ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 15 11 19

-BOLSONARO DIZ QUE BRICS PRECISA SUPERAR DESEQUILIBRIO EM DESFAVOR DO BRASIL

-PIB CRESCE 4 POR CENTO E SC VOLTA A SER A SEXTA MAIOR ECONOMIA DO PAÍS

-FECAM CRITICA PEC DO PACTO FEDERATIVO E DIZ QUE ESPERAVA MAIS DO GOVERNO

-FAISMO ENTRA NO SEGUNDO DIA COM SHOWS NACIONAIS GRATUITOS A POPULAÇÃO

-PREFEITO VOLTA A CRITICAR FALTA DE INVESTIMENTOS DO ESTADO NA REGIÃO

-PRF INICIA OPERAÇÃO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NAS BRs DO EXTREMO-OESTE

-MOTORISTA FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE CARRETA NA SC 305

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Forças de segurança do Iraque mataram ao menos quatro pessoas e feriram mais de 50, nesta quinta-feira, ao tentarem repelir manifestantes de volta para seu principal campo no centro de Bagdá. As forças de segurança dispararam munição real, balas de borracha e cilindros de gás lacrimogêneo visando dispersar centenas de manifestantes reunidos perto da Praça Tahrir. Ao menos metade dos ativistas feridos foi vítima de munição real, segundo as fontes médicas e policiais.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, disse nesta quinta-feira que o ex-presidente EVO MORALES, que está asilado no México, "não está habilitado" para se candidatar a um quarto mandato nas próximas eleições, após a anulação do pleito de outubro por irregularidades.

Ela disse que o partido do ex-presidente, o Movimento Ao Socialismo "tem direito de participar nas eleições gerais", mas sem MORALES como candidato.

O governo e a oposição do Chile acordaram na madrugada desta sexta-feira um roteiro para uma nova Constituição, precedida por um plebiscito marcado para abril de 2020. A nova Carta Magna irá substituir a Constituição aprovada em 1980, durante a ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Uma nova Constituição era uma das reivindicações que levou o país a mergulhar em uma onda de protesto. As manifestações começaram em 18 de outubro, após um aumento no preço das passagens do metrô de Santiago. Logo se tornou um fenômeno nacional para exigir maior justiça social.

O Brasil concentrou em 2019 o maior número de casos de dengue da América Latina, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. A região teve, nesse ano, um recorde histórico. Entre janeiro e outubro, período levado em conta pelo estudo, foram mais de dois milhões e 700 mil casos de dengue registrados no continente latino. Com maior número de casos absolutos, o Brasil registrou uma incidência de 711 vírgula dois casos a cada cem milhabitantes.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, determinou ao Banco Central que envie cópia dos relatórios de inteligência financeira produzidos pelo antigo Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, atual UIF - Unidade de Inteligência Financeira. O Banco Central informou que não irá comentar. Com essa decisão o presidente do Supremo terá acesso aos dados sigilosos de 600 mil pessoas e empresas. São relatórios de inteligência financeira produzidos nos últimos três anos pelo antigo Coaf. TOFFOLI também determinou que a Receita Federal encaminhe ao STF todas as representações fiscais para Fins Penais no mesmo período.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira durante reunião de cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que os cinco países devem trabalhar para superar desequilíbrios "em desfavor do Brasil" na carteira de financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento. O banco é uma iniciativa conjunta dos países que formam o grupo. Dos 45 projetos de financiamento já aprovados pelo NDB, apenas seis são brasileiros. Somados, eles aportaram cerca de um bilhão e 400 milhões de dólares em áreas como logística, infraestrutura, transportes e sustentabilidade. A cúpula do Brics terminou ontem em Brasília.

