ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-03-2019 Sexta-feira

-CRIMES LIGADOS A CAIXA DOIS IRÃO PARA JUSTIÇA ELEITORAL

-VENDAS DO COMÉRCIO CRESCEM 8,4% EM JANEIRO NO ESTADO

-PREFEITURA E EPAGRI DE DESCANSO ORGANIZAM PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA MULHER

-GRUPO VIVER BEM RETOMA ATIVIDADES COM FOCO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

-COOPERATIVA PROJETA AUMENTO NO PREÇO DO LEITE AO PRODUTOR

-POLÍCIA CIVIL DA COMARCA DE MONDAÍ POSSUI NOVO DELEGADO

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE CARRO NA BEIRA RIO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM QUEDA NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O ciclone tropical Idai causou pelo menos 122 mortes e deixou mais de um milhão pessoas afetadas em Moçambique e no Malaui desde o começo de março. Em Moçambique, 66 pessoas morreram, 111 ficaram feridas e 141 mil já foram afetadas por inundações provocadas pelo Idai desde o começo do mês em Moçambique. No país vizinho, 56 morreram, 577 ficaram feridos e 922 mil 900 pessoas foram afetadas pelos danos gerados pelo ciclone.


Ataques a tiros simultâneos contra duas mesquitas na Nova Zelândia, deixaram 49 mortos e 48 feridos nesta sexta-feira. As autoridades ainda não divulgaram as identidades das vítimas e dos assassinos. Quatro pessoas envolvidas nos ataques foram detidas: três homens e uma mulher. A polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros criminosos estejam envolvidos.


O Senado norte-americano se uniu à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira ao derrubar a declaração de emergência nacional na fronteira sul feita pelo presidente DONALD TRUMP no dia 15 de fevereiro. O Senado votou por 59 a 41 votos para derrubar a emergência. TRUMP já afirmou que vai vetar a medida. Uma emergência nacional daria a TRUMP a permissão para usar fundos federais sem aprovação do Congresso, inclusive, para construção de um muro na fronteira com o México.



A Câmara dos Deputados criou duas comissões parlamentares de inquérito nesta quinta-feira. Uma das CPIs vai investigar a tragédia em Brumadinho. Em janeiro, uma barragem da mineradora Vale rompeu na cidade, levando uma enxurrada de lama à região e provocando cerca de 200 mortes. A outra CPI será responsável por apurar, conforme o requerimento, supostos "atos ilícitos e irregulares" praticados no BNDES. Com a criação das CPIs, os partidos políticos agora devem indicar quais parlamentares vão compor as comissões.


O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou que assinará nesta quinta-feira o ato para criar a comissão da Casa que acompanhará a tramitação da reforma da Previdência. De acordo com ALCOLUMBRE, a comissão especial será formada por nove senadores. O colegiado será presidido por OTTO ALENCAR do PSD da Bahia e e o relator será TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará. O objetivo é acompanhar a reforma, mesmo antes do texto ir para o Senado. Nesta quarta, foi instalada a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, por onde a reforma vai começar a tramitar.


O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por seis votos a cinco, que crimes eleitorais como o caixa 2, que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, devem ser enviados à Justiça Eleitoral. Integrantes da Operação Lava Jato, em Curitiba, criticaram a decisão, afirmando que não há estrutura para processos mais complexos na justiça eleitoral. Segundo os procurados, isso pode levar à maior demora no julgamento de processos e no risco de prescrições, além da anulação de atos já realizados pela Justiça Federal.



O número de pacientes que tiveram dengue em 2019 no estado chegou a 27. O dado está no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. O caso de morte por dengue foi descartado após exames feitos no Laboratório de Saúde Pública, o Lacen. Do total de 27, 14 casos foram contraídos dentro de Santa Catarina e 12 pacientes foram infectados em outros estados. Neste ano, Santa Catarina confirmou oito mil 172 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em 153 municípios. 77 cidades são consideradas infestadas pelo inseto.


O volume de vendas do comércio catarinense cresceu oito vírgula quatro por cento em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado e três ponto oito frente ao mês anterior, dezembro. Em 12 meses, acumulou alta de sete e meio por cento, quase quatro vezes mais do que a média nacional. O volume do varejo ampliado de Santa Catarina, que inclui móveis e materiais de construção, subiu sete por cento em janeiro deste ano na comparação com janeiro do ano passado.


