ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 15 10 2020

-VICE-LÍDER DO GOVERNO NO SENADO É FLAGRADO COM DINHEIRO NA CUECA

-SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS SERÁ VOTADO HOJE PELO PLENÁRIO DA ALESC

-DEPUTADO DIZ QUE OBRAS NA BR 163 VÃO INICIAR AINDA NESTE MÊS

-REDE MUNICIPAL DEVE COMEÇAR AULAS DE REFORÇO NO DIA NOVE DE NOVEMBRO

-COMITÊ DE CRISE REFORÇA NECESSIDADE DE MANTER OS CUIDADOS CONTRA A COVID

-MOTORISTA EMBRIAGADO PROVOCA ACIDENTE E É DETIDO PELA POLÍCIA MILITAR

-POLÍCIA CUMPRE ORDEM JUDICIAL E PRENDE RAPAZ ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira. O presidente VLADIMIR PUTIN deu a notícia em uma reunião de governo. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos em setembro. A imunização desenvolvida pelo instituto é feita a partir de uma tecnologia criada inicialmente para o Ebola.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quarta-feira que Paris e outras grandes cidades francesas ficarão sob toque de recolher por quatro semanas para conter a segunda onda do coronavírus. A medida faz parte do estado de urgência anunciado para todo o país. Quem desrespeitar o toque de recolher poderá pagar uma multa de 135 euros, o que equivalente a 887 reais, na cotação atual. MACRON disse que não pretende impor novo lockdown e recomendou às pessoas que adotem uma regra de se reunir com, no máximo, seis pessoas.

A evolução da pandemia de Covid-19 na Europa é "muito preocupante", mas a situação não é tão grave como a registrada há alguns meses, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde. Segundo o diretor regional da OMS para a Europa, HANS KLUGE, os número de casos diários e de internações está aumentado. A entidade ressaltou que o número atual de mortes representa um quinto das contabilizadas no pior momento da pandemia.

O senador CHICO RODRIGUES do DEM, vice-líder do governo no Senado, foi alvo da Polícia Federal durante operação deflagrada nesta quarta-feira para combater um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de coronavírus em Roraima. De acordo com a CGU, que também atua nas investigações, os valores desviados no esquema somam aproximadamente 20 milhões em emendas parlamentares. Durante as buscas na casa de RODRIGUES, os agentes encontraram dinheiro. Ele tentou esconder cerca de 30 mil reais dentro da cueca que vestia. O senador disse, em nota, que teve o lar invadido por “apenas ter feito o trabalho como parlamentar” de trazer recursos para o combate à Covid-19 na saúde do estado.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira pela manutenção da prisão do traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, o ANDRÉ DO RAP. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de DIAS TOFFOLI, a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos dos outros quatro ministros. O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX. No sábado, ele derrubou liminar do colega MARCO AURÉLIO MELLO, que havia concedido a soltura do criminoso. Os seis que votaram ontem entendem que a falta da revisão de uma prisão preventiva a cada 90 dias, prevista no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, não implica soltura automática do preso.

Depois de reunião com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro das Comunicações, FÁBIO FARIA, confirmou, nesta quarta-feira, no Palácio da Alvorada, o encaminhamento do projeto de lei que abre caminho para privatização dos Correios. O texto foi levado para o secretário de assuntos jurídicos, JORGE OLIVEIRA. Depois do SAJ, o projeto segue para Casa Civil e depois para o Congresso. Por conta do caminho burocrático a ser percorrido pelo projeto de privatização, a expectativa do governo é de que o texto chegue ao Congresso no ano que vem e seja votado até o final de 2021.

O Parque Nacional da Serra Geral, localizado no município de Praia Grande, no Sul catarinense, é um dos dois parques nacionais que serão concedidos à iniciativa privada. A assinatura do lançamento do edital ocorreu nesta quarta-feira. Em dezembro deve ser conhecida a empresa que vai administrar os parques e em janeiro deve começar o processo de concessão, com início de investimentos, abertura de novas trilhas, construção de banheiros e locais de alimentação. A previsão é de que o vencedor da licitação faça um investimento de quase 270 milhões durante os 30 anos. Nos quatro primeiros anos, a estimativa é de 14 milhões de reais.

O estado de calamidade pública por conta do coronavírus foi prorrogado em Santa Catarina. A decisão está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. O ato prevê a extensão da condição até 31 de dezembro de 2020. O texto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA é um aumento do decreto que havia estabelecido o prazo inicial de seis meses desde 17 de abril. As decisões estabelecidas pela secretaria de Saúde passam diretamente pelo estado de calamidade pública. Além de servir como balizador para os prazos, o decreto também possibilite que o Estado agilize contratações durante o período da pandemia.

O segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA deve ser analisado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. O mesmo rito adotado há um mês na votação do primeiro pedido de afastamento prevê também como será a votação na ação que acusa o governador no caso dos respiradores e quais serão os próximos passos após a decisão dos deputados. Assim como ocorreu na votação do primeiro processo de impedimento, há quase um mês, os 40 deputados estaduais irão decidir se aprovam ou não a continuidade do impeachment, dessa vez apenas contra MOISÉS. A sessão está prevista para começar as três da tarde.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste está trabalhando em algumas ações alusivas ao Outubro Rosa. A informação é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. De acordo com ela, as atividades estão voltadas à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Segundo ela, neste ano em virtude da pandemia causada pela Covid-19 a programação precisou ser reduzida, porém, mesmo assim, a entidade decidiu realizar alguns atos para não deixar a data passar em branco no município.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai realizar ao menos duas programações especiais neste mês em alusão ao Outubro Rosa. A afirmação é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Conforme ela, uma delas é o atendimento em horário especial e outra é um pedágio no centro da cidade. Ela destacou que o atendimento segue sendo realizado de segunda à sexta-feira entre uma e quatro e meia da tarde. KELLY ressaltou que não existe agendamento e dessa forma o atendimento é realizado por ordem de chegada na sede localizada no centro de São Miguel do Oeste. Para realizar qualquer procedimento as mulheres devem ter em mãos a carteira de identidade, CPF e o cartão do SUS.

As mulheres que não conseguirem realizar o exame de preventivo no horário comercial terão um horário diferenciado na última semana deste mês. O comentário é da secretária executiva da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste, KELLY BURIN. Ela disse que entre os dias 26 e 30 deste mês o atendimento também será realizado no período noturno. O horário de atendimento nesta semana específica será entre uma e quatro meia da tarde e entre seis e meia da tarde e oito horas da noite. Ela declarou que o objetivo com esse horário diferenciado é fazer com que todas as mulheres tenham oportunidade de realizar os exames preventivos neste mês.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste também vai realizar um pedágio neste final de semana no centro da cidade. O lembrete é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Ela pontuou que essa atividade vai ocorrer no próximo sábado na parte da manhã nas principais ruas da cidade. Na oportunidade, as voluntárias vão trazer informações sobre a importância da realização dos exames, além de mostrar para a comunidade local os trabalhos desenvolvidos pela entidade no município.

As obras de revitalização da BR 163, trecho São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira, serão retomadas no final deste mês. A afirmação é do deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse, em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, que a empresa que venceu a licitação vai começar o trabalho na rodovia ainda no mês de outubro. O parlamentar comentou que recebeu essa informação do senador JORGINHO MELLO e do Dnit. Ele também disse que o Dnit, vai realizar nos próximos dias a licitação do contorno viário de São Miguel do Oeste e trecho entre São Miguel do Oeste a Guaraciaba.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais três óbitos relacionados ao coronavírus nesta quarta-feira. Duas mulheres são de São Miguel do Oeste, uma de 68 e outra de 84 anos. De acordo com o comitê de crise do coronavírus do município, ambas tinham comorbidades. O terceiro óbito de ontem foi de uma homem de 44 anos de Cunha Porã. Desde o início da pandemia, o Hospital registrou 31 óbitos. São Miguel do Oeste tem quatro mortes por Covid. Ontem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a doença era de 55 por cento com 10 pessoas internadas.

O comitê do coronavírus de São Miguel do Oeste realizou nesta quarta-feira a vigésima quarta reunião do grupo no salão nobre da Prefeitura. No encontro, o comitê discutiu a preocupação com relação ao relaxamento das pessoas, especialmente no uso de máscaras. O coordenador órgão, MAURICIO PIACENTINI reforçou o pedido para que a comunidade faça o uso correto das máscaras e do álcool em gel, principalmente em estabelecimentos comercial, ainda mais agora durante o período eleitoral em que existe um contato maior entre as pessoas. Ele disse que em apenas duas semanas foram confirmados 32 novos casos e que a situação ainda é de preocupação.

Outro assunto em pauta na reunião do comitê de crise do coronavírus foi a mudança na avaliação da matriz de risco do Estado, que passou por alterações no começo do mês. Com a mudança dos critérios usados para a análise, a região passou para o risco de potencial grave. Na reunião de ontem, o comitê traçou planos e metas para que a região volte a um risco mais baixo, seja alto ou moderado. Segundo o médico MAURÍCIO PIACENTINI, não se tratam de novas medidas restritivas, mas de um alerta para que as pessoas cumpram o que já está previsto em decretos e portarias do estado do município.

A região permanece classificada com grave risco de contágio por coronavírus. O mapa de risco foi atualizado na manhã de hoje pelo Governo do Estado. Além do extremo-oeste, outras 11 permanecem nessa mesma condições. Apenas quatro regiões estão com risco alto: Oeste, Xanxerê, Alto Vale do Itajaí e Médio Vale do Itajaí. Na nova atualização, também não aparecem regiões em nível moderado. Os itens avaliados pelo estada para definir a classificação são os seguintes: evento sentinela, transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção.

A rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste não vai retomar as aulas presenciais neste ano. Essa posição foi reforçada durante a reunião do comitê de crise do coronavírus pela secretária de Educação JAQUELINE GABOARDI. Ela explicou que o município vai seguir a decisão coletiva tomada pela Ameosc recentemente. De acordo com JAQUELINE, as escolas municipais não terão mais aula presencial neste ano, independente da classificação de risco da região. Ou seja, mesmo que o extremo-oeste volte a ser classificada como risco alto ou até moderado para o contágio, o município não vai reabrir as escolas.

As escolas da rede municipal estão se preparando para atender apenas os estudantes que tiveram maiores dificuldades de aprendizagem durante as atividades remotas durante a pandemia do coronavírus. A secretária de educação, JAQUELINE GABOARDI disse que o município está planejando a retomada de aulas de reforço presenciais para esses alunos. Ela explicou que o suporte pedagógico será presencial e individualizado dentro das normas de segurança para evitar o contágio por coronavírus. A secretária comentou que a rede municipal está finalizando o levantamento que vai apontar quantos estudantes precisam desse reforço de conteúdo para este ano.

As aulas de reforço presenciais na rede municipal de ensino devem começar no dia novo de novembro. De acordo com a secretária JAQUELINE GABOARDI, o cronograma prevê o reforço pedagógico no dia 16 para o oitavo ano, dia 23 para os alunos do sétimo período e dia 31 de outubro para o sexto ano. A intenção é atender alunos com dificuldade de aprendizagem do quinto ano no início de dezembro. Ela explicou que o planejamento é de dois encontros de duas horas por semana na escola com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

A rede municipal de ensino não deve adotar a aprovação automática dos alunos neste ano. Em parecer do Conselho Nacional da Educação, órgão do MEC, a recomendação é rever os métodos de avaliação e adotar medidas que “minimizem a retenção escolar”, já que “os estudantes não podem ser mais penalizados ainda no pós-pandemia”. De acordo com a secretária JAQUELINE GABOARDI disse que o município trabalha para apoiar o aluno e reforçar os conteúdos para que tem mais dificuldades. Para o ano letivo de 2021, as escolas trabalham com algumas alterações para dar conta dos conteúdos que não foram bem assimilados neste ano. A ano que vem deve começar com uma retomada e revisão dos temas no começo do ano que vem.

Um abaixo por melhorias no sistema de abastecimento de água na cidade foi entregue nesta semana para o Ministério Público. De acordo com um dos coordenadores dessa mobilização, CARLOS SCHNEIDER, a coleta de assinaturas terminou no dia 12 de ouubro. O documento contém cerca de três mil assinaturas. Ele disse que o número de adesões foi satisfatório. Mesmo assim, SCHENEIDER considerou que a participação poderia ser maior já que o problema da falta de água atinge toda a população que é de 40 mil pessoas. O abaixo assinado foi entregue para o representante do Ministério Público na última terça-feira.

O grupo de moradores que está cobrando melhorias no abastecimento de água na cidade pode realizar outras atividades para cobrar a Casan. A informação é de um dos coordenadores dessa mobilização, CARLOS SCHNEIDER. Ele disse que a situação não melhorar, os moradores podem organizar outras ações, como carreatas e outros protestos. SCHNEIDER citou que as pessoas pagam as faturas de água e não recebem um abastecimento adequado. Ele destacou que o problema é grave e o grupo continua recebendo reclamações da comunidade.

Um idoso ficou ferido em colisão de moto e bicicleta em Cunha Porã. O idoso, de 78 anos, relatou que estava andando de bicicleta na via, quando houve a colisão com a motocicleta, mas não soube explicar exatamente como ocorreu o acidente. Ele foi encontrado pelos bombeiros deitado em via pública, consciente e orientado, amparado por populares. A vítima apresentava suspeita de fratura e escoriações no braço e perna. Após atendimento dos bombeiros o idoso foi encaminhado ao hospital de Cunha Porã.

Um homem sofreu ferimentos em um acidente de trabalho nesta quarta-feira em Guaraciaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para atender a ocorrência, foi uma queda de nível. No local, um homem de 65 anos caiu de uma altura de aproximadamente três metros. Ele disse aos bombeiros que estava com dores nas costelas e apresentava suspeita de fraturas. Após aplicação de colar cervical e imobilizado em maca rígida, o homem foi conduzido ao hospital São Lucas para exames e avaliação.

A Polícia Militar fez a detenção de um homem por embriagues ao volante nesta quarta-feira no município de Guaraciaba. De acordo com a PM, ele estava dirigindo um carro que colidiu contra outro veículo. O motorista fugiu do local do acidente, mas foi abordado em seguida pela guarnição. Segundo a PM, ele estava em visível estado de embriaguez, com andar cambaleante, vestes desalinhadas e fala arrastada. O homem foi detido e levado para a delegacia de polícia junto com auto de constatação de sinais de embriaguez emitido pela PM.

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira. A ordem judicial foi executada por volta das dez horas na Vila Nova dois em São Miguel do Oeste. Os policiais abordaram um rapaz de 19 anos que está sendo acusado por tráfico de drogas. Ele foi conduzido e entregue na Unidade Prisional Avançada do município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.