Começou a tramitar nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei, de autoria do governo estadual, que restitui vários benefícios fiscais de ICMS. A proposta é conhecida como PL do rescaldo, por contemplar os setores econômicos que não tiveram seus incentivos validados em propostas encaminhadas neste ano pelo Poder Executivo. A matéria tramitará em regime de urgência e vai passar pela análise de duas comissões permanentes: de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. O objetivo é que seja votado em Plenário até o final do ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária estabeleceu que os estado e o Distrito Federal restituam os benefícios, na forma de projeto de lei aprovado por seus parlamentos, até 31 de dezembro. Caso isso não ocorra, os incentivos serão revogados.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou, nesta quinta-feira, 38 milhões e 400 mil reais em investimentos para infraestrutura, saúde e educação para a região sul do estado. Em Tubarão, última parada da agenda do dia, foram anunciados três milhões 750 mil reais para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. O recurso será usado para custeio e manutenção dos serviços prestados pela unidade. Em Forquilhinha, o governador anunciou mais de 11 milhões e meio de reias para pavimentação da rodovia Jacob Westrup e mais um convênio do Projeto Recuperar para investimentos na recuperação de SCs na região sul.

Com um crescimento de quatro por cento, o Produto Interno Bruto de Santa Catarina chega a 277 bilhões 190 milhões de reais e coloca o Estado com a sexta maior economia do país, posição antes ocupada pela Bahia. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, pelo IBGE. A Indústria de Transformação, Comércio e Atividades Imobiliárias estiveram entre os destaques no desempenho catarinense. Os dados são relativos a 2017. A agropecuária representou seis vírgula um por cento do valor adicionado bruto do Estado em 2017 e teve crescimento em volume de nove e meio por cento. A Indústria catarinense apresentou variação em volume de um vírgula quatro por cento em 2017 e o setor de serviços teve alta de três vírgula nove por cento.

A secretaria municipal de Saúde vai começar na próxima segunda-feira a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. Nesta fase, a imunização é destinada a pessoas com idade entre 20 e 29 anos. A vacinação segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de vacinação para esse grupo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, a faixa etária é justamente a que mais tem contraído sarampo neste ano em Santa Catarina. Dos 94 casos confirmados até agora, 41 são em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Em São Miguel do Oeste, a sala de vacina do posto de saúde funciona entre sete da manhã e sete da noite sem fechar ao meio-dia.

O novo diretório do Partido dos Trabalhadores tomou posse nesta semana em São Miguel do Oeste. A vereadora MARIA TEREZA CAPRA assumiu a presidência do partido e JUAREZ DA SILVA é o novo vice-presidente. O ato de posse aconteceu na quarta-feira com a presença dos membros do diretório e militantes do partido. Foram empossados também os membros da executiva do PT e os secretários de Organização, Finanças, Formação Política, Comunicação e Movimentos Populares. Após o ato de posse foram realizadas novas filiações abonadas pela nova presidência.

Essa é a primeira vez que a vereadora MARIA TEREZA CAPRA assume a presidência do PT no município. No discurso de posse, ela agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso com as pautas do partido. MARIA TEREZA afirmou que vai trabalhar para o fortalecimento e a unidade partidária. Ela reforçou que o principal objetivo da nova executiva é a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores. No dia 30 deste mês, o PT vai promover um ato político microrregional e a cerimonia festiva de posse do novo diretório. Os eventos vão acontecer as sete horas da noite na Sede da Cooperativa Terra Viva.

O diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios, RUI BRAUN esteve nesta semana em São Miguel do Oeste participando do segundo Congresso de Prefeitos do Extremo Oeste. Ele também participou do RPN segunda edição e falou sobre o Pacto Federativo proposto pelo governo do presidente JAIR BOLSONARO. De acordo com ele, o assunto veio à tona após o anuncio por parte do governo federal de extinguir municípios com menos de cinco mil habitantes. Segundo BRAUN, a Fecam é defensora dos municípios e por isso precisa se mobilizar para reverter esse quadro.

A posição tomada pelo governo federal é totalmente equivocada. A afirmação é do diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios, RUI BRAUN. Conforme ele, a entidade é totalmente contraria a essa medida. Ele destacou que não é desse jeito que se resolve os assuntos no Brasil. BRAUN ressaltou que o atual governo foi eleito com o discurso de fortalecer o país como um todo, porém está mudando de tom ao longo dos meses. O diretor lembrou que caso a medida seja aprovada, cerca de mil e 200 municípios em todo o país serão extintos, sendo aproximadamente 100 deles somente em Santa Catarina.

