ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Cinco supostas vítimas de padres católicos nos Estados Unidos, incluindo três irmãos, entraram com uma ação na terça-feira contra o Vaticano para que sejam divulgados os nomes de clérigos acusados de abuso sexual. A ação acusa o Vaticano de encobrir tr~es mil e 400 religiosos em todo o mundo que admitiram receber relatos de abusos e os contextos em que ocorreram. Em 2014, o Vaticano disse ter expulsado mais de tr~Es mil religiosos acusados de abusos sexuais do sacerdócio, mas não informou seus nomes nem os entregou às autoridades.

Seis dioceses na Califórnia, incluindo a de Los Angeles, anunciaram nesta terça-feira a criação de um "programa de indenização" destinado a vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero. De acordo com o arcebispo de Los Angeles, JOSÉ GÓMEZ, esta nova iniciativa tem como objetivo dar apoio pastoral e financeiro a qualquer pessoa que tenha sido abusada sexualmente por um sacerdote diocesano quando era menor de idade. O processo será gratuito e ocorrerá "amigavelmente", respeitando a privacidade das vítimas.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos não procuram uma guerra com o Irã. A declaração foi feita durante visita do representante da Casa Branca ao ministro das Relações Exteriores da Rússia. Na semana passada, os Estados Unidos enviaram ao Golfo Pérsico bombardeiros e um porta-aviões em meio à promessa do Irã em retomar parcialmente o programa nuclear. Como o governo iraniano tem boas relações com a Rússia, o assunto entrou na pauta da reunião desta semana.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a convocação do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, para que ele preste esclarecimentos ao plenário nesta quarta-feira sobre bloqueios no orçamento do setor. Por se tratar de convocação, o ministro é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada". O requerimento de convocação foi aprovado por 307 votos favoráveis e 82 contrários. Weintraub será ouvido em uma "comissão geral". Ele é o primeiro ministro do governo JAIR BOLSONARO convocado por alguma das casas do Congresso.

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu conceder habeas corpus provisório e libertar o ex-presidente MICHEL TEMER, preso na sede do Comando de Policiamento de Choque, da Polícia Militar, em São Paulo. Os quatro ministros que votaram se manifestaram favoravelmente à libertação de TEMER e do coronel LIMA, ex-assessor e amigo pessoal do ex-presidente.

Com a decisão, os dois permanecem em liberdade pelo menos até o julgamento definitivo do mérito do habeas corpus, pela própria Sexta Turma, em data ainda não definida. Os ministros se manifestaram pela substituição da prisão por medidas cautelares, entre elas, a proibição de manter contato com outros investigados, a proibição de mudança de endereço e de se ausentar do país e a entrega do passaporte para as autoridades.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano caiu para um e meio por cento. Para ele, a economia brasileira está "no fundo do poço". GUEDES deu as declarações ao participar de uma audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. No ano passado, o governo MICHEL TEMER enviou, e o Congresso Nacional aprovou, o Orçamento de 2019. Conforme o documento, a previsão era o PIB crescer dois e meio por cento. PAULO GUEDES também afirmou que está "nas mãos" do Congresso tirar o Brasil dessa situação, com a aprovação de reformas propostas pelo governo.

A Secretaria de Estado da Fazenda encontrou 975 infrações e foram emitidos 712 termos, durante operação do Dia das Mães realizada em Santa Catarina. Foram fiscalizados quatro mil 251 estabelecimentos em 152 cidades. O balanço foi divulgado pela secretaria e mostra que entre os comércios foram visitadas lojas de confecções, acessórios, joalheiras, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. O número representa 52 por cento de empresas a mais que a operação realizada no ano passado. Durante dois dias, 242 auditores fiscais verificaram a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista.

Santa Catarina é o quarto Estado do país que mais registrou armas de fogo em posse de pessoas físicas desde o começo do ano. A Polícia Federal deu autorização para 879 catarinenses entre janeiro e março, o que representa uma média de 10 armas novas por dia. Só Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram armamentos registrados em maior escala. Dados de abril ainda serão atualizados. Considerando o total de registros, Santa Catarina tem ainda mais destaque no cenário nacional: é o terceiro Estado do país com maior número de armas em posse de pessoas físicas: são 34 mil e 600.

