ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-03-2024 Sexta-feira

-PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA COMEÇA NESTA SEXTA

-ALESC COMEÇA APRECIAÇÃO DO PROJETO DE REAJUSTE DO SALÁRIO MINIMO REGIONAL

-CONTADOR ORIENTA SOBRE REGRAS DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

-BELMONTE NOTIFICA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS A REGULARIZAR SISTEMAS DE ESGOTO

-UNIDADE DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS POSSUI GRANDE DEMANDA DE ATENDIMENTOS

-NONA EDIÇÃO DA FESTA DO PASTEL E DO CHOPP INICIA HOJE EM MONDAÍ

-SAÚDE DE SJO AMPLIA HORÁRIO DE ATENDIMENTO DURANTE O MÊS DE MARÇO

-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA APREENDE PRODUTOS CONTRABANDEADOS NA SC 163

-MULHER É MORTA A FACADAS PELO EX COMPANHEIRO NA REGIÃO


O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 23 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Os eleitores da Rússia vão às urnas entre esta sexta-feira e domingo, em três dias de votação, para a eleição presidencial que deve confirmar o favoritismo do atual presidente, VLADIMIR PUTIN e garantir a ele mais seis anos no poder. Outros três candidatos, todos deputados, disputam o pleito com PUTIN, mas votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e já deram declarações públicas de apoio ao atual líder. O principal opositor de Putin, ALEXEI NAVALNY, morreu na prisão em fevereiro. Maior país do mundo em área territorial e com uma população de 141 milhões de habitantes, a Rússia adotou a votação em três dias para dar conta de regiões com 11 fusos horários diferentes. São cerca de 114 milhões de eleitores.

O Hamas apresentou uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza a mediadores e aos Estados Unidos, que inclui a libertação de reféns israelenses em troca da liberdade de prisioneiros palestinos, 100 dos quais cumprem penas de prisão perpétua, de acordo com uma proposta vista pela Reuters. O grupo radical islâmico disse que a libertação inicial de israelenses incluiria mulheres, crianças, idosos e reféns doentes em troca da libertação de 700 a mil prisioneiros palestinos, de acordo com a proposta. A libertação de “recrutas femininas” israelenses está incluída. O gabinete do primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, disse que a nova posição do Hamas se baseava em “exigências irreais”.

O Senado argentino rejeitou o "decretaço" do presidente JAVIER MILEI nesta quinta-feira, a segunda derrota do governo no Congresso. Agora, o Decreto Nacional de Urgência, apelidado de "decretaço", vai para a Câmara dos Deputados. Para que o texto seja derrubado, é necessário que ambas as casas do Congresso argentino o rejeitem. Enquanto isso não acontecer, o DNU continua valendo, porque funciona como uma medida provisória. O Decreto de Necessidade e Urgência é uma medida provisória com mais de 600 artigos e diversas reformas econômicas que flexibiliza o mercado de trabalho e abre caminho a privatizações.

O envio da declaração anual do Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base 2023, começa às oito desta sexta-feira. O contribuinte terá 78 dias para acertar as contas com o Leão, até 31 de maio. A Receita Federal espera receber neste ano 43 milhões de documentos. A ampliação da disponibilidade da declaração pré-preenchida é uma das novidades deste ano. Nessa modalidade, a declaração já começa com várias informações úteis que facilitam o preenchimento. Além disso, ela faz parte da lista de prioridades para receber a restituição nos primeiros lotes. Outra mudança é a atualização dos limites de obrigatoriedade para entrega da declaração. O limite para rendimentos tributáveis subiu de 28 mil 559 para 30 mil 639.

O ministro da Agricultura e Pecuária, CARLOS FÁVARO, afirmou nesta quinta-feira, que o governo prepara medidas de incentivo ao Plano Safra para aumentar a produção de alimentos. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, PAULO TEIXEIRA, o governo federal espera a redução no preço dos alimentos até abril. O grupo Alimentação e Bebidas saiu de um aumento de um vírgula 38 por cento em janeiro para alta de zero vírgula 95 em fevereiro dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo divulgado na terça-feira. O grupo contribuiu com zero vírgula 20 ponto porcentual para a taxa de zero vírgula 83 por cento do IPCA do último mês. FAVARO afirmou que o governo estuda medidas de estímulo para o novo Plano Safra para aumentar a produção de arroz, feijão, milho, trigo e mandioca.

