ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 15/03/2019

-CRIMES LIGADOS A CAIXA DOIS IRÃO PARA JUSTIÇA ELEITORAL
-VENDAS DO COMÉRCIO CRESCEM 8,4% EM JANEIRO NO ESTADO
-IDOSOS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO RECEBEM ACOMPANHAMENTO ESPECIAL
-SINDICATO É CONTRA PROJETO DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR
-HOSPITAL RECEBE 400 MIL REAIS PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS
-COOPACEP REALIZA ASSEMBLEIA NO DIA 23 DE MARÇO
-EPAGRI PROMOVE DIA DE CAMPO SOBRE CRIAÇÃO DE ABELHAS
-EMPRESAS LOCAIS TERÃO PREFERÊNCIA NA COMERCIALIZAÇÃO DOS STANDS DA EXPO CEDRO
-AUTOR DE AMEAÇAS CONTRA MULHER DE PALMA SOLA É DETIDO NO LITORAL
-QUEDA NA BR-163 DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O ciclone tropical Idai causou pelo menos 122 mortes e deixou mais de um milhão pessoas afetadas em Moçambique e no Malaui desde o começo de março. Em Moçambique, 66 pessoas morreram, 111 ficaram feridas e 141 mil já foram afetadas por inundações provocadas pelo Idai desde o começo do mês em Moçambique. No país vizinho, 56 morreram, 577 ficaram feridos e 922 mil 900 pessoas foram afetadas pelos danos gerados pelo ciclone.

Ataques a tiros simultâneos contra duas mesquitas na Nova Zelândia deixaram 49 mortos e 48 feridos nesta sexta-feira. As autoridades ainda não divulgaram as identidades das vítimas e dos assassinos. Quatro pessoas envolvidas nos ataques foram detidas: três homens e uma mulher. A polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros criminosos estejam envolvidos.

O Senado norte-americano se uniu à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira ao derrubar a declaração de emergência nacional na fronteira sul feita pelo presidente DONALD TRUMP no dia 15 de fevereiro. O Senado votou por 59 a 41 votos para derrubar a emergência. TRUMP já afirmou que vai vetar a medida. Uma emergência nacional daria a TRUMP a permissão para usar fundos federais sem aprovação do Congresso, inclusive, para construção de um muro na fronteira com o México.

A Câmara dos Deputados criou duas comissões parlamentares de inquérito nesta quinta-feira. Uma das CPIs vai investigar a tragédia em Brumadinho. Em janeiro, uma barragem da mineradora Vale rompeu na cidade, levando uma enxurrada de lama à região e provocando cerca de 200 mortes. A outra CPI será responsável por apurar, conforme o requerimento, supostos "atos ilícitos e irregulares" praticados no BNDES. Com a criação das CPIs, os partidos políticos agora devem indicar quais parlamentares vão compor as comissões.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou que assinará nesta quinta-feira o ato para criar a comissão da Casa que acompanhará a tramitação da reforma da Previdência. De acordo com ALCOLUMBRE, a comissão especial será formada por nove senadores. O colegiado será presidido por OTTO ALENCAR do PSD da Bahia e o relator será TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará. O objetivo é acompanhar a reforma, mesmo antes do texto ir para o Senado. Nesta quarta, foi instalada a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, por onde a reforma vai começar a tramitar.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por seis votos a cinco, que crimes eleitorais como o caixa 2, que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, devem ser enviados à Justiça Eleitoral. Integrantes da Operação Lava Jato, em Curitiba, criticaram a decisão, afirmando que não há estrutura para processos mais complexos na justiça eleitoral. Segundo os procurados, isso pode levar à maior demora no julgamento de processos e no risco de prescrições, além da anulação de atos já realizados pela Justiça Federal.

O número de pacientes que tiveram dengue em 2019 no estado chegou a 27. O dado está no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. O caso de morte por dengue foi descartado após exames feitos no Laboratório de Saúde Pública, o Lacen. Do total de 27, 14 casos foram contraídos dentro de Santa Catarina e 12 pacientes foram infectados em outros estados. Neste ano, Santa Catarina confirmou oito mil 172 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em 153 municípios. 77 cidades são consideradas infestadas pelo inseto.

