ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 15/07/2020

GLOBO EM FOCO – 15/07/20

-BARROSO VETA BIOMETRIA NA ELEIÇÃO DE NOVEMBRO DEVIDO À PANDEMIA

-MUNICÍPIO DO SUL DO ESTADO ADOTA LOCKDOWN E FECHA SETORES NÃO ESSENCIAIS

-HOSPITAL DE ITAPIRANGA RECEBE NOVO APARELHO DE RAIO-X

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA MONITORA VENDA AMBULANTE

-SÃO JOÃO DO OESTE CELEBRA A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

-MÉDICO APONTA A FALTA DE PREVENÇÃO PARA DISPARADA DA COVID-19 EM ITAPIRANGA

-POLÍCIA CIVIL ALERTA PARA GOLPES FINANCEIROS

-OPERAÇÃO CONTRA O TRAFICO DE DROGAS ENVOLVE 100 POLICIAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura mínima registrada em Itapiranga foi de zero grau.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira o fim do tratamento preferencial a Hong Kong por parte do país, e disse que assinou a lei de sanções para penalizar funcionários chineses que aplicarem as novas regras de segurança na antiga colônia britânica. A nova lei americana autoriza sanções contra autoridades chinesas e a polícia de Hong Kong, vistas como um impedimento à autonomia da cidade. Além disso, prevê aplicá-las a quaisquer bancos que façam transações importantes com os chineses.

O Exército de Libertação Nacional, reconhecido como última guerrilha na Colômbia, libertou um menor de idade que havia sido sequestrado e o entregou nesta terça-feira ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O tempo em que o jovem ficou preso em cativeiro não foi revelado. O fim dos sequestros é uma das condições impostas pelo presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, para negociar a paz com o ELN, assim como o fim de outras atividades que o governo considera "criminosas". O ELN justifica o que chama de "retenções" de civis como parte de sua economia de guerra, que também inclui um "imposto" a narcotraficantes.


A Organização Pan-Americana da Saúde busca que os países mais vulneráveis da América Latina possam ter acesso a uma vacina contra a Covid-19 de forma subsidiada, no momento em que a região concentra 60 por cento dos novos casos. A diretora da Opas, CARISSA ETIENNE pediu um trabalho conjunto para garantir as vacinas, assim que um fabricante com uma proposta bem-sucedida seja identificado. Ela disse que isso permitirá que os países, independentemente de seu nível de renda, garantam melhores preços e corram menos riscos do que se negociassem individualmente.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO reúniu ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Ele comanda o conselho, criado em fevereiro pelo presidente JAIR BOLSONARO. O colegiado está avaliando medidas a serem adotadas em relação a diferentes temas, como: reforço do combate ao desmatamento e às queimadas; Fundo Amazônia, e a avaliação sobre a retomada de projetos ligados ao fundo que estão parados; recomposição da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental e regularização fundiária. A reunião desta quarta ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental.

O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo da Medida Provisória que permitia ao governo reduzir em 50 por cento as contribuições obrigatórias de empresas para financiamento de serviços sociais autônomos, as entidades do Sistema S, como Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar e Sescoop. A sanção da MP foi publicada com o veto na edição desta quarta-feira do '"Diário Oficial da União". O veto ainda precisará passar por votação no Congresso, que poderá derrubá-lo. Foi mantido na sanção o trecho que prevê obrigação de o Sebrae destinar ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas no mínimo 50 por cento dos recursos que forem repassados pela arrecadação adicional de contribuição dos meses de abril, maio e junho.

Em função da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica na eleição municipal deste ano. A decisão de BARROSO ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal. Neste ano, 119 milhões e 700 mil eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria. A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência e o aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.