Começa a ser pago nesta sexta-feira o abono salarial para nascidos em fevereiro. Neste mês, serão pagos um bilhão 770 milhões de reais aos trabalhadores. Os valores variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022. Trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa vão receber o crédito automaticamente na conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o cartão social e senha nos terminais de autoatendimento, em unidades lotéricas, em correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PISPasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Santa Catarina recebeu a visita do Ministério da Saúde entre a última terça e esta quinta-feira. O objetivo da pasta é auxiliar nas atividades de enfrentamento diante do cenário de transmissão da doença. As ações aconteceram em Joinville e contaram com a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e do município. O plano de trabalho do grupo foi avaliar, principalmente, os diversos pontos da rede de assistência para dengue e fazer recomendações para evitar mais casos graves e óbitos pela doença no estado. Santa Catarina tem 21 mortes por dengue confirmadas em 2024. Além delas, outras 12 estão em investigação. A cidade com mais óbitos é Joinville, que soma 11. No estado, são 15 mil e 300 casos confirmados.

A nova estrutura do Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do Estado, foi inaugurada nesta quinta-feira. O anexo foi projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto. A inauguração ocorre após casos de superlotação no complexo, que chegou a ser parcialmente interditado por decisão da Justiça. A área construída tem mais de dois mil e 200 metros quadrados, e foi projetada para ressocialização dos detentos, com espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais. A nova estrutura tem 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência, com capacidade para 12 detentos. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

Entrou em tramitação na Assembleia Legislativa nesta semana o projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que reajuste o salário mínimo regional. O projeto foi lido na sessão ordinária da última terça-feira e foi encaminhado para a análise das comissões permanentes. Pela proposta, o piso salarial de trabalhadores de vários setores da economia catarinense terá reajuste de seis por cento, retroativo a primeiro de janeiro deste ano. O percentual será aplicado nas quatro faixas salariais existentes. O reajuste foi acordado no mês passado entre entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores. Como houve acordo entre as partes, o projeto deve ser aprovado com tranquilidade na Alesc.

O programa Lar Legal Rural, lançado há cerca de 5 meses no extremo oeste, já tem cerca de 1.500 famílias cadastradas em 33 municípios do oeste. A informação é do coordenador de divulgação do programa na região, JOEL DE MOURA. Ele explicou em entrevista à Rede Peperi, que já visitou mais de 60 municípios e 33 aderiram a iniciativa. O programa Lar Legal é uma parceria entre Tribunal de Justiça, a Faesc, Federação da Agricultura e Fetaesc, Federação dos Trabalhadores na agricultura do estado. O objetivo é permitir a regularização fundiária de imóveis rurais por meio da entrega das matrículas de forma definitiva para os agricultores. De acordo com o coordenador de divulgação do programa na região, JOEL DE MOURA, o formato e as regras do Lar Legal Rural seguem, basicamente, o formato da iniciativa que já existe há 20 anos no estado e que é aplicado na área urbana. MOURA explicou que TJ e as federações decidiram estender a iniciativa para o campo porque existe um número expressivo de propriedades que não tem a documentação completa.

JOEL DE MOURA destacou que o Lar Legal Rural também promove a inclusão de famílias de agricultores que estão a margem das políticas públicas exatamente porque ocupam áreas irregulares. Ele citou que existe um problema fundiário grave em Santa Catarina que precisa ser enfrentado. O programa Lar Legal Rural prevê que os produtores terão um custo de 3.600 para regularizar áreas de até 3 hectares. O valor pode ser parcelado em até 32 vezes. Para as propriedades acima de três hectares, serão acrescidos 100 por hectare, chegando a um valor máximo de cerca de 8 mil que também pode ser parcelado. O limite do programa Lar Legal é de propriedades de até 50 hectares. Moura disse que a estimativa é de que as escritures fiquem prontas em cerca de 4 meses a partir do protocolo do processo na Justiça. Os interessados em participar do programa Lar Legal Rural podem procurar o sindicato dos trabalhadores ou sindicato dos produtores rurais. As duas entidades podem prestar mais informações para os agricultores, mas a documentação para a formação do processo de regularização será organizada no sindicato dos produtores.

