ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 15/05/2019

-MINISTRO DA ECONOMIA DIZ QUE BRASIL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO
-FILA DE ESPERA POR TRANSPLANTE TEM 625 PESSOAS EM SANTA CATARINA
-PROFESSORES REALIZAM PARALIZAÇÃO E MANIFESTAÇÕES HOJE
-CÓDIGO SANITÁRIO DE SJCEDRO PASSA POR ATUALIZAÇÕES
-BOMBEIROS REALIZAM CAMPANHA DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES
-CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DEVE FACILITAR A VENDA DO LEITE
-ENCONTRO DEFINE LEGISLAÇÃO QUE PUNE MAUS TRATOS À ANIMAIS
-AUDIÊNCIA COM A COMUNIDADE VAI DISCUTIR BUSCA DE FINANCIAMENTO PARA OBRAS
-CARRETA NÃO CONSEGUE PARAR EM SEMÁFORO E CAUSA ACIDENTE
-PM APREENDE DROGAS E ARMA NO TERMINAL RODOVIÁRIO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Cinco supostas vítimas de padres católicos nos Estados Unidos, incluindo três irmãos, entraram com uma ação na terça-feira contra o Vaticano para que sejam divulgados os nomes de clérigos acusados de abuso sexual. A ação acusa o Vaticano de encobrir três mil e 400 religiosos em todo o mundo que admitiram receber relatos de abusos e os contextos em que ocorreram. Em 2014, o Vaticano disse ter expulsado mais de três mil religiosos acusados de abusos sexuais do sacerdócio, mas não informou seus nomes nem os entregou às autoridades.

Seis dioceses na Califórnia, incluindo a de Los Angeles, anunciaram nesta terça-feira a criação de um "programa de indenização" destinado a vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero. De acordo com o arcebispo de Los Angeles, JOSÉ GÓMEZ, esta nova iniciativa tem como objetivo dar apoio pastoral e financeiro a qualquer pessoa que tenha sido abusada sexualmente por um sacerdote diocesano quando era menor de idade. O processo será gratuito e ocorrerá "amigavelmente", respeitando a privacidade das vítimas.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos não procuram uma guerra com o Irã. A declaração foi feita durante visita do representante da Casa Branca ao ministro das Relações Exteriores da Rússia. Na semana passada, os Estados Unidos enviaram ao Golfo Pérsico bombardeiros e um porta-aviões em meio à promessa do Irã em retomar parcialmente o programa nuclear. Como o governo iraniano tem boas relações com a Rússia, o assunto entrou na pauta da reunião desta semana.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a convocação do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, para que ele preste esclarecimentos ao plenário nesta quarta-feira sobre bloqueios no orçamento do setor. Por se tratar de convocação, o ministro é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada". O requerimento de convocação foi aprovado por 307 votos favoráveis e 82 contrários. Weintraub será ouvido em uma "comissão geral". Ele é o primeiro ministro do governo JAIR BOLSONARO convocado por alguma das casas do Congresso.

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu conceder habeas corpus provisório e libertar o ex-presidente MICHEL TEMER, preso na sede do Comando de Policiamento de Choque, da Polícia Militar, em São Paulo. Os quatro ministros que votaram se manifestaram favoravelmente à libertação de TEMER e do coronel LIMA, ex-assessor e amigo pessoal do ex-presidente. Com a decisão, os dois permanecem em liberdade pelo menos até o julgamento definitivo do mérito do habeas corpus, pela própria Sexta Turma, em data ainda não definida. Os ministros se manifestaram pela substituição da prisão por medidas cautelares, entre elas, a proibição de manter contato com outros investigados, a proibição de mudança de endereço e de se ausentar do país e a entrega do passaporte para as autoridades.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano caiu para um e meio por cento. Para ele, a economia brasileira está "no fundo do poço". GUEDES deu as declarações ao participar de uma audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. No ano passado, o governo MICHEL TEMER enviou, e o Congresso Nacional aprovou, o Orçamento de 2019. Conforme o documento, a previsão era o PIB crescer dois e meio por cento. PAULO GUEDES também afirmou que está "nas mãos" do Congresso tirar o Brasil dessa situação, com a aprovação de reformas propostas pelo governo.

