ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 15 05 2020

-GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO PARA SEGUNDA PARCELA DO AUXILIO DE 600 REAIS

- CPI NA ALESC OUVE PRIMEIRAS TESTEMUNHAS NO CASO DOS RESPIRADORES

-VEREADORES APROVAM DIRETRIZES PARA O ORÇAMENTO DE 2021 E MANTÉM EMENDAS IMPOSITIVAS

-DEPUTADA DEFENDE AÇÃO JUDICIAL PARA GARANTIR AMPLIAÇÃO DE UTIs NA REGIÃO

-MULHER DE 60 ANOS É O SEGUNDO CASO DE RECUPERAÇÃO DA COVID-19

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM QUE DESCUMPRIU ORDEM DE PRISÃO DOMICILIAR

-INCÊNDIO DESTRÓI TRÊS CAMINHÕES EM OFICINA MECÂNICA NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O sistema público de saúde do Reino Unido aprovou um teste de anticorpos para o novo coronavírus com precisão de 100 po cento, informou a imprensa britânica nesta quinta-feira. Os exames de anticorpos — também conhecidos como exames de sorologia — mostram quem foi infectado, mas ainda não está claro se a presença de anticorpos do novo coronavírus, Sars-CoV-2, confere imunidade permanente. Um laboratório da Saúde Pública da Inglaterra concluiu em 7 de maio que o exame da Roche detectou os anticorpos exatos desencadeados pelo vírus, mas as descobertas só vieram a público na noite de quarta-feira. Esse exame é cogitado por muitos países como uma maneira de acelerar a reativação de economias devastadas pelos isolamentos e de adotar medidas de distanciamento social mais adequadas para cada situação.

Uma vacina contra o novo coronavírus deve ser aprovada em cerca de um ano em um cenário otimista, disse nesta quinta-feira a agência que aprova medicamentos para a União Europeia. A União Européia teme que não tenha suprimentos suficientes, especialmente se a vacina for desenvolvida nos Estados Unidos ou na China. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), em comunicado a 33 desenvolvedores, disse que está fazendo o possível para acelerar o processo de aprovação. A EMA também está analisando 115 diferentes tratamentos para o coronavírus que já matou 300 mil pessoas em todos o mundo até agora.

O presidente americano, DONALD TRUMP, endureceu nesta quinta-feira sua retórica contra a China, dizendo que não vai falar com seu colega XI JINPING. O republicano ameaçou cortar os laços bilaterais devido à maneira como Pequim lidou com a pandemia da Covid-19. A tensão entre as maiores potências do mundo disparou por causa da pandemia de coronavírus, que TRUMP chamou de "praga chinesa". Ele afirmou que Pequim ocultou a verdadeira escala do surto, deflagrado no final de 2019 na cidade de Wuhan, centro da China, o que permitiu sua propagação. O governo chinês nega essa acusação e insiste em que transmitiu todas as informações disponíveis à Organização Mundial da Saúde.

Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania entraram nesta quinta-feira com duas ações no Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a medida provisória que isenta agentes públicos de punição por decisões tomadas durante a pandemia do coronavírus. A MP foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO nesta quinta, e publicada no "Diário Oficial da União" e já está em vigor, mas precisa ser aprovado pelo Congresso para não perder a validade. Os partidos alegam que o texto é "obscuro" e pode resultar em um "salvo-conduto" para irregularidades cometidas no período. Por tratarem do mesmo tema, as duas ações diretas de inconstitucionalidade devem ser analisadas pelo mesmo ministro.

O governo federal publicou nesta sexta-feira o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. Os valores serão pagos aos beneficiários a partir da próxima segunda-feira para beneficiários do Bolsa Família e seguem até 13 de junho deste ano. A parcela é de 600 reais, sendo que mães solteiras chefes de família têm direito a duas cotas, totalizando mil e 200. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, aqueles que já receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril deste ano vão ter o crédito depositado na poupança social digital aberta em seu nome a partir de quarta-feira. Nesta sexta, o presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, um projeto do Congresso Nacional que inclui mães solteiras adolescentes como beneficiárias do auxílio emergencial. Segundo a regra anterior, apenas maiores de 18 anos tinha direito ao dinheiro.

