ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 15 11 2021

-PACHECO PROJETA VOTAÇÃO DA PEC DOS PRECATÓRIOS NO SENADO AINDA NESTE MÊS

-CASOS DE DENGUE EM SANTA CATARINA AUMENTAM 67 POR CENTO NESTE ANO

-DEPUTADO DO PSDB DIZ QUE ASSEMBLEIA NÃO É CARTÓRIO DO GOVERNADOR MOISÉS

-APENAS 10 CIDADES DA AMEOSC TEM PLANOS DE CONTINGÊNCIA APROVADOS E EM VIGOR

-SEMANA COMEÇA COM QUEDA NO NÚMERO DE CASOS ATIVOS DE COVID NO MUNICÍPIO

-SAIDA DE PISTA E COLISÃO EM ARVORE NA SC 163 DEIXA UMA PESSOA FERIDA

-HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

As pessoas não vacinadas ou que se recuperaram recentemente da Covid-19 na Áustria terão de obedecer a um confinamento a partir de segunda-feira para conter a propagação do coronavírus. O anúncio foi feito neste domingo pelo chanceler da ALEXANDER SCHALLENBERG. As pessoas afetadas pela medida não poderão deixar suas casas, exceto para fazer comprar, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico. O confinamento será aplicado a todas as pessoas com mais de 12 anos que não se vacinaram. Quase 65 por cento da população recebeu as duas doses da vacina na Áustria, percentual inferior à média europeia de 67 por cento.

Uma nova rebelião deixou 68 detentos mortos na mesma penitenciária de Guayaquill, no sudoeste do Equador, que em setembro foi cenário de um dos maiores massacres carcerários da história da América Latina.O local que tem oito mil e 500 presos tem sido cenário de atos de violência desde setembro. Após a rebelião daquele mês,com 119 mortos, outros 15 detentos foram assassinados no mês seguinte e mais 68 foram mortos no final de semana. As rebeliões carcerárias no Equador provocaram mais de 250 mortes de prisioneiros desde o início do ano.

O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ da Argentina sofreu um revés nas eleições legislativas de meio de mandato, realizadas no domingo, e a coalizão governista perdeu o controle do Senado. Na Câmara dos Deputados, que também era dominada por aliados de FERNÁNDEZ, haverá um equilíbrio entre situação com 118 deputados e oposição com 116. A coligação de oposição, Juntos pela Mudança, venceu as eleições em Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba, distritos com importante peso eleitoral. A participação na eleição foi de 71 por cento, o menor percentual desde o retorno da democracia.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou neste domingo, durante viagem oficial a Dubai com o presidente JAIR BOLSONARO, que a alta dos juros não vai impedir o crescimento do Brasil em 2022. Ele pediu para não apostarem contra a economia brasileira. Em busca de investimentos nos Emirados Árabes Unidos, GUEDES anunciou que o país já garantiu 700 bilhões reais de investimentos contratados para os próximos anos. Para ele, as parcerias entre o governo federal e o capital privado e o externo é o que vão impulsionar a economia brasileira. Neste domingo, o ministro da Economia afirmou ainda que a Valec, empresa estatal de ferrovias ligadas ao Ministério da Infraestrutura,já tinha que ter fechado porque é um centro de corrupção.

O ex-diretor de Serviços da Petrobras, RENATO DUQUE, teve ampliada a pena pela prática dos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro em ação penal da Operação Lava Jato, no Tribunal Regional Federal da quarta região. Em sessão ocorrida na semana passada, em Porto Alegre, a oitava Turma decidiu, por unanimidade, aumentar a pena de seis anos e seis meses para 12 anos e nove meses de reclusão. A advogada de Duque, FLÁVIA PENNA GUEDES, afirmou que considera a decisão "equivocada" e que vai entrar com recurso para tribunais superiores. Condenado na Lava Jato, DUQUE foi preso em março de 2015. Ele já teve múltiplas condenações em decorrência da operação. Em março de 2020, porém, foi autorizado a responder aos crimes em liberdade.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou que a PEC dos Precatórios será votada pela Casa ainda em novembro. Ele deu a declaração ao conceder entrevista em Lisboa, Portugal, onde participa de evento sobre agronegócio e sustentabilidade. A proposta, enviada pelo governo ao Congresso em agosto, é a principal aposta do Poder Executivo para bancar o Auxílio Brasil. Isso porque, na prática, abre espaço de mais de 90 bilhões no orçamento. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Em linhas gerais, a PEC adia o pagamento de precatórios que são dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça e altera o cálculo do teto de gastos.

