ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 15 04 2020

-GOVERNO PROPÕE AJUDA DE 77 BILHÕES DE REAIS A ESTADOS E MUNICÍPIOS

-SC TEM DUAS DAS 10 REGIÕES COM MAIOR INCIDÊNCIA DO CORONAVÍRUS NO PAÍS

-PEPERI LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR A COMPRA NO COMÉRCIO LOCAL

-ALUNOS DA REDE MUNICIPAL TERÃO ATIVIDADES À DISTÂNCIA PELA INTERNET

-TJ NEGA PAGAMENTO DE FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO PARA EX-PREFEITO E EX-VICE

-SAÍDA DE PISTA DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 160

-POLÍCIA FAZ OPERAÇÃO PARA LOCALIZAR CRIMINOSOS EM ROMELÂNDIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país.

Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira (14).

As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira (13). Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio.

A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira que vai ordenar a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde. Ele acusa a organização de lidar de forma inadequada com a pandemia de coronavírus. Há uma semana, TRUMP havia ameaçado cortar a verba durante uma entrevista coletiva, reclamando que a OMS poderia "ter avisado antes" sobre o perigo do coronavírus. Ainda segundo TRUMP, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria". Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse que "não é hora" de reduzir o repasse recursos à OMS.

Os Estados Unidos registraram dois mil 228 mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. O número de vítimas fatais em um dia teve uma nítida alta depois de dois dias de queda. A pandemia matou pelo menos 25 mil 757 pessoas nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro país. O número de casos confirmado também é o mais alto entre todos os países: 594 mil 207. O estado mais atingido continua sendo Nova York, que nesta terça ultrapassou a marca de 10 mil mortes apenas na cidade de Nova York.

A equipe econômica do governo federal propôs novas medidas de ajuda aos estados e municípios, de 77 bilhões de reais em substituição ao Projeto de Lei Complementar aprovado segunda-feira na Câmara dos Deputados. O texto substitutivo do deputado PEDRO PAULO que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19, seguiu para tramitação no Senado. A proposta da equipe econômica, apresentada no início da tarde de ontem prevê a transferência direta de 40 bilhões para estados e municípios, sendo que 80 por cento desse valor pelo critério per capita. Serão 21 bilhões para os municípios e 19 bilhões para os estados. A equipe econômica também propôs a suspensão de 22 bilhões em dívidas com a União, e a suspensão de dívidas dos estados e municípios com a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14 mil e 26 pessoas, o que representa 55 por cento do total dos casos diagnosticados até hoje. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, JOÃO GABBARDO, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que eram cerca de 25 mil e 200 até ontem. O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período, normalmente entre duas e três semanas, são considerados recuperados.

O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, disse nesta terça-feira que pretende aumentar o número de testes para a Covid-19 e anunciou que vai começar o processo de contratação de laboratórios para aplicarem três milhões de testes com um prazo de 24 horas entre a coleta do material e o resultado. Além desses testes, o ministro disse que a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está começando um estudo sobre o nível de imunização da população brasileira para ajudar o governo a elaborar políticas públicas, inclusive sobre a intensidade do isolamento social. O estudo vai englobar pessoas que não tiveram sintomas ou só apresentaram um quadro muito leve da doença e, por isso, nem chegaram a procurar o sistema de saúde.

Um grupo de dez entidades empresariais de todo o Estado, várias delas ligadas ao setor de turismo e da gastronomia, está pedindo na Justiça a liberação ao público de bares e restaurantes, que ainda operam com restrições, apenas com delivery e retirada em balcão. O mandado de segurança foi apresentado nesta terça-feira por um escritório de advocacia de Blumenau, o mesmo que tentou, na última semana, antecipar a liberação do comércio de rua, mas a liminar foi rejeitada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O grupo também reforça que o manejo e o preparo dos alimentos obedecem a uma série de normas e condutas de higiene que, por conta da atual pandemia, estão sendo reforçadas e ampliadas. Os advogados sugerem a adoção de medidas semelhantes às determinadas para o comércio, como distância mínima entre os clientes na fila do caixa e ampliação do espaço entre as mesas.