O volume de vendas do comércio catarinense cresceu oito vírgula quatro por cento em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado e três ponto oito frente ao mês anterior, dezembro. Em 12 meses, acumulou alta de sete e meio por cento, quase quatro vezes mais do que a média nacional. O volume do varejo ampliado de Santa Catarina, que inclui móveis e materiais de construção, subiu sete por cento em janeiro deste ano na comparação com janeiro do ano passado.

Santa Catarina fechou janeiro com produção industrial zero vírgula oito maior frente ao mês anterior e alta de um vírgula dois por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. O Brasil, em média, teve queda na produção industrial. Nos últimos 12 meses, o setor cresceu três vírgula seis por cento no Estado. O crescimento da produção industrial de Santa Catarina foi puxado pelos setores de máquinas e equipamentos com 18 por cento de aumento e produtos de metalque subiram 11 e meio.

Profissionais da proteção especial social trabalham situações que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções. A explicação é da psicóloga da prefeitura de SJCedro, ANA PAULA BIANCHINI. Os encaminhamentos são feitos pelo setor social, conselho tutelar ou pela saúde. Porém, a intenção é que as vítimas tenham apoio simultâneo dos outros setores, a partir do caso que for identificado. Nesta semana ela já explicou para reportagem várias situações, como de jovens em medidas socioeducativas, porém, o público é ainda mais abrangente. ANA PAULA cita caso de idosos que vivem isolados. Em alguns casos estas pessoas moram sozinhas por opção, outras não têm parentes, e há também situações de quebra de vínculos. A psicóloga esclarece que são pensadas formas de auxiliar estas pessoas, e quando necessário, o MP é acionado para ajudar em encaminhamentos, como para casa de apoio, por exemplo.

Projeto de lei em tramitação na Alesc está gerando polêmica. A proposta quer legalizar o homeschooling ou educação domiciliar em Santa Catarina, permitindo que as crianças possam ser educadas em casa pelos próprios pais ou responsáveis, sem a obrigação de matrícula em uma escola. O deputado BRUNO SOUZA, autor do projeto, disse que o objetivo é regulamentar uma prática que já existe. De acordo com ele, cerca de 750 famílias catarinenses atualmente optam pela prática. Ele citou que é preciso garantir o direito de escolha para as famílias e que a educação em casa pode ter mais qualidade do que nas escolas. O deputado salienta que a escolha é mais difícil e exige muito envolvimento e comprometimento dos pais. SOUZA destaca que nesse modelo, o aprendizado ocorre em casa, sob orientação e supervisão dos pais ou de professores particulares, a partir de um currículo preestabelecido. O deputado esclareceu que não se trata de acabar com o ensino nas escolas, mas de permitir que a famílias possam escolher entre os dois sistemas.

A maioria dos internautas que participaram da enquete do Portal Peperi sobre educação familiar reprova a ideia de regulamentar a prática em Santa Catarina. No Facebook, apenas 21 por cento concordam com o Homeschooling e 79 responderam negativamente a proposta. Na enquete do Instagram, o índice foi parecido: 77 por cento não e 23 por cento sim. ITAMARA BAGATINI é educadora e disse que a educação familiar é um delírio irresponsável, sem conhecimento de causa e de falta de comprometimento com a formação das crianças, adolescentes e jovens. Já LUIS OLSZERKI comentou que a decisão é dos pais e que o Estado não pode interferir. Ele citou que o modelo funciona em vários países com resultados positivos e que cada caso é diferente do outro.

A educação é um dever do estado e o processo de formação das crianças e adolescentes deve ocorrer na escola. A opinião é do coordenador do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele afirma que a defesa da educação domiciliar é uma forma de desviar o foco para a questão central que é o fortalecimento das escolas e dos professores, que requerem investimentos e responsabilidades do poder público. KRAEMMER criticou a educação familiar e disse que é um modelo da idade média com a ideia de formação de um clã que não prepara a pessoa para vivência comunitária, sem interação social e com conhecimentos restritos, dificultando inclusive acesso aos vestibulares e concursos que requerem uma base específica. Ele disse que a educação em casa não prepara as pessoas para os enfrentamentos da sociedade moderna e não contempla a convivência com o diferente.

