ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 15 11 2018

-CUBA VAI SAIR DO MAIS MÉDICO E BOLSONARO DIZ QUE DECISÃO É IRRESPONSÁVEL

-SANTA CATARINA TEM A MENOR TAXA DE DESEMPREGO DO PAÍS

-REUNIÃO DEFINE AÇÕES PARA COMBATER CONSUMO DE ALCOOL EM VIA PÚBLICA

-CONSELHO DO PLANEJAMENTO PROPÕE ADAPTAÇÃO GRADATIVA DOS PASSEIOS

-VEREADOR DIZ QUE LEI NÃO OBRIGA MORADOR A FAZER CALÇADA PADRÃO

-CASA PEGA FOGO EM COMUNIDADE RURAL E MULHER FICA FERIDA

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 280 DEIXA TRÊS FERIDOS

COOPEROESTE INFORMA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, 24 graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em alta. No mercado paralelo, o dólar está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

As autoridades norte-americanas informaram que o número de mortos nos dois grandes incêndios ativos na Califórnia subiu para 56 nesta quarta-feira. O governo estima que entre cem e 300 pessoas ainda estão desaparecidas. O incêndio chamado "Camp Fire", destruiu totalmente uma cidade com mais de 27 mil habitantes e já é o mais mortífero da história do estado, com 48 mortos. Além disso, também é mais destrutivo por ter arrasado oito mil 917 edifícios.

Professores do ensino público da Venezuela fizeram um protesto por melhores salários nesta quarta-feira. Segundo a agência France Presse, os manifestantes tentaram invadir na sede do Ministério da Educação, em Caracas. Um grupo de professores tentou romper o cordão policial formado na entrada, provocando a reação dos policiais. Houve confronto e os professores acabaram dispersados. Um professor do ensino médio ganha entre mil e 800 e três mil bolívares, o que representa entre 104 e 180 reais.

A polícia argentina prendeu nesta quarta-feira um homem de 26 anos por lançar uma bomba na casa do juiz federal CLAUDIO BONADIO, que lidera a investigação de corrupção que envolve a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER. A casa fica em Buenos Aires. Segundo a polícia, o suspeito lançou uma bolsa plástica com "tubos e cabos similares a uma bomba" no pátio dianteiro do imóvel. O juiz pediu a prisão de CRISTINA duas vezes e ela só não foi para a cadeia por ser senadora e contar com imunidade parlamentar.

O ex-presidente LULA negou, nesta quarta-feira, ser dono do sítio em Atibaia onde esteve diversas vezes após deixar o cargo. Foi o primeiro depoimento dele para a juíza GABRIELA HARDT, que substitui SERGIO MORO no comando deste processo. LULA repeliu as acusações de que teria facilitado contratos na Petrobras para as construtoras Odebrecht e OAS em troca de reformas no imóvel. Ele afirmou que o processo é uma farsa. LULA admitiu usar o sítio para descansar após o fim do segundo mandato e disse ter pensado em comprá-lo em 2016 para agradar a ex-primeira-dama MARISA LETÍCIA, mas desistiu e foi taxativo ao afirmar que a propriedade não é dele.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta quarta-feira, em encontro com governadores eleitos em Brasília, a aprovação de medidas "um pouco amargas" no Congresso. Em um discurso no fim do evento, BOLSONARO disse que a União e os estados vivem momento difícil e que a equipe econômica de seu governo está concluindo propostas de reformas que devem ser apresentadas ao Congresso. Ele não revelou detalhes sobre essas reformas. BOLSONARO disse ainda que o momento pede união entre os governantes e que fará o possível para auxiliar os estados, mesmo que o governador seja de partido de oposição, como o PT.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO, por meio do Twitter, classificou como "irresponsabilidade" a decisão do Ministério da Saúde cubano de suspender o vínculo com o Brasil relativo ao programa Mais Médicos. A decisão oficial da ilha caribenha foi anunciada nesta quarta-feira por divergências com o novo presidente. BOLSONARO condicionou a manutenção do programa a aplicação de testes e revalidação do diploma aos médicos, salário integral aos cubanos e a liberdade para trazerem suas famílias. Cuba pediu o retorno dos mais de 11 mil médicos que atuam no país.

