ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-06-2019 Sábado

-MORO NEGA ILEGALIDADES EM DIÁLOGOS E DIZ QUE NÃO VAI DEIXAR CARGO

-CIDADES CATARINENSES TÊM PROTESTOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-ESCOLA DE CATRES DESENVOLVE PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO RIO URUGUAI

-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS PROMOVE WORKSHOP SOBRE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

-DEINFRA RECONHECE SITUAÇÃO PRECÁRIA DE RODOVIAS, MAS SEM ANÚNCIO DE MELHORIAS

-COMISSÃO DEFINE PROGRAMAÇÃO E INTENSIFICA DIVULGAÇÃO DA SEMANA ALEMÃ

-MULHER É PRESA POR CRIME DE FAVORECIMENTO A PROSTITUIÇÃO

-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA SC 161


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


Apenas nove por cento das promessas de doações para a reconstrução da catedral de Notre Dame na França foram cumpridas. A informação foi revelada pela rádio France Info nesta sexta-feira. Segundo o Ministério da Cultura da França, as doações prometidas chegaram a 850 milhões de euros, mas apenas 80 milhões chegaram aos cofres das fundações que gerenciam o patrimônio francês. As obras ainda não puderam começar porque a igreja ainda passa por trabalhos de segurança para evitar desmoronamentos.


O comitê do Partido Democrata dos Estados Unidos anunciou, nesta semana, os 20 pré-candidatos que participarão dos primeiros debates do partido, marcados para os dias 26 e 27 de junho em Miami, na Flórida. A partir das discussões, eleitores democratas e o partido irão decidir quem os representará nas eleições presidenciais do ano que vem. Entre os que participarão estão o ex-vice-presidente JOE BIDEN, que lidera as intenções de voto, o senador BERNIE SANDERS e o prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO.


A alta comissária da ONU para os direitos humanos, MICHELLE BACHELET, visitará a Venezuela na próxima semana. Ela deve se encontrar com NICOLÁS MADURO e também com JUAN GUAIDÓ. O escritório da ONU negociou para acertar com as autoridades venezuelanas os termos dessa missão. A visita acontecerá entre os dias 19 e 21. Na agenda estão previstos ainda encontros com membros da opositora Assembleia Nacional e da governista Assembleia Constituinte, além de ministros venezuelanos e vítimas de violações dos direitos humanos e seus familiares.



O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, disse na tarde desta sexta-feira que o ministro da Economia PAULO GUEDES "está gerando uma crise desnecessária" e que o governo Bolsonaro virou uma "usina de crises". MAIA disse que blindou na Câmara a reforma da previdência de crises que são muitas vezes geradas todos os dias pelo governo, cada dia uma. Ele afirmou que o governo é uma usina de crises. Pela manhã, o ministro da Economia criticou as mudanças propostas por SAMUEL MOREIRA, do PSDB, relator do projeto de reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e atribuiu as modificações à "pressões corporativas" e ao "lobby de servidores do Legislativo". Ele declarou que houve um recuo que pode abortar a nova Previdência.


O ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, afirmou nesta sexta-feira que o diálogo com procuradores e advogados é comum durante o processo, negou conluio com o Ministério Público e afastou a possibilidade de deixar o cargo. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", ele falou pela primeira vez sobre mensagens atribuídas a ele e ao chefe da força-tarefa da Lava a Jato, em Curitiba, o procurador DELTAN DALLAGNOL. Os diálogos, obtidos por ação de um hacker, foram publicados pelo site The Intercept. Segundo ele, "é normal trocar informação, claro, dentro da licitude”. MORO afastou a possibilidade de deixar o cargo de ministro, por causa dos vazamentos.


O site Intercept publicou na noite desta sexta-feira novas mensagens atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. Segundo o site, este pedido seria mais uma evidência de que Moro atuava como uma espécie de coordenador informal da acusação no processo do triplex em Guarujá. A troca de mensagens começa em 10 de maio de 2017, dia em que o ex-presidente LULA foi ouvido por Moro pela primeira vez no processo do triplex. Na conversa, MORO sugere a um dos procuradores que a Lava-Jato faça uma nota para responder ao “showzinho” da defesa durante o depoimento do ex-presidente.



