ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 15/11/2018

-CUBA VAI SAIR DO MAIS MÉDICO E BOLSONARO DIZ QUE DECISÃO É IRRESPONSÁVEL
-SANTA CATARINA TEM A MENOR TAXA DE DESEMPREGO DO PAÍS
-SETOR SOCIAL REALIZA CADASTRO PARA RECEBIMENTO DO BPC
-BRECHÓ BENEFICENTE REGISTROU MAIS DE 1.200 COMPRADORES
-SJCEDRO CONTABILIZA FOCOS DA DENGUE HÁ 12 ANOS CONSECUTIVOS
-APAE DE PALMA SOLA REPRESENTA A REGIONAL COM PROGRAMA PREVENIR
-RECURSOS ARRECADADOS COM MULTAS SÃO APLICADOS NO TRÂNSITO DE GUARACIABA
-MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO ENCERRA COM 70% DE ACORDOS FIRMADOS
-CAVALEIRO FICA FERIDO E CAVALO MORRE EM ATROPELAMENTO NA BR-163
-MULHER SOFRE QUEIMADURAS DE 1º E 2º GRAU EM INCÊNDIO NA LINHA MAIDANA

O tempo é estável. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

As autoridades norte-americanas informaram que o número de mortos nos dois grandes incêndios ativos na Califórnia subiu para 56 nesta quarta-feira. O governo estima que entre cem e 300 pessoas ainda estão desaparecidas. O incêndio chamado "Camp Fire", destruiu totalmente uma cidade com mais de 27 mil habitantes e já é o mais mortífero da história do estado, com 48 mortos. Além disso, também é mais destrutivo por ter arrasado oito mil 917 edifícios.

Professores do ensino público da Venezuela fizeram um protesto por melhores salários nesta quarta-feira. Segundo a agência France Presse, os manifestantes tentaram invadir na sede do Ministério da Educação, em Caracas. Um grupo de professores tentou romper o cordão policial formado na entrada, provocando a reação dos policiais. Houve confronto e os professores acabaram dispersados. Um professor do ensino médio ganha entre mil e 800 e três mil bolívares, o que representa entre 104 e 180 reais.

A polícia argentina prendeu nesta quarta-feira um homem de 26 anos por lançar uma bomba na casa do juiz federal CLAUDIO BONADIO, que lidera a investigação de corrupção que envolve a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER. A casa fica em Buenos Aires. Segundo a polícia, o suspeito lançou uma bolsa plástica com "tubos e cabos similares a uma bomba" no pátio dianteiro do imóvel. O juiz pediu a prisão de CRISTINA duas vezes e ela só não foi para a cadeia por ser senadora e contar com imunidade parlamentar.

O ex-presidente LULA negou, nesta quarta-feira, ser dono do sítio em Atibaia onde esteve mais de uma centena de vezes após deixar o cargo. Foi o primeiro depoimento dele para a juíza GABRIELA HARDT, que substitui SERGIO MORO no comando deste processo. LULA repeliu as acusações de que teria facilitado contratos na Petrobras para as construtoras Odebrecht e OAS em troca de reformas no imóvel. Ele afirmou que o processo é uma farsa. LULA admitiu usar o sítio para descansar após o fim do segundo mandato e disse ter pensado em comprá-lo em 2016 para agradar a ex-primeira-dama MARISA LETÍCIA, mas desistiu e foi taxativo ao afirmar que a propriedade não é dele.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta quarta-feira, em encontro com governadores eleitos em Brasília, a aprovação de medidas "um pouco amargas" no Congresso. Em um discurso no fim do evento, BOLSONARO disse que a União e os estados vivem momento difícil e que a equipe econômica de seu governo está concluindo propostas de reformas que devem ser apresentadas ao Congresso. Ele não revelou detalhes sobre essas reformas. Ele disse ainda que o momento pede união entre os governantes e que fará o possível para auxiliar os estados, mesmo que o governador seja de partido de oposição, como o PT.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO, por meio do Twitter, classificou como "irresponsabilidade" a decisão do Ministério da Saúde cubano de suspender o vínculo com o Brasil relativo ao programa Mais Médicos. A decisão oficial da ilha caribenha foi anunciada nesta quarta-feira por divergências com o novo presidente. BOLSONARO condicionou a manutenção do programa a aplicação de testes e revalidação do diploma aos médicos, salário integral aos cubanos e a liberdade para trazerem suas famílias. Cuba pediu o retorno dos mais de 11 mil médicos que atuam no país.