O anúncio do rompimento da parceria entre Cuba e Brasil no projeto Mais Médicos terá impacto direto em Santa Catarina. O Estado conta atualmente com 255 profissionais em 200 cidades. Eles trabalham em todas as regiões catarinenses, mas principalmente nos municípios menores. O primeiro grupo chegou em 2014 e último em outubro do ano passado. Segundo o coordenador do programa em Santa Catarina, PAULO ORSINI, os médicos cubanos que atuam em Santa Catarina já foram informados da decisão. Apesar disso, ORSINI ainda tem esperança da reversão do quadro.

O governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, se reuniu nesta quarta-feira com o futuro presidente JAIR BOLSONARO, em Brasília, durante o Fórum de Governadores. Na pauta, entre outros temas, o novo pacto federativo. MOISÉS aproveitou a reunião para entregar uma carta de intenções a BOLSONARO e aos futuros ministros da Economia e da Casa Civil. No documento foram apontadas questões referentes à dívida pública de Santa Catarina e os gastos com a folha de pagamento. A carta contém ainda pontos ligados aos setores da saúde e da segurança pública.

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país e o menor percentual de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado. É o que aponta a pesquisa PNAD Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, com dados do terceiro trimestre de 2018.. O Estado teve seis vírgula dois por cento dos trabalhadores desocupados, enquanto a média nacional foi de 11 vírgula nove por cento. No ano passado, o percentual de desocupados catarinenses era de seis e meio por cento, o que representa uma ligeira melhora do período mais recente. A pior taxa de desocupação é a do Amapá com 18 por cento.

Terminou nesta quarta-feira no parque de exposições a primeira semana municipal da pisicultura. O evento, aberto na segunda-feira, teve um curso de piscicultura básica, uma oficina de pratos à base de peixe e um seminário técnico sobre a atividade. O seminário teve duas palestras e uma mesa redonda. De acordo com o secretário municipal da Agricultura, RENATO ROMANCINI, o objetivo da semana foi fortalecer a criação de peixes no município. Ele explicou que o setor receberá atenção especial a partir do ano que vem, especialmente com o aumento da assistência técnica para as famílias que optarem pela produção comercial de peixes.

A piscicultura é uma alternativa interessante do ponto de vista econômico para as famílias rurais. A afirmação é do responsável pelo desenvolvimento da piscicultura do extremo-oeste, OSVALDO RUPPEL. Ele participou do seminário de ontem e comentou que a região tem uma boa produção de peixes. Atualmente, os 18 municípios da regional de São Miguel do Oeste formam a quarta maior região produtora de pescado do estado. Ele disse que o extremo-oeste pode crescer ainda mais, já que o mercado está aberto. RUPPEL disse que a piscicultura é uma atividade importante e que está crescendo em todo o estado.

A final do concurso de oratória da JCI Câmara Júnior está confirmada para a terça-feira da semana que vem, dia 20. Mais uma vez, a decisão dos vencedores da etapa municipal será no auditório do centro Cultural da Unoesc. A final começa as sete horas da noite e vai reunir estudantes do ensino fundamental e médio. O tema deste ano é a Hanseníase, uma doença secular que ainda não foi erradicada. Os vencedores vão participar da etapa estadual da categoria. O coordenador do concurso, JUAREZ PEDAM, disse que a final será aberta ao público. A maior torcida será premiada com 300 reais em dinheiro.

A FCDL lançou nesta semana uma campanha para estimular a venda de presentes para o Natal deste ano no comércio de Santa Catarina. De acordo com o presidente da federação, IVAN TAUFFER, o objetivo da campanha é despertar a atenção das pessoas para a data. A ação reúne vídeos, banners e outros materiais que ajudam a reforçar o clima de Natal. As peças foram encaminhadas para as mais de 200 CDLs do estado. São as câmaras que vão usar o material de acordo com a característica de cada região. TAUFFER disse que o setor está muito otimista com o possível aumento de vendas de presentes neste Natal.