Um edital de chamada pública inédito no âmbito estadual foi lançado em junho pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina. Referente ao Programa Centelha, o Edital vai destinar um milhão 680 mil reais para estimular a criação de empreendimentos inovadores em Santa Catarina, além de oferecer capacitações e outras formas de suporte. Ideias inovadoras poderão ser submetidas entre os dias 17 de junho a 31 de julho de 2019 site do programa Centelha. O Centelha foi inspirado pelo programa catarinense de fomento ao empreendedorismo inovador, o Sinapse da Inovação, criado há 11 anos e que já recebeu quase oito mil e 400 ideias de produtos, processos e serviços inovadores.


O Ministério Público de Santa Catarina lançou nesta semana uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do comparecimento às consultas do SUS. De acordo com dados das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde uma das causas que contribuem para a lentidão no atendimento e o consequente crescimento da fila por serviços na saúde é o fato de que mais de 30 por cento dos usuários não comparecem na data agendada para a realização de sua consulta ou procedimento. A campanha SUS sem Falta demonstrar a importância de se comparecer ou, ao menos, comunicar, previamente, a falta para a unidade de saúde. Focada no ambiente digital, a campanha é composta por peças gráficas e vídeos para publicação em redes sociais, como Instagram, Facebook e Whatsapp, além de cartazes, que poderão ser impressas e distribuídos para as unidades de saúde.


Cidades catarinenses tiveram manifestações em apoio à greve geral ao longo desta sexta-feira, principalmente com atos contra a Reforma da Previdência. A mobilização teve mais força na Capital, onde os transportes públicos não operaram e um protesto em frente à Catedral reuniu 10 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, e entre 20 e 30 mil, conforme os organizadores. Assim como em todo o país, os atos foram convocados por sindicalistas e participantes de movimentos sociais. Além da reforma, outras medidas do governo JAIR BOLSONARO também foram contestadas, como o corte de repasses a instituições de educação federais.


-ESCOLA DE CATRES DESENVOLVE PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO RIO URUGUAI

-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS PROMOVE WORKSHOP SOBRE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

-DEINFRA RECONHECE SITUAÇÃO PRECÁRIA DE RODOVIAS, MAS SEM ANÚNCIO DE MELHORIAS

-COMISSÃO DEFINE PROGRAMAÇÃO E INTENSIFICA DIVULGAÇÃO DA SEMANA ALEMÃ


Cartório eleitoral de Itapiranga registra grande movimento em plantão de atendimento neste sábado. Eleitores de São João do Oeste e Tunápolis estão realizando a biometria. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI, os dois municípios possuem prazo até o dia 28 de junho para realizarem o recadastramento do título de eleitor. Na manhã de hoje mais de 50 eleitores realizaram a biometria. Informa que o plantão será até às 15 horas sem fechar ao meio dia. A maior preocupação é com São João do Oeste que registrou pouca presença na manhã de hoje. Segundo MARRONI, quem não se recadastrar terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.


Uceff aguarda certificação de curso e lança nova modalidade de ensino. A instituição recebeu profissionais do MEC para avaliação. A visita dos avaliadores do Ministério da Educação teve por objetivo estabelecer o conceito do curso de Arquitetura e Urbanismo. Segundo o reitor do Centro Universitário Uceff, LEANDRO SORGATO, a instituição tem obtido notas elevadas por parte do MEC proporcionando credibilidade na formação superior. Destaca a importância da autonomia do Centro Universitário permitindo a emissão de diplomas em Itapiranga. SORGATO chama atenção para o ingresso da UCEFF em uma tendência de mercado e lança primeiro curso na modalidade ensino a distância. Tecnologia em Processos Gerenciais com duração de dois anos e aula presencial de uma vez por semana.


LEANDRO SORGATO aponta o ensino a distância como opção para aumentar o índice de estudantes no nível superior. O reitor da UCEFF considera que a educação hibrida é uma ótima oportunidade para pessoas que buscam um curso superior e não possuem tempo para estarem em sala de aula. Outra vantagem apontada é o custo reduzido no pagamento da mensalidade. O reitor do Centro Universitário destaca que nos Estados Unidos, próximo a 80% dos jovens entre 17 anos e 24 anos estão em uma universidade. No Brasil o percentual é de aproximadamente 30%. LEANDRO SORGATO também faz avaliação positiva dos dois cursos que foram implantados neste ano ingressando na área da saúde com Odontologia em duas turmas e Educação Física com uma turma de alunos.