LOCKDOWN E FECHA SETORES NÃO ESSENCIAIS

A Prefeitura de Tubarão, no Sul catarinense, decidiu decretar lockdown para tentar conter o avanço do coronavírus. Com a medida, todas as atividades não essenciais devem ser fechadas. A expectativa é que as outras 17 cidades da região adotem a mesma medida. A intenção é que as novas restrições comecem a valer a partir desta quinta-feira, inicialmente por nove dias. A medida ocorre por conta do aumento de casos de Covid-19 e da pressão ao sistema de saúde, que chega perto do limite. O nível de risco para o coronavírus na região, conforme o Governo de Santa Catarina, é considerado gravíssimo. Segundo dados da Prefeitura de Tubarão, o número de infectados pela Covid-19 saltou de 542 para 944 nos últimos 10 dias. A cidade soma sete mortes pela doença.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS anunciou que está recuperado da Covid-19. A informação foi dada em um vídeo divulgado pelas redes sociais na segunda-feira no qual ele fala sobre o decreto com novas medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. Nesta terça-feira, o político retomou a agenda, informou a assessoria de imprensa do governo do estado. MOISÉS ficou em isolamento e fez todo o tratamento de forma domiciliar, informou a assessoria, sendo acompanhado por uma equipe médica. Nesta terça, ele retomou os compromissos na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador do estado.


O relatório da Câmara Técnica do Tribunal de Contas do Estado, que avalia a gestão da pandemia pelo Governo de Santa Catarina, aponta falhas em fatores estratégicos no enfrentamento do novo coronavírus, especialmente na regionalização das medidas de contenção. O TCE recomenda que o Estado estabeleça “gatilhos” que devolvam o poder de decisão ao Estado quando os municípios não responderem de forma adequada à crise. O texto afirma, entre outros apontamentos, que a forma como o Estado delegou a gestão aos prefeitos não leva em conta a capacidade de resposta dos municípios e a influência que sofrem as prefeituras por parte dos diversos setores, o que abre espaço para “medidas populistas” ou ineficazes.

JBS de Itapiranga doa Raio-X móvel ao Hospital Sagrada Família, Instituto Santé. O Hospital Sagrada Família de Itapiranga recebeu na manhã desta quarta-feira, a doação de um equipamento móvel para exames de Raio-X da JBS de Itapiranga. A ação faz parte do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”. O gerente de Unidade Itapiranga Aves da JBS, RENATO ZANDONAI, explica que a doação faz parte do programa nacional que está doando 400 milhões no Brasil. A região foi contemplada com a doação deste equipamento, entre outras ações. É um auxílio para o atendimento, aumentando a capacidade de análise do Hospital, que presta serviço à comunidade e aos funcionários. ZANDONAI afirma que todos os munícipes serão beneficiados.

Os 400 milhões de reais que serão doados pela JBS contra a pandemia no Brasil serão aplicados nas três frentes de atuação do programa – saúde, assistência social e ciência. A estimativa é que mais de 63 milhões de pessoas sejam beneficiadas com as ações. Mais uma boa notícia anunciada durante a entrega do Raio-X foi a doação de materiais para a pintura externa do Hospital por parte da JBS de Itapiranga. O diretor geral do Hospital, JANIR BACH diz que o Santé veio para somar na comunidade de Itapiranga e está recebendo apoio para fazer mais e melhor em prol da saúde da região. O diretor de Unidade Itapiranga Suínos da JBS, EVERTON ZERBIELLI, destaca que a parceria será constante entre a empresa e a unidade hospitalar.

São João do Oeste possui grande demanda em melhorias de acessos a propriedades agrícolas. Conforme o secretário de Transportes e Obras, RICARDO SCHNEIDER, os trabalhos também incluem alargamento de estradas. Nesta semana uma equipe está atuando em melhorias na estrada geral de linha Jaboticaba com patrolamento, cascalhamento e compactação. O secretário sita pedidos para serviços em acesso a propriedades em Cristo Rei, Beato Roque e Itacuruçú. RICARDO SCHNEIDER informa que são usadas máquinas terceirizadas em situações específicas para atender solicitações. De acordo como secretário, equipes da prefeitura tiveram dedicação extra para solucionar problemas causados pelas intensas chuvas na última semana de junho e primeira quinzena de julho. A situação atual é considerada normal.

Comunidades devem solicitar vistoria dos bombeiros para estarem adequadas quando os eventos forem retomados. De acordo com o chefe da seção de segurança contra incêndio do quartel de Iporã do Oeste, cabo BERTILO BOURSCHEIDT, muitas sedes comunitárias deixaram de fazer melhorias que estavam previstas este ano em função de que não foi possível finalizar a vistoria dos bombeiros e também pelo fato dos clubes estarem fechados agora devido à pandemia. O cabo lembra que no momento o quartel está realizando apenas as vistorias solicitadas pelos responsáveis. Como o quartel de Iporã do Oeste atende mais outros quatro municípios da região, o chefe da seção de segurança contra incêndios pede que os responsáveis não deixem a solicitação de vistoria para última hora, devido ao acumulo de trabalho que pode gerar assim que os eventos forem liberados novamente.