Santa Catarina fechou janeiro com produção industrial zero vírgula oito maior frente ao mês anterior e alta de um vírgula dois por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. O Brasil, em média, teve queda na produção industrial. Nos últimos 12 meses, o setor cresceu três vírgula seis por cento no Estado. O crescimento da produção industrial de Santa Catarina foi puxado pelos setores de máquinas e equipamentos com 18 por cento de aumento e produtos de metalque subiram 11 e meio.


-PREFEITURA E EPAGRI DE DESCANSO ORGANIZAM PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA MULHER

-GRUPO VIVER BEM RETOMA ATIVIDADES COM FOCO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

-COOPERATIVA PROJETA AUMENTO NO PREÇO DO LEITE AO PRODUTOR

-POLÍCIA CIVIL DA COMARCA DE MONDAÍ POSSUI NOVO DELEGADO


A Ameosc em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios realizou a apresentação e capacitação do programa RuralWeb. Ao todo, 38 servidores, incluindo agentes públicos e secretários de agricultura e pesca participaram da atividade. Toda a ação foi coordenada pela equipe da Fecam de Florianópolis. O objetivo do evento foi treinar as equipes das prefeituras para utilizar o programa nos municípios. Segundo o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, o Rural Web é uma ferramenta que servirá como gerenciador de dados para o campo.De acordo com ele, o novo sistema vai substituir o SisRuralWeb,responsável pela emissão, cadastro e gerenciamento das notas de produtores rurais. Ele comentou que a troca é necessária visto que o sistema atual já está com sua capacidade máxima de uso.


Conforme AIRTON FONTANA, o novo sistema além de gerenciar a emissão de blocos de notas de produtor rural, vai apresentar também módulos específicos para o controle de bonificação rural. O novo programa Rural Web vai conter informações do controle de horas máquinas e também do movimento econômico agrícola de cada município. O secretário executivo da Ameosc explica que com os novos módulos, as administrações municipais terão mais agilidade e informações na criação de políticas públicas que objetivam ajudar os produtores a produzir mais e com maior qualidade, fortalecendo dessa forma o produtor no campo. Além da capacitação dessa semana, a Ameosc vai realizar mais três etapas neste ano de 2019. Ele disse que os encontros serão nas mais diversas áreas e terão por objetivo principal fortalecer ainda mais os 19 municípios associados da Ameosc.


Está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que está gerando polêmica no Estado. A proposta quer legalizar o homeschooling ou educação domiciliar em Santa Catarina. O projeto permite que as crianças possam ser educadas em casa pelos próprios pais ou responsáveis, sem a obrigação de matrícula em uma escola. O deputado BRUNO SOUZA, autor do projeto, disse que o objetivo é regulamentar uma prática que já existe. De acordo com ele, cerca de 750 famílias catarinenses atualmente optam por ensinar seus filhos em casa. Ele citou que é preciso garantir o direito de escolha para as famílias e que a educação em casa pode ter mais qualidade do que a oferecida pelas escolas.


O deputado salienta que a escolha pela educação familiar é a mais difícil e exige muito envolvimento e comprometimento dos pais. BRUNO SOUZA destaca que nesse modelo, o aprendizado ocorre em casa, sob orientação e supervisão dos pais ou de professores particulares, geralmente a partir de um currículo preestabelecido e semelhante ao adotado nas escolas. O deputado esclareceu que não se trata de acabar com o ensino nas escolas, mas de permitir que a famílias possam escolher entre os dois sistemas.


A maioria dos internautas que participaram da enquete do Portal Peperi sobre educação familiar reprova a ideia de regulamentar a prática em Santa Catarina. No Facebook, apenas 21 por cento concordam com o Homeschooling e 79 responderam negativamente a proposta. Na enquete do Instagram, o índice foi parecido: 77 por cento não e 23 por cento sim. ITAMARA BAGATINI é educadora e disse que a educação familiar é um delírio irresponsável, sem conhecimento de causa e de falta de comprometimento com a formação das crianças, adolescentes e jovens. Já LUIS OLSZERKI comentou que a decisão é dos pais e que o Estado não pode interferir. Ele citou que o modelo funciona em vários países com resultados positivos e que cada caso é diferente do outro.


A educação é um dever do estado e o processo de formação das crianças e adolescentes deve ocorrer na escola. A opinião é do coordenador do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele afirma que a defesa da educação domiciliar é uma forma de desviar o foco para a questão central que é o fortalecimento das escolas e dos professores, que requerem investimentos e responsabilidades do poder público. KRAEMMER criticou a educação familiar e disse que é um modelo da idade média com a ideia de formação de um clã que não prepara a pessoa para vivência comunitária, sem interação social e com conhecimentos restritos, dificultando inclusive acesso aos vestibulares e concursos que requerem uma base específica. Ele disse que a educação em casa não prepara as pessoas para os enfrentamentos da sociedade moderna e não contempla a convivência com o diferente.


