ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-11-2018 Quinta-feira

-CUBA VAI SAIR DO MAIS MÉDICO E BOLSONARO DIZ QUE DECISÃO É IRRESPONSÁVEL

-SANTA CATARINA TEM A MENOR TAXA DE DESEMPREGO DO PAÍS

-CADASTRO DE IMÓVEL RURAL DEVE SER EMITIDO E PAGO ATÉ DEZEMBRO

-TUNÁPOLIS IRÁ INTENSIFICAR CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

-ACISJO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PRIMEIRO SIMPÓSIO DE TURISMO

-PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS EM OBRAS JÁ CONCLUÍDAS E EM ANDAMENTO EM IPORÃ DO OESTE

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR LESÃO CORPORAL

-FURTO É REGISTRADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12centavos para venda.


As autoridades norte-americanas informaram que o número de mortos nos dois grandes incêndios ativos na Califórnia subiu para 56 nesta quarta-feira. O governo estima que entre cem e 300 pessoas ainda estão desaparecidas. O incêndio chamado "CampFire", destruiu totalmente uma cidade com mais de 27 mil habitantes e já é o mais mortífero da história do estado, com 48 mortos. Além disso, também é mais destrutivo por ter arrasado oito mil 917 edifícios.


Professores do ensino público da Venezuela fizeram um protesto por melhores salários nesta quarta-feira. Segundo a agência France Presse, os manifestantes tentaram invadir na sede do Ministério da Educação, em Caracas. Um grupo de professores tentou romper o cordão policial formado na entrada, provocando a reação dos policiais. Houve confronto e os professores acabaram dispersados. Um professor do ensino médio ganha entre mil e 800 e três mil bolívares, o que representa entre 104 e 180 reais.


A polícia argentina prendeu nesta quarta-feira um homem de 26 anos por lançar uma bomba na casa do juiz federal CLAUDIO BONADIO, que lidera a investigação de corrupção que envolve a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER. A casa fica em Buenos Aires. Segundo a polícia, o suspeito lançou uma bolsa plástica com "tubos e cabos similares a uma bomba" no pátio dianteiro do imóvel. O juiz pediu a prisão de CRISTINA duas vezes e ela só não foi para a cadeia por ser senadora e contar com imunidade parlamentar.


O ex-presidente LULA negou, nesta quarta-feira, ser dono do sítio em Atibaia onde esteve mais de uma centena de vezes após deixar o cargo. Foi o primeiro depoimento dele para a juíza GABRIELA HARDT, que substitui SERGIO MORO no comando deste processo. LULA repeliu as acusações de que teria facilitado contratos na Petrobras para as construtoras Odebrecht e OAS em troca de reformas no imóvel. Ele afirmou que o processo é uma farsa. LULA admitiu usar o sítio para descansar após o fim do segundo mandato e disse ter pensado em comprá-lo em 2016 para agradar a ex-primeira-dama MARISA LETÍCIA, mas desistiu e foi taxativo ao afirmar que a propriedade não é dele.


O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta quarta-feira, em encontro com governadores eleitos em Brasília, a aprovação de medidas "um pouco amargas" no Congresso. Em um discurso no fim do evento, BOLSONARO disse que a União e os estados vivem momento difícil e que a equipe econômica de seu governo está concluindo propostas de reformas que devem ser apresentadas ao Congresso. Ele não revelou detalhes sobre essas reformas. Ele disse ainda que o momento pede união entre os governantes e que fará o possível para auxiliar os estados, mesmo que o governador seja de partido de oposição, como o PT.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO, por meio do Twitter, classificou como "irresponsabilidade" a decisão do Ministério da Saúde cubano de suspender o vínculo com o Brasil relativo ao programa Mais Médicos. A decisão oficial da ilha caribenha foi anunciada nesta quarta-feira por divergências com o novo presidente. BOLSONARO condicionou a manutenção do programa a aplicação de testes e revalidação do diploma aos médicos, salário integral aos cubanos e a liberdade para trazerem suas famílias. Cuba pediu o retorno dos mais de 11 mil médicos que atuam no país.