O anúncio do rompimento da parceria entre Cuba e Brasil no projeto Mais Médicos terá impacto direto em Santa Catarina. O Estado conta atualmente com 255 profissionais em 200 cidades. Eles trabalham em todas as regiões catarinenses, mas principalmente nos municípios menores. O primeiro grupo chegou em 2014 e último em outubro do ano passado. Segundo o coordenador do programa em Santa Catarina, PAULO ORSINI, os médicos cubanos que atuam em Santa Catarina já foram informados da decisão. Apesar disso, ORSINI ainda tem esperança da reversão do quadro.

O governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, se reuniu nesta quarta-feira com o futuro presidente JAIR BOLSONARO, em Brasília, durante o Fórum de Governadores. Na pauta, entre outros temas, o novo pacto federativo. MOISÉS aproveitou a reunião para entregar uma carta de intenções a BOLSONARO e aos futuros ministros da Economia e da Casa Civil. No documento foram apontadas questões referentes à dívida pública de Santa Catarina e os gastos com a folha de pagamento. A carta contém ainda pontos ligados aos setores da saúde e da segurança pública.

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país e o menor percentual de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado. É o que aponta a pesquisa PNAD Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, com dados do terceiro trimestre de 2018.. O Estado teve seis vírgula por cento dos trabalhadores desocupados, enquanto a média nacional foi de 11 vírgula nove por cento. No ano passado, o percentual de desocupados catarinenses era de seis e por cento, o que representa uma ligeira melhora do período mais recente. A pior taxa de desocupação é a do Amapá com 18 por cento.

Secretaria de Assistência Social de SJCedro está fazendo as inscrições no cadastro único para idosos e portadores de deficiências que recebem o BPC. De acordo com o assistente social, EDSON FINGER, o governo federal passou a exigir a inscrição de todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, no Cadastro Único para Programas Sociais. O BPC é um benefício constitucional previsto na Lei Orgânica da Assistência Social e garante um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos. O valor também é garantido ao cidadão de qualquer faixa etária, que possua uma deficiência que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade. No entanto, é necessário cumprir critério referente a renda. Ele esclarece que em alguns casos a pessoa consegue comprovar os gastos extras com saúde e reivindica o benefício. São exigidas declarações do município sobre o medicamento de uso continuo que não é fornecido gratuitamente para que esse valor seja descontado da renda total.

Mais de mil e duzentas pessoas compraram os artigos do Bazar e Brechó das Amigas do Bem. Segundo a integrante, MARILEI NIEDERMAIER, a quantidade de pessoas que compraram artigos superou o do ano passado e, um balanço financeiro dos lucros do evento deve ser feito pelo grupo até semana que vem. Segundo ela, nem todos os artigos foram vendidos e a sobra será doada para a ACEPRO, que também realiza um trabalho com cunho filantrópico. Lembra que parte dos lucros será utilizada para comprar doces e presentes para crianças carentes. Parte também será doada para o hospital cedrense. MARILEI comenta que a cada ano existe um número maior de artigos doados, e consequentemente, de maior procura, inclusive pessoas de outras cidades. Ela também citou a parceria de outras entidades locais. Além disso, elas já programam a próxima edição que será no dia 9 de novembro de 2019, possivelmente no clube novamente. As doações são guardadas em uma sala desocupada junto ao hospital. Neste período são feitos reparos nas peças e objetos danificados.

Período de matriculas para rede municipal de Guarujá do Sul segue até o final do mês. Conforme a secretária da educação, ROSMÉRI DALLA VECHIA, as rematrículas seguem abertas para aqueles já frequentam a rede municipal. As matrículas novas serão a partir da semana que vem e seguirão até dezembro. A secretária destaca que para as inscrições novas é necessário levar toda documentação dos alunos para o cadastro. Ela lembrou que no decorrer do ano letivo são feitas viagens de estudo, censo escola e outras atividades em que a copia do RG é exigida. Além disso, a secretaria pede laudos para os casos de atendimentos especiais como caso de doenças, transtornos, intolerância alimentar, alergias, uso de medicamentos, dentre outros. ROSMÉRI lembra que o município atende alunos do primeiro ao quinto ano. Do sexto ao nono ano há ofertas tanto na rede municipal, como na estadual. Por isso, a secretária pede que os pais façam a rematrícula para que o setor consiga fazer uma estimativa dos alunos e organizar as turmas.