A FCDL projeta um crescimento de até cinco por cento no movimento econômico do comércio para o Natal deste ano. A expectativa é do presidente da federação, IVAN TAUFFER. Ele disse que o clima é otimista e as empresas estão apostando em um Natal “gordo” neste ano. Além da campanha, a FCDL está orientando as CDLs e as empresas a desenvolverem outras ações para reforçar a importância da data, não só pelo presente, mas pela união das pessoas. O tema da campanha é “um presente não é nada sem o sentimento que o carrega”.

O consumo de álcool, a sujeira e vandalismo em vias públicas foram debatidos ontem na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. O encontro envolveu vereadores, empresários, prefeitura e Polícia Militar. O vereador VAGNER PASSOS disse que será celebrado um convenio para que a PM possa ampliar as ações para combater os problemas e responsabilizar as pessoas que consomem bebidas alcoolicas em vias públicas e deixam lixo espalhado em ruas e calçadas. Os detalhes do convenio serão acertados nos próximos dias entre a PM e a prefeitura.

A lei que proíbe o consumo de álcool nas vias públicas carece de regulamentação para ser aplicada na prática. O comentário é do major da Polícia Militar, ALCIONES PULGA. Ele disse que a lei não prevê nenhuma punição para quem for flagrado consumindo bebidas em ruas e calçadas. PULGA citou que a lei carece de regulamentação. Além disso, é necessário assinar um convenio com a prefeitura para a PM possa agir nessa questão. O policial explicou que quando o caso for de vandalismo ou perturbação do sossego é fundamental que as pessoas afetadas façam a denúncia formal contra os autores desses fatos.

A câmara de vereadores aprovou nesta semana uma indicação para a criação de espaços destinados a Polícia Militar dentro das duas principais praças da cidade. A reivindicação é do vereador GILBERTO BERTE do MDB. O que ele está pedindo é a definição de um espaço para estacionar a viatura. Com isso, os policiais poderiam permanecer por períodos maiores nas praças, intercalando as rondas, conversando com a população e ao mesmo tempo vigilando o local. O objetivo, segundo BERTE, é estimular a população a denunciar, além de afastar pessoas mal-intencionadas das praças Walnir Botaro Daniel e Belarmino Anoni.

A criação de espaços para viaturas da PM dentro das praças vai aumentar a segurança dos locais e evitar os problemas que preocupam a população. A afirmação é do vereador GILBERTO BERTE. Ele disse que a presença da PM vai inibir o consumo de álcool, drogas e outras questões. Na indicação, o vereador também pede que a estrutura conte com bebedouros, água quente para o chimarrão, internet e tomadas para carregar o celular ou conectar notebooks. O local ainda pode ser usado como referência de campanhas promovidas por entidades locais. A sugestão será enviada ao prefeito e ao comandante da Polícia Militar.

O vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI, questionou a legalidade do TAC firmado pela prefeitura com o Ministério Público para a construção de calçadas-padrão na cidade. O acordo foi fechado em fevereiro de 2015 e prevê que os moradores devem adequar as calçadas a lei de acessibilidade até o final deste ano no centro e até o final do ano que vem nos bairros. Na visão de EVERALDO, o município não pode assumir uma obrigação em nome de outras pessoas. Ele disse que o acordo só seria legitimo se fosse assinado individualmente pelos moradores. Ele entende que os proprietários de imóveis não tem a obrigação de fazer as calçadas.

A responsabilidade pelos passeios públicos é única e exclusiva da prefeitura de São Miguel do Oeste. A afirmação é do vereador EVERALDO DI BERTI.Ele disse que não existe nenhuma lei que obrigue os proprietários de imóveis a fazerem os passeios públicos. O vereador disse que essa é uma questão que cabe ao poder público municipal resolver.

A posição do vereador é a mesma do morador FRANCISCO JOSÉ METZ. Ele fez um pedido para a câmara se manifestar a respeito da polêmica envolvendo a adequação das calçadas a lei da acessibilidade. Em documento, METZ também questiona a legalidade da prefeitura em assinar um TAC criando uma obrigação para os moradores. Ele cita ainda que as calçadas pertencem a via pública e, por isso, a prefeitura não pode obrigar o morador a construí-la. METZ também considera que a cobrança sobre os proprietários de imóveis é um “gesto intimidador ilegítimo”. O Peperi Entrevista de hoje foi com o diretor do setor de engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA e a posição do município estará no Globo em Foco de amanhã.