Em Santa Catarina, 625 pessoas estão à espera de uma doação de órgão para realizar o transplante. A maioria, 392, precisa de rins. Em 20 anos já somam 15 mil 414 doadores, número que colocou o estado nas primeiras posições do país, ao lado do Paraná, e garantiu a cultura da doação de órgãos. O transplante salvou vidas de adultos, idosos, jovens e crianças. Enquanto no Brasil a média é de 16 doadores a cada um milhão de habitantes, em Santa Catarina é mais que o dobro. No estado são 40 doadores por milhão, conforme dados do Relatório Brasileiro de Transplantes 2019.

Confirmada Campanha Festival de Prêmios Acice\CDL em Campo Erê. Quem informa é o presidente da entidade JOÃO DOTTO. Ele conta que até mais de trinta empresas já confirmaram a participação na campanha deste ano. O presidente diz que agora Acice trabalha no envio da documentação legal para realização da promoção, e assim que estiver tudo autorizado será anunciado as datas da campanha, assim como a premiação.

Acice reforça convite para empresários participarem da Campanha Festival de Prêmios. JOÃO DOTTO, explica que é muito fácil a participação na campanha. O empresário interessado pode entrar em contato com a Secretaria da Acice e fazer a adesão. Assim que a parte legal for resolvida já será entregue os cupons nas empresas participantes para que os clientes preencham e concorram aos prêmios de final de ano. O presidente acrescenta que a participação das empresas na campanha é importante, pois ele fideliza o cliente, bem como é uma maneira de agradecer os consumidores.

Projeto Família Acolhedora acontece nesta semana. A informação é de ROSE GUARDA – coordenadora do colegiado de assistência social da AMNOROESTE. Segundo ela, o evento acontece nesta sexta-feira, com a presença de JANICE MERIGO, Assistente de Políticas Públicas da FECAM, além também da participação dos gestores municipais e da área técnica de assistência social.

Cerca de 65 por cento da população já esta imunizada contra gripe H1N1. A informação é da técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina em Campo Erê CASSIANE DE LIMA. Ela diz que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 90 por cento, mas a Secretaria pretende chegar aos 100 por cento de cada grupo alvo. No grupo das crianças de seis meses a cinco anos, tem 69 por cento vacinados, faltando ainda duzentas e quarenta e nove. Gestantes 55 por cento, faltam 53. Trabalhadores da saúde 56 por cento, tema ainda 64 profissionais para se imunizarem.

Saúde imuniza 100 por cento de puérperas contra gripe. CASSIANE, destaca que dos que se encaixam como prioritários, as mulheres que tiveram filho até 45 dias após o parto, são as únicas que atingiram a meta de vacinação até agora. A cobertura vacinal para idosos está em 62 por cento, faltando ainda 317. Pessoas com doenças crônicas é o grupo que menos compareceu nas unidades para a vacina. Até agora tem apenas 46 por cento do grupo imunizado, faltando mais de quatrocentas pessoas. Professores tem 55 por cento, pelo índice, CASSI, diz que faltam inda 75 profissionais. Somando todos os grupos a média de pessoas vacinadas fica um pouco mais de 65 por cento.

Campanha de vacinação da gripe segue até final do mês. Quem lembra é CASSIANE DE LIMA. A data prevista pelo Ministério da Saúde é 31 de maio. Reforça que quem se encaixa nos grupos prioritários, procure a sala de vacina com o cartão do SUS, e a caderneta de vacinação até final desse mês. Após a data a técnica diz que não sabe se a campanha segue para os mesmos grupos, ou se o Ministério abre para um novo público.

Lixo Bom é tema de palestra em Campo Erê. NELSON TRESSOLDI – presidente do Conselho do Meio Ambiente do município comenta que foi feita uma parceria com empresa Agrária Nutrição Animal de Francisco Beltrão, que desenvolve o Programa Lixo Bom. A proposta visa a reciclagem do lixo. Duas palestras com representantes dessa empresa ocorreram em Campo Erê. Uma para alunos do Projeto Semear e outra na Escola Emílio Médici.