Município registra focos da Dengue há 12 anos. A informação do agente de Vigilância Epidemiológica em SJCedro, VALMIR ZIGLIOLI. Ele destaca que desde 2006 são encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti pelo município. Ele afirma que o número varia a cada ano, porém, é possível perceber que a proliferação continua. O agente lembra que para combater o risco de transmissão das 3 doenças, e consequentemente os focos, é necessário que os moradores se conscientizem sobre o problema. Outra preocupação é em relação às cisternas de recolha da água da chuva instaladas em algumas casas. Para os moradores que possuem pneus que estão inutilizáveis em seus terrenos podem levá-los em borracharias, onde toda semana é realizada a recolha e enviados os pneus para o Eco Ponto da Ameosc. Nesta semana encerra o levantamento do “Lira”. A partir da semana que vem serão divulgados os índices de infestação do mosquito.

Apae de Palma Sola vai representar a região com ações do Programa Prevenir.Representantes das nove escolas especiais do Extremo Oeste se reuniram em Anchieta para apresentar as ações de prevenção desenvolvidas nas áreas da saúde, educação e assistência social, realizadas durante o ano de 2018, para disputar prêmio regional e estadual do Programa de Prevenção às Deficiências. Durante o encontro os relatórios feitos pelas equipes de Anchieta, Maravilha, Iraceminha, Romelândia, Campo Erê, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Guaraciaba, foram apresentados, analisados e avaliações. Apenas quatro instituições tinham critérios mínimos para concorrer. A comissão formada por representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, seguiram os critérios do regulamento sugerido pela Federação Estadual. A escola Pequeno Guinter de Palma Sola ficou em primeiro lugar, seguida pela escola Viviane de SJCedro com segunda colocação. A escola Martinho Burger de Anchieta ficou com a terceira posição e a Caminhos Abertos de Guarujá em quarto.

Ações voltadas a prevenção de deficiências tem vários públicos alvos. A coordenadora regional do projeto, VERA JUNGES revela que o foco são gestantes e jovens no primeiro momento. O objetivo é levar informações e dados sobre as estatísticas e quais exames, consultas e demais ações podem ajudar a prevenir as deficiências físicas e intelectuais. A disputa do prêmio estadual em Florianópolis será no dia 28 de novembro, dentre 18 regionais. As Apaes participantes do encontro regional também concorram por ações de inovação e iniciativa na área. Neste quesito destaque foi para Apae de Iraceminha. Os alunos foram incentivados a aprender sobre o tema e fizeram poesias sobre a prevenção.

Conselho de trânsito de Guaraciaba investe em melhorias nas ruas do perímetro urbano. Conforme o presidente do Contran, MÁRCIEL DRESCH, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, coordenaram os trabalhos de recuperação de faixas de pedestres e demais faixas de sinalização. Conforme ele, a prioridade foi a pintura das faixas de pedestres e o objetivo desta ação é aumentar a visibilidade e dar mais segurança para motoristas e pedestres, além da padronização. Ele explica ainda que a prioridade inicial foi a pintura próximo às instituições de ensino. DRESCH explica que os pedidos feitos por moradores e empresários são anotados, avaliados e colocados em prática. Outros investimentos são com redutores de velocidades em vários pontos. O presidente lembra que o valor gasto é proveniente das multas de trânsito que voltam parte ao poder público. Esse recurso só pode ser aplicado em trânsito e mobilidade urbana.

A Epagri realizou na manhã de ontem a formatura de mais uma turma do programa de organização, gestão e protagonismo com jovens rurais do Extremo Oeste catarinense. 20 filhos de agricultores de dez municípios participaram do curso. A capacitação começou no mês de abril e teve 220 horas no sistema de alternância, ou seja, os alunos participavam das aulas no Cetresmo e depois levavam o conhecimento adquirido para aplicação na propriedade. O curso acontece desde 2012 e tem o objetivo de estimular os jovens a optar pela permanência no campo.

A renovação de mais da metade das vagas na Assembleia Legislativa será muito positiva para Santa Catarina. A afirmação é do deputado eleito pelo Partido Progressista, ALTAIR SILVA. Ele é um dos 22 parlamentares que vão assumir as cadeiras da Alesc pela primeira vez. Como suplente de deputado, ALTAIR chegou a atuar durante um ano no mandato atual, mas essa é a primeira eleição dele. Ele fez 30 mil 497 votos e disse que a renovação é muito importante, pois significa novas ideias e ações no parlamento catarinense a partir do ano que vem. Em SJCedro ele recebeu mil e 53 votos nas urnas e foi o segundo parlamentar com maior votação para Alesc. O deputado eleito recebeu apoio da administração municipal.

