ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sabado - 15 12 2018

-TEMER ASSINA DECRETO DE EXTRADIÇÃO DE CESARE BATISTI

-MOISÉS ANUNCIA PRIMEIRA SECRETÁRIA DA EQUIPE DE GOVERNO

-ACCS DIZ QUE PREÇO DO SUÍNO PAGO AO PRODUTOR FOI UMA CATÁSTROFE EM 2018

-REFORMA NO PRÉDIO DO BESC PARA NOVA CRECHE SERÁ FEITA NO PRIMERO SEMESTRE

-PREFEITO ANUNCIA REAJUSTE DE QUATRO E MEIO POR CENTO PARA OS SERVIDORES

-MÁQUINA CAI EM BARRANCO E ATINGE RESIDÊNCIA NO CENTRO

-HOMEM MORRE AO COLIDIR MOTO CONTRA POSTE DA REDE ELÉTRICA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O centro de Budapeste foi palco nesta sexta-feira de uma terceira noite consecutiva de protestos contra o presidente húngaro VIKTOR ORBAN, após a adoção na quarta de uma polêmica flexibilização da lei trabalhista húngara. Entre duas e três mil pessoas protestaram em frente ao parlamento. A nova lei prevê que as empresas autorizadas peçam aos seus funcionários que façam até 400 horas-extras por ano, isto é, o equivalente a dois meses de trabalho pagáveis dentro de três anos.

Os aviões que a Rússia enviou à Venezuela na última segunda-feira para participarem de manobras militares entre os dois países em Caracas, deixaram nesta sexta-feira o território venezuelano. As aeronaves foram enviadas para à defesa do país sul-americano em caso de um eventual ataque. Estados Unidos e Colômbia criticaram envio, mas ministro da Defesa venezuelano disse que ninguém deveria temer porque 'Venezuela e a Rússia são construtores da paz, não da guerra'.

O presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, afirmou nesta sexta-feira que conversou por telefone com o presidente eleito JAIR BOLSONARO e combinou com ele de vir à Brasília para uma reunião no dia 16 de janeiro. Nos últimos dias, a imprensa argentina especulou que MACRI não virá à posse de BOLSONARO no dia primeiro de janeiro e mandará como representante o ministro de Relações Exteriores do país, JORGE FAURIE. No entanto, a Casa Rosada não confirmou a informação.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou na noite desta quinta-feira que revisará todos os contratos de patrocínio e publicidade da Caixa Econômica Federal. Em sua conta pessoal no Twitter, BOLSONARO classificou de "absurdo" os valores dos contratos que, segundo ele, chegaram a dois bilhões e 500 milhões de reais em 2018. O presidente eleito disse ainda que, quando assumir, também irá rever todos os contratos do BNDES, do Banco do Brasil, da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República, entre outras empresas.

A Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público e o ex-presidente LULA se tornou réu em um processo pelo crime de lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido um milhão para intermediar discussões entre o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG para a instalação da empresa no país. Segundo denúncia do Ministério Público Federal em São Paulo, LULA recebeu a quantia dissimulada em forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula, entre setembro de 2011 e junho de 2012. O advogado do ex-presidente, CRISTIANO ZANIN MARTINS, afirmou em nota que "a denúncia não aponta qualquer ato concreto praticado por LULA que pudesse configurar a prática de lavagem de dinheiro ou tráfico de influência".

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que o presidente MICHEL TEMER assinou nesta sexta-feira o decreto de extradição de CESARE BATTISTI. Segundo a Polícia Federal, Battisti está em local "incerto" e é considerado foragido. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". Nesta quinta, o ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, mandou prender o italiano atendendo a um pedido da Interpol, abrindo o caminho para a extradição. BASTISTI foi condenado na Itália por quatro homicídios.

Uma mulher fez uma denúncia contra o médium JOÃO TEIXEIRA DE FARIA, o JOÃO DE DEUS, ao Ministério Público de Santa Catarina. Essa é a primeira denúncia de suposto abuso sexual contra o médium feita no Estado desde que os relatos começaram a vir a público. O depoimento foi recebido pelo Centro de Apoio Operacional Criminal do MP nesta sexta-feira. Agora, o depoimento da mulher será encaminhado ao MP de Goiás. Para preservar a vítima, o órgão não repassa informações sobre a mulher. Mais de 300 mulheres encaminharam denúncias contra o médium no país.

