ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 15/05/2020

GLOBO EM FOCO – 15/05/20

-GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO PARA SEGUNDA PARCELA DO AUXILIO DE 600 REAIS

-CPI NA ALESC OUVE PRIMEIRAS TESTEMUNHAS NO CASO DOS RESPIRADORES

-ACSS COBRA CONTROLE NOS INVESTIMENTOS EM SUINOCULTURA

-CHUVAS SÃO INSUFICIENTES PARA AFASTAR ESTIAGEM NA REGIÃO

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA GRANDE DEMANDA POR AUXILIO

-CORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO VOLTA AO TRABALHO PRESENCIAL

-CAMINHÃO DE SÃO JOÃO DO OESTE SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BR 282

-BOMBEIROS DE ITAPIRANGA REGISTRAM TRÊS INCÊNDIOS EM SEQUÊNCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O sistema público de saúde do Reino Unido aprovou um teste de anticorpos para o novo coronavírus com precisão de 100 po cento, informou a imprensa britânica nesta quinta-feira. Os exames de anticorpos — também conhecidos como exames de sorologia — mostram quem foi infectado, mas ainda não está claro se a presença de anticorpos do novo coronavírus, Sars-CoV-2, confere imunidade permanente. Um laboratório da Saúde Pública da Inglaterra concluiu em 7 de maio que o exame da Roche detectou os anticorpos exatos desencadeados pelo vírus, mas as descobertas só vieram a público na noite de quarta-feira. Esse exame é cogitado por muitos países como uma maneira de acelerar a reativação de economias devastadas pelos isolamentos e de adotar medidas de distanciamento social mais adequadas para cada situação.

Uma vacina contra o novo coronavírus deve ser aprovada em cerca de um ano em um cenário otimista, disse nesta quinta-feira a agência que aprova medicamentos para a União Europeia. A União Européia teme que não tenha suprimentos suficientes, especialmente se a vacina for desenvolvida nos Estados Unidos ou na China. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), em comunicado a 33 desenvolvedores, disse que está fazendo o possível para acelerar o processo de aprovação. A EMA também está analisando 115 diferentes tratamentos para o coronavírus que já matou 300 mil pessoas em todos o mundo até agora.

O presidente americano, DONALD TRUMP, endureceu nesta quinta-feira sua retórica contra a China, dizendo que não vai falar com seu colega XI JINPING. O republicano ameaçou cortar os laços bilaterais devido à maneira como Pequim lidou com a pandemia da Covid-19. A tensão entre as maiores potências do mundo disparou por causa da pandemia de coronavírus, que TRUMP chamou de "praga chinesa". Ele afirmou que Pequim ocultou a verdadeira escala do surto, deflagrado no final de 2019 na cidade de Wuhan, centro da China, o que permitiu sua propagação. O governo chinês nega essa acusação e insiste em que transmitiu todas as informações disponíveis à Organização Mundial da Saúde.


Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania entraram nesta quinta-feira com duas ações no Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a medida provisória que isenta agentes públicos de punição por decisões tomadas durante a pandemia do coronavírus. A MP foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO nesta quinta, e publicada no "Diário Oficial da União" e já está em vigor, mas precisa ser aprovado pelo Congresso para não perder a validade. Os partidos alegam que o texto é "obscuro" e pode resultar em um "salvo-conduto" para irregularidades cometidas no período. Por tratarem do mesmo tema, as duas ações diretas de inconstitucionalidade devem ser analisadas pelo mesmo ministro.

O governo federal publicou nesta sexta-feira o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. Os valores serão pagos aos beneficiários a partir da próxima segunda-feira para beneficiários do Bolsa Família e seguem até 13 de junho deste ano. A parcela é de 600 reais, sendo que mães solteiras chefes de família têm direito a duas cotas, totalizando mil e 200. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, aqueles que já receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril deste ano vão ter o crédito depositado na poupança social digital aberta em seu nome a partir de quarta-feira. Nesta sexta, o presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, um projeto do Congresso Nacional que inclui mães solteiras adolescentes como beneficiárias do auxílio emergencial. Segundo a regra anterior, apenas maiores de 18 anos tinha direito ao dinheiro.