Pela sexta semana consecutiva, nenhuma região do estado foi classificada nos níveis de risco grave ou gravíssimo. A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado aponta 10 regiões como risco potencial moderado na cor azul e sete regiões no nível alto na cor amarela. Houve melhora nos indicadores das regiões Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí e Serra, observados a partir da redução na taxa de detecção de casos novos, hospitalizações e óbitos, aliada ao aumento na cobertura vacinal. Com isso, estas regiões, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto passaram a ser classificadas como nível moderado. O extremo-oeste, por exemplo, voltou para a bandeira azul depois de três semanas no risco alto de contágio para Covid.

A vice-governadora de Santa Catarina apresentou o plano de mobilidade do estado em reunião com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos nos Emirados Árabes. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira no escritório da agência, em Dubai. Participaram da reunião a Superintendente de Planejamento e Gestão do governo federal e integrantes da equipe da Apex. De acordo com a agência, é possível ajudar o estado de Santa Catarina a atrair investimentos, tanto dos Emirados Árabes quanto dos países do Golfo. DANIELA disse que eventos como a Expo Dubai 2020 são importantes para trazer as empresas brasileiras e representam oportunidades para intercâmbio entre o estado e o país.

Santa Catarina tem média diária de 60 casos de dengue com transmissão dentro do Estado confirmados em 2021. É isso que indica o último boletim sobre a doença divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os dados são do período entre três de janeiro e seis de novembro. Ao todo, já foram confirmados 18 mil 948 casos de dengue no Estado, um aumento de 67 por cento em relação ao mesmo período em 2020, quando eram 11 mil 320 casos. Até o momento, foram confirmados casos de dengue em 56 municípios. Joinville é o que tem a maior quantidade de autóctones, com 16 mil 487 registros, cerca de 85 por cento do total de casos da doença em Santa Catarina.

O feriado da Proclamação da República começou com um ato cívico na manhã desta segunda-feira. A escola cívico-militar Jaldyr Bhering Faustino da Silva realizou um ato envolvendo alunos, professores e militares na praça Walnir Botaro Daniel. A atividade começou as oito horas da manhã e contou com pronunciamentos, interpretação do hino nacional e apresentações artísticas. Em seguida, os alunos marcharam pela rua coberta. As fotos e vídeos do ato cívico na praça do centro estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O feriado de 15 de Novembro também terá programação especial no Cine Peperi. O filme em cartaz nesta terça-feira é Eternos. A sessão está programada para as três horas da tarde. A bilheteria vai abrir as duas horas para a venda dos bilhetes. Os ingressos custam 20 reais para adultos e 10 reais para adolescentes e estudantes. O filme teve um bom público no final de semana. Além da sessão de logo mais as três horas, Eternos será exibido na próxima quarta-feira, a partir das oito horas da noite. O público precisa respeitar as normas de prevenção ao coronavírus, com o uso de máscaras e de álcool em gel.

A Secretaria de Assistência Social de Romelândia começou, na sexta-feira, o Projeto “Recriar Vidas”. A primeira atividade foi um encontro com palestra sobre o tema: Inclusão , Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiências. O evento teve como público-alvo as pessoas com algum tipo de deficiência e seus familiares, cuidadores de idosos e de acamados. O objetivo é fortalecer os vínculos e a auto estima. A palestra foi proferida pelo Profissional Psicólogo ABEL PETTER. Neste Projeto serão desenvolvidos vários encontros com atividades diversas de Esporte, artesanatos, música e cantos. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Assistência SocialeCRAS – Centro de Referência de Assistência Social com o apoio da APAE, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e entidades do município.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai retomar amanhã a vacinação contra a Covid. Nesta semana serão aplicadas a primeira, segunda e terceira doses do imunizante. A imunização acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito da manhã as quatro da tarde. A vacinação será retomada na terça-feira com a primeira dose para adolescentes de 12 anos. Na quarta-feira, será aplicada a dose para adolescentes vacinados no dia 22 de setembro. Na quinta-feira, será oferecida a primeira dose para adultos que ainda não se vacinaram e segunda dose de todos os laboratórios. Na sexta-feira, será aplicada a terceira dose para trabalhadores da Saúde vacinados até o dia 19 de junho.

A semana começa com uma queda no número de casos ativos de Covid-19 em São Miguel do Oeste. No final de semana foram confirmados dois novos casos e oito pessoas entraram para a lista de recuperados. Com isso, o total de casos ativos está em 45. Dois moradores estão no hospital e 43 permanecem em isolamento domiciliar. No Hospital Regional são 13 pessoas internadas com Covid e taxa de ocupação em 65 por cento. Na enfermaria, são apenas três pessoas internadas com a doença e ocupação em 18 por cento.

