ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 15/04/2020

GLOBO EM FOCO – 15/04/20

-GOVERNO PROPÕE AJUDA DE 77 BILHÕES DE REAIS A ESTADOS E MUNICÍPIOS

-SC TEM DUAS DAS 10 REGIÕES COM MAIOR INCIDÊNCIA DO CORONAVÍRUS NO PAÍS

-FETRAF ENTREGA PAUTA DE EMERGÊNCIAS SOBRE ESTIAGEM

-TUNÁPOLIS SUSPENDE O PAGAMENTO DO CRÉDITO RURAL

-ISENÇÃO DA CONTA DE LUZ SERÁ APENAS PARA BAIXA RENDA

-CRIMES VIOLENTOS NA REGIÃO PREOCUPAM DELEGADO

-PRESO HOMEM SUSPEITO DE FEMINICÍDIO

-AÇÃO CONJUNTA DE FORÇAS DE SEGURANÇA BUSCA CRIMINOSOS EM ROMELÂNDIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira. As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira. Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio. A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira que vai ordenar a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde. Ele acusa a organização de lidar de forma inadequada com a pandemia de coronavírus. Há uma semana, TRUMP havia ameaçado cortar a verba durante uma entrevista coletiva, reclamando que a OMS poderia "ter avisado antes" sobre o perigo do coronavírus. Ainda segundo TRUMP, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria". Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse que "não é hora" de reduzir o repasse recursos à OMS.

Os Estados Unidos registraram dois mil 228 mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. O número de vítimas fatais em um dia teve uma nítida alta depois de dois dias de queda. A pandemia matou pelo menos 25 mil 757 pessoas nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro país. O número de casos confirmado também é o mais alto entre todos os países: 594 mil 207. O estado mais atingido continua sendo Nova York, que nesta terça ultrapassou a marca de 10 mil mortes apenas na cidade de Nova York.

A equipe econômica do governo federal propôs novas medidas de ajuda aos estados e municípios, de 77 bilhões de reais em substituição ao Projeto de Lei Complementar aprovado segunda-feira na Câmara dos Deputados. O texto substitutivo do deputado PEDRO PAULO que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19, seguiu para tramitação no Senado. A proposta da equipe econômica, apresentada no início da tarde de ontem prevê a transferência direta de 40 bilhões para estados e municípios, sendo que 80 por cento desse valor pelo critério per capita. Serão 21 bilhões para os municípios e 19 bilhões para os estados. A equipe econômica também propôs a suspensão de 22 bilhões em dívidas com a União, e a suspensão de dívidas dos estados e municípios com a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14 mil e 26 pessoas, o que representa 55 por cento do total dos casos diagnosticados até hoje. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, JOÃO GABBARDO, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que eram cerca de 25 mil e 200 até ontem. O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período, normalmente entre duas e três semanas, são considerados recuperados.

O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, disse nesta terça-feira que pretende aumentar o número de testes para a Covid-19 e anunciou que vai começar o processo de contratação de laboratórios para aplicarem três milhões de testes com um prazo de 24 horas entre a coleta do material e o resultado. Além desses testes, o ministro disse que a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está começando um estudo sobre o nível de imunização da população brasileira para ajudar o governo a elaborar políticas públicas, inclusive sobre a intensidade do isolamento social. O estudo vai englobar pessoas que não tiveram sintomas ou só apresentaram um quadro muito leve da doença e, por isso, nem chegaram a procurar o sistema de saúde.



Um grupo de dez entidades empresariais de todo o Estado, várias delas ligadas ao setor de turismo e da gastronomia, está pedindo na Justiça a liberação ao público de bares e restaurantes, que ainda operam com restrições, apenas com delivery e retirada em balcão. O mandado de segurança foi apresentado nesta terça-feira por um escritório de advocacia de Blumenau, o mesmo que tentou, na última semana, antecipar a liberação do comércio de rua, mas a liminar foi rejeitada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O grupo também reforça que o manejo e o preparo dos alimentos obedecem a uma série de normas e condutas de higiene que, por conta da atual pandemia, estão sendo reforçadas e ampliadas. Os advogados sugerem a adoção de medidas semelhantes às determinadas para o comércio, como distância mínima entre os clientes na fila do caixa e ampliação do espaço entre as mesas.