Em manifestação encaminhada na noite desta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União pediu o levantamento do sigilo das declarações do presidente Jair Bolsonaro na reunião ministerial ocorrida em 22 de abril. Em uma das falas mais contundentes, o presidente reclamou da Polícia Federal e foi enfático ao falar sobre intervir nos ministérios: "Vou interferir". A decisão final sobre a quebra de sigilo será do relator do caso, ministro CELSO DE MELLO. A manifestação da AGU traz a transcrição de trechos da fala de BOLSONARO na reunião. O ex-ministro SÉRGIO MORO alega que a reunião expõe a tentativa do presidente da República de interferir na PF. BOLSONARO nega as acusações e diz que não citou, em nenhum momento, a palavra Polícia Federal.


Em reunião virtual com líderes da Federação das Associações Empresariais do Estado na tarde desta quinta-feira, o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, disse que a recuperação econômica de Santa Catarina da atual crise será em forma de “U”. Ele afirmou que o estado está embaixo do U e a dúvida é como será a subida na outra "perna" do U. Para PAULO ELI, o crescimento será rápido. O secretário disse que o Estado tem dois focos para a economia atualmente. Um é não suspender obras públicas em andamento. O outro foco para a economia é a liberação de crédito, que vai ajudar na volta do crescimento.


Parte dos respiradores pelo Governo de Santa Catarina para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19 chegou a Florianópolis nesta quinta-feira. Esse primeiro lote tem 50 dos 200 aparelhos adquiridos pela administração estadual. A compra é alvo de investigação de uma força-tarefa formada pela Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. A Vara da Fazenda Pública da capital atendeu a um pedido do próprio estado e determinou o sequestro desses equipamentos, por isso integrantes da equipe da Diretoria Estadual de Investigações criminais foram ao aeroporto para buscar os itens. Os aparelhos vieram da China e estavam deste terça no aeroporto de Guarulhos. A qualidade do material será avaliada para saber se os aparelhos cumprem os requisitos necessários para atender pacientes com coronavírus porque há suspeita de que os equipamentos não seriam os mesmos encomendados pelo governo catarinense.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina teve nesta quinta-feira a primeira sessão de depoimentos da CPI dos respiradores comprados por 33 milhões pelo governo do estado com dispensa de licitação. Foram ouvidas cinco testemunhas. A sessão demorou seis horas para terminar. Um dos investigados da Operação Oxigênio, o advogado LEANDRO ADRIANO DE BARROS falou nesta quinta. Ele disse que a empresa Veigamed, que vendeu os respiradores, deu ao estado a opção de parcelar o pagamento. Na próxima terça, outras cinco testemunhas serão ouvidas. São quatro servidores e o responsável legal pela empresa que foi desclassificada na contratação do hospital de campanha de Itajaí.

Chuvas desta semana são insuficientes para afastar os problemas causados pela estiagem na região. A avaliação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele percebeu que os volumes de chuva foram bastante variados no Extremo Oeste. O gerente comentou que a região de Itapiranga teve chuvas de apenas quatro milímetros enquanto que a precipitação na região de São Miguel ficou entre 15 e 20 milímetros nos últimos dias. Em SJCedro a média foi de 35. Ele destacou que a quantidade é bastante baixa para recompor o lençol freático. SIMON avalia que a chuva dessa semana ajudou para a pastagem, mas não é suficiente para a normalidade do abastecimento das comunidades e para o consumo animal. O ideal, segundo o gerente da Epagri, seria uma chuva de cerca de 200 milímetros.

A chuva dessa semana vai amenizar a situação das pastagens e reduzir as dificuldades de alimentação dos animais, especialmente do rebanho leiteiro. A expectativa é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. No leite, a queda de produção chega a 20 por cento. Além disso, houve um gasto maior com a suplementação alimentar dos animais. Ele afirma que a tendência é de recuperação do pasto, mas ainda falta muito para a que os poços de água e pequenos riachos que cortam as propriedades voltem aos níveis normais. SIMON relata que a falta de chuva vai afetar a renda no campo e pode ter reflexos na próxima safra de verão.

Descuido das famílias fazem focos da dengue disparar no cemitério São Miguel e Almas. O município de São Miguel do Oeste já registrou ao longo desses primeiros cinco meses de 2020 um alto número de focos do mosquito transmissor da dengue. Ao todo, já são mais de 130 casos confirmados da doença e 321 focos em todo o município. Conforme dados da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde, todos os bairros já registram focos do mosquito transmissor da dengue. Segundo a administradora do Cemitério Municipal São Miguel e Almas, IVANETE POVALA, um dos locais que acabam concentrando um alto índice desses focos é o cemitério do centro da cidade. Ela afirmou que as famílias precisam se conscientizar e efetuar a limpeza das sepulturas no cemitério São Miguel e Almas.