Educação ambiental é muito importante. TRESSOLDI, ressalta que é necessário mudar a cultura da população, com relação ao destino correto do lixo. Em Campo Erê, o presidente conta que o lixo é muito mal descartado. A ideia é fazer a separação do lixo para coleta. Porém, a maior dificuldade aponta NELOSN, será a questão educativa das pessoas. Fazendo a separação do lixo, o presidente diz que se tem um aproveitamento muito maior dos materiais por meio da reciclagem.

Lixo orgânico pode ser utilizado para fertilizantes de adubo. O presidente do Conselho do Meio Ambiente de Campo Erê, conta que a empresa de Francisco Beltrão já atua há vários anos nesse ramo de reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico. O adubo desse lixo é utilizado para hortas e jardins. Em Campo Erê, o material poderia ser reaproveitado no ajardinamento dos canteiros nas ruas, e nas hortas em escolas.

Ações educativas são importantes para um trânsito mais seguro. O comentário é do sargento do Corpo de Bombeiros de Anchieta JAIR DA VEIGA. De acordo com ele, não só em Maio, mas durante o ano todo, o bombeiro trabalha com prevenção. Neste mês, o trabalho se intensifica nas escolas e comunidade. A ideia é conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito.

Condições das estradas é um dos fatores que elevam o índice de acidente. Conforme o sargento VEIGA, são inúmeros os fatores que levam ao acidente, a situação das rodovias é um deles. Por isso da atenção e prudência ao dirigir. Cita ainda: falta de atenção, imprudência de muitos motoristas, falta de responsabilidade, álcool e direção. A recomendação do comandante é atenção, conscientização e prevenção.

Polícia militar também desenvolve ações alusivas ao maio amarelo. Capitão Vilmar Rosa, comandante da Cia de Policia Militar de São Lourenço do Oeste, afirma que assim como em outros anos, neste novamente será feito ações durante o mês. Conta que a Cia está organizando campanhas blitz educativas e ações de orientações aos motoristas. Ele entende que é preciso chamar atenção da população aos cuidados no trânsito.

Números de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito em São Lourenço são altos. É o que revela VILMAR ROSA, capitão da PM, isso de acordo com ele preocupa muito. Diz que o maio amarelo vem ao encontro da necessidade da cidade. Ele nota que o grande problema enfrentado, é a falta de atenções dos condutores. Ressalta que uma simples atitude pode evitar problemas e até salvar vidas nas estradas.

Mulher fica ferida em colisão de moto. Por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atendimento de acidente de trânsito, no Bairro São Cristóvão. Foi uma colisão envolvendo uma motocicleta HondaCG 125 sem placa , cujo o condutor não se encontrava no local e uma motocicleta HondaBROS 125 com placa de Campo Erê, pilotada por uma mulher de 29 anos. Ela sofreu escoriações nos braços e suspeita de fratura na perna. Após procedimentos, ela foi encaminhada ao hospital Santo Antônio. A Polícia militar estava presente na ocorrência.

Incêndio em pizzaria mobiliza bombeiros. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada na madrugada de ontem, para atender a um incêndio na pizzaria Kakus, em Palma Sola. Ao chegar ao local foi encontrado o proprietário, que já tinha apagado o fogo com extintores. As chamas haviam iniciado numa fritadeira elétrica. Após verificar se havia mais focos, a guarnição retornou para o quartel, deixando o local sob responsabilidade do proprietário.

Traficante é preso pela Polícia Militar.A PM, atendeu, por volta das 21 horas e 20 minutos de ontem, uma ocorrência de tráfico de droga na Avenida Presidente Kennedy, em Maravilha. Em ronda, os policiais desconfiaram da atitude de dois homens que estavam dentro de um veículo estacionado, com as luzes acesas. Foi feita a abordagem, onde os ocupantes relataram que haviam comprado três buchas de cocaína de um homem que era morador da mesma rua, indicando a residência. A guarnição foi até o local, onde abordaram o traficante.

Em revista pessoal e na residência foi encontrado um total de 14 buchas de cocaína. Além de uma pedra da mesma droga não fracionada e ainda um torrão de maconha, pesando 70 gramas. A PM apreendeu também o valor de 500 reais em dinheiro, que estava de posse do homem e seria de origem do tráfico. Foi dado voz de prisão e encaminhado até o hospital para exame pré prisional e após levado até a delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.