O cabo BERTILO BOURSCHEIDT esclarece que o dirigente da comunidade deve fazer a solicitação da vistoria diretamente no site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O chefe da seção de segurança contra incêndios acrescenta que com o novo sistema que passará a vigorar as renovações das licenças não serão mais feitas por conta própria dos bombeiros, como vinha ocorrendo, e sim, por iniciativa dos responsáveis das comunidades ou estabelecimentos através do sistema dos bombeiros. Segundo o cabo BERTILO, no início de julho normalmente ocorre à operação alerta vermelho, alusivo a Semana de Prevenção a Incêndios, quando são vistoriadas residências para o repasse de orientações sobre instalações de gás, sistema elétrico e adequações de acessibilidade. Como o trabalho de visita não foi possível devido à pandemia, as orientações foram repassadas pelas redes sociais do Corpo de Bombeiros.

Vigilância sanitária de Tunápolis pede contribuição dos munícipes para denunciar venda ambulante. De acordo com o fiscal sanitário, VANDERLEI STOFFEL, a proibição da venda ambulante foi definida ainda em abril por meio de decreto, para evitar a proliferação do vírus. Ele diz que o decreto ainda está em vigor, agora com o objetivo de evitar maior transmissão do vírus, já que no município já são 50 casos de Covid registrados. O fiscal chama atenção que a venda ambulante está sendo registrada principalmente no interior, onde a fiscalização é mais difícil, trabalho feito em parceria com a Polícia Militar, que faz a abordagem. Ele lembra que no interior o risco de contaminação também é grande, e é preciso evitar a circulação de pessoas para disseminação do vírus. VANDERLEI enfatiza que a denúncia da população é fundamental para combater a venda ambulante, inclusive com registros já feitos no município de vendedores atuando sem uso de máscara.

Epagri de São João do Oeste registra grande demanda nos encaminhamentos do escritório. Conforme o extensionista, JORGE SCHROEDER, a principal demanda ainda tem sido o programa troca-troca de sementes de milho, em andamento desde o mês de junho. Ele lembra que para ter direito as sementes o agricultor deve se enquadrar no Pronaf. O programa de troca-troca de calcário já encerrou, mas a Epagri orienta os agricultores a providenciarem as análises de solo já para a retirada do insumo em 2021. O extensionista destaca que também tem sido grande a demanda na emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf, a DAP, exigida em programas governamentais e financiamentos que o agricultor for aderir. SCHROEDER lembra que com a grande incidência de chuvas a Epagri tem intensificado a orientação aos agricultores na implantação dos terraços para evitar a erosão do solo.

Conselho da Defesa Civil de Tunápolis sugere canalização de riachos na cidade para evitar transtornos em caso de temporais. Os conselheiros estiveram reunidos na tarde de segunda-feira. O secretário de agricultura e presidente do conselho, PEDRO BAUMGRATZ, destaca que o objetivo principal foi discutir e definir ações em relação a possíveis riscos existentes no município em caso de novos temporais. Ele cita que uma das situações apontadas é a existência de várias árvores ao longo dos três riachos próximos a cidade, que estão sujeitas a cair em caso de vendaval. Estes riachos são três ramificações do Lageado Tunas, e que originaram o nome da padroeira, Santíssima Trindade. BAUMGRATZ diz que com o crescimento da cidade ao redor dos riachos é cada vez mais difícil cumprir a metragem da área de preservação permanente.

A recomendação do conselho ao executivo é que seja feita uma proteção com a canalização dos rios em trechos onde já existem construções. Conforme o secretário de agricultura e presidente do conselho, a canalização seria feira com galerias ou muros, evitando que a água invada as edificações em caso de fortes chuvas. Ele lembra que esta é apenas uma sugestão, porque a viabilidade do investimento precisa ser discutida com o Ministério Público e órgãos ambientais. PEDRO BAUMGRATZ diz que nesse aspecto a maior preocupação é com o que diz a lei ambiental. Ele lembra que no temporal de cerca de duas semanas uma árvore caiu e acabou atingindo uma residência, o que gerou maior preocupação aos moradores.