Deputado defende aumento na idade máxima para ingressar na carreira militar. MAURICIO ESKUDLARK quer agilidade nos encaminhamentos deste projeto. Ele diz que é favorável a esta alteração para ingresso nas carreiras militares em Santa Catarina. Projeto prevê que a idade máxima para o ingresso na instituição passe de 30 para 40 anos. O deputado observa que a expectativa de vida mudou muito sendo preciso abrir este horizonte para ingresso nos Bombeiros e na Polícia Militar. Segundo ESKUDLARK, o momento é de ouvir o comando da PM e dos bombeiros militares para ter base bem fundamentada para justificar agilidade no projeto na Assembleia Legislativa.


Parlamentar projeta aprovação rápida e validade já para os concursos públicos previstos para este ano. MAURICIO ESKUDLARK diz que no sistema atual muitas pessoas com grande potencial de trabalho são excluídas dos concursos públicos por já terem atingido a idade limite de 30 anos. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. ESKUDLARK lembra que a proposta é de autoria do deputadoMARCIUS MACHADO que tem apoio de outros parlamentares. Salienta que o ingresso na carreira militar exige nível superior e por isso se justifica o aumento da idade de ingresso. ESKUDLARK observa que aguarda argumentos técnicos e a contribuição das instituições envolvidas para apresentar o parecer final.


Segundo brechó solidário em prol da ASANIO será realizado neste sábado. A ação amanhã, das oito até as 14 horas, no terreno ao lado da farmácia Santa Inês, faz parte de uma programação que contempla também a feira de adoção de cães recolhidos e sob abrigo da ONG e a vacinação contra raiva para cães e gatos em parceria com a UCEFF de Itapiranga. O brechó é uma iniciativa da empresária GISELE SCHNEIDERS, que no ano passado promoveu a primeira edição do evento. Ela explica que o primeiro brechó foi realizado com roupas de sua propriedade, e para segunda edição, houve a contribuição de muitas pessoas com doação de roupas e calçados. GISELE cita que serão disponibilizadas peças em bom estado, como roupas de inverno e verão, calçados, com preço de cinco a no máximo 50 reais. O recurso arrecadado será destinado para a castração dos animais sob abrigo da ASANIO, compra de ração e medicamentos. Em caso de chuva, o evento será realizado na área coberta do pavilhão católico.


Conclusão do ginásio de Descanso é tema de audiência na Casa Civil. O prefeito SADI BONAMIGO esteve em Florianópolis esta semana, acompanhado do secretário de administração PAULO LAUXEN. Na audiência na Casa Civil, BONAMIGO cita que o objetivo é solicitar a reativação do convênio do ginásio municipal, que está com a obra paralisada há muitos anos. O prefeito lembra que caso o projeto da retomada do convênio não for aprovado, o ginásio não será concluído. Ele justifica que o convênio com o governo do estado era de 500 mil reais, mas será necessário ao menos um milhão de reais para a conclusão da obra, exigindo contrapartida do município. BONAMIGO diz que para conseguir esse recurso, o executivo encaminhou ao legislativo o projeto que autoriza o uso de recursos da venda de imóveis da prefeitura, para investir no ginásio. O projeto foi discutido pelo prefeito com os vereadores na sessão desta semana.


Cooperativa projeta aumento no preço do leite ao produtor. No período de entre safra é normal redução no volume de produção e uma consequência imediata é o reajuste no preço. O administrador da cooperativa Comilp de Tunápolis, JANDIR WESCHENFELDER, diz que a reação no preço pago ao produtor ainda não é animadora para proporcionar bom rendimento ao produtor. A Comilp conta atualmente com 89 sócios ativos que fornecem a produção para a cooperativa. Mensalmente são 350 mil litros de leite sendo que 60 por cento é industrializado e o restante repassado para outros laticínios. JANDIR WESCHENFELDER chama atenção para a meta de priorizar matéria prima de qualidade e por isso o pagamento ocorre justamente de acordo com a qualidade do leite entregue.


