ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 15/06/2022

-UM DIA APÓS O SENADO, CÂMARA APROVA TETO DO ICMS PARA COMBUSTÍVEIS

-SC VAI DEIXAR DE ARRECADAR CINCO BILHÕES ATÉ O FINAL DE 2023 COM LIMITE DO ICMS

-300 FAMÍLIAS JÁ SOLICITARAM INCLUSÃO AO CASA VERDE E AMARELA

-POLÍCIA AMBIENTAL AVALIA POSSIBILIDADE DE EXPANDIR PROA NA REGIÃO

-PREFEITURAS DECRETAM PONTO FACULTATIVO NESTA QUINTA-FEIRA

-VEREADOR SUGERE AQUISIÇÃO DE ÁREA ÀS MARGENS DA 163 PARA O NOVO CEMITÉRIO

-MUSEU DA COLONIZAÇÃO PROMOVE EXPOSIÇÕES SOBRE A ORIGEM ALEMÃ

-REALIZADA OFICINA DE PRATOS A BASE DE MILHOS CRIOULOS

-POLÍCIA INICIA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI EM RODOVIAS FEDERAIS

-PM PRENDE TRÊS MULHERES POR TRÁFICO DE 22 QUILOS DE DROGAS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça desta forma. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Os militares da Ucrânia têm munição e armas suficientes, mas precisam de mais armamento de longo alcance. A afirmação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Em um encontro virtual com jornalistas da Dinamarca, ele disse que as armas de longo alcance são essenciais para que a Ucrânia consiga vencer a Rússia na guerra que acontece no país desde 24 de fevereiro. A maior parte das armas que a Ucrânia tem recebido de países do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, ficam estocadas em bases na região oeste do país, perto da Polônia.

O México vai denunciar internacionalmente a mineradora americana Vulcan Materials e uma filial que opera na Riviera Maya local, que o país acusa de causar uma "catástrofe ecológica" nessa região turística. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR. Sem especificar a que instância levará o caso, ele acusou a Vulcan e sua subsidiária Calica de causar uma danos ambientais ao extrair calcário próximo à costa caribenha "para construir estradas nos Estados Unidos". De acordo com OBRADOR, as ações afetaram poços subterrâneos de água doce e rios submarinos com ou sem licenças.

Aos gritos de "morte" ao partido no governo, dezenas de manifestantes marcharam nesta terça-feira na Bolívia pedindo liberdade para a ex-presidente interina JEANINE ÁÑEZ, condenada a dez anos de prisão por assumir irregularmente o poder. Ela presidiu interinamente o país entre 2019 e 2020. JEANINI assumiu o cargo de presidente depois que EVO MORALES renunciou por ser acusado de fraudar eleições pela Organização dos Estados Americanos. Um tribunal de La Paz considerou que ela é culpada pelos crimes de violação de deveres e resoluções contrárias à Constituição. A família de ÁÑEZ anunciou que vai recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais na Bolívia antes de ir à Justiça internacional.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido nesta terça-feira para presidir o Tribunal Superior Eleitoral a partir de 16 de agosto. Ele estará à frente da corte durante as eleições deste ano. MORAES substitui EDSON FACHIN no cargo. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o vice. A eleição do comando do TSE é simbólica. O presidente e o vice da corte eleitoral sempre são oriundos do STF e tradicionalmente há um rodízio entre os magistrados com base na ordem de antiguidade. O TSE tem sete ministros, sendo três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e outros dois representantes da classe dos juristas.

Um levantamento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional estima que 20 milhões e 800 mil pessoas não têm acesso à coleta de lixo regular no país. Por outro lado, os números mostram que esse serviço alcança 90 por cento da população. Os dados são do Diagnóstico Temático sobre Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, lançado nesta terça-feira. Os indicadores de macrorregiões variam entre 80 por cento no Norte e 96 por cento no Sudeste. Em municípios da faixa populacional com renda mais baixa, o atendimento abrange 74 por cento da população total. Nos municípios da faixa de renda mais elevada, a porcentagem chega a 99 vírgula quatro por cento.

