ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 16.01.20

-PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL COMEÇA HOJE EM TODO O PAÍS
-DETRAN DEVE AGILIZAR SUSPENSÃO DE 750 MIL MOTORISTAS EM SC
-AUMENTA PROCURA E VENDA DE MATERIAIS ESCOLARES
-PROERD VAI ATENDER CINCO MIL CRIANÇAS NESTE ANO NA REGIÃO
-PRODUTORES AMARGAM PREJUÍZOS COM ATIVIDADE LEITEIRA
-ESTRUTURA QUE SUSTENTAVA A HERCÍLIO LUZ SERÁ USADA EM PONTES DA REGIÃO
-PRODUÇÃO DE FRUTAS E VERDURAS GERA RENDA EXTRA EM PROPRIEDADES
-MODELO QUE TEVE DEDO LESIONADO AO DESCER TOBOGÃ SERÁ INDENIZADA
-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E MOTOCICLETA DEIXA DOIS FERIDOS
-HOMEM É INDICIADO POR DIFAMAR E ENVIAR FOTOS ÍNTIMAS DA EX

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas isoladas de chuvas a qualquer hora do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ficar próxima dos 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Uma menina de 12 anos foi encontrada viva após passar 18 horas soterrada por uma avalanche na Caxemira que destruiu a casa da família. SAMINA BIBI disse ter gritado muito por socorro enquanto estava deitada sob a neve, após a avalanche ocorrida na região da Caxemira controlada pelo Paquistão. Segundo autoridades paquistanesas, o número de mortos pelas avalanches da última segunda-feira no Vale do Neelum, no Paquistão, na região do Himalaia disputada pelo Paquistão e a Índia, subiu para 74. As equipes de resgate continuam recuperando corpos. Além disso, também há vítimas em avalanches no Afeganistão.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou na noite de ontem que a contribuição previdenciária por trabalhador vai aumentar dos atuais 10 por cento para 16 por cento. Os recursos virão de um aporte inédito dos empregadores. A medida foi tomada em meio aos protestos sociais que abalam o país desde outubro. A medida busca melhorar as aposentadorias dos chilenos, que em média recebem entre 30 e 40 por cento do seu último salário na ativa, algo em torno de 400 dólares, abaixo do salário mínimo.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos enviou nesta quarta-feira o processo de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP ao Senado. A presidente da Câmara, NANCY PELOSI, assinou o documento que contém as duas acusações contra TRUMP, que são, abuso de poder por pedir investigação ao presidente da Ucrânia e por obstrução ao Congresso. Após a assinatura de PELOSI, as acusações foram levadas ao Senado. Lá, o líder da maioria, o senador MITCH MCCONNELL, afirmou que a casa está "pronta para receber" os deputados designados como promotores. O recebimento oficial do documento só deve ocorrer hoje em outra cerimônia.

O preço médio dos novos contratos de aluguéis residenciais anunciados em 25 cidades brasileiras subiu quatro vírgula 93 por cento em 2019, acima da inflação do período, que acumulou alta de quatro vírgula 31 por cento.Os dados são do Índice FipeZap divulgados hoje. Os valores das locações não subiam acima do IPCA desde 2013. Ao descontar a inflação, o preço médio dos contratos registrou alta real de zero virgula 60 por cento.

O comércio entre Brasil e Venezuela voltou a encolher em 2019 e registrou o pior resultado em pelo menos 20 anos, de acordo com números do Ministério da Economia. No ano passado, tanto as exportações brasileiras quanto as importações de produtos venezuelanos foram as menores, em valor, desde pelo menos o ano 2000. As exportações brasileiras para a Venezuela em 2019 somaram pouco mais de 418 milhões de dólares, uma queda de 27 vírgula 36 por cento em relação ao registrado em 2018. Já as importações de produtos venezuelanos pelo Brasil somaram 80 vírgula oito milhões de dólares, uma queda de 52 vírgula 71 por cento na mesma comparação.

Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição cinco. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre zero e quatro recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre cinco e nove receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 87 a mil e 39 reais dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

A Prefeitura de Brusque no Vale do Itajaí decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. A informação foi publicada na noite de ontem apenas no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. Com as chuvas, houve deslizamentos de terra, alagamentos, a queda de uma ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas, conforme o decreto. A publicação, na prática, permite a contratação direta e emergencial de empresas e serviços que possam atender às demandas de reparos, reconstruções e limpeza nas áreas atingidas. De acordo com o decreto, choveu 106 milímetros em apenas 12 horas.