Mulher com Covid irá responder na justiça por desrespeitar ordens de isolamento. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa em relação à COVID-19. O caso foi registrado na cidade de Paraíso, por volta das 14 horas desta segunda-feira. A polícia foi acionada porque uma pessoa, confirmada com COVID-19, estaria infringindo medida de isolamento domiciliar ao ficar andando pelas ruas da cidade. No local, a mulher e seu companheiro foram abordados e a mulher confirmou que testou positivo para coronavírus, e falou que veio até a cidade porque precisava ir à farmácia comprar remédios, mas no trajeto, também passaram em uma sorveteria. A mulher assinou o termo de isolamento e responderá judicialmente pelo ocorrido.

São João do Oeste comemora a imigração alemã no Brasil. Eventos culturais foram afetados como todas as demais programações suspensas pela pandemia. A Semana Alemã foi transferida para 2021. A décima segunda edição da Deutsche Woche seria realizada no período de 19 a 25 de julho. Segundo o coordenador da Semana Alemã, ANDRÉ KLUNK, a festa foi transferida, porém algumas atividades estão ocorrendo durante o mês. Ele lembra que 25 de julho marca as comemorações pelo Dia do Colono e Motorista e também da imigração alemã no Brasil. Em São João do Oeste esta data é comemorada e enaltecida com pequenas ações possíveis e viáveis neste momento de pandemia. KLUNK observa que no último domingo teve missa no idioma alemão e também já foi realizada uma live com a Bandinha do Biervagem.

Outras atividades estão sendo pensadas envolvendo os grupos culturais do município com a coordenação da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste. Segundo ANDRÉ KLUNK estão sendo respeitadas as restrições dos decretos do governo do estado que impedem ensaios e apresentações culturais. Ele diz que atividades culturais já fazem parte da rotina da cidade no mês de junho e neste ano a situação precisa ser reavaliada. KLUNK lembra que a Deutsche Woche foi cancelada em decisão conjunta de várias entidades. Ele chama atenção para a importância que o evento tem para o município aquecendo a economia com a presença de turistas. ANDRÉ KLUNK destaca ainda que o trabalho nas atividades culturais foram afetadas com maior impacto em alguns setores Grupos de danças estão totalmente parados, pois não é possível respeitar distanciamento.

Associação Cultural Alemã de São João do Oeste mantém aulas com vários grupos. Atividades foram adaptadas e seguem protocolos de prevenção. Conforme ANDRÉ KLUNK, entre as entidades que fazem parte da Associação Cultural estão o grupo folclórico Liebe Zum Tanz com todas as suas categorias, corais das comunidades, grupo de teatro, orquestra Clave de Sol, grupo Vocal Gold Stimenn, além de aulas de canto e música. KLUNK observa que a orquestra e banda municipal estão realizando ensaios adotando critérios específicos em virtude da pandemia, incluindo espaços adequados. As aulas seguem outros sistemas educacionais com plataforma ensino a distância com acompanhamento dos professores de música. KLUNK diz que o retorno gradativo e parcial inclui ainda aulas de música, instrumentalização e curso de teatro, respeitando as restrições que estabelece presença apenas de alunos maiores de 14 anos e com distanciamento.

Médico aponta falta de prevenção como causa para disparada de casos de |Covid-19 em Itapiranga. Situação preocupa a equipe de saúde do município. Foram mais de 100 casos nos últimos 30 dias. A maioria dos pacientes faz parte da faixa entre 18 e 60 anos. É considerada a classe trabalhadora e que está mais exposta ao novo Coronavírus. O médico da Secretaria de Saúde de Itapiranga, TIAGO SODER, ressalta que são poucas pessoas da terceira idade que contraíram a Covid-19. Salienta que os pacientes idosos normalmente possuem maior risco por já terem problemas com hipertensão e diabetes. Já foram registrados casos de internação no hospital Sagrada Família de Itapiranga, sendo apenas um paciente mais grave internado na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. O médico afirma que a equipe da saúde já estava preparada para o aumento de casos, porém não imaginava na proporção que está ocorrendo.