Saúde de São João do Oeste amplia horário de serviço para atender demanda de preventivo do câncer de colo de útero. Conforme a enfermeira da Secretaria da Saúde de São João do Oeste, CELINA LASAROTTO GRASEL, durante o mês de março é tradicional a Campanha Lilás e não necessita de agendamento para atendimento no horário normal de expediente. A equipe da saúde também busca facilitar o acesso das mulheres que possuem jornada de trabalho semelhante ao funcionamento das unidades públicas. Segundo a enfermeira, nos dias 19 e 26 de março, o horário será estendido até as 19 horas, porém neste caso necessita de agendamento.

CELINA GRASEL chama atenção para a importância da campanha Março Lilás para conscientizar a população sobre o câncer de colo de útero. Reforça que é preciso prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de colo de útero com o máximo de antecedência. A enfermeira avalia que as mulheres estão fazendo sua parte e contribuindo para o sucesso da campanha. A enfermeira da Secretaria das Saúde de São João do Oeste lembra que a coleta é incentivada em mulheres entre 25 a 64 anos, por ser a idade de maior risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero. CELINA GRASEL menciona que são identificados casos no município, sendo maioria de forma precoce e com eficiência no tratamento.

Colegiado de Educação da Ameosc tem nova coordenação. O Secretário da Educação de São João do Oeste CLAUNEI WEBER assumiu o cargo durante a reunião desta quarta feira. O Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, abordou uma série de questões importantes para o cenário educacional da região. O encontro realizado no auditório da Ameosc, reuniu os secretários de educação dos municípios associados. Os presentes na reunião debateram assuntos gerais e também alguns específicos como os avanços na busca por uma educação de qualidade para todos os estudantes da região, debate sobre a importância da caderneta de vacinação como documento obrigatório para a matrícula escolar, visando a proteção da saúde infantil e os impactos e recomendações da Nota Técnica emitida pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Colegiado Regional da Educação possui proposta para realização de um evento voltado para a promoção da saúde mental e inclusão de pessoas com autismo na comunidade escolar. Objetivo é desenvolver o bem-estar de todos os alunos e também foi pautado o projeto de educação financeira que é uma iniciativa que pretende promover a educação financeira entre alunos, pais e comunidade escolar. Os presentes aproveitaram a ocasião para realizar a eleição, que definiu a nova coordenação do Colegiado de Educação, visando dar continuidade ao trabalho em prol da melhoria da educação na região. CLAUNEI WEBER de São João do Oeste, foi eleito como novo coordenador, tendo como vice, ROSALINA VARGAS, de Palma Sola, secretária, CLAUDETE ROCKEMBACH de Guarujá do Sul e vice secretária, TATIANE THOMAS de Tunápolis.

Nona edição da festa do pastel e do chopp acontece neste final de semana em Mondaí. O evento beneficente tradicional no município é organizado pelo Lions Clube, em parceria com o Leo Clube e Clube Leãozinho, com apoio do Município e patrocínio da Móveis Henn e Têxtil Oeste. A programação vai iniciar nesta sexta-feira e segue até amanhã, na Rua Coberta, ao lado da praça central. Conforme o responsável pela divulgação do evento, VALDENIR CICERI, durante os dois dias estarão sendo vendidos seis sabores de pastéis e de chopp. A projeção para a edição do evento deste ano é de vender cerca de sete mil pastéis. CICERI destaca que a abertura do evento e venda de pasteis e chopp terá início às 16h desta sexta feira, seguida de atrações artísticas à partir das 18h30, com o cantor Lizandro, Grupo Barranca Nativa, Guri de Uruguaiana e grupo Furtados.

No sábado, a programação da nona festa do pastel e do chopp de Mondaí inicia às 9h da manhã, com a disponibilização de pastéis e chopp para venda. VALDENIR CICERI destaca que as apresentações artísticas terão início às 18h30 com o grupo Mamutes Sonoros de Mondaí. Às 20h sobe ao palco o grupo gauchesco Os Gaudérios. Já às 21h, haverá uma apresentação nacional com o cantor nativista Joca Martins. O encerramento do evento acontece às 23h, com a apresentação musical da banda Setentista. O responsável pela divulgação do evento, VALDENIR CICERI, enfatiza que não haverá cobrança de ingresso para os shows. Os recursos arrecadados durante os dois dias do evento serão destinados para melhorias na infraestrutura da Associação Hospitalar de Mondaí.