Morreu nesta quarta-feira o homem apontado como o autor dos dois tiros que mataram o prefeito de Imbuia, no Vale do Itajaí, JOÃO SCHWAMBACH do MDB de 59 anos. JOSÉ CARDOSO de 76 anos, estava internado desde o dia oito de janeiro, data em que cometeu o crime. Segundo as investigações, ele tentou cometer suicídio após o assassinato. Com a morte de CARDOSO, a Polícia Civil informou que as investigações estão encerradas. SCHWAMBACH foi assassinado nas proximidades da prefeitura municipal, quando saía do prédio e ia para o próprio carro, no estacionamento. O criminoso estava num veículo ao lado e chamou o prefeito para perto do automóvel, atirando em seguida. Câmeras de segurança registraram o crime. Na casa de CARDOSO foi apreendida ainda a arma, sem registro, que teria sido usada no crime.

O sistema eletrônico do Detran deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2020. Isso significa que a partir do início da operação, serão agilizados os processos de notificação para suspensão e cassação de 750 mil motoristas de Santa Catarina com mais de 20 pontos na carteira de habilitação. Hoje o sistema é manual e segundo o professor de legislação de trânsito, SIDNEI SCHMIDT, que atua também na Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito em 2018, o Detran conseguiu suspender a CNH de sete mil motoristas. Em 2019, foram apenas três mil e 500 suspensões.

Famílias de SJCedro iniciam pesquisas para compra do material escolar. O empresário no ramo de papelaria, ASTOR ASSMANN afirma que nesse mês inicia as vendas de vários itens que compõe a lista dos materiais usados em sala de aula dos diversos como caderno, lápis, caneta, cola, tesoura, borracha, lápis de cor e canetinhas. Cita ainda estojos e mochilas que são procurados com frequência neste período. O empresário observa que a cada ano existe mudança no design destes produtos seguindo a tendência com personagens da moda. Ele revela que as crianças tem preferencia por estes itens que mesmo mais caros, costumam ser comprados pelos pais que justificam o investimento em aprendizagem. O empresário afirma que há marcas bastante conceituadas como a Tilibra e a Faber Castel que tem maior procura. Quanto aos preços ASTOR afirma que existe estabilidade e alguns produtos chegaram a baixar porque foram comprados direto de fábrica.

Creches de Dionísio Cerqueira preparam início das atividades em 2020. Está marcado para o dia 21 de janeiro, o início das atividades das creches municipais Isaura Motta Barreiro e Sonho Encantado. A secretária de Educação e vice-prefeita, BIANCA BERTAMONI, destaca que as equipes estão totalmente capacitadas e prontas para o início dos trabalhos na próxima terça-feira, em que estarão realizando o planejamento e detalhes para o bom desempenho dos alunos e do ano letivo. A secretária informa que houve a compra de alguns equipamentos novos, além da instalação dos climatizadores de ar nas salas de aula. Neste momento ocorre uma licitação de brinquedos. Já na segunda-feira, um dia antes do reinício das atividades, os pais poderão entregar os materiais escolares nas creches, para que sejam devidamente organizados e separados pela equipe.

Programação do Proerd para 2020 na região está definida e a meta é atender todos os estudantes do quinto ano de 35 cidades do Extremo Oeste. A informação é do coordenador do programa na região, sargento ALTAIR VILANI. Ele explicou que no ano passado, cerca quatro mil e 300 alunos participaram das aulas do Proerd. VILANI disse que os detalhes e o cronograma das aulas será definido no mês que vem. A previsão é de que os encontros comecem entre o final de fevereiro e o início de março. Ele disse que o currículo do Proerd é o mesmo há quatro anos, mas os policiais que ministram as aulas passam por atualizações todos os anos para melhorar os encontros com os estudantes.

Confirmada quarta exposição e Julgamento de Animais durante o Itaipu Rural Show. O presidente, ARNO PANDOLFO lembra que a exposição acontecerá de 29 de janeiro a primeiro de fevereiro no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias da Cooperativa Regional Itaipu, em Pinhalzinho, na margem da BR 282. O julgamento dos animais jovens das Raças Jersey e Holandês vai ocorrer no dia 31. Já o julgamento dos adultos e o Torneio Leiteiro será dia primeiro. Haverá premiação para pista e torneio leiteiro, além de alojamento coletivo, alimentação para os animais e para expositores. O destaque é para contratação do julgador internacional CALLUM MCKINVEN, um canadense reconhecido mundialmente. A última edição do Itaipu Rural Show teve público superior a 65 mil visitantes, mais de 300 expositores e expressivo volume de negócios. Com o tema: A evolução do agronegócio passa por aqui, o evento leva ao público as últimas novidades em tecnologia para produção, além de seminários, palestras e orientações técnicas.