Uma das explicações para o município atingir rapidamente a marca de 136 casos positivos da doença é na falta de prevenção. Ontem foram mais 10 exames positivos. Itapiranga já possui 75 pessoas recuperadas. TIAGO SODER, diz que as pessoas perderam o medo da Covid e estão se expondo ao risco. Menor cuidado, aumento o risco de contrair o vírus, espalhando a doença de maneira mais acelerada. O médico compara com o inicio da pandemia em março, quando as pessoas tiveram medo de uma doença nova e adotaram medidas de prevenção. O movimento nas unidades de saúde caiu de forma drástica e atualmente os pacientes se acumulam em busca de consultas sem urgência ou emergência. SODER observa que nos postos de saúde e hospitais é onde está o maior risco de contrair doenças, pois são locais onde pacientes já contaminados recebem o atendimento.

Médico alerta para importância de manter cuidados para evitar propagação do novo Coronavírus. Muitas vezes pessoas que poderiam adotar medidas em casa acabam se expondo em locais públicos. O médico da Secretaria de Saúde de Itapiranga, TIAGO SODER, ressalta que é preciso sempre procurar ajuda quando realmente for necessário, porém é essencial evitar consultas por motivo sem gravidade . TIAGO SODER também recomenda usar máscara, higienizar bem as mãos com álcool gel ao entrar e sair de ambientes . O médico reforça que não existe tratamento efetivo, diante da incerteza é preciso ter o máximo de cuidado.

Polícia Civil incinera 89kg de maconha apreendidos no mês passado. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste incinerou 89 quilos de maconha. A droga foi apreendida no último dia 27 de junho, em operação conjunta da Polícia Civil, a Agência de Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. Na oportunidade o transportador da droga, um homem de 28 anos, foi preso em flagrante. A abordagem aconteceu no contorno viário Armindo Ecker, no município de São Lourenço do Oeste, sendo que a droga estava sendo transportada em um automóvel Sandero furtado, com placas trocadas. O homem era foragido do sistema prisional de Chapecó e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação.

Polícia Civil alerta para golpes financeiros. A Polícia Civil chama atenção para utilização de ligações ou aplicativos de mensagens instantâneas, especialmente o WhatsApp, na qual criminosos utilizam os mais variados artifícios no intuito de induzir as pessoas a repassarem valores em dinheiro, até mesmo identificando-se como autoridades, políticos, responsáveis por instituições bancárias e de telefonia móvel, ou ainda, realizando a clonagem do aplicativo ou utilizando-se de sites eletrônicos para compra e vendafraudulenta de objetos. A polícia orienta que para evitar cair em golpe, não sejam repassadas informações a estranhos pó telefone ou aplicativos de mensagens, desconfiar de solicitações de valores, senhas ou códigos de acesso via telefone ou aplicativos, não repassar ou transferir valores sem antes conferir detalhadamente as condições da transação, nunca entregar cartões ou documentos a terceiros ou estranhos e contatar a Polícia Civil em caso de dúvida ou necessidade.

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram hoje uma operação integrada para combater os crimes de tráfico de drogas e de posse ilegal de arma de fogos. O trabalho começou por volta das sete horas da manhã e envolveu um grande número de viaturas e policiais. O helicóptero da Polícia Civil também participo da operação. De acordo com o delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL, a ação ocorreu na comunidade da Pedreira. O delegado disse que a polícia tem registrado várias ocorrências no local e a operação de hoje teve também um caráter preventivo para garantir a tranquilidade dos moradores de bem que residem na comunidade.

A operação integrada da manhã de hoje na comunidade da Pedreira foi organizada depois de uma série de registros de crimes no local. A informação é do delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL. Ele explicou que a Polícia verificou uma série de demandas nesse ponto da cidade, com registros de brigas entre vizinhos, disparos de arma de fogo em grande número e enfrentamento de grupos que disputavam o comando dos pontos de venda de drogas. Ao todo, foram empregados 67 policiais civis e 32 policiais militares, que executaram as diligências de busca e apreensão em 21 residências localizados na comunidade da Pedreira. Alguns mandados também foram cumpridos na Vila Nova.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.