12 horas
-PGR PEDE AO STF CONDENAÇÃO DE BOLSONARO E SETE RÉUS POR CINCO CRIMES
-GOVERNO DE SC BUSCA APROVAR CRÉDITO DE 2,6 BILHÕES COMO RESERVA ESTRATÉGICA
GESTÃO MUNICIPAL OFERECE CONSULTORIAS GRATUITAS PARA EMPRESÁRIOS LOCAIS
ADMINISTRAÇÃO IMPULSIONA AGRICULTURA FAMILIAR COM PROGRAMAS DE CALCÁRIO E COBERTURA DE SOLO
FISCAL APONTA NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO E ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NO PLANO DIRETOR
VEREADOR PROPÕE SOLUÇÃO PARA RETIRADA DE EXAMES E ENCAMINHAMENTOS NO MUNICÍPIO
SALTINHO SEDIA SIMPÓSIO SOBRE MEL E APICULTURA COM FOCO EM CLIMA E AGROTÓXICOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE RISCOS DA VENDA DE PRODUTOS ILEGAIS
HOMEM PERDE R$ 10 MIL EM GOLPE DO FALSO WHATSAPP DE ADVOGADA
CAPOTAMENTO NO CENTRO DEIXA MOTORISTA FERIDO
Estes são os destaques do globo em foco, que está começando agora
O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Cedro FM, 21 graus. Umidade relativa do ar 55 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a terça-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
As altas temperaturas causaram mil 180 mortes na Espanha nos últimos dois meses, um aumento acentuado em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Ministério do Meio Ambiente do país. A grande maioria das pessoas que morreu tinha mais de 65 anos e mais da metade eram mulheres, segundo os dados citados. Como outros países da Europa Ocidental, a Espanha foi atingida por um calor extremo nas últimas semanas, com temperaturas que frequentemente ultrapassam 40 graus Celsius. No período coberto pelos dados, houve 76 alertas vermelhos de calor extremo no país.
Os países-membros da União Europeia consideram a ameaça de tarifa de 30 por cento do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, "absolutamente inaceitável". A informação é do ministro das Relações Exteriores dinamarquês, LARS RASMUSSEN. A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa conjunta com o chefe de Comércio da União Europeia, MAROS SEFCOVIC, em Bruxelas, que reforçou a intenção do bloco econômico de negociar com os Estados Unidos. Segundo ele, os estados-membros do grupo concordaram que o bloco vai precisar adotar contramedidas se as negociações comerciais fracassarem. Além disso, RASMUSSEN destacou que a União Europeia continua buscando novas parcerias estratégicas para diversificar suas relações comerciais.
A inflação na Argentina foi de um vírgula seis por cento em junho, segundo o Índice de Preços ao Consumidor, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos. O dado representa uma leve aceleração em relação aos um e meio por cento de maio. O índice acumulado em 12 meses até junho foi de 39 vírgula quatro por cento. O setor de maior alta em junho foi o de educação com três virgula sete por cento. Na sequência, vieram habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, bebidas alcoólicas e tabaco, recreação e cultura e saúde. O país encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma inflação acumulada de 15 virgula um por cento.
O decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade foi publicado no Diário oficial da União nesta terça-feira. A medida foi assinada pelo presidente LULA na noite desta segunda. Apesar de não citar os Estados Unidos, a resolução é apontada como alternativa para o Brasil reagir ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. No documento, foram estabelecidos procedimentos para que o Brasil possa suspender "concessões comerciais, de investimentos e obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de países ou blocos econômicos que afetem negativamente a sua competitividade internacional". Além disso, a medida também prevê a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais formado por representantes do governo para discutir a aplicação de reações a eventuais tarifas.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, anunciou nesta segunda-feira que o governo federal realizará, já nesta terça-feira, duas reuniões com representantes do setor privado para discutir a resposta brasileira ao aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. A medida norte-americana impõe uma tarifa de 50 por cento sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos a partir de primeiro de agosto. ALCKMIN afirmou que o governo também vai se reunir com empresas americanas instaladas no Brasil e entidades de comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos. De acordo com ele, o objetivo do governo é ouvir os empresários, dimensionar os impactos da medida americana sobre as exportações brasileiras e discutir eventuais contramedidas.
