ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 15 05 19

-MINISTRO DA ECONOMIA DIZ QUE BRASIL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO

-FILA DE ESPERA POR TRANSPLANTE TEM 625 PESSOAS EM SANTA CATARINA

-AMEOSC TEM MAIOR ÍNDICE DE CASOS DE ABUSO SEXUAL DE MENORES

-ESTUDANTES E SINDICATOS VÃO PROTESTAR HOJE CONTRA CORTES DA EDUCAÇÃO

-CÂMARA INSTALA CPI PARA INVESTIGAR SUPOSTA FRAUDE EM SERVIÇOS DA SAÚDE

-POLÍCIA ESTOURA PONTO DE TRÁFICO E SUSPEITO É PRESO EM FLAGRANTE

-PM APREENDE SEIS QUILOS DE MACONHA E ARMAS EM ONIBUS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Cinco supostas vítimas de padres católicos nos Estados Unidos, incluindo três irmãos, entraram com uma ação na terça-feira contra o Vaticano para que sejam divulgados os nomes de clérigos acusados de abuso sexual. A ação acusa o Vaticano de encobrir tr~es mil e 400 religiosos em todo o mundo que admitiram receber relatos de abusos e os contextos em que ocorreram. Em 2014, o Vaticano disse ter expulsado mais de tr~Es mil religiosos acusados de abusos sexuais do sacerdócio, mas não informou seus nomes nem os entregou às autoridades.

Seis dioceses na Califórnia, incluindo a de Los Angeles, anunciaram nesta terça-feira a criação de um "programa de indenização" destinado a vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero. De acordo com o arcebispo de Los Angeles, JOSÉ GÓMEZ, esta nova iniciativa tem como objetivo dar apoio pastoral e financeiro a qualquer pessoa que tenha sido abusada sexualmente por um sacerdote diocesano quando era menor de idade. O processo será gratuito e ocorrerá "amigavelmente", respeitando a privacidade das vítimas.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos não procuram uma guerra com o Irã. A declaração foi feita durante visita do representante da Casa Branca ao ministro das Relações Exteriores da Rússia. Na semana passada, os Estados Unidos enviaram ao Golfo Pérsico bombardeiros e um porta-aviões em meio à promessa do Irã em retomar parcialmente o programa nuclear. Como o governo iraniano tem boas relações com a Rússia, o assunto entrou na pauta da reunião desta semana.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a convocação do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, para que ele preste esclarecimentos ao plenário nesta quarta-feira sobre bloqueios no orçamento do setor. Por se tratar de convocação, o ministro é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada". O requerimento de convocação foi aprovado por 307 votos favoráveis e 82 contrários. Weintraub será ouvido em uma "comissão geral". Ele é o primeiro ministro do governo JAIR BOLSONARO convocado por alguma das casas do Congresso.

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu conceder habeas corpus provisório e libertar o ex-presidente MICHEL TEMER, preso na sede do Comando de Policiamento de Choque, da Polícia Militar, em São Paulo. Os quatro ministros que votaram se manifestaram favoravelmente à libertação de TEMER e do coronel LIMA, ex-assessor e amigo pessoal do ex-presidente. Com a decisão, os dois permanecem em liberdade pelo menos até o julgamento definitivo do mérito do habeas corpus, pela própria Sexta Turma, em data ainda não definida. Os ministros se manifestaram pela substituição da prisão por medidas cautelares, entre elas, a proibição de manter contato com outros investigados, a proibição de mudança de endereço e de se ausentar do país e a entrega do passaporte para as autoridades.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano caiu para um e meio por cento. Para ele, a economia brasileira está "no fundo do poço". GUEDES deu as declarações ao participar de uma audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. No ano passado, o governo MICHEL TEMER enviou, e o Congresso Nacional aprovou, o Orçamento de 2019. Conforme o documento, a previsão era o PIB crescer dois e meio por cento. PAULO GUEDES também afirmou que está "nas mãos" do Congresso tirar o Brasil dessa situação, com a aprovação de reformas propostas pelo governo.