Hospital de Dionísio Cerqueira receberá emenda de 400 mil reais para aquisição de equipamentos. A emenda é do senador JORGINHO MELLO. Conforme a diretora geral do Hospital, JULIANA DE BONA, o recurso vai auxiliar na segurança do atendimento, estruturando o Hospital com mais equipamentos como monitor cardíaco, ventilador pulmonar e outros para o Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e Internação. As aquisições mais impactantes, conforme a diretora, são um ecocardiograma, que vai complementar o serviço de cardiologia e equipamentos para estruturar o serviço de fisioterapia que é uma demanda da região. JULIANA lembrou que as instituições de saúde da região demandam de recursos para custeio, porém, com estes maquinários e moveis novos também cresce a oferta de serviços, a procura, e consequentemente a receita que mantém as contas em dia.

Coopacep de SJCedro organiza assembleia geral para associados. Conforme o veterinário MARCIO GOZZI o encontro está programado para o dia 23, no salão do bairro Isol, com prestação de contas do ano passado, além de assuntos relativos a eleição da nova diretoria. A assembleia iniciará as 9 horas, contará com almoço e roda de conversa à tarde. Ele lembra que existem outros temas importantes que serão debatidos com os agricultores como a situação atual da cadeia leiteira. Além do preço, também haverá esclarecimentos sobre normativas e regras, sobre as mudanças que elas trarão e os prazos de transição. Apesar destes requisitos, ele acredita que será possível que as propriedades façam adequações para continuarem na atividade. MÁRCIO destaca que a partir dai deve haver também uma luta maior por melhores preços, tendo em vista a qualidade do produto e investimentos. O veterinário lembra que o foco da cooperativa são as vendas coletivas do leite, mas também há trabalho voltado a produção e venda de alimentos. A projeção é buscar um novo convênio no PAA a exemplo das duas últimas edições que atenderam mais de 30 associados.

A Ameosc em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios realizou a apresentação e capacitação do programa RuralWeb. Ao todo, 38 servidores, incluindo agentes públicos e secretários de agricultura e pesca participaram da atividade. Toda a ação foi coordenada pela equipe da Fecam de Florianópolis. O objetivo do evento foi treinar as equipes das prefeituras para utilizar o programa nos municípios. Segundo o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, o Rural Web é uma ferramenta que servirá como gerenciador de dados para o campo.De acordo com ele, o novo sistema vai substituir o SisRuralWeb, programa que é responsável pela emissão, cadastro e gerenciamento das notas de produtores rurais. Ele comentou que a troca é necessária visto que o sistema atual já está com sua capacidade máxima de uso. Conforme FONTANA, o novo sistema além de gerenciar a emissão de blocos de notas de produtor rural, vai apresentar também módulos específicos para o controle de bonificação rural.

O novo programa Rural Web vai conter informações do controle de horas máquinas e também do movimento econômico agrícola de cada município. O comentário é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Segundo ele, com os novos módulos, as administrações municipais terão mais agilidade e informações na criação de políticas públicas que visam ajudar os produtores a produzir mais e com maior qualidade, fortalecendo dessa forma o produtor no campo. Além da capacitação dessa semana, a Ameosc vai realizar mais três etapas neste ano de 2019. Ele disse que os encontros serão nas mais diversas áreas e terão por objetivo principal fortalecer ainda mais os 19 municípios associados da Ameosc.

A quinta turma do programa de qualificação rural para jovens da Epagri vai começar as aulas no mês que vem. A informação é do gerente regional da empresa, JONAS RAMON. De acordo com ele, a capacitação é voltada para 25 jovens filhos de agricultores. A qualificação prevê aulas práticas e teóricas sobre temas ligados a produção e gestão rural. O objetivo, segundo RAMON, é levar conhecimento para a juventude rural e formar lideranças no campo. A Epagri entende que esse tipo de ação ajuda a combater a saída de jovens do interior e aumenta as condições para a sucessão nas pequenas propriedades.

