ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-07-2019 Segunda-Feira

-MAIA NÃO VÊ RISCO DE PERDER VOTOS DA PEC DA PREVIDENCIA DURANTE O RECESSO

-DETRAN VAI LEILOAR MAIS DE 450 VEÍCULOS APREENDIDOS NO OESTE DO ESTADO

-ACISJO PROMOVE WORKSHOP ALUSIVO A SEMANA ESTADUAL DOS NÚCLEOS EMPRESARIAIS

-ESCOLAS INICIAM PREPARATIVOS PARA A NONA FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO

-MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES TEM ALTO ÍNDICE DE ACORDOS NA COMARCA DE MONDAÍ

-INCRA MANTEM ACORDO COM PREFEITURAS PARA ATENDIMENTOS AOS AGRICULTORES FAMILIARES

- CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA LINHA CAMBUCICA

- HOMEM CAI DE CAMINHÃO E BATE A CABEÇA NO CHÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


A Coreia do Sul e Israel acertaram nesta segunda-feira que irão impulsionar as negociações para chegar a um acordo de livre-comércio, além de estreitar a parceria em diversas áreas como, por exemplo, a tecnológica. As decisões foram anunciadas após uma reunião em Seul entre o presidente israelense, REUVEN RIVLIN e o governante sul-coreano, MOON JAE-IN. Ele se mostraram a favor de acelerar negociações comerciais, convencidos de que esse acordo vai levar a uma cooperação mútua otimizada entre os dois países.


As Filipinas declararam nesta segunda-feira estado de alerta nacional por causa de um grave surto de dengue. Desde o começo do ano foram registrados mais de 106 mil 630 casos e 456 mortes, a maioria crianças menores de cinco anos. De acordo com o ministro de saúde filipino, FRANCISCO DUQUE, os casos de dengue aumentaram 85 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Ele explicou que há uma epidemia de dengue em quatro regiões do centro do país.


A reunião entre os presidentes da Guatemala, JIMMY MORALES, e dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, para a assinatura de um acordo para que o país da América Central recebesse migrantes, foi cancelada pelo governo guatemalteco. A decisão foi tomada depois que diversas ações foram apresentadas à Corte de Constitucionalidade contra a possibilidade de que a Guatemala se transformasse em um "terceiro país seguro". Pelo acordo, a Guatemala deveria processar os pedidos de asilo de todos os imigrantes que atravessam seu território em direção aos Estados Unidos.


A Receita Federal faz nesta segunda-feira os depósitos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019. De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote cinco bilhões de reais a mais de três milhões de contribuintes. As consultas foram abertas na última segunda-feira pelo site da Receita na internet.Do total a ser pago, dois bilhões 362 milhões serão pagos a contribuintes idosos acima de 60 anos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também vão receber a restituição hoje.


O deputado EDUARDO BOLSONARO se reuniu na manhã deste sábado com o pai, o presidente JAIR BOLSONARO, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. EDUARDO já tinha dito que deveria conversar com o presidente neste fim de semana, sobre a indicação do nome dele para novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele esteve no palácio com mulher e saiu de carro, sem dar entrevista. A possível indicação do filho do presidente para o cargo de embaixador tem enfrentado resistência de diplomatas, embaixadores e políticos.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse neste sábado não ver risco da reforma da Previdência perder votos até a primeira semana de agosto para ser aprovada em segundo turno. O texto-base passou em primeiro turno com um placar expressivo de 379 votos a 131. Parlamentares da oposição, porém, apostam na pressão de eleitores durante o recesso parlamentar para a virada de votos e uma eventual derrubada ou modificação da proposta.MAIA afirmou que a estratégia boa era votar tudo antes do recesso, mas, entre o ideal e o possível, ele disse que tem que ficar com o possível. A votação da PEC da previdência em segundo turno vai acontecer no dia seis de agosto.


Neste domingo foi realizada a primeira etapa do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. De um total de 4705 candidatos inscritos, compareceram na parte da manhã para realizar a prova três mil 614. Os candidatos estão disputando 23 vagas de Promotor de Justiça Substituto. Este é o concurso com o maior número de inscritos já promovido pela Instituição, e pela primeira vez são disponibilizados provas em braile e computador com software especial para leitura para candidatos com deficiência visual. O concurso destinou cinco por cento das vagas a pessoas com deficiência e 20 por cento a pessoas negras.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta semana o Projeto de Lei que trata da regulamentação de benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual a vários segmentos da economia catarinense. A votação vai acontecer entre hoje e quarta-feira, antes do recesso parlamentar de julho. O PL 174 ainda terá o relatório na Comissão de Finanças e Tributação apreciado, antes de seguir para a votação em plenário. Um acordo firmado na semana passada deve permitir a aprovação do projeto. Uma emenda do deputado MARCOS VIEIRA prevê que o governo deve encaminhar, até o dia 30 de setembro, os projetos específicos por setor explicitando os incentivos fiscais e, eventualmente, incluindo segmentos que ficaram fora do projeto atual.