A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-presidente JAIR BOLSONARO e outros sete acusados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. As acusações fazem parte das alegações finais apresentadas na ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional planejada pelo núcleo próximo ao ex-presidente. Segundo a PGR, BOLSONARO liderou uma organização criminosa armada voltada a desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção. Na sequência, será aberto o prazo de 15 dias para que as defesas dos réus da ação penal apresentem ao Supremo a última manifestação antes do julgamento do caso pela Primeira Turma, composta por cinco ministros: ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN, LUIZ FUX, CÁRMEN LÚCIA e FLAVIO DINO.
O Ministério Público de Santa Catarina elaborou um relatório com orientações humanizadas às forças de segurança durante abordagens a pessoas em situação de rua. Entre as recomendações está a de evitar o uso de armas para constranger ou intimidar essa população. As orientações integram levantamento sobre a rede de atenção às pessoas em situação de rua de 13 municípios catarinenses. As cidades foram escolhidas por concentrarem a maioria dessa população registrada no Cadastro Único para Programas Sociais até março de 2025. O MP disse ainda que vai abrir um inquérito civil para apurar como as abordagens a pessoas em situação de rua vêm sendo realizadas em todo o estado.
A divulgação de dados oficiais do Enem 2024 revelou um resultado preocupante sobre o desempenho das escolas públicas de Santa Catarina: a instituição estadual mais bem classificada ocupa a posição de número mil 203 no ranking nacional. No total, 22 mil 706 escolas de todo Brasil estão listadas na pesquisa da Evolucional, empresa do setor educacional, que compilou os dados do Inep, responsável pela aplicação do Enem. A única escola municipal do estado listada nos dados do Inep é a Etevi Escola Técnica do Vale do Itajaí, de Blumenau, que aparece na posição três mil 116, mas a quinta melhor média entre as escolas municipais do país. Entre as escolas privadas, a melhor colocação de Santa Catarina é o Colégio Energia, de Chapecó, na posição 150.
O Governo de Santa Catarina enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei, que autoriza a contratação de uma operação de crédito interno no valor de dois bilhões e 600 milhões de reais junto ao Banco do Brasil, com garantia da União. De acordo com a proposta assinada pelo governador JORGINHO MELLO, os recursos serão utilizados em projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento do Estado, caso haja necessidade. O projeto prevê aplicação obrigatória em áreas cruciais como infraestrutura, sistema prisional e socioeducativo, assistência social, habitação, segurança e defesa civil.
Segundo o governo, a operação funciona como uma reserva estratégica e não gera custo se não for utilizada, mas garante flexibilidade e segurança para manter investimentos importantes.
Aprovado o Projeto de Lei que institui o Programa Nota Fiscal que Movimenta. Programa é uma iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio com a finalidade de incentivar o comércio local e promover educação fiscal. Na última sessão, o Legislativo de Guaraciaba aprovou o Projeto de Lei que institui o Programa Nota Fiscal que Movimenta, uma iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio do município. Segundo a Secretária CINTHIA BORSATTO, o objetivo principal é incentivar o comércio local e fortalecer a educação fiscal entre os moradores. Na prática, o programa irá premiar, por meio de sorteio, os consumidores que realizarem compras no comércio de Guaraciaba e solicitarem a emissão da nota fiscal. “A cada R$ 100,00 em compras, o cliente poderá trocar a nota ou cupom fiscal por um cupom de sorteio, que será distribuído em pontos estratégicos do município”, explicou Cinthia. A campanha terá início no dia 1º de setembro e vai até 5 de outubro. O sorteio dos prêmios acontecerá durante a 1ª Edição da Feira Movimenta Guaraciaba. A secretária destacou que essa iniciativa beneficiará todo o comércio local, pois abrange todos os empreendimentos que emitirem notas fiscais, fortalecendo a economia e incentivando a formalização.
Municipalidade promove semana especial de descontos para impulsionar o comércio local. Para dar um impulso ainda maior ao comércio, de 1º a 6 de setembro será realizada uma Semana Especial de Descontos. O “Dia D” de descontos foi instituído por lei e é aberto a todos os empreendimentos de Guaraciaba. Segundo a Secretária CINTHIA BORSATTO, nos próximos dias, a Prefeitura divulgará um edital para que as empresas possam se credenciar, receber materiais de divulgação e participar da campanha. Durante essa semana, os comerciantes poderão oferecer descontos que variam de 5% a 70%, além de poderem adotar horários diferenciados de funcionamento. Essa ação visa aumentar as vendas no comércio local, especialmente neste momento de lançamento do Programa Nota Fiscal que Movimenta, promovendo mais movimento e oportunidades para os empresários e consumidores.