A Secretaria de Estado da Fazenda encontrou 975 infrações e foram emitidos 712 termos, durante operação do Dia das Mães realizada em Santa Catarina. Foram fiscalizados quatro mil 251 estabelecimentos em 152 cidades. O balanço foi divulgado pela secretaria e mostra que entre os comércios foram visitadas lojas de confecções, acessórios, joalheiras, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. O número representa 52 por cento de empresas a mais que a operação realizada no ano passado. Durante dois dias, 242 auditores fiscais verificaram a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista.

Santa Catarina é o quarto Estado do país que mais registrou armas de fogo em posse de pessoas físicas desde o começo do ano. A Polícia Federal deu autorização para 879 catarinenses entre janeiro e março, o que representa uma média de 10 armas novas por dia. Só Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram armamentos registrados em maior escala. Dados de abril ainda serão atualizados. Considerando o total de registros, Santa Catarina tem ainda mais destaque no cenário nacional: é o terceiro Estado do país com maior número de armas em posse de pessoas físicas: são 34 mil e 600.

Em Santa Catarina, 625 pessoas estão à espera de uma doação de órgão para realizar o transplante. A maioria, 392, precisa de rins. Em 20 anos já somam 15 mil 414 doadores, número que colocou o estado nas primeiras posições do país, ao lado do Paraná, e garantiu a cultura da doação de órgãos. O transplante salvou vidas de adultos, idosos, jovens e crianças. Enquanto no Brasil a média é de 16 doadores a cada um milhão de habitantes, em Santa Catarina é mais que o dobro. No estado são 40 doadores por milhão, conforme dados do Relatório Brasileiro de Transplantes 2019.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai promover neste domingo mais uma edição do projeto "Saúde e Yoga na Praça". A atividade será na praça Belarmino Annoni e as pessoas que desejam participar devem comparecer no local até as nove horas da manhã. Os participantes devem levar os materiais pessoais como toalha ou colchonete. De acordo com o secretário de saúde, LEONIR CARON, a aula será desenvolvida por profissionais do Espaço Surya Yoga. O objetivo é oportunizar momentos com mais qualidade de vida e saúde, yoga e meditação aos moradores do município.

O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira vai realizar nesta semana um evento educativo da Rede Catarina de proteção à mulher. A informação é do Comandante do batalhão, Coronel, MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, a programação vai ocorrer na tarde da próxima sexta-feira na área central de São Miguel do Oeste. A atividade começa a uma e meia da tarde. Segundo WALLAU, o objetivo da ação é realizar uma conscientização das mulheres e homens em relação ao problema envolvendo a violência intrafamiliar, especificamente a violência contra a mulher. A Rede Catarina é um programa voltado para a proteção de mulheres vítimas de violência desenvolvido pela PM no município há cerca de dois anos.

Nos últimos meses o tema da violência contra a mulher ganhou destaque a nível estadual. A afirmação é do Comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Coronel, MARCELO DE WALLAU. Ele disse que isso se dá em decorrência das ações do programa Rede Catarina. WALLAU destacou que o problema está ganhando visibilidade e isso trouxe alguns crimes à tona. Sobre o evento da próxima sexta-feira, WALLAU reforçou que a ação é preventiva. Ele salientou que desde a implantação do programa na região os resultados são satisfatórios e vão ao encontro do que era esperado pela Polícia Militar.

O extremo-oeste é a região catarinense com maior incidência de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no estado. Os dados são do levantamento Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente, o estudo mais recente realizado em 2016 pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. As cidades que fazem parte Ameosc tiveram a maior taxa do Estado, com três e meio por cento para cada mil moradores até 17 anos. Ao todo, foram 152 notificações a cada mil habitantes desta faixa etária, em um universo de 43 mil 347 crianças e adolescentes. Depois da Ameosc, aparece a Associação dos Municípios do Alto Irani que teve o segundo maior índice, com três virgula dois por cento de casos a cada mil pessoas dessa faixa etária.

Os municípios da Ameosc fazem parte da taxa considerada “muito alta” de incidência de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. De acordo com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o índice é preocupante. O número da região, que é de três e meio por cento para cada mil moradores é superior à média nacional que é de dois por cento. A Ameosc também tem um índice maior do que o estado que está em dois vírgula sete por cento. O Conselho informou que a maioria dos abusos acontece dentro de casa, praticado por pessoas próximas à família.