Um dia depois da aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17 e 18 por cento, a depender da localidade. Esta é a segunda vez que os deputados analisam a proposta, que teve origem na Câmara. Uma segunda votação é necessária, pois o texto foi aprovado no Senado com mudanças. O conteúdo principal do projeto foi mantido. Hoje, o texto seguirá para sanção.

Santa Catarina possui a segunda maior taxa de escolaridade líquida do país, perdendo apenas para o Distrito Federal. A informação está no Mapa do Ensino Superior divulgado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. A taxa de escolaridade líquida é medida pelo percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária. A taxa é de 26 e meio por cento no Estado. 83 por cento das matrículas totais do Estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 57 vírgula sete por cento das matrículas são em cursos presenciais.

Com a aprovação no Senado do projeto de lei que limita o ICMS de combustíveis, energia, comunicação e transporte coletivo a 17 por cento Santa Catarina vai deixar de arrecadar mais de cinco bilhões até o final de 2023, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. O governo estadual disse que não vai aumentar o valor de outros produtos para compensar a perda de arrecadação. Atualmente a alíquota do ICMS em Santa Catarina é de 25 por cento para gasolina e 12 por cento para o diesel e também 25 por cento para energia elétrica. Porém, para quem consome até 150 quilowhats, a alíquota é de 12 por cento e essa política de redução será mantida.

A Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou aumento dos custos com insumos e matérias-primas em 70 vírgula sete por cento das empresas industriais e da construção de Santa Catarina. De acordo com a Sondagem Especial realizada pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina e pela ConfederaçãoNacional da Indústria, 52 por cento das empresas sentiram aumento acima do esperado no preço dos insumos importados. Por conta disso, as 38 por cento das empresas catarinenses declararam que estão analisando as estratégias de aquisição de matérias-primas no Brasil e 30 por cento procuram novos fornecedores no exterior.

Placas são instaladas nas propriedades dos alunos da casa familiar de São José do Cedro. As placas são uma forma de reconhecimento para os alunos que estudam na casa familiar. Ela tem o intuito de identificar os alunos que estudam nesta instituição, além de agregar um valor estético devido à “molduras” em que são colocadas. A diretora OLIVIA LUNKES, comentou que os pais se sentem honrados e felizes com a participação dos filhos na casa familiar rural, sendo que eles sempre aprimoram o trabalho dentro das propriedades trazendo benefícios e melhora da vivência no meio rural. A instituição conta hoje com 64 alunos matriculados, nessa perspectiva 64 propriedades diferentes são beneficiadas e reconhecidas. OLIVIA ainda explicou que a instalação das placas são uma valorização do esforço e dedicação dos estudantes.

O Museu da Colonização de Palma Sola estará promovendo três exposições ao longo dos próximos meses. Entre elas estão previstas a cultura e origem alemã, e também italiana em virtude dos 60 anos de emancipação político-administrativa. A informação é do historiador ROSALINO SIQUEIRA. A estrutura germânica chegou ontem do município de Anchieta e estará à disposição da população nos próximos dias. A história sobre a origem cabocla também está sendo exposta no museu. No final deste ano estará exposto sobre a origem italiana. Segundo ele, estas são as três etnias do município. ROSALINO também relatou sobre as obras da rua coberta em frente ao museu de Palma Sola. Devido a isso, a entrada ao museu sofreu modificações e por isso é solicitado a atenção redobrada dos visitantes. Nestes dias, o museu não está recebendo a visita de alunos.

Foi sugerida por um vereador, durante a última sessão da Câmara de São José do Cedro, a aquisição de uma área de terra para implantação do novo cemitério São José e Almas, às margens da BR-163. A terra possui hoje uma extensa plantação de eucaliptos, mas se encontra à venda. O vice-presidente, CLAUDIO WARTHA, autor desta sugestão, disse que este espaço teria a capacidade de atender a demanda pelas próximas quatro gerações. Apesar de não relatar sobre valores, ele acredita que o preço desta área está dentro do praticado pelo mercado. Para ele, a prefeitura poderia adquirir o lote com valores liberados pelo governo de Santa Catarina, que nos últimos anos têm destinados recursos às prefeituras. A exemplo, ele citou o “Plano Mil” que está pagando mil reais por habitante. Caso o município fosse contemplado, a prefeitura receberia um montante aproximado dos 14 milhões de reais nos próximos anos. WARTHA ainda comentou que esta área não possui nenhum empecilho ambiental quanto a implantação do novo cemitério.