Saltinho sedia simpósio sobre mel e apicultura com foco em clima e agrotóxicos. O extensionista da Epagri e especialista em apicultura, VILMAR MILANI, detalhou os principais aprendizados do simpósio sobre mel realizado recentemente em Saltinho. Afirmou que o evento, promovido pelo gabinete do deputado Padre PEDRO em parceria com a Epagri e outras entidades, reuniu um público diversificado de toda a região para discutir temas cruciais para o setor apícola. Destacou que o foco principal do simpósio foi o impacto das mudanças climáticas e do uso de agrotóxicos sobre as abelhas. A meteorologista MARILENE DE LIMA, do CIRAM, apresentou dados sobre as variações climáticas e seus efeitos nas colmeias. MILANI ressaltou a importância de os apicultores estarem atentos à previsão climática, uma vez que as estações do ano têm se mostrado cada vez mais variáveis. Mencionou que muitas vezes a mortalidade de abelhas é erroneamente associada ao uso de agrotóxicos, quando, na verdade, a falta de alimento pode ser a causa principal. Enfatizou a necessidade de suplementar a alimentação das abelhas e ajustar o manejo de acordo com as condições climáticas. O simpósio em Saltinho proporcionou um importante espaço para a troca de conhecimentos e a discussão de estratégias para enfrentar os desafios da apicultura em um cenário de mudanças climáticas e uso de agrotóxicos.
Gestão municipal oferece consultorias gratuitas para empresários locais. As informações são da secretária de Indústria e Comércio de Guaraciaba, CÍNTHIA BORSATTO, que destacou o lançamento de consultorias estratégicas gratuitas para empresários locais, visando fortalecer o comércio e a educação fiscal no município. Afirmou que até o final de 2026, a Secretaria de Indústria e Comércio de Guaraciaba planeja oferecer 300 horas de atendimento em consultorias estratégicas. Nos primeiros meses deste ano, já foram realizadas cerca de 50 horas de consultoria, com a participação de aproximadamente 20 empresas credenciadas. Ressaltou que cada negócio pode receber até quatro sessões de duas horas ao longo do ano, com atendimento personalizado para atender às necessidades específicas de cada empreendimento. Segundo ela, as consultorias abrangem áreas essenciais como gestão financeira, gestão estratégica, gestão de processos, marketing e vendas, com o objetivo de melhorar a competitividade e a sustentabilidade das pequenas empresas locais. Empresas interessadas em participar podem se credenciar na Sala do Empreendedor, apresentando a documentação básica disponível no site do município ou entrando em contato pelo WhatsApp da Secretaria.
Guaraciaba premia consumidores e oferece descontos para aquecer comércio local. As informações são da secretária de Indústria e Comércio de Guaraciaba, CÍNTHIA BORSATTO. Anunciou o programa 'Nota Fiscal que Movimenta', que visa incentivar o comércio local e fortalecer a educação fiscal entre os moradores de Guaraciaba. O programa premiará consumidores que realizarem compras no comércio local e solicitarem a emissão da nota fiscal. A cada R$ 100 em compras, o cliente poderá trocar a nota ou cupom fiscal por um cupom de sorteio, que será distribuído em pontos estratégicos. A campanha terá início no dia 1º de setembro e se estenderá até o dia 5 de outubro. SONORA1 Os comerciantes poderão oferecer descontos que variam entre 5% e 70%, além de adotar horários diferenciados de funcionamento. A ação visa aumentar as vendas no comércio local e promover mais movimento e oportunidades para os empresários e consumidores.
Administração fará Audiência Pública para LDO Exercício 2026. Esse momento será para discussão e definição de prioridades para o exercício 2026. A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que será realizado no próximo dia 30, às 14h, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, uma Audiência Pública para a discussão e definição de prioridades para a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2026. O momento é oportuno para que a população possa apresentar sugestões coletivas de prioridades e investimentos que entendam ser convenientes para análise e discussões da Administração e possível inclusão no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026. O Prefeito DOMINGOS MARCON ressalta que a Audiência é aberta à toda população do Município e o convite especial é também para os membros dos Conselhos Municipais.
