ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

A Coreia do Sul e Israel acertaram nesta segunda-feira que irão impulsionar as negociações para chegar a um acordo de livre-comércio, além de estreitar a parceria em diversas áreas como, por exemplo, a tecnológica. As decisões foram anunciadas após uma reunião em Seul entre o presidente israelense, REUVEN RIVLIN e o governante sul-coreano, MOON JAE-IN. Ele se mostraram a favor de acelerar negociações comerciais, convencidos de que esse acordo vai levar a uma cooperação mútua otimizada entre os dois países.

As Filipinas declararam nesta segunda-feira estado de alerta nacional por causa de um grave surto de dengue. Desde o começo do ano foram registrados mais de 106 mil 630 casos e 456 mortes, a maioria crianças menores de cinco anos. De acordo com o ministro de saúde filipino, FRANCISCO DUQUE, os casos de dengue aumentaram 85 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Ele explicou que há uma epidemia de dengue em quatro regiões do centro do país.

A reunião entre os presidentes da Guatemala, JIMMY MORALES, e dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, para a assinatura de um acordo para que o país da América Central recebesse migrantes, foi cancelada pelo governo guatemalteco. A decisão foi tomada depois que diversas ações foram apresentadas à Corte de Constitucionalidade contra a possibilidade de que a Guatemala se transformasse em um "terceiro país seguro". Pelo acordo, a Guatemala deveria processar os pedidos de asilo de todos os imigrantes que atravessam seu território em direção aos Estados Unidos.

A Receita Federal faz nesta segunda-feira os depósitos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019. De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote cinco bilhões de reais a mais de três milhões de contribuintes. As consultas foram abertas na última segunda-feira pelo site da Receita na internet.Do total a ser pago, dois bilhões 362 milhões serão pagos a contribuintes idosos acima de 60 anos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também vão receber a restituição hoje.

O deputado EDUARDO BOLSONARO se reuniu na manhã deste sábado com o pai, o presidente JAIR BOLSONARO, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. EDUARDO já tinha dito que deveria conversar com o presidente neste fim de semana, sobre a indicação do nome dele para novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele esteve no palácio com mulher e saiu de carro, sem dar entrevista. A possível indicação do filho do presidente para o cargo de embaixador tem enfrentado resistência de diplomatas, embaixadores e políticos.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse neste sábado não ver risco da reforma da Previdência perder votos até a primeira semana de agosto para ser aprovada em segundo turno. O texto-base passou em primeiro turno com um placar expressivo de 379 votos a 131. Parlamentares da oposição, porém, apostam na pressão de eleitores durante o recesso parlamentar para a virada de votos e uma eventual derrubada ou modificação da proposta.MAIA afirmou que a estratégia boa era votar tudo antes do recesso, mas, entre o ideal e o possível, ele disse que tem que ficar com o possível. A votação da PEC da previdência em segundo turno vai acontecer no dia seis de agosto.

Neste domingo foi realizada a primeira etapa do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. De um total de 4705 candidatos inscritos, compareceram na parte da manhã para realizar a prova três mil 614. Os candidatos estão disputando 23 vagas de Promotor de Justiça Substituto. Este é o concurso com o maior número de inscritos já promovido pela Instituição, e pela primeira vez são disponibilizados provas em braile e computador com software especial para leitura para candidatos com deficiência visual. O concurso destinou cinco por cento das vagas a pessoas com deficiência e 20 por cento a pessoas negras.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta semana o Projeto de Lei que trata da regulamentação de benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual a vários segmentos da economia catarinense. A votação vai acontecer entre hoje e quarta-feira, antes do recesso parlamentar de julho. O PL 174 ainda terá o relatório na Comissão de Finanças e Tributação apreciado, antes de seguir para a votação em plenário. Um acordo firmado na semana passada deve permitir a aprovação do projeto. Uma emenda do deputado MARCOS VIEIRA prevê que o governo deve encaminhar, até o dia 30 de setembro, os projetos específicos por setor explicitando os incentivos fiscais e, eventualmente, incluindo segmentos que ficaram fora do projeto atual.

O Departamento Estadual do Trânsito de Santa Catarina vai leiloar 478 veículos removidos, apreendidos e tirados de circulação em cidades do Oeste do estado. A partir desta segunda-feira, é possível fazer pré-lances. São oferecidos carros e motos em condições de uso, além de sucatas. Os pré-lances podem ser feitos no site do leiloeiro, onde também pode ser consultado o edital. O leilão ocorre em 22 de julho a partir das dez da noite. Estão disponíveis 132 carros e motos que podem voltar a circular e 346 sucatas. No caso dos veículos em condições de uso, eles são vendidos no estado de conservação em que se encontram e não possuem multas e débitos anteriores.