A Justiça Eleitoral em Santa Catarina terminou nesta sexta-feira o julgamento das contas de campanha dos 59 candidatos eleitos no Estado. Foram quatro aprovadas, 47 aprovadas com ressalvas e oito desaprovadas. Mesmo os políticos com as contas desaprovadas serão diplomados normalmente, porém podem responder à Justiça Eleitoral pelas irregularidades e os mandatos podem ser cassados. A diplomação dos eleitos ocorre na próxima terça-feira, no Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O governador eleito CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta sexta-feira uma mulher para o primeiro escalão da sua equipe. MARIA ELISA DA SILVEIRA DE CARO assumirá a secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, que a partir de janeiro de 2019 terá as mesmas atribuições da pasta hoje denominada Assistência Social conforme a reforma administrativa. A futura secretária já trabalhou em duas pastas do governo estadual. Na Secretaria de Justiça e Cidadania, exerceu as funções de secretária-adjunta, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete. Pela Secretaria de Segurança Pública, atuou como diretora de formação e capacitação profissional, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste instalou oficialmente, nesta quinta-feira, mais uma célula do programa Rede de Vizinhos. O grupo fica no centro da cidade, proximidades da Casan. Os participantes que já haviam aderido ao programa adquiriram as placas para identificação das residências. A Rede de Vizinhos envolve os moradores no monitoramento do local e no compartilhamento de informações que podem levar a PM a prender criminosos e aumentar a segurança dos próprios moradores. A polícia pretender ampliar o programa para outros pontos da cidade no ano que vem.

O calor e as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios no interior e nas residências da região. O alerta é do tenente DIOGO BATAGLIN. Ele comentou que a prática de queimadas para a limpeza de lavouras ainda é bastante comum, mas é preciso cuidados redobrados nessa época do ano, pois o fogo pode se alastrar e atingir outras propriedades. Bitucas de cigarro jogadas na vegetação também podem provocar incêndios. Nas residências, BATAGLIN disse que a população deve ficar atenta com a fiação elétrica e também com o fogão à lenha, que também são os principais causadores de incêndio. Em caso de dúvida, as pessoas podem ligar para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros.

Cerca de 14 mil e 300 quilos de materiais sólidos foram retirados do interior de Descanso nas últimas semanas. Esse foi o resultado da campanha desenvolvida pela prefeitura em parceria com a Epagri. De acordo com a secretária de Agricultura, MARLISE LOVATEL, a ação envolveu todas as comunidade rurais do município. Ela explicou que os resíduos separados pelos agricultores foram recolhidos pelos caminhões da prefeitura e levados para um depósito. Agora, o material será destinado para reciclagem. MARLISE disse que a iniciativa tem impactos positivos porque reduzem a poluição do meio ambiente.

O Peperi Debates deste sábado fez uma avaliação do ano de 2018 para a agricultura e pecuária da região. Depois de reunir prefeitos da região na semana passada, o programa de hoje contou com a presença de lideranças da agricultura. O debate foi sobre os avanços e dificuldades que marcaram a agricultura em 2018. O programa reuniu o presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA e o engenheiro agrônomo responsável pelo programa de política da Epagri, ELVIS TAFFAREL. As fotos e áudio do debate estão no portal da Peperi na internet.

O ano de 2018 foi muito difícil para todas as a atividades da agricultura. A avaliação é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXIERA. Ele disse que o principal problema foram os baixos preços pagos pelos produtos. O sindicalista comentou que os insumos da produção subiram muito neste e os preços pagos ao produtor não foram reajustados na mesma proporção. TEIXEIRA disse que quem investiu nos últimos anos não está conseguindo pagar a conta e recuperar o investimento. Na visão dele, a cadeia esta desiquilibrada e isso afeta os produtores. Ele projeta que a mudança nos governos federal estadual vai ter impactos positivos para o setor agrícola.