Cerca de 125 jovens já passaram pelo programa de qualificação rural da Epagri na região Extremo Oeste. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, a maioria deles optou por permanecer no campo e o conhecimento adquirido no curso contribui para essa decisão. RAMON explicou que o curso não quer forçar ninguém a ficar no meio rural, mas dar subsídios para uma decisão consciente dos jovens que residem no interior dos municípios. Além do programa estadual de qualificação rural para jovens, quatro municípios da região vão realizar uma versão municipal da iniciativa. São Miguel do Oeste, Princesa, Palma Sola e Guarujá do Sul montaram turmas neste ano. A capacitação segue o mesmo modelo do programa estadual, mas com algumas adaptação que variam de um município para outro. JONAS disse que a ação é muito importante e mostra a preocupação dos jovens em buscar conhecimento que é um insumo de grande valor para a agricultura. Ele comentou que os municípios definiram os temas ligados a produção, como bovinocultura de leite, por exemplo, sem esquecer de aspectos da gestão da propriedade.

Agricultores de Guaraciaba terão curso sobre apicultura neste mês. A Secretaria de Agricultura, Epagri e a Associação de Apicultores de Guaraciaba estarão promovendo um curso no próximo dia 27, com início às 9h30 na ASMUG. Pela parte da tarde as atividades iniciam às 13 horas e 30 minutos na propriedade de CLEITON FINGER em Linha Índio. As confirmações devem ser feitas dia 25 diretamente no escritório da Epagri. Pelo período da tarde acontecem as atividade práticas de cuidados na instalação dos apiários, manejo sanitário e produtivo das colmeias, reconhecimento de espécies, divisão de enxames e prática de colheita de mel. É importante que os participantes estejam com os Equipamentos de Proteção Individuais apropriados para as atividades desenvolvidas.

Semae e setor de urbanismo executam trabalhos de drenagem pluvial em SJCedro. O diretor do Semae JUNIOR KUNZ explicou que os trabalhos estão sendo executados na entre as Ruas São José e Amambuí próximo a Igreja Matriz. Ele destaca que serão utilizados 150 tubos até a finalização dos trabalhos. O diretor comentou que os moradores daquela localidade vinham fazendo essa reivindicação há muito tempo e agora, com a autorização do executivo, os trabalhos estão sendo executados. Conforme o diretor, os trabalhos devem ser finalizados já nesta tarde.

Deputado defende aumento na idade máxima para ingressar na carreira militar. MAURICIO ESKUDLARK quer agilidade nos encaminhamentos deste projeto. Ele diz que é favorável a esta alteração para ingresso nas carreiras de policiais e bombeiros militares em Santa Catarina. Projeto prevê que a idade máxima para o ingresso na instituição passe de 30 para 40 anos. O deputado observa que a expectativa de vida mudou muito sendo preciso abrir este horizonte para ingresso nos Bombeiros e na Polícia Militar. Segundo ESKUDLARK, o momento é de ouvir o comando da PM e dos bombeiros militares para ter base bem fundamentada para justificar agilidade no projeto na Assembleia Legislativa.

Parlamentar projeta aprovação rápida e validade já para os concursos públicos previstos para este ano. MAURICIO ESKUDLARK diz que no sistema atual muitas pessoas com grande potencial de trabalho são excluídas dos concursos públicos por já terem atingido a idade limite de 30 anos. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. ESKUDLARK lembra que a proposta é de autoria do deputadoMARCIUS MACHADO que tem apoio de outros parlamentares. Salienta que o ingresso na carreira militar exige nível superior e por isso se justifica o aumento da idade de ingresso. ESKUDLARK observa que aguarda argumentos técnicos e a contribuição das instituições envolvidas para apresentar o parecer final.

Comissão organizadora da expo cedro divulga cronograma para a venda dos espaços na feira. Segundo o presidente da comissão organizadora da feira de SJCedro, FERNANDO WILL, na primeira semana, que vai do dia 18 a 22 de março, terão prioridade na escolha dos locais os associados da Acisc CDL. Na segunda semana, de 25 a 29, será aberta para comerciantes locais e regionais, não associados. Para locação dos espaços os interessados deverão entrar em contato através da associação comercial. Ainda segundo a organização, priorizar a escolha aos associados e comerciantes local é uma maneira de incentivar o comércio e indústria do município, os quais também irão contar com valores diferenciados para aquisição dos stands. a diferença nos valores dos espaços também valerá para os associados. Nesse ano estão previstos a pelo menos 71 espaços internos onde os comerciantes poderão dispor seus produtos para comercialização.