O anúncio do rompimento da parceria entre Cuba e Brasil no projeto Mais Médicos terá impacto direto em Santa Catarina. O Estado conta atualmente com 255 profissionais em 200 cidades. Eles trabalham em todas as regiões catarinenses, mas principalmente nos municípios menores. O primeiro grupo chegou em 2014 e último em outubro do ano passado. Segundo o coordenador do programa em Santa Catarina, PAULO ORSINI, os médicos cubanos que atuam em Santa Catarina já foram informados da decisão. Apesar disso, ORSINI ainda tem esperança da reversão do quadro.


O governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, se reuniu nesta quarta-feira com o futuro presidente JAIR BOLSONARO, em Brasília, durante o Fórum de Governadores. Na pauta, entre outros temas, o novo pacto federativo. MOISÉS aproveitou a reunião para entregar uma carta de intenções a BOLSONARO e aos futuros ministros da Economia e da Casa Civil. No documento foram apontadas questões referentes à dívida pública de Santa Catarina e os gastos com a folha de pagamento. A carta contém ainda pontos ligados aos setores da saúde e da segurança pública.


Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país e o menor percentual de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado. É o que aponta a pesquisa PNAD Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, com dados do terceiro trimestre de 2018.. O Estado teve seis vírgula por cento dos trabalhadores desocupados, enquanto a média nacional foi de 11 vírgula nove por cento. No ano passado, o percentual de desocupados catarinenses era de seis e por cento, o que representa uma ligeira melhora do período mais recente. A pior taxa de desocupação é a do Amapá com 18 por cento.


-CADASTRO DE IMÓVEL RURAL DEVE SER EMITIDO E PAGO ATÉ DEZEMBRO

-TUNÁPOLIS IRÁ INTENSIFICAR CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

-ACISJO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PRIMEIRO SIMPÓSIO DE TURISMO

-PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS EM OBRAS JÁ CONCLUÍDAS E EM ANDAMENTO EM IPORÃ DO OESTE


Presidente cita atividades do grupo de Escoteiros Tupã até o final do ano. Conforme a presidente, ROSELI VIZENTIN, no último final de semana o ramo escoteiro realizou um acampamento na linha Cabeceira, na propriedade da família Balzan, e o ramo lobinho participou em São Carlos, do acampamento de lobos que reuniu mais de 450 pessoas. A presidente destaca que o ramo sênior participa dias dois e três de dezembro do acampamento fronteira sul em Erechim, e nos dias 24 e 25 de novembro será realizado o acampamento com todos os ramos do grupo de escoteiros de Iporã do Oeste. A programação contempla um almoço comunitário com a participação das famílias dos escoteiros. ROSELI comenta que ainda em setembro o grupo sediou a tropa escoteira em ação, com mais de 250 participantes de nove grupos da região. Interessados em participar dos escoteiros devem procurar a sede escoteira no prédio da ACIIO nas terças-feiras, a partir das 19 horas, ou na gráfica com o chefe ROGÉRIO. Na medida que abrirem vagas há um período de adaptação para os alunos.


Prefeitura de Iporã do Oeste possui novo diretor de urbanismo. O atual diretor de esportes ILMO WALTER, assumiu também o setor de urbanismo, anteriormente coordenado por ADELSON MARSARO. ILMO WALTER explica que em função de estar a campo acompanhando os serviços, a orientação é que munícipes que tenham alguma solicitação encaminhem o pedido ao assessor de gabinete NEREU, ao secretário de administração JONAS ou na garagem do DTO com a JORA. Além do esporte, ILMO irá acompanhar os serviço de limpeza da cidade, ajardinarem e a revitalização da praça central. O diretor lembra que a recolha de galhos continua com o agendamento nas segundas-feiras. Durante meio dia por semana será feita a recolha de entulhos. O setor de urbanismo está organizando uma recolha de móveis velhos e nos próximos dias inicia a pintura do meio fio na avenida.


Está em tramitação na assembleia legislativa uma proposta de emenda constitucional que altera a forma de distribuição dos recursos para as bolsas de estudo do artigo 170. Atualmente, o estado destina 5% do total investido em educação nas bolsas universitárias. 90% desse recurso é repassado às universidades comunitárias e 10% para às particulares. A PEC que está na Comissão de Constituição e Justiça pretende mudar este modelo de repasse: até 2021, os recursos deveriam contemplar 50% de acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas.