Santa Catarina teve mais duas mortes por coronavírus confirmadas nesta terça-feira, uma em Braço do Norte, de uma senhora de 84 anos, e outra Camboriú, de uma idosa de 75 anos. Com isso, o número de óbitos em território catarinense chega a 28. A rápida transmissão do vírus também colaborou para o aumento de casos: são 853 pacientes positivados para a doença, 27 a mais em relação ao dia anterior. Em leitos de UTI, estão 97 pacientes - 55 confirmados para Covid-19 e 42 em investigação. Desses, fazem uso de respiradores 60 pessoas. Além disso, 112 pacientes deram alta dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem em recuperação em leitos de enfermarias. Entre as cidades com os números mais altos de casos, aparecem Florianópolis com 207 diagnósticos positivados, Blumenau com 69, Joinville com 64, Balneário Camboriú com 57, e Criciúma, com 41.


Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira. A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260 casos por um milhão de habitantes. A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em décimo lugar, com 223 casos confirmados por um milhão de habitantes. Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em décimo lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta.

Itapiranga entrega hoje a ordem de serviço para revitalização da Avenida Uruguai. O prefeito JORGE WELTER fará ato oficial às 13 horas e 30 minutos no gabinete do executivo para entregar a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação, a Gaia Rodovias. De acordo com o prefeito o investimento superior a cinco milhões e 200 mil reais será usado para a canalização total das redes de água e esgoto em toda a extensão da Avenida Uruguai e Avenida John Kenedy. Também terá a revitalização total das duas pistas da Avenida Uruguai no trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Padre Teodoro Treis. JORGE WELTER que são quatro mil e 500 reais de financiamento e o restante contrapartida do município. O prefeito informa que as obras devem iniciar já na próxima semana com prazo de nove meses para a conclusão.

Federação dos Trabalhadores na Agricultura familiar entrega pauta de questões emergenciais sobre estiagem e os reflexos da pandemia para as pequenas propriedades rurais. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul no estado, JANDIR SELZLER, a falta de chuva afetou culturas importantes, como o milho e o leite. A entidade entregou a pauta com os pedidos da agricultura familiar há cerca de 20 dias e os principais itens são a prorrogação das dívidas e a concessão de crédito. Na quarta-feira, o governo anunciou um pacote para socorrer os agricultores nesse momento. De acordo com o JANDIR, o financiamento do custeio pode ser pago em até sete anos com os juros do Pronaf. A parcela do investimento que vence neste ano pode ser jogada para o final do contrato. SELZLER também explicou que o governo federal anunciou uma linha de crédito para os agricultores com limite de até 20 mil reais, com um ano de carência e pagamento em três anos.

Apesar de importantes, as ações do governo federal para a agricultura demoraram demais para serem anunciadas. A opinião é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele também afirmou que as ações do governo estadual são insuficientes. A Federação pediu ao governo catarinense o lançamento de um Programa de Aquisição de Alimentos especial para fornecer produtos da agricultura familiar para hospitais e famílias de baixa renda nesse momento difícil do coronavírus. Um ponto positivo, de acordo com ele, foi a manutenção da compra de alimentos para a merenda escolar e entrega dos produtos nas casas dos alunos.

Secretaria de Agricultura de Tunápolis está com o pagamento do crédito rural suspenso. O secretário, PEDRO BAUMGRATZ, explica que o pagamento do bônus ao agricultor não está sendo feito em função da incerteza quanto ao recebimento de recursos pelo município, já que com a pandemia vários cortes estão previstos. O crédito rural é um bônus pago aos agricultores, seguindo um cronograma conforme o final do CPF, e que leva em consideração a movimentação econômica de cada propriedade. Conforme o secretário, estão sendo mantidos somente os serviços emergenciais, como o atendimento dos produtores em relação ao bloco ou emissão do GTA. BAUMGRATZ lembra que até o momento não houve anúncio sobre a prorrogação das dívidas do programa troca a troca de sementes e de calcário, que vencem este mês, e a expectativa é para adiamento de dívidas do Pronaf e do Pronamp. /

Em Tunápolis, o secretário de Transportes e Obras, JULINHO ZINHANI, destaca que a chuva contribuiu, mas não foi suficiente para suspender o transporte de água, que continua sendo feito. Ele cita que o setor também trabalha na abertura de fontes para garantir o abastecimento aos agricultores. Na cidade dois caminhões caçamba estão diariamente realizando o abastecimento. Por dia são transportados em torno de 300 mil litros de água. ZINHANI enfatiza que nas estradas gerais está sendo feito o patrolamento, e a partir de hoje o serviço se estende também para as estradas vicinais. Em todo o município são mais de 400 quilometros de estradas. Outro serviço que o setor realiza é a colocação de novos canos para instalação da nova rede do Rio Peperi, e que vai ser ligada a estação de tratamento de água.

Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste adapta processo de ensino para os alunos durante o período de quarentena. A permanência dos estudantes no alojamento está suspensa, bem como, o sistema de alternância entre escola e propriedade. De acordo com a diretora do educandário, FABIANE RAMBO, já no início da quarentena, cumprindo a determinação do isolamento social, os alunos foram liberados para retornarem as suas casas. A diretora explica que a partir disso foram estabelecidos sistemas de trabalho para que professores e estudantes da rede estadual de ensino realizassem atividades à distância. Assim como as demais escolas estaduais, FABIANE ressalta que a Casa Familiar Rural também precisa cumprir às 800 horas aula. A diretora lembra que devido à pandemia, a noite da pizza que estava programada para dia oito de maio foi adiada, com nova data a ser definida. O sorteio da rifa, programado para este dia, será realizado em junho, quando há previsão do retorno dos alunos para a escola.

As primeiras semanas com aulas suspensas, segundo a diretora da Casa Familiar Rural, são consideradas como o recesso de julho. FABIANE RAMBO ressalta que a partir do dia seis de abril estão sendo realizadas as aulas a distância. Ela afirma que a maior preocupação é com as disciplinas técnicas, em que a maioria das aulas acontecem de forma prática, no campo experimental e com visitas de estudo. Conforme a diretora, foi desenvolvido um cronograma de trabalho em que a cada meio dia um professor atende uma turma formada em grupos de WatsApp, com horário marcado. Ela lembra que todos os professores também estão participando das formações da Secretaria de Estado da Educação, para contribuir no uso das ferramentas digitais, pelas quais é repassado o conteúdo aos alunos. Para estudantes sem acesso a internet é disponibilizado o material impresso. As atividades práticas estão sendo executadas pelos alunos em suas propriedades, com a orientação dos professores.

Isenção da conta de luz será apenas para baixa renda e beneficiários de programas sociais. A isenção da fatura pelo período de três meses está prevista em uma resolução da ANEL, emitida ainda no dia 24 de março. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste, SANDRO VALMORBIDA, explica que os beneficiados são os consumidores de baixa renda cadastrados nos programas sociais do governo federal. O consumo deve ser de até 220 quilowatts por mês. O gerente esclarece que a isenção será de primeiro de abril a 30 de junho. Ele lembra que consumidores de baixa renda que tiverem consumo maior a 220 quilowatts por mês, terão que pagar a fatura, mas o pagamento de março e abril pode ser adiado para maio. Ainda haverá opção de parcelar a quitação da conta de luz. VALMORBIDAcomenta que devido a pandemia a Celesc não pode cortar a energia por um período de três meses, mas a fatura terá que ser paga de qualquer forma.

De cada 100 reais que a Celesc arrecada, o gerente comercial explica que somente 14 reais ficam para custos e investimentos que o órgão realiza. O restante são encargos setoriais e compra da energia. SANDRO VALMORBIDA esclarece que por ser uma empresa de economia mista, a Celesc tem ações que pertencem ao governo ou pessoas que investem no órgão. Ele afirma que muitas vezes as pessoas associam o órgão como sendo do governo, e deixam de quitar suas despesas em dia. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste enfatiza que apesar da isenção para os consumidores de baixa renda e beneficiários de programas sociais, a fatura ainda poderá vir com alguns encargos. As agências da Celesc permanecem fechadas, a princípio até dia 22, e além do site os consumidores também podem solicitar serviços pelo 0800 48 0 120.