O Departamento Estadual do Trânsito de Santa Catarina vai leiloar 478 veículos removidos, apreendidos e tirados de circulação em cidades do Oeste do estado. A partir desta segunda-feira, é possível fazer pré-lances. São oferecidos carros e motos em condições de uso, além de sucatas. Os pré-lances podem ser feitos no site do leiloeiro, onde também pode ser consultado o edital. O leilão ocorre em 22 de julho a partir das dez da noite. Estão disponíveis 132 carros e motos que podem voltar a circular e 346 sucatas. No caso dos veículos em condições de uso, eles são vendidos no estado de conservação em que se encontram e não possuem multas e débitos anteriores.


-ACISJO PROMOVE WORKSHOP ALUSIVO A SEMANA ESTADUAL DOS NÚCLEOS EMPRESARIAIS

-ESCOLAS INICIAM PREPARATIVOS PARA A NONA FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO

-MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES TEM ALTO ÍNDICE DE ACORDOS NA COMARCA DE MONDAÍ

-INCRA MANTEM ACORDO COM PREFEITURAS PARA ATENDIMENTOS AOS AGRICULTORES FAMILIARES


Mais de mil cafés são servidos no trigésimo quinto Café Colonial de Iporã do Oeste. O evento realizado no sábado, no pavilhão católico, surpreendeu a expectativa dos organizadores. Conforme uma das integrantes da comissão organizadora e responsável pela gastronomia, IRMI SCHNEIDERS, a procura já foi grande antes do evento, com 600 cafés vendidos até sexta-feira. A procura foi tanta que não foi realizada a tradicional feirinha no domingo de manhã. IRMI comenta que além da comunidade local, o café teve a presença de muitos visitantes. Foram servidos no total mil e 18 cafés. O evento foi organizado e promovido pela associação de artesanato Novo Amanhã, o clube de patinação Asas da Liberdade e o grupo de danças alemãs Immer Lustig. IRMI ressalta que além dos voluntários destas entidades, é importante agradecer também a outras pessoas que se disponibilizam em auxiliar no preparo das comidas e no dia do evento.


IRMI SCHNEIDERS faz um agradecimento também a todos que prestigiaram o evento, pela compreensão nos momentos de fila, a Rádio Oeste pela divulgação e a parceria com as empresas HM Flores e Trevisan Arte que forneceram o material para decoração, como orquídeas e cachepos. Esse material de decoração também esteve a venda, e parte do valor foi destinado para o Café Colonial. IRMI lembra que será feita uma avaliação para melhorias no próximo evento, o trigésimo sexto café colonial, no segundo final de semana de julho de 2020. Na edição deste ano quase 130 variedades de alimentos e bebidas foram servidos.


Descanso inaugura quase quatro mil metros quadrados de calçamento. O calçamento em parte de duas ruas no bairro Jaroseski e passeio público em frente à unidade de saúde foram finalizadas e entregues na sexta-feira. A rua Santo Estanislau dá acesso ao ginásio comunitário, à igreja católica e à unidade básica de saúde. Por sua vez, a Félix Jaroseski faz ligação com a avenida Santa Helena. Os recursos próprios investidos somaram aproximadamente 290 mil reais. O prefeito SADI BONAMIGO lembra que, de 2017 até agora, a prefeitura readequou projetos, elaborou outros e pavimentou, no total, aproximadamente 24 mil metros de calçamento. O prefeito comenta que a unidade básica de saúde, que atende usuários da Estratégia Saúde Família 1, deverá ser reaberta no começo de agosto após ter sido desativada pelas grandes infiltrações de água.


Lombadas eletrônicas entram em funcionamento em SMOeste. Estão em funcionamento, mas apenas em testes, as duas lombadas eletrônicas instaladas pela prefeitura em SMOeste. O equipamento foi colocado no bairro São Sebastião e também na Willy Barth, proximidades do novo Super Treviso. Segundo JEFERSON DIAS, diretor de trânsito da cidade, as lombadas foram energizadas pela Celesc e estão em testes apenas. Nos próximos dias, se tudo tiver dentro da normalidade, os equipamentos já começarão a multar os condutores que ultrapassarem o limite de velocidade. Não haverá período de adaptação aos motoristas. A prefeitura deverá se manifestar sobre o assunto. Lembrando que, além das duas lombadas eletrônicas, um novo Semáforo também estará em funcionamento na Willy Barth, próximo a Torfresma.