2018 foi o pior ano da para a agricultura familiar dos últimos tempos. A afirmação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. Ele disse que a agricultura se tecnificou bastante e o custo de produção subiu muito mais do que a remuneração das atividades. JOEL também criticou a falta de uma política pública especifica para a agricultura familiar, como por exemplo, a garantia de preço mínimo para os produtos. Ele disse que, somente nesta semana, quatro agricultores foram ao sindicato anunciar a venda da propriedade. JOEL citou que em relação ao crédito para as demandas da agricultura, a situação é boa na linha de custeio das lavouras e investimento, mas muito ruim na habitação rural e na linha de crédito fundiário para compra de terras.

O engenheiro da Epagri, ELVIS TAFFAREL também concorda que 2018 foi um ano muito difícil para a agricultura familiar, especialmente em termos de preço. Ele disse, no Peperi Entrevista de hoje, que esse quadro reforça a importância de buscar alternativas para reduzir o custo de produção e deixar mais dinheiro no campo. TAFFAREL comentou que a assistência técnica da Epagri vem orientando os agricultores nesse sentido e uma das ações é a produção de leite a base de pasto. Ele citou existe um expectativa positiva para o ano que vem, mas o agricultor vai ter que fazer a parte dele, buscando inovações e planejando todos os investimentos com muito cuidado.

As consequências positivas do crescimento da exportação de carne suína de Santa Catarina não tiveram reflexos ao longo da cadeia produtiva. O comentário é do presidente da associação dos criadores de suínos, LOZIVANIO DE LORENZI. Ele esteve no RPN segunda edição da Peperi e disse que o ano foi difícil para os suinocultores. Em novembro, o estado embarcou 32 mil e cem toneladas de carne suína, um aumento de 61 por cento em relação ao mesmo mês de 2017. O faturamento com as exportações chegou a 58 milhões de dólares, o que representa 33 por cento de crescimento. O problema, segundo LORENZI é que esses números não chegam até os pequenos produtores da região.

Apesar da exportação da carne suína estar alta, a venda para o exterior não tem reflexos diretos e imediatos no preço do suíno pago ao produtor. A explicação é do presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI. De acordo com ele, o preço do produto é regulado pelo mercado interno e o consumo da carne suína em 2018 deve ser menor do que o do ano passado. Com isso, a remuneração doprodutor está em baixa. Atualmente, o preço é de dois reais e 90 centavos para produtores integrados. Para independentes, o valor é de três e 70. LOZIVANIO disse que os preços ficam abaixo do custo de produção e que o ano foi uma catástrofe para os suinocultores.

O momento ainda é de dificuldade e de preços abaixo da expectativa de quem trabalha na suinocultura. O comentário é do presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI. Ele disse que a atividade ainda é marcada pela oscilação de preços e que, neste ano, os valores ainda ficaram aquém da necessidade dos produtores. Apesar disso, LOZIVANIOrelatou que as projeções para 2019 são melhores, especialmente com aumento do preço e redução do custo de produção.

O prefeito WILSON TREVISAN voltou atrás e desistiu de levar o centro administrativo do município para o prédio do antigo Besc. No Peperi Entrevista de ontem ele admitiu que a mudança de endereço da prefeitura foi uma decisão pessoal que parecia acertada. TREVISAN disse que defendeu a ideia de transformar a atual prefeitura em creche até o último instante, mas foi convencido de que a proposta não era viável, nem do ponto de vista técnico e nem financeiro. A reforma do prédio para receber uma creche iria custar bem mais do que ele imaginou. O prefeito seguiu a sugestão de servidores da educação e engenharia e anunciou ontem que a prefeitura fica onde está e que o prédio do antigo Besc vai virar uma creche municipal.

A reforma do prédio do antigo Besc para abrigar uma creche será executada no primeiro semestre de 2019. O prefeito WILSON TREVISAN disse que a obra deve custar cerca de 500 mil reais e a intenção do município é fazer entre seis e oito salas para os alunos. A secretaria de educação já tem o recurso para a reforma. Além disso, o município vai buscar valores no governo federal e estadual para a construção de um prédio ao lado do Besc, de três pavimentos, para um nova creche verticalizada.