Vigilância sanitária alerta sobre riscos da venda de produtos ilegais. As informações são do agente da Vigilância Sanitária, MARCOS BAGNARA. Informou sobre a venda de produtos ilegais no município, destacando os riscos e as medidas que estão sendo tomadas para combater essa prática. Explicou que a Vigilância Sanitária recebe denúncias frequentes sobre a venda de produtos ilegais, especialmente produtos artesanais feitos em casa sem a devida regularização. Alertou sobre os riscos que a venda de produtos não regularizados pode trazer para a saúde dos consumidores. Ressaltou que o objetivo da Vigilância Sanitária não é apenas fiscalizar, mas também orientar e incentivar os produtores a se regularizarem. Mencionou que muitas empresas que hoje atuam de forma legal começaram produzindo de maneira irregular, mas, após serem orientadas pela Vigilância Sanitária, optaram por se regularizar e hoje comercializam seus produtos de forma legal. A Vigilância Sanitária de São José do Cedro continua atuando para garantir a segurança dos consumidores e o cumprimento das normas sanitárias, incentivando a regularização dos produtores e combatendo a venda de produtos ilegais.
Vigilância sanitária agiliza emissão de habite-se diante do crescimento municipal. As informações são do agente da Vigilância Sanitária, MARCOS BAGNARA. Destacou o aumento na demanda por Habite-se no município, um indicativo do desenvolvimento e prosperidade local. Afirmou que a vigilância sanitária tem se empenhado em agilizar o processo de emissão, contribuindo para o crescimento ordenado da cidade. Explicou que a alta procura por Habite-se é um reflexo positivo do desenvolvimento de São José do Cedro, com muitas pessoas investindo em construções e edificações. BAGNARA detalhou que a Vigilância Sanitária é responsável por fiscalizar a parte hidráulica dos imóveis e prédios, emitindo um documento essencial para a liberação do Habite-se. Ressaltou o compromisso da equipe em atender as solicitações o mais rápido possível, garantindo que o andamento da documentação seja rápido e eficiente. A agilidade na emissão de Habite-se pela Vigilância Sanitária contribui para o desenvolvimento sustentável de São José do Cedro, facilitando a regularização de novas construções e garantindo a segurança e o bem-estar da população.
Palma Sola impulsiona agricultura familiar com programas de calcário e cobertura de solo. As informações são do CLAUDINEI SHEIN, Secretário de Agricultura de Palma Sola, que detalhou os programas em andamento na Secretaria, com destaque para o Troca-Troca de Calcário e o programa de cobertura de solo. O programa Troca-Troca de Calcário, parte do programa Terra Boa do Governo do Estado, visa distribuir calcário para pequenos produtores e propriedades familiares. Em Palma Sola, o limite é de até 15 toneladas por agricultor, permitindo beneficiar um número maior de produtores. Afirmou que a Secretaria de Agricultura oferece auxílio desde a análise e interpretação do solo, com o agrônomo da Secretaria prestando esse serviço. O produtor então se dirige a Epagri para fazer a reserva e, posteriormente, à Cooperalfa para formalizar o contrato. SHEIN ressaltou que a entrega do calcário é totalmente gratuita, com a Secretaria de Obras auxiliando no carregamento e distribuição até as propriedades. Atualmente, duas equipes estão envolvidas na distribuição, aproveitando o tempo favorável para aplicação nas lavouras. Além do Troca-Troca de Calcário, a Secretaria de Agricultura de Palma Sola oferece o programa de cobertura de solo, que está em fase final. Os produtores podem adquirir até quatro sacas de semente de aveia ou duas sacas de semente de azevém, com 50% do valor subsidiado pela Prefeitura.
Análise de solo e sementes de qualidade impulsionam a agricultura. Secretário de Agricultura de Palma Sola, CLAUDINEI SHEIN. Destacou a importância da análise de solo e dos programas de incentivo à cobertura do solo para a agricultura local. Enfatizou que a análise de solo é fundamental para determinar a quantidade correta de calcário a ser aplicada por hectare. Ele observou que os agricultores estão cada vez mais conscientes da importância dessa prática, evitando o uso excessivo de calcário e otimizando seus investimentos. A análise de solo permite verificar o pH da lavoura e ajustar a aplicação de calcário de acordo com as necessidades específicas do solo. SONORA2 Destacou a importância do programa de incentivo à pastagem e à cobertura de solo, especialmente após a colheita do milho para silagem, que deixa a terra limpa e desprotegida. A Secretaria de Agricultura oferece sementes de boa qualidade, adquiridas por meio de licitação, garantindo que sejam certificadas e com alto índice de germinação. Embora as sementes certificadas tenham um custo maior para a prefeitura, a garantia de qualidade e germinação compensa o investimento, proporcionando melhores resultados para os agricultores. Mencionou também os investimentos contínuos na agricultura, incluindo o programa Estrada Boa Rural, que visa asfaltar estradas rurais, e o apoio aos grupos de tratores e comunidades agrícolas com equipamentos. Esses investimentos, somados aos programas de incentivo do governo estadual, contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Palma Sola.