Quarto Culto Distrital reúne mais de novecentos membros da IELB. O evento aconteceu ontem, no CTG Juca Ruivo, de Maravilha. Este foi o quarto encontro, e contou com 14 pastores de 12 paróquias da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, da região. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente nacional da igreja, JOEL MÜLLER. Ele fez a mensagem principal intitulada A Palavra Faz A Diferença. Organizadores do evento estão satisfeitos com os resultados do encontro, pois, apesar da chuva, superou as expectativas.

Primeiro Culto Distrital foi realizado na cidade de Mondai. Foi nessa cidade onde começaram as atividades da IELB no Oeste Catarinense, a 93 anos. Quem lembrou foi o presidente nacional JOEL MÜLLER. Segundo culto distrital aconteceu em Palmitos e o terceiro em Cunha Porã. Pastor LEANDRO KONFLANZ, da Paróquia Bom Pastor, com sede em Campo Erê, está satisfeito com a participação dos paroquianos no culto de Maravilha ontem.

Festa do Colono e Motorista supera público dos anos anteriores. A observação é de JAIR MARTINS um dos organizadores do evento que aconteceu ontem em Campo Erê. De acordo com ele, tanto na carreata, quanto na festa o número de participantes superou as expectativas da organização. Após a carreata teve a missa, depois ao meio-dia, foi servido churrasco e, à tarde, teve o desfile para escolha do Rei e Rainha da Festa. MARTINS, frisa que todo o valor arrecadado será investido para conclusão da obra da Igreja do bairro que está sendo construída.

Comissão prepara últimos detalhes para o Festerê. RAQUEL CRISTINA uma das organizadoras do evento em Campo Erê, ressalta que o festival da canção tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da cultura, fortalecimento da música brasileira, a valorização e o desenvolvimento do potencial artístico dos candidatos. É ainda um intercâmbio músico-cultural da região, além de propiciar a acessibilidade à cultura expressa através da música. O Festerê Fase Municipal acontece nesta quinta-feira, a Fase Nacional, na sexta e a final no sábado com Baile do Município.

Festerê é um dos eventos que faz parte da programação dos 61 anos de emancipação político-administrativa de Campo Erê. Segundo RAQUEL, o festival reúne grandes artistas de Campo Erê no municipal, assim como no nacional. Ela lembra que a entrada para as três noites é apenas um quilo de alimento não perecível.

Programa troca-troca de milho já está em funcionamento pela Epagri do município. A informação é de CLAUDIR GILIOLLI – extensionista em Campo Erê. Segundo ele, como nos anos anteriores neste mês abriu o programa para os agricultores. Os interessados precisam procurar a Epagri pegar a autorização para retirar o produto nas cooperativas e agropecuárias credenciadas para a distribuição das sementes. Na Epagri, os agricultores precisam levar o CPF e o bloco de produtor rural.

Agricultor precisa estar em dia com aptidão do Pronaf. Para ter acesso ao programa troca-troca de semente de milho, o extensionista da Epagri CLAUDIR GILIOLLI, explica que é necessário estarem com a DAPE em dia para poder retirar o milho. Caso o agricultor não esteja regularizado com esses documentos, podem procurar a Epagri para atualizar o cadastro e ficar para ter acesso ao programa.

Produtores procuram bastante pelo programa troca-troca de milho. CLAUDIR conta que fez um levantamento que aponta que em média a Epagri atende em torno de duzentos agricultores por ano, o que equivale a uma média de setecentas sacas de milho ao ano.

Município trabalha para montar novas patrulhas agrícolas. Quem informa é o secretário de agricultura de São Bernardino ADEMIR CIMA. De acordo com ele, já foram divididas as regiões e elaborado a documentação. O processo já está no cartório aguardando liberação para dar início as atividades. CIMA, conta que já tem alguns equipamentos para começar o trabalho das patrulhas, porém, ainda é necessário mais maquinário para atender bem a demanda.

Dois ônibus para transporte escolar são entregues a Campo Erê. De acordo com o prefeito ODILSON LIMA, a entrega ocorreu há pouco, às 11 horas da manhã em Florianópolis. Segundo ele, o Ministro da Educação esteve fazendo a entrega.O prefeito acredita que a partir de amanhã os veículos já estejam a serviço da secretaria de educação. Agradece aos deputados CELSO MALDANER E JOÃO RODRIGUES pelo empenho em destinar esses ônibus à Campo Erê.