ACISJO promove workshop alusivo a semana estadual dos núcleos empresariais. A programação será desenvolvida de 15 a 19 de julho, organizada pela Facisc. O objetivo é mostrar a comunidade o trabalho que é realizado pelos núcleos em todo o estado, e os benefícios que tem trazido a população. Conforme a secretária executiva da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, GIANA FINGER, o workshop, com o tema “assuma o comando da sua vida”, promovido pelo instituto Dale Carnegie, será realizado na quarta-feira, a partir das 19 horas na feira livre municipal. GIANA FINGER lembra que o evento é aberto a todas as empresas associadas e a população em geral, sem cobrança de ingresso.


A ACISJO possui três núcleos: da mulher empresária, do jovem empreendedor e do turismo. GIANA FINGER cita que o núcleo da mulher contempla 20 sócias, e se destaca em ações promovidas em março para o dia da mulher e também em outubro voltada à campanha do outubro rosa. O núcleo do jovem empreendedor conta com 18 sócios, e entre as ações está o feirão do imposto e a seleção este ano para participar do programa geração empreendedora da Facisc, que objetiva incentivar o empreendedorismo nos estudantes do ensino médio. Já o núcleo do turismo promove ações para desenvolver o setor no município, em parceria com outras entidades. O núcleo auxilia na elaboração do plano municipal de turismo, e em agosto será realizado o segundo simpósio de turismo, que terá a presença do secretário de turismo da cidade gaucha de Canela.


Escolas da região iniciam preparativos para exposição de projetos. A nona Feira Regional do Conhecimento vai ocorrer nos dias 22 e 23 de agosto, na Escola de Pitangueira, interior de Tunápolis. Um dos coordenadores do evento, professor LEANDRO MAYER, informa que estarão presentes projetos de 20 educandários. São 14 escolas estaduais do ensino regular, CEJA, Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste e as quatro APAEs dos municípios de abrangência. Os educandários estão realizando eventos internos para definir os projetos classificados para a feira regional que vai selecionar as principais inovações. MAYER diz que a Feira é uma oportunidade de valorizar a criatividade e o interesse por pesquisa dos alunos. O professor lembra que no ano passado não ocorreu a feira estadual e com isso a região teve apenas uma amostra de trabalhos.


De acordo com LEANDRO MAYER, neste ano volta ser feita a avaliação dos trabalhos e a seleção dos melhores para a Feira Estadual. Ele considera que a Regional de Educação de Itapiranga possui tradição de conquistas. São trabalhos inéditos voltados para inovação em diferentes setores. LEANDRO MAYER, faz avaliação positiva sobre tecnologias apresentadas e práticas inovadoras para aplicação na agricultura e outras atividades. Salienta que a Feira Regional terá três modalidades com divisão entre ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante. Participam crianças do ensino fundamental até jovens do terceiro ano do ensino médio.


Superintendente explica funcionamento do acordo firmado entre INCRA e prefeituras para atendimento aos agricultores. Conforme o superintendente estadual do INCRA, MILTON GARCIA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, com sede em São José e unidades localizadas nos municípios, é voltado para o atendimento principalmente dos pequenos agricultores. Ele explica que a unidade municipal de cadastro é uma extensão do INCRA nos municípios, por meio de acordo com as prefeituras, já que o órgão não consegue estar presente em todos eles. O superintendente lembra que neste acordo a única responsabilidade do município é disponibilizar de um servidor efetivo que passa por treinamento do INCRA para os atendimentos. Este servidor recebe uma senha para acessar o sistema nacional do cadastro rural e prestar todos os serviços que o agricultor necessitar.


Em todo o estado, 289 municípios têm o acordo firmado com o INCRA para atendimento aos agricultores. Com isso, Santa Catarina ocupa o primeiro lugar no Brasil em atendimento ao pequeno agricultor. O superintendente estadual do INCRA, MILTON GARCIA, explica que nos municípios o servidor efetivo da prefeitura é treinado para atender agricultores com até quatro módulos fiscais, sem custo ao produtor. Ele esclarece que em caso de alterações do servidor designado para o atendimento do INCRA, seja por exoneração, aposentadoria ou outro motivo, o prefeito do município com o qual foi firmado o acordo, encaminha um ofício ao INCRA informando a mudança. Em Mondaí por exemplo, o profissional capacitado para o atendimento do INCRA pediu exoneração, e com isso, os agricultores que necessitam do serviço precisam se deslocar a Iporã do Oeste ou Riqueza até que seja definido e capacitado um outro servidor para a função.


