ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/11/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Forças de segurança do Iraque mataram ao menos quatro pessoas e feriram mais de 50, nesta quinta-feira, ao tentarem repelir manifestantes de volta para seu principal campo no centro de Bagdá. As forças de segurança dispararam munição real, balas de borracha e cilindros de gás lacrimogêneo visando dispersar centenas de manifestantes reunidos perto da Praça Tahrir. Ao menos metade dos ativistas feridos foi vítima de munição real, segundo as fontes médicas e policiais.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, disse nesta quinta-feira que o ex-presidente EVO MORALES, que está asilado no México, "não está habilitado" para se candidatar a um quarto mandato nas próximas eleições, após a anulação do pleito de outubro por irregularidades. Ela disse que o partido do ex-presidente, o Movimento Ao Socialismo "tem direito de participar nas eleições gerais", mas sem MORALES como candidato.

O governo e a oposição do Chile acordaram na madrugada desta sexta-feira um roteiro para uma nova Constituição, precedida por um plebiscito marcado para abril de 2020. A nova Carta Magna irá substituir a Constituição aprovada em 1980, durante a ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Uma nova Constituição era uma das reivindicações que levou o país a mergulhar em uma onda de protesto. As manifestações começaram em 18 de outubro, após um aumento no preço das passagens do metrô de Santiago. Logo se tornou um fenômeno nacional para exigir maior justiça social.

O Brasil concentrou em 2019 o maior número de casos de dengue da América Latina, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. A região teve, nesse ano, um recorde histórico. Entre janeiro e outubro, período levado em conta pelo estudo, foram mais de dois milhões e 700 mil casos de dengue registrados no continente latino. Com maior número de casos absolutos, o Brasil registrou uma incidência de 711 vírgula dois casos a cada cem milhabitantes.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, determinou ao Banco Central que envie cópia dos relatórios de inteligência financeira produzidos pelo antigo Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, atual UIF - Unidade de Inteligência Financeira. O Banco Central informou que não irá comentar. Com essa decisão o presidente do Supremo terá acesso aos dados sigilosos de 600 mil pessoas e empresas. São relatórios de inteligência financeira produzidos nos últimos três anos pelo antigo Coaf. TOFFOLI também determinou que a Receita Federal encaminhe ao STF todas as representações fiscais para Fins Penais no mesmo período.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira durante reunião de cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que os cinco países devem trabalhar para superar desequilíbrios "em desfavor do Brasil" na carteira de financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento. O banco é uma iniciativa conjunta dos países que formam o grupo. Dos 45 projetos de financiamento já aprovados pelo NDB, apenas seis são brasileiros. Somados, eles aportaram cerca de um bilhão e 400 milhões de dólares em áreas como logística, infraestrutura, transportes e sustentabilidade. A cúpula do Brics terminou ontem em Brasília.

Começou a tramitar nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei, de autoria do governo estadual, que restitui vários benefícios fiscais de ICMS. A proposta é conhecida como PL do rescaldo, por contemplar os setores econômicos que não tiveram seus incentivos validados em propostas encaminhadas neste ano pelo Poder Executivo. A matéria tramitará em regime de urgência e vai passar pela análise de duas comissões permanentes: de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. O objetivo é que seja votado em Plenário até o final do ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária estabeleceu que os estado e o Distrito Federal restituam os benefícios, na forma de projeto de lei aprovado por seus parlamentos, até 31 de dezembro. Caso isso não ocorra, os incentivos serão revogados.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou, nesta quinta-feira, 38 milhões e 400 mil reais em investimentos para infraestrutura, saúde e educação para a região sul do estado. Em Tubarão, última parada da agenda do dia, foram anunciados três milhões 750 mil reais para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. O recurso será usado para custeio e manutenção dos serviços prestados pela unidade. Em Forquilhinha, o governador anunciou mais de 11 milhões e meio de reias para pavimentação da rodovia Jacob Westrup e mais um convênio do Projeto Recuperar para investimentos na recuperação de SCs na região sul.

Com um crescimento de quatro por cento, o Produto Interno Bruto de Santa Catarina chega a 277 bilhões 190 milhões de reais e coloca o Estado com a sexta maior economia do país, posição antes ocupada pela Bahia. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, pelo IBGE. A Indústria de Transformação, Comércio e Atividades Imobiliárias estiveram entre os destaques no desempenho catarinense. Os dados são relativos a 2017. A agropecuária representou seis vírgula um por cento do valor adicionado bruto do Estado em 2017 e teve crescimento em volume de nove e meio por cento. A Indústria catarinense apresentou variação em volume de um vírgula quatro por cento em 2017 e o setor de serviços teve alta de três vírgula nove por cento.