Santa Catarina teve mais duas mortes por coronavírus confirmadas nesta terça-feira, uma em Braço do Norte, de uma senhora de 84 anos, e outra Camboriú, de uma idosa de 75 anos. Com isso, o número de óbitos em território catarinense chega a 28. A rápida transmissão do vírus também colaborou para o aumento de casos: são 853 pacientes positivados para a doença, 27 a mais em relação ao dia anterior. Em leitos de UTI, estão 97 pacientes - 55 confirmados para Covid-19 e 42 em investigação. Desses, fazem uso de respiradores 60 pessoas. Além disso, 112 pacientes deram alta dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem em recuperação em leitos de enfermarias. Entre as cidades com os números mais altos de casos, aparecem Florianópolis com 207 diagnósticos positivados, Blumenau com 69, Joinville com 64, Balneário Camboriú com 57, e Criciúma, com 41.

Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira. A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260 casos por um milhão de habitantes. A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em décimo lugar, com 223 casos confirmados por um milhão de habitantes. Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em décimo lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta.

O programa Peperi Rádio Repórter de sábado está de volta depois de um período sem edições por conta da pandemia de coronavirus. O programa, que conta com a participação especial do advogado JOSÉ LUIS FÁVERO, começa às 11 horas da manhã e vai até o meio-dia com a análise das principais notícias da semana. A entrevista ao vivo, que costumeiramente ocorre no estúdio, será por telefone para evitar a concentração de um número maior de pessoas no estúdio. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, está de volta a partir deste sábado na programação de Jornalismo da Rádio Peperi.

O sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste retomou o atendimento dos produtores na sede da entidade na segunda-feira. De acordo com o presidente do sindicato, ADAIR TEIXEIRA, todas as normas de segurança para evitar o contágio por coronavírus estão sendo adotadas, como por exemplo, o uso de máscaras e álcool em gel. O sindicato também vai manter apenas um funcionário por turno de trabalho. TEIXEIRA disse que os cursos de qualificação rural via Senar e as visitas nas propriedades rurais permanecem suspensos. Os serviço no sindicato, como emissão de documentos para os associados, foram retomados. A procura foi grande segunda e ontem e TEIXEIRA orientou os agricultores a procurarem o sindicato apenas em caso de necessidade e que eles tenham os cuidados para evitar a Covid-19.

A secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Oeste mantém as restrições de atendimento dos agricultores em razão das medidas de prevenção ao coronavírus. A informação é do secretário ANTONIO ORSO. Ele explicou que a pasta está com o atendimento limitado à entrega de blocos de produtor e encaminhamentos relativos ao programa Juro Zero. Além disso, a secretaria está priorizando a construção de poços caxambu nas propriedades rurais, como forma de prevenção à falta de água decorrente da estiagem. O secretário ORSO informou ainda que a licitação do Programa de Sementes foi adiada para o dia 28 de abril e a entrega aos agricultores inscritos deve ocorrer na primeira quinzena de maio.

Assim como o comércio, o Estacionamento Digital também voltou a funcionar nesta semana. A informação é do gestor do Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste, JUNIOR OLIVEIRA. Conforme ele, o trabalho retornou na última segunda-feira e desde então os motoristas devem ficar atentos para fazer a alocação na chamada “Zona Azul”. Ao todo, o rotativo ficou inoperante no município por praticamente 20 dias. Os valores da cobrança e as formas de pagamento das vagas permanecem as mesmas. O tempo de tolerância na zona Azul ainda é de cinco minutos.

A intenção da empresa que administra o Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste era de ter retornado ao trabalho na última semana ainda. O comentário é do gestor do Estacionamento Rotativo no município, JUNIOR OLIVEIRA. Segundo ele, a retomada só não ocorreu devido a pedidos da população e também após uma reunião com o governo municipal. De acordo com ele, desde segunda-feira os profissionais retornaram as ruas da cidade. OLIVEIRA destacou que desde então os monitores estão trabalhando com uma escala diferenciada. Ele ressaltou que todos os profissionais possuem os EPI’s necessários. JUNIOR OLIVEIRA declarou que enquanto o comércio estiver aberto o rotativo estará em funcionamento em São Miguel do Oeste.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou um recurso do município de Barra Bonita e negou o pagamento de indenização por férias e décimo terceiro salário do ex-prefeito DARCI FRIZON e da ex-vice-prefeito ELVIRA RAMOS. Os dois ingressaram com uma ação cobrando cerca de 70 mil reais da prefeitura. Com base no Recurso Extraordinário do Supremo Tribunal Federal, que ratificou a possibilidade de cumulação dos benefícios com o regime de subsídios, os agentes políticos conseguiram o direito em primeiro grau. Inconformado, o município recorreu ao TJ que reformou a decisão do juiz local. Na decisão, o desembargador RONEI DANIELLI citou que o ex-prefeito e a ex-vice não apontaram a existência de legislação municipal prevendo o pagamento desses benefícios. FRIZON e ELVIRA ainda podem recorrer e levar o processo para Superior Tribunal de Justiça.