IVANETE POVALA comenta que muitos vasos acabam sendo abandonados e virando criadouros do mosquito da dengue. Ela destacou que é fundamental que as famílias tomem os cuidados devidos na hora de deixar flores no cemitério. IVANETE citou que cuidados como colocar cimento nos vasos, além de areia e a retirada dos plásticos que envolvem os vasos de flores são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito no local. A administradora lembrou que as coroas de flores deixadas em cima das sepulturas também devem ser evitadas nesse momento. Ela ressaltou que esse tipo de material deve ficar pendurado e não deixado em cima dos túmulos. Ela declarou que é de extrema importância que as famílias se desloquem até o cemitério e façam a limpeza necessária. Questionada sobre o movimento das famílias nesse momento de pandemia, Ivanete disse que a circulação diminuiu consideravelmente, se intensificando um pouco no dia das mães, comemorado no último final de semana.

Combate a dengue mobiliza equipe da vigilância. Em menos de meio ano, Tunápolis já supera número de focos do ano passado. Conforme a responsável pelo programa de combate a dengue em Tunápolis, LARISSA HAUDSCHILD, o município está com 46 focos da dengue. Considerando que durante todo o ano passado Tunápolis teve no total 37 focos, o número de 46 focos ainda no primeiro semestre de 2020 é considerado significativo. LARISSA destaca que mesmo que de forma mais restrita, as vistorias continuam sendo realizadas. Ela lembra que apesar da projeção de redução dos focos no inverno, a população deve continuar adotando os cuidados na prevenção. Segundo a responsável pelo programa de combate a dengue, Tunápolis é considerado município infestado, e a maioria dos focos são encontrados nas armadilhas. Em função de ser município infestado, ela explica que as coletas de larvas são realizadas somente nas armadilhas e pontos estratégicos, e nos demais locais é feito apenas o tratamento.

ACCS notifica bancos para que consultem a entidade antes de liberar recursos para novos investimentos no setor. O padrão de notificação aos bancos foi protocolado pela Confederação Nacional da Agricultura, CNA, em relação aos financiamentos, entre eles, para investimentos na agricultura. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, o setor com frequência é afetado por crises, e na visão de quem não é da atividade, a suinocultura gera muito mais renda do que despesas aos produtores, o que não é a realidade. O presidente da ACCS explica que uma lei de 2016 especifica direitos e deveres, tanto da indústria como dos produtores. Entre estes direitos, LORENZI destaca que se caso o financiamento não passar pela aprovação das CADECs, e futuramente o produtor tiver dificuldade no pagamento, além de não pagar a dívida poderá por lei buscar judicialmente o valor que já tiver sido quitado.

O presidente da ACCS afirma que isso justifica a importância dos financiamentos serem aprovados pela Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento da Suinocultura, que diz respeito à relação da indústria com os produtores, porque se o produtor não pagar a conta os bancos também serão prejudicados, considerando que as empresas não assinam de avalistas. LOSIVANIO DE LORENZI enfatiza que a ACCS protocolou em todos os bancos que liberam financiamentos para a suinocultura, uma carta reivindicando que antes da liberação as instituições bancárias procurem a entidade representativa dos suinocultores e as CADECs para avaliar se o setor tem capacidade para novos investimentos. Ele diz que os bancos na intenção de ver a atividade e o município se desenvolverem, acabam liberando os financiamentos, mas a capacidade de pagamento nem sempre condiz com a realidade.

A mesma estratégia de avaliação da realidade antes da liberação de financiamentos para novos investimentos está sendo adotada pela suinocultura e também pela avicultura. LOSIVANIO DE LORENZI ressalta que o objetivo deste controle mais rigoroso na liberação dos financiamentos é evitar que o produtor acabe se endividando, ao invés de gerar crescimento. O presidente da ACCS diz que quem sempre paga a conta é o produtor, pois quando o consumo reduz é dele que a indústria desconta o preço. LORENZI lembra que é uma forma também de preparar o produtor para momentos de crise, para que saiba como agir. Ele afirma que a atuação das CADECs está sendo prejudicada pela resistência das indústrias e a baixa participação dos produtores para apoiar as comissões. Com a exigência dos bancos notificarem a ACCS sobre novos financiamentos, o presidente avalia que será possível garantir melhores condições para as indústrias e produtores.