A defesa da agricultura e do produtor rural será a principal meta do mandato do deputado eleito pelo PP, ALTAIR SILVA. Ele disse que vai atuar para fortalecer o segmento produtivo, desde os pequenos agricultores familiares até os produtores com maior extensão de terras. Além do agronegócio, ALTAIR SILVA disse que vai se destinar atenção especial para projetos e ações que visem a redução do tamanho da máquina pública. Ele afirmou que o estado ficou muito inchado nos últimos 16 anos e que é preciso adotar algumas medidas para deixar o governo mais enxuto e eficiente. O mesmo também vale para a Assembleia Legislativa. A primeira ação do deputado estadual eleito pelo deve ser voltada a eliminação de privilégios no serviço público de Santa Catarina. O parlamentar afirmou que existem algumas questões que precisam ser corrigidas, como por exemplo, os supersalários em alguns segmentos do funcionalismo. ALTAIR disse que o deputado não tem força legal para mudar esse quadro, mas pode e deve mobilizar a sociedade e os governos para enfrentar essa situação.

Mutirão de conciliações promoveu acordos em quase 70 por cento das audiências na comarca de SJCedro. Segundo o juiz, RAFAEL RESENDE BRITTO, na última semana, em que por determinação do Conselho Nacional de Justiça são concentradas as ações de conciliação, foram realizadas 108 audiências, das 142 previstas. 34 delas não foram promovidas por falta de uma das partes ou porque algumas não foram citadas à tempo. No total, os servidores da Comarca que abrange também Princesa e Guarujá do Sul atenderam 330 pessoas e conseguiram firmar 74 acordos. O juiz revela que isso representa acordo em 68,5 por cento das audiências realizadas. Ele enalteceu o empenho dos interessados e também dos advogados. BRITTO ainda salienta que os valores, referentes aos acordos homologados, somam 148 mil reais. Devido ao grande percentual de acordos a comarca deverá participar das próximas edições. São três semanas por ano destinadas aos mutirões.

Processos relacionados à vara da família foram maioria durante a semana de conciliação na comarca. O juiz RAFAEL BRITTO lembra que foram casos variados, alguns relacionados a dívidas não pagas, a débitos com acidentes de trânsito e crimes com menor teor ofensivo. Mas, aquelas ligadas a guarda de menores, visitas, pagamento de pensão alimentícia e divisão de bens foram mais expressivas. Nesse caso houve intermédio da assistente social, psicológica e oficial de infância da comarca para as chamadas audiências de mediação familiar. O magistrado esclareceu que a intenção é chegar num consenso que seja adequado as famílias. Com o acordo firmado o processo é encerrado aliviando a demanda da Comarca que tem cerca de cinco mil e 400 processos. Atualmente a própria justiça prioriza essa prática. BRITTO também esclarece que o incentivo foi firmar acordos possíveis de serem cumpridos. Foram estipuladas multas para caso de inadimplência.

A possível redução na carga horária de servidoras pode prejudicar atendimento de pacientes em Anchieta. A opinião é do vereador NERI GASPAR. Segundo ele, um projeto de autoria de um colega de situação solicita a redução da carga horária das quatro fisioterapeutas de 40 para 30 horas semanais. Ele revela que o pedido está embasado em uma Lei federal, porém, considera que é injusto reduzir o expediente e manter o mesmo salário. Afirma inclusive que a servidora fez o concurso para esse tempo de atendimento e esse vencimento. O vereador considera que essa redução vai gerar problemas para os pacientes que fazem sessões de fisioterapia. Conforme ele, atualmente o número de pessoas que precisam deste tipo de atendimento é alto e o atraso será ainda mais quanto à espera. Ele sugeriu que a administração fizesse um decreto municipal para normatizar o expediente de 40 horas por semana na unidade de saúde. NERI votou contra o projeto na sessão de terça-feira. Houve várias divergências entre os parlamentares e a matéria acabou rejeitada por 5 a 4.

Prefeito de Anchieta tem atendido apenas pedidos que beneficiam o seu lado partidário. A avaliação é do vereador NERI GASPAR. Conforme ele, o pedido de diminui o expediente da funcionária da saúde partiu de um parlamentar da bancada de governo. Ele comparou este, ao seu pedido feito há mais de um ano que sequer foi levantado na câmara. O vereador afirma que solicitou que a administração entregue de uma a dez cargas de cascalho para os produtores rurais além de 8 horasmáquinas aos pedreiros. GASPAR justifica que 70 por cento da economia gira em torno da agricultura e grande parte também de construção civil. Ele afirma que o incentivo iria ajudar a girar a economia local. Ele afirmou que sempre tem agido para atender a maioria da população. O vereador percebe que atualmente são atendidos interesses pessoais.

