ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Fortes chuvas deixaram seis mortos nesta segunda-feira no sul da França, de acordo com a administração do departamento de Aude. O vale de Aude registrou o maior nível de inundação desde 1891, segundo a agência responsável pelo controle do nível da água. O prefeito destacou que 15 localidades estão em "situação delicada". No domingo, em apenas cinco horas choveu entre 160 e 180 milimetros.

A polícia da Nicarágua reprimiu neste domingo um grupo de opositores e deteve 29 pessoas que pretendiam protestar nas ruas de Manágua contra o presidente do país, DANIEL ORTEGA. A Nicarágua vive uma crise sociopolítica que começou em abril, quando tiveram início no país manifestações contra a reforma da previdência e que posteriormente exigiam a renúncia de ORTEGA. Segundo organizações humanitárias locais e internacionais, o número de mortos ficou entre 300 e 500 pessoas.

Cerca de 50 mil mulheres participam entre sábado e segunda-feira do Encontro Nacional de Mulheres, que acontece no sul da Argentina. Nas jornadas, que a cada ano contam com mais participantes, busca-se visibilizar "a luta das mulheres pela igualdade e por uma vida livre de violência machista". Este ano, o encontro recebe o impulso das maciças manifestações de mulheres que acompanharam o histórico debate parlamentar do projeto de aborto legal.

A Secretaria da Receita Federal paga nesta segunda-feira as restituições referentes ao quinto lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas foram liberadas no último dia cinco. Ao todo, serão pagos três bilhões e 300 milhões para dois milhões e meio de contribuintes. Do valor total de restituições, a Receita Federal informou que 171 milhões referem-se aos contribuintes idosos, com mais de 60 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Do total de um milhão e 200 mil universitários considerados "concluintes", ou seja, no último ano da graduação, 10 e meio por cento estavam matriculados em pedagogia, segundo o Censo da Educação Superior de 2017.A carreira, que forma professores do ensino infantil, teve mais de 125 mil estudantes em vias de pegarem o diploma de ensino superior no ano passado. A pedagogia também foi a carreira que mais atraiu novos universitários em 2017. Do total de calouros registrados pelo Censo, nove vírgula dois por cento entraram no ensino superior se matriculando em um curso de pedagogia.

A Organização das Nações Unidas condenou nesta sexta-feira os atos de violência registrados durante a campanha presidencial deste ano. Por meio de nota, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos , RAVINA SHAMDASANI, pediu uma investigação imediata e imparcial das casos já registrados.Casos de violência como a facada em JAIR BOLSONARO, candidato do PSL, em Minas Gerais, e o assassinato de um mestre de capoeira, na Bahia, aconteceram durante a campanha. Em Porto Alegre, uma jovem denunciou agressão e diz que foi marcada com canivete por usar adesivo com 'ele não'.

O Instituto Federal de Santa Catarina abriu nesta segunda-feira as inscrições para o processo seletivo que oferece mil 111 vagas, no chamado ensino médio técnico. O prazo para se cadastrar vai até o dia seis de novembro. As aulas ocorrem em 12 cidades catarinenses. Segundo a instituição, as provas estão marcadas para o dia 25 de novembro. Serão 20 questões, sendo 10 de matemática e outras 10 de português. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet e a taxa custa 55 reais.

As audiências de custódia passam a ser aplicadas em todas as regiões do estado nesta segunda-feira. A medida, que determina que um preso seja avaliado por um juiz em até 24 horas após o flagrante, faz parte de uma adequação a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça. Até então, as audiências de custódia ocorriam em 14 comarcas do estado. Antes da audiência, havia um índice de soltura de mais ou menos 39 por cento. Depois da realização da audiência de custódia, um índice de soltura subiu para mais de 50 por cento.

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina apertou o cerco para controlar tentativas de pressão para influenciar votos no segundo turno, e alerta para a possibilidade de multas. O estado foi recordista no número de ocorrências até agora, com 64 denúncias apresentadas contra 15 empresas diferentes. A região Sul corresponde a 77 por cento dos 155 casos que chegaram ao MPT no país. Entre as empresas denunciadas, a maioria voltou atrás antes mesmo de assinar o termo de ajuste de conduta proposto pelo MPT.