Lions de Tunápolis e Santa Helena encerra ano Leonístico e projeta novas ações. O ano Leonístico encerra no final deste mês, e em julho, será empossada a nova diretoria. A presidente do Lions Clube, NELSINA DECKER estáa frente da entidade há três anos. O Lions, que abrange os dois municípios, foi criado em 2015. NELSINA explica que o ano Leonístico inicia sempre no dia primeiro de julho, e encerra em 31 de junho de cada ano. O lema do Lions Clube Internacional é “nós servimos”, e segundo a presidente, a entidade atua em prol dos mais necessitados. Ela cita entre as ações, o auxílio a pessoas com problemas de visão, audição e diabetes. Na próxima semana, NELSINA comenta que será iniciada nas escolas uma nova campanha de acuidade visual. Ela afirma que o objetivo é identificar dificuldades na visão desde os primeiros anos de vida da criança, e evitar que o problema se agrave.


O Lions de Tunápolis e Santa Helena conta atualmente com 30 sócios, destes, sete são pessoas idosas. A presidente NELSINA DECKER enfatiza que a nova diretoria já está formada, e terá como presidente DIRCILEI ARENHARDT, que trabalha na escola estadual, no hospital e é ministra. NELSINA deixa a presidência e assume o cargo de secretária. Neste sábado a nova diretoria participa de cursos na cidade de Xanxere. NELSINA comenta que o Lions também está envolvido em eventos da comunidade, a exemplo da programação natalina em Tunápolis e na feira de Santa Helena no mês de março, quando a entidade realizou promoções com a finalidade de arrecadar recursos.


Conselho Tutelar de São João do Oeste recebe novo veículo e equipamentos. De acordo com o secretário de saúde e promoção social, VITUS RITTER, o município se habilitou, no ministério dos direitos humanos, para receber um kit destinado ao conselho tutelar. A entrega do kit ocorreu nesta semana, em Chapecó. O secretário explica que o conselho tutelar recebeu um novo veículo, avaliado em 55 mil reais, cinco computadores, uma geladeira e um refrigerador de água. Ele considera que o veículo e os equipamentos irão garantir a melhora no serviço que é prestado pelo conselho tutelar, em prol da comunidade de São João do Oeste.


Iporã do Oeste estuda possibilidade de implantação de centro de inovação e incubadora. O vice-prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY esteve em Florianópolis em audiência com o Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, SANDRO YURI PINHEIRO, para tratar sobre a implantação de um centro de inovação e incubadora em Iporã do Oeste. O centro é reivindicado pelo PRODELI. O vice-prefeito explica que esse projeto objetiva auxiliar novos empreendimentos no município, com suporte para desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. RUSCHEINSKY lembra que para isso, terá que ser oferecida infraestrutura e suporte gerencial, com orientação aos empreendedores quanto à gestão do negócio e sua competitividade.


Descanso reúne ministério público, empresa contratada, executivo e legislativo para discutir projeto da unidade de tratamento de dejetos humanos. A reunião foi realizada na quinta-feira. O secretário de administração, PAULO LAUXEN, destaca que o projeto para destinação correta dos dejetos humanos está sendo elaborado em conjunto com os demais sete municípios que serão atendidos. Ele enfatiza que o posicionamento dos promotores que participaram da reunião é o mesmo já apresentado anteriormente. O ministério público exige que os municípios, a exemplo de Descanso, cumpram o TAC que tem assumido para resolver a questão da destinação dos dejetos humanos. Na próxima semana a reunião será com representantes da ARIS, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. O projeto permanece no legislativo, e na última semana, foram sugeridas emendas.


Mais de 20% dos dejetos humanos oriundos da cidade de Descanso são despejados no rio Macaco. O levantamento foi feito pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, ARIS. Além da porcentagem assustadora, outro fator que chama atenção é que mil e 400 das mil e 850 fossas construídas precisam se adequar. Para criar um programa e auxiliar famílias na regularização, em parceria com a Casan, o Governo Municipal encaminhou, em fevereiro deste ano, um projeto de lei para a Câmara de Vereadores. Para as novas fossas que estão sendo construídas, o engenheiro civil da Prefeitura, FERNANDO TRINTINAGLIA, diz ser necessária a elaboração de um projeto que deverá ser encaminhado para aprovação. Ao executar a obra, o proprietário ainda deve comunicar a engenharia para que seja feita a fiscalização. A prefeitura também aguarda a análise e aprovação da licença de operação da unidade por parte do IMA.