O vice-presidente, CLAUDIO WARTHA, ainda relatou que esta preocupação vem desde a época do ex-prefeito DIRCEU CORÁ, entre os anos de 1997 e 1998. Agora, a situação está ainda mais preocupante. A prefeitura de São José do Cedro, na semana passada, informou que uma área de terra está sendo sondada. E ainda neste ano uma área será desapropriada para futura instalação do cemitério.

O vereador FERNANDO WILL, também na sessão de segunda-feira, encaminhou à prefeitura pedidos de informação para serem detalhadas pela administração. Para a Rádio Cedro, o vereador citou o pedido de informação sobre onde será a nova área de terra para implantação do novo cemitério São José e Almas. Na semana passada a prefeitura informou, por meio da secretaria de Planejamento, que ainda neste ano deve ser feita a desapropriação de uma área para esta finalidade. Além de solicitar qual é a área cogitada, ele pediu sobre os trâmites atuais deste trabalho. WILL comentou sobre o pedido prevendo a possibilidade da implantação de um cemitério parque. Os cemitérios jardim ou parque possuem uma ampla área verde com bosques. E demais atrativos naturais onde os corpos são sepultados na forma vertical com uma placa. FERNANDO ainda lembrou sobre o chamamento público feito pela administração e solicitou informações quanto ao número de vagas abertas com essa ação. Para ele, a solução do cemitério deve ser prioridade do poder público.

O outro pedido levado à Câmara de Vereadores de São José do Cedro pelo vereador FERNANDO WILL está sobre as lâmpadas de LED recentemente adquiridas pela administração. Foram compradas cerca de 450 luminárias. E o pedido apresentado é sobre as ruas que serão beneficiadas com estas novas lâmpadas tendo em vista, segundo ele, o bom número comprado. Como também quanto foi investido nesta aquisição. Também foi solicitado pelo vereador sobre como é feito o controle do pagamento dos pedidos de horas-máquinas.

São José do Cedro não terá atendimento nas repartições públicas nesta quinta-feira, quando será celebrado Corpus Christi. Na sexta-feira, os trabalhos retornam ao normal. Da mesma forma as demais prefeituras da região farão ponto facultativo amanhã. Entre elas estão o centro administrativo de Princesa e de Anchieta. No caso de Guaraciaba, o prefeito decretou ponto facultativo amanhã e sexta-feira. Mas nesta sexta, às secretarias de Obras e de Agricultura terão o expediente normal. Em Guarujá do Sul e Palma Sola, não haverá atendimento ao público nos dois dias, voltando apenas na segunda-feira. No dia de Corpus Christi, nesta quinta não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país. Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que tiverem o dia 16 de junho como vencimento poderão ser pagas na sexta-feira, sem acréscimo de juros, quando as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

Oficina de pratos a base de milhos crioulos foi realizada em Anchieta. Conforme a agente de Desenvolvimento GREICI ZANELLA, a oficina aconteceu no Centro de Convivência de Idosos na última semana e teve a participação de cerca de dez mulheres. A oficina tem o objetivo de fazer com que os estabelecimentos comerciais que vendem alimentos possam ter no seu cardápio alimentos a base de milho crioulo para assim fomentar a ideia de Indicação Geográfica dos Milhos no município. GREICI relatou que na oportunidade foram ensinadas e praticadas duas receitas, sendo uma de polenta cremosa a base de milho crioulo e uma de rapadura de milho crioulo. No dia próximo dia 28, será realizada mais uma oficina a base de milhos crioulos, as mesmas fazem parte do programa de Indicação geográfica, através do programa Cidade Empreendedora.