O Peperi Debates deste sábado voltou a discutir o quadro eleitoral para 2022. Neste momento, os partidos começam a analisar nomes de pré candidatos e possíveis alianças para a disputa eleitoral do ano que vem e o programa vai abordar o quadro político um ano antes do pleito. No programa anterior, o debate reuniu representantes do PSD, PL e MDB. No último sábado, o Peperi Debates recebeu o presidente do PSL, JOSÉ DRESCH, o presidente do PP, GILMAR BALDISSERA e a presidente da PT, MARIA TEREZA CAPRA. As fotos e o áudio do programa na íntegra estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O PSL começou pequeno, cresceu rapidamente na eleição de 2018, mas foi perdendo força nos últimos anos. A afirmação é do presidente local do partido, JOSÉ DRESCH. Ele citou que o PSL elegeu o presidente e o governador do estado, mas tanto BOLSONARO quanto MOISÉS deixaram a sigla. Além disso, o partido deve terminar o mandato sem nenhum deputado no estado. Na visão de DRESCH, faltou maturidade para os dirigentes do PSL nacional e estadual. Ele projetou que a sigla deve se unir ao DEM para formar um novo partido, o União Brasil. DRESCH comentou que esse quadro deve provocar mudanças no diretório local e é possível que ele deixe a presidência e saia do partido. Ele destacou que apoia CARLOS MOISÉS e essa decisão passa pela posição do governador que ainda não definiu a sigla em que vai se filiar. Independentemente disso, DRESCH afirmou que o atual governador é pre candidato à reeleição em Santa Catarina.

O Partido dos Trabalhadores está em ebulição com algumas questões já definidas para a eleição de 2022. A declaração é da presidente do partido de São Miguel do Oeste, MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, LUIS INACIO LULA DA SILVA é o pre candidato a presidência da república e DECIO LIMA é o único pre candidato do partido para disputar o governo de Santa Catarina. MARIA TEREZA explicou que o PT está em processo de organização interna, formação e discussão dos nomes para 2022. Ela citou que o partido está mobilizado para combater o processo de enfraquecimento dos direitos fundamentais promovidos pelo atual governo federal. MARIA TEREZA faltou que o PT faz um trabalho de resistência para defender o estado democrático de direito. Ela disse que os nomes de candidatos e de possíveis alianças serão definidos em torno dessa linha de posicionamento.

O Partido Progressista pode disputar a eleição nacional com o candidato a vice-presidente em uma possível aliança com JAIR BOLSONARO disputando a reeleição. O comentário é do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA. GICA citou que a discussão, neste momento, está apontando para esse caminho, mas ele ressaltou que as definições só vão acontecer três meses antes do pleito. No estado, ele destacou que o PP tem nomes tradicionais para disputar o governo, como por exemplo, do prefeito de Tubarão, JUAREZ PONTICELLI e do senador ESPIRIDIÃO AMIN. Ele também pontuou que uma eleição passa pela outra e que os partidos estão em constante mobilização e organização para o próximo pleito. GICA citou ainda, durante o debate de sábado, que o endividamento dos países é um problema que precisa ser enfrentado pelos políticos que serão eleitos no ano que vem.

A Assembleia Legislativa não um cartório que apenas homologa os projetos encaminhados pelo governo de CARLOS MOISÉS. A afirmação é do deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Ele reconheceu que a transmissão do cargo de governador para o deputado MAURO DE NADAL nos últimos dias foi de fato um gesto de reconhecimento de MOISÉS para o legislativo, mas isso não significa uma perda de autonomia do parlamento. O deputado citou que a Alesc tem dado total apoio ao governo, mas sem perder a independência. Ele comentou que os deputados são a favor de projetos importantes para Santa Catarina. VIEIRA destacou que a Alesc não é um cartório para homologar tudo o que vem do executivo e citou, como exemplo de discordância, o projeto de descompactação da tabela salarial do magistério. Ele disse que os deputados são contra as propostas que não são boas para o estado.

O deputado MARCOS VIEIRA também comentou, no Peperi Entrevista de sexta-feira, que o partido aguarda a convenção nacional do partido para encaminhar a eleição em Santa Catarina. Na opinião do parlamentar, a escolha do candidato tucano ao governo do estado passa pelo resultado na convenção que vai participar da eleição de 2022 para o palácio do Planalto. VIEIRA defende a candidatura do governador gaúcho EDUARDO LEITE. Para ele, LEITE tem condições de promover uma unificação de partidos em torno da terceira via. VIEIRA citou que se JOÃO DÓRIA vencer as previas nacionais, GELSON MERISIO não será candidato a governador. Se LEITE vencer, a candidatura de MERISIO ganha força. VIEIRA confirmou que pretende concorrer à reeleição e que terá uma conversa com CARLOS MOISÉS nos próximos dias. Um dos assuntos é uma eventual aproximação do governador com o PSDB.