Em manifestação encaminhada na noite desta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União pediu o levantamento do sigilo das declarações do presidente Jair Bolsonaro na reunião ministerial ocorrida em 22 de abril. Em uma das falas mais contundentes, o presidente reclamou da Polícia Federal e foi enfático ao falar sobre intervir nos ministérios: "Vou interferir". A decisão final sobre a quebra de sigilo será do relator do caso, ministro CELSO DE MELLO.A manifestação da AGU traz a transcrição de trechos da fala de BOLSONARO na reunião. O ex-ministro SÉRGIO MORO alega que a reunião expõe a tentativa do presidente da República de interferir na PF. BOLSONARO nega as acusações e diz que não citou, em nenhum momento, a palavra Polícia Federal.

Em reunião virtual com líderes da Federação das Associações Empresariais do Estado na tarde desta quinta-feira, o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, disse que a recuperação econômica de Santa Catarina da atual crise será em forma de “U”. Ele afirmou que o estado está embaixo do U e a dúvida é como será a subida na outra "perna" do U. Para PAULO ELI, o crescimento será rápido. O secretário disse que o Estado tem dois focos para a economia atualmente. Um é não suspender obras públicas em andamento. O outro foco para a economia é a liberação de crédito, que vai ajudar na volta do crescimento.

Parte dos respiradores pelo Governo de Santa Catarina para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19 chegou a Florianópolis nesta quinta-feira. Esse primeiro lote tem 50 dos 200 aparelhos adquiridos pela administração estadual. A compra é alvo de investigação de uma força-tarefa formada pela Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. A Vara da Fazenda Pública da capital atendeu a um pedido do próprio estado e determinou o sequestro desses equipamentos, por isso integrantes da equipe da Diretoria Estadual de Investigações criminais foram ao aeroporto para buscar os itens. Os aparelhos vieram da China e estavam deste terça no aeroporto de Guarulhos. A qualidade do material será avaliada para saber se os aparelhos cumprem os requisitos necessários para atender pacientes com coronavírus porque há suspeita de que os equipamentos não seriam os mesmos encomendados pelo governo catarinense.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina teve nesta quinta-feira a primeira sessão de depoimentos da CPI dos respiradores comprados por 33 milhões pelo governo do estado com dispensa de licitação. Foram ouvidas cinco testemunhas. A sessão demorou seis horas para terminar. Um dos investigados da Operação Oxigênio, o advogado LEANDRO ADRIANO DE BARROS falou nesta quinta. Ele disse que a empresa Veigamed, que vendeu os respiradores, deu ao estado a opção de parcelar o pagamento. Na próxima terça, outras cinco testemunhas serão ouvidas. São quatro servidores e o responsável legal pela empresa que foi desclassificada na contratação do hospital de campanha de Itajaí.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte confirmou mais duas detonações de rochas ne BR 282. Os trabalhos fazem parte das obras de revitalização do trecho que liga São Miguel do Oeste à Maravilha. A primeira detonação de rochas com bloqueio de tráfego ocorreu as nove horas da manhã no quilômetro 636, nas proximidades da Fazenda Volta Grande. Daqui à pouco, a uma hora da tarde, o local será interditado mais uma vez para a explosão de rochas. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em cerca de uma hora.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para a retomada da economia em meio da pandemia do coronavírus. No programa de amanhã vamos discutir como as empresas podem superar esse momento, criar alternativas para manter empregos e atravessar esse problema sem ter que fechar as portas. O debate deste sábado vai contar com a participação do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER e do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre com a pandemia do coronavírus e o isolamento social está afetando a família. A entrevista do programa deste sábado será com o terapeuta familiar SERGIO RIBEIRO. Ele vai explicar como esse período está interferindo nas relações dentro de casa, especialmente entre casais e entre pais e filhos. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das principais notícias da semana. A entrevista com o terapeuta SERGIO RIBEIRO está marcada para as 11 e meia.

A Farmácia Referência Municipal está fechada nesta sexta-feira e também no sábado. A unidade não vai atender ao público porque está passando por um processo de atualização de sistema. De acordo com a farmacêutica, GABRIELA DAMIAN, todos os servidores da Farmácia estarão envolvidos no trabalho que será realizado nesses dois dias. Ela explicou que o novo sistema irá agilizar ainda mais o atendimento à população. O atendimento na farmácia voltará ao normal na segunda-feira. O horário de funcionamento permanece o mesmo, das sete da manhã as sete da noite.

O Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste segue com suas atividades de forma online nesse momento de pandemia da Covid-19. A informação é da assessora de direção do Cedup, JUSSARA GIACOMEL. De acordo com ela, mesmo sem a presença efetiva dos alunos, os trabalhos na área pedagógica seguem sendo realizados. Conforme ela, os professores que atuam na unidade tiveram um período de formação para se adaptar as novas ferramentas de ensino a distância e dessa forma não deixarem os alunos sem conteúdos novos nesse momento.