Escola de Educação Básica Padre Vendelino Junges de Catres desenvolve projeto de valorização do Rio Uruguai. Conforme a professora da escola de linha Catres, interior de Mondaí, CLAUDETE HOFSTATTER, o projeto foi trabalhado dentro e fora da sala de aula com 16 alunos do quarto e quinto ano, na faixa etária de nove a 11 anos. Ela explica que foi notado que os alunos não percebiam a beleza que o Rio Uruguai possui, bem como, a sua importância para a comunidade. A partir de visitas ao rio, a professora explica que os alunos escreveram poemas ressaltando a importância do Rio Uruguai. A intenção de criar o poema é deixar registrado para outras pessoas, através da escrita, esse importante patrimônio cultural da comunidade. CLAUDETE avalia que é preciso despertar nos estudantes o interesse e a percepção pelas belezas do lugar onde vivem.


A comunidade de Catres é uma das que luta por décadas contra a Usina Hidrelétrica de Itapiranga. A escola fica no topo de um morro, ao lado da igreja, e toda sua estrutura, bem como a comunidade, seriam inundadas pela barragem. CLAUDETE HOFSTATTER ressalta que os professores precisam instigar os alunos para as lutas da comunidade que estão inseridos. A professora comenta que os poemas produzidos foram declamados aos demais estudantese professores e na sequencia foram expostos. Ela avalia que o projeto teve uma boa aceitação dos estudantes, e os resultados foram muito positivos, tanto na produção do poema como nos conhecimentos compartilhados. A escola estadual de linha Catres contempla ainda alunos das comunidades de Ervas e Bonito. As três comunidades tem uma ligação direta com o Rio Uruguai, de onde a maioria das famílias tira o seu sustento por meio da pesca ou outras atividades.


Hospital de Tunápolis promove workshop sobre a Rede de Atenção Psicossocial. A programação será realizada no dia 18, a partir das oito horas, no Eventos Park, em Linha Baumgratz. A psicóloga da unidade de saúde mental do hospital de Tunápolis, ELISE TRENHAGO, explica que o evento, organizado junto com a prefeitura, é destinado para profissionais da saúde, mas aberto também a população em geral. ELISE explica que a Rede de Atenção Psicossocial representa todo o processo de atendimento e tratamento do paciente, desde a porta de entrada,o acompanhamento até o encaminhamento para outras especialidades. A psicóloga afirma que o workshop procura discutir formas de melhorar o atendimento no que diz respeito a saúde mental. Ela enfatiza que a demanda destes casos vem aumentando, inclusive com problemas se apresentando cada vez mais cedo nas pessoas.


O workshop também terá a participação de representantes do colegiado estadual de profissionais de saúde mental, do qual Tunápolis faz parte. Ao final do encontro será elaborado um documento com as principais demandas da saúde mental, e que será encaminhado à coordenação estadual. ELISE TRENHAGO lembra que o valor da inscrição é de 50 reais, incluindo o almoço. O pagamento deve ser feito com depósito na conta da Associação Hospitalar de Tunápolis. As inscrições também devem ser confirmadas no hospital, pelo número 3632 1110. A psicóloga da unidade de saúde mental ressalta que além de palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial, o evento também terá mesa redonda sobre saúde mental e espaço para perguntas e socialização do tema.


Deinfra reconhece situação precária de rodovias, mas sem anúncio de melhorias. O superintendente regional do Deinfra, JÂNIO SCHREINER, reconhece que em toda a região extremo oeste vários trechos das rodovias estaduais apresentam problemas. Ele afirma que quando assumiu o órgão, cobrou o governo do estado para liberação de recursos para revitalização dos trechos precários para o tráfego como SC 283 de Riqueza a Palmitos, SC 163 de Iporã do Oeste a Itapiranga além do trecho de São Lourenço e Campo Erê, e o acesso a Princesa. O superintendente diz que tem ciência também dos acidentes que acontecem nessas rodovias pelas condições da pista, mas afirma que o que pode fazer no momento é cobrar o estado. SCHREINER ressalta que a revitalização das rodovias está entre os projetos analisados nestes primeiros seis meses de governo, mas não há previsão de quando isso efetivamente seja executado.