A Secretaria de Estado da Fazenda encontrou 975 infrações e foram emitidos 712 termos, durante operação do Dia das Mães realizada em Santa Catarina. Foram fiscalizados quatro mil 251 estabelecimentos em 152 cidades. O balanço foi divulgado pela secretaria e mostra que entre os comércios foram visitadas lojas de confecções, acessórios, joalheiras, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. O número representa 52 por cento de empresas a mais que a operação realizada no ano passado. Durante dois dias, 242 auditores fiscais verificaram a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista.

Santa Catarina é o quarto Estado do país que mais registrou armas de fogo em posse de pessoas físicas desde o começo do ano. A Polícia Federal deu autorização para 879 catarinenses entre janeiro e março, o que representa uma média de 10 armas novas por dia. Só Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram armamentos registrados em maior escala. Dados de abril ainda serão atualizados. Considerando o total de registros, Santa Catarina tem ainda mais destaque no cenário nacional: é o terceiro Estado do país com maior número de armas em posse de pessoas físicas: são 34 mil e 600.

Em Santa Catarina, 625 pessoas estão à espera de uma doação de órgão para realizar o transplante. A maioria, 392, precisa de rins. Em 20 anos já somam 15 mil 414 doadores, número que colocou o estado nas primeiras posições do país, ao lado do Paraná, e garantiu a cultura da doação de órgãos. O transplante salvou vidas de adultos, idosos, jovens e crianças. Enquanto no Brasil a média é de 16 doadores a cada um milhão de habitantes, em Santa Catarina é mais que o dobro. No estado são 40 doadores por milhão, conforme dados do Relatório Brasileiro de Transplantes 2019.

Estudantes da escola Básica São José visitam a Rádio Cedro. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira, quando os estudantes que participam do PENOA – Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem e são de várias faixas etárias, estiveram conhecendo os estúdios e a rotina da emissora. O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, recepcionou a turma de 20 alunos a professora NAIARA CANCI. Ele contou sobre a história das rádios afiliadas, Cine Peperi e Cinema de Itapiranga que será inaugurado. A professora destaca que no projeto atual a turma está aprendendo sobre produção textual, reportagem e comunicação. Os alunos visitaram os estúdios das gravações e programações, mesa de som, programas usados na edição de áudio e receberam informações sobre a produção do conteúdo de jornalismo para as rádios e site. Eles farão um trabalho com cartazes e fotos sobre o tema. NAIARA explica que são feitas atividades três vezes por semana no contra turno escolar para fortalecer a aprendizagem.

Cerca de 300 estudantes participaram de um abraço pela educação no campus local do Instituto Federal de Santa Catarina. De acordo com a direção do campus, o “abraço” está relacionado ao anúncio, por parte do Ministério da Educação, de um bloqueio de 30 por cento no orçamento das universidades e institutos. A suspensão no repasse dos recursos vai criar dificuldades para o custeio básico do IFSC e pode, inclusive, levar o campus a encerrar o ano letivo antes do prazo. O Instituto Federal, o Sindicato dos Servidores Municipais e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação também promovem um protesto hoje. A mobilização faz parte das atividades do dia de greve nacional contra a reforma da previdência e contra o contingenciamento de recursos para as universidades e institutos federais. A atividade vai começar as duas horas da tarde de amanhã na praça Belarmino Anoni. Os manifestantes deve seguir em caminhada com um novo ato na praça Walnir Bottaro Daniel.

Comissão especial se reúne para analisar projeto de lei que institui o Código de Vigilância Sanitária de São José do Cedro. De acordo com o fiscal sanitário MARCOS BAGNARA, a o grupo formado por vereadores, representantes do executivo e do órgão está debatendo pontos previstos na legislação. O projeto faz previsão sobre a composição, as atribuições e as metodologias de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. O Código tem mais de 40 páginas e abrange questões da zona urbana e rural como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o controle de doenças em humanos e animais. O fiscal destaca que é necessário este amparo legal para que as leis sejam cumpridas. Houve adequação de artigos e atualização no valor das multas. MARCOS lembrou que a atuação é bastante abrangente na fiscalização de estabelecimentos, produtos, criação de animais no perímetro urbanos, locais infestados por focos da dengue ou outros vetores de doença. O projeto está na câmara desde 2014 e a previsão é que a aprovação ocorra em 60 dias.