Começou nesta terça-feira um novo roteiro de reuniões do programa O Povo Fala. O objetivo é prestar contas do trabalho que já foi executado e a revisão do que ainda está pendente. Na primeira etapa do programa, cada comunidade indicou cinco prioridades para a administração municipal. O primeiro evento dessa nova etapa foi realizada ontem à noite na Linha Caxias com a presença de moradores da comunidade e da Linha Várzea Alegre. Hoje a reunião será com moradores do bairro São Jorge e na quinta-feira será na linha Canela Gaúcha, abrangendo ainda, as linhas Limeira, Gramadinho, Três Barras e São Pedro. Serão cerca de três meses de trabalho, com aproximadamente 30 encontros.

Sindicatos e estudantes vão promover daqui à pouco um protesto contra a reforma da previdência e o contingenciamentos de recursos para universidade e institutos federais. A mobilização está sendo organizada por estudantes, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação O ato faz parte das atividades do dia de greve nacional chamada para esta quarta-feira. A atividade vai começar as duas horas da tarde na praça Belarmino Anoni. Os manifestantes devem seguir em caminhada pelas ruas da cidade. A previsão é de que a mobilização termine com um novo ato na praça Walnir Botaro Daniel.

A preocupação com a reforma da previdência vem desde a época em que o então presidente MICHEL TEMER apresentou uma proposta no congresso nacional. A afirmação é da coordenadora regional do Sinte, SANDRA ZAWASKI. Ela disse que a mobilização contra a reforma começou há mais tempo e agora precisa ser intensificada com o avanço do projeto do governo de BOLSONARO. SANDRA afirmou que os trabalhadores devem se unir e mostrar para os políticos que a população é contra a reforma da previdência. Ela destacou que o projeto é prejudicial para os trabalhadores e para os mais pobres.

Além de protestar contra a reforma da previdência, o dia de greve nesta quarta-feira serve para denunciar o contingenciamento de recursos que vai comprometer o funcionamento das universidades e dos institutos federais. A declaração é da coordenadora regional do Sinte, SANDRA ZAWASKI. Ela afirmou que os cortes vão retirar recursos importantes para o custeio do ensino superior público e, mais uma vez, a população que precisa de políticas públicas vai se prejudicada. A professora comentou que a suspensão dos repasses vai atingir em cheio as instituições federais que atendem a população do extremo-oeste, como o IFSC e a Universidade Federal da Fronteira Sul de Chapecó.

Está tramitando na câmara de vereadores um projeto de Lei que estabelece critérios de desempate e pontuação de título para concursos públicos e processos seletivos ao candidato que possuir graduação e curso de Língua Brasileira de Sinais. O projeto de Lei, apresentado pelo vereador VAGNER PASSOS, foi encaminhado para análise nas comissões. Ele explicou que a proposta tem o objetivo de valorizar os profissionais que buscam o conhecimento em Libras e da mesma forma beneficiar os usuários dos serviços no município que tenham deficiência auditiva. O vereador disse que os editais de concursos públicos e processos seletivos para cargos que prestem atendimento ao público no âmbito da Administração Municipal de São Miguel do Oeste, contemplarão como critério de desempate, sem prejuízo de outros, a capacitação em LIBRAS.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que autoriza a alteração do PPA, LDO e orçamento através da abertura de um crédito adicional suplementar na importância de quatro milhões 319 mil reais. Conforme o projeto, o objetivo é adequação da matéria orçamentária para o desenvolvimento dos serviços públicos. Entre os destinos dos recursos, estão ações das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Sustentável, de Assistência Social e de Saúde. Para a cobertura parcial do crédito suplementar serão reduzidas parcialmente as dotações das secretarias de Administração e Finanças, de Educação, de Urbanismo, de Obras e de Assistência Social. O projeto foi aprovado com o voto contrário do vereador JOSÉ GIOVENARDI.

A câmara aprovou um projeto de resolução que institui o sistema de teletrabalho ou “Home Office”. A matéria prevê que servidores efetivos poderão realizar atividades de casa em até, no máximo, 50 por cento dos dias que compõem a jornada de trabalho do servidor. O objetivo da medida é modernizar e dinamizar a funcionalidade dos trabalhos do poder legislativo. A matéria foi aprovada na noite de ontem com os votos contrários dos vereadores CASSIO DA SILVA do MDB, MILTO ANONI do PR e VANIRTO CONRADT do PDT. O Boa Tarde Peperi de hoje vai abordar o tema e ouvir a opinião das pessoas na rua e entrevistar vereadores contra e a favor do projeto. A enquete do programa também está no Facebook e Instagram do Portal da Peperi.