Fiscal aponta necessidade de qualificação e envolvimento da população no plano diretor. CAROLINE LINK, fiscal de tributos da Prefeitura de São José do Cedro. Destacou a importância da revisão do plano diretor do município. Destacou a necessidade de uma empresa qualificada e de uma equipe interna na prefeitura para acompanhar a elaboração do plano diretor, evitando erros como os observados anteriormente, onde informações incorretas foram veiculadas. A fiscal de obras e posturas explicou que o plano diretor estabelecerá normativas para o uso do solo, como a definição de áreas onde serão permitidas construções com múltiplos pavimentos. Enfatizou que a decisão sobre o uso do solo não caberá apenas à administração ou à empresa contratada, mas sim à população, através de audiências públicas. CAROLINE defendeu a intensificação do uso do solo no centro da cidade, privilegiando edificações com mais andares para apartamentos e salas comerciais.
Fiscalização municipal alerta para a destinação correta de entulhos. As informações são da CAROLINE LINK, fiscal de tributos da Prefeitura de São José do Cedro. Ressaltou a importância da destinação correta de entulhos para quem está construindo, reformando ou ampliando imóveis no município. Enfatizou que é imprescindível alugar caçambas, também conhecidas como containers, para o descarte adequado dos resíduos de construção. A fiscal de tributos alertou que o descarte inadequado de entulhos pode acarretar em notificações por parte do setor competente da prefeitura. CAROLINE também mencionou que há diversas opções de empresas que alugam caçambas no município, facilitando o cumprimento da legislação.
Expo Cedro 2025 promete ser um marco para a economia local. As informações são do vice-presidente da Expo Cedro 2025 e secretário de Administração e Fazenda de São José do Cedro, CLAUDEMIR BOSING, que detalhou a importância do lançamento do evento, que promete ser um dos maiores já realizados no município. Expressou grande entusiasmo com o lançamento e com a feira em si, destacando o potencial do evento para impulsionar a economia local. Ressaltou que a Expo Cedro 2025 será um evento de bons negócios, priorizando a indústria, o comércio e a agricultura local. Além do foco nos negócios, BOSING destacou a preocupação da administração com o entretenimento, oferecendo entrada e shows gratuitos. A Expo Cedro 2025 promete ser um evento marcante para São José do Cedro, impulsionando a economia local e oferecendo entretenimento de qualidade para toda a população.
Município se prepara para a Expo Cedro 2025 com atrações gratuitas e expectativa de público recorde. As informações são do NEIMAR DE BONA, presidente da CDL e presidente da comissão organizadora da Expo Cedro. Destacou que, diferente das edições anteriores, a 7ª Expo Cedro terá shows gratuitos e entrada franca para toda a população. Ressaltou que a Expo Cedro será uma feira de negócios, com a oportunidade para empresas mostrarem seus produtos e divulgarem seus serviços, além de oferecer entretenimento para a população. Enfatizou que os shows gratuitos atrairão ainda mais pessoas, impulsionando o comércio local. Afirmou que espera um público recorde, com pessoas vindo de diversas regiões para se divertir e aproveitar a feira. A Expo Cedro 2025 promete ser um evento marcante para São José do Cedro, impulsionando a economia local e oferecendo entretenimento de qualidade para toda a população.
Vereador propõe solução para retirada de exames e encaminhamentos no município. Durante a sessão da Câmara de Vereadores, o vereador MAIKO JUNGES, apresentou uma proposta para solucionar o problema dos encaminhamentos de exames não retirados pela população. A sugestão veio após o prefeito FERNANDO WILL expressar preocupação com a quantidade de documentos parados, o que representa desperdício de dinheiro público e tempo dos servidores. JUNGES concordou com a preocupação do prefeito, mas ressaltou que a responsabilidade não deve recair totalmente sobre a população. Ele questionou se o tempo entre a solicitação e o agendamento é hábil e se os pacientes são avisados em tempo oportuno sobre a disponibilidade dos documentos. Sugeriu que os postos de saúde reservem um dia da semana para ficarem abertos durante o horário de almoço, exclusivamente para a retirada de agendamentos e encaminhamentos. Essa medida facilitaria o acesso aos trabalhadores que precisam se ausentar do serviço para realizar a retirada, evitando que tenham que se deslocar em outros horários. A proposta do vereador visa otimizar o processo de entrega de exames e encaminhamentos, garantindo que a população tenha acesso aos serviços de saúde de forma eficiente e sem maiores transtornos.