Quanto as atrações para a feira, FERNANDO, disse que a partir da próxima semana iniciam os processo licitatórios para as atrações da Expo. existe segundo ele um interesse muito grande por parte dos artistas, no entanto é necessário que haja compatibilidade com as datas, bem como acordo nas questões contratuais. A organização disse que são cinco os pré-selecionados sendo que terá prioridade o processo para locação de toda a estrutura da arena de shows e das atrações, os que terão a sua disposição a exploração da área, bem como da bilheteria.Maiores informações podem ser adquiridas junto a ACISCCDL, na Avenida Rio Grande do Sul ou pelo telefone 49 3643 0082.

Vereadora de SJCedro reforça cobrança para votação de projeto sobre a captação da água da chuva em residências. MÁRCIA DEMOSSI voltou a ocupar uma cadeira no legislativo nesta semana como líder do governo. Ela lembrou que há um ano apresentou o projeto sugerindo que as novas construções de São José do Cedro, a partir de dois pavimentos, sejam obrigadas a implantarem um sistema de coleta de água da chuva como forma de reuso. A parlamentar pediu que a matéria e o assunto seja debatido para adequações e que o projeto possa virar Lei, beneficiando as famílias de moradores e também o meio ambiente. Ela lembra que além dos períodos de estiagem que essa água armazenada será útil, e vai reduzir os gastos. Além disso, MARCIA entende que o volume também deixará de ir para o lajeado Cedro e ruas, pois os bueiros não atendem a vazão de volumes grandes. A vereadora percebe que não há polêmicas e a mudança será benéfica para sociedade, sendo assim, não há motivo em deixar a matéria engavetada.

A Polícia Militar realizou mais uma edição da Operação Fronteira Segura. A PM promoveu barreiras móveis nas principais vias que cortam a região de fronteira e nos acessos aos municípios. Ao todo, foram abordados 598 veículos e identificadas mais de mil e cem pessoas. Os policiais militares expediram 35 notificações por infrações de trânsito e seis veículos foram apreendidos. Em Campo Ere, uma pequena quantia de maconha foi apreendida dentro de um carro. A Operação contou com a participação de 118 policiais militares. Em SJCedro foram realizadas barreiras policiais em vários pontos da cidade, que resultaram na abordagem de 85 veículos e a identificação de mais de 120 pessoas.

Um homem suspeito de furto foi preso nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Na noite anterior, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto no interior de um veículo, do qual foi levado uma sacola com um notebook e uma carteira. Com base nas características do autor do furto repassadas pela vítima, a PM abordou um suspeito na tarde de ontem. Ele confessou que escondeu os objetos furtados em uma área de mata e a carteira da vítima estava na residência deste homem. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em duas residências de um autor de diversos crimes envolvendo violência doméstica, registrado na delegacia de Palma Sola no mês de setembro de 2018. Após investigação, foi representada pela busca e apreensão nas residências do investigado situadas em Brusque e Florianópolis, cidades estas onde o autor residia e usava de redes sociais com perfis falsos para difamar e ameaçar a vítima. O fato vinha ocorrendo há algum tempo, conforme investigação realizada. Após deferida a busca pela justiça da comarca de Dionísio Cerqueira,policiais das comarcas do litoral, prontamente atenderam a solicitação do Delegado de Polícia WESLEY COSTA e cumpriram os mandados apreendendo vários equipamentos eletrônicos, bem como interrogando o autor do fato, de 51 anos. Ele confessou a autoria dos crimes. O delegado lembrou que crimes desta natureza, via Internet e redes sociais, com perfis falsos e contas em nome de outras pessoas, pode configurar, além dos crimes praticados diretamente contra a vítima, o crime de Falsidade Ideológica.

Motociclista fica ferido em queda na BR-163. Um acidente mobilizou os bombeiros de São José do Cedro na manhã desta sexta-feira, por volta das 8 horas. O acidente aconteceu próximo ao posto de combustíveis, na saída para Guaraciaba. Chegando ao local os bombeiros constataram se tratar de uma queda de motocicleta com uma vítima. O piloto, de 38 anos, residente de Dionísio Cerqueira estava estável, mas, apresentava escoriações pelo corpo com cortes e esforçados nas pernas e braços. Após os primeiros socorros ele foi conduzido a unidade de saúde para avaliação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.