O pagamento de férias e decimo terceiro para o ex-prefeito e o ex-vice-prefeito de Barra Bonita sem previsão orçamentária poderá provocar o desequilíbrio da organização financeira da prefeitura. A posição está na decisão do desembargador do Tribunal de Justiça, RONEI DANIELLI. Ele aceitou o recurso do município e negou o pagamento dos valores cobrados por DARCI FRIZON e ELVIRA RAMOS. Ele citou que isso poderia retirar recursos de outros setores importantes do município, como saúde e educação. O jornalismo da Rede Peperi, entrou em contato com o ex-prefeito, DARCI FRIZON, que não quer se pronunciar sobre o assunto. A ex-vice-prefeita, ELVIRA RAMOS, também foi procurada e, assim como o prefeito, preferiu não comentar a questão.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso recebeu 185 mil reais do Poder Judiciário local. A decisão foi assinada pelo juiz da Vara Criminal, MÁRCIO CRISTOFOLI, em concordância com a comissão especial de servidores e com o Ministério Público da comarca. O recurso é o acumulado de pagamentos de penas restritivas de direitos, prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo desde outubro do ano passado. A decisão determina que o dinheiro deve ser utilizado preferencialmente para aquisição de ventiladores pulmonares e também de equipamentos e materiais médicos necessários ao combate da pandemia de coronavírus, como respiradores, máscaras, aventais descartáveis, luvas e óculos de segurança para uso dos profissionais de saúde. A prestação de contas deve ser entregue em, no máximo, 120 dias.

A Polícia Militar iniciou nesta terça-feira a fiscalização de ordem pública nos estabelecimentos comerciais em cumprimento ao decreto estadual que atribuiu atividades de fiscalização de medidas sanitária relativas a Covid-19. Diariamente, as guarnições vão percorrer estabelecimentos conferindo as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde. Se for flagrado algum descumprimento a Polícia Militar aplicará as sanções previstas na legislação, podendo inclusive, proceder a interdição da empresa. Em nota, a PM reforça que o maior responsável por prevenir o avanço da pandemia são as próprias pessoas que precisam tomar os cuidados necessários e não simplesmente transferir a responsabilidade para o comércio e para as autoridades.

São Miguel do Oeste voltou a registrar casos suspeitos de coronavirus no município. Três moradores com os sintoma da doença estão internados em hospitais da cidade. Eles estão em investigação e aguardam o resultado dos exames que serão feitos pelo Lacen – Laboratório Central do Estado. 19 casos suspeitos já foram descartados. Os dados foram atualizados no boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem. 31 pessoas com sintomas respiratórios ainda estão em isolamento domiciliar no município.

A secretaria de Educação vai retomar o ano letivo com atividades não presenciais a partir da próxima segunda-feira. De acordo com a secretária de Educação, JAQUELINE GABOARDI, as atividades feitas a partir dessa data passam a contar para a composição da carga horária obrigatória exigida pelo Ministério da Educação. Em razão do coronavírus, os municípios estão dispensados de cumprir os 200 dias letivos desde que cumpram a carga horária mínima anual. No caso do ensino fundamental são 800 horas-aula. JAQUELINE disse que a intenção da secretaria de Educação é assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes. De acordo com ela, o momento é novo e desafiador. Para a secretaria, o ensino à distância vai exigir um grande envolvimento de professores, pais e alunos. O objetivo é reduzir a defasagem no processo de ensino-aprendizagem nesse período sem aulas presenciais.