73 pacientes estiveram realizando consultas para a confecção de próteses dentárias nesta semana em Guaraciaba. Os moldes estão sendo feitos por um profissional do Rio Grande do Sul. As entregas das próteses prontas acontecem dia quatro de julho. Segundo a secretária de Saúde DAIANE DORIGON, os pacientes que tiverem interesse em encaminhar as suas próteses dentárias é importante passar por avaliação com o dentista do ESF pertencente. Ela disse que esse é um programa federal que o município aderiu em 2016 onde são destinados recursos para esses fins. A secretaria de Saúde também alterou o atendimento. O novo cronograma de atendimento odontológico de Guaraciaba ficou definido de segunda a sexta-feira no Bairro Santa Terezinha. Na Linha Ouro Verde nas segundas e quintas-feiras. Os ESFs dois e três todos os dias no Posto Central. Já no ESF cinco os atendimentos odontológicos acontecem nas terças, quartas e sextas-feiras.

A empreiteira TORC continua intensificando as obras de adequação da BR-163 para dar seguimento na concretagem. Ontem, a empresa se encontrava na Linha São Francisco, já em Guarujá do Sul, efetuando estes serviços. Com o avanço da concretagem, os trabalhos na base foram acelerados para evitar que a concretagem seja afetada. Ambos os serviços andam praticamente próximos, em frente ao entreposto da Coasul em Guarujá do Sul. Com isso, o tráfego foi desviado para a marginal 180, passando pela Laticínios Guarujá e logo a frente retornando para a pista principal. Dos trechos já pavimentados, dois deles foram liberados para o trânsito de veículos. Um ocorreu na sexta-feira passada no quilômetro 100, nas proximidades do posto BR-163. Já o outro trecho fica no quilômetro 97 liberado ainda no dia três de junho. Ambas as pistas são para o fluxo sentido a Guaraciaba. Para aquele que vem para área urbana de São José do Cedro continua no pavimento antigo.

Grande parte dos trechos já pavimentados e liberados ainda precisa da terceira pista e demais acabamentos, como pintura das faixas. A previsão da empreiteira é voltar com o fluxo de veículos pelo elevado em São José do Cedro dentro de alguns dias. Com ajuda de um caminhão betoneira, a equipe faz a ligação entre uma placa de concreto e outro. No caso do lado sul do elevado já recebeu a aplicação do concreto para ligar a pista principal e possibilitar o trânsito. No lado norte, próximo a uma área de preservação permanente, alguns trabalhos eram efetuados para aplicação do concreto no trecho.

A prefeitura de Princesa deu início às obras de terraplenagens que antecedem a pavimentação com pedras irregulares até o clube da comunidade de Vista Alegre. Os trabalhos tiveram início nesta semana e para os próximos dias estão programadas detonações de rochas, limpeza e nivelamento da via. Com isso, o trânsito da estrada geral entre a encruzilhada de acesso à Linha Sagrada Família até Vista Alegre permanecerá interrompido. A circulação de veículos neste local está liberada apenas aos moradores do trecho. Para acessar as comunidades de Vista Alegre, Esquina Tobias, Jatobá, União, Progresso e outras, os motoristas deverão utilizar o desvio pela comunidade da Sagrada Família. Logo após o "saltinho", os motoristas deverão dobrar à esquerda seguindo até a comunidade de Vista Alegre. O mesmo trajeto deverá ser utilizado pelos motoristas que se deslocam até a cidade. Nas últimas semanas, este desvio recebeu obras de melhorias como alargamento, cascalhamento, patrolamento e compactação.

As ações para promover a conscientização quanto ao cuidado com o meio ambiente estão sendo promovidas em municípios do Extremo-Oeste. O Dia Mundial do Meio Ambiental aconteceu no último dia cinco, mas o cuidado com ele segue. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental ALCENIR MINUSCOLI, os seres humanos são os principais culpados pela degradação do meio ambiente. Por isso, foi constituída uma data especial para enfatizar um posicionamento crítico e ativo referente aos problemas existentes. O comandante relatou que a unidade regional desenvolve ações informativas como palestras em escolas, programas institucionais como o Programa Protetor Ambiental. Este trabalho é desenrolado com os alunos de 12 a 14 anos que está sendo desenvolvido em São Miguel do Oeste e Maravilha. O comandante salientou que isso promove um vínculo no que se refere a proteção do meio ambiente. Em alguns casos, certos alunos voltam para auxiliar a Polícia Ambiental na prestação de formação dos demais estudantes.