Procura por financiamento com juro subsidiado supera expectativas. O programa implantado pela prefeitura de São João do Oeste vai contemplar 38 empresas. A lei já existia e sofreu alterações para atender necessidade dos empresários com a crise causada pela pandemia. Pelo novo sistema o dinheiro pode ser usado para custeio, como pagamento de salários de funcionários e outras despesas. O modelo anterior era restrito para investimentos. Conforme o assessor de Planejamento, Gestão e Economia de São João do Oeste VANEI RITTER, a procura superou a expectativa com um total de 50 inscrições. O Conselho de Desenvolvimento Econômico avaliou os pedidos e selecionou 38 empresas, pois existe um limite de 500 mil reais para ser liberado pelas instituições bancárias com juros pagos pelo município.

Devido à grande procura nem todas as empresas serão contempladas. O assessor de Planejamento, Gestão e Economia de São João do Oeste lembra que o programa prevê o máximo de 20 mil reais de empréstimo. As 38 empresas selecionadas para receberem o auxílio do município ainda precisam fazer o credenciamento nas agências bancárias para a liberação dos recursos. VANEI RITTER salienta que tem a possibilidade de até 36 meses para o pagamento do valor do empréstimo. O empresário recebe uma certidão de aptidão emitida pela prefeitura e depois precisa fazer encaminhamentos nas agências bancárias ou cooperativas de crédito. Serão liberados 488 mil reais, valor que vai girar no comércio do município. RITTER avalia que será importante até para manutenção de empregos em período de crise causada pelo novo coronavírus.

Coordenação de educação prepara volta ao trabalho presencial. A equipe da Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga recebeu comunicado oficial para retornar ao trabalho presencial na próxima semana. Os profissionais estão atuando de forma remota na orientação aos professores e também em reuniões online. O supervisor regional de ensino, VILSON VON BORSTEL destaca que a secretaria de Estado da Educação anunciou na noite de ontem que a retomada do atendimento presencial será a partir de segunda-feira na sede da coordenadoria, em Itapiranga. Também fazem parte da regional os municípios de São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. VON BORSTEL é cauteloso ao falar de projeções para volta as aulas presenciais. Ele observa que faltam elementos para definir data para retornar atividades com alunos nas escolas. O sistema de ensino não presencial segue por tempo indeterminado.

Supervisor faz avaliação positiva do sistema de educação online, porém com ressalvas. Professores e alunos permanecem acessando plataformas para conteúdo das aulas. VILSON VON BORSTEL diz que o embasamento técnico para seguir neste modelo de ensino é da Secretaria da Saúde. O prazo estabelecido era até 31 de maio, porém novo anuncio deixou o sistema atual por tempo indefinido. VON BORSTEL lembra que o secretário de Estado da Educação, NATALINO UGGIONI foi chamado pelos deputados para apontar data para a volta de aulas presenciais, no entanto não estabeleceu este prazo. relatório de atividades das escolas serve como registro do trabalho dos professores e a participação dos alunos. VILSON VON BORSTEL aponta que o sistema tem bom resultado. A organização com os professores e direção das escolas oferece suporte para garantir qualidade no ensino a distância.

O supervisor regional de ensino relata aprendizagem nova com a pandemia. VILSON VON BORSTEL, diz que a distância do professor causa prejuízo ao aprendizado. Ele aponta como ponto positivo a importância de cuidar da saúde e experiencias de vida em situação de isolamento. Segundo VON BORSTEL o contato social é insubstituível e a presença do professor em sala de aula indispensável para garantir a qualidade do ensino aprendizado. O supervisor considera que ainda é cedo para falar das consequência destes modelo de educação a distância e somente com o tempo será possível avaliar o impacto que os estudantes terão. VILSON VON BORSTEL ressalta que é preciso ter cuidado com a volta dos alunos aos educandários e se diz ansioso pelo convívio com os colegas de trabalho e o ambiente escolar.

Caminhão de São João do Oeste se envolve em acidente com morte na BR 282. Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das sete horas desta sexta-feira, na BR 282, nas proximidades do posto Ligeirinho, em Ponte Serrada. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros, Samu e Polícia Rodoviária Federal. A colisão envolveu um Gol de Maringá e uma carreta com placas de São João do Oeste. Os dois veículos colidiram frontalmente, deixando o carro completamente destruído. O motorista do carro identificado como PAULO URBANO, de 28 anos, não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito no local. Paulo era bombeiro comunitário e residia em Ponte Serrada. Já o condutor da carreta teve ferimentos leves.

Câmeras flagram homem durante tentativa de furto no centro de Descanso. Por volta de uma hora da madrugada de ontem o Armazém do Óculos, loja que trabalha na linha de ótica e joalheria, localizada na Martin Piaseski no centro da cidade foi alvo de uma tentativa de furto. O autor, que estava encapuzado, chegou na loja e arremessou uma pedra contra a porta de entrada, no entanto, não obteve êxito. Uma câmera de videomonitoramento da loja flagrou a ação do meliante, que durou poucos segundos. Os proprietários do estabelecimento registraram boletim de ocorrência.