Carga de calçados falsificados com destino a São Miguel do Oeste é interceptada no Paraná. Dois caminhões carregados com cerca de 15 mil pares de calçados falsificados foram apreendidos no fim da tarde desta segunda-feira, 14, por volta das 17h25, na BR-376, em Maringá, no norte do Paraná. A carga tinha como destino final ao município de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os produtos imitavam marcas famosas e estavam sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a origem. Os motoristas disseram que a mercadoria foi embarcada em Nova Serrana (MG), município conhecido pela produção de calçados. Ambos foram detidos e levados à Delegacia de Polícia Civil de Maringá. A ocorrência foi registrada como crime contra a propriedade industrial, e o caso seguirá sob investigação. Os caminhões e toda a carga foram apreendidos.
Polícia Militar recupera celular furtado e prende suspeito em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar recuperou, na noite desta segunda-feira, um celular furtado de uma empresa em São Miguel do Oeste. O suspeito, um homem de 24 anos, foi localizado no conjunto habitacional Vila Nova, após buscas que duraram até as 23h. De acordo com a Polícia Militar, o homem fugiu ao notar a aproximação da guarnição, mas foi encontrado escondido em uma residência próxima. Com ele, os policiais encontraram o chip do celular furtado. Em conversa com os agentes, o suspeito admitiu o crime e relatou ser usuário de crack, afirmando que cometeu o furto para sustentar o vício. Segundo a Polícia Militar, o aparelho foi vendido a uma empresa de conserto de celulares. O proprietário do estabelecimento confirmou a compra e entregou o celular às autoridades. Todos os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Acidente na SC-157 deixa mulher ferida em São Lourenço do Oeste. Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio, um Fiat Uno e um VW Fox, foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 17h30, no trevo de acesso Sul com a SC-157, no Bairro Industrial, em São Lourenço do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher já estava sendo atendida pela equipe do SAMU no momento da chegada da guarnição. Os demais ocupantes dos veículos foram avaliados pelos bombeiros, mas não apresentavam ferimentos e recusaram encaminhamento ao hospital. A guarnição do Corpo de Bombeiros permaneceu no local realizando o controle do trânsito até a chegada da Polícia Militar, já que os veículos envolvidos obstruíam a pista no sentido Sul-Norte da rodovia.
Capotamento no centro de Descanso deixa motorista ferido. Um homem sofreu ferimentos leves após um capotamento registrado por volta da 00h20 desta terça-feira, no centro de Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no cruzamento da Rua Dois de Julho com a Avenida Martim Piaseski. O veículo, um VWParati. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional pelos bombeiros. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos de praxe.
Homem invade garagem e furta mochila com notebook em Dionísio Cerqueira. Uma caminhonete estacionada na garagem de uma residência foi alvo de furto na madrugada desta segunda-feira, por volta das 7h40, na Rua Dr. Luiz Carlos Barreiro, no centro de Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, o autor do crime teria invadido a garagem por uma abertura na laje e, em seguida, quebrou o vidro da porta do motorista para ter acesso ao interior do veículo. Do local, ele levou uma mochila contendo um notebook, talões de cheque e um cartão de crédito. Ainda de acordo com a PM, o suspeito utilizou uma escada para sair do local após o furto e chegou a posicionar pneus velhos e lajotas atrás das rodas da caminhonete, aparentemente com a intenção de dificultar uma perseguição. A guarnição realizou o levantamento fotográfico e orientou o proprietário sobre os próximos passos legais.
Homem perde R$ 10 mil em golpe do falso WhatsApp de advogada em Dionísio Cerqueira. Um morador de Dionísio Cerqueira foi vítima de estelionato na tarde de segunda-feira,por volta das 18h20, na Linha Jacob Maran, próximo ao aeroporto, após receber mensagens de um número que se passava por sua advogada. Segundo a Polícia Militar, o golpista solicitou que a vítima realizasse transferências bancárias para suposta liberação de valores do FGTS. Ao todo, foram feitos quatro depósitos via Pix, totalizando cerca de R$ 10 mil. As transferências foram enviadas para contas em nome de terceiros. Após concluir os pagamentos, a vítima percebeu que havia sido enganada, o número bloqueou o contato e apagou as mensagens. De acordo com a Polícia Militar, foi registrado um boletim de ocorrência, a vítima recebeu orientações legais e o caso será investigado pela Polícia Civil.