Além das vídeo-aulas, muitas atividades são encaminhadas via WhatsApp para os alunos. A afirmação é da assessora de direção do Cedup Getúlio Vargas, JUSSARA GIACOMEL. Segundo ela, para aqueles que não possuem acesso a internet a direção também disponibilizou material impresso para a execução das atividades. Ela destacou que o objetivo é que todos tenham acesso aos trabalhos realizados pelos professores do colégio agrícola. JUSSARA declarou que esse modo online de trabalho ameniza um pouco as perdas de conteúdo, porém, não se compara ao modo presencial de ensino que permite interação entre professor e aluno.

O trabalho prestado pelo Cedup Getúlio Vargas é diferente das demais instituições de ensino. O comentário é da assessora de direção do colégio agrícola, JUSSARA GIACOMEL. Ela disse que a unidade é uma escola agrotécnica e por isso tem um grande diferencial na comparação com as demais. Ela revelou que existem setores de produção agropecuária que não podem parar. Entre eles, JUSSARA citou as granjas de aves, suínos, além do gado leiteiro e de hortaliças. A profissional lembrou que geralmente são os alunos que cuidam desses setores, porém devido ao Covid-19, os próprios servidores efetivos acabam realizando esse trabalho na unidade escolar. JUSSARA GIACOMEL destacou ainda que o Cedup atende 33 municípios da região, incluindo cidades do Rio Grande do Sul. Ela reforçou que caso algum aluno sinta dificuldade ou dúvida perante as atividades propostas devem entrar em contato com o Cedup Getúlio Vargas.

Durante sessão por videoconferência realizada nesta quinta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno o projeto que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021. Como o projeto é de matéria orçamentária, a sessão foi exclusiva para sua apreciação, conforme prevê a legislação. O projeto compreende as prioridades e metas da administração pública municipal, a estrutura, organização e execução dos orçamentos. A matéria também trata da dívida pública municipal e das despesas com pessoal e encargos sociais. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na sessão virtual de ontem à noite.

O projeto que trata das diretrizes para o orçamento de São Miguel do Oeste mantém o sistema de emendas impositivas dos vereadores. O texto estabelece que um por cento da receita corrente líquida deve ser definida por emendas impositivas, ou seja, com obrigatoriedade de execução por parte da prefeitura. O projeto também autoriza o prefeito a proceder, por ato próprio, à abertura de créditos adicionais suplementares à conta dos recursos provenientes do superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior. Outro ponto importante do projeto aprovado pelos vereadores é o que autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no limite de até 25 por cento do total da despesa orçamentária. Todas essas movimentações devem ser comunicadas ao Poder Legislativo Municipal.

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba recebeu a confirmação, nesta quinta-feira, do primeiro caso positivo para a dengue no município. A informação é da Secretária de Saúde DAIANE DORIGON. De acordo com ela, o teste foi coletado no último dia 11 e encaminhado ao LACEN - Laboratório Central de Saúde Pública. DAINE destacou que a paciente encontra-se bem de saúde, não possui nenhum sintoma e está sendo monitorada pela equipe da saúde. O caso é considerado autóctone, ou seja, a paciente não esteve em outros municípios nos últimos dias. A secretária ressaltou que, diante da confirmação do caso da doença, é necessário que a população do município reforce os cuidados para evitar a proliferação dos focos do mosquito da dengue.

Os prefeitos da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina emitiu hoje uma nota oficial pedindo o envolvimento de toda a população regional no cumprimento das recomendações sanitárias para evitar a transmissão do coronavírus. No documento, os prefeitos da Ameosc reforçam que medidas simples e efetivas são suficiente para vencer o vírus sem que seja necessário um novo decreto de fechamento das empresas. A nota pede que as pessoas reforcem os hábitos de higiene, distanciamento social e, principalmente, uso da máscara que é uma aliada no combate à propagação do coronavírus.

A Bancada do Oeste, formada pelos deputados estaduais que tem relação com a região, discutiu nesta semana a necessidade urgente de ações do Estado para conter o avanço do coronavírus. De acordo com a deputada LUCIANE CARMINATTI, o governo do estado precisa agir com mais rapidez e garantir estrutura de atendimento aos pacientes de Covid-19. O encontro foi confirmado após Chapecó subir para o segundo lugar no ranking de casos por município em Santa Catarina e diante da preocupação com o aumento de casos na região extremo-oeste. Nos 19 municípios da Ameosc já foram confirmados 22 casos da doença. Segundo a parlamente, o baixo número de leitos de UTI para tratar pacientes graves é preocupante.