Promover a fusão dos pequenos municípios é ir contra a luta histórica das pessoas que foram importantes para os desmembramentos dos antigos distritos. O comentário é do diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios, RUI BRAUN. Ele disse que é notório que essas pequenas cidades se desenvolveram após a emancipação. Ele declarou que antes de mexer nos pequenos o governo deve reduzir os grandes salários de Brasília. BRAUN revelou ainda que a Fecam concorda apenas com a redução de despesas locais. Ele citou o caso de menos vereadores, menos secretários e uma série de redução de despesas. O diretor acredita que o que está faltando é um equilíbrio e uma readequação sobre a realidade de cada município brasileiro.

É inadmissível pensar na extinção de qualquer um dos 295 municípios catarinenses. A fala é do diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios, RUI BRAUN. Ele disse que o governo está se baseando em critérios como o Imposto Sobre Serviço, o que segundo ele não é a realidade dos pequenos municípios. BRAUN revelou que a discussão deve ser em torno de como fazer para que o dinheiro chegue às pequenas cidades. Ele citou o exemplo de que em São Miguel do Oeste de cada cem reais arrecadados em impostos, apenas três reais fica no município. Ele afirmou que essa conta não faz sentido e é isso que o governo federal precisa discutir no pacto federativo.

A câmara de vereadores realizou na manhã de hoje uma sessão solene em homenagem aos 65 anos do poder legislativo. O evento começou as nove horas da manhã e contou com a presença de ex-vereadores, familiares e lideranças do município. Mais de 120 ex-vereadores foram convidados para a cerimônia. O presidente da casa, EVERALDO DI BERTI disse que essa é uma forma de reconhecer a importância do trabalho prestado pelas pessoas que estiveram presentes nas 16 legislaturas da câmara. Ele ressaltou que a sessão solene de hoje também serve par reforçar a importância do legislativo para o desenvolvimento do município.

A Faismo 2019 foi aberta oficialmente na noite de ontem. O cerimonial, com o pronunciamento das autoridades, ocorreu no palco dois que foi montado ao lado do pavilhão da Mercoindustrial. O ato contou com a presença de diversas lideranças e autoridades locais, regionais e estaduais, além de patrocinadores, organizadores, expositores e público em geral. Os portões dos pavilhões foram abertos as sete horas da noite e um grande público esteve no parque na primeira noite da feira. Os pavilhões ficaram abertos até as 11 horas da noite. O show de abertura da Faismo, com WESLEY SAFADÃO, começou por volta das dez e 40 da noite e também recebeu um bom número de pessoas.

O Palco dois da Faismo terá oito atrações nesta sexta-feira. A primeira delas foi a banda Uhjuuu que se está se apresentando neste momento. A uma hora da tarde, é a vez do cantor VANDE. Na sequência, se apresentam DJ Fabio, Bruno e Luan, Águas Nativas, Old Rock, Marcionei e Carlos e Diangeli. A programa do palco dois vai até as 11 horas da noite. O local foi criado para dar espaço aos artistas locais e regionais. O palco dois também terá atrações no sábado e neste domingo. Ao todo, 15 artistas da região e um grupo de danças da argentina vão se apresentar na Faismo 2019.

A Comissão Central da Faismo fechou uma parceria com os motoristas de um aplicativo de transporte para a feira deste ano. A informação é do vice-coordenador geral, CESAR SIGNOR. Ele disse que não haverá transporte público, porém as pessoas podem optar pelo aplicativo Garupa. Mais mais de 20 veículos estarão à disposição dos visitantes para ir e voltar do parque. Segundo SIGNOR, o preço cobrado pelo Garupa também será diferenciado até o próximo domingo. Ele acredita que os 20 carros do sistema de transporte pelo aplicativo deverá suprir a demanda existente.

O parque de exposições foi aberto as dez horas da manhã para o segundo dia da Faismo 2019. A expectativa da CCO é de um grande público durante o dia, já que é feriado e não haverá cobrança de ingressos no parque. O acesso ao espaço da arena de shows também será liberado. Hoje, são duas atrações no palco principal: THOMAS MACHADO, vencedor do The Voice Kids, e o show humorístico com GURI DE URUGUAIANA. Os shows começam as seis da tarde. A Comissão Central se refere ao dia de hoje como o Dia da Família na Faismo. Além do Globo em Foco, que está sendo feito ao vivo aqui do Parque de Exposições, a Peperi ainda vai transmitir o Boa Tarde Peperi direto da feira. À noite, a emissora vai fazer entrevistas direto do estande a partir das oito horas.