Importantes obras devem ser realizadas a partir de setembro. Quem afirma é o prefeito de Campo Erê- ODILSON LIMA. Conta que a partir do dia 30 do referido mês, uma obra aguardada há 30 anos e outra há 15, devem ser iniciadas. São elas: a construção da praça da igreja matriz e da praça do fórum. Salienta que pra isso houve o empenho dos vereadores ROQUE MELLO E VALDIR VENÂNCIO que solicitaram os recursos ao senador JORGINHO MELLO. Além disso, a administração também esteve empenhada em Brasília para viabilizar uma das praças.

Administração tem mais acertos do que erros. Avaliação é do prefeito ODILSON LIMA. Salienta que a secretaria de saúde entrega para mais de mil e 500 pessoas mensalmente remédios controlados. Segundo o prefeito, são 300 tipos de medicamentos. Além disso, agradece aos dentistas do município e a todos os servidores que contribuíram com o projeto OdontoSesc, que esteve no município até a última sexta feira.

Manutenção elétrica interrompe abastecimento de água em bairros de Marmeleiro. A Sanepar informa que a estação elevatória de água da Rua dos Papagaios, em Marmeleiro, está sem energia hoje. Equipes da Copel programaram manutenção nas redes de energia do local, desde áse 15 da manhã até as 15 horas e 45 minutos. Por esta razão, o abastecimento está interrompido para as regiões dos bairros Pedra Branca e Jardim Bandeira. A previsão é a de que o fornecimento de água volte à normalidade a partir das 17 horas e será de forma gradativa.

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos quinhentos litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios.

Motorista perde o controle da direção e sai da pista na SC 305. Na madrugada de ontem, por volta de 3 horas e 30 minutos, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, atendeu uma vítima de acidente de trânsito na SC-305, próximo ao silo da BRF, em Campo Erê. Um Spacefox, placas de Enêas Marques, dirigido por uma mulher, sai da pista. Eladisse aos socorristas, que foi fazer a volta com o carro e acabou perdendo o controle da direção, saindo da pista. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local, mas recusou encaminhamento ao hospital.

Homem se passa por policial; não paga conta e vai preso. O fato ocorreu em São Lourenço do Oeste, na noite de ontem. Segundo a Polícia Militar, o homem de 29 anos, esteve num estabelecimento no centro da cidade, e consumiu comida e bebida. Ele se identificou como policial e saiu do local sem pagar a conta. O proprietário do local chamou a PM que fez buscas e localizou o suspeito próximo de um hotel na avenida Brasil. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia para as providências.

Homem é preso por violência doméstica, embriaguez ao volante e posse irregular de arma. A prisão ocorreu em parceria numa ação entre a Polícia Civil e Militar de Anchieta. O homem estava ameaçando a esposa de morte. Por volta das 16 horas de sexta-feira, a vítima procurou a delegacia relatando que no dia anterior teria sido ameaçada por seu companheiro. Diante dos fatos foi registrado boletim de ocorrência, no qual a vítima relatou toda a situação, além de ter solicitado medidas protetivas de urgência. Minutos depois de registrar a ocorrência a vítima efetuou uma ligação para a Polícia Civil relatando que o agressor estava em casa embriagado e que a teria ameaçado de morte novamente.

Polícia Civil e Militar se deslocaram até a residência do casal. Durante a conversa no local dos fatos, a vítima relatou que desta vez ele chegou a pegar uma arma de fogo para ameaçá-la. Quando os policiais chegaram à residência, o homem, que havia se evadido, retornou dirigindo seu veículo e estava muito alterado e com sinais de embriaguez, o que foi comprovado com o teste do etilômetro. Dessa forma, foi dada voz de prisão, porém, ele não acatou, sendo necessário o uso de arma não letal para imobilizar e algemar o homem. Já na Delegacia de Polícia, após diligências, a Polícia constatou que o preso possuía duas armas registradas em seu nome, as quais estavam com o registro vencido.

Na residência do casal, acompanhados pela vítima, a Polícia, foi procurar as armas de fogo, mas elas não estavam mais no local. Na casa foram encontradas duas cartucheiras, uma delas contendo cinco estojos e três cartuchos, todos calibre 12, e na outra 24 estojos e sete cartuchos, todos calibre 40. Em seguida, os policiais se deslocaram até uma chácara da família, mas as armas também não estavam lá. Ao retornarem à Delegacia, o homem detido relatou que teria levado as armas até a residência de um amigo.

Morador da casa não sabia que as armas estavam na residência dele, mas autorizou as buscas. Segundo a polícia, no paiol foram encontradas: uma espingarda Boito de calibre 12, um rifle CBC, calibre 22, com silenciador e luneta e um rifle CBC, aparentemente calibre 22, com silenciador e luneta. Todas as armas foram apreendidas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.