um acidente no Km 48,600 da rodovia em Quilombo. Foi uma saída de pista, e envolveu um Renault Sandero, emplacado no município de Novo HamburgoRS, conduzido por um homem de 60 anos. O homem não se machucou, apenas danos de grande monta no veículo.

Polícia Civil cumpre mandado de busca domiciliar e apreende arma de fogo e munições. Ontem, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), com apoio da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira (DPCo-Fron), ambas de São Lourenço do Oeste, deram cumprimento a um mandado de busca domiciliar e apreenderam um revólver, calibre .32, e 20 munições de igual calibre.

Ação policial que aconteceu no bairro Progresso, teve como objetivo apurar crime de violência doméstica. O alvo, um homem de 51 anos, não se encontrava no local. A arma e as munições foram apreendidas e um inquérito policial instaurado para a elucidação dos fatos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.