Delegado aponta aumento da criminalidade no período de quarentena. A Polícia Civil de Santa Catarina está retomando carga normal de trabalho nas delegacias. Seguem algumas restrições estabelecidas pelo delegado geral de polícia. Aos poucos está ocorrendo evolução no atendimento presencial respeitando a legislação do isolamento social. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, nos últimos 30 dias ocorreu aumento de crimes patrimoniais e a polícia investiga as causas. Ele diz que a realidade é semelhantes em outras regiões do estado e do país. Salienta ainda que foi registrado crescimento nos crimes cibernéticos. Segundo o delegado por influência das pessoas estarem mais tempo em casa e maior presença nas redes sociais. Criminosos aproveitam esta situação para aplicarem golpes pela internet.

WESLEY ANDRADE também chama atenção para situações de crimes cometidos por egressos do sistema prisional e voltaram a cometer práticas criminosos. Destaca que o judiciário segue determinação do Conselho Nacional de Justiça e por isso ocorrem estas situações. Um exemplo é o roubo de motocicleta em Belmonte cometido por fugitivo do sistema prisional que foi capturado em Itapiranga. WESLEY ANDRADE relata registro de crimes mais violentos, como roubo que ocorreram em São Miguel do Oeste e Romelândia. Para o delegado estas ocorrências geram preocupação e recebem atenção especial nas investigações visando esclarecer os fatos e prender os responsáveis. ANDRADE destaca que no retorno ao trabalho presencial são preservados os policias que se enquadram em grupos de riscos possuem autorização para permanecerem em casa e alguns realizam trabalho remoto com acesso aos sistemas.

Delegacia de Itapiranga segue sem delegado titular. É única comarca da regional sem um responsável fixo. A delegacia tem abrangência ainda em São João do Oeste e Tunápolis. A coordenação regional aguarda a realização de concurso para delegado. Segundo WESLEY ANDRADE, a diretoria de fronteira prioriza a efetivação de um delegado na comarca por ser considerado local estratégico na fronteira com o Rio Grande do Sul e a Argentina. O delegado regional avalia que na equipe de agentes de polícia da comarca a situação é tranquila. Cinco policiais, um escrivão e servidores terceirizados que atendem os três municípios de abrangência. Para ANDRADE os policiais realizam trabalho competente e proporcionam eficiência nas investigações.

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio. A Polícia Civil de Pinhalzinho, em apoio à Polícia Civil Gaúcha, cumpriu na manhã de ontem, em Pinhalzinho, mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva expedidos pela Comarca de Frederico Westphalen, RS, de um homem de 29 anos. Ele é suspeito de envolvimento no homicídio que vitimou CAMILA CENTENARO. O crime ocorreu em setembro do ano passado, no interior de Vista Alegre. Ainda na tarde de ontem a Polícia Civil, com apoio da PM, prendeu um homem de 48 anos por ameaça. Com ele foi encontrada uma faca de cozinha, usada no crime. O autor foi até o local de trabalho da vítima, onde aguardou até ela sair e começou a segui-la. A vítima foi direto a delegacia fazer a denúncia da ameaça. O autor ainda foi até a casa da ex-sogra e, posteriormente, até a casa onde a vítima mora, retornando depois ao local de trabalho dela, onde foi capturado. O preso foi indiciado por ameaça e encaminhado à UPA de Maravilha.

Polícia Civil prende traficante em Pinhalzinho. O Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Pinhalzinho, cumpriu na noite de ontem, um mandado de prisão preventiva de um homem de 29 anos, investigado por tráfico de drogas e associação para o tráfico. No início do ano foi recebida denúncia de que ele e um comparsa estariam fornecendo drogas na Rua Capitão Anísio, Bairro São José. Na ocasião, os investigadores abordaram os dois, e com eles foi encontrado uma bucha de cocaína. Eles foram conduzidos à delegacia de Pinhalzinho. Em razão de não haver naquele momento elementos que confirmassem o tráfico, os dois foram soltos. Investigações mostraram que de fato os dois vinham exercendo tráfico de drogas, em especial de cocaína, sendo representada a prisão preventiva. O preso foi encontrado pelos agentes em sua residência, no Bela Vista, e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.

Ação conjunta de forças de segurança busca criminosos em Romelândia. A ação policial teve início nas primeiras horas desta quarta-feira, na cidade de Romelândia. O helicóptero do Saer Fron e várias viaturas da Policia Militar e também da Policia Civil, buscam pelos bandidos que invadiram uma residência nos últimos dias. Além disso, outra informação repassada é que a casa de um professor foi alvejada por disparo de arma de fogo na madrugada desta quarta-feira, e isso também é um dos motivos para a ação policial na cidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.