Produtores amargam prejuízos com atividade leiteira que não registra a reação esperada. O presidente do Conseleite, JOSÉ ARAÚJO afirma que 2019 foi muito difícil para as pequenas propriedades que atuam somente nesta atividade devido as oscilações e meses seguidos de prejuízos. Ele lembra que o produto iniciou o ano passado valorizado, com preços atrativos que não eram esperados, mas, em seguida houve queda por nove meses seguidos. Ele explica que este cenário gerou desistência e desanimo, pois sem o lucro não foi possível sequer adequar algumas propriedades nas normativas exigidas. Conforme ele, as expectativas para esse ano são de melhoras a partir de março e abril, mas, sem garantias. Acredita que será necessário baixar o custo de produção, pois se houver aumento no leite repassado ao consumidor, as vendas voltam a cair. ARAÚJO observa que o consumo interno precisa crescer para impulsionar a venda do produto. Algumas empresas estão se mobilizando para cumprir critérios da legislação visando a exportação.

Prazo para renovação do bloco do produtor termina final do mês. O responsável pelo setor na Secretaria de Agricultura de Princesa, ODAIR NOLL, lembra que a renovação do bloco deverá ser efetivada até 31 de janeiro deste ano. O responsável pelo setor destaca que é necessário apresentar o atual documento, com as devidas contra notas preenchidas para a renovação do Bloco de Notas de Produtor Rural. NOLL informa que atualmente, Princesa mantém aproximadamente 850 inscrições ativas. Ele orienta que os agricultores façam a prestação de contas, pelo menos, a cada 60 dias após a emissão das notas não deixando para a última hora.

Os agricultores devem ficar atentos aos prazos para a renovação do bloco de produtor rural devido a importância do documento. O alerta é do secretário da agricultura em Guaraciaba, SÉRGIO TAHLHEIMER. Ele disse que o documento é muito importante para os agricultores já que o bloco é necessário para encaminhar a aposentadoria e receber benefícios previdenciários, como por exemplo, o seguro por acidente de trabalho. Além disso, a nota do produtor rural também tem impactos para a definição do movimento econômico que vai resultar em recursos para a prefeitura. Ele destaca que os agricultores devem emitir a nota e prestar as contas do bloco de produtor no prazo adequado. Isso vai contribuir para o aumento da arrecadação municipal e, mais tarde, trazer benefícios para os agricultores. Segundo ele, alguns blocos estão no nome apenas do agricultor, mas a atividade rural envolve e os filhos e a esposa. O ideal é o filho fazer um contrato de parceria com o pai e ter o próprio bloco.

Municípios da região reivindicam mais de 40 kits para pontes. A estrutura auxiliar para sustentar a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a restauração será distribuída pelo governo do Estado. A previsão é de formar kits para mais de 500 pontes no interior do Estado. Até o momento 160 municípios cadastraram projetos. 41 estruturas foram solicitadas por município da região da Ameosc. Conforme o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, a distribuição será coordenada pelo consórcio que fez a restauração. A ferragem será cortada e tratada para construir pontes que estejam em situação precária ou locais com pontilhões. A parceria entre as prefeituras e governo do Estado segue algumas regras. CORDEIRO JÚNIOR, informa que os municípios precisam realizar a retirada da ferragem, construírem as cabeceiras, laje de concreto e instalar a estrutura de guarda corpo.

Interesse dos municípios do Extremo Oeste nas ferragens da ponte Hercílio Luz é grande. Dionísio Cerqueira é recordista de pedidos com 12 kits. Guarujá do Sul e Iporã do Oeste solicitaram seis estruturas, Barra Bonita quatro, Bandeirantes três, Guaraciaba, Tunápolis e Paraíso duas, Santa Helena, São Miguel do Oeste, Anchieta e Itapiranga fizeram apenas uma solicitação. JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR garante que todos os pedidos serão analisados com critérios estabelecidos previamente. Será exigido ter a Defesa Civil constituída no município, além do plano de contingência de risco. Partes da ponte Hercílio Luz também podem ser utilizadas para construção de monumentos. JÚNIOR destaca que todos os catarinenses contribuíram com impostos para a restauração da ponte Hercílio Luz e agora será feita a distribuição da estrutura temporária.