Mais de 80 por cento do público alvo já foi imunizado pela vacina da gripe em Guaraciaba. A informação é da secretária de Saúde, DAIANE DORIGON. De acordo com ela, mais de duas mil e 800 pessoas já foram vacinadas no município. Segundo a secretária, a meta é vacinar 90 por cento dos três mil 661 moradores que tem direito à vacina. A profissional explicou que a vacina está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, profissionais da área de saúde e professores da rede pública e privada, além de crianças de seis meses a cinco anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio e o medicamento está disponível para os grupos prioritários na unidade de saúde.

Conselho Tutelar de Princesa desenvolve programação especial alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”. O dia 18 de Maio é a data que marca a ação em nível nacional. Em Princesa, o Conselho Tutelar vai realizar na sexta-feira uma panfletagem educativa na Escola Renascer e na Escola Antenor Nascentes, alertando e orientando todos os alunos sobre o tema em destaque. Neste mesmo dia, acontecerá um pedágio educacional na Rua Rio Grande do Sul em frente ao Conselho Tutelar. A intenção é conscientizar as pessoas para denúncias e as vítimas, para que busquem ajuda em diversos órgãos de proteção.

Maio é o mês de prevenção de á acidentes de trânsito. De acordo com o Sargento comandante do corpo de bombeiros de Palma Sola, JOÃO CARLOS RAMALHO, é de costume neste mês, intensificar as ações de prevenções no trânsito com blitz, palestras e panfletagem. Ele conta que no seu município de atuação, estão sendo realizadas palestras nas escolas e orientações nas comunidades rurais com objetivo de passar informações que possam evitar acidentes com vítimas. O comandante do quartel de Palma Sola, cita o acidente ocorrido em Flor da Serra do Sul na última sexta-feira que levou duas vidas. Ele lembra que colisões com motos costumam gerar vítimas feridas ou mortes e por isso o alerta e dicas de segurança são fundamentais. JOÃO percebe que as pessoas estão com suas vidas, cada dia mais aceleradas, e por vezes sem dar a devido atenção à estrada. Complementa que o maio amarelo vem somar neste sentido, alertando aos cuidados básicos que todo motorista deve tomar ao dirigir.

Por telefone, bombeiro salva criança de afogamento. O soldado FÁBIO, do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, realizou o salvamento de uma criança, vítima de afogamento, por telefone através de orientações. A ligação aconteceu na noite desta segunda-feira, e na gravação repassada para o jornalismo do Portal Peperi, o pai relata que a criança tem sete dias de vida e que se afogou. O soldado, logo após atender com calma começou a repassar orientações para o homem, um jovem de 23 anos, morador de Maravilha. Depois de alguns minutos orientando sobre os procedimentos, o pai falou que o bebê voltou a respirar e que parecia estar tudo normal. Mesmo assim a guarnição foi até a casa para avaliar a situação. O áudio com o telefonema está no portal na internet.

O filme Vingadores: Ultimato entra na última semana de exibição no Cine Peperi. A produção da Marvel, que está há cerca de três semanas em cartaz, teve uma grande procura de moradores da região. As primeiras sessões no Cine Peperi tiveram longas filas com lotação esgotada. Vingadores Ultimato terá sessões até quarta-feira da semana que vem, dia 22. Ao todo, serão mais nove sessões nos próximos dias. Nesta quinta-feira ocorre a estreia do filme Superação – O Milagre da Fé. Da companhia Fox Filmes, a produção é baseada na história real e inspiradora do amor de uma mãe diante de um envolvendo e deve atrair muitos visitantes, já que também iniciaram as buscas pelos ingressos ainda ontem.

Conseleite afirma que certificação de livre de doenças é fundamental para conquistar exportação de leite. O presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Santa Catarina, ADELAR ZIMMER, explica que o estado já é o único do país livre de febre aftosa sem vacinação, conquista que está sendo obtida também por Paraná e Rio Grande do Sul. Agora, o presidente avalia que o dever dos produtores em parceria com indústrias é obter a certificação de livre de brucelose e tuberculose, processo que na região extremo oeste está bastante adiantado. ADELAR afirma que Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, e entre os estados do sul, é o único capacitado para exportação, mas para isso, a certificação é fundamental. Para tanto, o presidente afirma que o apoio do governo, e órgãos como a Cidasc, é necessário para que isso de fato ocorra nas propriedades.?