O vereador EVERALDO DI BERTI também questionou o valor cobrado para a construção das calçadas padrão na cidade. Ele disse que fez a adequação do passeio público em frente a empresa dele no ano passado e pagou 35 reais o metro quadrado, incluindo mão de obra e material. O vereador afirmou que o preço atual passa dos 80 reais, mais do que o dobro do ano passado. Para ele, a questão financeira é o principal obstáculo para o cumprimento do prazo do TAC. EVERALDO citou ainda a falta de materiais nas empresas da cidade como outra dificuldade para a adequação das calçadas.

Os vereadores aprovaram recentemente uma moção de apelo para prorrogação dos prazos do TAC dos passeios públicos. A proposta do vereador EVERALDO DI BERTI do PSD é a seguinte. Para as quadras da zona azul, no centro comercial da cidade, a nova data limite seria julho do ano que vem. Para as demais quadras do centro, o prazo seria esticado para o final de 2019. Já os moradores dos bairros teriam até o final de 2020 para adequar as calçadas. EVERALDO disse que a moção de apelo já está com a prefeitura e com o Ministério Público.

As questões que envolvem a adequação dos passeios públicos serão discutidas no dia cinco do mês que vem em uma reunião no fórum da cidade. A informação é do presidente do Conselho municipal de planejamento, CLEONOR MAHL. Ele disse que o encontro vai envolver o Ministério Público, prefeitura e interessados no tema. CLEONOR citou que o conselho é a favor da aplicação das normas de acessibilidade, mas a questão dos passeios públicos é complexa. Ele disse, por exemplo, que a crise financeira ainda não foi resolvida e muitas famílias terão dificuldade em fazer as calçadas dentro do prazo.

O conselho municipal de planejamento defende uma adaptação gradativa dos passeios públicos em São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente do órgão, CLEONOR MAHL, a proposta é fazer um cronograma para a construção das calçadas começando pela zona azul, a área do rotativo e uma quadra além. Depois, ao poucos, a adaptação segue em direção aos bairros. CLEONOR também defende que a prefeitura faça a construção dos passeios padrão na cidade.

Lembrando que amanha, no Globo Foco, teremos a posição da prefeitura sobre as questões abordadas.

Três homens ficaram feridos em um grave acidente na BR-280, interior de Dionísio Cerqueira. A colisão aconteceu por volta das quatro e 20 da tarde nas proximidades da Linha Idamar. O acidente envolveu uma Strada, conduzida por um homem de 39 anos, e um Siena, dirigido por um homem de 43 anos, os dois veículos com placas de Francisco Beltrão. O Siena bateu na traseira da caminhonete e capotou. Os três ocupantes do Siena ficaram feridos. Um dos caroneiros, de 55 anos, sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste para receber atendimento especializado. Os ocupantes da picape não tiveram ferimentos.

A Polícia Civil de Maravilha recuperou na madrugada de ontem um veículo furtado no município. O furto aconteceu no dia 13 em Campos Novos. A equipe da policia recebeu a informação de que o carro furtado estaria no bairro Universitário. Por volta da cinco horas da madrugada, os policiais abordaram dois homens quando estavam entrando no carro. Um deles, de 39 anos, natural de Monte Castelo, assumiu que o veículo era dele. A policia vai instaurar inquérito a fim de apurar os fatos e verificar se o homem poderá ser indiciado por furto.

Uma pessoa ficou ferida durante um incêndio no interior de Guarujá do Sul na tarde desta quarta-feira. Segundo os bombeiros de São José do Cedro, o fogo atingiu uma casa por volta das três horas da tarde nas proximidades do salão comunitário da Linha Maidana. A residência era de madeira e tinha aproximadamente 140 metros quadrados, A estrutura foi totalmente consumida pelo fogo. Uma pessoa que estava n casa conseguiu sair a tempo, porém, retornou para dentro da edificação para buscar documentos. A mulher teve queimaduras e inalou muita fumaça. Ela foi socorrida e levada ao hospital de Guarujá do Sul.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.