A decisão de instalar uma creche no prédio do antigo Besc não foi influenciada pela recente ação civil movida pelo Ministério Pública contra a prefeitura. No processo, a promotoria alega que as creches estão superlotadas e se transformaram em depósitos de crianças. O prefeito WILSON TREVISAN disse que a opção de adaptar o antigo Besc para receber alunos de creche foi uma decisão puramente técnica e de bom senso, já que a reforma da prefeitura para abrigar uma creche custaria um valor maior para os cofres públicos. TREVISAN disse que entende a ação do Ministério Público, mas que “não é bem assim como a promotoria alega. Ele acredita que o problema será resolvido e que a construção da nova creche no espaço do antigo Besc vai melhorar a situação do ensino infantil.

Os servidores da prefeitura de São Miguel do Oeste vão receber um reajuste salarial de quatro e meio por cento a partir de primeiro de janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, no programa Peperi Entrevista, pelo prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o índice de reajuste foi acertado na quarta-feira com o sindicato dos servidores. TREVISAN disse que a categoria tem a segurança de que a correção vai acontecer no primeiro dia do ano e não mais em março. Além disso, o prefeito também anunciou que o valor do vale alimentação vai passar de 10 para 12 reais a partir do mês de janeiro.

Um homem ficou ferido ao colidir o carro que dirigia contra um poste de energia elétrica em Anchieta. O acidente aconteceu por volta das oito horas da noite de quinta-feira, na rua Buenos Aires, na antiga Coab. O motorista, de 53 anos, contou para guarnição dos bombeiros que estava transitando no local quando perdeu o controle da direção do carro, um Daewoo Espero, e colidiu contra um poste de luz. A vítima foi socorrida pelos Bombeiros com ferimentos leves e encaminhada para o pronto socorro do município.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito na SC 163. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã de ontem na saída para Linha Campinas, ainda na parte urbana da SC 163 em Descanso. O acidente ocorreu no entroncamento com a rua XV de Novembro. Os dois veículos transitavam no sentido Descanso-Linha Campinas, quando o Fusca dobrou a esquerda e acabou atingido pela motocicleta que estava realizando a ultrapassagem. A condutora da moto sofreu ferimentos e foi conduzida pela equipe do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Oeste para atendimento médico.

Um caminhão saiu da pista e tombou no interior de Guaraciaba nesta sexta-feira deixando três pessoas feridas. O acidente aconteceu na Linha Sede Flores e envolveu um caminhão leiteiro emplacado em São José do Cedro que era ocupado por três pessoas. Além do motorista, de 29 anos, a esposa e a filha do casal estavam no veículo. O condutor estava trafegando em uma serra onde havia bastante cascalho e acabou derrapando no local. Ele perdeu o controle da direção o caminhão acabou tombando no meio da estrada. Os três sofreram ferimentos leves.

Uma máquina da empresa Pavimax caiu de um barranco de aproximadamente 10 metros e atingiu uma residência na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O fato ocorreu na Avenida Salgado Filho, nas proximidades da delegacia de polícia. No local, está sendo realizado o serviço de pavimentação asfáltica. O condutor de uma máquina caiu em um barranco e atingiu a parede de uma casa. Quatro pessoas estavam no local, sendo três adultos e uma criança. O condutor da máquina, um homem de 60 anos, foi encaminhado para o hospital Regional com suspeita de traumatismo craniano. Segundo o filho da proprietária da casa, ADRIANO PEDOTT, a máquina danificou parte da sala e praticamente destruiu o cômodo. Ele disse que procurou a prefeitura e pediu para que fosse colocada uma proteção no local, porém, de acordo com ele, o pedido não foi atendido.

Um homem de 32 anos morreu em um acidente de trânsito na madrugada de hoje no centro de Mondaí. CLEITON VIEBRANTZ estava conduzindo uma moto que bateu no canteiro central em frente a Apae Raio de Sol. O motociclista perdeu o controle da direção e se chocou contra um poste da rede de energia. O acidente aconteceu por volta das três da madrugada. Quando os bombeiros chegaram no loca, ele já estava sem os sinais vitais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.