Cooperativa está aberta para novos associados nos municípios que já atua em Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. A diretoria da Comilp projeta investimentos na infraestrutura e na busca por licenças para aumentar a industrialização. Conforme o administrador, JANDIR WESCHENFELDER a situação da cooperativa é confortável no mercado com aceitação do produto na Região Oeste de Santa Catarina e abrangência em cidades gaúchas, principalmente na região de Porto Alegre. O administrador considera que os principais produtos da Comilp são queijos mussarela, colonial e provolone. Também é forte no mercado bebidas lácteas. WESCHENFELDER informa que a produção de manteiga foi interrompida temporariamente para ajustes na indústria.


Lions Clube de Tunápolis e Santa Helena define atividades para os próximos meses. A definição ocorreu em reunião na quarta-feira. Segundo a presidente do Lions Clube, NELSINA DECKER, em dezembro os trabalhos da entidade se concentraram na programação natalina, e em janeiro e fevereiro, as atividades foram paralisadas. A presidente destaca que o Lions foi convidado para preparar e servir lanches durante a oitava Extenoleite, de 22 a 24 de março em Santa Helena. O Lions irá solicitar o auxílio de jovens que precisam cumprir trabalho voluntário. Também foi definida a participação na convenção dias 14 e 15 de abril em Pinhalzinho. NELCINA cita entre as principais atuações do Lions, o auxílio as pessoas na aquisição de óculos e lentes, em parceria com a Ótica Visual. O Lions, que contempla integrantes adultos, também auxilia na futura implantação do Leo Clube com pessoas dos 13 aos 30 anos.


Palestra, música ao vivo, sorteio de brindes e coquetel são atrativos de evento em comemoração ao dia mulher em Descanso. Devido a proximidade com o carnaval e outros eventos alusivos a data durante a semana de oito de março, prefeitura e Epagri decidiram organizar a programação para a próxima semana, no dia 22. O evento inicia a partir das 19 horas no Clube SAD, com o credenciamento. Às 19 horas e 30 minutos, as participantes vão assistir a palestra intitulada de Viva Sua Mulher Maravilha, com a psicóloga e coaching VALICIR TREBIEN. Conforme a secretária de assistência social, JOSEMARI WANDSCHEER, os assuntos abordados são autoestima, valorização e empoderamento feminino. Após a palestra será servido coquetel, e haverá também a participação de artesãs e agricultoras familiares que irão expor e comercializar produtos.


Para a extensionista social da Epagri, FLÁVIA MARIA DE OLIVEIRA, é de fundamental importância trabalhar principalmente com as agricultoras familiares o fortalecimento da autoestima e valorização da sua força de trabalho enquanto participante de toda a produção agrícola de sua propriedade. Ela enfatiza que para muitas agricultoras ainda é difícil se identificar com o papel de gestora e proprietária do seu empreendimento rural, pois entendem que são auxiliares de seus companheiros. A extensionista complementa que quase sempre, são elas que fazem o controle e a gestão dos recursos financeiros, além de toda a produção de auto-abastecimento e cuidado com seus familiares. Ela complementa que as mulheres, normalmente, são líderes em suas comunidades, sejam na igreja, nas associações, clubes de mães e escolas.


Grupo Viver Bem de Iporã do Oeste retoma atividades com foco na melhoria da qualidade de vida da população. As atividades iniciaram esta semana com um grupo de 64 pessoas. De acordo com o psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, MOACIR PIRES, o grupo tem como foco o cuidado as pessoas em situação de dificuldade ou sofrimento. O psicólogo explica que é possível superar as dificuldades e seguir em frente, mas algumas situações são mais difíceis de lidar. Ele afirma que a situação fragiliza a pessoa, que acaba buscando ajuda médica e no uso de remédios para a cura. MOACIR PIRES destaca que os medicamentos nem sempre solucionam o problema, por isso a importância do trabalho em grupo para acompanhamento, conversa e troca de informações. Ele lembra que se a pessoa permanecer com o sofrimento acaba não conseguindo lidar com seu projeto de vida e a situação piora cada vez mais.


Conforme o psicólogo do NASF, as demandas que chegam por meio do grupo envolvem problemas como insônia, de relacionamentos, no convívio familiar e social ou até problemas de negócios. MOACIR PIRES cita que há mais de dois anos o grupo contemplava 18 pessoas, e hoje passa de 60 integrantes, não em função dos problemas terem aumentado, mas pelo fato das pessoas terem percebido a importância de buscar ajuda e compartilhar com as demais na busca pela solução. O psicólogo comenta que as atividades com o grupo são semanais, e alguns pacientes participam também do acompanhamento da média complexidade do Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí. Nestes dois anos e meio em que o grupo está em andamento, os pacientes são atendidos também por fisioterapeuta, e atividades como roda de conversa, artesanato, palestras com profissionais variados e visitas e viagens na região.