A Receita Federal anunciou na última semana, as novas regras para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2024, referente ao ano base 2023. Para esse ano, a expectativa da Receita Federal é de receber aproximadamente 43 milhões de declarações. A partir de hoje, estão liberados os acesso aos programas IRPF 2024 para download. Também já está a disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física é o dia 31 de maio. De acordo com o contador de Iporã do Oeste, ALEXANDRE RUCHEINSKY, entre as principais novidades deste ano está a atualização dos limites de obrigatoriedade para entrega da declaração, que não eram atualizados desde 2015. O limite para rendimentos tributáveis subiu de 28 mil 559 para 30 mil 639 reais.

O contador destaca que o teto para rendimentos isentos e não tributáveis também mudou, passando de 40 mil para 200 mil reais. Os contribuintes com determinados tipos de ganhos de capital, como a venda de imóveis, lucros e dividendos recebidos, indenizações por rescisão de contrato de trabalho e outros tipos de receitas, até o limite estabelecido, não precisarão pagar imposto. ALEXANDRE RUCHEINSKY enfatiza que houve ainda a atualização do limite de obrigatoriedade para bens. Ou seja, as pessoas que possuíam até o final do ano-calendário posse ou propriedade de bens no valor de até 300 mil reais, estavam obrigados a declarar o imposto. Em 2024, esse limite aumentou para 800 mil reais. O valor é referente à correção simples da tabela pela inflação do período.

Mais uma novidade quanto à declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física ano base 2023 é a nova abordagem em relação aos investimentos no exterior. ALEXANDRE RUCHEINSKY frisa que essa mudança decorre da implementação de uma Lei que abrange uma série de especificidades sobre a tributação de investimentos e aplicações fora do Brasil. Conforme ele, a legislação permite aos contribuintes a opção de declarar os bens de entidades controladas no exterior como se fossem de sua posse direta, visando uma maior transparência e controle sobre esses ativos. Além disso, agora há uma exigência clara para a detalhação das trusts, com o objetivo de individualizar e identificar precisamente essas estruturas em declarações fiscais.

ALEXANDRE RUCHEINSKY enaltece que outro ponto é a possibilidade de atualizar o valor de bens e direitos situados fora do país, permitindo a apuração e antecipação de ganhos de capital com uma alíquota fixa de oito por cento, cujo recolhimento deve ser efetuado até o dia 31 de maio. Esta medida representa uma oportunidade para os contribuintes regularizarem seus ativos no exterior, potencialmente reduzindo futuras complicações fiscais. Além disso, a lei estende a tributação periódica a fundos fechados, alinhando-os às regras já aplicadas aos fundos abertos e estabelece a uniformização da tributação desses investimentos para os meses de maio e novembro.

O contador, ALEXANDRE RUCHEINSKY, orienta à população para que procurem um escritório contábil em caso de dúvidas ou dificuldades para a realização da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Ele lembra que para fazer a declaração, são necessários os documentos pessoais, além de informes de rendimentos de contas bancárias, fontes de renda e recibos ou notas fiscais referentes às despesas médicas durante o ano base 2023.

O Município de Belmonte emitiu nesta semana, um edital de notificação aos proprietários de imóveis do município que estão com o sistema de tratamento de efluentes irregular, para que façam a adequação imediata. Conforme a Fiscal de Obras e Posturas do município, SABRINA FRARE BATTISTI, a medida se dá em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público de Santa Catarina e o Município de Belmonte, no qual o MP impõe às Diretrizes das Políticas Nacionais e Estaduais de Saneamento Básico. SABRINA salienta que de acordo com o projeto estabelecido pelo município, o sistema individual deve ser composto por fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro, ou outro sistema aprovado pelo município.

SABRINA FRARE BATTISTI frisa que todas as edificações do município deverão ter seu sistema de tratamento de acordo com as exigências do Ministério Público e da legislação ambiental vigente. O prazo para solicitar o projeto de regularização na Prefeitura é de 60 dias. A Fiscal de Obras e Posturas de Belmonte salienta que caso a população não atenda ao que está sendo solicitado na notificação dentro do prazo estabelecido, os mesmos poderão ser sujeitos às sanções por crime ambiental requerido pelo Ministério público. SABRINA esclarece que o trabalho dos agentes fiscais é fiscalizar, informar e notificar à população em casos de irregularidades com a lei. Em caso de dúvidas em relação à regularização do sistema de tratamento de efluentes, os munícipes devem procurar o setor de Fiscalização do município.