O presidente do Conseleite avalia que não há mais condições para continuar produzindo leite e gerando renda se o mercado interno tem preços bons no inverno, mas no verão os preços sofrem quedas significativas. ADELAR ZIMMER enfatiza que outra dificuldade que barra a exportação é o preço final do leite, devido a todos os gastos que o agricultor tem para produzir. O presidente diz que eliminando a brucelose e a tuberculose, será aberto à concorrência e o mercado para venda a outros países. Ele lembra que muitos produtores temem em realizar os exames, pois caso o diagnóstico seja positivo, o plantel precisa ser descartado. Por outro lado, ZIMMER comenta que não fazendo os exames será pior, pois só há essa forma de obter a certificação e abrir novos mercados.

Epagri avalia resultado de experimento com cultivares de milho. O extensionista do escritório de Princesa, LEANDRO HUBNER explica que há bastante tempo a Epagri vem fazendo a seleção e melhoramento de cultivares que estão no mercado. Ele destaca que as sementes podem ser multiplicadas para uso em anos seguintes. A unidade de observação fica na Linha Vista Alta na propriedade de ANICETO ECHER. Após o plantio e colheita estão sendo analisados dados da produtividade e viabilidade, já que as espécies são indicadas para pequenas propriedades. Ele esclarece que o milho não possui nenhuma modificação genética e sim melhoramento das características.HUBNER destaca que o rendimento foi acima de cem sacas por hectares, dentro da expectativa. Mas, ele acredita que se o clima se comportar de forma estável no período do plantio do desenvolvimento, o número pode crescer ainda mais e o rendimento chegar até as 140 sacas por hectare. A Epagri de Princesa tem feitos outros experimentos em unidades de referência com o alho, mandioca e a batata.

Encontro define legislação que pune maus tratos à animais na Fronteira. O prefeito de Barracão MARCO ZANDONÁ, prefeito de Dionísio Cerqueira THYAGO GNOATTO, vereadores e voluntárias estiveram reunidos no Consórcio Intermunicipal da Fronteira para discutir pontos e aspectos para a criação de uma legislação local para que estipule uma política de controle de animais.Na oportunidade uma Lei específica, que pune todo tipo de violência negligência, abandono e afins foi contemplada e será encaminhada para apreciação das Câmaras. A criação da lei ocorre em tempo hábil visto que há duas semanas uma audiência pública discutiu a situação de cães de rua, que além de oferecerem perigo a saúde humana, são vítimas de abandono e maus tratos.Em Dionísio já tramita no legislativo a criação de um fundo municipal e um conselho de proteção aos animais. Protetores de grupos reivindicam um programa de castração. GNOATTO defendeu a implantação de um programa de conscientização começando pelas escolas.

Audiência Pública visa esclarecer população sobre busca de financiamento em Anchieta. O vereador VILSON ROSSATTO revela que o encontro será na terça-feira, a partir das 19 horas, na sede do legislativo com intenção de sanar as dúvidas. Ele destaca que além das lideranças locais, a população poderá levar perguntas, já que o prefeito, IVAN CANCI confirmou a participação. O vereador reconhece que os pequenos municípios não estão conseguindo recursos externos e muitas vezes precisam recorrer aos empréstimos. Porém, teme que o valor das parcelas e prazo prolongado de 20 anos comprometa as administrações futuras que estarão endividadas. Ele percebe que se agora a situação já está difícil para manter os serviços básicos, investindo os percentuais mínimos, com essas parcelas fixas o valor das despesas vai ser maior. O parlamentar garantiu que a posição da comunidade que se fizer presente na audiência vai ser fundamental para embasar a votação em plenário.

O projeto que prevê um financiamento de até dois milhões de reais para obras em Anchieta continua gerando debates. O vereador VILSON ROSSATO lembra que o primeiro texto pedia autorização para busca de até um milhão e 700 mil reais, mas, houve substituição devido a aprovação do projeto de readequação do hospital. O valor solicitado então passou a ser dois milhões de reais, com argumento que os 300 mil extras serão usados nas obras do pronto atendimento de saúde. Porém, ROSSATTO percebe que o projeto está vago e não detalha como será a utilizando no montante. Existe previsão de construção de um galpão, pavimentações na cidade e interior, implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos e manutenção do hospital, mas sem esclarecer os valores. O vereador acredita que 300 mil será pouco para todo investimento necessário no hospital e sugeriu que os projetos sejam separados, tendo em vista a urgência desta obra. Já as demais poderiam aguardadas. VILSON lamentou a posição do prefeito que se negou a fazer a divisão.