Afubra não obtém avanços na primeira rodada de negociação para definição do preço do tabaco. Conforme o gerente técnico da Afubra, com sede em Santa Cruz do Sul, PAULO OGLIARI, a negociação realizada teve a presença de representantes dos produtores, das federações dos produtores dos três estados do Sul, e sete indústrias convidadas, com as quais também ocorreram reuniões separadas. O gerente explica que para chegar ao preço final do tabaco, foi apresentado o custo de produção obtido tanto pelo produtor, como pela empresa. Seria aceita uma variação de até 1 por cento. Como essa porcentagem de variação de custo foi bem superior, a diferença terá que ser revista. Das sete empresas, cinco apresentaram o custo de produção, que foi em média de 5 por cento. OGLIARI explica que as principais divergências dizem respeito ao custo da mão de obra e insumos, e que interferem diretamente no custo final que é pago pelo tabaco.

Nova reunião será agendada entre representantes dos produtores e da indústria para refazer o custo de produção. O objetivo é também identificar em quais das 21 microrregiões ocorreu esta divergência. O gerente técnico da Afubra chama atenção para o custo da mão de obra, que representa mais de metade deste valor. PAULO OGLIARI diz que esse valor da mão de obra for muito baixo, o resultado será um preço baixo também para o tabaco. Em relação ao preço pago ao produtor, o gerente comenta que até ocorre à redução em algumas classes ou a estabilidade do preço, mas as indústrias são coerentes em não baixar o preço tabela, inclusive houve uma readequação de classes, conforme a preferência do mercado. OGLIARI afirma que esta negociação é necessária para que indústria e produtor cheguem a um acordo, pois um precisa do outro para que a comercialização do tabaco ocorra. Neste mês, quando inicia a comercialização, a Afubra irá a campo para fazer a pesquisa de satisfação com o produtor.

Produção de frutas variadas atrai agricultores da região. O extensionista da Epagri de SJCedro, ELMAR HENTZ afirma que a produção e venda das frutas, assim como legumes, verduras e hortaliças, é incentivada por vários fatores. Entre eles, está a destinação para alimentação e também pela questão medicinal, em relação aos nutrientes e vitaminas. Lembra que são diferentes tipos de frutas indicadas para prevenção e tratamento de várias doenças. Ele percebe que o clima temperado e com bastante umidade é propício para atividade. SC é considerado estado com melhor distribuição de luz solar, o que interfere no sabor das frutas. Além das frutíferas de clima temperado como pêssego, uva, ameixa, é possível ter bons resultados com as tropicais, a exemplo da laranja, limão, banana e abacaxi. Mas, há outras exóticas como a pitaya ganhando espaço devido a procura e grande valorização no preço. HENTZ revela que apesar de haver bons resultados, a planta possui peculiaridades quando a polinização. Há produtores de fumo migrando para pitaya e maracujá.

Mercado para venda de frutas e legumes é bastante amplo para ser explorado. Para o extensionista da Epagri, ELMAR HENTZ, em toda região existe consumo dos produtos e uma chance de vendas. Ele observa que grande parte do que é vendido no Extremo Oeste é comprado de propriedades de outras regiões do país. Uma pesquisa aponta que 85 por cento do chuchu consumido em SJCedro vem da região de Curitiba. No caso da batata-doce o percentual é ainda maior e cerca de 90 por cento do que é comercializado vem de outras regiões. Ambas opções poderiam ser exploradas na região. Conforme o técnico, isso ocorre também devido ao clima bem definido na região que dificulta manter produção o ano todo. Lembra que costuma haver oferta apenas das “frutas da época”. Menciona a melancia que costuma ser colhida e vendida apenas a partir de dezembro. Ele acredita que a produção de frutas é interessante como renda extra/alternativa devido às várias instabilidades registradas na atividade leiteira, suinocultura, bovinocultura de corte, produção de grãos, entre outras.