Hoje é dia do consume consciente. Dados da ONG Global Footprint Network diz que todos os recursos renováveis que a Terra poderia oferecer para este ano se esgotaram em agosto. Desde a década de 70, a ONG, calcula anualmente o "Dia de Sobrecarga da Terra". Os recursos nunca se esgotaram tão cedo desde que o estudo começou a ser feito - a primeira previsão era de um esgotamento em 29 de dezembro - mas essa previsão pode ser reduzida para os próximos anos por meio de mudanças práticas nos hábitos de consumo e cuidados com a geração de resíduos.

Minsitério Público do estado cria Dia do Consumo Consciente. Ele é comemorado hoje. O MP apresenta uma lista de hábitos que podem ajudar você a praticar um consumo ainda mais consciente. "O consumo consciente deve estar presente em cada ato do dia a dia, desde a opção em utilizar um copo descartável para tomar o cafezinho, o canudo para tomar um suco, até a escolha de alimentos saudáveis e sua forma de produção. A data é muito importante para provocar essa reflexão, e nada melhor do que a informação, um dos principais pilares da defesa do consumidor, para propiciar essa escolha.

Com foco no atendimento do cliente, curso trabalha Programação Neuro-Linguística. Quem comenta é aresponsável pela área de relacionamento com o associado da Acislo JANIELE BATTISTI. Segundo ela, o curso abordou habilidades e competências para interagir com clientes nos processos de vendas utilizando-se da Programação Neuro-Linguística, gerando empatia e sensibilidade para compreender e aplicar fatores de motivação que regem as decisões.

Cerca de 30 empresários, líderes e gerentes de setores participaram, do curso “Os processos de vendas e a programação neuro-linguística”, com Jorge Chiodini. JANIELI, destaca que ele focou nos motivadores para a compra, capacitação técnica, confiança nos produtos, estado ideal para vender, determinação para agir, princípios para compra e venda, etapas da venda e os diversos tipos de clientes. Objetivo do curso era preparar as equipes das empresas para atender e conhecer melhor os seus clientes.

Dia do Professor: muitas conquistas e desafios. Assim ALDROIR KRAEMMER – coordenador estadual do Sinte – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, classifica a data de hoje. Ele relata que hoje é um dia especial para todos os profissionais da área. Além de ser comemorativa, é um dia também para refletir se a profissão está ou não sendo valorizada como deveria. No seu entendimento, atualmente com várias dificuldades acontecendo, é fundamental que a educação evolua e as pessoas percebam o quanto ela é necessária para formação de um ser humano mais tolerante, e a partir disso, construir um mundo melhor.

Realidade dos professores não está de acordo com o que deveria. O comentário é do coordenador do Sinte do estado. Ele diz que o trabalho do profissional é que dá a condição para que a maioria das profissões existam e que sejam de maior qualidade. Infelizmente, não é essa valorização que o magistério tem. Observa que houve tempos, em que a classe foi mais reconhecida, porém, não é o que acontece hoje. Reconhece orgulho da categoria e dos resultados que produz, mas a luta é continua para que aja maior consideração.

Professores tem muito a comemorar. A constatação é de LURDES BARBISAN - Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Erê e região. Ressalta que nesse dia do professor, a categoria tem diversas conquistas ao longo dos anos a ser comemoradas. Entre elas, o surgimento do FUNDEB, que é o Fundo de valorização dos professionais da educação básica, onde destina 60 por cento para o pagamento do professor. Comenta também sobre o piso nacional do magistério e, além disso, a nível municipal, a presidente destacou a implantação do piso do magistério na carreira, o que ajudou a valorizar o profissional da educação.