Mediação de conflitos familiares tem alto índice de acordos na comarca de Mondaí. De acordo com o mediador familiar do fórum da comarca de Mondaí, RICARDO CONTER, a mediação ocorre somente depois que o processo judicial já foi instituído. Ele afirma que o objetivo inicial é buscar o acordo entre as partes envolvidas, processo que quase sempre tem êxito e evita a decisão judicial. O mediador afirma que o acordo é a melhor maneira de decidir a questão porque a decisão do juiz quase sempre causa descontentamento. Na comarca de Mondaí, RICARDO cita que cerca de 70% das mediações resultam em acordos positivos. Ele lembra que a mediação tem semelhanças com a conciliação, a diferença é que o mediador houve as partes e conduz a conversa para que se chegue ao diálogo favorável. RICARDO comenta que as vezes também é necessária uma conversa particular com uma das partes para dar continuidade no acordo.


A mediação ocorre na maioria das vezes relacionada a guarda, visita de filhos e o pagamento de alimentos. O mediador familiar do fórum da comarca de Mondaí explica que a discussão e o processo são diferentes quando a mediação ocorre com um casal que está se separando e não tem filhos, quando já possuem filhos e quando o objetivo é a divisão de bens. RICARDO CONTER enfatiza que a situação é mais delicada quando envolve filhos ainda de pouca idade. Ele cita que uma das duvidas que surge durante a mediação, é a guarda compartilhada dos filhos, sendo que nesse caso, também ocorre o pagamento de alimentos por parte da pessoa onde a criança não está morando. A mediação também é importante para os pais definirem os dias de visitas aos filhos. RICARDO diz que o número de sessões de mediações até chegar ao acordo varia em cada caso. As sessões realizadas nas quartas-feiras tem tempo médio estimado em até uma hora e meia.


Após um período paralisadas, as mediações familiares foram retomadas na comarca de Mondaí no final de 2017. RICARDO CONTER diz que o serviço havia sido paralisado por falta de mediador. Ele avalia que a mediação tem gerado bons resultados, tanto para as famílias como para a redução dos processos judiciais na comarca. O acordo é assinado pelas partes envolvidas, e dependendo do caso, se envolver menores de idade é encaminhado ao ministério público e homologado pelo juiz. Se descumprido o acordo, RICARDO esclarece que é feita uma nova tentativa de mediação, e se não houver êxito, o caso é enviado para decisão judicial. O mediador cita também a carga emocional que todo esse processo gera ao profissional que realiza o trabalho. Em função disso, no dia que é feita a mediação familiar são realizadas no máximo três sessões.


- CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA LINHA CAMBUCICA

- HOMEM CAI DE CAMINHÃO E BATE A CABEÇA NO CHÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO


Caminhão tomba após sair da pista na SC 163. O acidente ocorreu às 14 horas de ontem, na SC 163, na saída para a cidade de Descanso. No local ocorreu uma saída de pista seguida de tombamento envolvendo um caminhão VW 24.250, emplacado no município de Iporã do Oeste. O motorista de 39 anos não se feriu e houve apenas danos no veículo.


Adolescente fica ferida em atropelamento na Waldemar Rangrab. O acidente por volta das 18 horas do sábado, na Rua Waldemar Rangrab, em frente à empresa Ford veículos, no Bairro Jardim Peperi. Os bombeiros foram acionados para atender uma adolescente de 15 anos, vítima de atropelamento. A menina foi encontrada sentada sobre a via, consciente e orientada. Apresentava escoriações na cabeça e pé. Após atendimento, à vítima foi conduzida ao hospital regional de SMOeste.


Homem é preso por violência doméstica, embriaguez ao volante e posse irregular de armas. A prisão foi feita pela Polícia Civil e PM de Anchieta em função de um homem estar ameaçando a esposa de morte. Na tarde de sexta-feira, a vítima procurou a delegacia relatando que no dia anterior teria sido ameaçada por seu companheiro. Foi registrado boletim de ocorrência, no qual a vítima relatou toda a situação, além de ter solicitado medidas protetivas de urgência. Minutos depois de registrar a ocorrência a vítima efetuou uma ligação para a Polícia Civil relatando brevemente que o agressor estava em casa embriagado e que a teria ameaçado de morte novamente. A Polícia Civil e a Polícia Militar se deslocaram até a residência do casal. Durante a conversa no local dos fatos, a vítima relatou que desta vez ele chegou a pegar uma arma de fogo para ameaçá-la.