Homem é detido por populares e preso em flagrante por tentativa de roubo. Um rapaz de 23 anos acabou preso no final da tarde desta quarta-feira durante uma tentativa de roubo registrada no centro de Dionísio Cerqueira. O flagrante ocorreu na avenida sete de setembro. Segundo testemunhas, uma jovem estava saindo do trabalho, momento em que foi abordada pelo autor que tentou lhe roubar o celular. Após a tentativa, populares conseguiram deter o ladrão que acabou o preso em flagrante pela tentativa de roubo. Ele disse que ia cometer o furto para trocar o aparelho por drogas na Argentina. Após ser detido pelos moradores e empresários a Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor. Ele foi trazido para a central de flagrantes em SJCedro.

Colisão seguida de capotamento deixa três feridos em Dionísio Cerqueira. A colisão foi por volta das quatro e meia da tarde de ontem, nas proximidades do trevo de Idamar. No local houve uma colisão traseira, seguida de saída de pista e capotamento envolvendo uma Strada, conduzida por um homem de 39 anos, e um Siena, dirigido por um homem de 43 anos. O Siena era ocupado por três homens que ficaram feridos. Eles foram socorridos pelos Bombeiros e Samu e encaminhados ao Hospital de Dionísio Cerqueira. Um dos caroneiros do veículo, de 55 anos, que seria comerciante da cidade de Nova Esperança do Sudoeste, foi ejetado do automóvel. Ele sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional de SMOeste. Os ocupantes da picape não tiveram ferimento.

Cavaleiro fica ferido e cavalo morre em atropelamento na BR-163. O acidente aconteceu por volta das nove horas da noite de ontem, nas proximidades do Estádio da Palmeirinha, em Barracão, quando um homem e seu cavalo foram atropelados por um ônibus da empresa Princesa dos Campos, placas de Ponta GrossaPR. Segundo informações do motorista do ônibus, de 36 anos, ele seguia pela rodovia sentido a Barracão quando foi surpreendido pelo cavaleiro sobre a pista. Ele teria tentado desviar, mas não conseguiu evitar o acidente. O cavalo morreu com o impacto da batida. DEIVID DE OLIVEIRA, de 20 anos, teve ferimentos no braço direito, perna esquerda, um corte na cabeça e suspeita de fratura no tornozelo. O rapaz foi socorrido pelos bombeiros de Dionísio Cerqueira. Eles prestaram os atendimentos no local e encaminharam a vítima ao hospital onde será feita avaliação.

Moradora fica ferida em incêndio no interior de Guarujá do Sul. Uma pessoa teve ferimentos durante um incêndio volta das 15 horas de ontem nas proximidades do salão comunitário da Linha Maidana. O fogo atingiu uma casa de madeira com aproximadamente 140 metros quadrados que foi consumida totalmente pelo fogo. Conforme a guarnição, havia uma pessoa no local que conseguiu sair a tempo, porém, retornou para dentro da edificação para buscar documentos. A vítima de 65 anos teve queimaduras de primeiro e segundo grau e também inalou fumaça. A mulher foi socorrida e levada ao hospital de Guarujá do Sul. Os bombeiros trabalharam cerca de três horas na ocorrência. Foram cerca de 12 mil litros de água no combate as chamas, resfriamento e rescaldo.

Cedrense tem pernas amputadas após tentativa de homicídio. O fazendeiro VANDERLEI CARON, de 58 anos, foi alvejado com três tiros pelo amante de sua esposa, no final de semana. BRIZOLA, como é conhecido, é natural de SJCedro, onde residem familiares, mas reside no Pará há vários anos, onde ocorreu o crime. Ele é casado com AUCELIM FERREIRA e suspeitava da traição dela. Ele estava desconfiado e foi até a casa de uma amiga dela, onde flagrou os dois juntos. O amante, identificado como “JOEL HILÁRIO”, ao perceber que era o esposo dela, atirou e o atingiu com três tiros de revólver e fugiu. BRIZOLA foi socorrido e foi internado numa clínica em Novo ProgressoPA. Ele passou por cirurgias e devido à gravidade, familiares alugaram uma UTI aérea para transferência até CuiabáMT. Ele teve complicações e precisou amputar as duas pernas na terça-feira. O estado de saúde ainda é grave. O autor do crime se apresentou ontem na delegacia e acabou preso. Ele alegou legítima defesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.