Até domingo, mais de 60 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Rineu Gransotto para visitar uma das principais feiras multissetoriais da região. A programação prevê shows, gastronomia, Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, Mercoleite, Mercoindustrial e Feira de Pequenos Animais. De acordo com o coordenador geral da Faismo, EDENILSON ZANARDI, a prospecção de negócios durante e no pós-feira, é de 30 a 50 milhões de reais. O número de expositores é o maior já registrado: 270. São 320 estandes ocupados. No discurso de abertura ontem a noite, ZANARDI disse que patrocinadores e expositores estão prontos para mostrar o “o seu melhor” durante os quatro dias da Faismo 2019.

A economia de São Miguel do Oeste está em desenvolvimento e a Faismo é uma demonstração da organização e força das entidades e empresas do município. A declaração foi feita pelo prefeito WILSON TREVISAN durante a cerimônia de abertura da Faismo na noite de ontem. Ele citou que a feira mostra o potencial produtivo da região e de quem acredita no município para trabalhar, investir e viver. TREVISAN também solicitou atenção especial para a região por parte do governo estadual e federal. Ele disse que o objetivo dos gestores públicos deve ser criar um ambiente favorável ao desenvolvimento, com menos burocracia e mais liberdade. TREVISAN lembrou ainda que a Administração Municipal investiu quase dois milhões de reais em melhorias no Parque de Exposições Rineu Gransotto, deixando-o preparado para a Faismo e outros grandes eventos.

O prefeito WILSON TREVISAN voltou a criticar a ausência do governador do estado na cerimônia de abertura da Faismo. O prefeito disse que CARLOS MOISES DA SILVA precisa conhecer mais o estado e visitar os municípios para sentir a necessidade das comunidades. A vice-governadora DANIELA REINEHR representou o governo no cerimonial de ontem. O prefeito também criticou a falta de investimentos do estado na região extremo-oeste. TREVISAN se dirigiu a vice-governadora e disse que o tempo dado pela região ao novo governo está terminando.

A grande missão do governo do estado é pagar as contas para voltar a investir em Santa Catarina. A afirmação é da vice-governadora do estado, DANIELA REIHNER. Ela discursou na abertura da Faismo e admitiu que o estado não tem crédito para contrair investimentos. DANIELA comentou que o governador CARLOS MOISES pegou um estado endividado. Por isso, a meta é deixar a situação financeira em dia e investir, inclusive na região, a partir do ano que vem.

A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta quinta-feira mais uma edição da Operação Proclamação da República. A ação segue até a meia-noite do próximo domingo. Ao todo, serão quatro dias de operação, com ênfase na segurança e fluidez do trânsito. Na região, haverá reforço da fiscalização nos pontos mais críticos das BRs 282, 163 e 158. Nesse período a PRF também vai realizar uma intensa fiscalização de alcoolemia em diversos pontos das rodovias. Além disso haverá restrição de trânsito para veículos com excesso de dimensões no domingo das quatro da tarde as dez da noite.

Um homem condenado por estupro de vulnerável foi preso nesta semana em Bandeirante. De acordo com a Polícia Militar, ele foi detido no centro da cidade por volta das 11 horas da manhã de quinta-feira. Após receber informação de um mandado de prisão em aberto, a Polícia Militar deslocou até a residência do homem e fez a prisão. Ele foi entregue na Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.

Um motorista ficou ferido ao tombar uma carreta na SC 305. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde de ontem nas proximidades do silo da BRF em Campo Ere. O condutor de uma carreta Scania, placas de Chapecó, perdeu o controle da direção e tombou. Parte da carga ficou esparramada pela pista. O motorista, de 50 anos, sofreu ferimentos leves com escoriações na face. Ele foi conduzido ao hospital Santo Antônio, em Campo Erê onde recebeu atendimento médico e liberado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.