Inúmeros são os desafios para os professores atualmente. Quem comenta é LURDES BARBISAN. Afirma que os profissionais tem o desafio de manter atenção dos alunos em sala de aula. A Presidente comenta que competem com as redes sociais, muito presente hoje na vida das crianças e adolescentes. Ressalta que objetivo é de fazer o aluno aprender em sala de aula e a desenvolver o potencial ao máximo. LURDES finaliza parabenizando a todos os professores e demais profissionais da educação.

A Peperi promoveu neste sábado o primeiro debate do segundo turno no estado entre os candidatos a governador de Santa Catarina. O programa reuniu o candidato do PSD, GELSON MERÍSIO e do PSL, COMANDANTE MOISÉS. O debate começou as oito horas da manhã e teve uma hora e 40 minutos de duração. O encontro foi marcado pela apresentação de propostas e pela troca de acusações em alguns momentos. O debate foi transmitido pelas rádios Peperi, Oeste, Cedro, Atalaia e Itapiranga. Além disso, houve transmissão pelas redes sociais da Peperi, como o Facebook e o Instagram.

Os problemas da saúde em Santa Catarina foi o tema da primeira pergunta direta entre o candidatos a governador no debate de sábado na Peperi. O candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS, abriu o bloco afirmando que o governo não investiu o mínimo constitucional em saúde no ano de 2017 e que a dívida do setor é de cerca de um bilhão de reais. Ele disse que o governo era administrado pelo PSD e que o vice de MERÍSIO foi o secretário da Saúde. MOISÉS questionou o que MERÍSIO fará pelo setor. Na réplica, o candidato do PSL explicou que pretende investir no setor e disse que as promessas do opositor não conferem com a realidade porque o PSD está há muito tempo no poder e fez pouco pela saúde dos catarinenses.

O candidato do PSD, GELSON MERÍSIO, respondeu à pergunta sobre saúde citando que o setor precisa de mais recursos e mais gestão. Ele disse que vai ampliar o investimento de 12 para 15 por cento da arrecadação nos próximos anos e que pretende aprimorar a interligação entre o estado e municípios para melhor aplicação dos recursos. MERÍSIO também propôs uma equipe enxuta e qualificada, com especialistas sem nenhuma indicação política. Ele comentou que a crise econômica atingiu o estado, mas o serviço continou sendo prestado para as pessoas. MERISIO reforçou que vai dar uma resposta de gestão com qualidade para a saúde.

O candidato do PSD, GELSON MERÍSIO, questionou a condição da aposentadoria do candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS. MOISÉS é bombeiro militar da reserva com remuneração bruta de 26 mil reais. MERISIO citou que o estado tem um déficit previdenciário expressivo com 70 mil aposentados que custam cerca de três bilhões e 800 milhões ao cofres públicos.Ele disse que a aposentadoria do candidato do PSL é legal, mas não é justa. MERISIO afirmou que é impossível manter a sustentabilidade da previdência pública com esses privilégios. Ele afirmou que os servidores pagam pouco e se aposentam com altos salários. MERÍSIO disse que acabar com esses privilégios do servidor público será uma das prioridades do governo dele.

O déficit previdenciário é um grande problemas que deve ser solucionado. A afirmação é do COMANDANTE MOISÉS. Ele respondeu ao questionamento da aposentadoria que recebe afirmando que toda a categoria militar tem essa condição aprovada pela lei. MOISÉS afirmou que ele está na reserva e pode ser chamado a qualquer momento. O candidato comentou que o valor que recebe líquido é de 16 mil reais e que paga imposto e continua contribuindo com a previdência. Ele disse que o questionamento feito por MERÍSIO é um sinal de desespero do adversário. Para MOISÉS, os candidatos precisam debater projetos e propostas para os problemas do estado e não questões pessoais.

A educação foi um dos temas das perguntas entre candidatos a governador no debate de sábado na Peperi. GELSON MERÍSIO disse que pretende recompor o salário de professor, dar mais autonomia para diretores para fazer pequenos investimentos e melhorias na estrutura das escolas. Ele também afirmou que vai mexer na grade curricular do ensino médio com foco na vocação dos cursos técnicos. Já o candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS criticou os indicadores da educação e os problemas com obras do atual governo. Ele disse que pretende implantar um ensino médio adequado as regiões do estado para que as escolas de fato estejam sintonizadas a demanda do mercado. MOISÉS também citou que vai iniciar e concluir as obras públicas da educação, acabando com a corrupção e com o modelo que permite que as empreiteiras façam aditivos recebendo valores maiores, mesmo sem terminar as obras.