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar uma suposta fraude em serviços prestados por uma empresa para a secretaria municipal de saúde. O pedido de criação da CPI foi assinado pelos vereadores VAGNER PASSOS, VANIRTO CONRAD, JOSÉ GIOVENARDI, MARIA TEREZA CAPRA, SILVIA KUHN e GILBERTO BERTÉ. O presidente da Câmara de Vereadores, EVERALDO DI BERTI, concedeu um prazo de 15 dias para que os partidos indiquem algum membro para compor a CPI. Cada bancada poderá indicar um vereador para fazer parte da comissão de investigação. O fato que foi motivo a abertura da CPI foi a denúncia de que uma empresa cobrou os serviços que teriam sido prestados em data posterior ao falecimento do paciente.

A CPI aberta pelos vereadores na noite de ontem vai apurar a prestação de serviços realizada por uma empresa credenciada pela secretaria de saúde. No documento que embasou o pedido de abertura da comissão consta que a empresa participou de um processo licitatório para o credenciamento de profissionais para prestar serviços de fisioterapia destinados aos pacientes da Secretaria de Saúde do município. A denúnciaaponta para a possibilidade de irregularidades na execução do contrato por parte dessa empresa, como por exemplo a emissão de guias de prestação de serviços em paciente que já havia falecido. O fato gerou a abertura de um processo administrativo no abril deste ano. A prefeitura nomeou uma comissão de três servidores efetivos para apurar a denúncia.

A CPI foi solicitada por seis vereadores e foi instaurada depois que a câmara recebeu uma informação com “fundada suspeita de fraude em contrato administrativo” firmado entre uma empresa e a secretaria de saúde. A afirmação é do vereador do MDB, GILBERTO BERTE. Ele explicou que os vereadores tem o deve de investigar e a abertura da CPI se mostrou necessária para apurar a denúncia.

Um soldado do Corpo de Bombeiros prestou informações por telefone e os pais conseguiram salvar um bebe que se afogou com leite materno nesta segunda-feira em Maravilha. O soldado FÁBIO, do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, atendeu o pai de uma criança de sete dias de vida e que estava engasgada. O soldado repassou orientações ao homem sobre os procedimentos de salvamento. O bebê voltou a respirar e a criança foi levada para o hospital. O áudio do atendimento pode ser acompanhado no portal da Peperi na internet.

A Polícia Militar recuperou uma motocicleta com registro de furto nesta terça-feira na avenida Willy Bart em São Miguel do Oeste. A moto foi deixada em um estabelecimento por dois homens, que segundo a comunicante, alegaram que voltariam logo depois. Os homens não apareceram e ela acionou a polícia militar. Na madrugada de hoje, uma guarnição da PM abordou um grupo de pessoas. Uma delas, em visível estado de embriaguez, admitiu que havia furtado a moto e cometido um furto no município de Paraíso. O homem foi preso e encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas nesta terça-feira em Maravilha. Em ronda, os policiais desconfiaram da atitude de dois homens que estavam dentro de um veículo estacionado, com as luzes na Avenida Presidente Kennedy. Durante a abordagem, os ocupantes relataram que haviam comprado três buchas de cocaína de um homem que era morador da mesma rua. A PM foi até a residência indicada pelos usuários e encontraram mais 18 buchas de cocaína, uma pedra da mesma droga não fracionada e ainda um torrão de maconha, pesando 70 gramas. O morador foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Militar prendeu dois homens com mais de seis quilos de maconha e armas de fogo de uso restrit nesta terça-feira no município de Maravilha. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático realizou a abordagem em um ônibus na estação rodoviária da cidade e localizou na bagagem de um dos passageiros, oito tabletes de maconha. Ao todo, foram apreendidos seis quilos 550 gramas da droga. Na bagagem de outro passageiro, foi localizada uma arma de fogo, pistola calibre nove milimetros, com um carregador vazio e uma caixa de munições do mesmo calibre, contendo 50 unidades. O material seria levado até Palmitos. Os dois homens foram presos em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.