O Programa Protetor Ambiental, conforme a viabilidade deve ser implantada nos demais municípios da região Extremo-Oeste. Segundo o comandante ALCENIR MINUSCOLI, as prefeituras interessadas em disponibilizar o programa no município devem entrar em contato com a Polícia Ambiental. Ele também comentou sobre a operação contra a caça de animais silvestres iniciada em maio continua até o mês de agosto. O comandante destacou que em todo o território brasileiro não existe a autorização deste tipo de caça. Por isso, a orientação é que a população contribua denunciando estes casos passando informações necessárias tendo em vista a dificuldade de fazer um flagrando. Desta forma fornecerá a possibilidade de promover operações específicas.

O departamento de Habitação de São José do Cedro deverá entregar as matrículas para os moradores do Loteamento Adelaide após a finalização dos detalhes finais. Conforme a diretora JANIA NILSON, algumas assinaturas e documentos pessoais dos moradores ainda estão pendentes. Mas o departamento está a procura dessa regularização para entregar as matrículas. Alem deste loteamento, também se encontra no cartório para regularização o Loteamento Centro que possui cerca de quatro famílias. Ela ainda explicou que esta área ainda possui algumas pendências entre elas as dimensões de cada espaço. Outras duas áreas também estão pendentes, mas possivelmente não será feito a individualização das matrículas. Para certos casos, JÂNIA comentou que não cabe ao município regularizar, sendo necessário apenas uma ação particular para regularização.

Aproximadamente 300 famílias já procuraram o departamento de Habitação para solicitar a inclusão no programa Casa Verde e Amarela do governo Federal em São José do Cedro. De acordo com a diretora JÂNIA NILSON, todos estes pedidos serão indicados ao governo, mas algumas delas possivelmente não serão contempladas devido a renda das pessoas e também da margem de gasto do salário para esta finalidade. A diretora salientou que a administração já possui uma área de terra cogitada para fazer a doação ao governo que viabilizará a execução do programa. A prefeitura capta os dados das pessoas interessadas, cadastra e indica a União que avaliará os dados. Aqueles que se enquadrarem nas regras, a própria Caixa Econômica irá negociar com o interessado. JÂNIA também comentou que durante este período eleitoral não será liberado verbas para esta finalidade. Mas a captação de dados pessoais segue sendo recebida pelo setor neste período.

A PRF realiza mais uma operação Corpus Christi que se estende até as 23 horas e 59 minutos deste domingo. Serão cinco dias com aumento relevante de fluxo de veículos, o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Os trechos mais preocupantes ficam nas BRs 282 e 116, região de Lages, devido à Festa do Pinhão, evento que atrai milhares de pessoas à serra catarinense. Porém, mais dez PRFs, vindos de outros Estados, já estão em Santa Catarina para aumentar a presença policial nas rodovias. O objetivo é prevenir condutas como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança. A atenção deve ser redobrada no final da tarde de hoje, bem como no retorno entre às 16 e 22 horas de domingo. Em 2021, nos dias de Corpus Christi, a PRF registrou 139 acidentes do Estado catarinense, nos quais 143 pessoas ficaram feridas e 14 morreram. Não haverá nenhum tipo de restrição de tráfego em pista simples para veículos como bitrens ou cegonhas, neste feriado e final de semana.

Foram apreendidos pela Polícia Militar na noite de ontem, por volta das 22 horas, cerca de 22 quilos de drogas no terminal rodoviário de São Miguel do Oeste. Um ônibus que faz linha Foz do Iguaçu a Porto Alegre foi abordado pelos policiais. Durante a abordagem, os PMs desconfiaram da atitude de três passageiras, as quais, logo de início, demonstraram nervosismo. De acordo com a PM, elas estavam levando algumas caixas embaixo dos bancos e mais algumas no bagageiro do ônibus. Foi então solicitado que elas descessem para os policiais fazerem a conferência das bagagens. Durante a vistoria, foi encontrado seis vírgula nove quilos de maconha, dois vírgula um quilos de cocaína e 12 vírgula seis de crack dentro das bagagens. Sendo que cada uma delas estava transportando um tipo de droga. Conforme a Polícia Militar, duas destas mulheres são de nacionalidade boliviana e uma brasileira, sendo que esta receberia mil reais para transportar o entorpecente. As três foram presas por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.