Briga entre mulheres mobiliza PM em Dionísio Cerqueira. A guarnição foi chamada por volta das 13 horas de ontem para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Agrícola. A informação dava conta de um caso de agressão física contra mulher. No local os policiais encontraram duas mulheres de 26 e de 31 anos. As envolvidas relataram que se desentenderam e se agrediram mutuamente, resultando em lesões corporais em ambas. Diante a ocorrência foi lavrado um Termo Circunstanciado, no qual as duas se comprometeram em comparecer na audiência conciliatória, que ocorrerá no fórum da comarca de Dionísio Cerqueira.

Investigados por tráfico de drogas são condenados pela Justiça. Um casal que atuava no tráfico de drogas no município de Maravilha foi condenado a pena de 16 anos de reclusão pelo Poder Judiciário. A investigação foi realizada pela Polícia Civil de Maravilha, durante o ano de 2019. Ficou demonstrado que o homem de 29 anos e a mulher, de 28, atuavam em conjunto na venda de cocaína no Extremo Oeste, além de fornecer drogas para presos, que realizavam trabalho fora da Unidade Prisional. Após denúncia oferecida pelo Ministério Público e transcorrido processo judicial, o réus foram condenados e presos.

Incêndio destrói três caminhões no interior de Itapiranga. Foi por volta da uma e meia da madrugada de hoje. Guarnições dos Bombeiros de Itapiranga e de Iporã do Oeste atuaram na ocorrência em uma oficina mecânica no centro da comunidade de Santa Fé Alta, na margem SC 163. As guarnições do corpo de bombeiros foram chamadas para combater incêndio em caminhões estacionados no pátio da Mecânica Santa Fé. No local havia quatro caminhões sendo um Volkswagen placas de Itapiranga da empresa Agro Suíno Serafini, um caminhão Volkswagen também do município pertencente a empresa Impar Maquinas e uma carreta Scania de São Miguel do Oeste com o reboque, da empresa Transporte Quati. Na chegada da guarnição de Itapiranga um caminhão já estava destruído pelas chamas que se alastraram para o segundo veículo. Devido ao vazamento de combustível o terceiro caminhão foi atingido rapidamente. Os bombeiros evitaram a destruição de um Mercedes-Benz da empresa Impar Máquinas, que foi retirado do local e teve apenas danos na lateral. Os caminhões estavam em manutenção. Não há informações sobre como o fogo iniciou.

Bombeiros de Itapiranga registram situação inédita de três incêndios em sequência. A madrugada desta sexta-feira foi bastante movimentada para a guarnição do quartel de Itapiranga. Por volta dos 50 minutos de hoje os bombeiros foram acionados para combater incêndio em chiqueiro, em linha Santa Fé Baixa. O fogo estava concentrado em lenha estocada ao redor de um aquecedor para chiqueiro. O proprietário já estava combatendo as chamas e os bombeiros fizeram o rescaldo. O fogo ficou restrito a área do aquecedor do chiqueiro que mede 70 metros de comprimento por 12 de largura. No retorno a guarnição foi acionada para combater incêndio em caminhões e seguiu direto para o local. Antes das três horas da madrugada, surgiu o terceiro incêndio. Desta vez em um galpão de 12 metros de comprimento por oito de largura, em linha Baú. O galpão ficou praticamente destruído, porém foi salvo uma varanda do galpão onde haviam vários animais, gado, suínos e galinhas. Também foi salvo a residência que mede e 100 metros quadrados.

Comandante dos bombeiros relata esforço dos bombeiros para combater três incêndios em período de pouco mais de duas horas. O sargento ANDRÉ RAUBER, destaca que é uma situação inédita para os bombeiros de Itapiranga. A guarnição foi acionada para combater novo incêndio antes de retornar para o quartel. O comandante cita a solicitação de apoio da guarnição de Iporã do Oeste, que auxiliou no combate a incêndio em três caminhões. De acordo com RAUBER, a guarnição possuía quatro integrantes e foi necessário acionar o plano de chamada para reforço de bombeiros que estavam de folga incluindo a participação do comandante. ANDRÉ RAUBER destaca que apesar dos prejuízos, ninguém ficou ferido e a atuação dos bombeiros foi fundamental para salvar um caminhão e edificações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.