O superintendente regional do Deinfra afirma que as estradas não foram feitas prevendo o intenso tráfego que é registrado hoje nas rodovias da região. JÂNIO SCHREINER diz que quando foi feito o asfalto, na década de 1990, o tráfego era de caminhões com carga bem menos pesada do que atualmente. Ele comenta que na região extremo oeste e o oeste a média diária é de um tráfego de 600 bi trens. Conforme o superintendente, outra reivindicação do Deinfra é a instalação de seis balanças, sendo três em Palma Sola, Campo Erê e São Lourenço do Oeste, e outras três em Romelândia, Pinhalzinho a Modelo, e trevo de Chapecó em direção a São Lourenço do Oeste, para o controle e fiscalização do peso dos caminhões. O governo do estado disse que analisa essa possibilidade. SCHREINER lembra que o estado está licitando nova empresa para as roçadas nos 680 km de rodovias da região, já que o contrato com a atual empresa encerra esta semana.


Comissão define programação e intensifica divulgação da décima primeira Semana Alemã. A Deutsche Woche de São João do Oeste será realizada de 20 a 27 de julho. 15 entidades estão envolvidas na organização. Segundo o coordenador do evento, ANDRÉ KLUNK, faltando pouco mais de um mês para o início de um dos maiores eventos do município, toda programação está definido, e agora o trabalho segue na finalização dos preparativos e divulgação. O coordenador cita que a programação inicia no dia 20, sábado à noite, com o show de abertura. A exemplo das edições anteriores, o evento deve surpreender o público. Estão envolvidas todas as entidades culturais do município. KLUNK comenta que ensaios para as apresentações de dança, música e teatro já estão ocorrendo há meses. A história relatada este ano na abertura da semana alemã será a emancipação do município e o progresso nos diversos segmentos.


No domingo, dia 21 de julho, a programação inicia com a tradicional missa no idioma alemão na igreja matriz, que é a maior igreja em madeira da América Latina. Ao meio dia haverá almoço, a tarde matiné com a banda 5 Fritz e café colonial a noite. Na segunda-feira-feira, dia 23, os eventos seguem com o baile da terceira idade e a noite a abertura oficial do Biergarten, que terá atendimento com venda de chopp, lanches e lembranças durante toda a semana na praça. Na tarde-feira, ocorre o retorno do concurso da piada, encerrando com matiné. Dia 24 a atração será o festival regional da canção alemã, aberto para calouros de toda região. As apresentações serão acompanhadas pela Orquestra Continental, que irá animar o baile após o festival. No feriado, de 25 de julho, será realizado o festival da cuca e da lingüiça, iniciando a tarde e encerrando com baile a noite. Para a noite do humor e festival da canção as inscrições estão abertas no departamento de cultura.


Na sexta-feira, o destaque será mais uma vez a gastronomia com o jantar típico alemão. Após a janta, com venda limitada de fichas, haverá matiné com Os Guri. Para o encerramento da semana alemã, no sábado dia 27 de julho, o coordenador ANDRÉ KLUNK destaca que já pela manhã ocorre o encontro dos grupos folclóricos infanto juvenis. O almoço ao meio dia será a base de galinhada, a tarde ocorre a Kinder Fest, a festa das crianças, com adisponibilidade vários brinquedos. O tradicional desfile típico alemão inicia as 15 horas, com a presença de entidades culturais de São João do Oeste e de toda região. A noite, haverá o encontro de grupos folclóricos, com expectativa de reunir mais de 30 grupos da região e estados vizinhos. A Banda Choppão encerra a programação com baile de chopp. Todos os dias, a partir das 15 horas, será distribuído chopp pela cidade. Todas as informações estão disponíveis também no site oficial do evento.


-MULHER É PRESA POR CRIME DE FAVORECIMENTO A PROSTITUIÇÃO

-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA SC 161


Acusado de feminicídio em Itapiranga vai a julgamento segunda-feira. O júri popular será realizado no auditório da Associação Empresarial. Conforme a Promotora de Justiça da Comarca de Itapiranga, ANA CAROLINA CERIOTTI, o julgamento terá início às oito horas e 30 minutos. O réu, CÉLIO MACHADO SOARES LOPES, 39 anos, é acusado de ter matado a ex-companheira, ANA PAULA KLAUK, de 29 anos. O crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2018 por volta das 22 horas, na Rua da Matriz, em frente à sede dos escoteiros, no Bairro do Parque. O Ministério Público denunciou o acusado por homicídio qualificado pelo feminicídio, motivo fútil e emboscada. A vítima tinha quatro filhos entre três e 11 anos.