Polícia Civil da comarca de Mondaí possui novo delegado. A comarca contempla além do município sede de Mondaí, também os municípios de Iporã do Oeste e Riqueza. BRUNO DE LELIS OLIVEIRA RAMOS assumiu a delegacia de Mondaí, cargo até então ocupado por cerca de sete anos pelo delegado ERIC ROSADA, que passou a atuar como delegado na delegacia da comarca de SMOeste. Natural de Aracajú, no Sergipe, e policial civil desde 2016, o novo delegado iniciou os trabalhos na comarca dia 20 de fevereiro. O delegado explica que antes de assumir a delegacia de Mondaí, atuou em Videira e recentemente trabalhou por mais de dois anos como delegado em Chapecó. Ele afirma que já se inteirou dos trabalhos nas três delegacias da comarca, e a principal demanda são os atritos familiares.


O delegado da comarca de Mondaí cita que as principais causas que motivam o registro de boletins de ocorrência são acordos comerciais e inadimplência, além de pequenas desavenças. BRUNO DE LELIS OLIVEIRA RAMOS enfatiza que a delegacia vai estar sempre aberta para atender a população, mas muitos casos poderiam ser resolvidos no diálogo. Ele lembra que a polícia disponibiliza a delegacia virtual, no site da polícia civil, para o registro dos BOs que podem ser feitos de qualquer local. O delegado cita a praticidade de registros como em casos de furtos, perdas de documentos e acidentes de trânsito. O novo delegado da comarca considera que a estrutura disponível hoje nos três municípios de abrangência é satisfatória, mas o efetivo precisa ser complementado porque hoje o número de policiais não é o ideal.


-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE CARRO NA BEIRA RIO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM QUEDA NA BR 163


Um homem suspeito de furto foi preso nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Na noite anterior, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto no interior de um veículo, do qual foi levado uma sacola com um notebook e uma carteira. Com base nas características do autor do furto repassadas pela vítima, a PM abordou um suspeito na tarde de ontem. Ele confessou que escondeu os objetos furtados em uma área de mata e a carteira da vítima estava na residência deste homem. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.


Polícia Civil cumpre dois mandados de busca e apreensão em residências de autor de diversos crimes envolvendo violência doméstica. Os crimes foram registrados na delegacia de Palma Sola em setembro de 2018. Após investigação, foi representada pela busca e apreensão nas residências do investigado, em Brusque e Florianópolis, cidades estas onde o autor residia e usava de redes sociais com perfis falsos para difamar e ameaçar a vítima. O fato vinha ocorrendo há algum tempo. Após deferida a busca pela justiça da comarca de Dionísio Cerqueira,policiais das comarcas do litoral, atenderam a solicitação do delegado WESLEY COSTA e cumpriram os mandados apreendendo vários equipamentos eletrônicos, bem como interrogando o autor do fato, de 51 anos, que confessou a autoria dos crimes. Crimes pela internet e redes sociais, com perfis falsos e contas em nome de outras pessoas, podem configurar como falsidade Ideológica.


Motociclista fica ferido em queda na BR 163. Um acidente mobilizou os bombeiros de São José do Cedro na manhã desta sexta-feira, por volta das oito horas. O acidente aconteceu próximo ao posto de combustíveis, na saída para Guaraciaba. Chegando ao local os bombeiros constataram se tratar de uma queda de motocicleta com uma vítima. O piloto, de 38 anos, residente de Dionísio Cerqueira estava estável, mas, apresentava escoriações pelo corpo com cortes e esforçados nas pernas e braços. Após os primeiros socorros ele foi conduzido a unidade de saúde.


Duas pessoas ficam feridas em capotamento de carro na Beira Rio. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Itapiranga por volta das 19 horas de ontem, na estrada Beira Rio, próximo ao CTG. Conforme relatório da Polícia Militar a motorista, uma mulher de 33 anos, perdeu o controle de direção e capotou. Das quatro vítimas do capotamento de um Uno, duas ainda estavam no interior do veículo, sem lesões, presas pelo cinto de segurança. Após estabilizado o carro, os bombeiros retiraram os dois ocupantes, sendo que um deles, havia passado por cirurgia no quadril. Após atendimento dos bombeiros as vítimas foram conduzidas ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.