O debate de sábado entre os candidatos GELSON MERISIO do PSD e COMANDANTE MOISÉS do PSL no Cine Peperi teve grande repercussão em todo o estado. O debate foi o primeiro encontro dos dois candidatos no segundo turno. Veículos de imprensa de todo o estado fizeram notícias e repercutiram o debate. Os dois candidatos também usaram trechos do programa nas redes sociais. O áudio e os vídeos do debate podem ser conferidos no portal da Peperi na internet e também no Facebook da Peperi.

Motorista perde controle de veículo sai da pista e capota. A Polícia Militar Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste, atendeu sábado na rodovia SC 305 no km 22,400 em Campo Erê, a um capotamento seguido de choque em barranco. O acidente envolveu um Golf, placas de São Lourenço, conduzido por um homem de 34 anos. Neste acidente, não houve feridos apenas danos materiais.

Dupla tentativa de homicídio é registrada em Marmeleiro. Na madrugada de ontem, por volta de 02h15 a Polícia Militar, foi solicitada no hospital da cidade onde havia dado entrada dois homens com ferimentos graves provocados por golpes de arma branca. Após os primeiros atendimentos no hospital de Marmeleiro as vítimas foram transportadas pelo Samu ao Hospital Regional de Francisco Beltrão. Uma das vítimas sofreu vários golpes no abdômen e nos braços, e a outra, diversos golpes nas costas.

A PM, foi informada que os suspeitos teriam sido o proprietário e o segurança de um estabelecimento comercial. Com apoio da equipe de Renascença os dois foram localizados e também foi apreendido o canivete usado na agressão. O proprietário do estabelecimento disse aos policiais que três homens tentaram entrar sem pagar ingresso e foram barrados pelo segurança, quando iniciou as agressões, porém os dois negaram ter agredido as pessoas com o canivete. A PM, só soube dos fatos quando as vítimas deram entrada no hospital. No local da ocorrência não houve solicitação. Os envolvidos e a arma foram encaminhados para a Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.

Homem morre em acidente em Quilombo. CLAIR HEBIN, de 51 anos, morador de Novo Horizonte, morreu após o carro que dirigia sair da pista e bater contra uma árvore em Quilombo, na manhã de ontem. Segundo a polícia, no local havia uma curva e a pista estava molhada. O carro envolvido é um Santana, com placas de São Lourenço do Oeste. O motorista estava sozinho no carro, e morreu no local.

Homem é ferido com golpes de facão durante briga. A guarnição da Polícia Miliar de Palma Sola atendeu, às 5 h de ontem, na Rua João Pauletti, a uma ocorrência de tentativa de homicídio. O morador que acionou a PM informou que havia ocorrido uma briga e que um homem estava caído na calçada. A equipe policial encontrou a vítima com diversos ferimentos. Ela havia perdido bastante sangue. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros e conduziu o homem ao hospital de Palma Sola. Ninguém soube informar o que realmente aconteceu e quem eram os outros envolvidos.

Vítima de golpes de facão é transferida para regional. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi levado para São Miguel do Oeste. A vítima foi identificada como JUNIOR NUNCIO, de 21 anos, morador de Palma Sola.

Jovem que foi ferido com golpes de facão morre no hospital. JUNIOR NUNCIO, de 21 anos, ficou gravemente ferido com golpes de facão na nuca após uma briga em Palma Sola na madrugada de ontem. Ele foi socorrido pelos bombeiros, levado ao hospital de Palma Sola, mas foi levado para o hospital regional de São Miguel do Oeste, onde morreu. A informação foi confirmada nesta manhã pela assessoria do hospital regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.