Escola trabalha de forma lúdica Proclamação da República. Quem comenta é a professora em São Bernardino IVETE ROSEAK. Segundo ela, apesar de não ser um assunto muito aprofundado, os professores de educação infantil trabalham o tema em sala de aula. Os profissionais passam informações básicas do porque do feriado de hoje, quem foi que proclamou e o que mudou de lá até aqui. O interesse dos alunos é bem expressivo, conta a professora. Cada educador trabalha a sua maneira, mas muitas vezes é por meio de teatro, contação de história, entre outras atividades.

Proclamação da República é um tema histórico com abordagem bastante ampla. O comentário é da secretária de educação de Santa Terezinha do Progresso MÁRCIA JACOB. De acordo com ela, apesar de amplo ele é trabalhado com mais intensidade a partir do sexto ano. A educação municipal não deixa de contar para os alunos a história, mas de uma forma mais simples. Para a secretária, o ponto que chama mais atenção na Proclamação da República é a mudança de regime. Na época o país era governado por um regime monárquico e passou a ser democrático.

É importante trabalhar história do país em sala de aula. Avaliação é de ROSELI ORLANDI de Novo Horizonte. Segundo ela, essa data, 15 de novembro de 1889, precisa fazer parte da vida escolar do aluno, desde pequeno. Apesar de não aprofundar muito o assunto, a educação municipal aborda o tema e percebe que o envolvimento dos alunos é grande para saber mais da história. Várias perguntas são feitas pelos estudantes e isso prova o interesse deles para saber como era o regime na época e como é hoje. Em Saltinho não é diferente das demais escolas municipais da região. O tema é apresentado para os alunos, mas não aprofundado.

Caps define programação do Novembro Azul. A informação é de JULIANA ANSILIERO – enfermeira coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê. De acordo com ela, como o mês todo é dedicado a prevenção e cuidados com a saúde do homem, o Caps também trabalha o assunto com os pacientes. Além das ações de prevenção e rodas de conversa sobre o tema, no dia 21, agora de novembro, os pacientes de todos os municípios atendidos no centro, vão ter um dia diferente na Sede da Escolinha Serb Chapecoense, em Campo Erê.

Participação dos pacientes é muito boa nas atividades que envolvem prevenção. Afirmação é de JULIANA ANSILIERO. Ela comenta que desde as ações do Outubro Rosa, os homens vem cobrando pelo dia deles. Nessa edição do Novembro Azul, a enfermeira acredita que não será diferente e, a participação deles seja muito boa. No encontro da próxima quinta-feira, os pacientes ficam no Caps o dia todo. Atividade tem essa data, pois é nas quintas-feiras que os pacientes de todos os municípios atendidos pelo centro vem para as oficinas.

Preconceito com os cuidados a saúde do homem é tema de encontro com pacientes do Caps. JULIANA ANSILIERO – enfermeira coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, relata que é necessário trabalhar também essa questão, pois muitos homens tem uma visão distorcida do que é feito ou não durante as ações do novembro azul, principalmente quando se fala em exame de próstata.

Município recebe quatro veículos. A informação é do Vice-Prefeito de Santa Terezinha do Progresso – CRISTIANO MACHADO. Segundo ele, foram entregues ontem um caminhão pipa, duas caçambas e uma draga. Destaca que, esse maquinário será muito importante para os agricultores e munícipes, auxiliando na abertura de açudes, bebedouros e também no abastecimento de água.

Quando queimou o parque de máquinas, foi perdido um micro-ônibus seminovo e um caminhão prancha. CRISTIANO comenta que dificultou o transporte de máquinas, mas em breve estará normalizado.Acrescenta que nessa semana foram realizadas reuniões para ouvir os colaboradores da prefeitura.

Aquisição de máquinas é por meio de recurso próprio e financiamento. Quem conta é DERLI FURTADO – Prefeito de Santa Terezinha do Progresso. Segundo ele, os maquinários foram comprados com 170 mil reais, valor pago pela prefeitura, e um financiamento de um milhão de reais pelo Badesc. Comenta que o financiamento feito terá um ano de carência e será pago em três anos.

Deputado MAURO DE NADAL assume presidência da Alesc interinamente. O parlamentar assumiu nesta semana a presidência da Assembleia Legislativa por um período de 15 dias. Ele conta que segue a frente ao Parlamento após a licença médica do presidente JULIO GARCIA, que se recupera de uma cirurgia. Ele comenta que gostaria de estar assumindo a presidência em outras circunstâncias, mas reconhece que precisa dar o apoio necessário ao presidente para sua recuperação. O trabalho será dar continuidade as atividades que já estava sendo realizada.