Operação de trânsito apreende contrabando no Extremo Oeste catarinense. Com foco nas situações de embriaguez ao volante e em outros crimes de trânsito, os policiais militares abordaram 201 motoristas. Durante fiscalização um condutor foi flagrado conduzindo um veículo sob influência de álcool e dois negaram-se a realizar o teste de alcoolemia, sendo autuados pela recusa. No total, foram realizados 37 testes de alcoolemia. Foram expedidos mais 12 autos de infração de trânsito por infrações diversas e cinco veículos foram apreendidos. Em uma das ações de fiscalização na cidade de Modelo um motorista foi abordado transportando 102 garrafas de vinho e 45 kg de camarão oriundos da Argentina. O material foi apreendido e o motorista irá responder a processo. Participaram das ações 44 policiais militares na realização de barreiras móveis nos municípios.


Polícia Militar de Itapiranga realiza Operação Lei Seca. A ação foi realizada na noite de ontem no pórtico da cidade. Conforme relatório da PM, foram abordados diversos veículos. As notificações expedidas foram por falta de uso do cinco de segurança e recusa em realizar o teste de bafômetro. Neste caso o motorista evita a prisão em flagrante, mas a multa é aplicada da mesma forma e o processo é igual ao da embriaguez ao volante. Os policias também flagraram uma motocicleta Honda CG 150 Fan circulando com falha na iluminação causando risco no trânsito. O piloto de 20 anos estava com a CNH suspensa. Foram aplicadas multas e a motocicleta recolhida ao pátio conveniado.


Homem é preso em flagrante em Iporã do Oeste por dirigir sob efeito de álcool. A abordagem e a prisão ocorreram após a Polícia Militar receber uma denúncia. O fato ocorreu por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem na rua Santo Antônio. Durante abordagem, o condutor exalava forte cheiro de álcool, e confirmou ter ingerido algumas cervejas. A guarnição efetuou o teste de alcoolemia o qual resultou em 0,37 mg de álcool do litro de ar expelido pelos pulmões. O motorista foi autuado, teve a CNH recolhida e foi preso em flagrante. Em Iporã do Oeste a guarnição também realizou a Operação Lei Seca, mas sem ocorrências de destaque.


Homem é preso em Santa Helena por violar estatuto do idoso. A Polícia Civil, por meio das Delegacias de Santa Helena e Descanso, prendeu no final da tarde de ontem um homem de 50 anos condenado por crimes previstos no Estatuto do Idoso, como “Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade, e também pelo crime de “Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado”. O mandado de prisão foi cumprido por policiais civis no centro da cidade de Santa Helena. Os crimes ocorreram em 2012. O preso foi encaminhado a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.


Mulher é presa por crime de favorecimento a prostituição. Na tarde de ontem, a policia de SMOeste foi acionada pela Polícia Civil gaúcha de Nova Santa Rita, informando que uma mulher da região metropolitana de Porto Alegre, que teria vindo a SMOeste para se prostituir em uma "boate", estaria sendo impedida de deixar a cidade pela proprietária do estabelecimento. A equipe da DPCAMI, com apoio da DIC, DPCO e Setor de Jogos, Diversões e Produtos Controlados, identificou o estabelecimento e, chegando ao local, localizou a vítima, machucada, assustada e pedindo auxílio para deixar o local. De acordo com as investigações, a proprietária da "boate" estaria ameaçando a vítima para que entregasse determinada quantia em dinheiro para que pudesse retornar para casa, no Rio Grande do Sul. A investigada, no ano 2018, foi presa pelo mesmo crime na cidade de São Miguel do Oeste.


Homem morre em colisão na SC 161. Um grave acidente foi registrado das sete horas e 45 minutos da manhã de hoje no trecho entre o trevo da SC 305 sentido a Palma Sola. Foi uma colisão frontal envolvendo o caminhão com placas de Campo Erê e uma picape Saveiro com placas de Francisco Beltrão. Na Saveiro, o homem que ainda não foi identificado, morreu no local e teve que ser retirado das ferragens com auxilio de equipamentos hidráulicos. O condutor do caminhão teve ferimentos leves e foi levado ao hospital de Palma Sola. As unidades do corpo de bombeiros de Campo Erê de Palma Sola e policiais militares de Anchieta atenderam a ocorrência até a chegada da policia militar rodoviária de São Lourenço do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.