A proposta de alteração da forma de distribuição das bolsas do artigo 170 entre universidades comunitárias e particulares vai afetar as instituições com viés público em Santa Catarina. A posição é da deputada LUCIANE CARMINATTI. Ela disse que a PEC que está na Alesc vai ser boa apenas para quem trata a educação como um negócio. Se a PEC do artigo 170 for olhada apenas pelo viés do indivíduo, a mudança da forma de distribuição das bolsas de estudo entre universidades comunitárias e particulares pode representar pouca coisa. O problema é que esse é um tema que não pode ser visto apenas pelo lado do estudante, que vai continuar acessando o benefício da bolsa, independente da faculdade. LUCIANE CARMINATTI avalia que é preciso canalizar recursos para universidade que tenham compromissos com a comunidade e se preocupem com o desenvolvimento social dos municípios onde estão inseridas.


Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, CCIR, deve ser emitido e pago até começo de dezembro. A emissão do certificado para o exercício de 2018 iniciou no dia cinco, e o prazo para o pagamento é de até 30 dias, encerrando dia cinco de dezembro. Por solicitação dos setores do INCRA e dos próprios agricultores o prazo para emissão foi antecipado, já que em 2017, vencia no final de dezembro. Desde o ano passado o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária passou a emitir anualmente o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. De acordo com o chefe do INCRA de Chapecó e região, JANDIR DE MARCHI, a opção em disponibilizar o certificado todos os anos foi em função da taxa ser irrisória e devido à facilidade na emissão, que pode ser feita pela internet pelo próprio agricultor ou nos setores do INCRA, nas prefeituras.


O CCIR é um documento necessário para obtenção de financiamentos, hipotecas, vendas ou para fins de aposentadoria. O chefe do INCRA explica que o agricultor precisa apresentar os documentos pessoais e o certificado do ano passado para a emissão do novo documento. JANDIR DE MARCHI lembra que a taxa para a emissão do certificado varia de cinco a 15 reais, valor proporcional ao tamanho do imóvel rural. Caso o certificado não seja emitido, será cobrado juros sobre o período de atraso. O chefe do INCRA alerta que não emitindo o CCIR o agricultor terá dificuldades em encaminhamentos nos bancos ou na previdência social, já que o certificado atualizado é exigido para estes atendimentos. No certificado de cadastro consta o nome do proprietário, informações da propriedade, e a classificação fundiária. Dados pessoais não são revelados no documento.


Tunápolis irá intensificar campanha de combate a violência contra idosos. As conselheiras do conselho de assistência social de Tunápolis, BEATRIZ WELTER e NELCINA DECKER participaram na última semana de outubro de uma capacitação em Florianópolis sobre garantia de direitos da terceira idade e combate a violência contra idosos. O evento foi promovido pela secretaria de estado da assistência social. De acordo com a conselheira, BEATRIZ WELTER, o principal conhecimento aproveitado na capacitação para o trabalho no município é relacionado ao combate à violência contra idosos. Ela explica que a violência é muito mais do que apenas a agressão física que deixa marcas no corpo, pois há também a violência sexual, violência emocional ou psicológica por meio de agressões verbais ou a violência financeira. Todas essas violências são empregadas por meio de ameaça ou chantagem obrigando os idosos a fazerem algo que não querem.


Muitas atitudes que se configuram como violência passam despercebidas e causam sérios danos ao bem estar do idoso. A conselheira explica que atitudes como não deixar o idoso se sentar a mesa com os demais e servir a refeição de forma separada para ele o fazem sentir sozinho e abandonado, o que pode inclusive interferir no seu quadro de saúde. BEATRIZ WELTER enfatiza que a partir desta capacitação em Florianópolis o conselho da assistência social irá intensificar a divulgação sobre os tipos de violência com os próprios idosos, nos encontros realizados nas quartas-feiras. BEATRIZ avalia que é importante orientar a terceira idade para que eles mesmo identifiquem possíveis situações de violência e a partir disso podem buscar ajuda. Esse pedido de ajuda muitas vezes é prejudicado pelo medo que o idoso tem de denunciar ou não sabe a quem recorrer. Em Tunápolis, idosos que precisam de ajuda pode procurar a delegacia, o conselho ou a coordenação dos idosos, ou pelos números da assistência social 3632 1562, 991167678 36321147.