Economia das despesas do legislativo tem sido a grande pauta ao longo de todo o ano. O deputado estadual MAURO DE NADAL, diz que vai conciliar a agenda de gabinete com os ofícios e ações da presidência da Casa. Apesar da agenda cheia, afirma que vai dar conta das atividades e trabalhar para prestar o melhor serviço ao catarinense.

Projeto propõe criação da Polícia Penal em Santa Catarina. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK , presidente da comissão de Segurança Pública e delegado de polícia com mais de 30 anos de atuação, apresentou nesta semana o projeto de emenda à constituição que altera o Artigo 105 da constituição do Estado de Santa Catarina, criando a Polícia Penal e demais atribuições. O parlamentar explica que objetivo do projeto é aperfeiçoar o sistema de segurança estadual, liberando policiais civis e militares das atividades de execução penal, e criando uma força específica e especializada no combate ao crime dentro dos presídios.

Criação da Polícia Penal é uma forma de trazer mais segurança ao cidadão, afinal a polícia penal teria mais liberdade de atuação para desarticular facções criminosas que acabam agindo de dentro para fora das unidades prisionais, defende ESKUDLARK. Segundo ele, no âmbito federal tramita a PEC criando a Polícia Penal nas esferas estadual e federal, e seguindo o princípio da simetria, foi apresentada a proposta para o Estado de Santa Catarina para que caminhe junto no aperfeiçoamento do sistema penal.

Criação da polícia penal, traz inúmeras vantagens. Avaliação é do deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK. De acordo com ele, essa polícia transforma os agentes que estão no sistema penitenciário em policiais penais, alterando a denominação, dando mais liberdade, independência e fortalecendo a instituição.

Polícia Rodoviária inicia “Operação Proclamação Da República 2019”. Ação está sendo desenvolvida desde ontem, ás 18 horas, e segue até ás oito horas de segunda-feira. Segundo o comandante do posto em São Lourenço do Oeste, FABIANO DOS SANTOS, a “Operação Proclamação da República ”, tem como finalidade proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período.

24 Postos Rodoviários em todo Estado realizam a Operação. Os policiais distribuídos em escalas de serviço de revezamento, estão patrulhando 93 rodovias, perfazendo uma malha viária superior a quatro mil quilômetros. O Comando de Policiamento Rodoviário está desenvolvendo uma política de conscientização dos usuários, no sentido de prevenir ao máximo, a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações.

Polícia Rodoviária Estadual deixa algumas recomendações aos motoristas. O comandante pede para que: não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segurança, respeitem os limites de velocidade, bem como as regras gerais de circulação de trânsito. Estatísticas demonstram que o número de acidentes aumenta nos períodos de feriados prolongados. Muitos deles são motivados pela falta de atenção, impaciência e imprudência decorrente do aumento do volume de tráfego e principalmente pelo descumprimento da regulamentação de trânsito por parte dos usuários que trafegam nas rodovias.

Operação Proclamação da República 2018 aconteceram 68 acidentes. Destes, relata SANTOS, 31 com vítimas e 37 acidentes sem vítimas. Foram 115 veículos envolvidos, 42 pessoas feridas e uma morte. A Polícia alerta ainda, a todos os condutores para que antes de viajar verifiquem as condições do veículo, como parte mecânica, freios, sistema iluminação e pneus. Regularize documentos de porte obrigatório. Utilizem cinto de segurança, usem o farol baixo, mesmo durante o dia, em todas as rodovias, ultrapassem apenas em locais permitidos e com segurança. Mantenham a velocidade permitida para o trecho e não consumam bebidas alcoólicas se forem dirigir.

Homem é preso na SC 157. Ontem início da tarde, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária cumpriu mandado de prisão contra um homem de 40 anos. O mandado foi expedido pela Vara da Família de FortalezaCE. O preso foi conduzido para Unidade Prisional Avançada de Xanxerê.

Carreta sai da pista e tomba na SC 305. Por volta das 16 horas e 50 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros atendeu a um acidente de trânsito. Foi uma saída de pista, na rodovia 305, próximo ao silo da BRF, em Campo Erê. No local estava uma carreta SCANIA placas de Chapecó, conduzida por um homem de 50 anos. O motorista apresentava ferimentos leves com escoriações na face. Ele foi levado ao hospital Santo Antônio. O Corpo de Bombeiros fez a limpeza da pista e o local ficou aos cuidados da Polícia Militar.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.