A secretaria de Educação vai trabalhar com duas ferramentas básicas para as atividades à distancia durante o período de isolamento domiciliar. A informação é da secretaria de Educação, JAQUELINE GABOARDI. De acordo com ela, alunos com acesso a internet vão acessar o Google Classroom para receber o material e as atividades. Para quem não tem internet em casa, as escolas vão fornecer o material impresso para as famílias. JAQUELINE disse que a secretaria está organizando os detalhes, como por exemplo, a formação de grupos de whats envolvendo professores, alunos e a pais. Ela explicou que as famílias podem ficar tranquilas que a secretaria fará o contato com todos para esse novo momento. A intenção é de que os diretores e coordenadores fiquem nas escolas para dar o suporte necessário à comunidade escolar.

A secretaria de Educação sabe da responsabilidade que tem com a aprendizagem dos alunos e está buscando as tecnologias e métodos necessários para garantir o conhecimento em todos os níveis de ensino. A afirmação é da secretária JAQUELINE GABOARDI. Ela disse que a secretaria vai desenvolver e repassar atividades à distância para todas as séries do ensino fundamental e também para as creches e pré-escolas. A secretaria reforçou que as famílias terão um papel muito grande neste momento, já que os pais vão ter acompanhar ainda mais o filhos na execução das atividades.

A Rádio Peperi lançou nesta terça-feira uma campanha de apoio ao comércio de São Miguel do Oeste diante das dificuldades provocadas pela pandemia de coronavírus. A iniciativa reforça a importância de comprar no comércio local para movimentar a economia e evitar as demissões. O objetivo é mostrar para as pessoas a importância de comprar das empresas da cidade ao invés de fazer aquisições de produtos de lojas de fora pela internet. A campanha começou a ser veiculada ontem nas rádios afiliadas à Rede Peperi de Comunicação. Além dos spots nas emissoras, a Peperi também está veiculando um vídeo para estimular a compra no comercio local nas redes sociais e no portal da Peperi na internet.

A iniciativa da Peperi reforça a campanha “Compre Local – Quando a gente cresce, todo mundo cresce junto!” lançada no final do mês de março pela Acismo e pela CDL. A ação visa sensibilizar as empresas e os consumidores sobre a importância de manter o dinheiro circulando na cidade, garantindo o crescimento e estabilização da economia, geração de renda, empregos e a retomada do desenvolvimento. O presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, disse que esse é um momento de união de esforços e a participação da Peperi é muito importante.

Essa é a hora da retomada das atividades econômicas e campanhas como a do Compre Local são importantes nesse momento de dificuldade. A afirmação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. De acordo com ele, as empresas da cidade precisam do apoio da comunidade para superar esse período de pandemia do coronavírus. O presidente da Associação Empresarial disse ainda que a campanha vem em boa hora para as empresas.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente nesta terça-feira no centro de São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das nove horas da noite e envolveu uma motocicleta Honda Bros com placa de São José do Cedro e um Gol emplacado em Guarujá do Sul. As duas pessoas estavam na moto ficaram feridas. O condutor, de 55 anos, sofreu lesões leves com entorse de tornozelo. Já o caroneiro, 45 anos, sofreu lesões mais graves, com suspeita de fratura na perna esquerda. Eles foram atendidos no local pelos bombeiros e foram conduzidos ao hospital.

Uma saída de pista deixou duas pessoas feridas na SC 160 nesta terça-feira. O acidente aconteceu por volta das nove horas da manhã nas proximidades do Cedup de Campo Erê. O condutor de um Palio, placas de São Bernardino, perdeu o controle da direção e saiu da pista. Os bombeiros de Campo Erê foram chamados e atenderam uma mulher de 39 anos, que estava consciente e orientada, com queixa de dores na região lombar e escoriações no pé. Um homem de 44 anos, não tinha nenhuma queixa e nem ferimentos aparentes. Após procedimentos, os dois foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

A Polícia Civil está desenvolvendo uma operação para capturar os bandidos que cometeram uma sequência de crimes em Romelândia. Nos últimos dias, a polícia registrou um roubo de veículos no interior do município.Em outro caso, homens armados roubaram um carro e colocaram fogo no veículo. Além disso, a casa de um professor foi alvejada por disparo de arma de fogo na noite de ontem. A população está preocupada com os crimes recentes. A ação policial teve início nas primeiras horas desta quarta-feira. O Helicóptero do SaerFron e várias viaturas da Policia Militar e também da Policia Civil buscam pelos criminosos que invadiram uma residência nos últimos dias. O resultado da operação ainda não foi divulgado pela Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.