Associação comercial e industrial de São João do Oeste promove primeiro simpósio de turismo. O evento será realizado na segunda-feira dia 19, a partir das 19 horas e 30 minutos no auditório do Termas São João. Conforme o coordenador do núcleo de turismo da associação comercial e industrial, NILO WIRTH, o objetivo do simpósio é oferecer conhecimento a todos os interessados em atuar, ou que já atuam com turismo, sobre atendimento ao público e ações que incrementem o setor na cidade. Ele enfatiza que o convite é estendido principalmente aos associados da ACISJO, com foco no preparo dos empresários e seus funcionários para o bom atendimento aos turistas que a cada ano vem em número maior ao município.


O palestrante do simpósio de turismo será o farmacêutico, empresário, presidente da associação empresarial de Quilombo e criador do roteiro turístico do vale das águas RODRIGO CONCI. O coordenador do núcleo de turismo da ACISJO enfatiza que as inscrições, ao valor de dez reais, devem ser confirmadas na associação comercial. NILO WIRTH lembra que é importante a participação tanto de empresas da cidade como do interior, porque o atendimento que o visitante recebe influencia diretamente na impressão que ele tem da cidade e também em recomendar os locais visitados para outras pessoas. O coordenador ressalta que o trabalho feito pelo núcleo, em parceria com empresas e poder público, objetiva deixar uma impressão de cidade pacata, limpa e receptiva aos visitantes. Após o simpósio haverá coffe break aos participantes.


Prefeito de Iporã do Oeste destaca investimentos em obras já concluídas e em andamento no município. De acordo com o prefeito LÚCIO MALLMANN, na semana passada o município recebeu a autorização do Ministério de Integração Nacional para início da construção da ponte sobre o rio Macaco Branco na linha Letras, que liga a município à Santa Helena. No começo da semana a empresa esteve no local da obra, e em 15 dias apresenta o projeto. A previsão é iniciar a construção da ponte, que terá 40 metros de comprimento, em cerca de 30 dias. O investimento será de 696 mil reais, recurso da defesa civil nacional. O prefeito acredita que a obra irá resolver os transtornos causados pela chuva que deixa a ponte submersa.


O município também aguarda o depósito dos recursos para a quadra coberta de Barra Grande, que irá receber investimento de mais de 219 mil reais. O prefeito de Iporã do Oeste destaca que nesta semana recebeu a confirmação da caixa econômica federal de Chapecó da aprovação do projeto para o ginásio de esportes da linha Aparecida, convênio de 682 mil reais. Na educação, LUCIO MALLMANN cita o investimento de 240 mil reais no salão de multi uso do CIER de Linha Esperança inaugurado no último mês, o muro na creche EMEI Criança Feliz no valor de mais de 183 mil reais com recursos próprios do município, e também na creche está sendo construída uma cobertura arrancada pelo vento e outra na parte central da escola, também com recursos próprios, no valor de 63 mil reais. Ainda em 2018, foram investidos 51 mil reais na reforma da Casa Familiar Rural.


A expectativa do prefeito era já ter concluído o centro dos idosos, o que ele explica que não aconteceu porque o prazo de execução pela empresa licitada é até final do mês. LÚCIO MALLMANN cita um investimento de 220 mil reais no centro dos idosos, com previsão de conclusão neste ano. Sobre o trabalho de modernização das estradas, o prefeito comenta que o recurso do convênio com o governo do estado está atrasado, em função do período de chuvas ter prejudicado as obras e o município teve que solicitar um termo aditivo para ampliar o prazo de execução das obras. O projeto foi licitado por 400 mil, para modernizar mais 40 km de estradas municipais. No momento a empresa iniciou as obras na rua Boa Vista e está finalizando os trabalhos nas ruas Rio de Janeiro e Bertoldo Kunzler. As próximas estradas contempladas são o trecho de Taquarussu, São Lourenço a Quilombo, União da Serra e Preferido Alto. O prefeito lembra que amanhã o expediente será normal.


- POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR LESÃO CORPORAL

-FURTO É REGISTRADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO


Homem é detido por populares e preso em flagrante por tentativa de roubo. Um rapaz de 23 anos acabou preso no final da tarde desta quarta-feira durante uma tentativa de roubo registrada no centro de Dionísio Cerqueira. O flagrante ocorreu na avenida sete de setembro. Segundo testemunhas, uma jovem estava saindo do trabalho, momento em que foi abordada pelo autor que tentou lhe roubar o celular. Após a tentativa, populares conseguiram deter o ladrão que acabou o preso em flagrante pela tentativa de roubo. Após ser detido pelos populares a Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor que foi encaminhado a central de flagrantes em SJCedro.


A Polícia Civil do Extremo Oeste participou da Operação Anjos da Lei. O objetivo da ação, que aconteceu em todo o país, foi prevenir e reprimir o tráfico de drogas em escolas e proximidades. Em Santa Catarina, a operação resultou em 68 prisões e sete apreensões. Na região, a Polícia Civil cumpriu ordens de busca e apreensão nos municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Itapiranga e Maravilha. Também foram realizadas ainda ações preventivas e repressivas nos municípios de Iraceminha, Anchieta, Riqueza, Iporã do Oeste, Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos no dia de ontem.


Moradora fica ferida em incêndio no interior de Guarujá do Sul. Uma pessoa teve ferimentos durante um incêndio volta das 15 horas de ontem nas proximidades do salão comunitário da Linha Maidana. O fogo atingiu uma casa de madeira com aproximadamente 140 metros quadrados que foi consumida totalmente pelo fogo. Conforme a guarnição, havia uma pessoa no local que conseguiu sair a tempo, porém, retornou para dentro da edificação para buscar documentos. A vítima de 65 anos teve queimaduras de primeiro e segundo grau e também inalou fumaça. A mulher foi socorrida e levada ao hospital de Guarujá do Sul. Os bombeiros trabalharam cerca de três horas na ocorrência. Foram cerca de 12 mil litros de água no combate as chamas, resfriamento e rescaldo.


Cedrense tem pernas amputadas após tentativa de homicídio. O fazendeiro VANDERLEI CARON, de 58 anos, foi alvejado com três tiros pelo amante de sua esposa, no final de semana. BRIZOLA, como é conhecido, é natural de SJCedro, onde residem familiares, mas reside no Pará há vários anos, onde ocorreu o crime. Ele é casado com AUCELIM FERREIRA e suspeitava da traição dela. Ele estava desconfiado e foi até a casa de uma amiga dela, onde flagrou os dois juntos. O amante, identificado como “JOEL HILÁRIO”, ao perceber que era o esposo dela, atirou e o atingiu com três tiros de revólver e fugiu. BRIZOLA foi socorrido pelo Samu e foi internado numa clínica em Novo Progresso. Ele passou por cirurgias e devido à gravidade, familiares locaram UTI aérea para transferência até Cuiabá. Ele teve complicações e precisou amputar as duas pernas. O estado de saúde ainda é grave. O autor do crime se apresentou ontem na delegacia e acabou preso. Ele alegou legítima defesa.


Polícia prende homem condenado por lesão corporal. No final da tarde desta terça feira, 13, por volta das 18h00 policiais civis de Mondaí cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 38 anos, condenado por ter agredido outro homem, causando-lhe lesões corporais graves. Os fatos ocorreram em agosto de 2016. O autor teria desferido golpes de faca na vítima durante uma briga ocorrida na área de lazerno município de Mondaí. O Homem foi preso e encaminhado à unidade Prisional Avançadade São Miguel do Oeste para cumprimento da pena.


Furto é registrado no interior do município. Na tarde desta quarta-feira, 14, a reportagem da Rádio Oeste foi procurada por um agricultor que relatou ser vitima de furto em sua propriedade na Linha esperança, interior de Iporã do Oeste. O agricultor JANDIR WEBER, relatou que foi furtado de sua propriedade dois pneus de carroça aro 13. O proprietário acredita que o furto tenha acontecido durante a madrugada desta quarta feira, 14. O agricultor havia deixado a carroça debaixo do galpão da propriedade no dia anterior e ao ir até o local na manhã de ontem, se deparou com a carroça sem um pneu dianteiro e sem um pneu traseiro. Ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia de policia civil de Iporã do Oeste a qual vai investigar o crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.