A Secretaria de Saúde de Tunápolis está registrando uma grande demanda de pacientes que buscam atendimento médico na Unidade Básica de Saúde. De acordo com a secretária, ROSELI BONAVIGO, a situação se intensificou nas últimas três semanas com aumento de casos de viroses, doenças respiratórias e dengue. Ela ressalta que devido a isso, os pacientes sintomáticos devem procurar atendimento médico logo no início do expediente para que as equipes consigam prestar um serviço de qualidade. Lembra que a Unidade de Saúde atende das 07h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15. Ao buscar atendimento logo no início do expediente, os profissionais possuem mais tempo para checar a situação, realizar testes rápidos e até para reidratar o paciente em caso de necessidade.

A secretária de Saúde de Tunápolis lembra que a Unidade Básica de Saúde é a principal porta de entrada para atendimento aos munícipes que apresentem quadros de viroses, doenças respiratórias ou dengue. Observa que ambas possuem sintomas bastante semelhantes e por isso, é importante que cada caso seja avaliado individualmente, com realização de exames para aplicação do tratamento adequado. ROSELI BONAVIGO chama atenção da população para que sigam adotando as medidas de prevenção à dengue, pois apesar do município de Tunápolis ter poucos casos registrados neste ano, a situação segue causando preocupação. Ela explica que o teste rápido só é feito quando há evidências concretas de que o paciente possui dengue e que além disso, também é coletado sangue para envio ao laboratório LACEN, onde um exame mais detalhado também é realizado.

Uma Colisão em poste causou o engavetamento de quatro veículos por volta das 23h desta quinta-feira, na via periférica em São José do Cedro. De acordo com informações, as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a colisão entre quatro veículos, sendo que ao chegarem no local, verificaram se tratar de uma colisão em poste seguido de mais duas colisões. Conforme a guarnição, o primeiro veículo envolvido se tratava de um Gol placas de Romelândia, onde haviam duas vítimas, um homem de 21 anos e uma mulher de 19 anos, os quais estavam conscientes, orientados e dispensaram o atendimento. O segundo veículo envolvido tratava-se de um Polo com placas do Rio Grande do Sul, onde havia uma vítima que já havia sido levada do local. O terceiro veículo envolvido foi um Toyota, no qual estava um homem de 73 anos, que relatou ter parado após ver o acidente e ter sido atingido na traseira por outro carro.

O quarto veículo envolvido no engavetamento foi uma Doblô, que era conduzido por um homem de 72 anos, o qual afirmou não ter visto o acidente e ter colidido na traseira do Toyota. Devido a colisão ter afetado a rede de energia elétrica com a quebra de um poste, a Celesc foi acionada para prestar atendimento no local. Após o isolamento da área e atendimento às vítimas, o acidente foi deixado aos cuidados da PRF e da Celesc.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, durante fiscalização de trânsito em frente ao Posto Rodoviário, abordou um veículo Voyage com placas do Rio Grande do Sul, conduzido por uma mulher de 52 anos, que tinha como carona um homem, de 53 anos. Eles estavam retornando do Paraguai por volta das 19h30 desta quinta-feira e ao serem questionados, disseram que não possuíam nota ou recibo da carga que estavam transportando. Em revista veicular, os policiais encontraram várias ferramentas da marca TOTAL, todas na embalagem, dos quais algumas repetidas, caracterizando o objetivo de revenda. A carga e o veículo, avaliados em aproximadamente 45 mil reais, foram apreendidos e levados para a Receita Federal.

Uma mulher de 35 anos foi morta por volta das 20h30, desta quinta-feira, na rua 1º de Maio, em Campo Erê. Informações preliminares dão conta de que o ex-companheiro agrediu a mulher com golpes de faca e na sequência teria tentado o suicídio. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram chamados, e o homem de 41 anos, que tem passagens policiais por ameaça, injúria e disparo de arma de fogo, foi socorrido com uma perfuração no lado esquerdo do tórax, também provocado por arma branca, e encaminhado para o hospital de Campo Erê. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi transferido para uma unidade hospitalar de Pato Branco/PR. A Polícia Militar manteve o local isolado para a Polícia Cientifica fazer levantamento e posterior apuração das causas do crime. A mulher vítima de feminicídio foi identificada como WANDERLEIA KRUMMENAUER. O corpo deve ser liberado nas próximas horas para o funeral e posterior sepultamento na tarde desta sexta-feira, no cemitério municipal de Campo Erê.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.