Os deputados da bancada do oeste convocaram uma reunião com o secretário de Saúde e com os administradores do Hospital Regional do Extremo-oeste e do Hospital Regional de Chapecó. A informação é da deputada LUCIANE CARMINATTI. Ela disse que o encontro foi agendado para hoje e o objetivo é ter uma resposta definitiva e concreta por parte do estado. LUCIANE afirmou que se o governo não apresentar um calendário efetivo para a ampliação dos leitos de UTI na região, será necessário adotar medidas mais duras, inclusive judiciais para garantir os recursos para a melhoria da estrutura de atendimento nos hospitais da região. Ela destacou que não dá mais para ficar esperando as promessas que não são cumpridas pelo estado.

Além de ampliar os leitos nos hospitais de referência, como o Regional de Chapecó e o Regional de São Miguel do Oeste, o governo deve implantar leitos para os pacientes de Covid-19 em outras unidades hospitalares da região. A proposta foi discutida durante o encontro da bancada do oeste que aconteceu nesta semana. Segundo a deputada LUCIANE CARMINATTI, um dos principais encaminhamentos da reunião foi o pedido para que o estado amplie a rede de leitos de UTI em outros municípios da região.

São Miguel do Oeste registrou nesta quinta-feira, o segundo paciente recuperado de Covid-19. Trata-se de uma mulher, de 60 anos, que foi atendida inicialmente na rede de saúde privada, apresentando os primeiros sintomas respiratórios ainda no final do mês de abril. A confirmação da doença ocorreu no dia sete de maio. Ela permaneceu em isolamento domiciliar e foi acompanhada pela Vigilância Epidemiológica Municipal. A mulher está há mais de 14 dias sem nenhum sintoma e é considerada, portanto, curada da doença. O município continua com 14 casos confirmados, dos quais, dois pacientes já estão recuperados. Nenhum dos moradores que testou positivo para Covid-19 precisou de internação hospitalar.

A principal recomendação do comitê de Crise do Coronavírus ainda é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Em caso de sintomas respiratórios intensos, o comitê pede que os moradores da cidade busquem atendimento no centro de triagem que fica localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Os sintomas que devem ser observados com maior atenção são febre persistente acima de 37 vírgula oito graus por mais de 24 horas e falta de ar. Contudo, antes de sair de casa, o paciente deve ligar para a Central de Informações Covid-19, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no 3631-2010, onde será orientado por profissionais da saúde. O local fica aberto todos os dias, pelo período que for necessário, das oito da manhã as oito da noite.

Um incêndio destruiu três caminhões na madrugada de hoje no município de Itapiranga. O fogo começou por volta da uma hora e 50 minutos no pátio de uma Oficina Mecânica, localizada ao lado da SC-163, na comunidade de Santa Fé Alta, interior do município. O Corpo de Bombeiros foi chamado para o combate das chamas. Três caminhões foram completamente destruídos. Um quarto veículo foi retirado a tempo e somente sofreu danos na lateral do lado do carona. Segundo os sócios proprietários da Mecânica, os caminhões estavam esperando manutenção. As causas do incêndio não foram divulgadas.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu duas ocorrências de posse de drogas nesta quinta-feira. O primeiro caso ocorreu a uma hora da tarde na rua Elpídio Wunsch no Bairro São Jorge. A PM abordou dois homens e encontrou, com um deles, dois torrões de maconha e um cigarro da droga. O outro registrou aconteceu por volta das cinco horas da tarde na rua José Pedro Bastos, no Bairro São Luis. A guarnição do Canil abordou um homem e em busca pessoal foi encontrado uma porção de maconha. Nos dois casos foram confeccionados Termos de Compromisso de Comparecimento em audiência e as drogas foram apreendidas.

A Polícia Militar prendeu um homem que descumpriu uma determinação judicial de prisão domiciliar no município. O suspeito foi localizado na rua José Bernardi, Bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. Ele estava dirigindo um carro que foi abordado pela guarnição. O condutor do carro tinha ordem de prisão domiciliar, situação que não permite que ele saia em via pública. Além disso, ele estava com CNH vencida desde o ano de 2017 e com o licenciamento do veículo que conduzia em atraso. O homem foi levado para a delegacia de polícia e o carro foi apreendido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.