Quando os policiais chegaram à residência, o homem havia fugido. Ele retornou dirigindo seu veículo e estava muito alterado e com sinais de embriaguez, o que foi comprovado com o teste do etilômetro. Ele não acatou a ordem de prisão, sendo necessário o uso de arma não letal para imobilizá-lo e algemá-lo. Já na delegacia a polícia constatou que o preso possuía duas armas registradas em seu nome, as quais estavam com o registro vencido. Os policiais se deslocaram até a residência do casal, acompanhados pela vítima, para encontrar as armas de fogo, mas elas não estavam mais no local. Na residência foram encontradas duas cartucheiras, estojos e cartuchos. O homem detido relatou que teria levado as armas até a residência de um amigo. O morador da casa não sabia que as armas estavam na residência dele, mas autorizou as buscas, onde as armas foram encontradas e apreendidas. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional de São José do Cedro.


Incêndio destrói bambuzal no interior de Itapiranga. O fato ocorreu na noite de sexta-feira, na localidade de Santa Cruz. Os proprietários perceberam o fogo por volta das 23 horas e acionaram os bombeiros. Foram necessárias duas horas de trabalho e o uso de quatro mil litros de água para combater as chamas. O proprietário, NIRIO HAMMERSCHMITT, suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. Ele relata que várias taquaras caíram na estrada interrompendo o trânsito por mais de duas horas. Foi utilizado um trator agrícola para retirar as taquaras e liberar o trânsito. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local do incêndio.


PM apreende mais de 270 garrafas de bebidas que seriam consumidas em casamento. A guarnição em rondas na avenida internacional viu dois veículos carregando produtos de origem Argentina. Em revista veicular foram encontradas 275 garrafas de vinhos de marcas diversas, oriundos da Argentina, sem o desembaraço aduaneiro. Em relato a guarnição, ambos envolvidos informaram que compraram aS bebidas no país vizinho e que a carga seria para consumo dos convidados na festa de casamento do casal envolvido. Eles explicaram para guarnição que outras pessoas lhes haviam informado que poderiam ingressar com 24 caixas por pessoa. Os veículos e a mercadoria foram conduzidos para a para a Receita Federal / Apesar da boa fé, o casal, além do outro ocupante, praticaram o crime de descaminho devido a falta de notas fiscais e pagamento de impostos. As mercadorias foram apreendidas.


Polícia Militar prende homem com 87 boletins de ocorrência. Foi no início da madrugada de ontem, em Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar realizava rondas na cidade quando viu um homem de 26 anos, residente no interior de Tunápolis. Ele foi preso por furto de aparelho celular em um estabelecimento comercial na cidade de Itapiranga. O celular foi recuperado. O ladrão é bem conhecido dos policias e já possui 87 boletins de ocorrência. Ele foi conduzido a central de plantão da Polícia Civil, em Iporã do Oeste.


Homem cai de caminhão e bate a cabeça no chão em acidente de trabalho. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas da manhã de hoje, em uma empresa às margens da BR 163, em frente à Cooperativa Terra Viva, São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pelo Portal Peperi, o homem estava colocando a lona em um caminhão para seguir viagem quando caiu e bateu a cabeça no chão. Com o impacto, ele teve um corte profundo no lado esquerdo do crânio. A identidade dele não foi divulgada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o atendimento à vítima. Segundo a guarnição, o homem aparentava estar bem e o sangramento foi controlado. Ele foi conduzido ao Hospital Regional para realização de exames.


Casa é destruída por incêndio na linha Cambucica.A ocorrência foi registrada por volta das 21 horas do sábado, em uma residência na linha Cambucica, interior de Riqueza. Outras duas casas estavam bem próximas da residência atingida pelas chamas. Quando os bombeiros chegaram ao local a casa, de 77 metros quadrados, já estava completamente destruída pelo fogo, com toda a estrutura caída. A energia elétrica já havia sido desligada. As residências vizinhas foram salvas, com o auxílio de populares que conseguiram resfriar as laterais. O homem de 36 anos que residia no local disse aos bombeiros que havia saído de casa às 16 horas. Nenhum móvel pode ser salvo. Os bombeiros utilizaram cerca de quatro mil litros de água para realizar os procedimentos. Serão feitas averiguações no local para levantar as possíveis causas do sinistro. A casa não tinha seguro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.