Incidente doméstico com panela mobiliza bombeiros em SMOeste. Após solicitação de populares, a guarnição do Corpo de Bombeiros se até a rua Salgado Filho, Bairro Agostini, próximo a antiga empresa Ceval, para atender a um incêndio em residência. Chegando ao local, foi verificado se tratar de uma casa de dois pavimentos, mista. A residência estava fechada e totalmente tomada por fumaça. Feita verificação ao entorno da residência e não foi encontrado sinais de fogo. Foi desligada a energia da residência e aberto uma janela para acesso ao interior da casa. Dentro da casa, tomada por fumaça, foi encontrado uma panela sobre o fogão a gás, que ainda estava ligado. Foi retirada a panela do fogo, desligado a boca do fogão, e fechado a válvula. O morador não estava na residência, segundo relatos dos vizinhos, havia saído para trabalhar.

Carreta não consegue parar em semáforo e causa acidente. Uma colisão traseira envolvendo três veículos deixou o trânsito bloqueado na Willy Barth próximo ao cruzamento com a Rua Mem de Sá, por volta de 19h45 desta terça-feira no semáforo nas proximidades da Way Comércio de Peças Automotivas, O acidente aconteceu quando uma carreta Scania, de GaribaldiRS, não conseguiu parar no semáforo e colidiu na traseira de um caminhão boiadeiro de São José do Cedro, que logo após colidiu em um Corolla de Guaraciaba. Ambos estavam parados na via aguardando o sinal abrir. O motorista da carreta contou que tentou parar e que trafegava na velocidade de aproximadamente 50kmh. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar o controle do trânsito e o levantamento técnico do acidente. A PM de São Miguel do Oeste também auxiliou no controle do trânsito. A carreta ficou bastante danificada e acabou atravessando na pista, bloqueando o trânsito no local. O tráfego foi desviado para ruas adjacentes. Ninguém ficou ferido.

Investigado por furto é preso pela Polícia Civil. A Polícia Civil de São Miguel do Oeste prendeu, na tarde desta terça-feira, um homem de 20 anos de idade, identificado como um dos autores do crime de furto ocorrido no centro deste município no mês de dezembro de 2018, oportunidade em que, após arrombamento de um automóvel, os agentes subtraíram diversos objetos do seu interior. A prisão foi decretada pelo Judiciário de São Miguel do Oeste, após manifestação do Ministério Público, diante dos elementos existentes em procedimento investigativo que tramita na Delegacia de Fronteira. Depois de concluídos os procedimentos, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.

Ciclista fica ferido em colisão contra moto. Acidente foi no início da noite desta terça, próximo à Willy Barth. Uma colisão envolvendo um cliclista e um motociclista deixou um homem ferido por volta das 18h desta terça-feira na Rua Arnô Eric Schwanback, proximidades da área industrial, em São Miguel do Oeste. Segundo informações apuradas pela reportagem, a colisão aconteceu no momento em que o ciclista atravessava a rua. O motociclista, de 20 anos, seguia sentido à Willy Barth e não conseguiu evitar o choque. O homem que estava na bicicleta foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos na face. A Polícia Militar foi chamada e fez o levantamento técnico da ocorrência.

Polícia Militar apreende drogas e arma em Maravilha. Por volta das 22 horas de ontem a Polícia Militar atendeu ocorrência de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso restrito, posse de munições de uso restrito e associação para o tráfico de drogas, na rodoviária. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático realizou abordagem em um ônibus e localizou na bagagem de um dos passageiros, oito tabletes de maconha, totalizando cerca de 6 quilos e 500 gramas. Na bagagem de outro passageiro, foi localizada uma arma de fogo, pistola calibre nove milímetros com um carregador vazio, embalada em fita amarela plástica e uma caixa de munições do mesmo calibre, contendo 50 unidades, tudo em meio às roupas. Conforme levantamento o material seguiria até Palmitos. Os dois homens foram presos e o material apreendido

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.