Nem todos os municípios da região tem planos de contingencia de proteção e defesa civil. A informação é do coordenador regional da Defesa Civil, sargento EVANDRO DA SILVA. De acordo com ele, apenas 10 das 19 cidades da Ameosc elaboraram, aprovaram e estão com o plano municipal em vigência. Ele explicou que o plano é um documento que prevê as ações e procedimentos que devem ser adotados em caso de prejuízos causados por efeitos climáticos severos, como por exemplo, tornados, temporais, granizo e estiagem. SILVA reforçou que além de servir como parâmetro para as ações de órgãos como prefeito, Corpo de bombeiros, Polícia Militar e a própria Defesa Civil, a aprovação dos planos locais de contingência é uma exigência para que os municípios recebam o apoio e os recursos do estado em casos de catástrofes ambientais.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, sargento EVANDRO DA SILVA, 10 cidades da Ameosc tem o plano de contingencia, cinco estão em processo de elaboração do documento e outras quatro ainda não começaram essa mobilização. Ele disse que essa é uma realidade que surpreende e preocupa em razão da importância desse documento. As cidades que ainda não começaram a discussão para elaborar os planos de contingencia são Belmonte, Guarujá do Sul, Santa Helena e São José do Cedro. SILVA destacou que o plano é fundamental, mesmo para municípios que não tem um histórico de ocorrências naturais com prejuízos para a população.

São Miguel do Oeste conta com um plano de contingencia de proteção e defesa civil há bastante tempo, mas o documento precisa ser atualizado. A informação é do coordenador do órgão, JEFERSON DIAS. Ele disse que o plano precisa ser revisto e atualizado com os telefones e nomes dos responsáveis pelos órgãos do setor, além das estruturas que existem para atender a população eventualmente atingida por temporais e outras ocorrências climáticas severas. DIAS citou que o município conta com uma boa estrutura da Defesa Civil com servidor, sala de situação e veículo. Ele reforçou que a Defesa Civil não é apenas uma entidade, mas uma soma de órgãos públicos e pessoas da comunidade para prevenir os problemas e agir com rapidez e precisão quando houver a necessidade de atender a população.

Uma casa foi parcialmente destruída em um incêndio neste domingo na Linha Maria Goretti, interior de Itapiranga. O fogo começou por volta das três horas da tarde na lavanderia da residência. Os moradores da casa, dois idosos de 64 anos, estavam dormindo no momento do incêndio. Eles relataram que escutaram um estouro e, ao verificar o que tinha acontecido, a lavanderia já estava em chamas. O idoso sofreu leves queimaduras na mão ao tentar apagar o fogo. A casa de aproximadamente 100 metros quadrados possui seguro. Essa é a segunda vez que o casal sofre com um incêndio. Há cerca de 40 anos, a casa da família também foi queimada no município.

Uma mulher ficou ferida em um acidente na tarde deste domingo na SC 163. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a condutora de um Gol de São Miguel do Oeste perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em uma árvore. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde de ontem no município de Descanso. A mulher, de 39 anos, sofreu ferimentos leves. O veículo teve danos de pequena monta.

Uma discussão generalizada terminou com uma pessoa baleada neste final de semana em Itapiranga. O fato aconteceu no sábado, por volta das sete horas da noite na Linha Aparecida, interior do município. Conforme as informações da Polícia Militar, houve uma discussão envolvendo várias pessoas. Durante a confusão, um homem de 57 anos efetuou dois disparos de arma de fogo que atingiram um homem de 44 anos. Em seguida, ele fugiu do local em uma motocicleta. A vítima foi socorrida por populares e levada ao Hospital de Itapiranga. Devido a gravidade dos ferimentos, o homem foi transferido para o Hospital Regional.

O homem suspeito de tentativa de homicídio neste final de semana em Itapiranga foi preso pela PM logo depois do crime. Uma guarnição da PM esteve no local, conversou com testemunhas e iniciou as buscas pelo suspeito. Os policias foram até a casa do homem que foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Iporã do Oeste. O suspeito alegou que efetuou os disparos em legítima defesa. A Polícia também apreendeu a arma usada, uma pistola Taurus 380 de nove milímetros, um carregador com três munições intactas e uma faca. O IGP também esteve presente no local para a realização de levantamentos e perícias que vão servir de base para a investigação.

Um adolescente de 14 anos morreu em um acidente de transito nesta final de semana na SC 283. De acordo com a Policia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, o adolescente estava conduzindo uma moto Honda CG 125 que saiu da pista e colidiu contra um objeto fixo. Segundo a Polícia, o acidente aconteceu por volta das três horas da tarde deste sábado na SC 283 em Palmitos. O adolescente, que morreu na hora, é natural de Palmitos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.