Modelo que teve dedo lesionado ao descer tobogã será indenizada por parque aquático. Uma jovem moradora de SJCedro deverá ser indenizada em 21 mil reais a título de danos morais, materiais e estéticos, devido a um acidente sofrido quando descia o tobogã de um parque aquático em São João do Oeste, em 2013. Na oportunidade a vítima engatou um anel na parte externa lateral do tobogã e teve parte de um dedo dilacerado. Por causa dos ferimentos, sofreu 24 pontos e teve a movimentação do dedo comprometida. Ela atuava como modelo e atleta de alto rendimento antes do acidente, mas teve de deixar a prática do handebol e do vôlei porque não teve mais o mesmo desempenho. A sentença, prolatada pelo juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, condena a empresa responsável pelo parque e uma seguradora ao pagamento das indenizações. Também deverão ser pagos eventuais procedimentos cirúrgicos e sessões de fisioterapia necessários ao tratamento da lesão.

Ferimento em dedo de jovem ocorreu porque o anel ficou preso a um parafuso exposto na estrutura do tobogã. A informação também consta no processo que tramitou em SJCedro. Em contestação, a administração do parque aquático sustentou que a culpa pelo acidente foi da autora, sob o argumento de que a peça estava no lado de fora do tobogã. Também alegou existir orientação contrária ao uso de relógios e anéis na descida. Na avaliação do juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, a versão de que houve aviso e que o parafuso estava na parte externa do brinquedo é isolada nos autos. Conforme manifestou o juiz, as provas indicam atitude negligente do réu. Os danos materiais, fixados em mil reais, foram definidos com base em despesas com medicamentos, hospital e deslocamento. O dano estético, arbitrado em 10 mil reais considerou a deformidade provocada no dedo. No dano moral, também fixado em 10 mil, o juiz considerou as consequências de dor e de sofrimento com as lesões, tratamento e cirurgia.

Quatro armas de fogo são retiradas de circulação na região. Uma das ocorrências que culminou na apreensão de arma foi de violência doméstica, quando foi apreendia uma espingarda Taquari no interior de Santa Teresinha do Progresso. No segundo caso, em atendimento de ocorrência de lesão corporal, foi apreendido um revólver calibre 32 com duas munições deflagradas e uma intacta, aonde um homem foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo, no Bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. Já na terceira ocorrência a PM, ao atender uma ocorrência de violência doméstica, aprendeu mais uma espingarda de calibre 22, outra espingarda calibre 36 e munições de diversos tipos, além de acessórios para recarda das mesmas no Bairro Sagrado Coração de Jesus, também em SMOeste. Em todos os casos os responsáveis pelas armas foram presos e as armas, acessórios e munições apreendidas.

Colisão entre caminhão e motocicleta deixa dois feridos. Foi por volta das 21 horas de ontem na SC-163, em linha Cordilheira, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros atendeu vítimas de uma colisão traseira envolvendo caminhão Volkswagen, da cidade de Paranapanema, São Paulo e motocicleta CG Honda, de Itapiranga. O condutor da motocicleta, um homem de 34 anos, sofreu escoriações nos joelhos e mãos e corte superficial na região frontal da cabeça. A passageira da motocicleta, uma mulher de 52 anos, apresentava escoriações nos braços e pernas e suspeita de fratura de costela. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

Homem fica ferido em acidente no interior de Barracão. Um homem de 50 anos, ficou ferido ao se envolver em um grave acidente registrado por volta das 16h50, desta quarta-feira. O acidente ocorreu na BR 280, nas proximidades da Linha Lara. No local houve um acidente do tipo saída de pista seguido de capotamento envolvendo um Up, com placas de Santo Antônio do Sudoeste, conduzido por um homem de 50 anos. A equipe do Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionadas e atendeu a vítima. Segundo os socorristas, apesar da gravidade do acidente o homem apenas queixava-se de dores na região do tórax. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para atendimento médico.

Homem é indiciado por difamar e enviar fotos íntimas da ex-companheira em SMOeste. A Polícia Civil indiciou um homem, com 37 anos pela prática dos crimes de difamação, de exposição de imagens de nudez e por descumprimento de medidas protetivas de urgência contra sua ex-companheira. A vítima acionou a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso noticiando que após romper relacionamento com o suspeito, alguns amigos e seu atual companheiro passaram a receber mensagens através do “whatsapp” e do “Facebook” com informações difamatórias e divulgação de imagens íntimas da vítima. O suspeito utilizava perfis falsos. A partir do rastreio de dados foi possível identificar que o autor dos crimes era o ex-companheiro da vítima. No momento do registro dos fatos, a mulher pediu medidas protetivas de urgência contra o suspeito que mesmo com a decisão da justiça continuou mandando mensagens. Somadas, as penas dos crimes atribuídos ao investigado podem alcançar até oito anos de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.